Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 2/11/2012 16:21

pvg80713 Escreveu:pc05 e artista,

http://bpi.bancobpi.pt/pt/ficheiros/RC/ ... 002_PT.pdf


peço que vejam a página 214. espero que aprendam alguma coisa. nesse tempo era assim em todos os bancos "grandes" e não públicos. o BCP até não era exagerado.



Convinha era comparar esses dados com os dados oficiais do BCP em 2002. Tenho a certeza que nessa altura os custos com a administração do BCP eram muito superiores aos dos outros bancos, talvez ainda encontre alguma coisa sobre o assunto, quando tiver tempo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por pvg80713 » 2/11/2012 15:28

pc05 e artista,

http://bpi.bancobpi.pt/pt/ficheiros/RC/ ... 002_PT.pdf


peço que vejam a página 214. espero que aprendam alguma coisa. nesse tempo era assim em todos os bancos "grandes" e não públicos. o BCP até não era exagerado.

luislobs,

esses "factos" são o quê ?
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

s

por luislobs. » 2/11/2012 14:05

Para mim e com todos factos revelados abrialhe um processo e mesmo com retroactivos tentar o despedimento por justa causa

. :wink:
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por artista_ » 2/11/2012 13:26

pvg80713 Escreveu:Artista

Estive a ver noticias antigas e JJG ganhava em 2004 (?)
5M euros e descontava 2M (isto deve ser só IRS). Penso que neste ano já nem sequer era CEO do BCP.

Não acho imoral a sua pensão.

Para além disto, noticias desta altura davam JJG como tendo 10M accoes do BCP. Desde a sua fundação só comprou acções e nunca vendeu. Isto, penso eu, atesta as conviccões de JJG sobre a acção e o valor do BCP.

se pensares nos para-quedas dourados que se atribuiam nestas alturas de grande lucros...


Estás a falar de valores mensais ou anuais?! E continuas a achar que não é imoral?! :shock: :shock: :shock:

Ele ganhava quase 20 vezes aqui que ganha o CEO de hoje!! :shock: :shock:

Em 2004, foi um ou dois anos depois de terem andado a manipular as cotações em alta, com recurso a off-shores, para entalar os clientes que se tornaram accionistas!

Ou seja, este senhor andou a enganar accionistas e clientes... e o prémio foi um vencimento galático! :shock: :roll:

Mas obviamente que protegeu os seus, que também tinham boas regalias... e depois admiras-te de o banco estar como está! O Sócrates também usou a CGD e o BES e estes estão infinitamente em melhor situação que o BCP! Basta olhar para a evolução das cotações... em qualquer período da última década!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Volume

por PC05 » 2/11/2012 12:02

LedZeplin Escreveu:
pc05 Escreveu:
LedZeplin Escreveu:
pc05 Escreveu:
LedZeplin Escreveu:Muito estranho. O Volume do BCP neste momento é inferior ao Volume do BES.

O apetite pelo BES é cada vez maior.

Nota: Com posição no BCP, BES e BPI


O volume (em valor) do BES tem sido quase sempre superior ao do BCP, nos últimos meses. Hoje, essa diferença ainda é mais acentuada (valor de 1 ação do BES > valor 10 ações do BCP).


La palice


A observação inicial já era la palisse.



Cette expression fait référence à Jacques de Chabannes, marquis de La Palice, qui naquit en 1470. En 1515, il devint maréchal de France, et brilla lors des plus grandes batailles, dont celle de Pavie où il trouva la mort. Au XVIIIe siècle, une chanson écrite par Monnoye ironisa sur les vertus de La Palice. Cette chanson populaire comptait 51 couplets dans lesquels on trouvait des affirmations tellement évidentes qu'elles en devenaient ridicules. On cite souvent à titre d'exemple les paroles suivantes : "il mourut le vendredi / le dernier jour de son âge / s'il fût mort le samedi / il eut vécu davantage". Depuis, on parle de vérité de La Palice lorsqu'une chose est tellement évidente qu'elle en est risible.


La Palice.


"Em Portugal, empregam-se as duas grafias: La Palice ou La Palisse.

Uma verdade de La Palice (ou lapalissada / lapaliçada) é evidência tão grande, que se torna ridícula."

E não perco mais tempo.....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Volume

por Massao1 » 2/11/2012 11:58

pc05 Escreveu:
LedZeplin Escreveu:
pc05 Escreveu:
LedZeplin Escreveu:Muito estranho. O Volume do BCP neste momento é inferior ao Volume do BES.

O apetite pelo BES é cada vez maior.

Nota: Com posição no BCP, BES e BPI


O volume (em valor) do BES tem sido quase sempre superior ao do BCP, nos últimos meses. Hoje, essa diferença ainda é mais acentuada (valor de 1 ação do BES > valor 10 ações do BCP).


La palice


A observação inicial já era la palisse.



Cette expression fait référence à Jacques de Chabannes, marquis de La Palice, qui naquit en 1470. En 1515, il devint maréchal de France, et brilla lors des plus grandes batailles, dont celle de Pavie où il trouva la mort. Au XVIIIe siècle, une chanson écrite par Monnoye ironisa sur les vertus de La Palice. Cette chanson populaire comptait 51 couplets dans lesquels on trouvait des affirmations tellement évidentes qu'elles en devenaient ridicules. On cite souvent à titre d'exemple les paroles suivantes : "il mourut le vendredi / le dernier jour de son âge / s'il fût mort le samedi / il eut vécu davantage". Depuis, on parle de vérité de La Palice lorsqu'une chose est tellement évidente qu'elle en est risible.


La Palice.
 
Mensagens: 550
Registado: 5/10/2009 12:35
Localização: 1

Re: Volume

por PC05 » 2/11/2012 11:54

LedZeplin Escreveu:
pc05 Escreveu:
LedZeplin Escreveu:Muito estranho. O Volume do BCP neste momento é inferior ao Volume do BES.

O apetite pelo BES é cada vez maior.

Nota: Com posição no BCP, BES e BPI


O volume (em valor) do BES tem sido quase sempre superior ao do BCP, nos últimos meses. Hoje, essa diferença ainda é mais acentuada (valor de 1 ação do BES > valor 10 ações do BCP).


La palice


A observação inicial já era la palisse.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Volume

por Massao1 » 2/11/2012 11:49

pc05 Escreveu:
LedZeplin Escreveu:Muito estranho. O Volume do BCP neste momento é inferior ao Volume do BES.

O apetite pelo BES é cada vez maior.

Nota: Com posição no BCP, BES e BPI


O volume (em valor) do BES tem sido quase sempre superior ao do BCP, nos últimos meses. Hoje, essa diferença ainda é mais acentuada (valor de 1 ação do BES > valor 10 ações do BCP).


La palice
 
Mensagens: 550
Registado: 5/10/2009 12:35
Localização: 1

Re: Volume

por PC05 » 2/11/2012 11:40

LedZeplin Escreveu:Muito estranho. O Volume do BCP neste momento é inferior ao Volume do BES.

O apetite pelo BES é cada vez maior.

Nota: Com posição no BCP, BES e BPI


O volume (em valor) do BES tem sido quase sempre superior ao do BCP, nos últimos meses. Hoje, essa diferença ainda é mais acentuada (valor de 1 ação do BES > valor 10 ações do BCP).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Volume

por Massao1 » 2/11/2012 11:36

Muito estranho. O Volume do BCP neste momento é inferior ao Volume do BES.

O apetite pelo BES é cada vez maior.

Nota: Com posição no BCP, BES e BPI
 
Mensagens: 550
Registado: 5/10/2009 12:35
Localização: 1

por labirt » 2/11/2012 11:32

Na minha opinião nem o JG nem NINGUEM merece uma reforma de 5 Milhões...

Se a esses 5 Milhões fossem retirados 4 Milhões, ele ainda ficaria com 1 Milhão o que daria 2739€ DIÁRIOS se a calculadora não me falha!!!

Se esses 4 Milhões fossem divididos por 20000 Idosos (200€ a cada) que se encontram com reformas miseráveis após terem trabalhado uma vida...estaria tudo muito melhor...e não haveria tanta miséria...

Bons negócios...
 
Mensagens: 8
Registado: 19/10/2012 10:33
Localização: 17

por PC05 » 2/11/2012 10:55

pvg80713 Escreveu:Artista

Estive a ver noticias antigas e JJG ganhava em 2004 (?)
5M euros e descontava 2M (isto deve ser só IRS). Penso que neste ano já nem sequer era CEO do BCP.

Não acho imoral a sua pensão.

Para além disto, noticias desta altura davam JJG como tendo 10M accoes do BCP. Desde a sua fundação só comprou acções e nunca vendeu. Isto, penso eu, atesta as conviccões de JJG sobre a acção e o valor do BCP.

se pensares nos para-quedas dourados que se atribuiam nestas alturas de grande lucros...


Como diz o outro " tu não fechas bem a tampa, pois não?"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

por OffTheRecord » 2/11/2012 10:49

pvg80713 Escreveu:Não acho imoral a sua pensão.



Desculpa me meter na conversa mas acho inacreditável, à luz do que se conhece hoje, continuar a aceitar como normal um ordenado desta dimensão (5 milhões de euros/ano) e também a reforma como a que ele tem hoje em dia (170K líquidos).

Não se trata de invejas. Cada um tem o que merece. Mas alguém acha que o JJG merecia esse vencimento? Ele só o tinha porque financiava os principais accionistas e com isso tinha o seu apoio. Era uma estratégia de win/win cuja factura alguém teria que pagar mais tarde. Obviamente que a factura veio depois. O Banco não ficou preparado para tempos de vacas magras. Não quero com isso dizer que quem foi para lá quando correram com o JJG tenha feito melhor. Obviamente que o que Sócrates fez ao BCP também não tem defesa possível. Mas não há dúvida que a Administração de JJG também começou a gerir, a partir de certo momento, a pensar mais nos seus interesses do que no Banco e foi por essa razão que a informação comprometedora começou a circular para fora do Banco, fruto do mau estado interno perante a situação que se vivia.

O que não me parece razoável é continuar a admitir-se este tipo de ordenados como compreensíveis. Para se tirar essa conclusão teriam que se esperar muitos anos para confirmar que esses ordenados eram fruto de uma contribuição efectiva para o Banco que, por sua vez, conseguia gerar resultados consistentes para os pagar, com paz laboral, etc... Ora, neste caso, não foi preciso esperar tanto tempo pois já foi preciso pedir ajuda ao Estado para compensar os desmandos da Administração do JJG e também do CSF.
Editado pela última vez por OffTheRecord em 2/11/2012 11:08, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 134
Registado: 10/9/2009 11:27
Localização: Portugal

por pvg80713 » 2/11/2012 10:24

Artista

Estive a ver noticias antigas e JJG ganhava em 2004 (?)
5M euros e descontava 2M (isto deve ser só IRS). Penso que neste ano já nem sequer era CEO do BCP.

Não acho imoral a sua pensão.

Para além disto, noticias desta altura davam JJG como tendo 10M accoes do BCP. Desde a sua fundação só comprou acções e nunca vendeu. Isto, penso eu, atesta as conviccões de JJG sobre a acção e o valor do BCP.

se pensares nos para-quedas dourados que se atribuiam nestas alturas de grande lucros...
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: bcp

por artista_ » 1/11/2012 22:43

pvg80713 Escreveu:
Artista
embora, ache que JJG vai perder, não acho que seja imoral...


Acredito, ainda há pouco tempo, nem sei bem a propósito do quê, ou melhor acho que não vinha a propósito de nada, disseste-me que descontavas mais por mês do que eu ganhava como professor... portanto é normal que não aches imoral que alguém tenha decidido dar a si próprio uma pensão mensal de 200 mil de euros, quando o atual presidente ganha quase 10 vezes menos! Se ainda fosse ao contrário, alguém no ativo ganhar mais do que o reformado... enfim, estes números parecem-me sempre imorais!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: bcp

por assunoadr » 1/11/2012 17:06

pvg80713 Escreveu:
MõesBalula Escreveu:Artista, claro, que tens razão. Jardim Gonçalves enterra o bcp e quem paga são os acionistas e se aquilo rebentar o povo português.


Não concordo. Não acho que a culpa de o BCP estar como está, seja de JJG !

Artista
embora, ache que JJG vai perder, não acho que seja imoral...


O JJG geriu o BCP de forma a dar lucros que raramente se reflectiram em ganhos para os accionistas. Sucessivos aumentos de capital com injecção do dinheiro dos accionistas com um efeito de diluição no valor das acções que raramente foi compensado pelos resultados. Parece mesmo que quem afinal ganhou mais com o BCP foi o próprio JJG e outros administradores do banco.
 
Mensagens: 707
Registado: 29/11/2007 2:08
Localização: Damaia

por assunoadr » 1/11/2012 16:26

artista Escreveu:
pvg80713 Escreveu:não percebeste Artista :

o estado vai gastar o dinheiro de todos os bancarios...
não só dele, mas de todos !


Mas o que é que isso interessa para o caso?! O estado já gastou o dinheiro, mas pagará as reformas que foram transferidas do fundo de pensões... não te preocupes!


Claro, vai pagar as reformas com o dinheiro que o maralhal do fundo de pensões descontou e que também já está a ser usado para os CTT´s e para o RSI. Por estas e por outras é que qualquer dia não há reformas para ninguém e nessa altura vão justificar com o facto do Sistema da SS não ser sustentável e até vai ser verdade mas muito por culpa deles.
 
Mensagens: 707
Registado: 29/11/2007 2:08
Localização: Damaia

Re: bcp

por pvg80713 » 1/11/2012 13:36

MõesBalula Escreveu:Artista, claro, que tens razão. Jardim Gonçalves enterra o bcp e quem paga são os acionistas e se aquilo rebentar o povo português.


Não concordo. Não acho que a culpa de o BCP estar como está, seja de JJG !

Artista
embora, ache que JJG vai perder, não acho que seja imoral...
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

bcp

por MõesBalula » 1/11/2012 13:15

Artista, claro, que tens razão. Jardim Gonçalves enterra o bcp e quem paga são os acionistas e se aquilo rebentar o povo português. Quanto a investiduras do passado por parte do governo também não deixa saudades a ninguém. Este país foi sempre de algumas elites, que sugam o resto do povo. A maioria do povo, que anda a dormir desde 1975, parece-me, que abriu pelo menos os olhos. É bom falar-se da corrupção, dos problemas das PPP(...) pelo menos, que se mude a maneira dos portugueses olharem para os políticos.
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 10:44
Localização: Calde - Viseu

por pvg80713 » 1/11/2012 13:15

Caro Artista,


Decreto-Lei nº 262/86 de 02-09-1986

CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

TÍTULO IV - Sociedades anónimas

CAPÍTULO VI - Administração e fiscalização

SECÇÃO I - Conselho de administração

----------

Artigo 402.º - (Reforma dos administradores)



1 - O contrato de sociedade pode estabelecer um regime de reforma por velhice ou invalidez dos administradores, a cargo da sociedade.
2 - É permitido à sociedade atribuir aos administradores complementos de pensões de reforma, contanto que não seja excedida a remuneração em cada momento percebida por um administrador efectivo ou, havendo remunerações diferentes, a maior delas.
3 - O direito dos administradores a pensões de reforma ou complementares cessa no momento em que a sociedade se extinguir, podendo, no entanto, esta realizar à sua custa contratos de seguro contra este risco, no interesse dos beneficiários.



penso que aqui JJG vai perder.
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por artista_ » 1/11/2012 13:05

fleming7 Escreveu:"assalto" ao BCP por parte do governo Sócrates que assim usou o banco para levar o país à ruína. JG

Nisto ele tem muita razão


O que não invalida que ele próprio e a administração dele também deram uma ajuda ao sugar aquilo até ao tutano. Podemos dizer que na altura o banco podia pagar, que até pode ter provisionado a coisa, ou até que por muito dinheiro que representem as reformas, não representam o essencial dos gastos do banco. Mas ajudar é que não ajudam... e o que está em causa é sobretudo a questão moral. Ele tem uma reforma de 200 mil, os outros administradores aceitaram negociar devem ter muito menos, o atual CEO tem um vencimento quase 10 vezes inferior! :shock: :shock: :shock:

Outra dúvida que fica é que ele disse que o BCP nunca falou com ele para baixar a reforma. O que é estranho, falou com todos menos com ele?! Sobre isto o Nuno Amado disse que o processo não foi iniciado no seu tempo mas que os tribunais são o último recurso quando há litígios, sendo que o primeiro é uma tentativa de acordo direto entre as partes. Logo não vê como isso não tenha sido feito!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por pvg80713 » 1/11/2012 11:30

fleming7 Escreveu:"assalto" ao BCP por parte do governo Sócrates que assim usou o banco para levar o país à ruína. JG

Nisto ele tem muita razão


totalmente de acordo !
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

por fle7 » 1/11/2012 10:41

"assalto" ao BCP por parte do governo Sócrates que assim usou o banco para levar o país à ruína. JG

Nisto ele tem muita razão
 
Mensagens: 128
Registado: 30/9/2011 19:33
Localização: Portugal

por artista_ » 31/10/2012 23:06



Em relação à reforma não acrescentou nada que já não se soubesse. Enfim, não tem noção da imoralidade da coisa, não há nada a fazer...

Achei interessante a parte em que descreveu algo que também já se conhecia mais ou menos, embora assim fique mais claro. Falo do "assalto" ao BCP por parte do governo Sócrates que assim usou o banco para levar o país à ruína. Se só tivesse a CGD provavelmente não conseguiria produzir tantos estragos, nem no BCP nem no estado país!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada


AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, Gioes, Google Adsense [Bot], MP65, OCTAMA, pauljr1975, Shimazaki_2, Xacal e 375 visitantes