Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiagopt2 » 20/12/2007 15:15

Obrigado a ambos pelo esclarecimento.

Como é que eu faço essa correcção no gráfico? Eu utilizo o Pro realtime (versão simplificada) e não encontro nenhuma opção onde possa fazer esse ajuste. O máximo que encontro é um ajuste para dividendos.

Se houver alguém que utilize o mesmo programa, agradecia uma ajudinha :roll:
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por nunofaustino » 20/12/2007 15:07

O valor teórico de correcção seriam 72 cêntimos (((1.88-1)/5.507)*4.507), pelo que deveria ter sido este o valor a subtrair aos valores anteriores ao último dia em que possuir acções dava direito a ter direitos.

O problema é que no primeiro dia em que os direitos entraram em negociação, foram negociados a 0.31, pelo que aplicar o valor de correcção anterior dava a entender que os investidores não tinham perdido nada com a opção em ir ao AC, quando na verdade tinham perdido 0.41 euros por acção detida. Deste modo, e para reflectir na cotação aquilo que se passou na carteira dos investidores, optei por descontar 0.31 euros aos dias antes da distribuição de direitos.

QQuer uma das opções me parece correcta. Eu optei pela segunda pois acho que o gap existiu na carteira dos investidores que decidiram ir ao AC.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por Ulisses Pereira » 20/12/2007 14:23

Tiago, a Inapa é uma acção que por ser "small cap" não acompanho. Recordo-me que fiz a correcção na base de dados, seguindo a primeira indicação dada pelo nunofaustino (ele depois acho que optou por uma segunda hipótese que não me agradou), mas confesso que não me recordo exactamente dos valores do ajuste. Nuno, dás aqui uma ajudinha?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por tiagopt2 » 20/12/2007 14:21

Ulisses, gostaria de lhe fazer uma pergunta um pouco ingénua... Como deveremos lidar com o gráfico após a correcção para 1,17 que aconteceu no pré-AC? Isto é, ao olharmos para o gráfico (não tenho a certeza que isso aconteça no seu, dada a alargada escala de tempo), aparece-nos um fosso enorme, após a correcção, o que pode dar uma ideia errada a quem olha o gráfico.

O mesmo se passa em relação aos indicadores, que dão valores completamente díspares (como é óbvio) após essa mesma correcção.
Espero ter sido claro. Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por nunofaustino » 20/12/2007 14:20

Ulisses Pereira Escreveu:Broker, uma coisa é defenderes o futuro da Inapa, outra coisa é voltares ao velho discurso de dizer que os analistas quando não dizem bem da Inapa é para comprarem mais barato. Quando é que paramos de arranjar bodes expiatórios?

Deixo apenas o gráfico de longo prazo da Inapa.

Um abraço,
Ulisses


E a pior parte é dizer isso qdo acabou de haver uma excelente oportunidade de institucionais entrarem na empresa (aquando do aumento de capital)...

Broker... acredita no que quiseres, mas explica-me porque é que os institucionais não entraram no aumento de capital? Se me disseres que estão à espera de entrar mais abaixo, eu saio já da Inapa (e acho que tu tb) pois isso significa que a inapa irá significativamente abaixo do 1€... é que para eles entrarem na Inapa (com "valores de jeito", note-se) a cotação terá de ir até aos 0.75...

Um abr
Nuno

PS já disse várias vezes, possuo acções da Inapa
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por Ulisses Pereira » 20/12/2007 14:12

Broker, uma coisa é defenderes o futuro da Inapa, outra coisa é voltares ao velho discurso de dizer que os analistas quando não dizem bem da Inapa é para comprarem mais barato. Quando é que paramos de arranjar bodes expiatórios?

Deixo apenas o gráfico de longo prazo da Inapa.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-inapa.GIF
forum-inapa.GIF (25.59 KiB) Visualizado 4057 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por tiagopt2 » 20/12/2007 12:41

tonando Escreveu:Bem, uma coisa é certa: a Inapa deixou de ser um título "desinteressante". Até há algum tempo atrás ninguém falava na Inapa. Agora no espaço de 2/3 semanas já saíram 2 pt's, e esta semana já li pelo menos 3 comentários referentes à Inapa. Portanto alguma coisa está diferente na Inapa. Sinceramente, já acreditei menos nesta acção. Fui ao AC com muito medo (claro, não tinha outro remédio senão exercer os direitos) mas agora começo a achar que se calhar...hum...vamos ver.


Não podia estar mais de acordo. Neste momento "toda a publicidade é boa publicidade". O aumento da visibilidade da empresa poderá ser um factor decisivo para o ano 2008 correr de feição.

Como todos sabemos, os PT's valem o que valem. Mas enquanto houver uniformidade quanto ao potencial de valorização do título, mais investidores olharão para ela e sentir-se-ão tentados a participar.

Ora, isto levará a um aumento de liquidez, aumento esse que poderá ser decisivo para uma possível entrada da acção no PSI-20.

Não querendo entrar num discurso sensacionalista, o futuro da Inapa parece ser mais risonho do que o passado foi.
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por tonando » 20/12/2007 11:42

Bem, uma coisa é certa: a Inapa deixou de ser um título "desinteressante". Até há algum tempo atrás ninguém falava na Inapa. Agora no espaço de 2/3 semanas já saíram 2 pt's, e esta semana já li pelo menos 3 comentários referentes à Inapa. Portanto alguma coisa está diferente na Inapa. Sinceramente, já acreditei menos nesta acção. Fui ao AC com muito medo (claro, não tinha outro remédio senão exercer os direitos) mas agora começo a achar que se calhar...hum...vamos ver.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 347
Registado: 29/11/2007 13:56
Localização: Santa Maria da Feira

por Broker_Invest » 20/12/2007 11:32

Sim, acredito.

A Inapa é um título que esteve muito bearish, tal como a Soares da Costa, acredito que haja uma consolidação do Sector da Pasta, nem que mais seja uma M&A da Inapa por parte de internacionais ou mesmo das nossas empresas nacionais do sector da Pasta, para usarem a Inapa como canal de destribuição. Acho que no ano 2008 será um ano optimo para o sector da Pasta em geral, o dollar já está dar sinais de recuperação o que é exelente para quem exporta, o valor da da materia prima não para de aumentar devido a sua forte procura, acho que sim podemos ter optimas supresas no ano 2008, e além disso o estado vai fazer uma OPV da sua totalidade de 33% da inapa e não creio que venda abaixo de 1€.

Além disso no dia 28 deste mês vai ser anunciado quase de certeza se existe ou não novos accionistas da INAPA, o Free-Float desta empresa vai ficar reduzido o que aumenta o poder especulativo do título.
Abraço e BN
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

por Auditor » 20/12/2007 11:22

Acreditas mesmo nisso que dizes Broker? ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Broker_Invest » 20/12/2007 11:11

tonando
Todos analistas sabem que este papel tem bastante potêncial de valorização e querem entrar nele o mais baixo possível, então toca a dar notícias negativas para descer os títulos e começarem a comprar em força. Como dizes e bem, no dia 17 deste mês disseram uma coisa e hoje já dizem outra, aqui vesse que há interese no título em questão.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

por tonando » 20/12/2007 10:56

"Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt



O BPI classifica de "negativo" para a Inapa o aumento da posição do BCP no seu capital, para mais de 22%. Na perspectiva do banco de investimento, o reforço poderá estar relacionado com o facto do aumento de capital, realizado pela papeleira, não ter sido subscrito na totalidade pelo mercado.

O BCP revelou, ontem, que passou a controlar 22,10% do capital da Inapa, o que "poderá ser visto como um puro reforço de um dos maiores accionistas na empresa", refere o BPI, acrescentando que, no entanto, "acreditamos que isto pode um sinal de que o aumento de capital não foi totalmente subscrito".

Nesta perspectiva, a equipa de "research" do BPI afirma que tal poderá ter obrigado a "que um dos grandes accionistas da empresa e credor tenha procedido ao aumento da posição (17,47% para 22,1%) para garantir o sucesso da operação" e os "bookrunners" a "desempenhar um papel na subscrição do aumento de capital".

Os analistas do BPI salientam que "acreditamos que esta operação é crítica para a empresa na medida em que vai permitir reduzir a sua dívida líquida" e "renegociar a restante dívida com melhoria das condições financeiras".

O BPI continua a recomendar "manter" acções da Inapa [Cot], com um preço-alvo de 1,20 euros, "target" que confere à empresa um potencial de valorização de 15,3% face à cotação actual. As acções da Inapa seguiam em alta de 0,97%, a cotar nos 1,04 euros."

Mas afinal como é que ficamos?? Ainda esta semana, no dia 17, estes senhores vieram com uma conversa completamente diferente!! Ah..e tal...agora já é mau?? Realmente, estes analistas são muito engraçados.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 347
Registado: 29/11/2007 13:56
Localização: Santa Maria da Feira

por Broker_Invest » 20/12/2007 0:25

INAPA ainda vai dar muitas alegrias aos seus accionistas, pode ser uma nova SCOAE, que num ano subiu mais de 10 vezes o seu valor, também ninguém dava nada por ela! certo?
Vamos esperar, acho que o Estado não perder com a OPV da sua posição e nunca será abaixo de 1€. se isso acontecesse era dar um tiro nos próprios Pés, e o Estado tem ganho kilos de dinheiro com as últimas OPV's.

Abraço e BN
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

por Titleist » 19/12/2007 18:43

in negocios.pt

Após a oferta pública de subscrição referente ao aumento de capital da Inapa, o Millennium bcp passou a deter directa e indirectamente 33.152.837 acções da empresa, o que corresponde a 22,10% do capital social e direitos de voto, anunciou a Inapa em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).

A Inapa acrescenta que esta posição é repartida pelo Banco Comercial Português, SA (6,42%), Banco Millennium BCP Investimento (4,67%) e Fundo de Pensões do Grupo Banco Comercial Português (11,01%).

A Inapa [Cot] encerrou estável nos 1,03 euros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por Cali » 19/12/2007 18:01

pablof Escreveu:BOa tarde
Alguem pode explicar o que vai acontecer sobre o AC dia 28/Dez com a Inapa


Dia 28 são admitidas á negociação todas as acções subscritas no AC. Apenas isso. Quer dizer que quem comprou no AC já as pode vender a partir desse dia.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por pablof » 19/12/2007 17:56

BOa tarde
Alguem pode explicar o que vai acontecer sobre o AC dia 28/Dez com a Inapa
 
Mensagens: 16
Registado: 19/12/2007 11:45
Localização: caldas da rainha

por Titleist » 19/12/2007 15:35

"Inapa sobe quatro lugares entre fornecedores europeus de papel

2007/12/19 11:45Editorial / RPVAAAA

Distribuidora sobe da 9ª para a 5ª posição

A Inapa subiu quatro lugares na lista dos maiores fornecedores europeus de papel que a Opticom realizou pela segunda vez.

Depois de no estudo anterior ter estado na 9ª posição, a distribuidora portuguesa surge desta vez na 5ª posição, atrás da Viking Direct, da Lyreco, da Quills e da Office Depot.

Esta análise baseia-se na capacidade das empresas cumprirem a procura de papel e é resultado de mais de 4 mil entrevistas com profissionais do sector a nível europeu.

O estudo da Opticom mostra também que os compradores de papel estão geralmente mais satisfeitos com os revendedores.

As acções da Inapa seguem a valorizar 0,97 por cento para os 1,04 euros."




in
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=894534&div_id=1728
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por Cali » 19/12/2007 12:54

Fala-se na nova administação da Inapa, mas pouco se conhece sobre o seu novo Presidente.

Aqui fica o seu curriculum profissional :

Jose Manuel Felix Morgado


47 anos
Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e Especialização em Gestão de Activos e Passivos pelo INSEAD.
É Presidente da Comissão Executiva (CEO) da INAPA - Investimentos, Participações e Gestão desde 16 de Fevereiro de 2007.

Antes de se juntar à INAPA, José Morgado foi CFO da ONI SGPS, empresa de telecomunicações com operações em Portugal e Espanha, detida pela EDP – Energias de Portugal e pelo Grupo BCP. Durante a sua permanência na ONI SGPS foi responsável pelo plano de reestruturação e reposicionamento da operadora nos mercados português e espanhol, tendo as acções concebidas e implementadas permitindo a melhoria da posição de mercado e da rentabilidade do grupo.

Durante 1993-2005, trabalhou para o Banco Comercial Português (BCP), Banco líder em Portugal, onde foi membro da Alta Direcção, da Comissão Executiva do BCP Investimento, além de CFO da Seguros e Pensões, holding do Grupo BCP líder do mercado segurador português. Nesse período, entre 2001 e 2005, promoveu a fusão das operações de seguros portuguesas com 7 outras empresas, incluindo o Eureko Group (sedeado na Holanda), um dos 15 maiores grupos seguradores Europeus com mais de €53 biliões de activos, Em simultâneo, participou no turnarround deste maior grupo segurador português.

Foi Presidente do Conselho de Administração da Império – Vida y Diversos, seguradora espanhola e membro do Conselho de Administração de diversas seguradoras do Grupo BCP em Portugal, Macau e Moçambique.

No âmbito das suas funções da banca de investimento em Portugal foi o responsável pelo sector da pasta e do papel. Entre 1990 e 1993 trabalhou no Samuel Montagu Investment Bank e no HSBC Investment Bank em Londres e Lisboa.



in
http://global.cotec.pt/gcouncil2007/?idc=13&idi=11012
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

Porque tenho Inapa

por cibmic » 19/12/2007 11:41

Devo dizer-vos que os meus conhecimentos do mercado são muito limitados e que tenho Inapa.
Feita a declaração de intenções deixem-me dizer-vos porque tenho Inapa.

Em 1º lugar por acreditar nalgumas pessoas que têm Inapa (e que normalmente acertam nos seus prognósticos).

Em 2º lugar, e lamento que este seja o meu argumento mais objectivo, uma empresa capitalizada tem mais hipóteses de êxito do que uma empresa com a corda ao pescoço.

Em 3º lugar, e sem pôr em causa a boa vontade da anterior gestão, parece-me que se dispersaram em muitos investimentos "só porque sim" (como as ruinosas aquisições em França) e mantiveram essa aposta corroendo o valor da INA (tipo águas de Portugal no Brasil, ou outros investimentos portugueses lá).

Em 4º lugar e este é o argumento que pessoalmente me dá mais confiança: Conheci o Presidente da INA, o Dr. José Manuel Félix Morgado. Já o conhecia antes de ir para a Presid. da INA, mas não sabia da sua ligação à INA. Só qd. começaram a aparecer as fotos nos jornais e net é que descobri tal coisa e, uma vez que a nossa relação não é profissional, comentei por duas vezes a INA (tendo já tido ocasião de lhe dizer que subscrevi o AC). Acho que é uma pessoa dinâmica, empenhada e acredito que vai revolucionar para melhor a empresa.
Tentem ver o plano que ele tem até 2010 e vejam as medidas de saneamento e racionalização que ele já tomou.

Em 5º lugar, há muita gente envolvida na INA, nomeadamente o Estado, o que pode ser bom ou mau, mas normalmente é bom se o Estado tem vontade de fazer dinheiro por questões orçamentais, e não será a qq preço (não acredito que o Estado venha a vender o que ainda detém na INA a menos de € 1 - todos nós como contribuintes ficaríamos revoltados, e os accionistas ainda mais).


Por isso, acredito que a INA tem grandes potencialidades e que o mercado, mais tarde ou mais cedo, vai reconhecê-lo. Claro que espero que esse reconhecimento ocorra o quanto antes, he, he, he..., mas há que ter paciência, pois há muita gente traumatizada com o desempenho da INA nos últimos dois anos (e se calhar, por estarem escaldados, não estão a detectar a oportunidade que se está a formar na INA - sobretudo agora que já se encontra muito mais capitalizada e com uma nova e dinâmica gestão).
 
Mensagens: 97
Registado: 29/11/2007 2:38
Localização: 16

por Cali » 19/12/2007 10:14

GALP_CALD Escreveu:Pipeline disse:

"Lembram-se da avaliação que a ATM fez sobre a Soares da Costa?"

Podes exemplificar?


Julgo que o Pipeline se refere ao estudo que a ATM efectuou sobre a Soares da Costa, por ocasião da OPA do Fino, sugerindo que o valor da empresa era bem superior, e que o preço da OPA era baixo. Após esse estudo (e não estou a dizer que tenha sido em consequencia do dito), o preço da OPA foi revisto em alta, e após a OPA ...foi o que se viu. :)
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por GALP_CALD » 18/12/2007 23:14

Pipeline disse:

"Lembram-se da avaliação que a ATM fez sobre a Soares da Costa?"

Podes exemplificar?
 
Mensagens: 6
Registado: 1/9/2007 17:09
Localização: rio tinto

por Pipeline » 18/12/2007 23:01

Lembram-se da avaliação que a ATM fez sobre a Soares da Costa? :)
 
Mensagens: 4
Registado: 5/12/2007 22:23

por Cali » 18/12/2007 18:50

João, a ATM é isto aqui em baixo :

http://www.associacaodeinvestidores.com/
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

Obrigado Cali

por joao4702 » 18/12/2007 18:47

Antes de mais obrigado por ter tornado publico no caldeirão essa noticia.

Sou um dos que estou dentro na Inapa a 1,17€ preço médio. Acreditava no titulo e acredito no entanto, a valorização no contexto actual poderá ser dificil.

Este estudo é da ATM?! Perdoe-me mas o que significa a sigla ATM?

A Inapa poderá ter um ressalto em breve quem sabe aos valores próximos 1,20€.

Cumprimentos e BN.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 574
Registado: 21/9/2006 10:04
Localização: S. João da Madeira

por Cali » 18/12/2007 18:32

A tua pergunta é legitima, Tiago, e por isso eu disse o que disse no inicio do meu post. A fundamentação para a oportunidade do estudo está escrita no próprio estudo, e passo a transcrever :

"Em face dos vários pedidos de alguns investidores, nossos associados e não só, que nos procuram para obter informações acerca da Inapa (...) consideramos oportuno o presente estudo".
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Jonas74, PAULOJOAO, Xacal e 374 visitantes