Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por ParaCima » 19/9/2014 11:34

Ragas Escreveu:
ParaCima Escreveu:
Ragas Escreveu:Bem, não sei o que fazer... comprei JM a 13.50 as acções não páram de descer dia após dia, não sei se devo esperar pelos resultados no dia 29 de Outubro, ou se devo esperar por Novembro onde vai ser anunciada a nova estratégia para a Polonia, ou se vendo já e assumo a perda....

qual foi a conclusão tirada desta perda??? se conseguires chegar a alguma conclusão terás uma decisão imediata. pensa nisso

Eu neste momento nem consigo pensar.... Sinceramente não sei mesmo o que fazer :(

vou explicar o meu estilo de negociação. quando entro numa acção penso assim, pelos parâmetros xyz a empresa poderá ter uma tendência de chegar a um determinado valor... esses pontos normalmente baseiam-se em análise fundamental comparativamente com outras empresas do mesmo sector, ou com o crescimento potencial da empresa em comparação com a actual cotação...

obviamente que o objectivo do investimento é sempre ter retorno, assim sendo penso que devo de limitar as perdas, imaginando que acho que posso ganhar 10%, ent nunca posso perder mais de 5%, pk certamente que me vou enganar, até te dou um exemplo, no dia em que foi anunciada a redução da taxa do bce, pensei assim. bancos com financiamento mais barato, logo temos mais lucro, o raciocínio não é assim tão simples por causa das indexações. mas em grnade parte aplica-se assim, se compras um chocolate a um euro(neste caso pedes o dinheiro emprestado) e vendes o mesmo chocolate a dois euros. se começares a vender o chocolate a 1,9 (redução dos indexantes, por causa das medidas do bce) mas o comprares 0,9 então tens uma margem maior, logo menos risco para o teu negocio, e potencialmente uma maior procura, visto teres um preço mais baixo... tudo isto para dizer, comprei bpi a 1,55, e pensei que poderia ter uma valorização interessante devido ao factor mencionado. mentalmente previ uma valorização de 5% e pensei assim, então o risco de perda só pode ser de dois. meti um stop a 1,52. a cotação bateu no 1,52 e vendeu. se tivesse tido a tua politica hoje estaria a ganhar bem... mas se em vez de ser no bpi tivesse sido na jeronimo hoje estaria a perder bem. a minha conclusão, preferi não ter o ganho e controlar as perdas do que ter o ganho e não conseguir controlar as perdas...

Artista no caso da jeronimo martins quanto mais baixo for o FM melhor. fundo maneio=AC-PC ou capitais permanente- ioamp

pegando na formula ac= clientes, caixa PC= fornecedores, pagamentos a curto prazo
se pegarmos na formulas de pmp, pmr e stock. se o pmr+stock-pmp<0 ent obviamente que os fornecedores estão a financiar a actividade da empresa. no caso da JM o pmr é zero (quando consomes, pagas na hora) ent nos clientes tens "0" e nos fornecedores tens 10 mil imagina... se tiveres em caixa 9000, então faltam 1000 para teres graveto para pagar ao fornecedores... mas como eles não vao receber hoje, tens aqueles dias de diferença para aplicares os 9 mil, receberes os juros e entretanto criares caixa para pagar os 10 mil. pk os 10 mil não se vencem num dia. sempre que a empresa tenha o pmr+stock-pmp<0 ent faz sentido o fm ser inferior a zero...desde que não seja uma coisa exagerada...

para concluir, imagina que o pmp passa dos 90 dias para os 120 dias... obviamente que o valor dos fornecedores sobe, e que pela diferença temporal que temos envolvida a empresa passa algum do caixa para empréstimos de médio-longo prazo... ai tens dos factores que fazem reduzir o fm. mas que é benéfico para a empresa, tá a pagar mais tarde e com as aplicações a médio-longo prazo tá a receber uma taxa de juro mais alta...ficando até com mais cash disponível...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por united1901 » 19/9/2014 11:29

o que poderão ser os resultados em outubro? positivos ? negativos?? se não forem negativos será que deixa de ficar em bear?

será que vale a pena esperar pelos resultados? ta-me a doer um bocado ela tar a descer assim porque a minha média é 13,8

Registado: 28/7/2014 12:31

por SFT » 19/9/2014 11:23

Artista Romeno Escreveu:inacreditavelmente a jm no ultimo q2 queimou fundo maneio :mrgreen:
ver http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=83650&start=75

A minha esperança é que o fundo de maneio foi para comprar os carros que estão a oferecer na Polónia.

A minha curiosidade, se assim continuar com a geração de cash flow deficiente, é saber como pagará dividendos para o ano: ou até lá tem cash flow espectaculares ou vai ter de recorrer a empréstimos. E não há nada mais "curioso" que uma empresa recorrer a emprestimos para pagar dividendos.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por fff » 19/9/2014 11:12

Esta area de negocio num ambiente de tx Juros elevadas, tem vantagem competitiva em relação a negocios mais expansionistas , mas que precisem de capital para se financiar e com pesados encargos financeiros.
Nesta área o elevado cash flow gerado permite fazer aplicações financeiras com elevado retorno financeiro, ou financiar a expansão á custa do cash flow gerado sem encargos financeiros de emprestimos.

No actual clima de tx juro quase nulas , parace-me que está area de negocio já não tem a grande mais valia que tinha , em relação a negocios em expansão que hoje se conseguem financiar a tx muito baixas.

Questiono-me se esta será tambem uma razão para termos outras empresas em constante subida e nesta area de negocio os investidores , afastam-se, desapontados com os resultados , que tambem podem incorporar esta vertente.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Artista Romeno » 19/9/2014 10:56

SHARPTRADER Escreveu:Uma questão que não me recordo de ver debatida aqui, é qual o impacto da actual politica de juros quase nulos, em termos de afetar a rentabilidade financeira desta área de negocios.

Nas aulas de GEstão Financeira aprendemos que os negocios desta natureza, têm valor não somente pela vertente comercialização de produtos, mas muito pelo elevado cash-flow gerado e disponivel durante muito tempo, entre o recebimento imediato e o pagamento a fornecedores, e se aplicado com elevado retorno, geram uma mais valia financeira muito significativa.

Com a actual politica de juros baixos, não tenho uma noção exacta, se este elevado cash-flow gerado continua a ter um elevado rendimento em aplicações financeiras, ou se esse retorno tera diminuido significativamente.

inacreditavelmente a jm no ultimo q2 queimou fundo maneio :mrgreen:
ver http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=83650&start=75
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por fff » 19/9/2014 10:51

Uma questão que não me recordo de ver debatida aqui, é qual o impacto da actual politica de juros quase nulos, em termos de afetar a rentabilidade financeira desta área de negocios.

Nas aulas de GEstão Financeira aprendemos que os negocios desta natureza, têm valor não somente pela vertente comercialização de produtos, mas muito pelo elevado cash-flow gerado e disponivel durante muito tempo, entre o recebimento imediato e o pagamento a fornecedores, e se aplicado com elevado retorno, geram uma mais valia financeira muito significativa.

Com a actual politica de juros baixos, não tenho uma noção exacta, se este elevado cash-flow gerado continua a ter um elevado rendimento em aplicações financeiras, ou se esse retorno tera diminuido significativamente.

por Dr Tretas » 19/9/2014 10:23

Ragas Escreveu:
ParaCima Escreveu:
Ragas Escreveu:Bem, não sei o que fazer... comprei JM a 13.50 as acções não páram de descer dia após dia, não sei se devo esperar pelos resultados no dia 29 de Outubro, ou se devo esperar por Novembro onde vai ser anunciada a nova estratégia para a Polonia, ou se vendo já e assumo a perda....

qual foi a conclusão tirada desta perda??? se conseguires chegar a alguma conclusão terás uma decisão imediata. pensa nisso

Eu neste momento nem consigo pensar.... Sinceramente não sei mesmo o que fazer :(

Em geral, é sempre má decisão ficar agarrado a acções em queda, paralizado pela indecisão. Sei bem o que isso é: "E se eu vendo e ela desata a subir no dia seguinte?". Não gosto nada de dar conselhos de investimento, mas diria que é melhor vender e aceitar a perda.

Ou como já tenho lido aqui no Caldeirão, se hoje tivesses capital em vez de acções da JM, irias comprar JM ou outra acção?

Registado: 29/10/2013 12:15

por jonas007 » 19/9/2014 10:15

Neste momento já estas emocionalmente afectado e nem vais pensar bem...
Olha, eu fazia o seguinte, durante 5 minutos analisa o gráfico e mete um Stop numa zona que desconsideres relevante. Ou vende já e quando quebrar em alto uma resistência entra e mete logo o Stop.

Ajudei?! :-k

Registado: 21/5/2014 22:06

por Ragas » 19/9/2014 10:10

ParaCima Escreveu:

Registado: 27/12/2007 22:40

por fff » 19/9/2014 10:00

Recordo-me de ter lido algures um comentario de alguem muito convencido, que iria existir um grande incremento de vendas na bilha do gas na polonia, sendo esse um factor muito positivo para a inversão da queda do titulo.

Quiça ainda vamos assistir a inversão da bilha e os muitos ganhos futuros da venda na bilha do gas.

Quanto a mim, mantenho a mesma filosofia, excelentes investimentos são aqueles em que os graficos têm subida sustentada e continuada .

por ParaCima » 19/9/2014 9:59

"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por Ragas » 19/9/2014 9:54

Bem, não sei o que fazer... comprei JM a 13.50 as acções não páram de descer dia após dia, não sei se devo esperar pelos resultados no dia 29 de Outubro, ou se devo esperar por Novembro onde vai ser anunciada a nova estratégia para a Polonia, ou se vendo já e assumo a perda....

Registado: 27/12/2007 22:40

por _Noah » 16/9/2014 13:53

_Noah Escreveu:A 4 de maio último, questionei os que seguem, e investem na JMT, para:

...e se a 31.12.2014 a JMT estivesse abaixo dos € 10,00.... Bom nem precisou de chegarmos a dezembro próximo.... :lol:

Por outro lado, a 25 de abril de 2013 a JMT conheceu o seu ponto mais alto, acima dos € 18,50.... Que cacetada, para os valores que está no presente :oh:

Não obstante, estou de olho, e a desejar que venha abaixo dos € 9,30..... :lol:

_Noah

Só falta um "cagagésimo" :mrgreen:

_Noah - EDIT colocação de "pic"
Anexos
Screen Shot 2014-09-16 at 13.54.52.png
EDIT PIC
Screen Shot 2014-09-16 at 13.54.52.png (100.51 KiB) Visualizado 6959 vezes

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por fff » 16/9/2014 11:13

Casa de investimento recomenda 'reduzir' na retalhista e atribui preço-alvo de 9,5 euros
Kepler Cheuvreux corta target da Jerónimo Martins e considera ser "cedo para comprar"
16/09/2014 | 10:23 | Dinheiro Vivo

O ambiente fortemente concorrencial e a baixa inflação alimentar que têm deteriorado as margens de rentabilidade da Jerónimo Martins levaram o Kepler Cheuvreux a rever em baixa as previsões de crescimento e o preço-alvo da retalhista, frisando que é "demasiado cedo para comprar".

"Reduzimos as estimativas de EBITDA para 2015 e 2016 em 3-5% ao ano e as previsões de lucro entre 4-7% ao ano", frisou esta casa de investimento citada pela Reuters.

A Cheuvreux adiantou que cortou também "o preço-alvo de 10,2 euros para 9,5 euros por ação", mantendo a recomendação de 'Reduzir'.

"Moderámos ainda as estimativas de crescimento do top-line para 2015-16 para as vendas 'like-for-like' na Polónia e os planos de expansão com um taxa de crescimento annual composta estimada para entre 2013-16 de 9% para as vendas e 6% para o EBITDA", explicou.

Disclaimer: Esta análise pertence à Kepler Cheuvreux, não representa uma proposta de compra ou venda e todas as opiniões são da responsabilidade da casa de investimento. O investidor deve consultar a nota de análise na íntegra, solicitando-a à casa de investimento.

por jotas007 » 15/9/2014 19:29

SFT Escreveu:
jotas007 Escreveu:
SFT Escreveu:Jotas,

Pelo teu gráfico, dizes que a JM vai cair até aos 4 EUR [=11-(18-11)].

Sem querer puxar a brasa à minha sardinha, não partilho dessa opinião nem da que seja um H&S, mas como da última vez que opinei neste tópico as coisas correram mal, deixa ver o que acontecerá nos próximos tempos :lol:

Olá SFT.
Atenção que a seta vermelha é meramente indicativa, não assinala nenhum target, somente a direção do preço.

Bons negócios

Tranquilo. Eu é que não resisti em contar o final da história :)

Já agora, como é o comportamento do volume nesse H&S?

Abc!

O que te posso dizer é que o volume da vela de activação do H&S é o maior dos ultimos três anos! :shock:
No semanal, claro.

Bons negócios
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

Registado: 28/7/2013 12:03

por SFT » 15/9/2014 19:03

jotas007 Escreveu:

Sem querer puxar a brasa à minha sardinha, não partilho dessa opinião nem da que seja um H&S, mas como da última vez que opinei neste tópico as coisas correram mal, deixa ver o que acontecerá nos próximos tempos :lol:

Olá SFT.
Atenção que a seta vermelha é meramente indicativa, não assinala nenhum target, somente a direção do preço.

Bons negócios

Tranquilo. Eu é que não resisti em contar o final da história :)

Já agora, como é o comportamento do volume nesse H&S?

Abc!

por jotas007 » 15/9/2014 18:35

Olá SFT.

Bons negócios
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

por slbnnbobadela » 15/9/2014 17:55

jotas007 Escreveu:Boa tarde

Em relação a Jerónimo Martins(JMT), vou anexar 2 gráficos semanais. Um dos gráficos com uma visão mais alargado (+-10anos) e outro mais curto (+-4anos).

Se repararmos no 1º gráfico, vemos um bull market que iniciou em 2002 e que passado 2 anos confirmou-se com o cruzamento da MM50 com MM200.
A JMT subiu bastante, durante uma década :shock: e em 2013 atinjiu o seu máximo de sempre, iniciando uma tendência descendente.

Agora entra o 2º gráfico. Se fizermos zoom no gráfico reparamos que temos uma poderosa div- nos máximos e pior do que isso... um GRANDE H&S :oh:
Pois é, um padrão técnico de inversão de tendência(está tão perfeito que até fico a desconfiar! :D ) e para juntar à festa... o cruzamento da MM50 com MM200!!! :wall: Ou seja, poderemos ter a confirmação do bear market na JMT, tal como aconteceu à 10anos atrás mas ao contrário.

A vela semanal da activação do H&S é fortissima, confirmando a projeção bear. Por isso, arrisco a escrever que os próximos anos para JMT não vão ser faceis! :-$

Será mesmo assim?

Repito, ambos são gráfico semanais. :-"

Bons negócios

Caro Jotas007,

Obrigado pelos teus gráficos, axo que comprei mal, pois comprei a 10,20 a pensar que não descia mais, mas com a sua explicação é bastante real.
Ando a ler um dos livros que o Ulisses sugere, e o H&S está certissimo e a tendência é downtrend. Pelas minhas poucas analises estária um suport a rondar os 9,50€, mas no seu gráfico é mais baixo.
Cumprimentos
Pedro

Registado: 3/3/2009 20:39

por SFT » 14/9/2014 23:27

Jotas,

por Gil Rumor » 14/9/2014 14:51

A JM precisava de descansar! Entretanto o dinheiro esperto foi e vai saindo.

Registado: 28/8/2014 13:39

por jotas007 » 14/9/2014 14:44

Boa tarde

Em relação a Jerónimo Martins(JMT), vou anexar 2 gráficos semanais. Um dos gráficos com uma visão mais alargado (+-10anos) e outro mais curto (+-4anos).

Se repararmos no 1º gráfico, vemos um bull market que iniciou em 2002 e que passado 2 anos confirmou-se com o cruzamento da MM50 com MM200.
A JMT subiu bastante, durante uma década :shock: e em 2013 atinjiu o seu máximo de sempre, iniciando uma tendência descendente.

Agora entra o 2º gráfico. Se fizermos zoom no gráfico reparamos que temos uma poderosa div- nos máximos e pior do que isso... um GRANDE H&S :oh:
Pois é, um padrão técnico de inversão de tendência(está tão perfeito que até fico a desconfiar! :D ) e para juntar à festa... o cruzamento da MM50 com MM200!!! :wall: Ou seja, poderemos ter a confirmação do bear market na JMT, tal como aconteceu à 10anos atrás mas ao contrário.

A vela semanal da activação do H&S é fortissima, confirmando a projeção bear. Por isso, arrisco a escrever que os próximos anos para JMT não vão ser faceis! :-$

Será mesmo assim?

Repito, ambos são gráfico semanais. :-"

Bons negócios
Anexos
jmt1.png
jmt2.png
Editado pela última vez por jotas007 em 14/9/2014 15:58, num total de 1 vez.

por _Noah » 13/9/2014 21:15

A 4 de maio último, questionei os que seguem, e investem na JMT, para:

...e se a 31.12.2014 a JMT estivesse abaixo dos € 10,00.... Bom nem precisou de chegarmos a dezembro próximo.... :lol:

Por outro lado, a 25 de abril de 2013 a JMT conheceu o seu ponto mais alto, acima dos € 18,50.... Que cacetada, para os valores que está no presente :oh:

Não obstante, estou de olho, e a desejar que venha abaixo dos € 9,30..... :lol:

_Noah
Anexos
Screen Shot 2014-09-13 at 21.07.44.png
JMT

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por jccgold » 13/9/2014 1:45

Em 1º lugar que relatório?
Em 2º lugar o LIDL só está na Alemanha? Já sabemos que a Alemanha está numa melhor situacao que os outros países europeus e mesmo assim o imobiliario valorizou 30% desde 2007 o q n é nada de especial descontando a inflacao. O mercado europeu no global desvalorizou muito.
Em 3º lugar a JM nao está na Alemanha está na Polónia e Portugal. Desde 2007 os preços do imobiliário desceram grosso modo em Portugal e Polónia 35%. Excelente opcao da JM de nao comprar imobiliário a desvalorizar
http://www.globalpropertyguide.com/Euro ... ce-History

Registado: 11/11/2011 3:58

por carlospereira78 » 12/9/2014 23:55

Isso sao tudo análises muito bem feitas, só que, pois é falta aí algo um pormaior. Quanto foi a desvalorizacao do imobiliário, e nomeadamente de imobiliário comercial em Portugal e Polónia? Quanto tem perdido o LIDL por comprar patrimonio imobiliario q tem desvalorizado e se o comprasse agora quanto mais barato estaria? :!: :arrow:[/quote]
Mas quem Lê os relatórios dos resultados do LIDL ou CARREFOUR e rapidamente se apercebe de mais valias no imobiliário. No Ano de 2013 o LIDL na Alemanha viu o seu património imobiliário ser valorizado em relação a 2010 em 39%. Agora j
ccgold
o que é melhor a longo prazo?

Registado: 29/7/2014 20:16

por jccgold » 12/9/2014 20:17

SHARPTRADER Escreveu:Esse argumento da bilha, fez-me dar uma boa gargalhada. Um bom motivo para quem tem estado fora da JMT em todo o percurso da descida, pode ser precisamente para não levar na bilha e ficar dorido.

Imagino q sejas dos q esteve de fora desde sempre e nunca lucraste a 3000% com a valorizacao da JM. O EuroSexy anda a confundir empresas de exportacao com empresas de retalho que nao exportam nada, vendem localmente.

carlospereira78 Escreveu:1- Para hoje ter 2550 lojas na Polónia, era necessário ou arrendar e comprar. a JM optou por arrendar e não investir na compra. Hoje está a pagar Yields de 9% sobre o imóvel e se tivesse comprado poderia estar a pagar a divida emitida a 3% ou 4% , logo está a perder 5 a 6% em relação a concorrência como por Exemplo a LIDL que tem uma estratégia de expansão centrada na compra de localizações.

Isso sao tudo análises muito bem feitas, só que, pois é falta aí algo um pormaior. Quanto foi a desvalorizacao do imobiliário, e nomeadamente de imobiliário comercial em Portugal e Polónia? Quanto tem perdido o LIDL por comprar patrimonio imobiliario q tem desvalorizado e se o comprasse agora quanto mais barato estaria? :!: :arrow:

Registado: 11/11/2011 3:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, darkreflection, Google [Bot], iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 193 visitantes