Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por Pata-Hari » 5/8/2014 9:32

Moppie, uma coisa não é o oposto de outra, quanto muito uma coisa NÂO É outra. E a senioridade é uma característica exacta e especifica e é crucial neste tema.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por zecatreca_1 » 5/8/2014 9:26

Existe uma velha anedota que se enquadra perfeitamente ao que eu penso desta situação de terem advogados.... o melhor era queixarem-se numa associação.

Havia um casal que tinha uma vaca. Um dia chatearam-se e foram para um advogado. Infelizmente foram ao mesmo advogado em dias diferentes.
No primeiro dia foi a mulher:
Mulher - "so tor" a vaca é minha porque eu ajudei-a no nascimento.
Advogado- tem toda a razão. Vamos já tratar disso.

E lá começou a escrever e mais processo e custas de tribunais e...enfim.

Passado uns dias vai o homem ao advogado:
Homem- "so tor" a vaca é minha porque eu é que a alimentei e levei-a a pastar e tralalalala...
Advogado -tem toda a razão. Vamos já tratar disso.

E lá começou a escrever mais uma vez e blá blá blá....

O advogado chega casa, contou á esposa o que se passava e ela, inocentemente, respondeu:
Esposa -então porque é que eles não vendem a vaca e dividem o dinheiro?
Advogado- cala-te mulher que a vaca agora é nossa!
Editado pela última vez por zecatreca_1 em 5/8/2014 10:39, num total de 1 vez.

Registado: 17/2/2012 14:31

por majomo » 5/8/2014 9:12

zecatreca_1 Escreveu:
jccgold Escreveu:Portanto nao tem fundamentacao nenhuma só quer é clientes

Além de terem entrado longo (compra) no Bes, agora também vão entrar longo nos advogados.
Diria que vai ser um desperdício :?
Estou curto nestas ações judiciais. 8-)

Infelizmente, nestes períodos de má situação para uns, há sempre outros que o veem como oportunidades.

Espero que aqueles que tencionam reclamar - estão no seu direito - não se metam noutro buraco.

Perdoem-me, mas não confio.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por w00zy » 5/8/2014 9:06

não está a subir 5%, abriu em gap up :wall:

Registado: 28/4/2014 12:59

por majomo » 5/8/2014 9:05

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por jonas007 » 5/8/2014 8:22

Queres ver que vão abrir as portas das lixeiras.... :roll:

Registado: 21/5/2014 22:06

por F-Type » 5/8/2014 8:17

Registado: 27/8/2008 12:47

por Dr Tretas » 5/8/2014 8:15

zecatreca_1 Escreveu:

Além de terem entrado longo (compra) no Bes, agora também vão entrar longo nos advogados.

Não sei, pá ele vai selecionar o universo factual idóneo, parece fixe :shock:

Registado: 29/10/2013 12:15

por zecatreca_1 » 5/8/2014 7:40

Registado: 17/2/2012 14:31

por jccgold » 5/8/2014 5:47

Portanto nao tem fundamentacao nenhuma só quer é clientes

Registado: 11/11/2011 3:58

por Mecenas10 » 5/8/2014 4:07

Caro Artista,

O tema é demasiado denso para definir em meia dúzia de linhas o naipe de argumentos a utilizar.
São os factos que determinam o direito aplicável.
Os factos são objetivos e estão identificados. As soluções plausíveis de direito são várias e é aqui que importa ser preciso para selecionar o universo factual idóneo a atingir o propósito desejado.

Abraço.

Registado: 29/11/2007 13:46

por artista_ » 5/8/2014 3:34

Mecenas10 Escreveu:Sou advogado e tenciono agir.

Posso-te perguntar com que fundamentação é que vais agir?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Mecenas10 » 5/8/2014 3:14

Meus Caros,

Perdi 5k no BES.
Sou advogado e tenciono agir.
Trabalho há nove anos na melhor sociedade de advogados do Porto e do Norte do País e não sou eu que o digo.
A minha área é o contencioso civil, criminal e societário.
A acção judicial a interpor bebe um pouco da minha área, mas situa-se bem mais no plano administrativo e bancário, onde estão colegas muitíssimo bem preparados.

A quem achar que posso ser útil, deixo meu email profissional: n.cardoso@tellesabreu.com

Abraços.

Registado: 29/11/2007 13:46

por somja » 5/8/2014 2:56

Registado: 5/8/2014 2:52

por O Alquimista » 5/8/2014 2:23

Hesitei em escrever este post dada a recente hecatombe no bes. Meditei e cheguei à conclusão que talvez se pudesse retirar alguma lição. Suspendi os meus estudos técnicos nocturnos (não me consigo livrar desta terrível mania de tentar aprender com quem sabe mais do que eu) para ir para o gráfico do bes e tentar fazer umas coisitas para passar uma mensagem.
Então aqui vai.

Título: Uma simples linha tinha salvo milhões.

Disclaimer: Quem me conhece do meu tópico e de outras intervenções sabe que por vezes sou cáustico, irónico, privilegio a qualidade, invisto nela, detesto paninhos quentes e falas mansas que levam a nenhures. Gosto do confronto, da dialéctica. Por isso não se surpreendam com a conclusão.

O facto de ter o meu sistema e dele não abdicar não significa que não olhe para outras coisas. Uma dessas coisas são as médias móveis. Abri três gráficos do bes (diário, semanal e de 4 h) e coloquei em todos eles a média móvel simples de 20 periodos (quem quiser faça a experiência com as mm 50 e 200). Só isso, uma coisa muito simples. O que é que se pode constatar? Em todos eles a mensagem era claríssima: fiquem de fora! Em todos eles, Virgem Santíssima!

As pessoas dizem: "Ai, eu não sou especulador, eu não uso gráficos intradiários, só diários ou semanais e gosto muito de médias móveis". Outros afiançam: "Pois fazem muito bem!" Quando, porém, chega a hora de agirem tal como o indicador lhes diz, o que é que fazem? Passam à frente e compram!

Conclusão: as pessoas não aprendem ou, o que é mais grave, não querem aprender. Gostam de simplificar o que é complexo e descartam o que é simples e muito intuitivo. Para elas o mercado só tem uma solução e não hesita em aplicá-la: castigo monetário. De preferência forte, bem doloroso e de rompante para não fazer prisioneiros.

No meio de tudo isto há inocentes, como tudo na vida, e figuram na lista dos danos colaterais. Esta mensagem é para eles mas, principalmente, para os que mereceram o que tiveram por não seguirem o que apregoam. Executar bem sem previamente aprender como só por milagre dará certo.

E termino como comecei: uma simples linha tinha salvo milhões.

Just don't expect professional results from part time efforts - Larry Williams
Anexos
bes1.jpg
bes2.jpg
bes3.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Optimiza » 5/8/2014 1:45

Como vários institucionais souberam no dia 1 de agosto por volta das 13horas do futuro valor 0 das ações, passaram a dar todas as ordens de venda ao melhor e aos milhões, sendo ilegalmente beneficiados em dezenas de milhões nessas vendas. A cmvm não anula essas ordens?
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por moppie85 » 5/8/2014 1:17

pata-hari Escreveu:
Pedro447 Escreveu:
Junior = subordinada, o oposto de sénior :)

Ok..... :-s

Primeiro era porque não sabia o que era dívida junior, quando é mais do que óbvio do que se trata e inúmeros prospectos de obrigações nacionais usam os termos júnior e subordinada para descrever a mesma coisa (precisamente porque é a mesma coisa!); agora é porque o oposto de sénior não existe. Acho é que da mais elementar lógica ao que me refiro quando digo que sénior é o oposto de júnior, especialmente quando são os dicionários que dizem que o antónimo (ou seja, o oposto) de sénior é...surpresa das surpresas: júnior. Por isso não estou bem a perceber o que é que esta aparente vontade em querer ser picuinhas com questões de semântica acrescenta ao tópico, especialmente quando eu nada disse de errado e qualquer dificuldade de interpretação não nasce da minha parte...

Pedro, era uma pergunta retórica....

As obrigações podem ser muitas coisas e eu enumerei várias. Junior, em obrigações, não é um termo existente. Chamei-te à atenção para isso. Se quiseres aprender ou tentar, muito bem. Se quiseres ignorar, tudo bem também. É pelo desinteresse nas caracteristicas de cada coisa que compram que as pessoas perdem dinheiro. O lugar onde investimos o dinheiro não deveria ser meia-bola-e-força. Quando tratamos o dinheiro com esse desdém, estamos a meio-caminho de o perder. Desculpa falar assim, não é bem o momento certo mas o teu post é surpreendente.

"Investopedia explains 'Junior Debt'

In the event that the issuing company goes out of business, the junior debt has a smaller probability of being paid back, either with money or with assets, since all higher-ranking debt will be given priority. Junior debt is also called subordinated debt, due to its position in the debt hierarchy. One common junior debt is the seconds mortgage which ranks behind the first mortgage and has a lesser claim in the event of default. "

Registado: 15/4/2008 14:12

por Celsius-reloaded » 5/8/2014 1:12

É de facto dramática a situação de alguns pequenos accionistas.

Soube de quem tenha perdido cerca de 100K.

E de quem se tenha endividado para ir ao AC. :wall:
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por profetadadesgraca » 5/8/2014 0:49

http://observador.pt/2014/08/04/bancos- ... qualidade/

Podiam ter deixado numa bad bank pelo menos uma entermeadazeca....

Registado: 4/8/2014 21:22

por artista_ » 5/8/2014 0:43

Ontem comecei a escrever um artigo no blogue, hoje acho que ficou acabado, talvez ainda lhe dês usn retoques, fica para a posteridade... talvez um dia ainda daremos umas gargalhadas com isto! :roll:

http://sobe-e-desce.blogspot.pt/2014/08 ... pelos.html
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por excalibur2000 » 5/8/2014 0:36

artista_ Escreveu:
fundof Escreveu:Artista

Mas foi garantido pelo Bp que iria ser pago o papel comercial e agora dizem que não
Acho que tanta promessa falsa leva nos a crer que as instituições estão podres e não podemos confiar em ninguém
Por acaso vou te ser sincero em termos de lei não sabia dessa dos 50000€

Em relação a esse papel comercial não conheço bem mas, daquilo que conheço, acho que tens razão... eu critiquei foi a outra parte da mensagem, a ministra nisso tem razão.

Foi garantido que iria ser pago ou o Bp informou que teria forçado o bes a provisionar esses montantes? (Que como sabemos agora foi através da Tranquilidade inflacionada)

Cumprimentos

Registado: 9/7/2009 14:46

por artista_ » 5/8/2014 0:24

fundof Escreveu:Artista

Mas foi garantido pelo Bp que iria ser pago o papel comercial e agora dizem que não
Acho que tanta promessa falsa leva nos a crer que as instituições estão podres e não podemos confiar em ninguém
Por acaso vou te ser sincero em termos de lei não sabia dessa dos 50000€

Em relação a esse papel comercial não conheço bem mas, daquilo que conheço, acho que tens razão... eu critiquei foi a outra parte da mensagem, a ministra nisso tem razão.

por profetadadesgraca » 5/8/2014 0:22

zorro2009 Escreveu:A Euronext diz que se o Banco de Portugal não se pronunciar sobre o BES até ao fecho dos mercados no dia 6 de Agosto, este deixará de integrar o índice de referência nacional na próxima segunda-feira.
Em comunicado de reacção ao anúncio do Banco de Portugal sobre as medidas de resolução do Banco Espírito Santo (agora dividido em banco mau e em banco bom [Novo Banco]), a Euronext vem dizer que se a autoridade reguladora não fizer uma declaração pública sobre o estatuto do BES até ao fecho das bolsas no dia 6 de Agosto, então confirmará nessa própria quarta-feira a retirada do BES do índice PSI-20, com efeito a partir de 11 de Agosto.

"Quando a retirada do Banco Espírito Santo for confirmada, na quarta-feira 6 de Agosto, ao final do dia, o BES sairá do índice a um preço de zero euros".

Recorde-se que esta segunda-feira a CMVM emitiu um comunicado dizendo que o BES SA vai continuar cotado em bolsa, ainda que se mantenha a suspensão da negociação. Ou seja, continuará a estar cotado, mas não no PSI-20, atendendo ao que foi agora comunicado pela Euronext (que compila os títulos que integram o índice de referência nacional).

O regulador do mercado de capitais vai ainda investigar a negociação dos títulos no dia 1 de Agosto para saber se não houve violação de regras.

O BES foi suspenso de negociação em bolsa, por decisão da CMVM, às 15h42 de sexta-feira passada.

Tradução ?

Perguntas às quais não consigo encontrar respostas que confirmem os factos:

Porquê suspender a cotação às 15:42 até ao fecho? Porque não às 15:00? Porque não ficaram suspensas no inicio da sessão se o a questão era os rácios de solvabilidade? Quando atingiu os 0.17 no dia anterior já não havia problemas de solvabilidade?
Quem beneficiou, porque a investigação? Só agora? Se o problema inicial era o preço da cotação não deveriam ter investigado antes de liquidar o banco?

De qualquer das formas, julgo que o BESA iria arrebentar com o BES, a revogação da garantia estatal já vinha a caminho.

Registado: 4/8/2014 21:22

por Bringer » 5/8/2014 0:20

Olá,

Eu fiquei com uns CFDs sobre o BES.
Hoje o emissor exigiu uma margem a 100% (felizmente fiquei exposto a cerca de €140).
Isto aconteceu a todos vós na mesma situação?
A minha plataforma de negociação é o Saxo.

Felizmente não estava exposto a muito, porque caso contrário poderia ser uma situação má, já que nem me poderia desfazer do CFD e apenas poderia equilibrar a margem através da injecção de capital. Capital esse que iria perder, já que seria para compensar um subjacente practicamente sem futuro.

Na minha opinião, o emissor deveria de ter fechado todas as posições quando foi dada ordem de suspenção do activo.
Ou fechá~las quando este fosse retirado de negociação, reflectindo o valor à hora da suspensão.

Será que estou a pensar mal?

Registado: 29/11/2007 2:19

por fundof » 4/8/2014 23:46

já agora alguém foi ao balcao do Bes tentar saber se as suspensões que tinham de certas obrigações ja foram retomadas para resgates
O mesmo aplica se para gestão de carteiras?

Registado: 6/8/2009 12:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CarlosAP, itisi1000, Kury Yozo, lito, LMMV, PAULOJOAO, SalvaFP, Shimazaki_2, trend=friend e 42 visitantes