Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - as razões de uma queda

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

p/spacefrog

por JAS » 15/3/2003 1:57

spacefrog Escreveu:esse negócio só pode valer para muito poucos pois ao vender acções para comprar direitos esses jogadores distorcem as condições de equilibrio e abrem caminho para os arbitragistas venderem direitos e comprarem acções. Esta não me parece uma razão lógica para descerem as cotações.

Será mesmo assim? O negócio é fabuloso para os tubarões... Agarra nuns milhões de acções e vende. Ainda vendes "bem" mas forças a cotação a cair. O direito corrige de imediato e vais comprar os direitos ao preço equivalente ao da cotação já corigida. Em resumo compraste a mesma coisa mais barata e só pagas 1 Euro/acção daqui a 15 dias...

E como é que o caminho fica aberto para os arbitragistas? Se eles se meteram a comprar o que os tubarões vendem estão a comprar as acções caras antes de cairem. Se venderem os direitos aos tubarões estarão a vende-los barato.

Quando os tubarões já tiverem substituido as suas acções por direitos estes últimos esgotam... O negócio acaba, as acções já podem voltar à sua cotação "normal" seja ela qual fôr.

Mas, se a explicação da queda pode ser essa, o que interessa aos "carapaus" que andam aqui no Forum é unicamente a substituição de acções por direitos. Se os tubarões conseguem fazer a substituição ainda por cima ganhando dinheiro os "carapaus" já ficarão muito contentes se fizerem a substituição pelo mesmo preço. E ficando com 1 Euro/acção no bolso durante 15 dias.

spacefrog Escreveu:No entanto este empréstimo é compensador até um determinado limite, e o limite é o ponto em que D=(BCP-1)/2.5 + Juro do "empréstimo JAS".
Ora, ora, não é que isto se parece cada vez mais com um warrant ???

Ao dar a ideia apenas pretendi mostrar como se poderia libertar 1 Euro/acção do BCP mantendo o mesmo número e vendendo/comprando por preços equivalentes.
Portanto, a fórmula simplifica-se e será: D= Juro do "empréstimo JAS" (... eheheheh, transformaste-me em banqueiro para andar a emprestar dinheiro?)
Se esse empréstimo de 1 Euro é compensador ou não dependerá de cada um. Se consegue ganhar dinheiro ou não com essa liquidez adicional a custo zero.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por spacefrog » 15/3/2003 1:20

JAS,

esse negócio só pode valer para muito poucos pois ao vender acções para comprar direitos esses jogadores distorcem as condições de equilibrio e abrem caminho para os arbitragistas venderem direitos e comprarem acções. Esta não me parece uma razão lógica para descerem as cotações.
No entanto este empréstimo é compensador até um determinado limite, e o limite é o ponto em que D=(BCP-1)/2.5 + Juro do "empréstimo JAS".

Ora, ora, não é que isto se parece cada vez mais com um warrant ???

Space

Registado: 13/1/2003 0:26

Re: Desculpem meter a colher

por JAS » 14/3/2003 21:00

ASA Delta Escreveu:Há sempre um desfazamento entre as acções e os direitos correspondentes de pelo menos 1% devido a despesas de bolsa etc.

Numa venda e recompra de um título (na cidadebcp) isso normalmente custa 0,55%.
Mas no caso dos direitos os custos são significativamente menores pois paguei apenas 0,145% de comissões e taxas na compra de direitos.
E atenção porque esta % se aplica a uma quantia que é de apenas 30%.
Sendo assim, a operação de venda de acções e compra de direitos andará pelos 0,32%.

ASA Delta Escreveu:Quem comprar direitos tem os custos nos direitos e depois na transformação destes em acções, que por alto penso ser á volta de 1 ou 1,5%

Nunca paguei essas percentagens "astronómicas"... Não será 0,1 ou 0,15%?
De qualquer forma aplicado a 1 Euro.

Acho que a % será sempre inferior aos 0,55% e que deve andar pelos 0,40% no total mas que justifica um pequeno desfazamento.

JAS

eheheh, pelo menos os meus ficam para 2ª feira,

por vm » 14/3/2003 17:58

por isso estou vendedor? quem dá mais? :-)

Registado: 5/11/2002 10:56

o sistema encravou?

por JAS » 14/3/2003 17:41

Mas nos cofres parece que os direitos fecham a 0,19.
De notar que estão lá 3,5M em compras ao melhor...

Bom fim de semana, 2ª feira áinda deve haver direitos para todos...

JAS

conclusão

por Perceval » 14/3/2003 17:39

Vale mais comprar direitos e vender as acções mas o BCP fecheou em "alta" 1.49... Deve haver algo que nos transcende. Será o Jardim a comprar?
"So God allow me I will aid you to the utmost of my power."

Registado: 5/12/2002 22:12

´Desculpem meter a colher

por ASA Delta » 14/3/2003 17:39

Caros Perce..... e Jas

Há sempre um desfazamento entre as acções e os direitos correspondentes de pelo menos 1% devido a despesas de bolsa etc.

Quem comprar direitos tem os custos nos direitos e depois na transformação destes em acções, que por alto penso ser á volta de 1 ou 1,5%
ASA Delta

Re: JAS

por JAS » 14/3/2003 17:18

Perceval Escreveu:Mas qual é tua opinião para os direitos estarem a ser negociados a 0.17 quando a cotação está 1.47?

Os direitos estão a ser negociados a 0,17/0,18 pelo que tens que entrar com o preço médio ou fazer as contas para os 2 valores.
Nota que 0,01 nos direitos correspondem a uma variação de 0,025 na acção.
(é uma estupidez os direitos não serem negociados com centésimas...)

2,5 x 0,17 + 1,00 = 1,425
2,5 X 0,18 + 1,00 = 1,45

Neste momento é vantajoso vender acções a 1,47 e comprar direitos mesmo pelo valor de venda de 0,18

JAS

JAS

por Perceval » 14/3/2003 16:52

Parece um raciocínio plausível e lógico. Mas qual é tua opinião para os direitos estarem a ser negociados a 0.17 quando a cotação está 1.47?

Se eu comprar 5 direitos a 0.17 (=0.85) tenho direito a duas acções de 1€ (+0.85) o que corresponde ao valor por acção de 1.425... está neste momento a ser cotada a 1.47 muito superior.

um abraço
"So God allow me I will aid you to the utmost of my power."

Registado: 5/12/2002 22:12

BCP - as razões de uma queda

por JAS » 14/3/2003 16:31

Logo pela manhã tivémos a surpresa de ver o BCP em queda...
Inexplicavel, à primeira vista, uma queda superior a 10%.

Pois bem, as razões são mais do que simples.

Os accionistas do BCP podem fazer hoje o negócio inteligente de obterem um empréstimo de 1 Euro/acção a taxa zero.
Como? Ainda não perceberam a jogada?

Vendem as acções do BCP que tenham em carteira e compram 2,5 x de direitos. O preço não interessa porque existe equivalência entre a cotação dos direitos e das acções.
Poiis bem, dessa operação, sobra 1 Euro/acção que só têm que pagar no dia 04 de Abril...
Fácil, não é?
Mas atenção, as condições deste "empréstimo" só são válidas para 40% dos accionistas pois os direitos não chegam para todos... Os primeiros a descobrirem o negócio é que o fazem.

Sendo assim o que acontece? Acontece uma enorme pressão vendedora nos títulos do BCP por haver muita gente a vender e a cotação desce.
Percebido porque desceu?

Descendo a cotação, descem os direitos pois estão indexados ao próprio título.

Está claro que a queda tem limites, primeiro porque nem toda a gente faz o negócio ao mesmo tempo, segundo porque haverá por aí uns interessados à espreita para tomarem ou aumentarem as posições a preços módicos.

Quando acabarem os direitos, acabam as razões para a queda...
Nessa altura as acções sobem, julgo eu, para os valores de ontem ou semelhantes.
(Será altura de eu vender os direitos ou de subscrever acções a 1 euro)

JAS

P.S.- Não detenho acções do BCP em numero significativo. Comprei bastantes direitos ao preço médio de 0,1633 e mantenho ordens de compra a 0,16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Esquinas3, Google [Bot], Google Feedfetcher, m-m, malakas, Manchini888, nunorpsilva, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 332 visitantes