Warrants
Boas!
A minha primeira experiência nos mercados foi com Turbos sobre o EUR/USD.
Antes de negociar warrants informei-me do seu funcionamento, e também pude constatar aqui no Caldeirão, em posts anteriores, que havia muito pessoal que acusava os MM de serem falaciosos e aproveitarem as regras para ganhar mais.
Tampém depois pude ler que normalmente quem não percebia o funcionamento destes derivados era normalmente quem lançava esse tipo de acusações.
Por isso ANTES de negociar os Turbos li e reli várias vezes o seu modo de funcionamento, e só após considerar que os compreendia os negociei...
Não foi por isso que ganhei dinheiro com os warrants, mas foi por isso que não acusei o MM de ter "forçado" a minha perca.
O MM ganha sempre, que se ganhe, quer se perca.
Senão não havia propósito da sua venda, pois não?!
Agora... Os warrants são manhosos?
Epá, para mim são.
O facto do MM poder estar fora 3 horas por dia e não se poderem aplicar stops para mim é insuportável.
Por isso não os negoceio.
Se acham que o MM não é honesto, não negoceiem esses produtos.
Podem perfeitamente alavancar, vender ou comprar com outro tipo de derivados muito mais simples, sem maturidade, com stops e com garantia de liquidez a qualquer momento.
Porque é que se se dão mal com warrants ou se não confiam no MM continuam a negociá-los?
Um abraço
A minha primeira experiência nos mercados foi com Turbos sobre o EUR/USD.
Antes de negociar warrants informei-me do seu funcionamento, e também pude constatar aqui no Caldeirão, em posts anteriores, que havia muito pessoal que acusava os MM de serem falaciosos e aproveitarem as regras para ganhar mais.
Tampém depois pude ler que normalmente quem não percebia o funcionamento destes derivados era normalmente quem lançava esse tipo de acusações.
Por isso ANTES de negociar os Turbos li e reli várias vezes o seu modo de funcionamento, e só após considerar que os compreendia os negociei...
Não foi por isso que ganhei dinheiro com os warrants, mas foi por isso que não acusei o MM de ter "forçado" a minha perca.
O MM ganha sempre, que se ganhe, quer se perca.
Senão não havia propósito da sua venda, pois não?!
Agora... Os warrants são manhosos?
Epá, para mim são.
O facto do MM poder estar fora 3 horas por dia e não se poderem aplicar stops para mim é insuportável.
Por isso não os negoceio.
Se acham que o MM não é honesto, não negoceiem esses produtos.
Podem perfeitamente alavancar, vender ou comprar com outro tipo de derivados muito mais simples, sem maturidade, com stops e com garantia de liquidez a qualquer momento.
Porque é que se se dão mal com warrants ou se não confiam no MM continuam a negociá-los?
Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
(Administração!!!!!
Alguém faz o favor de pagar o almoço ao Fibo, de lhe mandar uma garrafita, qualquer coisa??? Este homem é o cumulo da paciencia.
Pessoal, aproveitem porque não há muitas pessoas que saibam o que o Fibo sabe e tenham tal disponibilidade para o explicar - por muitas e variadas vezes)
Obrigada, Fibo, que eu já desisti de tentar convencer estes irredutiveis gauleses que só têm medo que os MM lhes caiam em cima...
Alguém faz o favor de pagar o almoço ao Fibo, de lhe mandar uma garrafita, qualquer coisa??? Este homem é o cumulo da paciencia.
Pessoal, aproveitem porque não há muitas pessoas que saibam o que o Fibo sabe e tenham tal disponibilidade para o explicar - por muitas e variadas vezes)
Obrigada, Fibo, que eu já desisti de tentar convencer estes irredutiveis gauleses que só têm medo que os MM lhes caiam em cima...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Carcanhol,
O MM não manipulou... Ele fez o que tinha que fazer. Mais nada...
Para ele assegurar que o resultado do hedging era, de facto, nulo era necessário que o preço de fecho na data de maturidade fosse o necessário para que o payout dos warrants ainda em aberto fosse o mesmo da sua operação.
Quando é possível estabelecer isso? Apenas no fecho. Logo, teve que colocar a sua ordem no leilão de fecho. Não podia fazer isso antes ou arriscava-se a que o resultado não fosse nulo...
O "erro" do MM nesse caso foi não contar com a iliquidez do título quando realizou a emissão (e até acho que a aumentou a emissão, face à procura que houve). Nem contou que fosse levada até à maturidade um montante tão elevado de warrants...
O MM fez o que tinha que fazer naquele preciso momento. Tinha que pagar ao detentor do call (Spot-Strike)*paridade. Para tal, tinha que fechar a sua posição no mercado à vista para assegurar esse mesmo cash. Mas ao fazer isso, influenciou o mercado, de forma involuntária...
Fibo
PS: Se me conhecesses, vias que era o gajo mais calmo do Mundo... eheh
O MM não manipulou... Ele fez o que tinha que fazer. Mais nada...
Para ele assegurar que o resultado do hedging era, de facto, nulo era necessário que o preço de fecho na data de maturidade fosse o necessário para que o payout dos warrants ainda em aberto fosse o mesmo da sua operação.
Quando é possível estabelecer isso? Apenas no fecho. Logo, teve que colocar a sua ordem no leilão de fecho. Não podia fazer isso antes ou arriscava-se a que o resultado não fosse nulo...
O "erro" do MM nesse caso foi não contar com a iliquidez do título quando realizou a emissão (e até acho que a aumentou a emissão, face à procura que houve). Nem contou que fosse levada até à maturidade um montante tão elevado de warrants...
O MM fez o que tinha que fazer naquele preciso momento. Tinha que pagar ao detentor do call (Spot-Strike)*paridade. Para tal, tinha que fechar a sua posição no mercado à vista para assegurar esse mesmo cash. Mas ao fazer isso, influenciou o mercado, de forma involuntária...
Fibo
PS: Se me conhecesses, vias que era o gajo mais calmo do Mundo... eheh
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
rosario Escreveu:Desse modo é possível maipular .
Fibonacci Escreveu:Como expliquei atrás, não consegues manipular o mercado com isso.
Fibonacci Escreveu:... Relembro novamente o caso da JMT: na maturidade o MM levantou o hedging, com a venda ao melhor no último minuto de toda a emissão ainda em aberto, e isso levou a uma queda brutal do título...
Calma "fibo" afinal temos um exemplo concreto de manipolação...e sabemos bem que o foi, especialmente se vamos buscar o pormenor de "requinte" em que se lembraram de desfazer o "hedging" no período denominado leilão final 16:30-16:35 em que é possível vender títulos mas não é possível vender warrants do título!
Este procedimento do dia 15 de Junho de 2007 ás 16:35, está-se mesmo a ver que não foi feito no "superior interesse dos compradores do warrant´s da JM".
Bom mas não é disso que estamos aqui a falar certo!
Calma "fibo" e mais uma vez, obrigado pela tua disponibilidade para o esclarecimento e debate da questão, bem hajas!
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam 

- Registado: 16/11/2006 12:47
rosario Escreveu:Desse modo é possível maipular o mercado... ao comprar 50.000 ou 100.000 Call, o MM vai comprar um volume correspondente de acções, o mais certo é o título subir.
rosario,
Como expliquei atrás, não consegues manipular o mercado com isso. O que o MM vai fazer no mercado à vista é exactamente o correspondente à tua visão sobre o título, ajustado à alavancagem que estás a usar.
Se acreditas que um título vai subir e tomas uma posição sobre essa expectativa, então tem toda a lógica que o subjacente se mova incorporando a tua expectativa, não achas?
Por outro lado, já disse que esse hedging não é linear.
De uma forma muito simples, o que o MM tem que comprar no mercado à vista é próximo de:
número de warrants * paridade * delta (isto para um delta hegding). E depois vai ajustando esta relação.
Ou seja, para um warrants com paridade de 1/10 e um delta de 0,5, uma compra de 100.000 warrants vai corresponder apenas a 5.000 acções...
Lembra-te que a subida de 1% no subjacente leva muitas vezes a ganhos de 10% no warrant, devido a estas variáveis...
E existe a questão da carteira global... uma posição de 100.000 warrants não deve ser algo muito importante na carteira dos MM...
Agora, estares atento a emissões novas ou a maturidades sobre activos pouco líquidos pode levar a algumas conclusões... Relembro novamente o caso da JMT: na maturidade o MM levantou o hedging, com a venda ao melhor no último minuto de toda a emissão ainda em aberto, e isso levou a uma queda brutal do título...
Mas os MM estão muito mais atentos e tentam não prejudicar os investidores, mantendo montantes no bid e no ask em linha com o que conseguem depois fazer no mercado à vista.
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
rosario Escreveu:Nesse caso:
Compro Call - MM Compra títulos
Vendo Call - MM Vende ""
Compro Put - MM Vende títulos
Vendo Put - MM Compra ""
É assim?!
Exacto. Teoricamente sim. De forma a replicar o payout da tua posição e passar-te o mesmo.
Fibo
carcanhol Escreveu:Fibonacci Escreveu:Mas num put eu compro uma aposta na descida do BCP como é que o MM cobre essa situação vende títulos compra.....?
carcanhol,
Desculpa: perdi aqui na explicação um passo. Existes tu, o MM e a operação de hedging... Tu ganhas ou perdes, o hedging ganha ou perde o mesmo que tu (e por isso replica a tua entrada) e o MM não ganha nem perde.
Desculpa... é o problema de me colocar do outro lado da operação.
Tens razão, se compras um call, o MM vai ao mercado comprar títulos. O que tu ganhas, ele ganha. E vice-versa. Vou corrigir no post acima, para não confundir mais ninguém.
No put, é a mesma coisa.
Tu ganhas se o subjacente descer. Logo, ele tem que ganhar o mesmo para te passar esse ganho. Vai o mercado e shorta.
Fibo
rosario Escreveu:Outra questão![]()
Se entretanto vender Call's o MM irá fazer alguma operação no título? Ou só faz quando se compra?
Teoricamente faz sempre que existe uma operação, de compra ou de venda. Na compra "abre" o hedging e na venda "fecha" o hedging.
Mas como expliquei no post acima, depende da sua carteira global sobre esse subjacente.
Fibo
Fibonacci Escreveu:Warrant: 7479Z - call sobre o BCP com strike a 2,20€ e maturidade a Setembro/2008.
Está neste momento a 0,39 - 0,41.
Valor teórico próximo de 0,40.
Tu compras 40.000 warrants destes a 0,41€.
............
O que vai o MM fazer?
Vai ao mercado e vende o suficiente para que,...
Estou baralhado então no caso de um call sempre ouvi dizer que compro um call e o MM compra títulos do activo...é ao contrário?
E agarrando esta oportunidade (o fibonacci estar com a mão na massa)

O "Put"
Como disse até agora estava convencido que nos call se eu compro um call o MM compra títulos.
Mas num put eu compro uma aposta na descida do BCP como é que o MM cobre essa situação vende títulos compra.....?
"I love the semel of Dax in the morning,...semel´s like victory" frase famosa da autoria de um militar americano no Vietenam 

O tempo que demora a estabelecer uma operação de hedging é mais ou menos automática...
Quem está o outro lado é um MM humano mas apoiado por sistemas automáticos. E esse MM tem um livro extenso de operações abertas em que muitas delas podem acabar por anular outras. Assim, a gestão é muito mais abrangente que uma só operação.
O impacto de uma operação única de warrants até pode não ter qualquer impacto na carteira de hedging do MM e assim não levar a nenhuma operação no mercado à vista.
Os exemplos que dei foram muito directos. Mas, como podem imaginar, a carteira de um MM é muito superior. A transacção de 1.000 warrants pode não influenciar em nada o seu modelo de hedging global.
É muito complicado atribuir relações de causa - efeito a ordens no mercado de warrants e à vista... com algumas excepções é claro, como aconteceu com a maturidade de um warrant da Jerónimo Martins, em que o MM desfez o hedging e, sem liquidez no mercado, o título desceu feito maluco no último minuto de negociação. Mesmo nesse caso, o MM não ganhou nem perdeu nada... passou as perdas no subjacente para quem tinha o warrant...
Fibo
Quem está o outro lado é um MM humano mas apoiado por sistemas automáticos. E esse MM tem um livro extenso de operações abertas em que muitas delas podem acabar por anular outras. Assim, a gestão é muito mais abrangente que uma só operação.
O impacto de uma operação única de warrants até pode não ter qualquer impacto na carteira de hedging do MM e assim não levar a nenhuma operação no mercado à vista.
Os exemplos que dei foram muito directos. Mas, como podem imaginar, a carteira de um MM é muito superior. A transacção de 1.000 warrants pode não influenciar em nada o seu modelo de hedging global.
É muito complicado atribuir relações de causa - efeito a ordens no mercado de warrants e à vista... com algumas excepções é claro, como aconteceu com a maturidade de um warrant da Jerónimo Martins, em que o MM desfez o hedging e, sem liquidez no mercado, o título desceu feito maluco no último minuto de negociação. Mesmo nesse caso, o MM não ganhou nem perdeu nada... passou as perdas no subjacente para quem tinha o warrant...
Fibo
Perfeitamente, já agora, desde o momento em que uma quantidade de Call's seja comprada até que o MM vende o título no mercado varia +- quanto tempo?
Esse tempo é definido ou é quando o MM "bem entender"?
Pode-se prever movimentos no mercado só pela compra/venda de Call ou Put?
Desculpe estas perguntas todas, mas o assunto interessa-me muito
Um abraço
Rosário
Esse tempo é definido ou é quando o MM "bem entender"?
Pode-se prever movimentos no mercado só pela compra/venda de Call ou Put?
Desculpe estas perguntas todas, mas o assunto interessa-me muito

Um abraço
Rosário
carcanhol e rosario,
O hegding é, na maioria dos casos, feito no mercado à vista, como expliquei.
Talvez seja mais fácil com um exemplo concreto de hedging.
Warrant: 7479Z - call sobre o BCP com strike a 2,20€ e maturidade a Setembro/2008.
O que vai o MM fazer?
Vai ao mercado e compra o suficiente para que, independentemente das condições de mercado, mantenha a sua posição nula (o hedging). Ou seja, compra a quantidade suficiente de acções do BCP (e vai ajustando essa posição), de forma a que, independentemente do que tu estejas a ganhar/perder no warrant, o resultado dele seja nulo (passa para ti o resultado dessa evolução).
Em resposta à rosario, a operação no mercado à vista não é feita de forma linear. É apenas o suficiente para equilibrar a equação e depende das especificidades do warrant. Mas sim: uma grande compra pode levar a influência no mercado e isso já aconteceu no mercado, principalmente na maturidade de títulos de menor liquidez (o grande caso JM...). Também é isso que justifica os MM terem por vezes apenas 10.000 ou 20.000 warrants em oferta, uma vez que esta se adapta às condições do subjacente.
Agora o que vai acontecer no futuro? Imaginemos que o BCP descia para 2€.
Nos warrants, o preço teórico passava para 0,31€. O MM passava a cotar a 0,3 - 0,32.
Tu, para venderes o warrant, perdias 40.000*(0,3-0,41) = 4.400 EUR.
O que acontecia ao MM na posição que abriu em BCP?
Perdia cerca de 4.400 EUR (que passava para ti) - spread aplicado em cada uma das posições acima indicadas.
Os modelos de hedging vão desde os mais simples (delta hedging) aos mais complexos (que implica a monitorização das diversas "gregas", entre outros modelos de hegding proprietários dos bancos).
Quem assumiu o teu risco? Alguém que estava no mercado e tinha uma visão contrária à tua.
Compreendido assim?
Cumps,
Fibo
O hegding é, na maioria dos casos, feito no mercado à vista, como expliquei.
Talvez seja mais fácil com um exemplo concreto de hedging.
Warrant: 7479Z - call sobre o BCP com strike a 2,20€ e maturidade a Setembro/2008.
O que vai o MM fazer?
Vai ao mercado e compra o suficiente para que, independentemente das condições de mercado, mantenha a sua posição nula (o hedging). Ou seja, compra a quantidade suficiente de acções do BCP (e vai ajustando essa posição), de forma a que, independentemente do que tu estejas a ganhar/perder no warrant, o resultado dele seja nulo (passa para ti o resultado dessa evolução).
Em resposta à rosario, a operação no mercado à vista não é feita de forma linear. É apenas o suficiente para equilibrar a equação e depende das especificidades do warrant. Mas sim: uma grande compra pode levar a influência no mercado e isso já aconteceu no mercado, principalmente na maturidade de títulos de menor liquidez (o grande caso JM...). Também é isso que justifica os MM terem por vezes apenas 10.000 ou 20.000 warrants em oferta, uma vez que esta se adapta às condições do subjacente.
Agora o que vai acontecer no futuro? Imaginemos que o BCP descia para 2€.
Nos warrants, o preço teórico passava para 0,31€. O MM passava a cotar a 0,3 - 0,32.
Tu, para venderes o warrant, perdias 40.000*(0,3-0,41) = 4.400 EUR.
O que acontecia ao MM na posição que abriu em BCP?
Perdia cerca de 4.400 EUR (que passava para ti) - spread aplicado em cada uma das posições acima indicadas.
Os modelos de hedging vão desde os mais simples (delta hedging) aos mais complexos (que implica a monitorização das diversas "gregas", entre outros modelos de hegding proprietários dos bancos).
Quem assumiu o teu risco? Alguém que estava no mercado e tinha uma visão contrária à tua.
Compreendido assim?
Cumps,
Fibo
Editado pela última vez por Fibonacci em 14/4/2008 11:22, num total de 1 vez.
Fibonacci Escreveu:Clarificando novamente.
Se compras um call sobre o BCP, o banco ganha a sua comissão e o MM vai imediatamente fazer um negócio sobre BCP que permita cobrir o seu risco de evolução do warrant.
Olá Caro Fibo,
Se eu comprar 1000 Call do BCP o MM irá vender o correspondente em Acções, para equilibrar?
Se por exemplo, comprar 100.000 Call do BCP, isso poderá originar uma queda do título?!
Viva Fibonacci bom dia!
Obrigado pela tua disponibilidade para esclarecer melhor este mundo obscuro dos warrants!
Bom desculpa a minha ignorância mas não sei o que é isso de "hedging".
Se bem percebi ao comprar um warrant, paralelamente o MM compra algo parecido com o warrant mas de caracter institucional e que sobe ou desce em valores idênticos, sendo uma aposta na mesma direção da minha (descida ou subida) conforme o caso?
Estou a ver uma cadeia de intervenientes mais ou mênos complexa onde, não sendo o MM a ficar com os meus 0,5€, uma segunda entidade fica (não os 0,5€ mas boa parte disso).
Obrigado pela tua disponibilidade para esclarecer melhor este mundo obscuro dos warrants!
Bom desculpa a minha ignorância mas não sei o que é isso de "hedging".
Se bem percebi ao comprar um warrant, paralelamente o MM compra algo parecido com o warrant mas de caracter institucional e que sobe ou desce em valores idênticos, sendo uma aposta na mesma direção da minha (descida ou subida) conforme o caso?
Estou a ver uma cadeia de intervenientes mais ou mênos complexa onde, não sendo o MM a ficar com os meus 0,5€, uma segunda entidade fica (não os 0,5€ mas boa parte disso).

Nope. Ninguém podia assumir esse risco, de ter mega-clientes que ganhavam kilos de dinheiro à custa dos seus lucros.
Para o MM e para o banco de corretagem que permite o serviço ao cliente, os warrants dão SEMPRE lucro. E o interesse destes dois é que os clientes ganhem SEMPRE.
O MM, como expliquei acima, vai cobrir exactamente o seu risco. Apenas perde dinheiro se o seu modelo de hedging falhar...
O banco de investimento vai sempre ganhar as comissões, tanto na compra como na venda.
Clarificando novamente.
Se compras um call sobre o BCP, o banco ganha a sua comissão e o MM vai imediatamente fazer um negócio sobre BCP que permita cobrir o seu risco de evolução do warrant.
Assim, quer o BCP suba ou desça, o que o MM vai ganhar com uma posição vai perder na outra, na mesma proporção. Só ganha o spread bid/ask aplicado.
A tomada de risco desta posição não é directa. Quem está a comprar/vender BCP a este MM é que está a assumir o risco do warrant. Mas de certeza que não é essa a sua intenção... está a comprar ou vender BCP devido às suas razões de investimento. Nem quer saber que é um MM do outro lado...
É claro que os bancos e os MM só têm interesse que os seus clientes ganhem sempre. Só assim continuam a ganhar mais dinheiro com o spread e comissões. Se os clientes perdem é mau para eles, pois fica menos cash para investir e aumenta a desconfiança... Qual o interesse?
Fica claro assim?
Fibo
Para o MM e para o banco de corretagem que permite o serviço ao cliente, os warrants dão SEMPRE lucro. E o interesse destes dois é que os clientes ganhem SEMPRE.
O MM, como expliquei acima, vai cobrir exactamente o seu risco. Apenas perde dinheiro se o seu modelo de hedging falhar...
O banco de investimento vai sempre ganhar as comissões, tanto na compra como na venda.
Clarificando novamente.
Assim, quer o BCP suba ou desça, o que o MM vai ganhar com uma posição vai perder na outra, na mesma proporção. Só ganha o spread bid/ask aplicado.
A tomada de risco desta posição não é directa. Quem está a comprar/vender BCP a este MM é que está a assumir o risco do warrant. Mas de certeza que não é essa a sua intenção... está a comprar ou vender BCP devido às suas razões de investimento. Nem quer saber que é um MM do outro lado...
É claro que os bancos e os MM só têm interesse que os seus clientes ganhem sempre. Só assim continuam a ganhar mais dinheiro com o spread e comissões. Se os clientes perdem é mau para eles, pois fica menos cash para investir e aumenta a desconfiança... Qual o interesse?
Fica claro assim?
Fibo
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], iniciado1, latbal, malakas, Mar58, Masterchief, MP65, niceboy, PAULOJOAO, Raizes, trilhos2006 e 117 visitantes