Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Eu tambem gosto muito de multiplos, mas transacciono essencialmente para incrementar o meu patrimonio.
O que eu quero saber quando comparo um ativo, é , ele está em tendencia ascendente e após um periodo temporal vou conseguir vender o activo por um valor superior ao que comprei, ou vou ter que ficar com ele no bau, ou vai continuar a desvalorizar e se quiser vender perco dinheiro ?
O que eu quero saber quando comparo um ativo, é , ele está em tendencia ascendente e após um periodo temporal vou conseguir vender o activo por um valor superior ao que comprei, ou vou ter que ficar com ele no bau, ou vai continuar a desvalorizar e se quiser vender perco dinheiro ?
- Registado: 29/11/2007 3:19
Deixo aqui uma forma menos técnica de olhar para a acção. Trata-se de um exercício simples de avaliação da JMT por múltiplos de mercado, utilizando múltiplo EV/ EBITDA.
Para os menos familiarizados com o método, a avaliação por múltiplos permite avaliar rapidamente a empresa aplicando um múltiplo a que empresas comparáveis estão a cotar (P/E, EV/EBITDA, EV/Vendas etc). Isto dá-nos o valor da empresa, ao que devemos deduzir a dívida financeira e somar a caixa e equivalentes para obtermos o valor dos capitais próprios.
Alguns pressupostos:
- JMT consegue vendas consolidadas de cerca de € 13b no final de 2014
- Múltiplo médio de 7.0x ev/ebitda de comparáveis. O estudo da Deloitte apontava para 6.9x no primeiro trimestre de 2014 (link no final)
-Valor do EV, assumindo margens EBITDA para a JMT entre 5.75% e 6.25% e múltiplos entre 6.5x e 7.5x (valores em €b):
_________6,5x / 7,0x / 7,5x
5,75%: €4,859 / €5,233 / €5,606
6,00%: €5,070 / €5,460 / €5,850
6,25%: €5,281 / €5,688 / €6,094
-Ao deduzirmos a dívida líquida de € 606.5 M no final do primeiro semestre obtemos o valor dos capitais próprios. Ao dividir esse valor pelo número de acções (629,293,220) obtemos os seguintes valores de € por acção:
________6,5x / 7,0x / 7,5x
5,75%: €6,76 / €7,35 / €7,95
6,00%: €7,09 / €7,71 / €8,33
6,25%: €7,43 / €8,07 / €8,72
Espero que este exercício tenha ajudado a olhar para JMT de uma outra perspectiva.
Bons negócios.
----
http://www2.deloitte.com/content/dam/De ... 1_2014.pdf
Para os menos familiarizados com o método, a avaliação por múltiplos permite avaliar rapidamente a empresa aplicando um múltiplo a que empresas comparáveis estão a cotar (P/E, EV/EBITDA, EV/Vendas etc). Isto dá-nos o valor da empresa, ao que devemos deduzir a dívida financeira e somar a caixa e equivalentes para obtermos o valor dos capitais próprios.
Alguns pressupostos:
- JMT consegue vendas consolidadas de cerca de € 13b no final de 2014
- Múltiplo médio de 7.0x ev/ebitda de comparáveis. O estudo da Deloitte apontava para 6.9x no primeiro trimestre de 2014 (link no final)
-Valor do EV, assumindo margens EBITDA para a JMT entre 5.75% e 6.25% e múltiplos entre 6.5x e 7.5x (valores em €b):
_________6,5x / 7,0x / 7,5x
5,75%: €4,859 / €5,233 / €5,606
6,00%: €5,070 / €5,460 / €5,850
6,25%: €5,281 / €5,688 / €6,094
-Ao deduzirmos a dívida líquida de € 606.5 M no final do primeiro semestre obtemos o valor dos capitais próprios. Ao dividir esse valor pelo número de acções (629,293,220) obtemos os seguintes valores de € por acção:
________6,5x / 7,0x / 7,5x
5,75%: €6,76 / €7,35 / €7,95
6,00%: €7,09 / €7,71 / €8,33
6,25%: €7,43 / €8,07 / €8,72
Espero que este exercício tenha ajudado a olhar para JMT de uma outra perspectiva.
Bons negócios.
----
http://www2.deloitte.com/content/dam/De ... 1_2014.pdf
- Registado: 15/1/2014 16:45
Entro na acção contra os mandamentos e fundamentos de Mercado, porque não resisti mais. Entrada com 1/3 de posição final, a 8.15€ (stop loss 6.39€, com o suporte padrão apenas nos 6,5€ ou caso o plano estratégico seja um desastre). Risco elevado, reforço com outro terço até aos resultados trimestrais.
Oportunidade:
- Principal- Especular em resultados trimestrais bem acima da perspectiva fortemente negativa dos mercados. Plano estratégico que seja convincente.
- Suporte nos 8/8.04€
- Bollinger spread quebrado, ext. oversold, RSI extremado (bem como FI).
- Short term timing em divergência com a tendência macro.
- Shorts representam 4% sobre o capital (se acção inverter leva a um short squeeze)
- Potential de upside após resultados é o triplo do downside potential (alvo - FCF, passivo, estratégia crescimento).
- Conceptualizar um Ciclo quinquenal (2004/2009;2010/2014; 2015/2019)
Riscos:
- Lutar contra a sedimentada tendência bear na JM, na Walmart, Carrefour e Ahold.
- Compra contra a correcção actual do S&P (e dos indices europeus como o Psi18).
- Vir a deter a posição por demasiado tempo (mais de 6 meses).
- Ter um stop loss demasiado alargado.
- fundos estrangeiros continuarem vendedores.
- troquei posição final numa acção "vencedora" (Yahoo) por posição inicial em duas "perdedoras" (JM - já comprada e NBG por comprar).
cumps, perseu
Oportunidade:
- Principal- Especular em resultados trimestrais bem acima da perspectiva fortemente negativa dos mercados. Plano estratégico que seja convincente.
- Suporte nos 8/8.04€
- Bollinger spread quebrado, ext. oversold, RSI extremado (bem como FI).
- Short term timing em divergência com a tendência macro.
- Shorts representam 4% sobre o capital (se acção inverter leva a um short squeeze)
- Potential de upside após resultados é o triplo do downside potential (alvo - FCF, passivo, estratégia crescimento).
- Conceptualizar um Ciclo quinquenal (2004/2009;2010/2014; 2015/2019)
Riscos:
- Lutar contra a sedimentada tendência bear na JM, na Walmart, Carrefour e Ahold.
- Compra contra a correcção actual do S&P (e dos indices europeus como o Psi18).
- Vir a deter a posição por demasiado tempo (mais de 6 meses).
- Ter um stop loss demasiado alargado.
- fundos estrangeiros continuarem vendedores.
- troquei posição final numa acção "vencedora" (Yahoo) por posição inicial em duas "perdedoras" (JM - já comprada e NBG por comprar).
cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
xeidafome Escreveu:boas,
Apesar de ainda estar a dar os primeiros passos em AT, identifico (não sei se correctamente) um canal de negociação (a azul) e a cotação a tocar a base desse canal com, aparentemente, baixo volume.
O que interpreto é que, a cp prevejo uma reccção em alta até perto do topo do canal, ou seja, acima dos 10€ (previsão conservadora).
Dito isto, comecem a disparar!!!
Está a disparar mas é para sul...
Esses 8,44 já foram a vida!
É a acção que mais cai....
Jeronimo, quem te viu a 18 e quem te vê a 8.
Mais uma prova que tentar apanhar um fundo numa acção com sentimento bear e quedas continuas , pode gerar muito desapontamento.
Que o diga quem a tem vindo a comprar desde os 18.
Resultados só a 29 Outubro, se comportamento se mantiver a panoramica não é simpatica.
Mais uma prova que tentar apanhar um fundo numa acção com sentimento bear e quedas continuas , pode gerar muito desapontamento.
Que o diga quem a tem vindo a comprar desde os 18.
Resultados só a 29 Outubro, se comportamento se mantiver a panoramica não é simpatica.
Sempre tive uma regra no trading que é: nem 8 nem 80. Empresas em 8s é mau negócio.
- Registado: 16/6/2014 0:01
xeidafome Escreveu:boas,
Apesar de ainda estar a dar os primeiros passos em AT, identifico (não sei se correctamente) um canal de negociação (a azul) e a cotação a tocar a base desse canal com, aparentemente, baixo volume.
O que interpreto é que, a cp prevejo uma reccção em alta até perto do topo do canal, ou seja, acima dos 10€ (previsão conservadora).
eu não vou muito em canais, e muito menos no teu, bastante imperfeito, do que resulta que qualquer previsão sairá necessariamente distorcida
há que ter em conta que a jmt vive um bear market, onde realmente ocorrem ressaltos de intensidade variável; daí a fazer previsões para amanhã, vai uma grande distância
Tal como nos momentos bons se exagera no tom das boas noticias, num momento menos bom se exageram provavelmente nas más noticias. Provavelmente a empresa nunca valeu realmente os 18€ por acção e agora provavelmente terá um movimento descendente até atingir um preço possivelmente abaixo do valor real da empresa. E digo momento menos bom, porque acho que a empresa não está nem estará (assim dum momento para o outro pelo menos) num momento mau. As margens e lucros diminuiram, o investimento continua a ser alto com um novo país agora a contribuir de forma "negativa" para as contas (acho que ja era obvio que a implementação na Colombia nao teria retornos imediatos).
Numa base de medio/longo prazo, apesar de contra todos os sinais tecnicos, a empresa pode começar a ficar interessante para investir, mas isso depende da expectativa de cada um relativamente aos investimentos em curso. Claro que numa perpectiva tecnica é muito claro: ficar longe dela. Mas nem todos podem ver a coisa dessa forma senao agora quereriam todos vender e não haveria alguem disposto a comprar
Numa base de medio/longo prazo, apesar de contra todos os sinais tecnicos, a empresa pode começar a ficar interessante para investir, mas isso depende da expectativa de cada um relativamente aos investimentos em curso. Claro que numa perpectiva tecnica é muito claro: ficar longe dela. Mas nem todos podem ver a coisa dessa forma senao agora quereriam todos vender e não haveria alguem disposto a comprar

boas,

SERRA LAPA Escreveu:Com o RSI a estes níveis sinceramente não vejo mais margens para quedas. Mas isto é a minha opinião... Hoje deve ter feito o fundo para os próximos tempos
Boas ,
Será que não pode cair mais? O RSI está acompanhar a acção, e a tocar mínimos, logo poderá descer mais, pois não está a inverter.Sempre que a cotação chega a novos mínimos e o gráfico do RSI não acompanhe(que não é o caso), é muito provável que a cotação do título suba. Como está a acompanhar, poderá descer mais.
Será que estou a ter um raciocínio lógico, ou estou errado?
Peço as vossas opiniões.
Obrigado
- Registado: 3/3/2009 20:39
Neste momento a JM poderá em breve cotar abaixo de 7 euros ou mesmo 6 euros. Os analistas estão neste momento preocupados com a canibalização de vendas por parte das novas lojas. Na próxima apresentação de resultados espero que seja uma autentica catástrofe as vendas Like for Like, quem está a vender tem com certeza informação privilegiada. Não se esqueçam que a JM optou sempre por arrendar lojas e não comprar e todos sabem que neste momento essa estratégia foi errada.
Estive dentro e vendi aos 11.30 e agora só entro perto de 7.30
Estive dentro e vendi aos 11.30 e agora só entro perto de 7.30

- Registado: 29/7/2014 20:16
Com o RSI a estes níveis sinceramente não vejo mais margens para quedas. Mas isto é a minha opinião... Hoje deve ter feito o fundo para os próximos tempos
É aproveitar a onda, ou seja shortar. Só tenho pena de não o ter feito mais cedo (abri posição curta há 2 semanas). Sinceramente, não vejo nenhum suporte digno de nome. Talvez ali nos 8 haja algum suporte, mas é evidente a fraqueza do título.
Sinceramente, não aconselho ninguém a tentar adivinhar um fundo na JMT.
Sinceramente, não aconselho ninguém a tentar adivinhar um fundo na JMT.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Era só para puxar este tópico, esquecido dos post´s. Mas nunca dos investidores.
Hoje é mais do mesmo, tendência de queda, acentuada.
- Registado: 21/5/2014 22:06
rollingsnowball Escreveu:Prometi a mim mesmo que ia analisar isto quando chegasse aos 8 euros (ainda não chegou mas nunca se sabe o futuro), embora à partida ache provável não ser suficiente a queda para eu entrar. Alguém que já tenha analisado a Jerónimo Martins consegue dizer-me qual a competição na polónia e (se possível) arranjar-me links para as contas dos competidores?
Já agora, quando eles partem as contas por segmentos e dizem os activos e passivos por segmentos está lá incluído o goodwill (suponho que sim mas nada como perguntar)?
Obrigado
as contas do lidl acho que não são publicas, a do netto acho que tambem nao o são as das polacas nunca me despertaram curiosidade, honestamente o mercado polaco tem potencial para o longo prazo, mas a jm ainda não estou certo que tenha tocado o fundo, só reentro quando der um sinal de inversão se ela ocorrer é mais que a tempo de entrar... tal o potencial se isto reentrar nos eixos,e daqui quem sabe a 6 meses ou 1 ano possa ocorrer, de facto eles foram buscar o ceo la que lhes deu sucesso agora resta esperar

alias se há empresa misteriosa é o lidl ou lider como dizem os idosos.... é uma empresa a meu ver com uma cultura misteriosa aquilo nem precisa de grandes talentos, é tosco e tosco é , e assim autofunciona um modelo de negocio que grandes QI'S ou pessoas com muito mundo dificilmente atrairá
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Prometi a mim mesmo que ia analisar isto quando chegasse aos 8 euros (ainda não chegou mas nunca se sabe o futuro
), embora à partida ache provável não ser suficiente a queda para eu entrar. Alguém que já tenha analisado a Jerónimo Martins consegue dizer-me qual a competição na polónia e (se possível) arranjar-me links para as contas dos competidores?
Já agora, quando eles partem as contas por segmentos e dizem os activos e passivos por segmentos está lá incluído o goodwill (suponho que sim mas nada como perguntar)?
Obrigado

Obrigado
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
Quem se lembra dos posts do VERDURA no inicio deste ano?
- Registado: 29/11/2007 10:48
_Noah Escreveu:Perseu podes colocar o gráfico com a janela temporal que referes, e, os argumentos técnicos que suportam a tua afirmação, por favor?
_Noah
Noah, anexo os dois gráficos. Como a queda actual atinge valores de há 4 anos atrás, faz sentido apoiar a evolução dos mesmos num plano histórico dilatado. Os 8 euros são o meu suporte de entrada efectiva na acção (1/3 da posição).
nota - No tocante ao suporte central nos 6,5 euros, corresponde à superação do máx. histórico e confirmação do Bull anterior (o mesmo foi decisivo por duas vezes).
cumps, perseu
Editado pela última vez por Optimiza em 26/9/2014 14:58, num total de 1 vez.
Só para dizer que os suportes abaixo dos 10€ remontam a 2010. Acho que não devemos dar-lhe muita importância.
Muita atenção
A JM neste momento é uma caixa de surpresas. Manda a prudência ter o máximo de cuidado.
Cumprimentos
.
Muita atenção

Cumprimentos
.
- Anexos
-
- JM-26092014.png (37.84 KiB) Visualizado 6661 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
epinay Escreveu:Qual é o market cap da JM? A estes valores uma OPA seria possível? Quem teria capacidades e vontade estratégica para tal?
É 5.4 mil milhões Euros.
OPA não é possivel porque familia controla mais de 50% do capital. Não é por ai .
Qual é o market cap da JM? A estes valores uma OPA seria possível? Quem teria capacidades e vontade estratégica para tal?
- Registado: 15/2/2012 12:50
Perseu podes colocar o gráfico com a janela temporal que referes, e, os argumentos técnicos que suportam a tua afirmação, por favor?
_Noah
_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Apesar de o título estar em queda livre, com um FI nihilista, e apesar de estar abaixo da MA20 e a anos-luz da MA200, encontro um forte suporte nos 8 a 8.04€. Como parto de um pressuposto que os resultados do 3ºtrim. e o plano estratégico não serão ainda mais pessimistas do que o mercado espera, vou já comprar 1/3 de posição entre 8 e 8.2€ (sem stop loss automático). Após resultados, defino os 2 reforços seguintes.
Não deixa de ser uma "call" arriscada, mas não resisto ao título (há mais de dois anos que não estou na cotada, e acho-a fundamentalmente barata).
entrada - 1/3 de capital à volta de 8€ (objectivo final 12,5€ em março de 2015/ ou stop loss do primeiro terço a 6,39€).
riscos - Não ter outros suportes de relevo entre os 8€ e os 6,5€. E os 6,5€ são a meta da maioria dos players (um objectivo potenciador de reforço de shorts).
Não deixa de ser uma "call" arriscada, mas não resisto ao título (há mais de dois anos que não estou na cotada, e acho-a fundamentalmente barata).
entrada - 1/3 de capital à volta de 8€ (objectivo final 12,5€ em março de 2015/ ou stop loss do primeiro terço a 6,39€).
riscos - Não ter outros suportes de relevo entre os 8€ e os 6,5€. E os 6,5€ são a meta da maioria dos players (um objectivo potenciador de reforço de shorts).
Como os resultados só deverão ser publicados a 29 Outubro, se o mercado continuar receoso dos proximos resultados , ainda tem um longo caminho pela frente......
Só devo olhar para o titulo após a apresentação dos resultados , se existirem nessa altura aquelas quedas mais expressivas.
Só devo olhar para o titulo após a apresentação dos resultados , se existirem nessa altura aquelas quedas mais expressivas.
ParaCima Escreveu:ragas não vendeste a tua posição!?!? melhor conseçho que tenho para dar é... esquece por completo a jeronimo martins, pelo menos nos primeiros tempos... isto não é sinal de venda... é que ao andares a ver se a jeronimo martins cai ou sobe continuas a justificar a tua decisão... o que deverias querer era esquecer(excepto a lição) e andares para a frente, neste momento a tendência tá a dizer-te que fizeste bem em teres vendido e tás eufórico com a tua decisão... imagina que fosse ao contrario, qual seria o teu sentimento? era um "duplo melão". deixa de pensar no que se passou, e avança... eu tb sou novato mas já levei umas mocadas e já apendi umas lições valentes!!! boa sorte para os novos investimentos...
Vendi a 9E e perdi bastante. É claro que agora n vou comprar este titulo, mas quero seguir com atenção, agora quero ver onde isto vai parar.
Como o SHARPTRADER disse não me vou por a advinhar onde é o fundo.
- Registado: 27/12/2007 22:40
Quem está ligado: