Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
A intel existial, por algum motivo foi ignorada/negligenciada.
The US intelligence community produced at least two assessments based in part on intelligence provided by Israel warning the Biden administration of an increased risk for Palestinian-Israeli conflict in the weeks ahead of Saturday’s seismic attack on southern Israel, according to sources familiar with the intelligence.
US intelligence warned of the potential for violence days before Hamas attack
Com a facilidade que é monitorizar um tlm até podem saber com boa exatidão onde ficam os tuneis e quem são os potenciais membros.
The US intelligence community produced at least two assessments based in part on intelligence provided by Israel warning the Biden administration of an increased risk for Palestinian-Israeli conflict in the weeks ahead of Saturday’s seismic attack on southern Israel, according to sources familiar with the intelligence.
US intelligence warned of the potential for violence days before Hamas attack
Com a facilidade que é monitorizar um tlm até podem saber com boa exatidão onde ficam os tuneis e quem são os potenciais membros.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
BearManBull Escreveu:Opcard Escreveu:A guerra ganha se com um informação e confiar só nas novas tecnologias da para o torto como agora em Israel
Estão mais preocupados em monitorizar os cidadãos europeus (ocidentais) do que potenciais ameaças externas. O problema é essencialmente esse.
Numa área tão densamente povoada com acesso a internet só não se não sabe o que não se quer saber. Tanto que simplesmente ignoraram intel como deixei aqui noutro post.
Toda a faixa de Gaza está cercada por muros e vedações, que estão equipadas com câmaras e sensores de movimento. São ainda, usados balões e UAV's, como o IAI Heron 1, para monitorizar todo o território.
No entanto, esqueceram-se que o Hamas opera e movimenta-se no subsolo, onde esses meios não chegam.
Na véspera do ataque do Hamas, a Shin Bet recebeu várias informações de movimentações anormais, mas ficou paralisada, pois iam contra todas as informações que tinham.
Lembrar que Israel tem a Unidade 217 (Duvdevan) que opera na Faixa de Gaza e Cisjordânia.
Pedro
Opcard Escreveu:A guerra ganha se com um informação e confiar só nas novas tecnologias da para o torto como agora em Israel
Estão mais preocupados em monitorizar os cidadãos europeus (ocidentais) do que potenciais ameaças externas. O problema é essencialmente esse.
Numa área tão densamente povoada com acesso a internet só não se não sabe o que não se quer saber. Tanto que simplesmente ignoraram intel como deixei aqui noutro post.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Surreal.
O BMP-2 é um veículo blindado de transporte de pessoal (VBTP).
https://twitter.com/bayraktar_1love/status/1716141308987711616
Pedro
O BMP-2 é um veículo blindado de transporte de pessoal (VBTP).
https://twitter.com/bayraktar_1love/status/1716141308987711616
Pedro
A Arménia perdeu a bengala da Rússia, e a Turquia espreita a oportunidade de ganhar ainda mais protagonismo na região. A seguir há-de vir a Geórgia tentar recuperar a Ossétia do Sul e a Abecásia.
O Mundo é feito de equilíbrios, e eles começam a desfazer-se.
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/azerbaij%C3%A3o-anuncia-exerc%C3%ADcios-militares-com-a-turquia-perto-da-arm%C3%A9nia/ar-AA1iGOec?cvid=eb4aa307d0384e2ad4545c7d11e3932e&ocid=winp2fptaskbar&ei=6
Pedro
O Mundo é feito de equilíbrios, e eles começam a desfazer-se.
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/azerbaij%C3%A3o-anuncia-exerc%C3%ADcios-militares-com-a-turquia-perto-da-arm%C3%A9nia/ar-AA1iGOec?cvid=eb4aa307d0384e2ad4545c7d11e3932e&ocid=winp2fptaskbar&ei=6
Pedro
Lusitanus Escreveu:Se em vez de Biden fosse Trump o presidente dos EUA não teriamos atualmente guerra na Ucrânia (poderíamos era ter, talvez, mais tarde, uma guerra ainda maior na Europa) pois Trump não teria apoiado a Ucrânia, a Rússia teria abocanhado a Ucrânia, e pronto: não haveria guerra na Ucrânia!
Sendo Putin bem sucedido na Abecásia e na Ossétia do Sul em 2008, na Crimeia em 2014 e em 2022 com a conquista da Ucrânia, alguém pensa que ele, ou um seu sucessor, ficaria por aqui, que não continuaria a avançar sobre outro país europeu?!
Penso ainda que Trump é responsável pela morte de muitos americanos por Covid 19, em virtude da sua postura em relação à Covid 19.
Lusitanus, não gosto de Trump, nem o defendo, apena critico as oscilações da politica externa dos EUA, consoante a Administração é Repúblicana, ou Democrata, e que levam a situações destas e outras com grandes prejuízos para os próprios EUA.
No entanto, em relação ao Irão tem que se ter a postura que Trump teve, ou seja, aproximou muitos países muçulmanos (sunitas) a Israel, isolando assim o Irão, e nunca lhe tirou a espada de cima da cabeça.
Em relação à Rússia, tentou uma alternativa ao gás russo, através do Catar, tentou parar o NordStream2, e alertou para o facto da Nato estar morimbunda.
Pedro
Editado pela última vez por PMP69 em 23/10/2023 14:12, num total de 1 vez.
Relembro-te que foi sob o governo de Obama que a Russia abocanhou a Crimeia.
Com Trump e republicanos no poder Putin não se atrevia a meter-se em guerras.
Recordo-te que foi a UE que alimentou a maquina de guerra de Putin.
No vídeo que acabo de partilhar vê-se as criticas de Trump da loucura do marxismo europeu em construir o nordstream.
Com Trump e republicanos no poder Putin não se atrevia a meter-se em guerras.
Recordo-te que foi a UE que alimentou a maquina de guerra de Putin.
No vídeo que acabo de partilhar vê-se as criticas de Trump da loucura do marxismo europeu em construir o nordstream.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Se em vez de Biden fosse Trump o presidente dos EUA não teriamos atualmente guerra na Ucrânia (poderíamos era ter, talvez, mais tarde, uma guerra ainda maior na Europa) pois Trump não teria apoiado a Ucrânia, a Rússia teria abocanhado a Ucrânia, e pronto: não haveria guerra na Ucrânia!
Sendo Putin bem sucedido na Abecásia e na Ossétia do Sul em 2008, na Crimeia em 2014 e em 2022 com a conquista da Ucrânia, alguém pensa que ele, ou um seu sucessor, ficaria por aqui, que não continuaria a avançar sobre outro país europeu?!
Penso ainda que Trump é responsável pela morte de muitos norte-americanos por Covid 19, em virtude da sua postura em relação à Covid 19.

Penso ainda que Trump é responsável pela morte de muitos norte-americanos por Covid 19, em virtude da sua postura em relação à Covid 19.
Editado pela última vez por Lusitanus em 23/10/2023 12:53, num total de 2 vezes.
Acrescentar que em 1953, a CIA/MI6 orquestraram um golpe de estado (Operação Ajax) que afastou o primeiro-ministro Mohammed Mossadegh, e permitiu que o petróleo do Irão voltasse a ser explorado pelas petrolíferas ocidentais.
O Mohammad Reza (Xá da Pérsia) foi um produto dos EUA, e foram eles os responsáveis pela Revolução Islâmica de 1979.
Pedro
O Mohammad Reza (Xá da Pérsia) foi um produto dos EUA, e foram eles os responsáveis pela Revolução Islâmica de 1979.
Pedro
Quase todo o Mal tem a mesma origem é o Irao que impede uma solução sendo fonte de guerra o dramático é o Ocidente ser o pai do actual regime de Teerão .
Essa revolução é preparada a partir de Neauphle-le-Château, perto de Paris onde Khomeini espalhou suas ideias por meio de conferências organizadas em sua casa, mas também, principalmente, na forma de fitas de áudio amplamente transmitidas e duplicadas assim que chegavam ao Irão .
Levado não em ombros pelos franceses mas por um avião da Air France , o progressismo do Ocidente do pós-guerra estão na origem de todo o mal existente ‘

Essa revolução é preparada a partir de Neauphle-le-Château, perto de Paris onde Khomeini espalhou suas ideias por meio de conferências organizadas em sua casa, mas também, principalmente, na forma de fitas de áudio amplamente transmitidas e duplicadas assim que chegavam ao Irão .
Levado não em ombros pelos franceses mas por um avião da Air France , o progressismo do Ocidente do pós-guerra estão na origem de todo o mal existente ‘

- Registado: 14/3/2009 0:19
Lusitanus Escreveu:BearManBull Escreveu:
Gasta-se tudo em guerra, destruição e morte. A imagem do pior presidente americano da historia da humanidade.
Não bastaria dizer "A imagem do pior presidente americano"? Para quê acrescentar "da história da humanidade"?
E eu que julgava que o pior presidente americano tinha sido Trump (pelo menos de entre os presidentes americanos meus contemporâneos) ...
Para começar tanto Biden como Trump são caras não quer dizer que sejam eles que realmente tomam metades das decisões. Isto é importante porque em termos de administração penso que o Trump se rodeou de gente minimamente capaz, enquanto que o Biden é um ideológico ao estilo do piores donos de poder de URSS.
Quanto a problemas herdados por Biden, não sei, ele nunca se queixou a América dividida? Guerras e instabilidade herdou 0. O Trump pelo menos ainda deixou claro em aberto ao publico alguns graves problemas que herdou.
O Biden que tanto criticava o muro, agora veio pedir dinheiro para o fazer.
No geral é incomparável o período Trump vs Biden, num viveu-se um ciclo de expansão e paz, noutro vive-se um período de escassez em que absolutamente nenhum indicador a nível mundial melhorou. As tais divisões internas na América e o projecto end of oil tem excelentes resultados Biden Administration Approves Huge Alaska Oil ProjectBiden approves new offshore oil leases, faces hits by both sides
Enquanto que o Trump mandou um rocket a um general Iraniano e acabou imediatamente com uma semana de instabilidade no Iraque o Biden retirou sanções tanto ao Irão como á Venezuela...
O Biden colocou a raça e sexo á frente da competência. Muitos cargos importantes foram escolhidos com base nesse critério, como por exemplo a vice presidente ou a porta voz da casa branca.
Nos mercados conseguiu matar o maior bull market da historia.
Enfim a lista é interminável. Estou convicto que com administração republicana na casa branca provavelmente nem teríamos estas guerras nem um problema de inflação tao grave.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Lusitanus Escreveu:rg7803 Escreveu:Se a uma pergunta respondes com outra pergunta, sem te dares ao trabalho de argumentares, não vale a pena estar a trocar posts contigo.
Eu não sei se Trump faria melhor ou pior, isso é uma assunção (errada) que estás a fazer do que escrevi.
Eu apenas constato factos, o mundo hoje está um lugar menos tranquilo e mais perigoso do que há 5 anos atrás, decorrente seguramente de más decisões anteriores mas também presentes.
Parte dos problemas já vinha de trás (exemplo Afeganistão)? Certamente que sim.
Agora o que constato, e para mim isso é bastante claro , é que depois duma administração impreparada, tosca e com desconhecimento grave em temas relevantes (e aqui estou somente a repetir o que já tinha escrito atrás...) o tão esperado "salto em frente" com Biden na verdade não se deu, antes pelo contrário houve um agudizar situações.
Mas continuo à espera da lista de benfeitorias relevantes da actual administração JB que seguramente irás elencar.
Olha, para mim a questão Trump em vez de Biden é simplesmente uma não questão. Trump?! Não confio em pessoas imprevisíveis!!! Não voto em pessoas para as quais os direitos humanos são facilmente moeda de troca. Não voto em "malucos"!!!
São quase todos iguais, mas uns piores no que se trata de política externa.
Em 4 de novembro de 1979, a embaixada americana de Teerão foi tomada e foram feitos reféns, cerca de 60 americanos.
Em abril de 1980, o presidente Jimmy ordenou a Operação Eagle Claw, com vista à libertação dos reféns, que se traduziu por um desastre e veio dar origem à Força Delta, como a conhecemos hoje em dia.
Desde a libertação desses reféns em 1981, após os Acordos de Argel, os EUA têm pago ao Irão, através da libertação dos fundos do Irão retidos pelos EUA em 1979, e algumas vezes via Catar e Coreia do Sul, centenas de mihões de dólares, que serviram para fortalecer a Guarda Revolucionária do Irão e grupos como o Hezbollah.
Estamos a falar dos presidentes Jimmy Carter (democrata) Ronald Regan (republicano), Barak Obama (democrata) e Joe Biden (democrata).
Acrescentar que no casso do Ronald Regan, não se tratou de dinheiro, mas sim de armas (Irão-Contras).
Pedro
Como há certos comentários que assustam deixo a parte final de uma entrevista
“ No fundo deixa uma mensagem: “A democracia não é perfeita, mas é o único regime que devemos defender”.
A combinação da economia de mercado com a democracia provou gerar, para mais pessoas do que nunca, uma sociedade mais tolerante, uma sociedade na qual não há medos em massa, não há guerra, não há guerra civil, há descentralização, as pessoas têm uma voz. Sim, acho que essas são as melhores sociedades que alguma vez houve. Portugal teve muita sorte em escapar às ditaduras e fez enormes progressos sociais. Não acho que alguém que diga que há um ditador que tem todas as respostas entenda alguma coisa sobre a história e sobre a humanidade. Sim, não é apenas o melhor sistema, como também é o sistema mais moral, porque é o sistema que permite que todos tenham voto nas suas vidas e nas suas políticas. E essa é uma grande virtude moral.”
“ No fundo deixa uma mensagem: “A democracia não é perfeita, mas é o único regime que devemos defender”.
A combinação da economia de mercado com a democracia provou gerar, para mais pessoas do que nunca, uma sociedade mais tolerante, uma sociedade na qual não há medos em massa, não há guerra, não há guerra civil, há descentralização, as pessoas têm uma voz. Sim, acho que essas são as melhores sociedades que alguma vez houve. Portugal teve muita sorte em escapar às ditaduras e fez enormes progressos sociais. Não acho que alguém que diga que há um ditador que tem todas as respostas entenda alguma coisa sobre a história e sobre a humanidade. Sim, não é apenas o melhor sistema, como também é o sistema mais moral, porque é o sistema que permite que todos tenham voto nas suas vidas e nas suas políticas. E essa é uma grande virtude moral.”
rg7803 Escreveu:Se a uma pergunta respondes com outra pergunta, sem te dares ao trabalho de argumentares, não vale a pena estar a trocar posts contigo.
Eu não sei se Trump faria melhor ou pior, isso é uma assunção (errada) que estás a fazer do que escrevi.
Eu apenas constato factos, o mundo hoje está um lugar menos tranquilo e mais perigoso do que há 5 anos atrás, decorrente seguramente de más decisões anteriores mas também presentes.
Agora o que constato, e para mim isso é bastante claro , é que depois duma administração impreparada, tosca e com desconhecimento grave em temas relevantes (e aqui estou somente a repetir o que já tinha escrito atrás...) o tão esperado "salto em frente" com Biden na verdade não se deu, antes pelo contrário houve um agudizar situações.
Mas continuo à espera da lista de benfeitorias relevantes da actual administração JB que seguramente irás elencar.
Olha, para mim a questão Trump em vez de Biden é simplesmente uma não questão. Trump?! Não confio em pessoas imprevisíveis!!! Não voto em pessoas para as quais os direitos humanos são facilmente moeda de troca. Não voto em "malucos"!!!
Um dos grandes problemas dos EUA é que a sua política externa muda radicalmente, consoante a sua Administração.
Trump juntou vários estados sunitas e os israelitas, através dos Acordos de Abraham, e pressionou e ameaçou o Irão, chegando mesmo a equacionar uma ação militar.
Biden fez o oposto, criticou Israel e a Arábia Saudita pela violação dos direitos humanos e deu carta branca ao Irão para continuar a desenvolver o seu programa nuclear.
Mas isto é a história da politica externa do EUA à décadas.
Pedro
Trump juntou vários estados sunitas e os israelitas, através dos Acordos de Abraham, e pressionou e ameaçou o Irão, chegando mesmo a equacionar uma ação militar.
Biden fez o oposto, criticou Israel e a Arábia Saudita pela violação dos direitos humanos e deu carta branca ao Irão para continuar a desenvolver o seu programa nuclear.
Mas isto é a história da politica externa do EUA à décadas.
Pedro
Se a uma pergunta respondes com outra pergunta, sem te dares ao trabalho de argumentares, não vale a pena estar a trocar posts contigo.
“Buy high, sell higher...”.
rg7803 Escreveu:Lusitanus Escreveu:Muitos dos problemas de uma determinada administração norte-americana, na realidade, não surgem durante essa administração, vêm de trás, e depois rebentam nas mãos de alguém ...
Portanto, se Biden e Trump fossem candidatos finalistas à eleição presidencial americana haveria por aqui quem preferisse votar Trump em vez de Biden ... Pronto, é o que temos ...
O que referes no primeiro ponto é verdade, temos muitos casos que confirmam essa opinião.
O que referes no parágrafo seguinte também assumo que seja verdade, é a grande virtude das democracias, induzidas ou não as pessoas podem escolher entre mais que uma alternativa.
Mas podes justificar a tua opinião e enumerar os argumentos que a suportam, ou seja o que tem feito a administração Biden ser substancialmente superior à anterior? Obrigado.
Perguntas o que Biden fez substancialmente superior a Trump.
Biden faz o que pode ... e o que o deixam fazer.
Dado preferires Trump a Biden seria interessante saber o que achas que Trump faria ou teria feito no lugar de Biden.
Lusitanus Escreveu:Muitos dos problemas de uma determinada administração norte-americana, na realidade, não surgem durante essa administração, vêm de trás, e depois rebentam nas mãos de alguém ...
Portanto, se Biden e Trump fossem candidatos finalistas à eleição presidencial americana haveria por aqui quem preferisse votar Trump em vez de Biden ... Pronto, é o que temos ...
O que referes no primeiro ponto é verdade, temos muitos casos que confirmam essa opinião.
O que referes no parágrafo seguinte também assumo que seja verdade, é a grande virtude das democracias, induzidas ou não as pessoas podem escolher entre mais que uma alternativa.
Mas podes justificar a tua opinião e enumerar os argumentos que a suportam, ou seja o que tem feito a administração Biden ser substancialmente superior à anterior? Obrigado.
Muitos dos problemas de uma determinada administração norte-americana, na realidade, não surgem durante essa administração, vêm de trás, e depois rebentam nas mãos de alguém ...
Eu também tive essa visão durante muito tempo, hoje tendo a concordar mais com o Bear.
Continuo a achar que Trump foi uma pessoa limitadíssima, muito pouco preparada e com um desconhecimento impensável para o que estávamos habituados em presidentes americanos, dos dossiers habituais entregues a um presidente. Porém factos são factos e se a administração Trump acabou por ser um período que em termos de política internacional relativamente calmo e sem grandes episódios de conflitos insanáveis - inclusive com algumas tentativas (caricatas ou não) de aproximação entre oponentes em extremos opostos (Coreia do Norte), em oposição a administração Biden regista um track record pouco abonatório: abandonou os desgraçados dos aliados afegão e afegãs à sua sorte (episódio que suspeito os americanos vão pagar bem caro nas próximas décadas), viu crescer uma guerra na Europa, viu o aumento tensões no Pacífico com os chineses sem nada em concreto ter sido feito/decidido (salvo promover uma aliança com Austrália, UK no Pacífico, AUKUS ou algo do género), vè um rastilho pólvora no Meio Oriente, não foi capaz de nduzir uma politica de estímulo económico juntos parceiros da América Latina que ajudasse a estancar (ou diminuir) a massa humana que migra de sul para norte no continente americano.
Enfim a mim parece-me um legado muito pobre ao fim de três anos de mandato, e tenho sérias dúvidas que Joe Biden - até por motivos de saúde - tenha condições de fazer um segundo mandato, com o beneplácito do eleitorado americano. Mas as opiniões são como as cerejas...
Continuo a achar que Trump foi uma pessoa limitadíssima, muito pouco preparada e com um desconhecimento impensável para o que estávamos habituados em presidentes americanos, dos dossiers habituais entregues a um presidente. Porém factos são factos e se a administração Trump acabou por ser um período que em termos de política internacional relativamente calmo e sem grandes episódios de conflitos insanáveis - inclusive com algumas tentativas (caricatas ou não) de aproximação entre oponentes em extremos opostos (Coreia do Norte), em oposição a administração Biden regista um track record pouco abonatório: abandonou os desgraçados dos aliados afegão e afegãs à sua sorte (episódio que suspeito os americanos vão pagar bem caro nas próximas décadas), viu crescer uma guerra na Europa, viu o aumento tensões no Pacífico com os chineses sem nada em concreto ter sido feito/decidido (salvo promover uma aliança com Austrália, UK no Pacífico, AUKUS ou algo do género), vè um rastilho pólvora no Meio Oriente, não foi capaz de nduzir uma politica de estímulo económico juntos parceiros da América Latina que ajudasse a estancar (ou diminuir) a massa humana que migra de sul para norte no continente americano.
Enfim a mim parece-me um legado muito pobre ao fim de três anos de mandato, e tenho sérias dúvidas que Joe Biden - até por motivos de saúde - tenha condições de fazer um segundo mandato, com o beneplácito do eleitorado americano. Mas as opiniões são como as cerejas...
BearManBull Escreveu:
Gasta-se tudo em guerra, destruição e morte. A imagem do pior presidente americano da historia da humanidade.
Não bastaria dizer "A imagem do pior presidente americano"? Para quê acrescentar "da história da humanidade"?
E eu que julgava que o pior presidente americano tinha sido Trump (pelo menos de entre os presidentes americanos meus contemporâneos) ...

A guerra ganha se com um informação e confiar só nas novas tecnologias da para o torto como agora em Israel ,
Morreu aos 102 anos a última combatente da arma secreta de Churchill que foi constituída mulheres que operavam em França na retaguarda das linhas inimigas Phyllis Latour era , filha de pai francês e mãe britânica, tinham um francês ao nível de um espião .
Como os dossier ficaram secretos muito tempo no fim da guerra estás heroínas não tiverem direto a nada nehuma gratidao nem a família contaram o seu heroísmo .
Eram muitos bem treinadas a taxa de sobrevivência era de 50% .
Morreu aos 102 anos a última combatente da arma secreta de Churchill que foi constituída mulheres que operavam em França na retaguarda das linhas inimigas Phyllis Latour era , filha de pai francês e mãe britânica, tinham um francês ao nível de um espião .
Como os dossier ficaram secretos muito tempo no fim da guerra estás heroínas não tiverem direto a nada nehuma gratidao nem a família contaram o seu heroísmo .
Eram muitos bem treinadas a taxa de sobrevivência era de 50% .
Editado pela última vez por Opcard em 21/10/2023 9:38, num total de 2 vezes.
BearManBull Escreveu:US aid to Israel and Ukraine: Here’s what’s in the $105 billion national security package Biden requested
$61.4 billion in aid for Ukraine
$14.3 billion in aid for Israel
$10 billion for humanitarian assistance
$7.4 billion for Taiwan and the Indo-Pacific region
$13.6 billion to address security at the US-Mexico border
Ainda gostava de saber o que filho do Biden andou a fazer na Ucrânia...
Podia-se dar um milhão de usd a 100 mil pessoas. Ou 250 mil usd a 400 mil pessoas.
Podiam-se construir 400 mil casas.
A maior parte das vezes estamos em desacordo, mas esta Administração americana, afastou-se da Arábia Saudita e pensou que ia converter o Irão. Pior não podiam ter feito.
O que se passa hoje no Médio Oriente é culpa do Biden.
https://www.ibtimes.com/world-war-3-will-start-iran-us-may-not-ready-it-geopolitical-analyst-3690720
Pedro
Podiam-se construir 400k casas mas também as podiamos perder todas depois. Uma vergonha é o orçamento português para a defesa.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
US aid to Israel and Ukraine: Here’s what’s in the $105 billion national security package Biden requested
Podia-se dar um milhão de usd a 100 mil pessoas. Ou 250 mil usd a 400 mil pessoas.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson