Caldeirão da Bolsa

Warrants

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mpfreitas » 15/4/2008 0:21

Caro Finobaci..

Grande "aula"

mas...isto nao é nada facil de assimilar..à primeira..

amanha vou reler

Fantastico!!!!

abraço e obrigado

Registado: 18/5/2007 22:03

por - GOE - » 14/4/2008 13:09

Já agora alguém conhece este livro -> " Warrants Autónomos " da editora BVLP? Encontrei-o numa livraria online e parece-me interessante visto que deve ser dos poucos que fala sobre o assunto...

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Ulisses Pereira » 14/4/2008 13:04

5 estrelas, Crómio.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Crómio » 14/4/2008 12:56

Boas!

A minha primeira experiência nos mercados foi com Turbos sobre o EUR/USD.

Antes de negociar warrants informei-me do seu funcionamento, e também pude constatar aqui no Caldeirão, em posts anteriores, que havia muito pessoal que acusava os MM de serem falaciosos e aproveitarem as regras para ganhar mais.

Tampém depois pude ler que normalmente quem não percebia o funcionamento destes derivados era normalmente quem lançava esse tipo de acusações.

Por isso ANTES de negociar os Turbos li e reli várias vezes o seu modo de funcionamento, e só após considerar que os compreendia os negociei...

Não foi por isso que ganhei dinheiro com os warrants, mas foi por isso que não acusei o MM de ter "forçado" a minha perca.

O MM ganha sempre, que se ganhe, quer se perca.
Senão não havia propósito da sua venda, pois não?!

Agora... Os warrants são manhosos?
Epá, para mim são.
O facto do MM poder estar fora 3 horas por dia e não se poderem aplicar stops para mim é insuportável.
Por isso não os negoceio.

Se acham que o MM não é honesto, não negoceiem esses produtos.

Podem perfeitamente alavancar, vender ou comprar com outro tipo de derivados muito mais simples, sem maturidade, com stops e com garantia de liquidez a qualquer momento.

Porque é que se se dão mal com warrants ou se não confiam no MM continuam a negociá-los?

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por rosario » 14/4/2008 12:44

Eu agradeço imenso a sua paciência e sabedoria, por certo terá uma costela oriental :wink:

Registado: 27/9/2007 14:33

por Ulisses Pereira » 14/4/2008 12:42

LOL SCPNuno. ;)

Eu acho que a maior parte das pessoas não compreende que para os MM seria óptimo que os investidores que lhe compram/vendem warrants sejam investidores ganhadores. Se assim forem, o seu negócio prosperará porque o que eles querem é obter os ganhos de arbitragem.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por scpnuno » 14/4/2008 12:29

(Administração!!!!!
Alguém faz o favor de pagar o almoço ao Fibo, de lhe mandar uma garrafita, qualquer coisa??? Este homem é o cumulo da paciencia.
Pessoal, aproveitem porque não há muitas pessoas que saibam o que o Fibo sabe e tenham tal disponibilidade para o explicar - por muitas e variadas vezes)

Obrigada, Fibo, que eu já desisti de tentar convencer estes irredutiveis gauleses que só têm medo que os MM lhes caiam em cima...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Fibonacci » 14/4/2008 12:24

Carcanhol,

O MM não manipulou... Ele fez o que tinha que fazer. Mais nada...

Para ele assegurar que o resultado do hedging era, de facto, nulo era necessário que o preço de fecho na data de maturidade fosse o necessário para que o payout dos warrants ainda em aberto fosse o mesmo da sua operação.

Quando é possível estabelecer isso? Apenas no fecho. Logo, teve que colocar a sua ordem no leilão de fecho. Não podia fazer isso antes ou arriscava-se a que o resultado não fosse nulo...

O "erro" do MM nesse caso foi não contar com a iliquidez do título quando realizou a emissão (e até acho que a aumentou a emissão, face à procura que houve). Nem contou que fosse levada até à maturidade um montante tão elevado de warrants...

O MM fez o que tinha que fazer naquele preciso momento. Tinha que pagar ao detentor do call (Spot-Strike)*paridade. Para tal, tinha que fechar a sua posição no mercado à vista para assegurar esse mesmo cash. Mas ao fazer isso, influenciou o mercado, de forma involuntária...

Fibo

PS: Se me conhecesses, vias que era o gajo mais calmo do Mundo... eheh
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por carcanhol » 14/4/2008 12:17

rosario Escreveu:Desse modo é possível maipular .

Fibonacci Escreveu:Como expliquei atrás, não consegues manipular o mercado com isso.

Fibonacci Escreveu:... Relembro novamente o caso da JMT: na maturidade o MM levantou o hedging, com a venda ao melhor no último minuto de toda a emissão ainda em aberto, e isso levou a uma queda brutal do título...

Calma "fibo" afinal temos um exemplo concreto de manipolação...e sabemos bem que o foi, especialmente se vamos buscar o pormenor de "requinte" em que se lembraram de desfazer o "hedging" no período denominado leilão final 16:30-16:35 em que é possível vender títulos mas não é possível vender warrants do título!

Este procedimento do dia 15 de Junho de 2007 ás 16:35, está-se mesmo a ver que não foi feito no "superior interesse dos compradores do warrant´s da JM".

Bom mas não é disso que estamos aqui a falar certo!

Calma "fibo" e mais uma vez, obrigado pela tua disponibilidade para o esclarecimento e debate da questão, bem hajas!
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:

Registado: 16/11/2006 12:47

por Fibonacci » 14/4/2008 11:40

rosario Escreveu:Desse modo é possível maipular o mercado... ao comprar 50.000 ou 100.000 Call, o MM vai comprar um volume correspondente de acções, o mais certo é o título subir.

rosario,

Como expliquei atrás, não consegues manipular o mercado com isso. O que o MM vai fazer no mercado à vista é exactamente o correspondente à tua visão sobre o título, ajustado à alavancagem que estás a usar.

Se acreditas que um título vai subir e tomas uma posição sobre essa expectativa, então tem toda a lógica que o subjacente se mova incorporando a tua expectativa, não achas?

Por outro lado, já disse que esse hedging não é linear.
De uma forma muito simples, o que o MM tem que comprar no mercado à vista é próximo de:
número de warrants * paridade * delta (isto para um delta hegding). E depois vai ajustando esta relação.
Ou seja, para um warrants com paridade de 1/10 e um delta de 0,5, uma compra de 100.000 warrants vai corresponder apenas a 5.000 acções...
Lembra-te que a subida de 1% no subjacente leva muitas vezes a ganhos de 10% no warrant, devido a estas variáveis...

E existe a questão da carteira global... uma posição de 100.000 warrants não deve ser algo muito importante na carteira dos MM...

Agora, estares atento a emissões novas ou a maturidades sobre activos pouco líquidos pode levar a algumas conclusões... Relembro novamente o caso da JMT: na maturidade o MM levantou o hedging, com a venda ao melhor no último minuto de toda a emissão ainda em aberto, e isso levou a uma queda brutal do título...

Mas os MM estão muito mais atentos e tentam não prejudicar os investidores, mantendo montantes no bid e no ask em linha com o que conseguem depois fazer no mercado à vista.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por rosario » 14/4/2008 11:32

Desse modo é possível maipular o mercado... ao comprar 50.000 ou 100.000 Call, o MM vai comprar um volume correspondente de acções, o mais certo é o título subir.

por Fibonacci » 14/4/2008 11:28

rosario Escreveu:Nesse caso:

Compro Call - MM Compra títulos
Vendo Call - MM Vende ""

Compro Put - MM Vende títulos
Vendo Put - MM Compra ""

É assim?! :?

Exacto. Teoricamente sim. De forma a replicar o payout da tua posição e passar-te o mesmo.

Fibo

por rosario » 14/4/2008 11:27

Nesse caso:

Compro Call - MM Compra títulos
Vendo Call - MM Vende ""

Compro Put - MM Vende títulos
Vendo Put - MM Compra ""

É assim?! :?

por Fibonacci » 14/4/2008 11:20

carcanhol Escreveu:
Fibonacci Escreveu:Mas num put eu compro uma aposta na descida do BCP como é que o MM cobre essa situação vende títulos compra.....?

carcanhol,

Desculpa: perdi aqui na explicação um passo. Existes tu, o MM e a operação de hedging... Tu ganhas ou perdes, o hedging ganha ou perde o mesmo que tu (e por isso replica a tua entrada) e o MM não ganha nem perde.

Desculpa... é o problema de me colocar do outro lado da operação.

Tens razão, se compras um call, o MM vai ao mercado comprar títulos. O que tu ganhas, ele ganha. E vice-versa. Vou corrigir no post acima, para não confundir mais ninguém.

No put, é a mesma coisa.
Tu ganhas se o subjacente descer. Logo, ele tem que ganhar o mesmo para te passar esse ganho. Vai o mercado e shorta.

Fibo

por Fibonacci » 14/4/2008 11:09

rosario Escreveu:Outra questão :oops:

Se entretanto vender Call's o MM irá fazer alguma operação no título? Ou só faz quando se compra?

Teoricamente faz sempre que existe uma operação, de compra ou de venda. Na compra "abre" o hedging e na venda "fecha" o hedging.

Mas como expliquei no post acima, depende da sua carteira global sobre esse subjacente.

Fibo

por carcanhol » 14/4/2008 11:08

Fibonacci Escreveu:Warrant: 7479Z - call sobre o BCP com strike a 2,20€ e maturidade a Setembro/2008.
Está neste momento a 0,39 - 0,41.
Valor teórico próximo de 0,40.
Tu compras 40.000 warrants destes a 0,41€.
............
O que vai o MM fazer?
Vai ao mercado e vende o suficiente para que,...

Estou baralhado então no caso de um call sempre ouvi dizer que compro um call e o MM compra títulos do activo...é ao contrário?

E agarrando esta oportunidade (o fibonacci estar com a mão na massa) :mrgreen: aproveito para colocar uma dúvida que me persegue desde que o BCP caiu em janeiro!

O "Put"

Como disse até agora estava convencido que nos call se eu compro um call o MM compra títulos.

Mas num put eu compro uma aposta na descida do BCP como é que o MM cobre essa situação vende títulos compra.....?
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam :mrgreen:

por Fibonacci » 14/4/2008 11:07

O tempo que demora a estabelecer uma operação de hedging é mais ou menos automática...

Quem está o outro lado é um MM humano mas apoiado por sistemas automáticos. E esse MM tem um livro extenso de operações abertas em que muitas delas podem acabar por anular outras. Assim, a gestão é muito mais abrangente que uma só operação.
O impacto de uma operação única de warrants até pode não ter qualquer impacto na carteira de hedging do MM e assim não levar a nenhuma operação no mercado à vista.

Os exemplos que dei foram muito directos. Mas, como podem imaginar, a carteira de um MM é muito superior. A transacção de 1.000 warrants pode não influenciar em nada o seu modelo de hedging global.

É muito complicado atribuir relações de causa - efeito a ordens no mercado de warrants e à vista... com algumas excepções é claro, como aconteceu com a maturidade de um warrant da Jerónimo Martins, em que o MM desfez o hedging e, sem liquidez no mercado, o título desceu feito maluco no último minuto de negociação. Mesmo nesse caso, o MM não ganhou nem perdeu nada... passou as perdas no subjacente para quem tinha o warrant...

Fibo

por rosario » 14/4/2008 11:06

Outra questão :oops:

Se entretanto vender Call's o MM irá fazer alguma operação no título? Ou só faz quando se compra?

por rosario » 14/4/2008 10:58

Perfeitamente, já agora, desde o momento em que uma quantidade de Call's seja comprada até que o MM vende o título no mercado varia +- quanto tempo?

Esse tempo é definido ou é quando o MM "bem entender"?

Pode-se prever movimentos no mercado só pela compra/venda de Call ou Put?

Desculpe estas perguntas todas, mas o assunto interessa-me muito ;)

Um abraço
Rosário

por Fibonacci » 14/4/2008 10:44

carcanhol e rosario,

O hegding é, na maioria dos casos, feito no mercado à vista, como expliquei.

Talvez seja mais fácil com um exemplo concreto de hedging.

Warrant: 7479Z - call sobre o BCP com strike a 2,20€ e maturidade a Setembro/2008.
Está neste momento a 0,39 - 0,41.
Valor teórico próximo de 0,40.
Tu compras 40.000 warrants destes a 0,41€.

O que vai o MM fazer?
Vai ao mercado e compra o suficiente para que, independentemente das condições de mercado, mantenha a sua posição nula (o hedging). Ou seja, compra a quantidade suficiente de acções do BCP (e vai ajustando essa posição), de forma a que, independentemente do que tu estejas a ganhar/perder no warrant, o resultado dele seja nulo (passa para ti o resultado dessa evolução).
Em resposta à rosario, a operação no mercado à vista não é feita de forma linear. É apenas o suficiente para equilibrar a equação e depende das especificidades do warrant. Mas sim: uma grande compra pode levar a influência no mercado e isso já aconteceu no mercado, principalmente na maturidade de títulos de menor liquidez (o grande caso JM...). Também é isso que justifica os MM terem por vezes apenas 10.000 ou 20.000 warrants em oferta, uma vez que esta se adapta às condições do subjacente.

Agora o que vai acontecer no futuro? Imaginemos que o BCP descia para 2€.
Nos warrants, o preço teórico passava para 0,31€. O MM passava a cotar a 0,3 - 0,32.
Tu, para venderes o warrant, perdias 40.000*(0,3-0,41) = 4.400 EUR.

O que acontecia ao MM na posição que abriu em BCP?
Perdia cerca de 4.400 EUR (que passava para ti) - spread aplicado em cada uma das posições acima indicadas.

Os modelos de hedging vão desde os mais simples (delta hedging) aos mais complexos (que implica a monitorização das diversas "gregas", entre outros modelos de hegding proprietários dos bancos).

Quem assumiu o teu risco? Alguém que estava no mercado e tinha uma visão contrária à tua.

Compreendido assim?

Cumps,

Fibo
Editado pela última vez por Fibonacci em 14/4/2008 11:22, num total de 1 vez.

por rosario » 14/4/2008 10:31

Fibonacci Escreveu:Clarificando novamente.
Se compras um call sobre o BCP, o banco ganha a sua comissão e o MM vai imediatamente fazer um negócio sobre BCP que permita cobrir o seu risco de evolução do warrant.

Olá Caro Fibo,

Se eu comprar 1000 Call do BCP o MM irá vender o correspondente em Acções, para equilibrar?

Se por exemplo, comprar 100.000 Call do BCP, isso poderá originar uma queda do título?!

por carcanhol » 14/4/2008 10:20

Viva Fibonacci bom dia!

Obrigado pela tua disponibilidade para esclarecer melhor este mundo obscuro dos warrants!

Bom desculpa a minha ignorância mas não sei o que é isso de "hedging".

Se bem percebi ao comprar um warrant, paralelamente o MM compra algo parecido com o warrant mas de caracter institucional e que sobe ou desce em valores idênticos, sendo uma aposta na mesma direção da minha (descida ou subida) conforme o caso?

Estou a ver uma cadeia de intervenientes mais ou mênos complexa onde, não sendo o MM a ficar com os meus 0,5€, uma segunda entidade fica (não os 0,5€ mas boa parte disso).

por Fibonacci » 14/4/2008 9:53

Nope. Ninguém podia assumir esse risco, de ter mega-clientes que ganhavam kilos de dinheiro à custa dos seus lucros.

Para o MM e para o banco de corretagem que permite o serviço ao cliente, os warrants dão SEMPRE lucro. E o interesse destes dois é que os clientes ganhem SEMPRE.

O MM, como expliquei acima, vai cobrir exactamente o seu risco. Apenas perde dinheiro se o seu modelo de hedging falhar...

O banco de investimento vai sempre ganhar as comissões, tanto na compra como na venda.

Clarificando novamente.
Se compras um call sobre o BCP, o banco ganha a sua comissão e o MM vai imediatamente fazer um negócio sobre BCP que permita cobrir o seu risco de evolução do warrant.

Assim, quer o BCP suba ou desça, o que o MM vai ganhar com uma posição vai perder na outra, na mesma proporção. Só ganha o spread bid/ask aplicado.

A tomada de risco desta posição não é directa. Quem está a comprar/vender BCP a este MM é que está a assumir o risco do warrant. Mas de certeza que não é essa a sua intenção... está a comprar ou vender BCP devido às suas razões de investimento. Nem quer saber que é um MM do outro lado...

É claro que os bancos e os MM só têm interesse que os seus clientes ganhem sempre. Só assim continuam a ganhar mais dinheiro com o spread e comissões. Se os clientes perdem é mau para eles, pois fica menos cash para investir e aumenta a desconfiança... Qual o interesse?

Fica claro assim?

Fibo

por Navete » 14/4/2008 9:50

Resina, tens que preencher um questionário na parte do DMIF, não deverás ficar apto (digo eu) para negociares esses productos, mas envias para eles uma declaração a responsabiliza-res-te (grande palavra) pelos teus actos!! E já está.
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

por - GOE - » 14/4/2008 9:47

Resina Escreveu:Mas dá para comprar w's na caixa directa invest???

Warrants autónomos, inline warrants e turbo warrants :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, HFCA, iniciado1, malakas, Masterchief, nbms2012, O Magriço, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006, yggy e 122 visitantes