Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
A bolsa é ridícula porque proporciona preços tão baixos em empresas que geram muito dinheiro. E em outra face, preços demasiado altos em activos que não valem um corn 

- Registado: 16/6/2014 0:01
amanhã será o dia... nem vale a pena ver os resultados se abrir a cair como tem sido até aqui é esperar pela próxima apresentação de resultados, se não cair... podemos estr a adivinhar um fundo.... amanhã saberemos tudo 

"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima
"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima
o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
- Registado: 12/3/2009 3:42
A Jerónimo foi durante anos a estrela do PSI20, agora está assim...
albarrã Escreveu:Pode estar a chegar ao fim a descida!?
Aquela zona de resistência em conjunto com a LTA de MLP estão a segura-la tal como previa. Se esse cenário se inverter só a zona dos 4€ a segura.
Estou fora por enquanto!
Que nunca por vencidos se conheçam!
Bastante esclarecedor Dr Tretas, obrigado.
Cumprimentos
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
jotas007 Escreveu:TheMolle Escreveu:Para ver a JM a "renascer das cinzas" ou a inverter a tendência dominantemente descendente é quando a virmos a quebrar em alta as suas resistências, e não a chegar aos seus suportes.
Não nego a validade do Engulfing que se formou na última sessão, mas durante este "downhill" que a JM tem vindo a fazer, já muitos foram os padrões de inversão que se formaram e a cotação está onde está!
Boa tarde TheMolle,
Visto que estas bear, qual é para ti a referência que te faz ficar novamente bull?
Já agora deixo um gráfico diário.
Bons negócios
jotas, até que os 13,38€, mais coisa menos coisa, na minha perspectiva a JM estará BEAR. Desde o fecho de hoje até ao valor que refiro vai mais de 50%, e mesmo assim mantenho exactamente o que referi anteriormente.
ricardmag Escreveu:No longo prazo ( > 2 anos) a JM pode pode ainda estar bull![]()
Cumprimentos
Não confundir a escala de tempo primária (vários meses a alguns anos) com a escala de tempo secular (décadas). Costuma-se considerar Bulls e Bear dentro da escala primária, enquanto o gráfico apresentado abrange uma geração (20-25 anos) e por isso tem vários movimentos bull e bear.
Na minha opinião, gráficos com um prazo tão longo devem ser corrigidos com o deflator do PIB senão estamos a comparar alhos com bogalhos, todos sabemos que 200$00 em 1995 compravam mais coisas que 1€ compra hoje. Eu sei que isso não é feito na AT clássica, mas a AT clássica vem do princípio do século XX em que o padrão ouro impedia que houvesse inflação (em situações normais, não estou a falar da hiperinflação da República de Weimar). Mas pronto, já estou a divagar. A JM está em bear de acordo com as definições mais habituais, porque está em quedas sucessivas há bastantes meses.
Assim
Eu sei que a linha vermelha não é uma LTA
Cumprimentos
.

Cumprimentos
.
- Anexos
-
- JM-vejo-assim.PNG (222.06 KiB) Visualizado 9466 vezes
ricardmag Escreveu:No longo prazo ( > 2 anos) a JM pode pode ainda estar bull![]()
Cumprimentos
como é que vês isso?
No longo prazo ( > 2 anos) a JM pode pode ainda estar bull
Cumprimentos

Cumprimentos
TheMolle Escreveu:Para ver a JM a "renascer das cinzas" ou a inverter a tendência dominantemente descendente é quando a virmos a quebrar em alta as suas resistências, e não a chegar aos seus suportes.
Não nego a validade do Engulfing que se formou na última sessão, mas durante este "downhill" que a JM tem vindo a fazer, já muitos foram os padrões de inversão que se formaram e a cotação está onde está!
Boa tarde TheMolle,
Visto que estas bear, qual é para ti a referência que te faz ficar novamente bull?
Já agora deixo um gráfico diário.
Bons negócios
- Anexos
-
- jmttt.png (24.22 KiB) Visualizado 8326 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Vamos ver se este novo Ptarget abaixo dos valores actuais , vai ter algum impacto na subida dos ultimos dias .
- Registado: 29/11/2007 3:19
Para ver a JM a "renascer das cinzas" ou a inverter a tendência dominantemente descendente é quando a virmos a quebrar em alta as suas resistências, e não a chegar aos seus suportes.
O renascer das cinzas!
- Anexos
-
- jmt.png (29.28 KiB) Visualizado 8860 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
JM - Ter em atenção esta acção. O suporte aguentou, susteve a tendência de longo prazo (2,5 anos) e pode gerar a inversão. Resultados trimestrais e plano estratégico ou levarão à confirmação da inversão para Norte (cenário adoptado), ou....
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Pode estar a chegar ao fim a descida!?
Que nunca por vencidos se conheçam!
Primordialmente faço a analise de entrada ou não num titulo no momento com todos os dados disponiveis , e não com condicionantes pré concebidas.
No entanto, para mim os sinais que me farão ficar positivo no titulo serão :
1 - A empresa provar ao mercado numa das apresentações de resultados , que se inverteu o rumo dos resultados anteriores , e uma reacçao muito positiva do mercado com volume a esses resultados.
2 - Na apresentação da estrategia , apresentarem algo que o mercado aplauda e reaja de acordo com forte subida e volume , ( estou ceptico que vá acontecer).
3 - Inicio de subida sustentada no grafico, ultrapassando a MM200 com volume e sem aparecerem sempre fortes vendedores, embora não acredite que esta ultima premissa se concretize sem uma das 2 anteriores .
No entanto, para mim os sinais que me farão ficar positivo no titulo serão :
1 - A empresa provar ao mercado numa das apresentações de resultados , que se inverteu o rumo dos resultados anteriores , e uma reacçao muito positiva do mercado com volume a esses resultados.
2 - Na apresentação da estrategia , apresentarem algo que o mercado aplauda e reaja de acordo com forte subida e volume , ( estou ceptico que vá acontecer).
3 - Inicio de subida sustentada no grafico, ultrapassando a MM200 com volume e sem aparecerem sempre fortes vendedores, embora não acredite que esta ultima premissa se concretize sem uma das 2 anteriores .
SHARPTRADER Escreveu:Na Jeronimo, quando o grafico mostrar sinais de inversão vou entrar para ganhar dinheiro.
podes referir um ou dois desses sinais de inversão a ocorrer?
Enquanto o grafico continuar em queda acentuada , a unica coisa que acredito, é que todos os dias os vendedores são mais fortes que os compradores. E estão a sair do titulo com grandes quantidades transaccionadas.
Na Jeronimo, quando o grafico mostrar sinais de inversão vou entrar para ganhar dinheiro, porque ai será sinal que o mercado acredita novamente, e eu consigo vender o titulo a um valor mais elevado que o comprei.
Até lá acredito que o meu dinheiro está seguro e preparado para entrar em activos ascendentes .
Na Jeronimo, quando o grafico mostrar sinais de inversão vou entrar para ganhar dinheiro, porque ai será sinal que o mercado acredita novamente, e eu consigo vender o titulo a um valor mais elevado que o comprei.
Até lá acredito que o meu dinheiro está seguro e preparado para entrar em activos ascendentes .
Em Breve boas noticias para a Jerónimo Martins
No próximo dos do investidor a JM irá anuncia a nova região na Colômbia de entrada dos seus supermercados em 2015 e antecipa para 2016 outra nova região. Os resultados começam a aparecer a a Administração quer aumentar a rapidez de crescimento.
www.aratiendas.com
Depois do dia do investidor acredito que a acção volte aos 9.50 € / 11€
No próximo dos do investidor a JM irá anuncia a nova região na Colômbia de entrada dos seus supermercados em 2015 e antecipa para 2016 outra nova região. Os resultados começam a aparecer a a Administração quer aumentar a rapidez de crescimento.
www.aratiendas.com
Depois do dia do investidor acredito que a acção volte aos 9.50 € / 11€
- Registado: 29/7/2014 20:16
SFT Escreveu:McDuck Escreveu:Boas
Iniciei esta semana uma análise às contas da JM (apenas consultei os últimos 5 trimestres). Para já (e a quente...) destaco o seguinte:
- As existências (inventários) têm aumentado ao longo dos trimestres analisados, o que não é um bom sinal:
30/06/2014: 594,167M
31/03/2014: 579,906M
31/12/2013: 574,992M
30/09/2013: 493,086M
30/06/2013: 459,980M
(ou seja, de 30/06/2013 para 30/06/2014 os armazéns da JM aumentaram os stocks em 29%, o que não é um bom sinal... Por seu turno a dívida a fornecedores tem-se mantido estável (e a meu ver, elevada!)... ou seja, se se deve o mesmo e não se vendem artigos para gerar lucros tendo em vista pagar dívidas de CP, o negócio não anda lá muito bem...)
Verifiquei também que aumentaram os Empréstimos LP nos últimos trimestres:
30/06/2014: 609,550M
31/03/2014: 451,607M
31/12/2013: 369,073M
(de 31/12/2013 para 30/06/2014 os empréstimos pedidos aumentaram em 65%).
Verifiquei também que o Sr. Vasco Santos vendeu em Junho de 2014 as 41.500 ações que detinha ao preço médio de 12,51€ (encaixou 519.641€)... e fez muito bem porque aos preços atuais encaixava só 346.816€... esta informação já tem quase um mês e pode ser consultada em http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... presa.html
Continuarei mais tarde a opinar acerca da minha análise. Até lá gostava de um feedback vosso
Uma análise um bocado enviesada não achas?
Já tentaste fazer o rácio Inventário/número de lojas? Se calhar tem mais inventário por que tem mais lojas?...
Quanto aos empréstimos: empresa em expansão/investimento que querias? Que o dinheiro caísse do céu para investir?...

World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
euro-born Escreveu:Tudo depende das expetativas de resultados para a JM.
Pelo que sabemos:
EPS 1S 2014 0.23 (anual +/- 0.54)
ESP 1S 2013 0.26 (anual de 0.6083)
Considerando um ROI de 7% temos preço de 7.7 para YE 2014.
No entanto temos de considerar qual será a tendência de resultados futuros (crescimento/descida?), nomeadamente:
1) A operação na Colômbia está a correr ou é outro Brasil?
2) A Polónia está a correr bem?
3) Portugal sabemos que está igual a pior, embora o RMMG tenha aumentado (já vai dar para gastar mais uns trocos na JN e Sonae)...
Se a resposta for positiva, então ela pode rapidamente inverter a tendencia recente.
De notar que as vendas na Polónia e EBITDA representa 67% e 82%, respetivamente, do total JM.
Logo, a Polónia está bem??
Tens aí a resposta à tua própria questão. A Polónia é mais lucrativa que a média da JM. Observando o princípio da reversão à média, as coisas na Polónia irão necessáriamente piorar nos próximos anos. Perguntarão: porquê, porquê, onde estão os argumentos? Fácil, capitalismo básico

1) A Polónia é um mercado lucrativo, como se vê nas contas da JM.
2) O mercado lucrativo atrai concorrentes.
3) Os concorrentes lutam por quota de mercado. Sendo retalhistas, só têm uma arma: preços mais baixos.
4) A guerra de preços provoca erosão das margens de lucro.
5) O mercado lucrativo deixa de o ser.
Assim, nos próximos anos a tendência dos lucros da JM é de queda, a não ser que achem outra mina de ouro na Colômbia. Notem que as tentativas de internacionalização da JM têm até agora uma taxa de sucesso de 50%: Brasil -> buraco; Polónia -> mina de ouro.
Tudo depende das expetativas de resultados para a JM.
Pelo que sabemos:
No entanto temos de considerar qual será a tendência de resultados futuros (crescimento/descida?), nomeadamente:
3) Portugal sabemos que está igual a pior, embora o RMMG tenha aumentado (já vai dar para gastar mais uns trocos na JN e Sonae)...
Se a resposta for positiva, então ela pode rapidamente inverter a tendencia recente.
De notar que as vendas na Polónia e EBITDA representa 67% e 82%, respetivamente, do total JM.
Pelo que sabemos:
- Registado: 29/11/2007 10:27
Euroverde, mas continuas sem explicar o porquê dos 20. E por que é que está barata? Porque é que está barata a 8 e cara a 14?
Sem contas, nenhuma dessas opiniões faz sentido.
Sem contas, nenhuma dessas opiniões faz sentido.
_x_ Escreveu:Essas idas de 8 aos 10 e travagem aos 7, parece não uma mercearia mas um toyota GTI!![]()
Enquanto as contas não apresentarem melhoras visíveis e duradouras, a cotação não passa a linha lixada!
A tipa (JM) até teve hoje um belo dia a contra ciclo, ou será conta rotações?![]()
Passou a linha lixada? Não! Então, esqueçam a coisa.
Há mais mercearias à venda.![]()
![]()
Exactamente, está a desconto mas pode ainda ficar mais barata. No entanto existe um pormenor que é o seguinte: não será quando a empresa apresentar melhores resultados que a cotação vai inverter. A cotação começa a sua escalada antes desses resultados serem visivelmente bons.
- Registado: 16/6/2014 0:01