Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por tyui » 13/1/2017 16:09

Enquanto isso a cotação das acções "soma e segue" a caminho do mínimo histórico! :oops:

Registado: 4/2/2011 7:53

por Thoth » 13/1/2017 15:54

katz, ia responder mas o RogerR tirou-me as palavras dos dedos.
Eu sei que todos, por vezes, reagimos por impulso.
Da próxima reflete um bocado antes de mandares farpas para o ar.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por RogerR » 13/1/2017 14:24

katz Escreveu:
Thoth Escreveu:Caro katz, em complemento ao que o trend disse, o banco ctt não tem imparidades, ainda :twisted:

Cumprimentos e bons negócios[/quote

Eu não disse que tinha imparidades. Disse sim que o negócio bancário é ruinoso e cheio de imparidades. O ctt não tem mais vai com o tempo ter. Ai vai vai. Aumento de capital é o modo mais fácil , básico e destruidor de uma empresa se financiar. Até o mais básico pode para isso ser ceo.

Boa tarde. É bom não fazermos comentários genéricos e sem termos conhecimento ou percebermos a realidade.
O aumento de capital no Banco CTT estava previsto há muito tempo, fará parte do crescimento do negócio como planeado (e não por motivos de imparidades) e não vai ser pedido aos acionistas do CTT que participem neste aumento de capital. Trata-se de uma alocação interna de recursos. É o equivalente a um grupo qualquer, que investe num novo negócio e que tem de colocar dinheiro nesse novo negócio (muitas vezes através de novas empresas, com novos capitais).
O impacto negativo que pode existir para os acionistas é a reduzção do cash flow disponível para dividendos.

Registado: 9/5/2016 10:18

por katz » 13/1/2017 13:28

[quote="Thoth"]Caro katz, em complemento ao que o trend disse, o banco ctt não tem imparidades, ainda :twisted:

Cumprimentos e bons negócios[/quote

Eu não disse que tinha imparidades. Disse sim que o negócio bancário é ruinoso e cheio de imparidades. O ctt não tem mais vai com o tempo ter. Ai vai vai. Aumento de capital é o modo mais fácil , básico e destruidor de uma empresa se financiar. Até o mais básico pode para isso ser ceo.

Registado: 29/11/2007 9:32

por Thoth » 13/1/2017 11:40

Caro katz, em complemento ao que o trend disse, o banco ctt não tem imparidades, ainda :twisted:

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por trend=friend » 13/1/2017 11:37

katz Escreveu:Neste país resolve-se os assuntos e ou problemas com aumentos de capital. Só deitam abaixo a fraca psi. Mas porque vai esta empresa fazer um aumento de capital? Não sabe resolver os seus assuntos com recursos próprios. Entrou no negócio da banca, uum negócio arruinoso e cheio de imparidades. Já vai a um aumento de capital? Assim também quero ser um ceo? Ceo=atrasados. Psi= possilga.

Katz, neste caso não é aumento de capital nesse sentido de tapar buracos. É o equivalente ao investimento distribuído por vários anos da casa-mãe na filha (detida a 100%).

Estão previstos desde o início do projecto e todos os anos vais ouvir falar de um. Lançar um Banco sem investimento também não dava! :wink:

Pode vir a ser o maior buraco de todos, mas deixá-lo começar!! 8-)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por katz » 13/1/2017 11:24

Neste país resolve-se os assuntos e ou problemas com aumentos de capital. Só deitam abaixo a fraca psi. Mas porque vai esta empresa fazer um aumento de capital? Não sabe resolver os seus assuntos com recursos próprios. Entrou no negócio da banca, uum negócio arruinoso e cheio de imparidades. Já vai a um aumento de capital? Assim também quero ser um ceo? Ceo=atrasados. Psi= possilga.

Registado: 29/11/2007 9:32

por ricardmag » 13/1/2017 1:33

CTT CORREIOS PORT.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por EAGLETRADER20 » 12/1/2017 16:15

afcapitao Escreveu:EAGLE, tu estás a assumir que o gasto em cashflow não trará nenhum inflow. Estás a assumir também que o netIncome ficará como está.

Mais importante que eu assumir é :
1 . porque existem vendas com muita força ?
2 . Porque existe mais interesse em vender do que em comprar ao valor atual e o preço cai ?

Se as opções fossem do agrado dos investidores e estivessem confiantes concerteza o titulo teria uma tendencia ascendente acentuada , o que não sucede há vários meses.

Eu só tento compreender os movimentos do lado da AT essencialmente e com alguma AF e posicionar-me para beneficiar dos movimentos .

De resto o rumo que a empresa tome é-me indiferente desde que eu não seja negativamente afetado no investimento que faço.

Registado: 4/3/2008 9:17

por afcapitao » 12/1/2017 16:08

EAGLE, tu estás a assumir que o gasto em cashflow não trará nenhum inflow. Estás a assumir também que o netIncome ficará como está.

Registado: 8/3/2012 17:31

por EAGLETRADER20 » 12/1/2017 15:51

afcapitao Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:" Banco CTT prevê aumento de capital este ano - Será o terceiro aumento de capital desde o lançamento do banco em março do ano passado, estando previsto que ocorra ainda este semestre. O capital do Banco CTT ascende a 85 milhões, sendo que o investimento previsto deverá chegar a 170 milhões em 2020"

EAGLE, estás mesmo muito pessimista.
O aumento de capital fica dentro do grupo. Para um investidor, achas má estratégia tornar o banco ctt competitivo e moderno? Isto é, investir agora para colher depois é mau?

Eu estou otimista ou pessimista em qq cotada , conforme o desempenho e a info conhecida da mesma .

Ora nesta cotada a força vendedora tem sido extremamente visivel, e olhando como investidor o facto de aumento capital ficar dentro grupo não invalida que vá consumir o cash flow que é essencial na analise AF e que muitos fundos olham para avaliar politica futura de dividendos.

Tive vários professores que sempre disseram que o mais importante para análise é o cash flow, e a análise de fluxos de caixa , o resto é complementar na analise .

Quanto a esse investimento no futuro trazer grandes dividendos ainda é uma incognita e o historial do setor não tem sido risonho.

E podem existir varios institucionais para quem mais vale AGORA 1 passaro na mão que 2 no FUTURO a voar.

E quem determina a tendencia dos titulos é quem é detentor da maior parte do capital, eu só sigo a tendência evidenciada pelo mercado.

por afcapitao » 12/1/2017 15:43

EAGLETRADER20 Escreveu:" Banco CTT prevê aumento de capital este ano - Será o terceiro aumento de capital desde o lançamento do banco em março do ano passado, estando previsto que ocorra ainda este semestre. O capital do Banco CTT ascende a 85 milhões, sendo que o investimento previsto deverá chegar a 170 milhões em 2020"

EAGLE, estás mesmo muito pessimista.
O aumento de capital fica dentro do grupo. Para um investidor, achas má estratégia tornar o banco ctt competitivo e moderno? Isto é, investir agora para colher depois é mau?

por EAGLETRADER20 » 12/1/2017 15:07

" Banco CTT prevê aumento de capital este ano - Será o terceiro aumento de capital desde o lançamento do banco em março do ano passado, estando previsto que ocorra ainda este semestre. O capital do Banco CTT ascende a 85 milhões, sendo que o investimento previsto deverá chegar a 170 milhões em 2020"

por EAGLETRADER20 » 12/1/2017 14:05

tyui Escreveu:As boas notícias que ontem saíram acerca do BancoCTT estão hoje refletidas na cotação em Bolsa...
as acções dos CTT acompanham as perdas do PSI20 e mantêm a tendência descendente dos últimos dias.

As boas noticias que sairam ontem foram, que dos lucros atuais e futuros dos CTT vão injetar 170 Milhões no banco em 5 anos e que este valor provavelmente já não poderá ser distribuido em dividendos aos accionistas ?

É que me parece que muitos fundos entraram pelos dividendos futuros .

Vejo investidores provavelmente preocupados se, com dinheiro que vai ser injetado, há geração cash para atual nivel de dividendos futuros , e menos preocupados se a unidade vai no futuro conseguir gerar muito lucro para remunerar, o que é ainda uma incognita.

E as experiencias dos investidores com injecções na banca e retorno em dividendos nos ultimos anos não têm sido muito positivas e por isso eu percebo o receio.

Eu parece-me é que nem todos os investidores olham para as noticias do mesmo angulo.

Eu tento conseguir ver nas noticias, o que interessará ao grandes fundos e menos ao pequeno investidor , pois quem mexe com a tendência do titulo são os fundos e o que realmente lhes interessa a eles

por tyui » 12/1/2017 13:55

As boas notícias que ontem saíram acerca do BancoCTT estão hoje refletidas na cotação em Bolsa...
as acções dos CTT acompanham as perdas do PSI20 e mantêm a tendência descendente dos últimos dias.

por trend=friend » 12/1/2017 8:47

É evidente que existem diferenças muito assinaláveis entre as duas entidades, BIG e Banco CTT, já para não comentar a preponderância do trading / negócio online vs brick and mortar. Contudo, o exemplo serve apenas para assinalar que um pequeno/médio Banco bem gerido no mercado português (e limpinho) pode valer 50m a 75m / ano, passando pelas crises por entre os pingos da chuva.

Agora se for mal gerido, se se puserem a emprestar à doida, sem garantias, etc. nesse caso não há nada a fazer... O negócio bancário sempre foi um excelente negócio. Admito que os recentes episódios (maus exemplos quase omnipresentes nas notícias, etc) possam condicionar quem não acompanhou dois ou três bull market na banca (e bears normais, que não arrasem as cotações em 97%!). Mas por exemplo mesmo o BPI, quando se limpou da porcaria acumulada a partir de 2012/13, ou o próprio Santander Totta, não são exemplos de boa gestão? Aqui o Banco CTT poderá ter uma vantagem, que é o perfil eminentemente conservador da casa-mãe (não existe dívida, etc) que pode passar para baixo.

PS Os aumentos de capital no Banco CTT são a forma de os 170m de investimento lá chegarem, aqui não pode ser via suprimentos :wink:
Clint Eastwood

por Dr Tretas » 12/1/2017 2:23

afcapitao Escreveu:
O BiG tem uma estratégia muito boa, com poucos balcões, estrutura muito light, e uma forte aposta no online. Mas é um banco para um público mais específico. É mais de nicho. Creio que não dão crédito pessoal nem crédito à habitação. Além disso, é um pequeno/médio banco (diria que tem < 100 mil clientes. Em 2007 tinha 40 mil).
Os CTT têm o melhor de 2 mundos: estrutura light (aproveita os balcões), desenvolvimento da plataforma online, mas ao mesmo tempo, é um banco para as massas, com uma presença física muito abrangente, e com uma marca já estabelecida. Isto confere ao banco CTT um potencial muito grande. Além disso, tem produtos exclusivos em comparação com outros bancos, nomeadamente os Certificados do Tesouro e Aforro.

O BiG não tem mesmo nada a haver com o banco CTT. Tem cerca de 1000 milhões em depósitos de clientes (3T 2016), mas, principalmente, tem a guarda de 1600 milhões de valores mobiliários de clientes (valor de 2015, só é publicado no relatório anual visto que é uma rubrica extrapatrimonial). Ou seja, o cliente médio BiG tem 40% de cash e 60% de acções/obrigações/fundos, não é definitivamente um cliente bancário "típico".

Registado: 29/10/2013 12:15

por EAGLETRADER20 » 12/1/2017 0:51

Isto quando envolve banca , é vira o disco e toca a mesma musica . Sempre a injetar dinheiro.

E depois admiram-se a razão pela qual o titulo tem tido uma pressão vendedora constante. Acredito que ainda vamos ver o titulo abaixo do valor da privatização.

Vamos ver os lucros de 2016 em 9 MArço e este ano quanto capital vai precisar , sendo que nos proximos 5 anos o filme já anunciado deve ser sempre o mesmo.

"Banco CTT prevê novo aumento de capital até Julho
Desde que abriu portas o banco angariou mais de 100 mil clientes e 250 milhões em depósitos. A realização de um aumento de capital e o lançamento de crédito à habitação fazem parte dos planos para 2017."

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... taquesTopo

por afcapitao » 12/1/2017 0:23

trend=friend Escreveu:Realmente a evolução está a ser bastante superior ao esperado. 100k clientes num ano é muito bom. E 7,5 milhões por trimestre no crédito com a Cetelem não é nada mau também (resta saber que revenue share existe / customer acquisition cost da Cetelem).

O que acho interessante ponderar é se a imagem do Banco CTT (solidez acima de tudo, ainda que talvez pouca "sofisticação" na oferta) não poderá transformá-lo num porto seguro para muitas (ainda que pequenas) contas. Num cenário de subida de juros a médio prazo, será que poderemos ter um Banco a gerar proveitos similares aos de um Banco BIG, na ordem dos 75M por ano? É que em termos de custos de estrutura/instalações tem grandes vantagens sobre os outros e a proximidade com as pessoas através de Balcões pode ser um asset interessante quando muitos fecham portas. Nunca será comparável com um Santander, BCP ou BPI (ainda que este ande pelos 80M no mercado doméstico), mas não terá potencial para se aproximar do Banco BIG (consistentemente melhor médio/pequeno banco)?

Escusado será dizer o que 75M anuais fariam pelo EPS dos CTT...

Trend, muito interessante o teu comentário. Curiosamente ainda hoje fui ver os indicadores o BiG e pensei no mesmo.
O BiG tem 2.810 M€ em depósitos + ativos sobre gestão, gerando Net Income de 75 M€. (Os depósitos são apenas 885 M€ !).
https://www.big.pt/AboutUs/AboutUs?opti ... inanceiros
https://www.big.pt/pdf/Relatorios/Relat ... l_2015.pdf

"e se o banco CTT captar 885 MM€ ? E 2 mil milhões ?" pensei eu...

O BiG tem uma estratégia muito boa, com poucos balcões, estrutura muito light, e uma forte aposta no online. Mas é um banco para um público mais específico. É mais de nicho. Creio que não dão crédito pessoal nem crédito à habitação. Além disso, é um pequeno/médio banco (diria que tem < 100 mil clientes. Em 2007 tinha 40 mil).
Os CTT têm o melhor de 2 mundos: estrutura light (aproveita os balcões), desenvolvimento da plataforma online, mas ao mesmo tempo, é um banco para as massas, com uma presença física muito abrangente, e com uma marca já estabelecida. Isto confere ao banco CTT um potencial muito grande. Além disso, tem produtos exclusivos em comparação com outros bancos, nomeadamente os Certificados do Tesouro e Aforro.

Eu creio que um investimento nos CTT é uma questão de paciência. Os fundamentais estão lá: pouca ou nenhuma dívida, elevado cashflow, banco CTT em crescimento, presença no mercado espanhol e moçambicano, aposta forte nos serviços de transporte e compras online, que se esperar compensar a queda do correio.

Visão otimista, é certo, (sou suspeito, porque comprei ações dos CTT), mas temos de ser firmes algumas vezes. Caso contrário, só o meu banco é que lucra através das comissões de compra e venda.

O Champalimaud investiu mais de 100 M€, e certamente já tem muitos anos disto.

por tyui » 11/1/2017 23:04

https://www.dinheirovivo.pt/banca/banco ... habitacao/

Muito por causa do crédito á habitação é que a Banca em Geral está como está... os CTT têm que avançar com calma e não se meterem muito em aventuras... senão daqui a pouco aparece aí um Granadeiro qualquer a pedir um empréstimo de 900 milhões :mrgreen:

por trend=friend » 11/1/2017 22:08

Realmente a evolução está a ser bastante superior ao esperado. 100k clientes num ano é muito bom. E 7,5 milhões por trimestre no crédito com a Cetelem não é nada mau também (resta saber que revenue share existe / customer acquisition cost da Cetelem).

O que acho interessante ponderar é se a imagem do Banco CTT (solidez acima de tudo, ainda que talvez pouca "sofisticação" na oferta) não poderá transformá-lo num porto seguro para muitas (ainda que pequenas) contas. Num cenário de subida de juros a médio prazo, será que poderemos ter um Banco a gerar proveitos similares aos de um Banco BIG, na ordem dos 75M por ano? É que em termos de custos de estrutura/instalações tem grandes vantagens sobre os outros e a proximidade com as pessoas através de Balcões pode ser um asset interessante quando muitos fecham portas. Nunca será comparável com um Santander, BCP ou BPI (ainda que este ande pelos 80M no mercado doméstico), mas não terá potencial para se aproximar do Banco BIG (consistentemente melhor médio/pequeno banco)?

Escusado será dizer o que 75M anuais fariam pelo EPS dos CTT...
Clint Eastwood

por EAGLETRADER20 » 11/1/2017 20:30

A unica coisa relevante que vejo na noticia é media de investimento no banco postal de 35M / ano durante 5 anos , muito bom para consumir lucros e capital. :mrgreen: :mrgreen:

Mas já não é novidade nenhuma .

"Em cinco anos o valor de investimento previsto é de 170 milhões de euros."

por tyui » 11/1/2017 20:23

EAGLETRADER20 Escreveu:
tyui Escreveu:
Rango Escreveu:Banco CTT com depósitos acima dos 250 milhões de euros

Empresa captou mais de 100 mil clientes em nove meses. Crédito à habitação vai ser lançado em janeiro.
https://www.dinheirovivo.pt/banca/banco ... -de-euros/

Estará aqui a verdadeira razão das fortes quedas dos últimos dias, especialmente ontem que caiu 3%?
Vamos ver como o mercado incorpora estes dados que julgo eu já serem esperados...

???????????????????????

Qual razão ? captar depositos ? :mrgreen:

No nosso Psizito e em especial nalgumas cotadas as "boas notícias" parece terem um "efeito contrário" na cotação das mesmas!
Será que os analistas esperavam melhores depósitos e mais depositantes? a forte queda de ontem deverá ter uma explicação... :?:

por EAGLETRADER20 » 11/1/2017 20:09

tyui Escreveu:

Empresa captou mais de 100 mil clientes em nove meses. Crédito à habitação vai ser lançado em janeiro.

Estará aqui a verdadeira razão das fortes quedas dos últimos dias, especialmente ontem que caiu 3%?
Vamos ver como o mercado incorpora estes dados que julgo eu já serem esperados...

???????????????????????

Qual razão ? captar depositos ? :mrgreen:

por jeremias » 11/1/2017 20:09

tyui Escreveu:

eu até acho boa notícia. os ActivoBank creio que levou de 2011 a 2015 até ter 100k clientes. acho eu.

Registado: 29/11/2007 4:10

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], itisi1000, macau5m, OCTAMA, Pmart 1, Àlvaro e 204 visitantes