Sonae sgps...
jeso Escreveu:Os ilustríssimos discutiram o sexo dos anjos, a SCPnuno aproveitou p'ra fazer uma fisga, mas pormenores para o ajuste... NIKLES.![]()
Bom fim de semamamamana.
Quem nunca corrigiu os gráficos, desde o ano 2000, quando o capital da SON passou para o actual, deve multiplicar os valores por 0,8157 (0,9322 da SONI e 0,875 da SONC).
Bfs
Saudações bolsistas,
CM
CM
- Registado: 29/11/2007 13:54
Re: tm1950
Malakas Escreveu:Boas,
Ajustes na cotação quer de stock split quer de cisão como é o caso da sonae, sgps e sonae capital.
Um abraço
No caso do stock split a empresa fica exactamente na mesma, apenas aumentou o número de acções diminuindo na mesma proporção o seu valor nominal. Neste caso, não creio que possa haver qualquer alteração na análise dos gráficos, pois tudo se mantém excepto os valores das acções que diminuem e os volumes que aumentam, na mesma proporção.
É previsível que a SONI faça um stock split (cinco por uma), e quando isso acontecer, creio que os gráficos, depois de corrigidos, continuam perfeitamente válidos.
A situação do spin-off é diferente porque provoca uma alteração nos activos da empresa. Talvez aqui, como o Ulisses refere, o efeito memória deva ser ponderado, especialmente se o “naco” que saiu foi considerável.
Obrigado a ambos.
Saudações bolsistas,
CM
CM
Re: tm1950
Boas,
Ajustes na cotação quer de stock split quer de cisão como é o caso da sonae, sgps e sonae capital.
Um abraço
Um abraço
- Registado: 29/11/2007 10:06
Saudações cordiais.
SCPNuno, piada teve aquela do pendão e da cunha, ontem.
No caso do spinoff da Son Capital houve aumento do nº de acções desproporcional à entrada de dinheiro ? aparentemente isso terá acontecido pois no dia seguinte as acções corrigiram em baixa, logo os valores para trás deveriam ser corigidos na construção dos gráficos. Certo, ou percebi mal?
Quanto ao efeito memória, bem, é função do que a memória de cada um permite...
(para o próximo pedido de gráfico t'ou lixado
Boa sorte.
SCPNuno, piada teve aquela do pendão e da cunha, ontem.

No caso do spinoff da Son Capital houve aumento do nº de acções desproporcional à entrada de dinheiro ? aparentemente isso terá acontecido pois no dia seguinte as acções corrigiram em baixa, logo os valores para trás deveriam ser corigidos na construção dos gráficos. Certo, ou percebi mal?
Quanto ao efeito memória, bem, é função do que a memória de cada um permite...

Boa sorte.
As palavras levam à exaltação, os números à meditação.
- Registado: 29/11/2007 3:19
Re: Ajuste dos gráficos e efeito de memória
Malakas Escreveu:Caro Ulisses,
Sou leitor assíduo do Caldeirão ,que muito tem contribuído para a minha aprendizagem.
Relativamente aos gráficos costumas falar no efeito memória, mas quando se faz o ajuste esse efeito não se perde?
Um abraço
A que tipo de ajustes se estão a referir?
Saudações bolsistas,
CM
CM
Ajuste dos gráficos e efeito de memória
Caro Ulisses,
Sou leitor assíduo do Caldeirão ,que muito tem contribuído para a minha aprendizagem.
Relativamente aos gráficos costumas falar no efeito memória, mas quando se faz o ajuste esse efeito não se perde?
Um abraço
Um abraço
- Registado: 29/11/2007 10:06
Ora bem! Com a permissão do Ulisses e a despermissão do lutav, cá vai
Não, eu não acho que os graficos estão todos errados, acho é são muito monotonos, a não ser quando alguma alma caridosa os "decora" com alguns acessórios
Voltando á vaca fria, a Sonae, cá vai o meu raciocinio:
Exemplo - temos uma empresa, a "Anti Concepcinal SGPS", que fabrica e comercializa o que o nome indica.
Um belo dia resolve separar a parte de fabrico de pilulas da de fabrico de "coisinhas em borracha" - isto porque a pilula é muito mais rentavel, uma vez que quem a usa toma MESMO 1 por dia, ao passo que quem usa "coisinhas de borracha" apenas se gaba que usa 10 dia - mas isto é analise fundamental, não é analise tecnica.
Ora, assim passaremos a ter a "Anti Concepcional SGPS" e a "Piluly" - é claro, para mim, que o gráfico tem que reflectir o valor da empresa que foi retirado á outra. Até porque se daqui a 1 ano se descobrir um spray, uma rolha ou coisa do genero que substitua o producto da casa mae, o valor desta tenderá para zero.
Se quiserem que eu tente ilustrar com imagens eu tento, mas dado o exemplo acho que não é boa ideia...
(não sei se matei os graficos, se os spin offs ou a analise tecnica, mas tenho a impressão que este exemplo vai criar uma nova linha de pensamento interpretativo do comportamento de mercado)
Abraços
Não, eu não acho que os graficos estão todos errados, acho é são muito monotonos, a não ser quando alguma alma caridosa os "decora" com alguns acessórios

Voltando á vaca fria, a Sonae, cá vai o meu raciocinio:
Exemplo - temos uma empresa, a "Anti Concepcinal SGPS", que fabrica e comercializa o que o nome indica.
Um belo dia resolve separar a parte de fabrico de pilulas da de fabrico de "coisinhas em borracha" - isto porque a pilula é muito mais rentavel, uma vez que quem a usa toma MESMO 1 por dia, ao passo que quem usa "coisinhas de borracha" apenas se gaba que usa 10 dia - mas isto é analise fundamental, não é analise tecnica.
Ora, assim passaremos a ter a "Anti Concepcional SGPS" e a "Piluly" - é claro, para mim, que o gráfico tem que reflectir o valor da empresa que foi retirado á outra. Até porque se daqui a 1 ano se descobrir um spray, uma rolha ou coisa do genero que substitua o producto da casa mae, o valor desta tenderá para zero.
Se quiserem que eu tente ilustrar com imagens eu tento, mas dado o exemplo acho que não é boa ideia...
(não sei se matei os graficos, se os spin offs ou a analise tecnica, mas tenho a impressão que este exemplo vai criar uma nova linha de pensamento interpretativo do comportamento de mercado)
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Os ajustes aos gráficos da SON devidos aos dois “spin-off” são muito importantes (talvez mesmo fundamentais para uma análise técnica credível) porque ambas as operações tiveram um peso significativo na empresa.
Os factores de correcção devem ser de 0,9322, desde 20-01-2006, relativamente à SONI, e de 0,875, desde 28-01-2008, em relação à SONC.
Os factores de correcção devem ser de 0,9322, desde 20-01-2006, relativamente à SONI, e de 0,875, desde 28-01-2008, em relação à SONC.
Saudações bolsistas,
CM
CM
Ulisses Pereira Escreveu:Mr. Share, tu achas então que o gráfico não deve ser ajustado?
este promete dar mesmo muito trabalho!

quanto ao ajuste, assustador!! (dizer-se que é irrelevante).
Só porque a empresa, deixa de ser uma, para ser outra diferente (com e depois SEM Sonae Capital).
Mas hoje é casual friday, e como tal, tou vestido para caças às bruxas e aos gambuzinos!
Beijos e abraços
Ulisses Pereira Escreveu:A maioria dos investidores não utiliza a análise técnica, nem sequer acredita nela.
E quanto à Sonae SGPS, podes acreditar que uma esmagadora maioria nem sequer actualizou os gráficos com o ajuste do "spin-off" da Sonae Capital. Mr. Share, sabes qual foi o ajuste?
Um abraço,
Ulisses
não vejo em que é que esse ajuste posso influenciar este caso... um ajuste devido a spin-off é bem diferente de um ajuste de dividendos...
- Registado: 29/11/2007 10:48
Ulisses Pereira Escreveu:A maioria dos investidores não utiliza a análise técnica, nem sequer acredita nela.
E quanto à Sonae SGPS, podes acreditar que uma esmagadora maioria nem sequer actualizou os gráficos com o ajuste do "spin-off" da Sonae Capital. Mr. Share, sabes qual foi o ajuste?
Um abraço,
Ulisses
Eu estou entre os que não fizeram o ajuste.

Já agora agradeço, (eu e muitos), informação sobre o valor e data para a correcção.

Abraço.

Mr. Share, colocaram-te uma pergunta de uma forma absolutamente tranquila, não há nenhuma necessidade de reagires agressivamente. O Caldeirão não é o palco ideal para esse género de reacções.
Gostava ainda de sublinhar aquilo que já referi várias vezes. Quando o último teste a alguns suportes é muito antigo, não acredito na eficácia desses mesmo suportes. O "efeito memória" perde-se. Ainda mais no caso da Sonae onde o ajuste feito por via da Sonae Capital destruiu, por completo, essas referências psicológicas.
Um abraço,
Ulisses
Gostava ainda de sublinhar aquilo que já referi várias vezes. Quando o último teste a alguns suportes é muito antigo, não acredito na eficácia desses mesmo suportes. O "efeito memória" perde-se. Ainda mais no caso da Sonae onde o ajuste feito por via da Sonae Capital destruiu, por completo, essas referências psicológicas.
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, almica, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PXYC, trilhos2006 e 190 visitantes