Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por united1901 » 26/9/2014 11:32

para cima tem totalmente razão. ou veres vais ter uma ilusão positiva. o que é errado.

pessoal como se shorta uma cotada numa plataforma BPI?? SE ALGUME ME PODER EXPLICAR MANDANDO UMA MP PRIVADA AGRADECIA

Registado: 28/7/2014 12:31

por Ragas » 26/9/2014 11:30

magofir Escreveu:Sintomatico de que as contas do 3T serão a continuação do descalabro, até Novembro será sempre a cair....

Dizes até Novembro, pelo facto de em Novembro irem apresentar a nova estratregia para a Polonia ou por outro motivo ??

Registado: 27/12/2007 22:40

por ParaCima » 26/9/2014 11:29

ragas não vendeste a tua posição!?!? melhor conseçho que tenho para dar é... esquece por completo a jeronimo martins, pelo menos nos primeiros tempos... isto não é sinal de venda... é que ao andares a ver se a jeronimo martins cai ou sobe continuas a justificar a tua decisão... o que deverias querer era esquecer(excepto a lição) e andares para a frente, neste momento a tendência tá a dizer-te que fizeste bem em teres vendido e tás eufórico com a tua decisão... imagina que fosse ao contrario, qual seria o teu sentimento? era um "duplo melão". deixa de pensar no que se passou, e avança... eu tb sou novato mas já levei umas mocadas e já apendi umas lições valentes!!! boa sorte para os novos investimentos...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por fff » 26/9/2014 11:26

Quando um titulo entra numa tendencia descendente continua, ninguem quer ficar a segurar na vela.

Espero bem que na proxima apresentação de resultados surpreendam o mercado positivamente, algo em que eu continuo ceptico, senão podemos ver o desanimo habitual do mercado nas ultimas apresentações de resultados.

Claro que um dia há-de inverter durante um longo periodo, mas eu não me vou por a adivinhar onde é o fundo. Quando apresentarem resultados positivos para o mercado, ai eu entro, para aguentar a posição durante a subida.

Para já mantenho-me out.

Registado: 29/11/2007 3:19

por magofir » 26/9/2014 11:23

Sintomatico de que as contas do 3T serão a continuação do descalabro, até Novembro será sempre a cair....

Registado: 15/4/2011 23:10

por Ragas » 26/9/2014 11:21

Bem parace que o descalabro continua.... até onde este titulo vai parar. Há 4/5 meses atras se dissessem que este titulo estava a aproximar-se dos 7 euros ninguem acreditava....

por jonas007 » 25/9/2014 19:31

Como ninguém acreditava ver a JM a 18 euros, em anos que cotava a 3 e 4. Agora ninguém acredita que vai cotar a 2 ou 3!
Tomem cuidado, porque o mercado dá hoje para um dia voltar a tirar.

Registado: 21/5/2014 22:06

por FXX » 25/9/2014 15:35

FXX Escreveu:Boa tarde a todos,
vou deixar, arcaicamente, a minha visão de C/ MP :lol:
É bem provável, que dentro em breve possa haver um ressalto de MP, tanto pela aproximação da retração de 68% de fibo, bem como pelo estado oversold de curto e médio prazo!
A combinação desta duas energias (zona e timing) proporcionam um trade de média probabilidade (a outra energia: direção, é descendente, pelo que é sempre bom cautelas redobradas!)

Boa continuação,
FXX

Boas,
hmmm...fazendo apenas um exercico técnico na JMT, eu pessoalmente, acredito que o timig da venda não poderá ter sido o melhor! Isto pq desde p inicio da descida...sempre que a cotação vem fora da banda inferior + indicador de timing oversold + proximidade de um fibo importante (61.8%)...poderá aumentar a possibilidade de ressalto ( de curto prazo claro!).
Isto é apenas um exercicio meu....uma forma de tentar melhorar a minha análise....não é para ser encarado com uma critica ao ragas.
PS: minimo de hj por volta dos 8.75 € (assinalado como zona a vigiar no grafico).

Abraço a todos,
FXX
Anexos
DAILYJMT.png
DAILYJMT.png (82.39 KiB) Visualizado 7482 vezes
SEMANAL JMT.png
SEMANAL JMT.png (102.44 KiB) Visualizado 7467 vezes

Registado: 1/5/2008 0:11

por Gil Rumor » 25/9/2014 15:22

EuroSexy Escreveu:
Ragas Escreveu:Bem vendi hoje o meu titulo, tive um prejuizo brutal ( pelo menos para mim foi brutal ). Aprendi algumas lições, erros que certamente não vou repetir.
-
Queria agradecer a todos aqueles que deram a sua opinião e me esclareceram varias duvidas.
-
Tenho que levantar a cabeça e partir para outra.

Achas quem te comprou acções fez bem ou mal? Quem te comprou comprou a um preço bastante inferior ao teu.

Eurosexy,

Quem vende também precisa de comprar para liquidar suas posições.

Ou consideras que só se compra a pensar em vender mais alto?

Registado: 28/8/2014 13:39

por Ragas » 25/9/2014 15:21

EuroSexy Escreveu:
Ragas Escreveu:Bem vendi hoje o meu titulo, tive um prejuizo brutal ( pelo menos para mim foi brutal ). Aprendi algumas lições, erros que certamente não vou repetir.
-
Queria agradecer a todos aqueles que deram a sua opinião e me esclareceram varias duvidas.
-

Achas quem te comprou acções fez bem ou mal? Quem te comprou comprou a um preço bastante inferior ao teu.

Não sei... só sei que quem me comprou já está a perder 20 centimos por acção. Agora se comprou bem ou mal, só o futuro o dirá... Eu claramente não comprei bem, e vou tirar as minha ilações de varios erros que cometi para não os repetir.

por EuroSexy » 25/9/2014 15:10

-
-

Registado: 16/6/2014 0:01

por Ragas » 25/9/2014 14:11

Bem vendi hoje o meu titulo, tive um prejuizo brutal ( pelo menos para mim foi brutal ). Aprendi algumas lições, erros que certamente não vou repetir.
-
-

por fff » 25/9/2014 14:07

_Noah Escreveu:Confesso que, não esperava que a cotação viesse tão depressa abaixo dos € 9,00, estou apreensivo, pois poderá ir aos € 8,00 num abrir e fechar de olhos :shock:

_Noah

Qualquer acção com uma queda descendente pronunciada e continua é muito dificil saber onde pára a queda e inicia a inversão.
Por isso nunca compro posições para aguentar em titulos em forte tendencia descente, espero que inverta.

Posso comprar num dia de queda muito forte para movimento intraday, mas nunca para aguentar a posição por varios dias .

Não consigo adivinhar fundos

Registado: 29/11/2007 3:19

por _Noah » 25/9/2014 13:56

Confesso que, não esperava que a cotação viesse tão depressa abaixo dos € 9,00, estou apreensivo, pois poderá ir aos € 8,00 num abrir e fechar de olhos :shock:

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por Blue Epsilon » 25/9/2014 11:59

HJOR Escreveu:Fraseando uma velha máxima...

"Só se perde ou ganha quando se vende"

Por isso muita gente nunca perde porque guarda os títulos que adquiriu para os netos ou espera :pray: que tenham ganhos para vender.

Exacto. Isso lembrou-me o Berardo com as acções do BCP... Se ainda não vendeu, não perdeu dinheiro nenhum :twisted:
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por HJOR » 25/9/2014 11:40

Fraseando uma velha máxima...

"Só se perde ou ganha quando se vende"

Por isso muita gente nunca perde porque guarda os títulos que adquiriu para os netos ou espera :pray: que tenham ganhos para vender.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por united1901 » 25/9/2014 11:31

boas perseu o ragas identificou-me ai. o que é certo é que eu já vendi.perdi 2300 euros.no meu ver os resultados vão ser iguais aos outros trimestres. sendo pior que o ultimo trimestre de 2013 não vejo porque ela irá subir. a cotada teve lucros nos trimestres passados mas comparado com o ano passado e deveras negativo. a competividade no seu maior mercado e cada vez maior. cada dia baixxa mais os preços.será que na colômbia vai começar a aparecer os lucros? não sei até que ponto vai demorar isso. será que vai ser o suficiente para a cotada inverter? na polonia andam a oferecer carros como prémios gastaram um balurdio para conseguir serem os preferidos na polonia. será que compensa??? eu até podia quando invertesse por la o dobro do que lá tinha baixar o preço médio. mas pelas minhas contas teria de subir 50% para chegar aos lucros. e o meu maior problema e que teria o dinheiro todo encrencado não sei por quanto tempo. por isto tudo preferi finalmente aceitar as perdas levantar a cabeça e aprender alguma coisa com a minha primeira perda.

Registado: 28/7/2014 12:31

por Optimiza » 25/9/2014 11:21

Ragas Escreveu:perseu obrigado pela analise. O Meu problema é que comprei o titulo a 13, e tal com o united1901 cometi o erro que não colocar nenhum stop, e neste momemto estou a perder cerca de 6400 euros... e é penoso pk a cada dia que passa o titulo desce mais um pouco, começo a ficar com "medo" e ao mm tempo sem clareza para pensar na melhor opção.

Ragas, não te poderei nunca aconselhar sobre o que deves fazer!
É certo que quando saimos de uma acção com fortes perdas, nunca voltamos à acção no timing adequado (porque o nosso subconsciente impõe a inércia pelo medo latente).

Pessoalmente, em bear market global vendia logo. Mas ainda estamos num bull e por isso, se não tivesse cumprido com o imp stop loss (nos 10%), mantinha até Novembro ( acredito na inversão da JMAR no curto/médio prazo), assumindo as quedas prováveis até essa data ( os tais 8€ como a "inviolável muralha da china", que caso seja tomada pelos "mongóis" levar-me-ia a fechar a posição).
Dou-te um exemplo, de como em bull market a minha percepção e gestão do risco é diferente. Tenho um preço médio de .63usd numa acção de outro sector, que chegou aos .517€ (e é a minha maior posição, e estava com fortes perdas potenciais), como tinha a convicção que a acção tecnica e fundamentalmente tinha tudo para subir (vinha de uma queda anualizada de 76%, em mínimos de sempre+ext.oversold, com uma capitalização inferior a 1/17 da facturação, EBITDA de 9,embora com passivo elevado), não vendi, e ao dia de hoje a acção está a valer .729usd (agora sim cumprirei com o trailing stop, actualmente nos .694usd).

p.s. Tenho um "truque" para digerir melhor as perdas potenciais. Para cada acção em carteira, faço a evolução gráfica da mesma pela cotação actual -com a perda ou ganho liquido à data), mas tenho no final da linha o stop loss definido (com a perda potencial em cash inserida), bem como o target do negócio (com o lucro objectivo em cash). Isto permite colocar o negócio em perspectiva e ser menos dramático/eufórico nas análises.
cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por Celsius-reloaded » 25/9/2014 11:11

Vi assim de relança que há uns problemas com os funcionários do Pingo Doce.

Que se passa?
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por _x_ » 25/9/2014 10:45

Para entradas por pouco tempo, para aproveitar pequenas recuperações ainda aceito, mas para médio longo prazo?
Anexos
jm.png
jm.png (21.45 KiB) Visualizado 6330 vezes
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Ragas » 25/9/2014 10:36

perseu obrigado pela analise. O Meu problema é que comprei o titulo a 13, e tal com o united1901 cometi o erro que não colocar nenhum stop, e neste momemto estou a perder cerca de 6400 euros... e é penoso pk a cada dia que passa o titulo desce mais um pouco, começo a ficar com "medo" e ao mm tempo sem clareza para pensar na melhor opção.

por Optimiza » 25/9/2014 10:14

Ragas Escreveu:Estou como o United1901. a perder bastante com a JM, parece que as tendencias sao todas descendentes. Vale a pena esperar pelo anuncio da nova estrategia para a Polonia em Novembro ou corro o risco do titulo voltar a cair a pique ate lá...( uma vez que os resultados saiem a 29 de Outubro)

As expectativas futuras foram de tal modo rebaixadas e desvitalizadas, que admito um bom potencial na ação apartir de Novembro. Os mesmos fundos estrangeiros que estão a reduzir, voltarão se os resultados trimestrais e o comunicado posterior do CA não forem mto pessimistas (basta isto).

A história dos mercados revela duas hilações importantes: que em correções acima de 3%, como a que se espera para breve (e em bear market que não será este ano), as retalhistas são consideradas defensivas (Como sector, cai menos do que o Mercado). Revela tb que é o sector % com menos falências de todos os considerados (tendencialmente seguro).
A segunda, diz respeito à mean reversion theory transposta para a JM: Se o título evoluiu nesta macro leg de 6,5€ até aos 18€, se temos um PER a rondar os 15 e um R/R de 1/3, deste momento em diante, quem estiver dentro pode estar disposto a pagar para ver - ao fim e ao cabo uma call (que pouco representa face às perdas anteriores).

perspectiva de entrada - Entro idealmente na ação abaixo dos 8.3€(8,04€ representa o máximo do canal correctivo), mas existe um suporte táctico nos 8.8 que poderia suportar a acção.
jm8.04.gif
jm8.04.gif (28.97 KiB) Visualizado 6407 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por Ragas » 25/9/2014 9:27

Estou como o United1901. a perder bastante com a JM, parece que as tendencias sao todas descendentes. Vale a pena esperar pelo anuncio da nova estrategia para a Polonia em Novembro ou corro o risco do titulo voltar a cair a pique ate lá...( uma vez que os resultados saiem a 29 de Outubro)

por ParaCima » 24/9/2014 17:40

united1901 Escreveu:obrigado FXX. eu tinha la 30% da minha carteira. tenho 90000 accoes no bcp. ainda cá estou. mas este dinheiro que me sobrou que ainda é algum vai estar parado por algum tempo. redefenir uma estratégia.(ou melhor aprender a ter uma)

brincas com muito dinheiro... se perdeste 30% na jeronimo que correspondia a 2000 e tal euros... tens uma carteira de 20 mil euros... pensa no que te custou a ganhar antes do investires!!! ;)
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 176 visitantes