Empréstimo de acções por parte de depositários
Las_Vegas Escreveu:
Ecotretas, muito cuidadinho !!!!
Acho que estás a mexer em algo muito perigoso e potencialmente explosivo.
Temo que o meu computador esteja sob escuta por isso mando-te a mensagem cifrada por aqui, a chave para descodificar vou mandar por mail que é para ninguem conseguir interceptar isto...
Aqui vai a mensagem:
"Alfa, Rato, Bufa, Caneca, Dedal, Sapo, Caspa, Alho"
Hahahahaha

Editado pela última vez por AlphaDraconisEP em 12/6/2010 0:39, num total de 1 vez.
Vive uma vida de cada vez.
Eco Tretas Escreveu:in http://www.cmvm.pt/NR/exeres/CC558FDE-586D-40A1-8D8C-A492CC8BE137,frameless.htm:A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) submeteu a consulta pública um projecto de regulamento sobre interesses a descoberto relevantes sobre acções
Parece-me que é um tema muito interessante, que ainda não tinha visto aqui no Caldeirão.
Reparem que um dos objectivos é melhorar a informação da CMVM e retirarem-na ao mercado:
in http://www.cmvm.pt/NR/rdonlyres/CC558FDE-586D-40A1-8D8C-A492CC8BE137/13208/Documentoemconsulta.pdf:Alteram-se os limiares relevantes para efeitos de comunicação à CMVM (desce de 0,25%
para 0,20%) e para divulgação ao mercado (aumenta de 0,25% para 0,50%);
Ou seja, em vez de se melhorar a informação ao público, reduz-se!!!
Ou estou a ver alguma coisa mal?
Ecotretas
Ecotretas, muito cuidadinho !!!!
Acho que estás a mexer em algo muito perigoso e potencialmente explosivo.
Temo que o meu computador esteja sob escuta por isso mando-te a mensagem cifrada por aqui, a chave para descodificar vou mandar por mail que é para ninguem conseguir interceptar isto...
Aqui vai a mensagem:
"Alfa, Rato, Bufa, Caneca, Dedal, Sapo, Caspa, Alho"
in http://www.cmvm.pt/NR/exeres/CC558FDE-586D-40A1-8D8C-A492CC8BE137,frameless.htm:
Parece-me que é um tema muito interessante, que ainda não tinha visto aqui no Caldeirão.
Reparem que um dos objectivos é melhorar a informação da CMVM e retirarem-na ao mercado:
in http://www.cmvm.pt/NR/rdonlyres/CC558FDE-586D-40A1-8D8C-A492CC8BE137/13208/Documentoemconsulta.pdf:
Ecotretas
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) submeteu a consulta pública um projecto de regulamento sobre interesses a descoberto relevantes sobre acções
in http://www.cmvm.pt/NR/rdonlyres/CC558FDE-586D-40A1-8D8C-A492CC8BE137/13208/Documentoemconsulta.pdf:
Alteram-se os limiares relevantes para efeitos de comunicação à CMVM (desce de 0,25%
para 0,20%) e para divulgação ao mercado (aumenta de 0,25% para 0,50%);
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
Eco Tretas Escreveu:Algumas condições que andam por aí nem dá para acreditar. Leiam as seguintes do BancoBEST, ponto 15, de https://www.bancobest.pt/ptg/BESTSite/best_docs/ContratoAberturaConta.pdf15. Informação relativa à Protecção dos Activos do Cliente
15.1 O Cliente reconhece e aceita que os seus Valores Mobiliários poderão vir a ser
detidos por um terceiro (o “Custodiante”) numa conta global em nome do BEST, não
podendo o BEST ser responsabilizado, salvo em caso de dolo ou culpa grave do BEST,
por quaisquer danos que dessa situação decorram para o Cliente.
15.2. A situação supra referida apresenta diversos riscos entre os quais decorrentes da (i) confundibilidade
entre os activos pertencentes ao Custodiante, ao BEST e ao Cliente, (ii) insolvência do Custodiante
e, assim, os direitos do Cliente poderem não sobrestar a todos ou alguns dos demais credores do
insolvente, (iii) constituição de garantias ou de criação de direitos de compensação de uma terceira
entidade contra o Custodiante com afectação dos activos do Cliente e (iv) aplicabilidade de um direito
estrangeiro que não confi ra a mesma protecção ao Cliente que o direito português; pelo que o Cliente
reconhece e aceita a existência dos riscos supra referidos.
15.3 Sem prejuízo do estabelecido no número anterior, o Cliente reconhece e aceita que
a possibilidade de detenção de Valores Mobiliários por terceiros poderá implicar a sua
indisponibilidade para o Cliente, por motivos alheios ao BEST.
Ecotretas
Eco tretas, quero agradecer as tuas informações. As tuas dúvidas são pertinentes. Cumpts.
Ulisses Pereira Escreveu:Às vezes falas como se isto fosse um mundo de informações secretas em que andássemos a esconder tudo uns dos outros.
Ulisses,
Sabes tão bem como qualquer um de nós, que
"O Segredo é a alma do Negócio"
É claro que há variações, mas esta é o original.
Ecotretas
AlphaDraconisEP Escreveu:Não me parece nada do outro mundo nem mesmo ilegal, afinal aparece no contrato e inclusive diz que se não concordares deves dizer......... apriori claro.
Tu não shortas Ecotretas?
Usas o BCP? eles deixam shortar?
Bons Trades
Não shorto.
Uso o BCP. Não sei se eles deixam shortar... Mas, pelas janelas disponíveis, não me parece...
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:Algumas condições que andam por aí nem dá para acreditar. Leiam as seguintes do BancoBEST, ponto 15, de https://www.bancobest.pt/ptg/BESTSite/best_docs/ContratoAberturaConta.pdf15. Informação relativa à Protecção dos Activos do Cliente
15.1 O Cliente reconhece e aceita que os seus Valores Mobiliários poderão vir a ser
detidos por um terceiro (o “Custodiante”) numa conta global em nome do BEST, não
podendo o BEST ser responsabilizado, salvo em caso de dolo ou culpa grave do BEST,
15.2. A situação supra referida apresenta diversos riscos entre os quais decorrentes da (i) confundibilidade
entre os activos pertencentes ao Custodiante, ao BEST e ao Cliente, (ii) insolvência do Custodiante
e, assim, os direitos do Cliente poderem não sobrestar a todos ou alguns dos demais credores do
insolvente, (iii) constituição de garantias ou de criação de direitos de compensação de uma terceira
entidade contra o Custodiante com afectação dos activos do Cliente e (iv) aplicabilidade de um direito
estrangeiro que não confi ra a mesma protecção ao Cliente que o direito português; pelo que o Cliente
15.3 Sem prejuízo do estabelecido no número anterior, o Cliente reconhece e aceita que
a possibilidade de detenção de Valores Mobiliários por terceiros poderá implicar a sua
Ecotretas
Essa do BancoBest já acho abusiva e lesiva dos interesses do cliente

Algumas condições que andam por aí nem dá para acreditar. Leiam as seguintes do BancoBEST, ponto 15, de https://www.bancobest.pt/ptg/BESTSite/best_docs/ContratoAberturaConta.pdf
Ecotretas
15. Informação relativa à Protecção dos Activos do Cliente
Ecotretas
Eco Tretas, o que sei digo.
Às vezes falas como se isto fosse um mundo de informações secretas em que andássemos a esconder tudo uns dos outros.
Eu se tenho alguma dúvida no que o meu Banco ou corretora me cobram ou como funcionam com o meu dinheiro ou as minhas acções, de imediato falo com eles. Eles são quem me podem esclarecer, até porque os procedimentos mudam de instituição para instituição.
Às vezes falas como se isto fosse um mundo de informações secretas em que andássemos a esconder tudo uns dos outros.
Eu se tenho alguma dúvida no que o meu Banco ou corretora me cobram ou como funcionam com o meu dinheiro ou as minhas acções, de imediato falo com eles. Eles são quem me podem esclarecer, até porque os procedimentos mudam de instituição para instituição.
AlphaDraconisEP Escreveu:GoBulling -
https://www.gobulling.com/col/csu/docum ... 100511.pdf
Ponto 4.4.1.
Lê e opina para ver se realmente estou correcto.
Bons Trades
Sim,
Parece-me claro que esta é a primeira apanhada na teia. Ando à procura de mais, mas isto não parece que seja da informação que os bancos/corretoras queiram que se saiba. Veremos se a teia é legal...
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:Isto promete tornar-se ainda mais interessante. Então eu pago uma "Comissão de Custódia de Titulos" e ainda por cima não faço ideia por onde elas andam? Cheira-me a esturro...
Ecotretas
Eles dizem a certo ponto que beneficiam o cliente...., o que me dá ideia que seja com taxas mais reduzidas, desconto em comissões, ou de outra forma qualquer.
Mas é a minha leitura.
Bons Trades
Ulisses Pereira Escreveu:Ecotretas, tens uma opção fácil: Ligas para a tua corretora ou banco e perguntas. É sempre a melhor forma de responder a essas dúvidas com aqueles a quem pagas para te prestarem um serviço.
Um abraço,
Ulisses
Sim,
Estou a fazê-lo, primeiro online. Ainda não descobri nada no Millennium BCP.
Mas estamos a reunir mais dados nesta comunidade. É sempre bom trocar ideias... Espero que não te importes.
Entretanto, podias contribuir também... Ou não o podes fazer, profissionalmente?
Depois, segue um pedido de esclarecimentos à CMVM...
Ecotretas
Eco Tretas Escreveu:AlphaDraconisEP Escreveu:Caros Colegas Caldeiros,
Notei recentemente num contrato com uma correctora que autorizamos que ela possa gerir o nosso activo de modo a gerar ganhos para ela, desde que isso não nos prejudique directamente.
Proponha que cada um de nós verifica-se o contrato que assinamos e verificasse se é pratica em todas ou só nalgumas.
Bons Trades
Obrigado,
Assim é que é... Olhos atentos! Não me admirava nada que estivessemos aqui a abrir uma pequena caixa de pandora...
Pode-se saber qual é a corretora? O contrato está online?
Ecotretas
GoBulling -
https://www.gobulling.com/col/csu/docum ... 100511.pdf
Ponto 4.4.1.
Lê e opina para ver se realmente estou correcto.
Bons Trades
AlphaDraconisEP Escreveu:Caros Colegas Caldeiros,
Notei recentemente num contrato com uma correctora que autorizamos que ela possa gerir o nosso activo de modo a gerar ganhos para ela, desde que isso não nos prejudique directamente.
Proponha que cada um de nós verifica-se o contrato que assinamos e verificasse se é pratica em todas ou só nalgumas.
Bons Trades
Obrigado,
Assim é que é... Olhos atentos! Não me admirava nada que estivessemos aqui a abrir uma pequena caixa de pandora...
Pode-se saber qual é a corretora? O contrato está online?
Ecotretas
Shevet Escreveu:Vai ver a CMVM posições grandes têm de ser comunicadas, se não me engano uma das que anda a emprestar a estes fundos, é a Morgan Stanley
Obrigado pela referência. Fui pesquisar um bocado e encontrei algumas coisas:
1-Em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PQ28564.pdf e http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PQ28668.pdf pode-se efectivamente ver que a Morgan Stanley modifica a sua participação qualificada com justificações de:
"O aumento da participação resultou do aumento do número de acções tomadas de
empréstimo pela Morgan Stanley & Co International pIc.”"
"A redução da participação resultou da diminuição do número de acções tomadas de
empréstimo pela Morgan Stanley & Co International pIc.”"
2-Quando as posições curtas são comunicadas ao mercado (eg. http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/IDR28842.pdf), será que quem empresta é o descrito como "Contrapartida", neste caso também a Morgan Stanley?
Ecotretas
Caros Colegas Caldeiros,
Bons Trades
Bons Trades
Eco Tretas Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Quem tem grandes quantidades de BCP "penhoradas" é a CGD ,deve ser ela a emprestar.
Mas se as têm penhoradas, ao emprestá-las para os shorters, no final fica a perder, porque o penhorado fica a perder. É claro que ganha umas comissoezitas, mas no balanço fica claramente a perder. Veja-se apenas o caso do Berardo, como exemplo...
Ecotretas
Explica porque fica a perder?
Eu se não me engano funciona assim:
Eu empresto 1.000.000 de acçoes para shortar.
Cobro uma taxa de juro e posso pedir as acçoes de volta a qq momento.
Pq havia de ficar a perder?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Quem tem grandes quantidades de BCP "penhoradas" é a CGD ,deve ser ela a emprestar.
Mas se as têm penhoradas, ao emprestá-las para os shorters, no final fica a perder, porque o penhorado fica a perder. É claro que ganha umas comissoezitas, mas no balanço fica claramente a perder. Veja-se apenas o caso do Berardo, como exemplo...
Ecotretas
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], Heldroo, icemetal, jls1, latbal, m-m, malakas, Manchini888, MR32, Musus, nunorpsilva, PAULOJOAO, Pmart 1, SalvaFP, Shimazaki_2 e 519 visitantes