Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 14/2/2021 21:01

Isto é de Julho do ano passado, porque estás a colocar agora, só para se perceber melhor?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pepe7 » 14/2/2021 20:57

7 de julho de 2020
Estudo de imunidade em Espanha concluiu que apenas 5% da população tem anticorpos
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/estudo-de-imunidade-em-espanha-concluiu-que-apenas-5-da-populacao-tem-anticorpos_v1242956

07 Julho 2020
Estudo espanhol mostra que imunidade de grupo ainda está muito longe

Um estudo espanhol colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19. O estudo abrangeu mais de 60.000 espanhóis e estima que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos contra a doença, de acordo com a revista médica The Lancet. :https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31483-5/fulltext
https://www.dn.pt/vida-e-futuro/estudo-esoanhol-dzi-que-imunidade-de-grupo-nao-vai-travar-a-pandemia-12394855.html

Registado: 29/4/2010 22:36

por MarcoAntonio » 14/2/2021 20:33

mcarvalho++ Escreveu:entretanto ... estudos há muitos e para todos os gostos .. principalmente para beneficiarem os Laboratórios envolvidos

Isto é uma manifesta má representação do que é o desenvolvimento da ciência hoje em dia: o que é o processo científico, incluindo o processo de peer-reviewing, e de como se expande o conhecimento no século XXI.

mcarvalho++ Escreveu:mas... como já referi..temos de acreditar em alguma coisa ... que não vemos nem sabemos

Não temos de acreditar em alguma coisa, podemos é acreditar no que quisermos (supostamente). E para quem se interessa no fundamento daquilo em que se acredita, numa pespectiva filosófica-científica, há uma área completa: a epistemologia.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por mario s carvaho » 14/2/2021 20:27

artigo interessante

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao ... ais-ordena

entretanto ... estudos há muitos e para todos os gostos .. principalmente para beneficiarem os Laboratórios envolvidos

mas... como já referi..temos de acreditar em alguma coisa ... que não vemos nem sabemos

recordo-me da talidomida ... para o alívio do enjoo das grávidas ... quantas discussões não se geraram ... até havia "correntes" que defendiam que o produto era um anti abortivo,, por isso os fetos que nasciam com deficiencias.. não teriam hipóteses de sobreviver...

tudo é possível .. há tantas maneiras de dizer a verdade que ... nem vale a pena mentir

Registado: 28/4/2014 15:32

por djovarius » 14/2/2021 20:19

Concordo, sobretudo se atendermos ao "quando".
O nosso "quando" impede ou impediu que o "quanto" fosse mais "soft" e ainda impede de termos já melhores resultados ainda.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 14/2/2021 20:09

Não creio que a questão seja se funciona ou não funciona, mas em "quanto" funciona (o que provavelmente também depende do "quando" é aplicado).

Além disso, esta conversa tende a ficar confusa se não se separar bem as águas. Há uma série de medidas que são normalmente descritas como NPI (non-pharmaceutical interventions) na literatura e que é basicamente todas as medidas de distancialmente social, mais utilização de máscaras e essas coisas (ou seja, todas as acções para mitigar a pandemia que não passem por vacinação ou tratamento medicamentoso). Portanto, quando as pessoas estão a falar de confinamento/lockdown, estão a falar de quê? Do stay-at-home? Do ensino à distância? Da redução da lotação em determinados espaços ou o encerramento de determinadas actividades? etc...

A literatura (incluindo as revisões sistemáticas que têm sido publicadas) suporta que estas medidas mitigam a pandemia. Vários dos papers publicados tentam ainda separar diferentes medidas e estimar quais as que têm mais/menos impacto.

Um exemplo aqui, publicado na Nature (mas há mais):

Estimating worldwide effects of non-pharmaceutical interventions on COVID-19 incidence and population mobility patterns using a multiple-event study
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 14/2/2021 19:56

Era conveniente chegar a 30 mil por dia = 900 mil mês = plano completo em Setembro / Outubro

Bom, então o confinamento agora não resulta?
Vão dizer isso na China, Vietname, Austrália, Nova Zelândia, etc...!!!!

Eu só sei que dez dias depois do fecho das escolas, os resultados começaram a ser uma realidade.
O problema é a diferença entre meios rurais e urbanos, quer dizer, entre maior e menor dispersão populacional. Nalguns lugares, temos efeito rápido, noutros leva mais tempo.

Outra coisa: acham que o frio faz diferença? Talvez, mas como me explicam os surtos agora há pouco tempo em Manaus, uma das mais quentes cidades do mundo? (bom, sais do hotel, começas logo a suar :evil: )

Não, a humidade, seja no frio ou no calor, é que é amiga destes vírus que se espalham pelo tracto respiratório, como foi o caso de Manaus.
Nós aqui, tivemos mais frio em Janeiro, mas muita humidade até 10 de Fevereiro, o que me leva a crer que o "lockdown" poderá ter evitado ainda mais casos diários e mais caos hospitalar.
Agora que embarcamos nesta solução, agora que já há resultados, senhoras e senhores, há que ir até ao fim. Pior do que fazer ou não fazer, é parar a meio.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 14/2/2021 15:41

Update. Média diária na última semana: 18.2 mil vacinas por dia.

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 14/2/2021 12:19

artista_ Escreveu:naquelas estradas... se fosse apenas o clima que justificasse o maior ou menor contagio, a Espanha devia estar pior que Portugal, e não muito melhor!

Pois é, só que Espanha ja tinha tido uma vaga bastante maior que Portugal, logo tinha mais individuos imunes do que Portugal.
Em Portugal o numero de pessoas susceptíveis a apanhar a doença era bastante maior, percentualmente falando, e daí a diferença entre uma vaga e outra.

Registado: 19/12/2002 2:50

por artista_ » 14/2/2021 2:42

Qualnhick Escreveu:
artista_ Escreveu:
Qualnhick Escreveu:O numero de contagios tens os graficos, sobem e descem em momentos muito proximos.

Exato a viragem foi muito próxima, e então? Estás a querer dizer que inverteria de qualquer forma e que não foi os lockdown que os inverteram (uma vez que os 2 países aplicaram medidas diferentes em momentos diferentes...

Isso mesmo.
Mesmo que nao concordes que foi o clima pelo menos tens de concluir que foi algum elemento externo que nao o lockdown.

Exato... mais uma vez respondes ao que queres, ao que te interessa, ao que te dá jeito... o resto cortas, como se nunca tivesse sido escrito!

Eu até disse que te dava de barato que seria o clima... mas, tal como tens feito lá atrás (em respostas a outros também) ignoras por completo o facto de em Espanha as coisas terem estado muito mais controladas, ou muito mais descontroladas em Portugal. Ou seja, assumindo que o clima cria condições para maior ou menos contágio, terão de ser outros fatores que fazem a diferença de país para país, ou até de região para região... eu diria que me parece consensual que quanto mais contactos houver maior é a probabilidade de haver mais contágio, em regiões com baixa densidade populacional o número de contactos já é naturalmente mais baixo, nas zonas de densidade mais densa, ou se restringem esses contactos ou a coisa espalha-se facilmente... por conseguinte, quem consegue restringir melhor os contactos consegue baixar o contágio... a Espanha aplicou medidas restritivas mais agressivas e mais cedo... a não ser que me digas que a vaga de frio atingiu menos a Espanha que Portugal, não foi o clima que fez a diferença... eu eu lembro-me de ver as pessoas a fazer sky e sku nas ruas de Madrid, lembro-me de ver médicos andarem quilómetros para irem fazer o seu turno no hospital porque não havia nenhum meio de transporte que se conseguisse mover naquelas estradas... se fosse apenas o clima que justificasse o maior ou menor contagio, a Espanha devia estar pior que Portugal, e não muito melhor!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Qualnhick » 13/2/2021 23:11

MarcoAntonio Escreveu:Qualnhick, não podes descartar que o confinamento tenha afectado a velocidade e até o timing da inversão.

Afetar afeta sempre.
Qualquer medida com este impacto na sociedade afectaria.
Nao sei é se positiva ou negativamente e o custo/benefício do confinamento não é, na minha opiniao, nada favorável.

Ja agora sobre algumas medidas de mitigacao tb nao tenho duvida que funcionem.

por MarcoAntonio » 13/2/2021 22:49

Qualnhick, não podes descartar que o confinamento tenha afectado a velocidade e até o timing da inversão.

Eu julgo, como já tinha dito/opinado inclusivamente antes de ser anunciado, ou logo que foi (já não me lembro bem), que o confinamento em si deverá ter tido pouco impacto (foi só mais um passo parcial, e tomado tardiamente, em cima de tudo o resto). Mas não há informação suficiente para dizer que não teve impacto nenhum.

Estou a falar especificamente do confinamento que as medidas de mitigação em geral não tenho praticamente qualquer duvida que no seu conjunto reduzem a pandemia...
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 13/2/2021 22:43

artista_ Escreveu:
Qualnhick Escreveu:O numero de contagios tens os graficos, sobem e descem em momentos muito proximos.

Exato a viragem foi muito próxima, e então? Estás a querer dizer que inverteria de qualquer forma e que não foi os lockdown que os inverteram (uma vez que os 2 países aplicaram medidas diferentes em momentos diferentes...

Isso mesmo.
Mesmo que nao concordes que foi o clima pelo menos tens de concluir que foi algum elemento externo que nao o lockdown.

por Qualnhick » 13/2/2021 22:40

artista_ Escreveu:Parece-me claro que as pessoas dos lares não estão confinadas porque precisam de muitos trabalhadores que saiem e entram, qual é a dúvida?

Na sociedade é igual ou pior.
Mesmo com lockdown tens no minimo 20% das pessoas a circular, a ir trabalhar e a voltar para as suas casas.

artista_ Escreveu:Por essa lógica, com a implementação de um lockdown os casos deviam aumentar... e mais uma das tuas lógicas da batata, como se as pessoas por estarem confinadas ficassem em casa com tudo fechado!

É exactamente o contrário do que eu digo.
Com o lockdown continua a haver movimento, o unico efeito é que as pessoas passam mais tempo em casa.
Se as pesquisas científicas tendem a mostrar que a maior parte das infecções ocorrem exactamente em casa ... cada um que tire as suas conclusões.

artista Escreveu:Então as forte subida dos casos nada teve a ver com o Natal e ano novo, foi tudo da vaga de frio... a sério que acreditas nisso?! :wall: :wall: :wall:

Sim, tem mais relação com a vaga de frio do que com o Natal. E basta ver que a subida de casos ocorreu em momento similar em Espanha e caiu em momento similat em Espanha, que nem sequer festeja o Natal.

artista Escreveu:E se o clima é assim tão determinante porque é que os casos têm caído em fevereiro? As temperaturas estão mais altas que em janeiro ou dezembro? Porque é que estão a cair os contágios 3 a 4 semanas depois do lockdown?

Sim, a vaga de frio passou no final de janeiro e fevereiro esta bastante mais quente que janeiro.

artista Escreveu:Mais do mesmo, aconteça o que acontecer, vais pegar nesse ou noutro caso que ninguém conhece ao pormenor e que tu usas da forma que achas mais apropriada... ao que defendes!

Eu nao sei o que vai acontecer, vou acompanhar com interesse como tu e todos podem acompanhar.
Ate agora com o confinamento os resultados sao trágicos, vamos aguardar e ver o que acontece.
Pela tua logica deveria disparar o numero de contagios. Vamos ver.

por artista_ » 13/2/2021 22:36

Exato a viragem foi muito próxima, e então? Estás a querer dizer que inverteria de qualquer forma e que não foi os lockdown que os inverteram (uma vez que os 2 países aplicaram medidas diferentes em momentos diferentes... o que tu não consegues explicar é a diferença de amplitudes das curvas ou, se quiseres, porque é que em Portugal a pandemia tem sido muito mais agressiva? se fosse ao contrário tinhas mais que provado que isso se devia ao tipo e momento em que o lockdown foi aplicado, como queres provar o contrário, o clima explica tudo... uma vez que algumas coisas do que defendias no ano passado já se tornaram ridículas!

Se queres que te diga, eu até acho que aquilo que tu defendes não está muito longe do que os outros defendem. A diferença quase que só se resume à extensão das medidas, porque até tu próprio já defendes um lockdown, só que mais ligeiro... e, por teimosia, te recusas a chamar-lhe lockdown!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 13/2/2021 22:16

Qualnhick Escreveu:Contra evidencias científicas, mas nem todos estao a fazer lockdowns agressivos, e eu nao defendo o lockdown.
A partir do momento em que perdes as controlo sobre as cadeias de contagio, em que nao sabes como a pessoa foi infectada, nao tens controlo sobre a infecção. É uma mistificação pensar se que controlas a infeccao ... nao controlas.

E quem te diz isso? Eu o que vejo são os números de contágios a cair algum tempo depois de um lockdown, o que te interessa assumes que sim, o que não te interessa precisas de todas e mais algumas evidências científicas. Que o aumento dos casos se deve exclusivamente à vaga de frio tens a certeza, que os lockdown funcionam, precisas de evidências cientificas!

Qualnhick Escreveu:Como, alias, ves nos lares. Pessoas confinadas em que os contactos com o exterior sao testados regularmente e no entanto é o que é. A bem da verdade em Portugal nao se sabe bem como é porque a dgs esconde esses dados, vamos apenas sabendo pelas noticias.

Parece-me claro que as pessoas dos lares não estão confinadas porque precisam de muitos trabalhadores que saiem e entram, qual é a dúvida? Mesmo que as pessoas sejam regularmente testadas é difícil garantir que em alguma altura não estejam infetadas. E depois nota-se muito quando há infeções, as pessoas já de idade e com doenças várias evoluem facilmente para situações graves. Nas escolas, por exemplo, não se nota muito porque mesmo nos casos de infeção os miúdos têm sintomas ligeiros.

Qualnhick Escreveu:Quando ainda por cima se sabe que os ambientes fechados sao causa de agravamento da transmissão de doencas respiratorias o que é que fazemos ? Mandamos as pessoas estarem fechadas em casa com 20% da população a sair de casa e entrar....

Por essa lógica, com a implementação de um lockdown os casos deviam aumentar... e mais uma das tuas lógicas da batata, como se as pessoas por estarem confinadas ficassem em casa com tudo fechado!

Qualnhick Escreveu:O estudo que aqui publiquei relaciona a queda da temperatura com a transmissao da doenca.

Então as forte subida dos casos nada teve a ver com o Natal e ano novo, foi tudo da vaga de frio... a sério que acreditas nisso?! :wall: :wall: :wall:

Qualnhick Escreveu:Quando dizes que novembro e dezembro teve temperaturas amenas, nao é verdade.
Novembro foi o mes de novembro mais quente desde nao sei quando mas a temperatura continuou a cair relativamente a outubro.
Relativamente a dezembro foi mais frio que a media.
temperatura media outubro = 15.3
temperatura media novembro = 13.7
temperatura media dezembro = 9.7

Agora é o clima... já o escrevi lá atrás, até acredito que o clima favoreça o contágio, mais uma razão para termos de aplicar medidas que o impeçam. E se o clima é assim tão determinante porque é que os casos têm caído em fevereiro? As temperaturas estão mais altas que em janeiro ou dezembro? Porque é que estão a cair os contágios 3 a 4 semanas depois do lockdown?

Qualnhick Escreveu:Vamos ter agora outro exemplo, a republica checa.
O governo queria continuar o lockdown, nao passou no parlamento.
A partir de domingo deixa de haver lockdown, apesar de poder continuar a haver confinamentos locais.
Vamos ver como evolui a doenca lá.
Até agora o resultado do confinamento foi un desastre e os casos estavam a subir nos ultimos dias. Vamos ver se daqui a 7/10 dias os casos começam a cair, se disparam ou se mantêm.

Mais do mesmo, aconteça o que acontecer, vais pegar nesse ou noutro caso que ninguém conhece ao pormenor e que tu usas da forma que achas mais apropriada... ao que defendes!

Mais uma vez, de uma forma geral, o número de casos não tem tendência a cair algum tempo depois dos lockdown, pelo menos nos países da Europa latina foi isso que aconteceu, no ano passado e este ano...

por pepe7 » 13/2/2021 21:48

Qualnhick Escreveu:
artista_ Escreveu:".. .e no entanto todos os países os estão a usar... e tu próprio os defendes, achas é que seriam com medidas muito menos agressivas, no fundo o que tivémos até dezembro e que descambou no que todos vimos, mas que tu dizes que foi da vaga de frio...".

Qualnhick Escreveu:Contra evidencias científicas, mas nem todos estao a fazer lockdowns agressivos, e eu nao defendo o lockdown.A partir do momento em que perdes as controlo sobre as cadeias de contagio, em que nao sabes como a pessoa foi infectada, nao tens controlo sobre a infecção. É uma mistificação pensar se que controlas a infeccao ... nao controlas.

Qualnhick Escreveu:Até agora o resultado do confinamento foi un desastre

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=90128&start=8675#p1627337

Qualnhick Escreveu:Acresce que o nosso lockdown é apenas parcial, a indústria, muito comércio e alhuns serviços estão e sempre estiveram a funcionar, acham mesmo que isto para alem de destruir economicamente a sociedade resolve seja o que for ?

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=90128&start=8425#p1623698

Atenua o caos/situação dramática do hospitais e o aumento da mortalidade quer por covid e não covid....e de tentar salvaguardar a vida.
E capacidade de UCIs mais que dobrou desde o pré-covid...
"Abram tudo" tudo para o pré-covid ou retirem este "confinamento", e coloquem os hospitais no pré-covid...e deixavas-se morrer ainda mais pessoas com dificuldades do trato respiratório, pois tem que ser atendidas de imediato....quando por incapacidade do sistema de saúde, já não se conseguiu/consegue tratar tudo quer por covid e não covid...em que a Pandemia provoca tudo isto.

Dra Ana Isabel Pedroso está em Portugal.
5 de fevereiro às 12:14

Só que estou pela UCI novamente, mais 24h de banco.
Depois de sair do covidário tive a oportunidade de ir ver os números de hoje e percebi que estão 904 doentes em UCI. Mais 41 que ontem… Sendo que o nosso máximo era 900… Claro que esticamos novamente a corda. Claro que surgem mais umas camas retiradas à zona não covid. Têm noção que previamente ao COVID haviam cerca de 500 camas de intensivos no nosso país?!
Não sei aonde vamos chegar… doentes transferidos para a Madeira, Porto, Áustria?! Equipas de estrangeiros a chegarem a Portugal… Equipas de profissionais de saúde exaustas a fazer horas atrás de horas porque é preciso reforçar equipas..
Percebo que é difícil ficar em casa, percebo que temos todos vontade de passear e retomar a nossa vida “normal” , mas não concebo que haja ainda quem ache que isto é invenção, que isto só acontece aos outros, ou a velhinhos, ou a pessoas com “outras” doenças.
.
Já chega disto, vamos claramente unirmo-nos todos para um bem comum: voltarmos à nossa VIDA.

Vamo-nos manter resguardados, nós cuidamos dos que estão doentes e vocês evitam que o vírus se transmita, seja de que maneira for! @ Portugal
https://www.facebook.com/Dokinni/posts/1286086018440418?__tn__=-R

O atual "confinamento"(mais medidas restritas) em nada igual ao de março, parece ser consensual e foi aplicado tardiamente em relação a outros países(dai o estado em que estávamos/estamos) a partir de 15 de janeiro de 2021 e o fechos das escolas (importante) : https://www.rtp.pt/noticias/pais/portugal-continental-esta-em-regime-de-confinamento-geral_n1289627

Deixo gráficos em anexo....e cada um tira as suas conclusões...
Como é óbvio se a situação estivesse controlada não se faziam "confinamentos"...mas infelizmente a realidade era/é outra...
Anexos
Portugal casos.png
Portugal Mortalidade.png
Editado pela última vez por pepe7 em 13/2/2021 22:17, num total de 1 vez.

por pepe7 » 13/2/2021 20:45

MarcoAntonio Escreveu:Os picos estão relativamente próximos, especialmente na vaga depois do Natal.

A diferença mais significativa entre os dois casos é a magnitude (tanto em casos como em óbitos, mas mais ainda em óbitos).

Nunca me referi aos picos e nem estava sequer em causa, mas ao que te referes e que se reflecte claramente nos gráficos, como referi no post anterior/anteriores.

por MarcoAntonio » 13/2/2021 20:35

Os picos estão relativamente próximos, especialmente na vaga depois do Natal.

A diferença mais significativa entre os dois casos é a magnitude (tanto em casos como em óbitos, mas mais ainda em óbitos).
Imagem

Administrador Fórum

por pepe7 » 13/2/2021 20:14

Qualnhick Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Está relacionado com a resposta mas também com a magnitude da vaga. É que isso desaparece do teu gráfico uma vez que usas números absolutos. A magnitude em Portugal foi substancialmente maior (em casos, óbitos, etc per capita).

A realidade não se resume toda num gráfico simples.

Eu coloquei o grafico com numeros absolutos e o grafico com numero por milhão e, portanto, o teu comentario não faz sentido.
Tambem nunca disse que a realidade se resumia num simples grafico.
Apenas mostrei que o momento de subida e descida do numero de infecções é muito proximo.

:mrgreen:
E no dia 5/2/2021 22:15 :
já tem antecedente o comportamento de colocar o numero total dos de casos em Portugal v Espanha na tentativa de desvirtuar...já é normal...

Qualnhick Escreveu:Foi o Natal e os Portugueses que incumprem e a variante Inglesa ...
O mesmo efeito em Espanha

Foi o confinamento que nos salvou ...
Foi tão bem feito que até chegou a Espanha o efeito

Ja a vaga de frio nao tem nenhuma relacao.

Screenshot_20210205-221105_Chrome.jpg

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1623635#p1623362

E o "pico"... :mrgreen: é preciso saber interpretar os gráficos...e neste caso são evidentes...

Qualnhick Escreveu:
pepe7 Escreveu:Por milhão de habitantes...nada de desvitalizar a realidade...

Em Portugal o pico foi dia 28 de Janeiro em Espanha 26 de Janeiro, 2 dias de diferença.

Imagem

De resto os meus argumentos estão aqui e são claro do impacto quanto aos números : contágios/mortalidade entre Portugal v Espanha no inverno 2020/2021 por covid, e a comparação do padrão de mortalidade nos últimos invernos...

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=90128&start=8675#p1627340

Nota : alterei/corrigi o lapso ortográfico.(desvirtuar)
Editado pela última vez por pepe7 em 14/2/2021 20:48, num total de 1 vez.

por pepe7 » 13/2/2021 19:54

Qualnhick Escreveu:
pepe7 Escreveu:É impressionante...
Fui bem claro, não estou a falar de picos...estou a falar de numero de contágio e mortalidade por milhão de habitantes no inverno (frio)..nada de desvitalizar a realidade...

O numero de contagios tens os graficos, sobem e descem em momentos muito proximos.
A mortalidade covid, em momentos de pico como foi o que passamos, está muito relacionada com a resposta do sistema de saude de cada pais.
A realidade não se desvitaliza, pode-se desvirtuar. Já os dentes podem ser desvitalizados.

:lol:
Totalmente a desvirtuar...e os números são incomparáveis entre Portugal v Espanha por milhão de habitantes na sua magnitude, quer numero de infecções e mortalidade...em relação ao frio no inverno. E quem os souber analisar e o que eles representam, eles são claramente...logo em nada desvirtualizei...ZERO
E grande partes das pessoas aqui percebe isso.
De resto vir para aqui com numero total de casos, quando o numero de habitante é incomparável é que é desvirtuar...

Depois vem para aqui dizer isto :

Qualnhick Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Nesta altura do campeonato, o mais correcto é colocar os números per capita. A Espanha é, grosso modo, 4.5x maior que Portugal demograficamente falando (e geograficamente também não anda muito longe disso).

É só para se ter a percepção da subida e queda de número de infetados quer em Portugal quer em Espanha e que ocorreram em momentos muito proximos.
Estou a comparar o momento, nao o numero de.

Quando já este o tinha feito dia 5/2/2021 22:15 :

Qualnhick Escreveu:Foi o Natal e os Portugueses que incumprem e a variante Inglesa ...
O mesmo efeito em Espanha

Foi o confinamento que nos salvou ...
Foi tão bem feito que até chegou a Espanha o efeito

Ja a vaga de frio nao tem nenhuma relacao.

Screenshot_20210205-221105_Chrome.jpg

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1623635#p1623362

Está tudo dito...

pepe7 Escreveu:Já os dentes podem ser desvitalizados.

De resto não vou entrar no mesmo discurso....

Nota : alterei/corrigi o lapso ortográfico (desvirtuar)
Editado pela última vez por pepe7 em 14/2/2021 20:46, num total de 1 vez.

por Qualnhick » 13/2/2021 19:46

MarcoAntonio Escreveu:Eu explico: tu estás a fazer comentários sobre a realidade e dentes e desvitalizações. Mas o gráfico só em números absolutos como o que colocaste na página anterior também não mostra a realidade toda e na verdade, é passível de a desvirtuar também, dependendo do que se quer discutir. E fiz esse comentário por teres vindo com o comentário dos dentes e por tu teres um histórico de utilização "discutível" de gráficos para fazer valer os teus pontos. Incluindo o primeiro gráfico que utilizaste na página anterior.

O grafico com o numero por milhao estava colocado 5 mensagens antes do teu comentario e foi como resposta à tua questão de que era preferivel usar o numero por milhao.
Para o que eu queria mostrar era indiferente, porque nao me interessava o numero absoluto mas a tendencia e o momento de viragem, como já tinha explicado.
Estar a apresentar o numero absoluto ou o numero absoluto dividido por x é igual, a tendencia e o momento de viragem vai-se manter.
Mas para evitar mais comentarios coloquei o grafico em questao.
Quanto ao meu historico de utilização discutivel de graficos, é a tua opiniao e é legitima, já a minha é exactamente igual relativamente a ti.
O primeiro grafico na pagina anterior mostra o que eu queria mostrar, que a tendencia foi de subida em portugal e em espanha até determinado ponto e num ponto muito proximo inverteu quer em portugal quer em espanha !

por MarcoAntonio » 13/2/2021 19:33

Colocaste entretanto e depois de eu comentar aqui:

viewtopic.php?f=3&t=90128&start=8675#p1627355

Até ali só tinhas posto um gráfico garrafal com números absolutos.

Eu explico: tu estás a fazer comentários sobre a realidade e dentes e desvitalizações. Mas o gráfico só em números absolutos como o que colocaste na página anterior também não mostra a realidade toda e na verdade, é passível de a desvirtuar também, dependendo do que se quer discutir. E fiz esse comentário por teres vindo com o comentário dos dentes e por tu teres um histórico de utilização "discutível" de gráficos para fazer valer os teus pontos. Incluindo o primeiro gráfico que utilizaste na página anterior.
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 13/2/2021 19:26

MarcoAntonio Escreveu:Está relacionado com a resposta mas também com a magnitude da vaga. É que isso desaparece do teu gráfico uma vez que usas números absolutos. A magnitude em Portugal foi substancialmente maior (em casos, óbitos, etc per capita).

A realidade não se resume toda num gráfico simples.

Eu coloquei o grafico com numeros absolutos e o grafico com numero por milhão e, portanto, o teu comentario não faz sentido.
Tambem nunca disse que a realidade se resumia num simples grafico.
Apenas mostrei que o momento de subida e descida do numero de infecções é muito proximo.

por MarcoAntonio » 13/2/2021 19:22

Está relacionado com a resposta mas também com a magnitude da vaga. É que isso desaparece do teu gráfico uma vez que usas números absolutos. A magnitude em Portugal foi substancialmente maior (em casos, óbitos, etc per capita).

A realidade não se resume toda num gráfico simples e é preciso ver bem o que é que lá está representado e de que forma.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39 e 132 visitantes