O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Um diagrama e mais uma forma de colocar a questão:
LONGO CURTO
-------------------
compra vende |primeiro
vende compra |depois
Quando um longo vende (fecha uma posição longa), é o anti-equivalente a um curto que compra (fecha uma posição curta).
Da mesma forma que os longos "fazem descer o mercado" quando fecham posições, os curtos "fazem subir o mercado" quando fecham posições.
Um curto sem posições é perfeitamente equivalente a um longo sem posições e ambos não influenciam o mercado.
LONGO CURTO
-------------------
compra vende |primeiro
vende compra |depois
Quando um longo vende (fecha uma posição longa), é o anti-equivalente a um curto que compra (fecha uma posição curta).
Da mesma forma que os longos "fazem descer o mercado" quando fecham posições, os curtos "fazem subir o mercado" quando fecham posições.
Um curto sem posições é perfeitamente equivalente a um longo sem posições e ambos não influenciam o mercado.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pedro Miguel Escreveu:Ulisses
Esclarece-me uma coisa:
Tenho lido que o short-selling é uma ferramenta útil para balancear melhor o mercado, mas qual a ferramenta existente para os longos ?
Os que querem estar longos só podem mesmo adquirir os titulos, mas os que querem estar curtos podem vender e ainda utilizar o short selling(vender e comprar)
(...)
Pedro, estás aqui a fazer alguma confusão.
Estar "short" é o contrário de estar longo.
Quem pretende apostar nas subidas, compra e depois vende. Quem pretende apostar nas descidas, vende e depois compra.
Quem está longo e vende, não prentede apostar em coisa nenhuma; da mesma forma que quem (no caso do short) compra depois de ter vendido também não está a apostar em coisa nenhuma. Nem em subidas nem em descidas...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ulisses
Esclarece-me uma coisa:
Tenho lido que o short-selling é uma ferramenta útil para balancear melhor o mercado, mas qual a ferramenta existente para os longos ?
Os que querem estar longos só podem mesmo adquirir os titulos, mas os que querem estar curtos podem vender e ainda utilizar o short selling(vender e comprar)
Existem depois os warrants, que são uma espécie de seguro para quem está longo num titulo, mas isso é outro departamento e que não interessa aqui,
Esclarece-me uma coisa:
Existem depois os warrants, que são uma espécie de seguro para quem está longo num titulo, mas isso é outro departamento e que não interessa aqui,
- Registado: 29/11/2007 11:45
Depois do aut~entico "furacão" da semana passada, é altura de colocarmos os pés no chão e olharmos de novo para a "Big Picture". E que novidades temos? Nenhuma. Mantenho a opinião que aqui venho deixando sobre a situação do mercado: Enquanto o PSI não ultrapassar a resistência na casa dos 8900 pontos, os ursos continuarão a dominar no médio e longo prazo e as entradas em acções no nosso mercado têm uma relação rentabilidade/risco desfavorável.
Tal como frisei num tópico que abri sobre o assunto, as quedas fortes do mercado na semana passada, seguidas de uma subida sem precedentes seriam um belo sinal de "fundo", se... isso não tivesse sido gerado por uma decisão completamente artificial que foi a proibição dos "shorts" sobre as financeiras em todo o mundo. E, depois disso, o mercado vai voltando à dura realidade.
Em Portugal, essa medida foi anunciada hoje mas naturalmente que o mercado não reage a iso hoje, dado que o "short selling" em Portugal é praticamente inexistente.
Tanta coisa parece ter mudado e, olhando para os gráficos, vemos apenas um pouco mais de ruído.
Um abraço,
Ulisses
Tal como frisei num tópico que abri sobre o assunto, as quedas fortes do mercado na semana passada, seguidas de uma subida sem precedentes seriam um belo sinal de "fundo", se... isso não tivesse sido gerado por uma decisão completamente artificial que foi a proibição dos "shorts" sobre as financeiras em todo o mundo. E, depois disso, o mercado vai voltando à dura realidade.
Em Portugal, essa medida foi anunciada hoje mas naturalmente que o mercado não reage a iso hoje, dado que o "short selling" em Portugal é praticamente inexistente.
Tanta coisa parece ter mudado e, olhando para os gráficos, vemos apenas um pouco mais de ruído.

Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (35.05 KiB) Visualizado 6188 vezes
-
- forum-psi2.GIF (37.85 KiB) Visualizado 6192 vezes
-
- forum-psi3.GIF (27.19 KiB) Visualizado 6183 vezes
Em termos técnicos pouco mudou por agora mas pode originar um rallye forte que pode demorar mais ou menos tempo... de qualquer forma vivemos tempos difíceis em que os riscos me parecem elevados...
abraços
artista
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Boas !
Um coisa é certa, apesar das valorizações de hoje, algumas acima dos 10%, muitos dos titulos ainda não quebraram as respectivas LTDs como por exemplo: EDP, BES, BPI, ZON, etc ...
Isso significa que da mesma forma que os titulos foram em muitos casos perto do topo do canal descendente, tambem podem voltar de novo para baixo.
O próprio conjunto geral dos titulos apenas voltou para o range onde tem andado há cerca de 2 meses e de onde tinha saido a meio da semana.
Assim, mesmo que acabem com todos os shorts, considero que nada garante subidas generalizadas nos próximos tempos.
Vamos ver o que dá a próxima semana.
BN,
ljbk.
Um coisa é certa, apesar das valorizações de hoje, algumas acima dos 10%, muitos dos titulos ainda não quebraram as respectivas LTDs como por exemplo: EDP, BES, BPI, ZON, etc ...
Isso significa que da mesma forma que os titulos foram em muitos casos perto do topo do canal descendente, tambem podem voltar de novo para baixo.
O próprio conjunto geral dos titulos apenas voltou para o range onde tem andado há cerca de 2 meses e de onde tinha saido a meio da semana.
Assim, mesmo que acabem com todos os shorts, considero que nada garante subidas generalizadas nos próximos tempos.
Vamos ver o que dá a próxima semana.
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
Ulisses Pereira Escreveu:Claro que é possível, até porque nas próximas semanas é difícil atirar ao tapete o mercado norte-americano. Mas até que quebre a resistência dos 8900 pontos as subidas não passam de ressaltos num "Bear Market" que já leva 14 meses.
Um abraço,
Ulisses
Mas é disso que ninguem se lembra...
O "povo" tem a memória curta...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Elias Escreveu:onde é que vês as velas de 3 cores?
só tens duas cores: preto para fecho em alta e vermelho para fecho em baixa.
Elias, os vapores da gasilina estão a causar-te estragos na retina! LOL
Então não tens lá pretas, brancas e vermelhas?
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
As pretas equivalem a vermelhas mas que fecharam acima do fecho anterior.
Ou seja a vela é contituida por quatro pontos:
High
Low
Open
Close
quando o Close fica abaixo do Open a vela é vermelha.
quando o Close fica acima do Open a vela é verde ou branca.
quando o Close fica abaixo do Open mas acima do Close do dia anterior é preta.
As cores podem variar, mas normalmente para quedas é vermelho e para subidas verde ou sem preenchimento (brancas).
O objectivo é que não se confunda uma vela vermelha(preta) com uma descida relativa ao dia anterior.
Se estiver errado, que me corrijam, mas creio que é isto.
Se estiver confuso que me perdoem...
Abraço
Ou seja a vela é contituida por quatro pontos:
High
Low
Open
Close
quando o Close fica abaixo do Open a vela é vermelha.
quando o Close fica acima do Open a vela é verde ou branca.
quando o Close fica abaixo do Open mas acima do Close do dia anterior é preta.
As cores podem variar, mas normalmente para quedas é vermelho e para subidas verde ou sem preenchimento (brancas).
O objectivo é que não se confunda uma vela vermelha(preta) com uma descida relativa ao dia anterior.
Se estiver errado, que me corrijam, mas creio que é isto.
Se estiver confuso que me perdoem...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Sim de facto no dia 29.10.1997 subiu muito mas é preciso lembrar que na véspera (dia 28) abriu a cair cerca de 19% e que embora uma parte dessa perda tenha sido recuperada durante a sessão, o dia seguinte acabou por trazer o índice de volta ao valor a que se encontrava (8000 pontos). E notem que nesse diz fez uma negra, por isso a euforia foi sobretudo na abertura...
gráfico em anexo
gráfico em anexo
- Anexos
-
- psi1997.PNG (17.25 KiB) Visualizado 8169 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
...
Não sou o Ulisses mas tinha aqui esses dados...
plataforma saxo
Se é verdade ou não, o Ulisses poderá confirmar.
EMan
A bolsa portuguesa está hoje a viver a segunda maior valorização diária de sempre, só ultrapassada pelo ganho verificado em 29 de Outubro de 1997.
plataforma saxo
Se é verdade ou não, o Ulisses poderá confirmar.
EMan
asgardd Escreveu:artista Escreveu:Negociar nestas alturas é reamente muito difícil... o factor sorte está sempre presente, mas nestas fases eu diria que ele é determinante!!! Quem não quer depender dele deve conseguir ficar fora nestas alturas...
abraços
artista
Justificar o sucesso ou a falta dele com o factor sorte, das duas uma, ou é desconhecimento do funcionamento do mercado, ou exercício de auto-exorcização.
Não sei se percebi o teu comentário, parece-me que dizes mais ou menos o mesmo que eu já que o que eu disse é que nesta altura o nosso sucesso (no curto prazo) depende demasiado da sorte, razão pela qual não se deve negociar... exactamente para não termos de justificar o nosso sucesso ou insucesso com esse factor!

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Google [Bot], Goya777, Jonas74, Masterchief, OCTAMA, Phil2014, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 43 visitantes