Caldeirão da Bolsa

CTT - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por rsacramento » 20/1/2017 17:01

lito Escreveu:sim actualmente dou-me melhor a fazer daytrader; para as minhas carateristicas é mais seguro

todos, mas todos dizem que 90% dos daytraders mais tarde ou mais cedo vão à falência - experimenta perguntar ao nosso druida :D

Registado: 29/11/2007 12:50

por lito » 20/1/2017 16:58

rsacramento Escreveu:
lito Escreveu:Eu atualmente investo a curtissimo passo

eu não lhe chamaria investimento (que para mim implica prazos muito mais longos), mas sim especulação :wink:

ou então és um daytrader, ou swing trader, mas não me parece de todo ser o caso

sim actualmente dou-me melhor a fazer daytrader; para as minhas carateristicas é mais seguro

lito

Registado: 29/11/2007 9:45

por Thoth » 20/1/2017 16:54

Está na cmvm que este mês a blackrock e a kames capital reduziram nos CTT.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por rsacramento » 20/1/2017 16:50

lito Escreveu:Eu atualmente investo a curtissimo passo

eu não lhe chamaria investimento (que para mim implica prazos muito mais longos), mas sim especulação :wink:

ou então és um daytrader, ou swing trader, mas não me parece de todo ser o caso

Registado: 29/11/2007 12:50

por EAGLETRADER20 » 20/1/2017 16:46

De facto na apresentação do 3 tri 2016 a empresa reiterou que pretendia pagar dividendo de 0,48 o que é positivo para já.
"O capital proprio diminuiu 26,5 M€ (-10,5%) em resultado da distribuicao de dividendos do exercicio de 2015
(70,5 M€) ocorrida em maio de 2016 e que ainda nao se encontra totalmente compensada pelos resultados do
periodo (46,0 M€)"
Isto é distribuiram mais dividendos de 2015 que o resultado obtido.
Mas não esquecer que a grande força vendedora não me parece que sejam pequenos e normalmente se forem vendedores grandes estão a olhar para os fundamentais e para as contas
Mas o que acho que preocupa os investidores são as perspetivas futuras e ao ritmo a que estão a consumir cash no banco CTT e no que já anunciaram que irão investir nos proximos anos e ai já não vejo o panorama tão risonho nem a libertação de Free Cash flow para pagamento de dividendos nos proximos anos.
É sempre possivel pagar dividendo elevado de diversas formas basta ver dividendo EDP com passivo de 16 ou 18 mi mlhões .
Vi em posts anteriores afirmarem que Cash em 2015 era de 600 Milhões . Isso não interessa nada .
O que interessa são as ultimas contas de 2016 e não o cash ou Cash Flow mas Sim o FREE CASH FLOW que é realmente é libertado no decorrer da atividade do ano corrente para pagar dividendos por exemplo e ai a coisa não está fácil.
Dados Relatorio 3º TRI 2016
Cash flow operacional 212 ME
Cash flow Investimento -153 ME ( Aqui se vê os recursos estão a ser injetados só em 9 meses )
Free Cash Flow Operacional 58,9 ME
MAIS IMPORTANTE :
Free Cash flow Operacional Ajustado 18,3 ME ( E para pagar dividendos de 69 ME já não parece tão facil libertar fundos correntes da atividade para pagar dividendos, que aliás resultados ano anterior já não chegaram para o que foi pago em dividendos)
O que interessa numa analise financeira é se o Free cash flow operacional, dinheiro liberto diretamente da atividade operacional é em montante suficiente para anualmente pagar um dividendo inferior a esse montante , pois senão o dinheiro se não vem da atividade deve vir do endividamento.

"Situacao financeira mantem elevada solidez e bom nivel de liquidez com uma posicao de caixa ajustada no
final de setembro de 2016 de 227,5 M€, -18,5%"
Referem que posição caixa é de 227,5 ME e não de 600 ME e posição caixa é dinheiro em caixa , não dinheiro liberto na atividade .
E não esquecer que dinheiro em caixa deve ter vindo de algum lado , e CTT captam muitos recursos dos cliente mas que são passivo.
O Passivo total neste momento é de 1 026 ME , sendo passivo corrente de 760 ME e Não corrente de 265 ME.
Logo podemos ter muito dinheiros em caixa mas não é todo nosso.
É a Mesma coisa que eu pedir 100.000 euros ao banco gasto 10.000 e tenho Cash na conta de 90.000. Mas não é meu porque devo 100.000 ao banco que vou tendo que pagar no emprestimo.
Para fazerem uma analise , convem não olharem só para os cabeçalhos e verem a informação item a item, pois quem anda a vender com força, já deve ter analisado a fundo as contas.
O que é distribuido tem de ser gerado anualmente na atividade para ser sustentavel e isso é que está a preocupar os investidores , não é o dinheiro que temos em caixa que interessa pois uma grande parte dos recursos pode nem ser nossa.
Se forem grandes investidores , têm a análise financeira deles já feita .
O que estará a preocupar e manter a vendas no mercado não são os dividendos, potencialmente pode ser a sustentabilidade operacional dos mesmos.

Registado: 4/3/2008 9:17

por Thoth » 20/1/2017 16:43

O quê que não é o caso do CTT?

“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

por lito » 20/1/2017 16:41

Thoth Escreveu:Lito, não é errado investir no longo prazo, errado é investir em empresas onde a tendência é claramente de baixa.
Quanto ao curto prazo, a analise é forçosamente diferente e até dá para duas pessoas entrarem longo e curto ao mesmo preço e os dois ganharem.

não é o caso dos CTT

lito

por Thoth » 20/1/2017 16:37

Lito, não é errado investir no longo prazo, errado é investir em empresas onde a tendência é claramente de baixa.
Quanto ao curto prazo, a analise é forçosamente diferente e até dá para duas pessoas entrarem longo e curto ao mesmo preço e os dois ganharem.

por lito » 20/1/2017 16:32

Thoth Escreveu:Epá !!! Meter tudo no mesmo assador não me parece boa ideia.
Nem me parece boa ideia ir à caça de dividendos em acções com a sua tendência de médio/longo prazo decrescente.
Se queres investir no longo prazo espera que a tendência seja clara, ou escolhe outras empresas.

ora bem o errado aqui penso eu é de tentar pensar em investir a longo prazo; pois a nossa bolsa não está para isso; nem lá fora dà tanta segurança para pensar assim. Eu atualmente investo a curtissimo passo. Quando digo para investir todo numa ação , neste caso os Ctt , é quando tiver uma pequena valorização(3/5%) vender,não esquecer também que esta acção oscila bastante. Mais, se nada de ruim vier por aí não acredito que ela desça dos 6,00€. Daí eu pensar que o momento agora é ideal para entrar, e não tenho problema de dizer que já entrei mais á frente (6,13€)
ãbraços

lito

por tradermoraisbravo » 20/1/2017 16:11

Obrigado pelos vossos comentários. Não tenho pressa para entrar ainda e correr atrás dos dividendos. Nos CTT,apesar de achar que é uma empresa robusta, que opera quase numa situação de monopólio, preocupa-me o banco CTT e as constantes injecções de capital podem fazer diminuir os cash flows. Na EDP preocupa-me a dívida enorme e as taxa de juro a 10 anos próximas de 4%.
Para já vou analisar e verificar os vossos sábios comentários e alertas.

Registado: 20/1/2017 15:52

por Thoth » 20/1/2017 16:05

Epá !!! Meter tudo no mesmo assador não me parece boa ideia.
Nem me parece boa ideia ir à caça de dividendos em acções com a sua tendência de médio/longo prazo decrescente.
Se queres investir no longo prazo espera que a tendência seja clara, ou escolhe outras empresas.

por lito » 20/1/2017 16:02

bravofcp Escreveu:Boa tarde,

Pretendo efectuar um investimento a longo prazo (5 anos) em acções no valor global de 10.000€. Metade da carteira seria aposta nos CTT e outra metade na EDP. Será agora boa altura para entrar nestas duas acções? A minha escolha recai na politica de dividendos atrativa das duas empresas. É expetavel alguma alteração na politica de dividendos nos próximos 5 anos nestas empresas?

Obrigado.

na minha modesta opinião acho que deves apostar todo nos CTT; porque? três situações:

1- grande margem de valorização
2- aposta em forte dividendo
3- para mim a empresa com maior saude financeira

lito

por tradermoraisbravo » 20/1/2017 15:57

Boa tarde,

Pretendo efectuar um investimento a longo prazo (5 anos) em acções no valor global de 10.000€. Metade da carteira seria aposta nos CTT e outra metade na EDP. Será agora boa altura para entrar nestas duas acções? A minha escolha recai na politica de dividendos atrativa das duas empresas. É expetavel alguma alteração na politica de dividendos nos próximos 5 anos nestas empresas?

Obrigado.

Registado: 20/1/2017 15:52

por Pedromfg » 18/1/2017 14:36

Bem o Ulisses antecipou-se e deitou um bocado a baixo metade do que a seguir escrevi, de qualquer forma fica para debate.

@ trend=friend: Obrigado pela dica extra, ficarei atendo a esse pequeno detalhe "Se começarem a derrapar nas injecções sem geração de revenue pelo Banco CTT, aí sim, abrir bem a pestana."

Entretanto, correndo o risco de estar a monopolizar um bocado o post (fica a promessa que depois paro) e deixando o alerta de novato nas andanças. Fica aqui o meu primeiro gráfico.

https://invst.ly/33b60 (caso não corra bem a imagem fica aqui o link)

download/file.php?mode=view&id=170983

Tinha ideia entrar por volta dos 5,80/5,90. Apenas entraria, "mais à pressa", se visse o volume aumentasse, pois parece que no curto prazo tem uma tendência crescente.

A minha questão agora é: face ao que o Ulisses colocou, este tipo de tendencia ainda está muito no incio para se tomar qualquer decisão e acabaria por ser um bocado lotaria comprar nesta altura ou é outra coisa que não estou a ver.

E claro criticas ao gráfico são sempre bem vindas, coloquei o indice RSI, apesar de ainda não o ter assimilado bem. (percebo o que representa, não assimilei é de que forma é que dá para levantar hipóteses do possível comportamento futuro da ação).
Anexos
CTT 18 Jan 2016 (2).jpg
Alerta, novato a comentar! Não percebo nada disto.

Registado: 11/3/2008 9:50

por Ulisses Pereira » 18/1/2017 13:59

Deixo aqui os meus gráficos actualizados dos CTT. Enquanto a acção não conseguir quebrar, consistentemente, a zona de resistência entre os 6,75 e os 6,95 euros, mantenho-me de braço dado com os ursos.

Abraço,
Ulisses
Anexos
ctt1.png
ctt2.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por trend=friend » 18/1/2017 13:28

Pedromfg Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Pedromfg Escreveu:Alguém sabe de que forma é que o aumento de capital vai afetar os dividendos entregues?

Segundo esta noticiahttps://www.dinheirovivo.pt/banca/banco-ctt-tem-aumentos-de-capital-previstos-ate-2020/ o banco já realizou dois aumentos de capital

"O Banco CTT já foi alvo de dois aumentos de capital: o primeiro, em maio, foi de 26 milhões de euros e o segundo, em outubro, de 25 milhões de euros."

sendo que

"Está previsto um novo aumento de capital até julho... num movimento já previsto na planificação das necessidades de capital do banco, que vai receber um investimento até 170 milhões de euros até 2020."

Ainda foi ao site dos CTT, a ver se havia algum valor para o numero de novas acções que foram e serão criadas.
Preço de mercado?

Estes inúmeros aumentos de capital destinam-se a capitalizar o Banco (é o investimento no Banco), estão previstos deste o início e serão subscritos pelos accionistas do Banco CTT. E quem são eles? Apenas 1 entidade... CTT...

@ trend=friend, Obrigado pela informação. Contudo o que eu pergunto é de que forma é que isso vai afetar a distribuição de dividendos? (até pode acontecer que não afete, sou novo nestas andanças e facilmente posso ler coisas e assumi-las como certas, sem elas as serem. Vou ver se consigo colocar a questão de outra forma.

Eu sei que quem vai entrar nesse aumento de capital sãos os CTT. O que deduzo que se há aumento de capital serão criadas novas acções.

Uma vez que há novas ações, das duas uma. (acho eu, novamente)
1 - Ou as novas ações não têm direito a dividendo - O que não iria influenciar em nada o dividendo dos CTT (no caso de manterem a mesma politica do ano passado)
2 - As ações têm direito a dividendo e havendo mais ações por onde distribuir o dividendo, mesmo que os CTT mantenham a politica de dividendos, este seria menor.

Se eu tivesse a informação relativamente aos valores nominais das novas ações com uma simples conta de dividir conseguiria estimar a diluição do dividendo.

espero ter sido mais claro desta vez.

Olá, entretanto o afcapitao e o thoth já responderam. De facto as novas ações são do Banco CTT, sendo os CTT a subscrevê-las. A partir do momento que tem de financiar a sua aquisição (um pouco como a Fosun ou outro grande institucional neste AC do BCP, ou como o Caixabank na OPA ao BPI), a sua disponibilidade financeira vai baixar pelo que se pode traduzir negativamente na capacidade para novos gastos ou para pagar dividendos.

Contudo, arrisco dizer que os CTT são a empresa mais sólida do PSI20 do ponto de vista financeiro pois não só não têm dívida como estão sentados em 600M que lhes dá para uns 8-10 anos de dividendos mesmo com resultado nulo nos próximos tempos. E anualmente os resultados não vão ser nulos (num mercado quasi-monopolista na distribuição de correio ou na subscrição de produtos de poupança estadual), apesar da fatia que lhes vai ser retirada para financiar estes normais aumentos de capital para financiar uma nova actividade. Ainda por cima uma actividade potencialmente lucrativa como um Banco que está limpinho, com um perfil de segurança num mercado que está em permanente turbulência. Ficaria mais céptico se me dissessem que queriam aumentos de capital para lançarem uma empresa de correio em Angola como a que têm em Moçambique ou em Espanha (apesar, neste caso, do recente contrato com a Amazon).

Portanto, conhecer os valores de emissão do aumento de capital (interno, que transferirá fundos dos CTT para a subsidiária a 100% Banco CTT), número de novas acções do Banco CTT, não interessará muito a um investidor - pois só pode aceder ao veículo CTT e ainda não ao Banco - , desde que vá sabendo os grandes números que são lá colocados. Se começarem a derrapar nas injecções sem geração de revenue pelo Banco CTT, aí sim, abrir bem a pestana.
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Pedromfg » 18/1/2017 13:20

Thoth Escreveu:Pedro, posso estar a interpretar-te mal mas parece que estás a pensar que as novas acções são do CTT.
Isto não é verdade, as novas ações são do Banco CTT.
Penso que uma das implicações para o dividendo dos CTT será a possibilidade de redução do pay out.

Sim tens razão, não estava a fazer essa separação das acções, daí o que li num dos relatórios dos CTT que iam “prejudicar” as contas da empresa mãe em detrimento do banco. obrigado pela correção

@afcapitao, Obrigado fiquei mais elucidado sobre eventuais cenários que venham a acontecer. Na minha cabeça as coisas eram mais simplistas. Mas do que tem sido a comunicação do presidente dos CTT julgo que a politica dos dividendos é para continuar.
Já agora surgiu-me uma questão técnica, os dividendos que ficam na própria empresa também são taxados? Não me faz sentido que não sejam, mas parece um bocado surreal.

Sendo assim, pelo menos para este ano julgo que poderá ser uma boa possibilidade para entrar.

Obrigado e bons negócios.

por afcapitao » 18/1/2017 12:44

Pedromfg Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Pedromfg Escreveu:Alguém sabe de que forma é que o aumento de capital vai afetar os dividendos entregues?

Segundo esta noticiahttps://www.dinheirovivo.pt/banca/banco-ctt-tem-aumentos-de-capital-previstos-ate-2020/ o banco já realizou dois aumentos de capital

"O Banco CTT já foi alvo de dois aumentos de capital: o primeiro, em maio, foi de 26 milhões de euros e o segundo, em outubro, de 25 milhões de euros."

sendo que

"Está previsto um novo aumento de capital até julho... num movimento já previsto na planificação das necessidades de capital do banco, que vai receber um investimento até 170 milhões de euros até 2020."

Ainda foi ao site dos CTT, a ver se havia algum valor para o numero de novas acções que foram e serão criadas.
Preço de mercado?

Estes inúmeros aumentos de capital destinam-se a capitalizar o Banco (é o investimento no Banco), estão previstos deste o início e serão subscritos pelos accionistas do Banco CTT. E quem são eles? Apenas 1 entidade... CTT...

@ trend=friend, Obrigado pela informação. Contudo o que eu pergunto é de que forma é que isso vai afetar a distribuição de dividendos? (até pode acontecer que não afete, sou novo nestas andanças e facilmente posso ler coisas e assumi-las como certas, sem elas as serem. Vou ver se consigo colocar a questão de outra forma.
....

Não creio que afete os dividendos, mas é difícil de perceber isso para já. Primeiro, porque este aumento de capital é para ser feito em 2017, pelo que o impacto será só nos dividendos distribuídos em 2018. E depois, porque temos que esperar pelos resultados do fim do ano de 2017 para ver a evolução do negócio.
(de qualquer forma, e tal como disse o Trend, os aumentos de capital intra-grupo já estavam previstos).

De acordo com o balanço e o CashFlow de 2015, mesmo após uma distribuíção de dividendos de 69 M€, sobraram 603 M€ em cash. Não é por haver um aumento de 35 M€ que os CTT deixarão de ter esta forte posição de caixa e a capacidade de distribuição de dividendos.
Contudo, o balanço será sempre afetado caso o negócio não gere dinheiro suficiente para os gastos com a remuneração acionista + investimentos no banco ctt.

Portanto, no fim do ano a gestão deverá fazer contas e ver se faz sentido distribuir + € do que aquilo que foi gerado, e com isso prejudicar o balanço ao retirar liquidez.

Em suma, a minha interpretação é que o balanço sai afetado, mas os dividendos não.

https://www.ctt.pt/contentAsset/raw-dat ... Contas.pdf

Registado: 8/3/2012 17:31

por Thoth » 18/1/2017 12:29

Pedro, posso estar a interpretar-te mal mas parece que estás a pensar que as novas acções são do CTT.
Isto não é verdade, as novas acções são do BancoCTT.
Penso que uma das implicações para o dividendo dos CTT será a possibilidade de redução do pay out.

por lito » 18/1/2017 12:27

Pedromfg Escreveu:
lito Escreveu:o mesmo do fecho de ontem hoje acordou bastante cedo para enviar a cotação para baixo

lito

Depois de esclarecer a minha dúvida relativamente aos dividendos sou capaz de entrar, acho que está num bom ponto de entrada.

Infelizmente uma gota não faz subir o nível do mar, lolol

sim eu voltei a comprar hoje mais algumas, acredito que vá subir e bem

lito

por Pedromfg » 18/1/2017 12:16

lito Escreveu:o mesmo do fecho de ontem hoje acordou bastante cedo para enviar a cotação para baixo

lito

Depois de esclarecer a minha dúvida relativamente aos dividendos sou capaz de entrar, acho que está num bom ponto de entrada.

Infelizmente uma gota não faz subir o nível do mar, lolol

por Pedromfg » 18/1/2017 12:08

trend=friend Escreveu:

sendo que

Preço de mercado?

Eu sei que quem vai entrar nesse aumento de capital sãos os CTT. O que deduzo que se há aumento de capital serão criadas novas acções.

Uma vez que há novas ações, das duas uma. (acho eu, novamente)
1 - Ou as novas ações não têm direito a dividendo - O que não iria influenciar em nada o dividendo dos CTT (no caso de manterem a mesma politica do ano passado)
2 - As ações têm direito a dividendo e havendo mais ações por onde distribuir o dividendo, mesmo que os CTT mantenham a politica de dividendos, este seria menor.

Se eu tivesse a informação relativamente aos valores nominais das novas ações com uma simples conta de dividir conseguiria estimar a diluição do dividendo.

espero ter sido mais claro desta vez.

por lito » 18/1/2017 10:09

trend=friend Escreveu:

sendo que

Preço de mercado?

Estes inúmeros aumentos de capital destinam-se a capitalizar o Banco (é o investimento no Banco), estão previstos deste o início e serão subscritos pelos accionistas do Banco CTT. E quem são eles? Apenas 1 entidade... CTT

o mesmo do fecho de ontem hoje acordou bastante cedo para enviar a cotação para baixo

lito

por trend=friend » 18/1/2017 9:23

sendo que

Preço de mercado?

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Pedromfg » 18/1/2017 8:53

Alguém sabe de que forma é que o aumento de capital vai afetar os dividendos entregues?

sendo que

Preço de mercado?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Jonas74, latbal, luislobs, PAULOJOAO, Phil2014, PXYC e 117 visitantes