Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Acho que a discussão está demasiado grande sem motivo pra isso. Tudo o que eu disse é verdade. E parte do que colocaste prova isso, embora eu use gráficos ajustados para dividendos e tu provavelmente usaste gráficos não ajustados. Digo isso por causa da SON..
Mas sem contar com a SON, o gráfico que colocaste do bcp prova que a ação está agora a um valor superior ao dia 2 de março. E foi apenas o período desde 2 de março que eu falei. E eu falei também da NOS e da Edpr…. mas podia ter dito também a Altr, e provavelmente ainda mais outras se pesquisar… Nos, edpr e altr vesse mesmo com gráficos não ajustados. Estão todas acima do que estavam a 2 de março ao contrário da Egl.
Mas sem contar com a SON, o gráfico que colocaste do bcp prova que a ação está agora a um valor superior ao dia 2 de março. E foi apenas o período desde 2 de março que eu falei. E eu falei também da NOS e da Edpr…. mas podia ter dito também a Altr, e provavelmente ainda mais outras se pesquisar… Nos, edpr e altr vesse mesmo com gráficos não ajustados. Estão todas acima do que estavam a 2 de março ao contrário da Egl.
previsor Escreveu:(...)
Foste tu que me respondeste então es tu que tens que rebater os meus argumentos.
Eu logo no início disse que a Egl ainda está abaixo do que estava a 3 de março quando foram apresentados os resultados anuais antes mesmo da tua primeira resposta meio idiota, mas estás a ignorar esse facto e só a falar do dia 3 de março. E insistes em dizer que a maioria das ações desceu, exepto as que beneficiaram com o ataque ao Irão, e eu já demonstrei que isso é falso.
(...)
Os exemplos que dei foram os resultados anuais divulgados a 3 de março, e disse que a cotação ainda não conseguiu ultrapassar o preço a que estava no dia anterior a esses resultados. E varias ações do PSI estão atualmente acima do que estavam nesse dia, como BCP, SON, NOS, a EDPR, etc.
(...)
E também falei do ano de 2014…
Se queres rebater o que digo, tens que falar dos exemplos que eu dou….
(...)
Previsor, você não demonstrou nada, olhou para os gráficos de empresas de diferentes setores e tirou "a olho" conclusões enviesadas.
Quer prova?
Seguem os gráficos das ações que referiu (excluí propositadamente a NOS porque esta beneficiava de um momentum colossal desde o fim de 2025, a reboque de estar com os múltiplos de valorização extremamente comprimidos e ao antecipar dividendos com um yield brutalmente interessante. A NOS foi das poucas que conseguiu atravessar o conflito do Irão sem grande mossa pois estava extremamente subvalorizada).
Se reparar a apresentação de resultados da Mota foi a ÚNICA que coincidiu com o estalar do conflito do Irão e você interpreta que a queda foi por causa dos resultados e não do conflito geo-político.
Outra evidência nos gráficos é que a Mota conseguiu superar o valor de abertura pós apresentação de resultados primeiro que o BCP.
Quanto a 2014, só lhe digo que a Mota, a partir de meados desse ano, caiu por conta da crise do petróleo, que por sua vez afetou a capacidade de Angola de honrar pagamentos e adjudicar novas obras à Mota.
A Mota-Engil tinha uma elevada dependência da receita obtida em África e os resultados subsequentes espelharam isso mesmo.
Os bons investidores não ficaram à espera para reagir ao colapso, anteciparam a crise e venderam quando a crise do petróleo se acentuou.... e o que acha que fizeram os shorters nessa altura à Mota? Pois... atacaram e forte, dos 6€ a 1€ em pouco mais de um ano.
Já gastei muito do meu precioso tempo (precioso para mim) em tentar-lhe explicar algo que você não quer entender (lá está a analogia com história do avô... não sei se a percebeu agora... em suma, acredite no que quer e seja feliz, quero lá saber).
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
[quote="trend=friend"]É 0,173, Vale.
Um preciosismo, mas se fores colocar o desconto exato pode ser relevante.
Em todo o caso, como é uma abertura a um valor mais nominal do que outra coisa, pode nunca lá tocar. Nesses casos prefiro aguardar pela abertura e ir ao melhor para não falhar.[/quote
Fico 2 cêntimos acima, não ponho ao melhor para não inflacionar. Mas realmente enganei-me
Obrigado
CumPrim/
Vale Aquilino
Em todo o caso, como é uma abertura a um valor mais nominal do que outra coisa, pode nunca lá tocar. Nesses casos prefiro aguardar pela abertura e ir ao melhor para não falhar.[/quote
Fico 2 cêntimos acima, não ponho ao melhor para não inflacionar. Mas realmente enganei-me
Obrigado
CumPrim/
Vale Aquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Aqui_Vale Escreveu: Talvez não me tenha feito entender... Compro com o valor que vou receber do Dividendo.
0,175€ abaixo do fecho de hoje.
Certo?!
CumPrim/
ValeAquilino
Ok Vale,
Agora entendi.
Cumps
Dragon
- Registado: 28/5/2025 23:55
É 0,173, Vale.
Em todo o caso, como é uma abertura a um valor mais nominal do que outra coisa, pode nunca lá tocar. Nesses casos prefiro aguardar pela abertura e ir ao melhor para não falhar.
Em todo o caso, como é uma abertura a um valor mais nominal do que outra coisa, pode nunca lá tocar. Nesses casos prefiro aguardar pela abertura e ir ao melhor para não falhar.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Talvez não me tenha feito entender... Compro com o valor que vou receber do Dividendo.
Certo?!
CumPrim/
ValeAquilino
Certo?!
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
Aqui_Vale Escreveu:E porque amanhã é outro dia...
Vamos lá aliviar a pressão, escusado será dizer que não percebo patavina de A. F. e de A. T. , gostava de perceber. Mas deixemos isso para os entendidos.
Arrisco-me a dizer que os resultados da MOTA foram + que bons.
Assim sendo, com os Dividendos, amanhã comprarei mais umas Motitas.
Fica aqui um Boneco atualizado, e nem vale apena fazer o relato. Está tudo bem demarcado.
A hipotenusa do triangulo ascendente continua a suportar a cotação.
Quem não gostar não come, e podem contradizer porque não sou de cerimónias, nem de ressentimentos. Mas por favor apresentem argumentos.
CumPrim/
ValeAquilino
Boa noite Vale,
Estive a ver o teu grafico e nao entendi !
Comprar a 4,686 com dividendo????
Cumps
Dragon
- Registado: 28/5/2025 23:55
Depois de tanto ruido e discussão histérica, chega algo util. Obrigado Vale.
Que nunca por vencidos se conheçam
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"
E porque amanhã é outro dia...
Vamos lá aliviar a pressão, escusado será dizer que não percebo patavina de A. F. e de A. T. , gostava de perceber. Mas deixemos isso para os entendidos.
Fica aqui um Boneco atualizado, e nem vale apena fazer o relato. Está tudo bem demarcado.
Quem não gostar não come, e podem contradizer porque não sou de cerimónias, nem de ressentimentos. Mas por favor apresentem argumentos.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
há malta por aqui que se julga a última bolacha do pacote.
tipo o zé mourinho das cotações e preço, ou ronaldo dos fundamentais e da AT
- Registado: 2/4/2025 19:55
tami Escreveu:previsor Escreveu:Calma, ainda fechou positiva 0,16%
Quer dizer que os resultados foram "assim-assim"?
Acho que os resultados foram irrelevantes ou podes dizer assim assim. Não arranjo discussões patéticas por causa de nomes.
Acho que a descida inicial foi para testar a antiga resistência e que a resistência pode ter agora servido como suporte. Por acaso escrevi hoje no tópico que podia funcionar como suporte quando estava a descer quase 1%…
Não calha bem esta discussão agora… por causa do tempo que estou a perder a responder a algo idiota.
Acho a discussão idiota, mas vou tentar responder da melhor forma possível, apesar de não ter grande vontade.
Acho que isto parece mais dirigido a ti, mas já vamos aos assunto…
Foste tu que me respondeste então es tu que tens que rebater os meus argumentos.
Eu logo no início disse que a Egl ainda está abaixo do que estava a 3 de março quando foram apresentados os resultados anuais antes mesmo da tua primeira resposta meio idiota, mas estás a ignorar esse facto e só a falar do dia 3 de março. E insistes em dizer que a maioria das ações desceu, exepto as que beneficiaram com o ataque ao Irão, e eu já demonstrei que isso é falso.
Eu é que podia dizer isso quando inventaste uma estória marada sobre mim e o teu avô…
Acho a discussão idiota, mas vou tentar responder da melhor forma possível, apesar de não ter grande vontade.
Rolling_Trader Escreveu:Já percebi que o pessoal não gosta de ser corrigido quando vem dizer "cenas" desfasadas da realidade financeira, mas tal não me impedirá de continuar a fazer as correções quando achar que são pertinentes.
Acho que isto parece mais dirigido a ti, mas já vamos aos assunto…
Rolling_Trader Escreveu:Se não gostar, rebata os meus argumentos
previsor Escreveu:Os exemplos que dei foram os resultados anuais divulgados a 3 de março, e disse que a cotação ainda não conseguiu ultrapassar o preço a que estava no dia anterior a esses resultados. E varias ações do PSI estão atualmente acima do que estavam nesse dia, como BCP, SON, NOS, a EDPR, etc.
Rolling_Trader Escreveu: mas o que me chateia previsor é quando as respostas descem de nível e, ao invés de manter o cerne da discussão, se parte para o insulto
Eu é que podia dizer isso quando inventaste uma estória marada sobre mim e o teu avô…
previsor Escreveu:Calma, ainda fechou positiva 0,16%
Quer dizer que os resultados foram "assim-assim"? A partir de que subida diária seriam encarados como bons?
Nota: a cotação (da mota e dos indices) recuperou às 15h e pouco, exatamente ao mesmo tempo que saía a noticia abaixo. Como é que isso nos deixa em relação aos resultados?
Final Iran draft deal may be announced soon
Politics
2h ago
(Source: baha news)
EPA/SHAHZAIB AKBER
Politics
Pakistan is expected to announce the final draft of a peace agreement between the United States and Iran soon, Saudi Arabia's state news agency Al-Hadath reported on Wednesday, citing unnamed sources.
- Registado: 28/12/2015 16:15
previsor Escreveu:Ja disse o que quis dizer e não vou repetir.
Acho que a discussão tem mais a ver com ego do que com qualquer outra coisa. O que eu disse não justificava o comentário idiota.
Já percebi que o pessoal não gosta de ser corrigido quando vem dizer "cenas" desfasadas da realidade financeira, mas tal não me impedirá de continuar a fazer as correções quando achar que são pertinentes.
Se não gostar, rebata os meus argumentos, mas o que me chateia previsor é quando as respostas descem de nível e, ao invés de manter o cerne da discussão, se parte para o insulto gratuito, adjetivando os outros de idiotas e egocentristas... enfim, não é o primeiro nem há-de ser o último, é para o lado que durmo melhor.
previsor Escreveu:Seja como for, isto é falso em todos os exemplos que dei.Rolling_Trader Escreveu:
A cotação de TODAS as cotadas do PSI caíram .
Os exemplos que dei foram os resultados anuais divulgados a 3 de março, e disse que a cotação ainda não conseguiu ultrapassar o preço a que estava no dia anterior a esses resultados. E varias ações do PSI estão atualmente acima do que estavam a 3 de março, como BCP, SON, NOS, a EDPR, etc.
Falei tambem do dia de hoje e muitas estão a subir. O índice até vai fechar positivo, enquanto a EGL vai fechar negativa.
Eu não disse que as cotadas não recuperaram, disse que todas caíram com o estalar do conflito (e também disse que houve exceções, especialmente nas que beneficiavam da subida do preço do petróleo ou que estavam a gozar de catalisadores positivos que contrariavam o sentimento negativo do mercado).
E esse hábito de comparar empresas de setores diferentes já foi alvo de crítica severa da minha parte na resposta a outro forista.
Não comparem alhos com bugalhos!! Os negócios são diferentes e a aritmética de impacto de uma crise geo política traduz-se de maneiras diferentes nas contas dessas empresas!!
O setor da construção é muito permeável à incerteza geo política porque, como já referi inúmeras vezes, os clientes (especialmente os governos dos países) retraem-se de adjudicar novas obras de engenharia e construção porque, no estalar de uma crise financeira, a prioridade não é construir pontes, barragens, estradas ou o que quer que seja, é injetar dinheiro noutros setores da economia para fazer face à crise.
Há várias empresas relevantes do setor da construção europeia cuja cotação caiu no dia 28/02, aquando do ataque ao Irão pelos EUA e Israel, e que nunca voltaram a cotar acima desse valor, Ferrovial, Eiffage, Vinci, FCC, só para citar algumas de peso... isso sim é que o previsor devia estar a comparar... construção com construção e não construção com banca, retalho ou telcos.
previsor Escreveu:Também coloquei o exemplo de 2014, e também nesse ano EDPR, NOS, ALTR etc subiram ao contrário da EGL que desceu, com “bons resultados”
A Mota-Engil de 2014 não tem nada a ver com a de 2026, nem me vou dar ao trabalho de analisar esses movimentos de 2014.
previsor Escreveu:Eu até estou otimista em relação à Egl, mas o meu otimismo nela não tem a ver com os resultados…
Já agora fiquei curioso, o otimismo com a Mota é com o quê (já que não liga aos resultados)?
Calma, ainda fechou positiva 0,16%
Caros Moteiros, estão voláteis como a cotação
50% da minha posição foi ontem e hoje, não vai a dividendos, espero recomprar ali entre a EMA 200 e a LTA.
Bons Negócios e deixem a volatilidade para a cotação apenas
edit: Volto a repetir, esta emissão de dívida foi muito bem forjada, o Motinha está a trabalhar bem.
50% da minha posição foi ontem e hoje, não vai a dividendos, espero recomprar ali entre a EMA 200 e a LTA.
Bons Negócios e deixem a volatilidade para a cotação apenas
edit: Volto a repetir, esta emissão de dívida foi muito bem forjada, o Motinha está a trabalhar bem.
- Registado: 29/11/2007 3:13
Ja disse o que quis dizer e não vou repetir.
Acho que a discussão tem mais a ver com ego do que com qualquer outra coisa. O que eu disse não justificava o comentário idiota. Seja como for, isto é falso em todos os exemplos que dei.
Os exemplos que dei foram os resultados anuais divulgados a 3 de março, e disse que a cotação ainda não conseguiu ultrapassar o preço a que estava no dia anterior a esses resultados. E varias ações do PSI estão atualmente acima do que estavam nesse dia, como BCP, SON, NOS, a EDPR, etc.
Falei tambem do dia de hoje e muitas estão a subir. O índice até vai fechar positivo, enquanto a EGL vai fechar negativa.
Também coloquei o exemplo de 2014, e também nesse ano EDPR, NOS, ALTR etc subiram ao contrário da EGL que desceu, com “bons resultados”
——
Eu até estou otimista em relação à Egl, mas o meu otimismo nela não tem a ver com os resultados…
Acho que a discussão tem mais a ver com ego do que com qualquer outra coisa. O que eu disse não justificava o comentário idiota. Seja como for, isto é falso em todos os exemplos que dei.
Rolling_Trader Escreveu:
A cotação de TODAS as cotadas do PSI caíram .
Também coloquei o exemplo de 2014, e também nesse ano EDPR, NOS, ALTR etc subiram ao contrário da EGL que desceu, com “bons resultados”
——
Eu até estou otimista em relação à Egl, mas o meu otimismo nela não tem a ver com os resultados…
previsor Escreveu:Bem, li o resto, mesmo que me tenhas acusado de coisas falsas e idiotas e tenhas dado uma resposta aparentemente culta, mas com conteúdo pobre.
O que eu quis dizer, e que mostrei com exemplos reais, é que, apesar da leitura dos resultados positivos ou negativos, às vezes o preço mostra o oposto, seja no próprio dia, nos meses seguintes ou até nos anos seguintes.
Previsor a tua frase foi e cito:
- "Acho que resultados bons são quando a ação sobe 10% ou 20% no dia em que são divulgados. Quando o preço desce, são resultados maus ou irrelevantes"
Associar a qualidade dos resultados à subida ou descida da cotação nos dias seguintes é uma interpretação enviesada.
Muitas vezes as subidas e descidas estão associadas com as "notas de rodapé" das apresentações de resultados que dão dicas sobre potenciais impactos nos próximos resultados ou alterações ao guidance, tal não invalida que os resultados presentes sejam bons ou maus.
Ou seja há que olhar para o panorama global: Sentimento global do mercado de ações, Sentimento do mercado referente ao setor específico da ação. Sentimento referente aos resultados futuros do título específico (crescimento, rentabilidade, solvabilidade)
Nota que num dos teus "exemplos reais" citaste a queda da Mota pós apresentação dos resultados de 2025 mas ignoraste o facto da guerra no Irão ter iniciado poucos dias antes e que a queda da Mota coincidiu com o estalar do conflito e o seu posterior agravamento (à medida que o preço petróleo escalava).
A minha intervenção que classificaste de "aparentemente culta, mas com conteúdo pobre", visava precisamente evidenciar o grau de enviesamento das tuas leituras sobre o que são bons ou maus resultados... repara que descartaste o evento geo político da década (conflito Irão EUA) e associaste a queda da cotação da Mota à apresentação de resultados de 2025... lá está.
previsor Escreveu:Bem, li o resto, mesmo que me tenhas acusado de coisas falsas e idiotas e tenhas dado uma resposta aparentemente culta, mas com conteúdo pobre.
O que eu quis dizer, e que mostrei com exemplos reais, é que, apesar da leitura dos resultados positivos ou negativos, às vezes o preço mostra o oposto, seja no próprio dia, nos meses seguintes ou até nos anos seguintes.
Previsor, o facto de não teres percebido não significa que seja pobre. Há muitos fatores que fazem movimentar uma ação no dia seguinte aos resultados, e a ideia que tem que subir se forem bons é errada - um exemplo, se a nvidia subir 300% num trimestre, entre apresentações de resultados, apresentar excelentes resultados que confirmam o crescimento da empresa e a tese de investimento, mas cair 5% no dia seguinte porque muita gente decide tirar mais valias desses 300%, os resultados foram maus?
Ps: tinhas concluido que os resultados foram maus, porque a ação caía de manhã. Se eventualmente acabar positiva, os exatos mesmos resultados passam a ser bons? E se cair mais 5% esta semana, e na próxima subir 20%?
Bem, li o resto, mesmo que me tenhas acusado de coisas falsas e idiotas e tenhas dado uma resposta aparentemente culta, mas com conteúdo pobre.
O senhor chegou à secretária e foi de 4,81 para 4,90 em 2 minutos e meio. Hoje atrasaram-se com o latte no dunkin 
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Rolling, perdi-me a meio. Antes de ler o resto, podes exemplificar quando eu disse o que dizes que eu disse?
previsor Escreveu:trend=friend Escreveu:previsor Escreveu:Acho que resultados bons são quando a ação sobe 10% ou 20% no dia em que são divulgados. Quando o preço desce, são resultados maus ou irrelevantes
Se trabalhares com o mercado americano verás que em múltiplas situações não é assim.
Nao dou muita importância aos resultados. Noto mais quando sobem ou descem muito no dia em que são divulgados. Por exemplo a Curi desceu cerca de 20% e a visn subiu cerca de 20% no dia da divulgação. Então quer dizer que a Curi teve maus resultados e a visn teve bons resultados.
E às vezes os resultados são enganadores. Por exemplo, o exemplo da Egl que coloquei de 2014.
E um exemplo contrário da visn, que desceu mais de 20% na apresentação de uns resultados em 2015 e depois subiu mais de 100%
Previsor, já tinha referido aqui no fórum que o meu falecido avô (paz à sua alma) achava que a lua era tão quente como o sol.
Ainda ponderei explicar a diferença entre uma estrela e um satélite natural, a produção de energia das estrelas na forma de fusão nuclear e a respetiva libertação de luz e calor e o facto da lua apenas refletir a luz do sol, mas .... depois pensei que o meu avô tinha tido várias oportunidades para perceber mais de ciência, porém continuava a querer acreditar no que queria e deixei-o ser feliz com as suas convicções.
Como o previsor não é o meu avô e não gosto de ver espalhado por estes fóruns desinformação financeira... não posso deixar passar as suas mensagens sem um merecido contraditório: O facto de uma cotada ter bons ou maus resultados é do domínio da matemática financeira, uma ciência exata. Estabelece-se por comparação com os resultados das congéneres, comparação com os resultados estimados pelos analistas e alinhamento com as expetativas dos investidores que são geridas pelo guidance da empresa.
Achismos à parte (o previsor pode achar o que bem entender), em termos financeiros não há nada negativo a apontar nem que dê para interpretar que os resultados tenham sido maus, bem pelo contrário, como já referi foram excelentes.
Quanto à divulgação dos resultados consolidados de 2025 e a subsequente queda da cotação da Mota-Engil... caso não tenha visto as notícias existe uma guerra em curso que ameaça TODAS as economias mundias e, consequentemente, o negócio da maioria das cotadas em bolsa.
A cotação de TODAS as cotadas do PSI caíram (à exceção das que beneficiavam diretamente do conflito, como a Galp) e as de TODAS as cotadas do setor da construção também (porque quando a economia mundial ameaça espirrar, o setor da construção apanha uma pneumonia).
trend=friend Escreveu:previsor Escreveu:Acho que resultados bons são quando a ação sobe 10% ou 20% no dia em que são divulgados. Quando o preço desce, são resultados maus ou irrelevantes
Se trabalhares com o mercado americano verás que em múltiplas situações não é assim.
Nao dou muita importância aos resultados. Noto mais quando sobem ou descem muito no dia em que são divulgados. Por exemplo a Curi desceu cerca de 20% e a visn subiu cerca de 20% no dia da divulgação. Então quer dizer que a Curi teve maus resultados e a visn teve bons resultados.
E às vezes os resultados são enganadores. Por exemplo, o exemplo da Egl que coloquei de 2014. Com bons resultado desceu.
E um exemplo contrário da visn, que desceu mais de 20% na divulgação de uns resultados em 2025 e depois subiu mais de 100%
Dragon, acho que estás a bater demasiado com a cabeça na parede, e parece que já te está a fazer mal. Como me parece que tu é que não percebeste a minha pergunta, vou-te responder e terminar o assunto por aqui para não continuar a fazer spam no tópico - perguntei-te se tinhas pedido satisfações à tua fonte misteriosa que te tinha dito que os resultados seriam apresentados à tarde, e não ao inicio da madrugada.
Não sei o que isso tem a ver com hoje teres reforçado ou não, mas admito que o problema possa ser meu, não vale a pena tentares explicar.
Não sei o que isso tem a ver com hoje teres reforçado ou não, mas admito que o problema possa ser meu, não vale a pena tentares explicar.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], m-m e 129 visitantes