Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão

por BearManBull » 17/11/2022 13:52

mais_um Escreveu:Seguindo o teu princípio (onde se paga impostos) os Açores e a Madeira não são território português ....

:shock:

https://dre.pt/dre/legislacao-consolida ... 2-73423517
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por PMP69 » 17/11/2022 13:43

Registado: 11/2/2021 17:05

por mais_um » 17/11/2022 13:02

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Taiwan é território chinês, no dia em que Taiwan declarar a independência é invadido pela RPC. Está na lei chinesa desde 2005.

Quantos impostos é que os Taiwaneses pagaram nos últimos 50 anos ao fisco da RPC?

Obvio que não é literalmente metade da Ucrânia, mas vai ser a parte que interessa aos russos.

Seguindo o teu princípio (onde se paga impostos) os Açores e a Madeira não são território português .... ou o Pais Basco e Navarra não são Espanha.. :lol: :lol:

Os impostos gerados nas regiões que referi revertem 100% para a região, no caso de Navarra e Pais Basco, estes pagam à administração central um fee para contribuir para as despesas das forças armadas e representação internacional.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Goya777 » 17/11/2022 13:01

Fascinante. Lendo certos users por aqui, ficamos com toda a certeza que a Russia está a ganhar a guerra e que a Ucrania está a ponto de levantar bandeira branca. E que na verdade a Russia está a avançar para trás como movimento estratégico nacional

Registado: 17/7/2014 22:33

por BearManBull » 17/11/2022 12:47

Carrancho_ Escreveu:O que me parece obvio hoje é que o objetivo russo principal passava por tomar o poder na Ucrânia instalando em Kiev um governo fantoche. Tendo fracassado passaram ao objetivo mínimo que além de todo o Luhansk, Donestsk e Crimeia passava por ligar a Rússia à Moldávia retirando o acesso da Ucrânia ao Mar Negro transformando-a num proto-estado sem viabilidade. Também isto fracassou, se hoje Kherson já parece uma miragem para a Rússia então o que dizer de Mykolaiv e Odessa?!

Não sei até que ponto isso teria sido uma boa vitoria para os russos. Já tiveram um governo pro russo que foi derrubado, para eles o terreno que controlam actualmente tem todo o sentido estratégico para controlar o mercado de gás barato para a Europa.

Carrancho_ Escreveu:O tempo está a favor da Ucrânia devido ao apoio internacional de que usufruem, quanto mais passa mais poder negocial à mesa ganham os ucranianos no terreno. Zaporizhzhya está na calha para permitir a reconquista de todo o território de Kherson, os russos parece saber que isso é inevitável e já colocam linhas de defesa à entrada da Crimeia. Se no terreno continuarem a ter sucesso os ucranianos não só garatem o acesso ao Mar Negro como vão manter o acesso ao Mar de Azov.

Na melhor das hipóteses, os russos conseguem um pouco mais do território do Donnbass que aquele que controlavam antes de 24 de fevereiro. Ou seja, no máximo conseguem uma vitória pírrica, e, e...

No futuro tudo pode mudar, mas hoje não é nada obvio o que dizes, bem pelo contrário.

Neste momento tens o mesmo mapa praticamente inalterado nos últimos 2 meses. Pode ser que sim que os Ucranianos deem a volta, mas o preço a pagar sera de terem uma perda humana enorme e claro que os russos podem aumentar a intensidade dos ataques a estruturas civis. Como se viu o Zelensky está a ficar entalado e tem cometido erros graves no discurso. Neste momento a Ucrânia tem de pedir por favor aos russos para poder exportar cerais...

Falta saber como vai terminar mas se a Russia ficar realmente com o território actual é uma vitoria enorme para Putin. Ainda mais que a Russia está a lutar contra a Ucrânia, não estamos a falar de um Afeganistão, nem de um Iraque, com recursos modestos e tendo a Ucrânia toda a inteligencia e suporte logístico da NATO. Para mim é uma derrota vergonhosa para o ocidente, principalmente quando foi o próprio ocidente que financiou os oligarcas que orquestraram a guerra.
Anexos
war_map.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por PMP69 » 17/11/2022 12:18

Carrancho_ Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:Nunca referi a palavra deserta, mas sim semi-deserta e não é meramente semântica. ´

Não referiste a palavra deserta e eu com isso. Eu não te citei a ti especificamente nem falei em semi-deserta. Só defendo/justifico e só sou responsável pelas coisas que escrevo. Ora, o meu post veio no seguimento do post do Carrancho que dizia e cito:

Carrancho Escreveu:Não me parece que esteja nem que venha a ficar deserta.

Expressei uma opinião e que mantenho, conforme reiterei em cima (se de hoje a amanhã tb se vier a mostrar que eu afinal estava completamente errado, a vida continua). Nunca foi minha intenção discutir definições de deserta vs semi-deserta nem vou entrar agora em nada disso...

Não vou voltar atrás à procura do que escrevi, mas acho que a vossa discussão é como alguém que está a discutir expetativas de AT para prazos distintos :lol:

O que eu vi não foi só na cidade mas em toda a região de Kherson que havia sido libertada. Em todo o lado havia habitantes a receber as forças ucranianas, obviamente pessoas que lá se mantiveram todo estes meses pois não viriam à frente das forças de reconquista ucranianas.

Tendo em conta os padrões antes de 24 de fevereiro é verdade que a cidade e restante território estavam "desertas" naquele dia.

Tendo em conta que sofreram uma invasão, 8 meses de ocupação russa, um referendo obrigatório fantoche pelo meio, ameaças de bombas sujas e tsunami de 5 metros, lei marcial que foi concluída com a retirada obrigatória dos civis... é verdade que as forças ucranianas encontraram aquele território cheio de civis a recebê-los de braços abertos e lágrimas de felicidade e alívio.

Na minha perspectiva foi com admiração que constatei isto, não contava ver lá absolutamente ninguém.

Provavelmente os "civis" que foram retirados, eram os cerca de 20.000 militares russos que desapareceram. :wink:

Pedro

por PMP69 » 17/11/2022 12:15

Carrancho_ Escreveu:
BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Taiwan é território chinês, no dia em que Taiwan declarar a independência é invadido pela RPC. Está na lei chinesa desde 2005.

Quantos impostos é que os Taiwaneses pagaram nos últimos 50 anos ao fisco da RPC?

Obvio que não é literalmente metade da Ucrânia, mas vai ser a parte que interessa aos russos.

O que me parece obvio hoje é que o objetivo russo principal passava por tomar o poder na Ucrânia instalando em Kiev um governo fantoche. Tendo fracassado passaram ao objetivo mínimo que além de todo o Luhansk, Donestsk e Crimeia passava por ligar a Rússia à Moldávia retirando o acesso da Ucrânia ao Mar Negro transformando-a num proto-estado sem viabilidade. Também isto fracassou, se hoje Kherson já parece uma miragem para a Rússia então o que dizer de Mykolaiv e Odessa?!

O tempo está a favor da Ucrânia devido ao apoio internacional de que usufruem, quanto mais passa mais poder negocial à mesa ganham os ucranianos no terreno. Zaporizhzhya está na calha para permitir a reconquista de todo o território de Kherson, os russos parece saber que isso é inevitável e já colocam linhas de defesa à entrada da Crimeia. Se no terreno continuarem a ter sucesso os ucranianos não só garatem o acesso ao Mar Negro como vão manter o acesso ao Mar de Azov.

Na melhor das hipóteses, os russos conseguem um pouco mais do território do Donnbass que aquele que controlavam antes de 24 de fevereiro. Ou seja, no máximo conseguem uma vitória pírrica, e, e...

No futuro tudo pode mudar, mas hoje não é nada obvio o que dizes, bem pelo contrário.

Concordo com a tua análise, principalmente com o objectivo de tomar Kiev e tudo o resto cair.

Acho que o máximo que a Ucrânia pode aceitar, é perder a Crimeia e aceitar um Donbass autónomo.

No entanto, não acredito numa paz no Donbass, nem na implementação do que for acordado, à semelhança dos acordos Minsk 1 e 2.

Pedro

por Carrancho_ » 17/11/2022 12:11

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:Nunca referi a palavra deserta, mas sim semi-deserta e não é meramente semântica. ´

Não referiste a palavra deserta e eu com isso. Eu não te citei a ti especificamente nem falei em semi-deserta. Só defendo/justifico e só sou responsável pelas coisas que escrevo. Ora, o meu post veio no seguimento do post do Carrancho que dizia e cito:

Expressei uma opinião e que mantenho, conforme reiterei em cima (se de hoje a amanhã tb se vier a mostrar que eu afinal estava completamente errado, a vida continua). Nunca foi minha intenção discutir definições de deserta vs semi-deserta nem vou entrar agora em nada disso...

Não vou voltar atrás à procura do que escrevi, mas acho que a vossa discussão é como alguém que está a discutir expetativas de AT para prazos distintos :lol:

O que eu vi não foi só na cidade mas em toda a região de Kherson que havia sido libertada. Em todo o lado havia habitantes a receber as forças ucranianas, obviamente pessoas que lá se mantiveram todo estes meses pois não viriam à frente das forças de reconquista ucranianas.

Tendo em conta os padrões antes de 24 de fevereiro é verdade que a cidade e restante território estavam "desertas" naquele dia.

Tendo em conta que sofreram uma invasão, 8 meses de ocupação russa, um referendo obrigatório fantoche pelo meio, ameaças de bombas sujas e tsunami de 5 metros, lei marcial que foi concluída com a retirada obrigatória dos civis... é verdade que as forças ucranianas encontraram aquele território cheio de civis a recebê-los de braços abertos e lágrimas de felicidade e alívio.

Na minha perspectiva foi com admiração que constatei isto, não contava ver lá absolutamente ninguém.
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por Carrancho_ » 17/11/2022 11:44

BearManBull Escreveu:

O que me parece obvio hoje é que o objetivo russo principal passava por tomar o poder na Ucrânia instalando em Kiev um governo fantoche. Tendo fracassado passaram ao objetivo mínimo que além de todo o Luhansk, Donestsk e Crimeia passava por ligar a Rússia à Moldávia retirando o acesso da Ucrânia ao Mar Negro transformando-a num proto-estado sem viabilidade. Também isto fracassou, se hoje Kherson já parece uma miragem para a Rússia então o que dizer de Mykolaiv e Odessa?!

O tempo está a favor da Ucrânia devido ao apoio internacional de que usufruem, quanto mais passa mais poder negocial à mesa ganham os ucranianos no terreno. Zaporizhzhya está na calha para permitir a reconquista de todo o território de Kherson, os russos parece saber que isso é inevitável e já colocam linhas de defesa à entrada da Crimeia. Se no terreno continuarem a ter sucesso os ucranianos não só garatem o acesso ao Mar Negro como vão manter o acesso ao Mar de Azov.

Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por BearManBull » 17/11/2022 10:37

― Leon C. Megginson

por PMP69 » 17/11/2022 10:34

mais_um Escreveu:
PMP69 Escreveu:
À dias vi um artigo muito interessante, mas já não me lembro onde, e que basicamente analisava a quantidade de disparos de artilharia de campanha, desde a segunda guerra mundial, e esta guerra apenas era superada pela segunda guerra mundial.

Deixaste aqui esse link, é do site brasileiro manhoso que usas como fonte :D

A artilharia ucraniana, mesmo com uma taxa considerável de cerca de 5 mil disparos por dia, não consegue chegar nem perto da taxa russa. A vantagem da Ucrânia está na precisão.

https://www.forte.jor.br/2022/11/09/art ... a-mundial/

PMP69 Escreveu:Tenho a ideia que não estão a fazer os abastecimentos pela Crimeia, mas sim via Donetsk.

A espinha dorsal dos abastecimentos das forças armadas russas são os comboios e penso que não há nenhuma linha ferrea operacional entre Donetsk e Kherson.

É capaz, mas acredita que prefiro fontes manhosas, pois são mais independentes e difíceis de manipular.

Por norma, desconfio de tudo o que vem dos EUA, pois nunca me vou esquecer que dois dos jornais mais reputados (NYT e WP) publicaram informação falsa com o intuito de manipular a opinião publica americana, e que teve como consequência a invasão de um país, sob um pretexto que todos sabiam que não era verdade.

Mas podemos ir recuando e recordar como foi abafada a investigação do Gary Webb e por aí fora.

Para quem gosta de Operações Especias, no site manhoso :D tem aqui a história das ucranianas.

https://www.forte.jor.br/2022/11/02/operacoes-especiais-na-ucrania-parte-1/

https://www.forte.jor.br/2022/11/03/operacoes-especiais-na-ucrania-parte-2/

https://www.forte.jor.br/2022/11/04/operacoes-especiais-na-ucrania-parte-3/

Existem, foram destruídas pelos ucranianos no início da invasão e depois reconstruídas pelos russos (Ferrovia Dnipro), que fazem a ligação a Kherson e Melitopol, sendo a cidade de Tokmak um importante ponto de logístico para as diferente cidades, daí estar guardada por dois regimentos de fuzileiros navais russos.

Pedro

por mais_um » 17/11/2022 8:39

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu:Andas a ver muitos filmes de ficção científica... :lol: :lol:

Não vou responder a palhaçadas sem argumentos.

.

BearManBull Escreveu:
"O Presidente russo está praticamente sozinho no mundo, com a sua política", disse Olaf Scholz

No mundo leia-se USA+UE 800M vs 8.000M. Pior porque continua a comprar combustíveis russos.

As forças orientais estão-nos a dar um bailinho da Madeira que nunca se pensou ser possível. Humilhação atras de humilhação, a Ucrânia vai perder metade do território e Taiwan vai eventualmente acabar por ser território chines.

O teu comentário está cheio de argumentos :lol: :lol: :lol:
Erros sim, argumentos zero, como é a norma na maior parte dos teus comentários neste forum.
Queres argumentos, eu vou dar-te e demonstrar mais uma vez os disparates que escreves.
Os russos controlaram no máximo cerca de 20% do território (Agosto) e desde dessa altura têm vindo a perder, tendo em conta o apoio ocidental e o desempenho das forças russas pensar que os ucranianos vão perder metade do território é ficção científica, já percebeste agora?

Taiwan é território chinês, no dia em que Taiwan declarar a independência é invadido pela RPC. Está na lei chinesa desde 2005.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por BearManBull » 17/11/2022 1:42

mais_um Escreveu:Andas a ver muitos filmes de ficção científica... :lol: :lol:

Não vou responder a palhaçadas sem argumentos.

Da minha parte abstenho-me de voltar a comunicar com as tuas intervenções.

Pena não existir um botão de mute.
― Leon C. Megginson

por mais_um » 17/11/2022 0:56

PMP69 Escreveu:
À dias vi um artigo muito interessante, mas já não me lembro onde, e que basicamente analisava a quantidade de disparos de artilharia de campanha, desde a segunda guerra mundial, e esta guerra apenas era superada pela segunda guerra mundial.

Deixaste aqui esse link, é do site brasileiro manhoso que usas como fonte :D

A artilharia ucraniana, mesmo com uma taxa considerável de cerca de 5 mil disparos por dia, não consegue chegar nem perto da taxa russa. A vantagem da Ucrânia está na precisão.

https://www.forte.jor.br/2022/11/09/art ... a-mundial/

PMP69 Escreveu:Tenho a ideia que não estão a fazer os abastecimentos pela Crimeia, mas sim via Donetsk.

A espinha dorsal dos abastecimentos das forças armadas russas são os comboios e penso que não há nenhuma linha ferrea operacional entre Donetsk e Kherson.

por mais_um » 17/11/2022 0:46

Em relação ao incidente que aconteceu na Polonia, parece-me que se aplica a lei de Occam, a explicação mais simples é provavelmente o que corresponde ao que aconteceu ou seja um míssil anti-aéreo ucraniano falhou o alvo e acabou por cair em território polaco.

Foi um acidente como teria sido um acidente se fosse um míssil russo, há destroços de misseis russos em território russo de lançamentos falhados quase todos os dias.

Considerando a quantidade de "olhos" que acompanham o que se passa na zona, uma operação de falsa bandeira seria facilmente desmontada, não foi por acaso o comentário do Biden na cimeira do G20, como se veio a comprovar ele foi bem informado, um míssil de fabrico russo (S-300) lançado pelos ucranianos caiu na Polonia, algo perfeitamente plausível num dia em que os russos lançaram quase 100 misseis e que cerca de 80% foram intercetados com sucesso.

Já agora, ainda sobre a vaga de hoje:

"U.S.-provided NASAMS air defense systems have had a 100% success rate in Ukraine intercepting Russian missiles, U.S. Defense Secretary Austin said on Wednesday"

https://www.reuters.com/world/europe/na ... 022-11-16/

por MarcoAntonio » 17/11/2022 0:18

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mais_um » 17/11/2022 0:11

MarcoAntonio Escreveu:Foi lapso meu ao escrever, estava a pensar "fonte ucraniana" mas escrevi "russa". Mas não interessa realmente. Eu já vi várias estimativas e nenhuma delas altera o que eu penso: primeiro, não sei qual está certa, se 30, 60 ou 75 mil ou o que seja; segundo, porque números na ordem das dezenas de milhar já é um número substancial (quantos menos, menos substancial, óbvio), a cidade teria algures entre 250 a 300 mil, também já não era uma cidade gigante antes da guerra; terceiro, porque o meu ponto era e mantém-se de que as imagens não me indicavam uma cidade deserta, que não pareciam ser fabricadas e que eu estava também em crer que mais iriam voltar agora que os russos foram embora.

Não tenho valores certos, não vou fiscalizar que não tenho condições e também não tenho intenção de continuar a argumentar sobre isto. Se de hoje amanhã se mostrar que a cidade está ao abandono, estavam pouquinhos e ainda por cima ninguém quis voltar, olha, eu estava errado e a vida continua.

Nunca referi a palavra deserta, mas sim semi-deserta e não é meramente semântica.
Deserta não terá quase ninguém, semi-deserta terá alguma população, mas bastante inferior ao habitual, não havendo uma definição quantitativa sobre os termos, fica a percepção de cada um para os termos utilizados.
Sendo que o termo de semi-deserta também tem sido utilizado nos OCS não russos e pelos ucranianos para definir o actual nivel de população em Kherson.

por MarcoAntonio » 17/11/2022 0:04

Foi lapso meu ao escrever, estava a pensar "fonte ucraniana" mas escrevi "russa". Mas não interessa realmente. Eu já vi várias estimativas e nenhuma delas altera o que eu penso: primeiro, não sei qual está certa, se 30, 60 ou 75 mil ou o que seja; segundo, porque números na ordem das dezenas de milhar já é um número substancial (quantos menos, menos substancial, óbvio), a cidade teria algures entre 250 a 300 mil, também já não era uma cidade gigante antes da guerra; terceiro, porque o meu ponto era e mantém-se de que as imagens não me indicavam uma cidade deserta, que não pareciam ser fabricadas e que eu estava também em crer que mais iriam voltar agora que os russos foram embora.

Não tenho valores certos, não vou fiscalizar que não tenho condições e também não tenho intenção de continuar a argumentar sobre isto. Se de hoje a amanhã se mostrar que a cidade está ao abandono, estavam lá pouquinhos e ainda por cima ninguém quis afinal voltar, olha, então eu estava errado e a vida continua.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por mais_um » 17/11/2022 0:04

Carrancho_ Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:(...)
A margem esquerda, em frente à cidade de Kherson, é basicamente um parque natural de dunas de areia, a artilharia russa se ficar próxima da margem vai ficar desprotegida e será um alvo fácil para os ucranianos. (...) Excluindo a possibilidade de um ataque dessa dimensão, acho que Kherson tem condições para se aguentar bem e viva.

Carrancho_ Escreveu:Depois do lamaçal o tipo de terreno que os russos têm para se instalar é este que não dá muito proteção à artilharia e fácil de detectar todas as movimentações.

Não percebo nada de assuntos militares, mas num raio de 40 km de Kherson parece-me que vai ser difícil encontrar russos.

Aquilo que referia atrás parece que se confirma.

Oleshky aparentemente está deserta, isto supostamente é um blogger propagandista russo que foi deixado para trás a fugir para leste pela cidade vazia passando por checkpoints russos desertos.

https://www.patreon.com/posts/74664995

Na peninsula assinalada na minha imagem também há notícias não oficiais de que na parte que pertence a Mykolaiv desembarcaram forças ucranianas.

A linha vermelha marca a zona onde penso não será possível encontrar forças russas pelo que Kherson tem todas as condições para ser uma cidade "segura" longe do alcance da artilharia russa..

No entanto não me parece que estejam reunidas as condições para as forças ucranianas ocuparem esse território pois da mesma forma que os russos aí estão desprotegidos também os ucranianos estariam e sem ligações no rio que lhes permitisse retirar rapidamente. A não ser que os russos tenham recuado para a fronteira da Crimeia, o que não acredito.
Antes de avançar neste terreno penso que os Ucranianos têm de entrar a montante do Dniepre e tomar controlo total da barragem.

Boa avaliação, partilho da mesma opinião. :wink:

por mais_um » 16/11/2022 23:59

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:Os ucranianos referiram que 3/4 da população dos 300 mil habitantes abandonou a cidade durante a ocupação russa, considerandos os que fugiram para a Russia antes dos russos retirarem estima-se que cerca de 30 mil habitantes tenham ficado na cidade ou seja cerca de 90% foi embora, como referi a cidade está semi-deserta, mas dou de barato outra interpretação para uma cidade que perde 90% da sua população. :wink:

Aceitei e concordei desde logo que a cidade tinha perdido população, isso nunca esteve em questão.

Não faço ideia de qual é a exactidão da fonte russa de que tinham ficado 75 mil (um número já de si substancial) nem tenho razões para achar que a estimativa que avanças de 90% foram embora esteja correcta. As imagens que vi não indicavam uma cidade deserta (nem pareciam ser fabricadas) e disse também que estava em crer que mais iam voltar agora que a Rússia saiu (admitindo perfeitamente que a cidade tinha perdido muita gente). Foi isso que comentei, opinião que matenho até boa evidência em contrário.

A fonte é ucraniana e não russa, as estimativas são ucranianas.
Mas olhando para os videos do dia da libertação em Kherson, estão mais pessoas às compras na praça da fruta das Caldas da Rainha a um sábado de manhã do que as estavam nos videos que passaram. A cidade está semi-deserta, pelo menos no meu conceito de semi-deserta, uma cidade que perde 90% da sua população, no meu entender não tem outra forma de se categorizar.

The Guardian spoke to six Kherson residents who described a semi-deserted city looted by the fleeing Russian-installed administration.

https://www.theguardian.com/world/2022/ ... liberation

por mais_um » 16/11/2022 23:50

BearManBull Escreveu:
"O Presidente russo está praticamente sozinho no mundo, com a sua política", disse Olaf Scholz

No mundo leia-se USA+UE 800M vs 8.000M. Pior porque continua a comprar combustíveis russos.

As forças orientais estão-nos a dar um bailinho da Madeira que nunca se pensou ser possível. Humilhação atras de humilhação, a Ucrânia vai perder metade do território e Taiwan vai eventualmente acabar por ser território chines.

Andas a ver muitos filmes de ficção científica... :lol: :lol: e já agora Taiwan é formalmente território da China, é reconhecido pelos americanos.

por MarcoAntonio » 16/11/2022 23:45

mais_um Escreveu:Os ucranianos referiram que 3/4 da população dos 300 mil habitantes abandonou a cidade durante a ocupação russa, considerandos os que fugiram para a Russia antes dos russos retirarem estima-se que cerca de 30 mil habitantes tenham ficado na cidade ou seja cerca de 90% foi embora, como referi a cidade está semi-deserta, mas dou de barato outra interpretação para uma cidade que perde 90% da sua população. :wink:

Aceitei e concordei desde logo que a cidade tinha perdido população, isso nunca esteve em questão.

Não faço ideia de qual é a exactidão da fonte russa de que tinham ficado 75 mil (um número já de si substancial) nem tenho razões para achar que a estimativa que avanças de 90% foram embora esteja correcta. As imagens que vi não indicavam uma cidade deserta (nem pareciam ser fabricadas) e disse também que estava em crer que mais iam voltar agora que a Rússia saiu (admitindo perfeitamente que a cidade tinha perdido muita gente). Foi isso que comentei, opinião que mantenho até boa evidência em contrário.
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 16/11/2022 23:36

PMP69 Escreveu:Neste momento, é impossível aos ucranianos atravessarem o Dniepre, e mesmo usando forças navais, que não as têm, seria um suicídio.

O mais lógico é desviarem grande parte da força aplicada em Kherson e atacar a sul de Zaporíjia, atravessando ai o rio Dniepre e seguir em direcção a Melitopol e Tokmak (onde estão as 19ª e 42ª Divisões de Fuzileiros e por onde passa a via férrea que abastece Kherson), isolando assim as forças russas de Kherson do Donbass.

No entanto, a chegada do inverno deverá tornar os avanças bastantes difíceis.

Pedro

Também concordo contigo, faz todo o sentido uma ofensiva no oblast de Zaporizhya, já que o rio Dniepre é uma defesa natural a sul da barragem, assim presumo que passe a haver mais ataques ucranianos nessa zona, vamos observando...

por mais_um » 16/11/2022 23:28

MarcoAntonio Escreveu:Bom, as imagens não são de uma cidade deserta. Ora, há vários videos e clips diferentes, filmados em diferentes locais, em diferentes perspectivas, por diferentes pessoas (não é bem isto que acontece em imagens orquestradas, isto para dizer que os clips me parecem genuínos).

Seguramente que perdeu população, mas população a manifestar-se em diferentes locais da cidade, muita viatura a circular, não creio de todo que se possa falar de cidade deserta e se é assim ao fim de meses de ocupação, a minha expectativa é que haja gente a voltar também.

Salvaguardando o que eventualmente os russos possam ainda vir a fazer. Mas para já parece que foi mesmo uma retirada (por detrás de uma cortina de fumo) e, espero eu, agora os russos vão só ficar a "reclamar" que aquilo é deles porque referendo e tal e coisa.

Os ucranianos referiram que 3/4 da população dos 300 mil habitantes abandonou a cidade durante a ocupação russa, considerandos os que fugiram para a Russia antes dos russos retirarem estima-se que cerca de 30 mil habitantes tenham ficado na cidade ou seja cerca de 90% foi embora, como referi a cidade está semi-deserta, mas dou de barato outra interpretação para uma cidade que perde 90% da sua população. :wink:

More than three-quarters of Kherson’s 300,000 residents had escaped the city, leaving 75,000 people to endure the Russian occupation before Moscow’s forces retreated last week and Ukrainian troops began to move in.

https://www.voanews.com/a/ukraine-provi ... 32635.html

por PMP69 » 16/11/2022 20:36

Espero não estar a cometer um erro, mas acho que era o Spinola que dizia mais ou menos isto:

"Os militares servem para ganhar tempo para os políticos negociarem"

Pedro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 192 visitantes