Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 24/6/2014 13:00

A aguentar as quedas? O PSI tem caído bastante na última semana...

Mantana, há muito tempo que o PSI e as yields deixaram de estar correlacionados.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por mantana » 24/6/2014 12:53

Ulisses Pereira Escreveu:Então se concordas, não faz sentido nenhum teres trazido a questão dos juros da dívida...

Um abraço,
Ulisses

Trouxe a questão por isso mesmo, é que o juros baixos estão a aguentar as quedas, pelo que se a realidade se alterar nem quero pensar!ai sim não vai haver tempo para avisos.
Portanto vou começar a abrir o link das yelds,penso que uma subida nos juros da divida seriam o acender do rastilho.

Registado: 21/5/2014 15:33

por Ulisses Pereira » 24/6/2014 12:41

Então se concordas, não faz sentido nenhum teres trazido a questão dos juros da dívida...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por mantana » 24/6/2014 12:20

Ulisses Pereira Escreveu:A evolução dos juros da dívida pública portuguesa há muito que deixaram de estar correlacionados com o PSI. Foi chão que já deu uvas.

Um abraço,
Ulisses

Concordo em absoluto, ou seria a tempestade perfeita para os 5700, o que eu penso que não aconteça até o PS andar como anda......

por Oberon » 24/6/2014 12:13

uma pequena ajuda aos colegas foristas: alguém me pode indicar onde posso consultar o volume do PSI20 (em euros) para o próprio dia?

tentando clarificar: site ou plataforma (free of charge) que me permita consultar o volume financeiro do dia, nem que fosse com delay, mas ainda com a sessão aberta. Obrigado.

Registado: 14/4/2011 15:12

por Ulisses Pereira » 24/6/2014 12:09

A evolução dos juros da dívida pública portuguesa há muito que deixaram de estar correlacionados com o PSI. Foi chão que já deu uvas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por mantana » 24/6/2014 9:55

mantana Escreveu:uma vinda aos 6700 não é improvavel ate ja na proxima semana eu ja pus o cinto psicologicamente com a banca a tremer toda a PT com novo target e JM encalhada, quem vai salvar o PSI20?

O sentimento positivo a volta dos juros da divida Portuguesa poderá amortecer um pouco a correção na banca, mas algum episodio politico menos bom poderá alterar esta paz aparente nas yelds...

por katolo » 23/6/2014 15:04

Para variar, o índice que mais cai na Europa. Mais uns dias assim e entramos em terreno negativo no anual...

Registado: 20/2/2014 22:01

por yaya » 23/6/2014 14:58

VHVR Escreveu:Já tinha colocado esta tabela em outro tópico. Serve de complemento à, interessante, informação disponibilizada pelo yaya.

Reparar que, alguns sectores apresentam PER's, supostamente, elevados. Contribuindo a inclusão dos resultados negativos para um mais elevado PER.

Ou seja, parece-me que, e posso estar errado, em alguns sectores do Stoxx 600 existem ainda resultados negativos, de algumas empresas dos mesmos, consideráveis. O que faz com que os PER's estejam esticaditos. A divergência, que refere o yaya, existe. Aparentemente, indica uma expectativa dos investidores que os lucros crescerão num futuro próximo. Se essa expectativa for frustada, deverá haver correcção. Contudo, como, de momento, se fala de estímulos económicos e pouco de resultados, para já, estamos ainda na fase, optimista, da esperança.

As bolhas, normalmente, de início, crescem na medida em que os lucros também crescem, os lucros vão estagnando e os preços continuam a subir, até que rebenta, quando é demais evidente a divergência.

Neste caso, não sei se será bolha, visto que os lucros ainda nem começaram a crescer. É uma divergência, baseada numa expectativa, que poderá, sem dúvida, apresentar uma futura correcção, mas bolha, talvez, ainda, não seja.

É uma opinião, que pode, como é óbvio, não ser correcta.

Eu acho que a correção a que se assiste poderá ter como base já uma expectativa frustrada do crescimento do PIB na ZE e EUA. Os mercados esperavam mais da ZE e EUA. A revisão em baixa do PIB por parte de banco mundial veio por alguma água na fervura.

Registado: 28/8/2013 22:19

por yaya » 23/6/2014 14:43

Índice PMI da ZE desce pelo 2º mês consecutivo :oh: o que coloca em causa o crescimento (já de si tímido) da ZE. A confiança dos empresários alemães tem vindo (inesperadamente mas se calhar com razão) a cair. Isto tudo sustenta a ideia de uma bolha. E se a FED criou uma bolha?
E se o BCE vai criar outra bolha?
Se o PIB nacional cair no 2ºT? :-k
Lá se vão os fundamentos

por VHVR » 23/6/2014 14:22

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 19:04, num total de 1 vez.

Registado: 11/4/2014 16:59

por Artista Romeno » 23/6/2014 14:08

O meu ultimo post por hoje... o psi o contexto e as mudanças de portugal....
O psi está longe ainda do seu pico como está o IBEX, mas este menos.... e há que compreender varias coisas que não é 6800 ou 6400 ou o 7500 ou o 8000 e picos:
- Portugal é um pais romeno... não temos setor industrial em geral de jeito fora as piadolas do psi geral... logo o psi é banca galp edp, jm sonae e telecom... ora vamos setor a setor:
- bancos,basileia 3 muito mais necessidades de capital... a rentabilidade por acção nunca mais vai ser tão alta... os lucros nem que seja em 2030 hão de ser looool :wink: , depois pa ajudar ao fartote o bcp foi o que sei viu
- telecom momento péssimo para o setor... as sinergias da PT é palha regra geral, as da zon optimus tao incorporadas... e se pensam que gerir a zon optimus é cortar custos na optimus ter um site manhoso e bingo esqueçam.... a marca nós é lixo.... a unica coisa que eles fizeram o plano dos 49,90 com 4 serviços é mais sangria... mais uma acha para a fogeira da concorrencia suicida entre telecom's posto isto mesmo com sinergias aquilo que disse há um tempo atrás dos 5,25 a 5,75 começo a ter duvidas e se esse quatro lhes pode trazer clientes é mais um ponto de preocurpação num setor em que a receita tem ido pelo cano....
pt ver sem oi é asneira e além do corte de custos e do capex na oi, grave na minha opiniao ainda nao vi nada que me faça estar bullish na CORPCO.....
sonae parece-me perto do topo... é uma holding nao analisei em detalhe mas mais que 1,50 não creio que valha o retalho nao alimentar mesmo melhorando, ainda tá uma bela nodoa.... e tem um risco demasiada exposição a solo romeno não acelere a economia e esperem que caia mas é mais....
edp- analisado, o preço atual não deixa margem para loucas valorizações... dentro com stop acima dos 3,5... 3º objetivo inicial e 2º intermedio atingido... a rentabilidade e perspetivas para este setor já não são bem as mesmas........
galp dizem as cabulas que pode valer marginalmente mais, não sei avaliar...14,5 15 euros
Jm depende da polonia... se polonia melhora arrisco até os 15 euros, se não vai aos 10 ou 9,5
faltou a mota essa pode ter algum potencial nao sei construturas é coisa que nao arrisco....
ora já as passei todas um indice com muita historia para contar como se vê
está a subida arrumada :?: Não :!: o bpi vale mais a meu ver ... a jm pode melhorar... e se a economia melhorar significativamente a sonae pode ter um pouco de margem.... após o AC o bcp tambem pode ser uma boa surpresa ... mas primeiro vai cair... aposto....se o ac for gigante :wink: logo a minha opiniao curto prazo vai andar a ver a bola, mas se a economia nao defraudar acho que niveis a rondar os 8000 pontos podem ser possiveis assim corra tudo perfeito e o bes melhore tambem... mas no cp nao acredito.....
este mapa é a realidade de um pais que apanhou com a troika porque acima de tudo não se soube governar e ainda bem que ela veio quando veio :!: :idea: andavamos todos fora da realidade e aquele pico do psi refletia isso mesmo até no modo como certas empresas andavam a ser geridas PT BCP BES sONI Banifsó para começar... ora o potencial desempenho da economia é muito mais fraco...e isso nota-se... certos setores como a energia em espanha tambem tiveram que cortar.... e brisaaaa e cimpor olha capute já não há :shame: :oh: :wall:
depois a troika mudou muita coisa.... Portugal vivia na mentira e o indice até certo ponto incorporava isso, por outro lado A GESTÃO DE CERTAS EMPRESAS ERA ELA PRÓPRIA UMA GRANDESSIMA MENTIRA :mrgreen: escrito a caps de proposito :!:
disclaimer: dentenho como é sabido neste momento apenas uma posição na edp... em mais nada.... o meu ultimo investimento é a pfizer com objetivos de longo prazo a muito longo prazo... por isso como veem estou longe do psi... mas se o bcp cair muito e os resultados do Q2 me agradarem posso pensar nisso....
Editado pela última vez por Artista Romeno em 23/6/2014 14:22, num total de 1 vez.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por AntónioManuel » 23/6/2014 14:07

Acrescento mais um comentário á minha analise anterior.
as correções são normais em Bull markets, a ideia que tenho é que terminam com quedas violentas e pânico, para os pequenos investidores soltarem as ações. Muitas vezes quebram os suporte que definem a fronteira entre o BULL e o BEAR Market para logo a seguir os recuperar.
Mas na minha opinião o melhor é estar no lado certo do mercado, e stops depois da abertura das posições para evitar sofrimento e grandes perdas de capital.
Para já enquanto não quebrar os suportes que o Ulisses aponta nos gráficos continuo otimista, mas que virão quedas fortes quase de certeza que virão porque é natural nas correções.

Cumprimentos
António Manuel
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por jonas007 » 23/6/2014 12:55

Eu entrei e voltei a sair. Pensando que era desta que estagnava ou subia. Mas não.... :wall: :wall:

Repara bem nas quedas sem travões e não consegue abrandar um pouco a queda. Algo de "fundamental" aconteceu. :-k No miolo da coisa.

Registado: 21/5/2014 22:06

por negociosbolsa81 » 23/6/2014 11:53

jonas007 Escreveu:Estou mais uma vez completamente liquido.

Acredito piamente que o verdadeiro suporte do ~6400 vai ser testado. E ai veremos a confirmação para qual dos lados vamos. :-k

jonas, já todos sabemos que estás liquido completamente! Já escreveste isso umas 5 vezes em vários tópicos... fixe, mas já farta e leva a outros investidores algum desânimo sem reparares!

Escreve algo consistente e com argumentos! Porque acreditas PIAMENTE que o psi vai 6400 pts e não 6800 ? Porque não acreditas numa inversão ?
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por Ulisses Pereira » 23/6/2014 11:51

Aqui ficam os gráficos actualizados do PSI.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
psi3.png

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por jonas007 » 23/6/2014 11:11

Estou mais uma vez completamente liquido.

Acredito piamente que o verdadeiro suporte do ~6400 vai ser testado. E ai veremos a confirmação para qual dos lados vamos. :-k

Registado: 21/5/2014 22:06

por yaya » 23/6/2014 11:00

E o que dizer da divergência entre a EPS e o índice stoxx600?
Alguns analistas já falam em bolha. Será?
Anexos
EPS vs Stoxx600.png
EPS vs Stoxx600.png (55.41 KiB) Visualizado 5784 vezes

por tiagopt2 » 22/6/2014 12:26

mmrmm Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:mmrmm, eu acredito que é apenas uma correcção.
No Gráfico Semanal tem um suporte onde está neste momento; acho fraco para suportar o índice mas nunca se sabe, mas acredito que vai ganhar força algures na zona entre as duas linhas azuis.
O Ulisses está Bull e já enumerou varias vezes as razões e eu estou de acordo com ele.

Caro António Manuel,

Esperemos que tenha razão. O que me assustou de facto foi o post de ontem do Tiago Esteves sobre o PSI (ver http://surfaratendencia.blogspot.pt/201 ... pecto.html), cujas conclusões foram muito preocupantes para com o índice, sobretudo centrado na quantidade de empresas que estão em momentos cruciais, cuja inversão coloca em causa o índice. uma vez que se trata de um analista experimentado que vale a pena ler, assustou-me a sua posição, que ele próprio também assumiu ser um pouco pessimista. Vejamos o que ele dirá hoje na sua análise semanal aos principais índices mundiais.

bom fds,

Cheguei tarde para a publicação :) (Obrigado MM). Deixo o embed do video.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por HJOR » 22/6/2014 2:02

Se... ainda muitos ses.... mas... um "mero" rabisco ou devaneio...
Anexos
PSI20_2014-06-20.png
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por FilipeBS » 21/6/2014 14:51

Proponho dois cenários de curto-médio prazo para o PSI20, um mais optimista (A) e outro mais pessimista (B). Nenhum dos cenários põe em causa a tendência que longo prazo que, tal como afirma Ulisses, só pode ser posta em causa com quebra efectiva dos 6300.

Cenário A - optimista para o curto-médio prazo: Validade da LTA que vem desde inicio de Agosto de 2013; descida da cotação e toque na LTA nos próximos dias, em torno da região dos 7000-7030, e subsequente reacção em alta para testar próxima resistência. Ainda não tinha visto este cenário proposto em lado nenhum, mas penso que vale a pena considerar. A favor deste cenário: juros baixos no mercado secundário; recentes incentivos do BCE.

Imagem

Cenário B - pessimista para o curto-médio prazo: LTA que vem desde inicio de Agosto de 2013 quebrada em baixo; sell-off generalizado até à fronteira Bull-Bear, entre os 6300-6400, com pequenas reacções em alta ao passar por cada nível de suporte. A favor deste cenário: situação de muita instabilidade e incerteza na banca; AC do BCP ainda por anunciar oficialmente; várias cotadas ainda em Bear (JMT e PT) e outra zonas de inversão de tendência (Sonae, Altri, Zon, banca...).

Imagem
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt

Registado: 29/11/2007 3:21

por mmrmm » 21/6/2014 10:50

AntónioManuel Escreveu:mmrmm, eu acredito que é apenas uma correcção.
No Gráfico Semanal tem um suporte onde está neste momento; acho fraco para suportar o índice mas nunca se sabe, mas acredito que vai ganhar força algures na zona entre as duas linhas azuis.
O Ulisses está Bull e já enumerou varias vezes as razões e eu estou de acordo com ele.

Caro António Manuel,

Esperemos que tenha razão. O que me assustou de facto foi o post de ontem do Tiago Esteves sobre o PSI (ver http://surfaratendencia.blogspot.pt/201 ... pecto.html), cujas conclusões foram muito preocupantes para com o índice, sobretudo centrado na quantidade de empresas que estão em momentos cruciais, cuja inversão coloca em causa o índice. uma vez que se trata de um analista experimentado que vale a pena ler, assustou-me a sua posição, que ele próprio também assumiu ser um pouco pessimista. Vejamos o que ele dirá hoje na sua análise semanal aos principais índices mundiais.

bom fds,

Registado: 27/2/2014 20:36

por AntónioManuel » 21/6/2014 9:58

mmrmm, eu acredito que é apenas uma correcção.
Anexos
psi20.png
Gráfico Semanal
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por BearManBull » 21/6/2014 9:31

richardj Escreveu:
Resumindo, faltam empresas industriais, neste pais é só serviços aborrecidos... a produção de papel não interessa a ninguém :twisted:

Não era bem isso que queria dizer mas o PSI é muito dependente da banca.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por richardj » 21/6/2014 2:06

lfhm83 Escreveu:
Dom_Quixote Escreveu:
lfhm83 Escreveu:... o nosso PSI pouco mais é do que banca...

:!:

A energia está estagnada, as telco já tiveram outro impacto e o retalho também já teve melhores dias.

Resumindo, faltam empresas industriais, neste pais é só serviços aborrecidos... a produção de papel não interessa a ninguém :twisted:

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Gioes, Google Adsense [Bot], niceboy, PAULOJOAO, psandrade, TTM62, VALHALLA, zorro2009, Àlvaro e 106 visitantes