EDP - Tópico Geral
Re: EDP - Tópico Geral
yaya Escreveu:Lucky_Luke Escreveu:Thunder2 Escreveu:Não sei até que ponto o armazenamento com baterias não será outro pântano em que a Europa vai-se enfiar e que será mais um factor para perdermos competitividade face à China, Índia e USA (por aumento dos custos da electricidade).
Se a Europa se está a meter é porque é um pântano.
Na ultima década Bruxelas só nos mete em pântanos.
Pântano é quando um país fica cada vez mais dependente do urânio russo como a França
Pântano é quando um país fica dependente do gás russo como aconteceu com Alemanha, e que a levou à recessão
Mais um país no pântano, por estar dependente de gás russo
Moldova: A suspensão da circulação de gás russo através da Ucrânia pode causar uma falta de energia elétrica no inverno. Contrato de abastecimento por território ucraniano termina a 31 de dezembro.
venha o próximo
MarcoAntonio Escreveu:Animar, não sei se anima...
Eu não oercebo nada de gráficos.
Descodifica por favor.
A tendência continua de queda? É isso?
Obrigado.
- Registado: 11/6/2008 21:46
andraderui Escreveu:Gráfico semanal
Duas notas: RSI a 32 e parece-me que ainda temos margem para ir até ao sul.
É apenas a minha opinião, não é uma recomendação.
Concordo com a sua análise. Perdeu o suporte nos 3.20€ o caminho será mesmo para sul.
Os fundos estão a apostar contra as EDPS, agora só podemos aguardar pelo encerramento das opções e acreditar que a Euronext não volte a colocar opções sobre as mesmas e também sobre outras devido a fraca liquidez da nossa bolsa.
- Registado: 29/11/2007 14:05
Gráfico semanal
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
- Registado: 12/11/2002 16:18
yaya Escreveu:Lucky_Luke Escreveu:Thunder2 Escreveu:Não sei até que ponto o armazenamento com baterias não será outro pântano em que a Europa vai-se enfiar e que será mais um factor para perdermos competitividade face à China, Índia e USA (por aumento dos custos da electricidade).
Pântano é quando um país fica cada vez mais dependente do urânio russo como a França
Pântano é quando um país fica dependente do gás russo como aconteceu com Alemanha, e que a levou à recessão
E como se isso não fosse suficiente agora podemos investir milhares de milhões em bateias produzidas na China para armazenar energia e refletir esses milhares de milhões de custos nas faturas dos consumidores.
A recessão na Alemanha não é resultado da dependência do gas russo, a guerra na Ucrânia é que é o resultado dessa dependência.
yaya Escreveu:vira o disco e toca o mesmo
para o psi não oscilar muito vão descalçando os pesos pesados edps, para calçarem bcp, galp, me e agora a jm
quando as edps voltarem a subir quais vão descalçar?
Só sobe quando os fundos quiserem se nada for feito. Eu não trocaria as minhas ações da EDP por nenhuma dessas empresas acima mencionadas ( e tenho desvalorizações assinaláveis) até porque para mim não lhe chegam aos calcanhares. Este é o período mais negro de que me lembro na EDP. Já estou com uma desvalorização de 20%, mas não vejo motivos para vender, enquanto me pagar dividendo generoso ano após ano. A longo prazo vai recuperar. A curto prazo está nas mãos do CEO apresentar o plano estratégico 2025-2030 e reavivar o interesse pela empresa e aumentar a força compradora de tal forma que os fundos já não consigam manter as descidas. Pode ser que o rebalanceamento de carteiras no fim do ano dê um empurrão.
- Registado: 4/11/2019 21:29
Animar, não sei se anima...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
vira o disco e toca o mesmo
para o psi não oscilar muito vão descalçando os pesos pesados edps, para calçarem bcp, galp, me e agora a jm
Alguém que diga alguma coisa boa sobre a edp para nós ficarmos mais animados.
Lucky_Luke Escreveu:Thunder2 Escreveu:Não sei até que ponto o armazenamento com baterias não será outro pântano em que a Europa vai-se enfiar e que será mais um factor para perdermos competitividade face à China, Índia e USA (por aumento dos custos da electricidade).
- Registado: 12/11/2002 16:18
PIKAS Escreveu:in: https://eco.sapo.pt/2024/12/12/preco-da ... =destaquesPreço da eletricidade em máximos de quase dois anos na Península Ibérica
Preço de venda em máximo e a cotação da EDP em mínimo. Algo está a falhar, não?
Cumprimentos,
Os contratos de opções terminam este mês. Os fundos têm de tomar decisões. As cotações da luz têm vindo a aumentar desde Maio, como já falei no fórum da Edpr tendo atingido o máximo esta semana. Na Alemanha e Dinamarca 1000 euros o MWH a cotação recente. Vamos ver o que vai acontecer nos próximos tempos.
- Registado: 29/11/2007 14:05
Pois tudo boas notícias:
Preço de energia no máximo;
Juros no mínimo;
Barragens cheias;
Lucros record;
Bom dividendo.
Porque continua a descer?
Surreal.
Preço de energia no máximo;
Juros no mínimo;
Barragens cheias;
Lucros record;
Bom dividendo.
Porque continua a descer?
Surreal.
in: https://eco.sapo.pt/2024/12/12/preco-da ... =destaquesPreço da eletricidade em máximos de quase dois anos na Península Ibérica
Preço de venda em máximo e a cotação da EDP em mínimo. Algo está a falhar, não?
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Thunder2 Escreveu:Não sei até que ponto o armazenamento com baterias não será outro pântano em que a Europa vai-se enfiar e que será mais um factor para perdermos competitividade face à China, Índia e USA (por aumento dos custos da electricidade).
O cenário continua o mesmo no psi: galp, bcp, me (e agora jm).
E como no psi não podem subir vários pesos pesados ao mesmo tempo descalçam as edps para alocarem nestas 3, que são as únicas que sobem há vários anos, muito dependentes do movimento do petróleo e consequentemente da inflação/tx juro.
Tendo em conta que as tx juro estão a baixar esta é a única explicação que vejo para o que está a acontecer no sector das renováveis: os mercados acham que vem aí mais inflação, veremos depois é se têm razão.
E como no psi não podem subir vários pesos pesados ao mesmo tempo descalçam as edps para alocarem nestas 3, que são as únicas que sobem há vários anos, muito dependentes do movimento do petróleo e consequentemente da inflação/tx juro.
Tendo em conta que as tx juro estão a baixar esta é a única explicação que vejo para o que está a acontecer no sector das renováveis: os mercados acham que vem aí mais inflação, veremos depois é se têm razão.
Não sei até que ponto o armazenamento com baterias não será outro pântano em que a Europa vai-se enfiar e que será mais um factor para perdermos competitividade face à China, Índia e USA (por aumento dos custos da electricidade).
Um país como a Alemanha precisará de quantos GWh par ter algo que "segure" o grid por algumas horas? Diria que entramos é nos TWh.
https://app.electricitymaps.com/zone/PT ... gated=true
Podem "brincar" neste site para termos alguma noção do tamanho do desafio (e respectivo capital que terá de ser investido e terá de ter retorno ... seja ele por facturação ao cliente, seja por subsídios de estado).
Um país como a Alemanha precisará de quantos GWh par ter algo que "segure" o grid por algumas horas? Diria que entramos é nos TWh.
https://app.electricitymaps.com/zone/PT ... gated=true
Podem "brincar" neste site para termos alguma noção do tamanho do desafio (e respectivo capital que terá de ser investido e terá de ter retorno ... seja ele por facturação ao cliente, seja por subsídios de estado).
Username "original": Thunder, registado desde março de 2007
yaya Escreveu:EDP estreia-se nas baterias autónomas na Europa com projeto em Inglaterra
https://eco.sapo.pt/2024/12/10/edp-estr ... nglaterra/
------------------------------
"Get ready to rock!!!"
Trump promete licenciamento rápido a quem investir mil milhões nos EUA
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... es-nos-eua

Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
EDP estreia-se nas baterias autónomas na Europa com projeto em Inglaterra
"Get ready to rock!!!"
"Get ready to rock!!!"
yaya Escreveu:Goya777 Escreveu:Nao sou de teorias da conspiraçao mas sim que é curioso o timing de uma pazada de casas de investimento tudo a reduzir PT da EDP. É o que é.
Provavelmente 2025 será ano com menos lucros que 2024 mas nao me parece justificar estar em minimos de vários anos. No COVID fechou 3 dias a estes niveis e logo de seguida nao voltou a descer dos 3.50.
Baseado em quê?
Para umas cotadas muito otimismo, contratos de milhões para aqui, contratos de milhões para acolá, e depois os resultados não refletem minimamente as espectativas geradas.
Para outras muito pessimismo e depois os resultados ultrapassam os analistas e são os mais altos do índice.
Disclaimer estou longo EDP e quero é que suba.
Disse que menos lucros porque 2024 foi ano muito forte no hidrico, para 2025/26 a propria EDP já disse que haverá menos ganhos de rotaçao de activos e ainda estou a assumir que os 180M de indemnizaçao da Naturgy (lucro one-off) entram este ano.
Dito isto, espero estar enganado.
- Registado: 17/7/2014 22:33
Mais do que os price- target, gosto deconhecer as análises subjacentes (quando estão disponíveis). Também se constata que na maioria dos casos, os price target andam a reboque do preço da ação e não o contrário.
- Registado: 23/6/2021 2:17
Abade19 Escreveu:E qual é para ti o preço justo?
Os 3.8 do price target de hoje, os 4,5 do caixa bank de há uma semana, ou outro?
O preço justo cada um interpreta da sua maneira dai haverem casas de investimento a dar 3,5 e também a 5,95€( grande disparidade). Na minha opinião e derivado das circunstancias actuais hoje daria 4 a 4,2. Se reparares bem eles começaram a baixar por causa do grande aumento das taxas de juro e pela eletricidade barata ou mesmo grátis em certos períodos e também pela expetativa baixa dos resultados. Agora que o inverso está a acontecer e os resultados vão ser bem melhores, se houvesse lógica deveria subir o que desceu. Mas a bolsa é irracional e suscetível a estímulos externos. Em 2026 se estiver tudo favorável e se a edp continuar a crescer não me admira nada que volte aos 5,20/5,50.
Que fique claro que eu não confio nessas casas de investimento porque há muitos interesses. Existem exemplos de casas que baixaram PT e 2 meses aumentaram e nesses 2 meses nada aconteceu de relevante. Como já alguém aqui disse parece que existe uma "calendarização" dessas casas para baixar.
Goya777 Escreveu:Nao sou de teorias da conspiraçao mas sim que é curioso o timing de uma pazada de casas de investimento tudo a reduzir PT da EDP. É o que é.
Provavelmente 2025 será ano com menos lucros que 2024 mas nao me parece justificar estar em minimos de vários anos. No COVID fechou 3 dias a estes niveis e logo de seguida nao voltou a descer dos 3.50.
Baseado em quê?
Para umas cotadas muito otimismo, contratos de milhões para aqui, contratos de milhões para acolá, e depois os resultados não refletem minimamente as espectativas geradas.
Para outras muito pessimismo e depois os resultados ultrapassam os analistas e são os mais altos do índice.
E qual é para ti o preço justo?
Os 3.8 do price target de hoje, os 4,5 do caixa bank de há uma semana, ou outro?
- Registado: 23/6/2021 2:17
Abade19 Escreveu:A edp cotava a 4 e já se falava dos fundamentais fortes. Apesar disso aconteceram minimos sobre mínimos e neste momento está a 3.2. E tudo dizes que o ponto de entrada na interessa. Tudo bem. No dia pós Trump atingiu os 3.18 e hoje voltou. Este é um valor e um suporte importantes para mim.
Se vai resultar...
O pikas explicou o porquê. A maioria do forum é trader ou swing trader, guiam-se por linhas e graficos, suportes, resistencias e "analises tecnicas". Mas há quem tenham isto a mais de 10 anos e a receber dividendos ( é o meu caso, buy and hold e reinvestimento de dividendos). Para os investidores de longo prazo não é tão importante a entrada. Mas quem é trader é bastante importante.
É tempo de acumular para quem investe a longo prazo porque o valor não corresponde com a realidade actual dos fundamentais da EDP(bem melhor que á 5 anos atrás), as taxas estão a descer, o custo financeiro vai descer, a eletricidade aumentou e estabilizou. O caso de trump foi pura especulação e panic sell. Até dia 20 janeiro não vejo melhorias, porque existe medo do trump irracional, mas quando forem ver que afinal vai ficar tudo na mesma e que o trump nada pode fazer para parar o investimento em renovaveis, ela vai retornar ao preço justo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, Bing [Bot], Denário, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 143 visitantes