Sonae SGPS - Tópico Geral
Re: Sonae SGPS - Tópico Geral
Só para puxar para a 1ª página a sela de bullmarket market. Será que foi um sinal ou foi só boleia dos resultados da retalhista Jerônimo Polónia Martins? A seguir nos próximos dias... 

- Registado: 5/9/2013 12:26
5640533 Escreveu:Pelo comportamento. Por exemplo ontem, em dia de subidas tão expressivas, uma lástima.
Ontem subiu quase 2%.... não me parece justificação....
- Registado: 17/8/2013 23:25
Pelo comportamento. Por exemplo ontem, em dia de subidas tão expressivas, uma lástima.
- Registado: 29/11/2007 1:36
Porquê? Não esquecer que os argumentos são obrigatórios no Caldeirão.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Parece-me que no PSI neste momento não há título mais bearish que este.
- Registado: 29/11/2007 1:36
bmiguelsantos Escreveu:O que acham destas últimas quedas da SONAE? Devem-se à conjuntura ou mudança de tendência?
mudança de tendência? a sonae vem a cair desde o início do segundo trimestre deste ano!
claro que se te referes ao ressalto iniciado em outubro, não passou disso mesmo, acontecendo o mesmo que em agosto
O que acham destas últimas quedas da SONAE? Devem-se à conjuntura ou mudança de tendência?
- Registado: 26/8/2014 14:06
Desde já agradeço a quem poder esclarecer esta dúvida.
Por cisão da sonae sgps com a sonae capital, em janeiro/2008, em que o fator de atribuição foi de 0,125.
Qual foi o valor atribuído a estas acões para declaração de irs.
Cumprimentos
Por cisão da sonae sgps com a sonae capital, em janeiro/2008, em que o fator de atribuição foi de 0,125.
Qual foi o valor atribuído a estas acões para declaração de irs.
Cumprimentos
- Registado: 27/11/2014 18:24
@ Pecunia...olet!
excelente!
excelente!
Desde já, agradeço também a explicação dada anteriormente.
Independentemente de todas as notícias, para mim, a Sonae mantém a tendência.
Independentemente de todas as notícias, para mim, a Sonae mantém a tendência.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
tdpower100 Escreveu:Ninguém entendido que queira explicar o que são os "cash settled equity swap" ??
Aproveito para deixar uma análise tecica da Sonae SGPS
http://videos.sapo.pt/OKHUzPkce8y3IzL982lV
tdpower100,
Um "cash settled equity swap" no caso concreto é uma forma de financiamento das ações próprias que a Sonae detém através da Sonae Investments BV. Em termos simplificados funciona assim:
A Sonae Investments BV detinha 6,64% de ações Sonae. Em 2007 vendeu-as ao BPI ao preço de €2,06. Em simultâneo fez um contrato com o BPI (o tal "swap") indexado a acções (o "equity") e com liquidação financeira (o "cash settled") (em vez de liquidação física, isto é em acções).
A Sonae mantém o risco de subida e descida do preços das ações e dos respectivos dividendos e paga uma determinada taxa de juro. Estes fluxos financeiros são acordados com determinada periodicidade.
Por exemplo, supondo que os pagamentos no swap são anuais:
No fim de cada ano a Sonae recebe ou paga a diferença do valor das ações. Se o valor das ações subiu nesse ano, a Sonae recebe a diferença, mas se pelo contrário o valor das ações descer, a Sonae paga ao BPI a diferença. Se durante esse período a Sonae distribuir dividendos (que são recebidos pelo BPI, que é quem tem as ações), o BPI paga à Sonae Investments BV o montante equivalente aos dividendos recebidos. O impacto financeiro destes fluxos para a Sonae Investments BV é o mesmo que estar longo das ações durante esse período. Já para o BPI é neutro: detém ações em carteira e um contracto que lhe permite "anular" eventuais subidas ou descidas do respectivo preço (e quaisquer fuxos de dividendos).
A segunda parte da transação (o termo swap pode ser traduzido como "contrato de troca", tecnicamente incorrecto/incompleto mas torna mais fácil o seu entendimento para não financeiros) é fácil de adivinhar. Ora se a primeira parte dos fluxos é neutra para o BPI, o que é que existe na transação para o BPI? O pagamento de um juro pela Sonae ao BPI.
Pode pensar-se neste tipo de transações como um "financiamento com um colateral" (que são as ações).
O facto de ser "cash settled" (liquidado em dinheiro) já tem outras componentes legais e regulamentares (imputação de participações e direitos de voto), pois se for "cash settled" a Sonae Investments BV no final do contrato não é obrigada (nem tem o direito) a recomprar as ações. No cenário de não o pretender fazer, no fim do contrato o BPI venderia as ações em mercado para reembolsar o montante que tinha pago no início (eventuais diferenças positivas ou negativas seriam reflectidas nos fluxos do swap).
Muitas vezes quando se vêm bancos internacionais a anunciar participações qualificadas em ações Portuguesas não passam de contratos deste tipo. No entanto, como só é publicado a parte da ações (sem referência a eventuais swaps) alguns investidores podem ser tentados a ver esse facto como positivo, quando na realidade pode não ser. O mesmo se pode passar no final, quando anunciam que deixam de ter participação qualificada. Pode significar apenas que terminou um destes equity swap e não que o banco passou a ter uma opinião negativa sobre a empresa.
- Registado: 5/11/2014 11:45
A Sonae celebrou um acordo com o Grupo Phoenix para o desenvolvimento da marca Zippy no Equador.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... uador.html
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... uador.html
Ninguém entendido que queira explicar o que são os "cash settled equity swap" ??
- Registado: 26/4/2014 22:03
Sonae: A Sonae Investments chegou a acordo com o BPI a prorrogação (por 12 meses) do prazo de maturidade do Cash Settled Equity Swap, que abrange um total de 122.080.504 acções, representativas de 6,10% do respectivo capital social.
O que é que isto quer dizer?
O que é que isto quer dizer?
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Boa noite,
Informação sobre "cash settled equity swap"
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR52916.pdf
Alguém consegue explicar de forma simplificada, o que isto quer dizer, e qual o impacto que pode causar no valor da acção?
Informação sobre "cash settled equity swap"
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR52916.pdf
Alguém consegue explicar de forma simplificada, o que isto quer dizer, e qual o impacto que pode causar no valor da acção?
- Registado: 26/4/2014 22:03
Deixo um update à sonae:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Parece estar a lateralizar.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Desafio:
Semelhanças e diferenças??
Podem começar
são necessárias. 
Semelhanças e diferenças??
Podem começar
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
rsacramento Escreveu:ROADSTER 1 Escreveu:Embora haja quem defenda bastarem dois toques para definir uma linha de tendência, creio que a maior parte dos AT´s considera um mínimo de 3 toques. Daí a minha dúvida
a matemática ensina isso, e a AT acrescenta que é necessário um 3º toque para a validar
espreita aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=59339
e aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=80054&js_link=1ROADSTER 1 Escreveu:Bom, provavelmente deveria ter escrito um triângulo ascendente em formação, ou nem isso?
para mim, nem isso
por fim: o livro do B de M é para principiantes, não o leves demasiado a sério
Muito obrigado pela tua resposta e pelas dicas que deixaste. Excelente o artigo do Marco António e a interaccção entre ti e o Tiago. A reler.
No fundo, 3 craques que merecem a minha admiração há já muito tempo.
Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
ROADSTER 1 Escreveu:Embora haja quem defenda bastarem dois toques para definir uma linha de tendência, creio que a maior parte dos AT´s considera um mínimo de 3 toques. Daí a minha dúvida
a matemática ensina isso, e a AT acrescenta que é necessário um 3º toque para a validar
espreita aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=59339
e aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=80054&js_link=1
ROADSTER 1 Escreveu:Bom, provavelmente deveria ter escrito um triângulo ascendente em formação, ou nem isso?
para mim, nem isso
por fim: o livro do B de M é para principiantes, não o leves demasiado a sério
rsacramento Escreveu:espero que tomes como construtivas as minhas observações, piois é disso mesmo que se trata![]()
Claro rsacramento, de ti não espero outra coisa. Penso que dificilmente teria encontrado melhor interlocutor para o feedback pretendido.ROADSTER 1 Escreveu: vou atrever-me a postar um humilde boneco (é a minha primeira vez)![]()
parabéns: é de louvar quem dá os seus primeiros passos na AT e não o esconde
Nunca devemos ter medo de perguntar, só assim podemos aprender com quem sabe mais do que nósTambém reconheço que, com o tempo que levo de Caldeirão, não fora a minha postura preguiçosa, já devia ser um pouco mais fluente na AT.
ROADSTER 1 Escreveu:Porque não disponho de nenhuma plataforma sofisticada, recorro apenas aos gráficos do Negócios.
experimenta o ProRealTime
Vou experimentar. Obrigado.ROADSTER 1 Escreveu:deem-me feedback, por favor, pois tenho dúvidas relativamente à LTA
essa linha não tem relevância técnica uma vez que precisa de 3 toques (recomendo-te uma pesquisa aqui pelo fórum acerca da validade das LTs, em geral)
Embora haja quem defenda bastarem dois toques para definir uma linha de tendência, creio que a maior parte dos AT´s considera um mínimo de 3 toques. Daí a minha dúvida.ROADSTER 1 Escreveu:Se as linhas estiverem bem traçadas (...) estamos perante um triangulo ascendente
onde? como?
dá uma vista de olhos aqui
Bom, provavelmente deveria ter escrito um triângulo ascendente em formação, ou nem isso?
Como eu vejo a figura:
A linha horizontal (Resistência) une dois topos com reacção de baixa entre eles.
A LTA converge com a linha horizontal mas falta-lhe ainda um toque, conforme assinalaste.
Duração muito próxima de um mês (período mínimo).
Volume decrescente durante a formação do triângulo, com aumento de volume no breakout.ROADSTER 1 Escreveu: O momentum (RSI) parece ajudar à concretização deste cenário que necessitará também de ser acompanhado pelo cruzamento em alta das MME 21 e MME 50.
o que é que te leva a usares médias móveis?
porquê a MM21?
As médias móveis alisam os movimentos das cotações e definem o sentido da tendência, por isso, olho para elas também como linhas de suporte e de resistência, sabendo embora que não são tao fiáveis quanto as traçadas à unha. Quanto ao período temporal, a coisa parece funcionar um pouco à vontade do freguês. De acordo com o Braga de Matos, parece que os testes empíricos feitos para determinar o período mais vantajoso são completamente inconclusivos, tudo dependendo das épocas e dos títulos em consideração. Assim, uso a MME 200 para o longo prazo e a MME 50 para o médio prazo, o que, creio, ser a escolha mais frequente dos utilizadores desta ferramenta. Para o curto prazo, uso a MME 21, que corresponde, grosso modo ao número médio de sessões de bolsa durante o período de um mês.
Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
espero que tomes como construtivas as minhas observações, piois é disso mesmo que se trata
essa linha não tem relevância técnica uma vez que precisa de 3 toques (recomendo-te uma pesquisa aqui pelo fórum acerca da validade das LTs, em geral)
onde? como?
porquê a MM21?
ROADSTER 1 Escreveu: vou atrever-me a postar um humilde boneco (é a minha primeira vez)![]()
ROADSTER 1 Escreveu:Porque não disponho de nenhuma plataforma sofisticada, recorro apenas aos gráficos do Negócios.
ROADSTER 1 Escreveu:deem-me feedback, por favor, pois tenho dúvidas relativamente à LTA
ROADSTER 1 Escreveu:Se as linhas estiverem bem traçadas (...) estamos perante um triangulo ascendente
onde? como?
ROADSTER 1 Escreveu: O momentum (RSI) parece ajudar à concretização deste cenário que necessitará também de ser acompanhado pelo cruzamento em alta das MME 21 e MME 50.
porquê a MM21?
Como há muito tempo não aparece um gráfico neste tópico, vou atrever-me a postar um humilde boneco (é a minha primeira vez)
Porque não disponho de nenhuma plataforma sofisticada, recorro apenas aos gráficos do Negócios.
Se as linhas estiverem bem traçadas (deem-me feedback, por favor, pois tenho dúvidas relativamente à LTA) estamos perante um triangulo ascendente cujo breakout a ocorrer na zona dos 1,10 (Resistência e LTD) pode levar a cotação para junto da resistência seguinte, talvez na zona dos 1,27. O momentum (RSI) parece ajudar à concretização deste cenário que necessitará também de ser acompanhado pelo cruzamento em alta das MME 21 e MME 50.
Contudo, o comportamento dos volumes faz antever que a acção não revela força suficiente para romper a zona acima referida e, por isso, manterá a tendência descendente iniciada desde o máximo alcançado em Abril.
Qual dos cenários vingará?
Abraço.
Porque não disponho de nenhuma plataforma sofisticada, recorro apenas aos gráficos do Negócios.
Se as linhas estiverem bem traçadas (deem-me feedback, por favor, pois tenho dúvidas relativamente à LTA) estamos perante um triangulo ascendente cujo breakout a ocorrer na zona dos 1,10 (Resistência e LTD) pode levar a cotação para junto da resistência seguinte, talvez na zona dos 1,27. O momentum (RSI) parece ajudar à concretização deste cenário que necessitará também de ser acompanhado pelo cruzamento em alta das MME 21 e MME 50.
Contudo, o comportamento dos volumes faz antever que a acção não revela força suficiente para romper a zona acima referida e, por isso, manterá a tendência descendente iniciada desde o máximo alcançado em Abril.
Qual dos cenários vingará?
Abraço.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Nem que apresentasse +200% de lucro, caia na mesma. O mercado quer la saber se as empresas dao lucro, prejuizo, etc
E o jogo mais viciado de todos. Agora cai tudo ate aos infernos. Um dia sobe tudo ate ao ceu, com ou sem lucros...
E o jogo mais viciado de todos. Agora cai tudo ate aos infernos. Um dia sobe tudo ate ao ceu, com ou sem lucros...
- Registado: 20/2/2014 22:01
pacheco1979 Escreveu:Excelentes resultados.
'sem os efeitos da fusão Zon-Optimus e das imparidades realizadas no terceiro trimestre do ano passado, os lucros da Sonae registam um crescimento de 47,7%, adianta a mesma fonte'
'Volume de negócios melhora 4,1%'
retalho alimentar +2% relativamente a 2013
retalho especializado +10% relativamente a 2013
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... embro.html
aqui o titulo da noticia parece-me mais justo
http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/int ... id=4234748
Quem está ligado: