BCP - as razões de uma queda
10 mensagens
|Página 1 de 1
p/spacefrog
spacefrog Escreveu:esse negócio só pode valer para muito poucos pois ao vender acções para comprar direitos esses jogadores distorcem as condições de equilibrio e abrem caminho para os arbitragistas venderem direitos e comprarem acções. Esta não me parece uma razão lógica para descerem as cotações.
Será mesmo assim? O negócio é fabuloso para os tubarões... Agarra nuns milhões de acções e vende. Ainda vendes "bem" mas forças a cotação a cair. O direito corrige de imediato e vais comprar os direitos ao preço equivalente ao da cotação já corigida. Em resumo compraste a mesma coisa mais barata e só pagas 1 Euro/acção daqui a 15 dias...
E como é que o caminho fica aberto para os arbitragistas? Se eles se meteram a comprar o que os tubarões vendem estão a comprar as acções caras antes de cairem. Se venderem os direitos aos tubarões estarão a vende-los barato.
Quando os tubarões já tiverem substituido as suas acções por direitos estes últimos esgotam... O negócio acaba, as acções já podem voltar à sua cotação "normal" seja ela qual fôr.
Mas, se a explicação da queda pode ser essa, o que interessa aos "carapaus" que andam aqui no Forum é unicamente a substituição de acções por direitos. Se os tubarões conseguem fazer a substituição ainda por cima ganhando dinheiro os "carapaus" já ficarão muito contentes se fizerem a substituição pelo mesmo preço. E ficando com 1 Euro/acção no bolso durante 15 dias.
spacefrog Escreveu:No entanto este empréstimo é compensador até um determinado limite, e o limite é o ponto em que D=(BCP-1)/2.5 + Juro do "empréstimo JAS".
Ora, ora, não é que isto se parece cada vez mais com um warrant ???
Ao dar a ideia apenas pretendi mostrar como se poderia libertar 1 Euro/acção do BCP mantendo o mesmo número e vendendo/comprando por preços equivalentes.
Portanto, a fórmula simplifica-se e será: D= Juro do "empréstimo JAS" (... eheheheh, transformaste-me em banqueiro para andar a emprestar dinheiro?)
Se esse empréstimo de 1 Euro é compensador ou não dependerá de cada um. Se consegue ganhar dinheiro ou não com essa liquidez adicional a custo zero.
JAS
JAS,
esse negócio só pode valer para muito poucos pois ao vender acções para comprar direitos esses jogadores distorcem as condições de equilibrio e abrem caminho para os arbitragistas venderem direitos e comprarem acções. Esta não me parece uma razão lógica para descerem as cotações.
No entanto este empréstimo é compensador até um determinado limite, e o limite é o ponto em que D=(BCP-1)/2.5 + Juro do "empréstimo JAS".
Space
esse negócio só pode valer para muito poucos pois ao vender acções para comprar direitos esses jogadores distorcem as condições de equilibrio e abrem caminho para os arbitragistas venderem direitos e comprarem acções. Esta não me parece uma razão lógica para descerem as cotações.
No entanto este empréstimo é compensador até um determinado limite, e o limite é o ponto em que D=(BCP-1)/2.5 + Juro do "empréstimo JAS".
Space
Re: Desculpem meter a colher
ASA Delta Escreveu:Há sempre um desfazamento entre as acções e os direitos correspondentes de pelo menos 1% devido a despesas de bolsa etc.
Numa venda e recompra de um título (na cidadebcp) isso normalmente custa 0,55%.
Mas no caso dos direitos os custos são significativamente menores pois paguei apenas 0,145% de comissões e taxas na compra de direitos.
E atenção porque esta % se aplica a uma quantia que é de apenas 30%.
Sendo assim, a operação de venda de acções e compra de direitos andará pelos 0,32%.
ASA Delta Escreveu:Quem comprar direitos tem os custos nos direitos e depois na transformação destes em acções, que por alto penso ser á volta de 1 ou 1,5%
Nunca paguei essas percentagens "astronómicas"... Não será 0,1 ou 0,15%?
De qualquer forma aplicado a 1 Euro.
Acho que a % será sempre inferior aos 0,55% e que deve andar pelos 0,40% no total mas que justifica um pequeno desfazamento.
JAS
eheheh, pelo menos os meus ficam para 2ª feira,
por isso estou vendedor? quem dá mais? :-)
- Registado: 5/11/2002 10:56
o sistema encravou?
Mas nos cofres parece que os direitos fecham a 0,19.
De notar que estão lá 3,5M em compras ao melhor...
Bom fim de semana, 2ª feira áinda deve haver direitos para todos...
JAS
De notar que estão lá 3,5M em compras ao melhor...
Bom fim de semana, 2ª feira áinda deve haver direitos para todos...
JAS
´Desculpem meter a colher
Caros Perce..... e Jas
Há sempre um desfazamento entre as acções e os direitos correspondentes de pelo menos 1% devido a despesas de bolsa etc.
Quem comprar direitos tem os custos nos direitos e depois na transformação destes em acções, que por alto penso ser á volta de 1 ou 1,5%
Há sempre um desfazamento entre as acções e os direitos correspondentes de pelo menos 1% devido a despesas de bolsa etc.
Quem comprar direitos tem os custos nos direitos e depois na transformação destes em acções, que por alto penso ser á volta de 1 ou 1,5%
-
ASA Delta
Re: JAS
Perceval Escreveu:Mas qual é tua opinião para os direitos estarem a ser negociados a 0.17 quando a cotação está 1.47?
Os direitos estão a ser negociados a 0,17/0,18 pelo que tens que entrar com o preço médio ou fazer as contas para os 2 valores.
Nota que 0,01 nos direitos correspondem a uma variação de 0,025 na acção.
(é uma estupidez os direitos não serem negociados com centésimas...)
2,5 x 0,17 + 1,00 = 1,425
2,5 X 0,18 + 1,00 = 1,45
Neste momento é vantajoso vender acções a 1,47 e comprar direitos mesmo pelo valor de venda de 0,18
JAS
JAS
Parece um raciocínio plausível e lógico. Mas qual é tua opinião para os direitos estarem a ser negociados a 0.17 quando a cotação está 1.47?
Se eu comprar 5 direitos a 0.17 (=0.85) tenho direito a duas acções de 1€ (+0.85) o que corresponde ao valor por acção de 1.425... está neste momento a ser cotada a 1.47 muito superior.
um abraço
Se eu comprar 5 direitos a 0.17 (=0.85) tenho direito a duas acções de 1€ (+0.85) o que corresponde ao valor por acção de 1.425... está neste momento a ser cotada a 1.47 muito superior.
um abraço
"So God allow me I will aid you to the utmost of my power."
BCP - as razões de uma queda
Logo pela manhã tivémos a surpresa de ver o BCP em queda...
Inexplicavel, à primeira vista, uma queda superior a 10%.
Pois bem, as razões são mais do que simples.
Os accionistas do BCP podem fazer hoje o negócio inteligente de obterem um empréstimo de 1 Euro/acção a taxa zero.
Como? Ainda não perceberam a jogada?
Vendem as acções do BCP que tenham em carteira e compram 2,5 x de direitos. O preço não interessa porque existe equivalência entre a cotação dos direitos e das acções.
Poiis bem, dessa operação, sobra 1 Euro/acção que só têm que pagar no dia 04 de Abril...
Fácil, não é?
Mas atenção, as condições deste "empréstimo" só são válidas para 40% dos accionistas pois os direitos não chegam para todos... Os primeiros a descobrirem o negócio é que o fazem.
Sendo assim o que acontece? Acontece uma enorme pressão vendedora nos títulos do BCP por haver muita gente a vender e a cotação desce.
Percebido porque desceu?
Descendo a cotação, descem os direitos pois estão indexados ao próprio título.
Está claro que a queda tem limites, primeiro porque nem toda a gente faz o negócio ao mesmo tempo, segundo porque haverá por aí uns interessados à espreita para tomarem ou aumentarem as posições a preços módicos.
Quando acabarem os direitos, acabam as razões para a queda...
Nessa altura as acções sobem, julgo eu, para os valores de ontem ou semelhantes.
(Será altura de eu vender os direitos ou de subscrever acções a 1 euro)
JAS
P.S.- Não detenho acções do BCP em numero significativo. Comprei bastantes direitos ao preço médio de 0,1633 e mantenho ordens de compra a 0,16
Inexplicavel, à primeira vista, uma queda superior a 10%.
Pois bem, as razões são mais do que simples.
Os accionistas do BCP podem fazer hoje o negócio inteligente de obterem um empréstimo de 1 Euro/acção a taxa zero.
Como? Ainda não perceberam a jogada?
Vendem as acções do BCP que tenham em carteira e compram 2,5 x de direitos. O preço não interessa porque existe equivalência entre a cotação dos direitos e das acções.
Poiis bem, dessa operação, sobra 1 Euro/acção que só têm que pagar no dia 04 de Abril...
Fácil, não é?
Mas atenção, as condições deste "empréstimo" só são válidas para 40% dos accionistas pois os direitos não chegam para todos... Os primeiros a descobrirem o negócio é que o fazem.
Sendo assim o que acontece? Acontece uma enorme pressão vendedora nos títulos do BCP por haver muita gente a vender e a cotação desce.
Percebido porque desceu?
Descendo a cotação, descem os direitos pois estão indexados ao próprio título.
Está claro que a queda tem limites, primeiro porque nem toda a gente faz o negócio ao mesmo tempo, segundo porque haverá por aí uns interessados à espreita para tomarem ou aumentarem as posições a preços módicos.
Quando acabarem os direitos, acabam as razões para a queda...
Nessa altura as acções sobem, julgo eu, para os valores de ontem ou semelhantes.
(Será altura de eu vender os direitos ou de subscrever acções a 1 euro)
JAS
P.S.- Não detenho acções do BCP em numero significativo. Comprei bastantes direitos ao preço médio de 0,1633 e mantenho ordens de compra a 0,16
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Mar58, MP65, Mr.Warrior, MR32, novato, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Purificaçao, Shimazaki_2, trilhos2006 e 267 visitantes