Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 18/3/2012 9:17

Mota-Engil – 16-03-2012

O anúncio da assinatura de contratos multi-milionários em África, que no passado dia 3 de Fevereiro fizeram a cotação disparar cerca de 20%, não foi suficiente para atrair as atenções dos investidores ao longo das semanas que se seguiram. Como podem reparar nos gráficos, o título registou muitas sessões em terreno negativo e o seu volume regressou aos níveis anteriores ao anúncio, ou seja, terrivelmente baixo e muito pouco expressivo.

Trata-se de um título muito especulativo e sobre o qual há pouco a dizer do ponto de vista técnico. Fica o gráfico.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por sem2006 » 16/3/2012 23:42

Só de pensar que já negociei este título na casa dos 5€ e a ganhar :|
 
Mensagens: 348
Registado: 29/4/2009 13:31
Localização: 13

por AC Investor Blog » 16/3/2012 23:16

Bem, aproveito o momento para analisar tecnicamente a Mota-Engil apesar de ser aquelas acções ingratas para análise dado a volatilidade subjacente e os volumes transacionáveis. No entanto nota-se que o titulo poderá ter batido já no fundo e está neste momento a tentar sair desta base ( não muito bem delineada ) formada já desde Setembro 2011 . O titulo tem tido ultimamente força compradora e de acumulação de papel, dado que o volume tem disparado nos dias de subida e feito um pullback com fraco volume, sugerindo que os compradores estão a manter o titulo e não compraram propriamente para daytrading. Após a fulgurosa subida de ontem a Mota hoje portou-se lindamente, mais uma vez evidenciando que os compradores não se desfazerem das posições longas iniciadas.

Em termos técnicos o titulo já está a entrar numa possivel tendência Bull, embora não pareça.

Senão vejamos :

- Cotação fechou a semana acima das 3 principais Média Móveis 20,50 e 200
- O MACD deu sinal de compra
- O Estocástico saiu da zona de sobrevenda e deu sinal de compra
- O RSI voltou para cima dos 50
- O MFI apresenta-se em tendência ascendente demonstrando força do movimento
- Temos também aqui a possibilidade de uma Golden Cross acontecer nos próximos dias, dado q a MM50 já sinalizou inversão e encontra-se muito próxima da MM200.

Um bom sinal bull seria dado pela quebra da resistência na zona dos 1.39 euros. Dado a pouca liquidez do titulo, a sua cotação diária é facilmente manipulada dado que o spread é geralmente alto, no entanto e face ás recentes noticias da empresa, o titulo tem 80% de possibilidades de continuar a subir.
Anexos
MOTA ENGIL.png
MOTA ENGIL.png (21.32 KiB) Visualizado 6472 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

por MAV8 » 16/3/2012 1:30

In Jornal de Negócios

Mota-Engil (1) - Estado (0). O tribunal arbitral entre a Liscont e a Administração do Porto de Lisboa (APL), constituído em Outubro de 2008 para avaliar o aditamento que prolongava a concessão da empresa do grupo Mota no terminal de contentores de Alcântara, em Lisboa, decidiu que o decreto-lei que revoga a prorrogação do contrato é nulo. O Negócios sabe que a decisão terá já sido tomada em Outubro passado. Nesta altura, o processo deverá estar já nas mãos do Tribunal Constitucional, que terá agora que se pronunciar sobre a matéria.

Mais uma boa noticia para a Motinha!!!

Terá alguma influencia? quais os montantes envolvidos? :?

Do que me lembro é daqueles casos de policia, em que o juiz dá razão ao ladrão (legalizado), negocios do tempo do Socrates e se calhar do Guterres (amigalhaço do Coelhone)!!! :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen:

Se não podes com eles, junta-te a eles!!!! :wink:

ps. Tenho posição longa na EGL.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por BlitzFerr » 16/3/2012 1:16

Acho o mesmo AC Investor, vejo um forte potêncial de subida.

Infelizmente tenho o meu capital já ocupado e não é prudente movimentar mais com outros encargos deste mês.

Já sabem que é só uma opinião (da minha bola de cristal) e que cada um é responsável pelas suas decisões mas acho que a subida vai continuar no curto prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 244
Registado: 9/6/2011 12:20

por AC Investor Blog » 15/3/2012 21:19

Por acaso é dos titulos mais interessantes neste momento do PSI20. Os resultados e o chorudo dividendo para um titulo que transaciona a meros 1.22 euros, vai proporcionar aqui alguma sustentação a mais subidas na Mota-Engil no curto prazo. Não excluia mesmo uma quebra dos 1.35 atingidos no dia 06 de Fevereiro.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

por MAV8 » 15/3/2012 18:40

hypo Escreveu:li bem? o dividendo vai ser de 11 centimos ? daria um dividend yield de 10%. Não haverá algum engano na noticia que vinha no jornal de negocios? :?


Sim, confirma-se.

A politica de dividendos da MotaEngil tem sido essa nos ultimos anos. Aliás em termos fundamentais parece-me ser um dos melhores titulos da nossa praça (não percebo mto de AF), sempre que saem números para fora, carteira de encomendas, resultados, valores de investimento, etc... o mercado parece gostar. Isto tem-se verificado desde os minimos.

...E está no TOP3 da AF do Jornal de Negocios...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por Tlaloc » 14/3/2012 22:18

Sim, leste bem, mas já é assim há alguns anos. A mota costuma pagar 11 centimos de dividendo. Contudo, liquidos, fica em 0.083 centimos.
 
Mensagens: 65
Registado: 29/11/2007 13:54
Localização: Barreiro

por hypo » 14/3/2012 21:08

li bem? o dividendo vai ser de 11 centimos ? daria um dividend yield de 10%. Não haverá algum engano na noticia que vinha no jornal de negocios? :?
 
Mensagens: 86
Registado: 11/9/2011 19:03
Localização: 14

Lucro da Mota cai 9,5%

por rasteiro » 14/3/2012 18:07

A construtora liderada por Jorge Coelho fechou 2011 com um lucro de 33,4 milhões de euros.

O número, divulgado hoje depois do fecho dos mercados, representa uma queda de 9,5% face a 2010 e ficou em linha com previsões dos analistas sondados pela Reuters, que apontavam para 31 milhões de euros de lucro.

O volume de negócios, em 2011, atingiu os 2,1 mil milhões de euros, ligeiramente acima dos 2 mil milhões de euros registados no ano anterior, enquanto o mercado esperava 2,09 mil milhões de euros.

Em comunicado emitido na CMVM, a construtora explica que a sua actividade foi afectada com o agravar da crise no sector da construção em Portugal.

No mesmo período, o EBITDA cifrou-se em 296 milhões de euros, uma subida de 24,7%.

No final de Dezembro de 2011, a carteira de encomendas da construtora ascendia a 3,8 mil milhões de euros, um crescimento de 15% face a 2010.

Já o endividamento líquido da Mota ascendia a 1.005 milhões de euros, menos que os 1.144 milhões registados no final de 2010.

Metas para 2012

A Mota avança ainda que a carteira de encomendas deve atingir mais de 3,5 mil milhões de euros este ano.

A construtora vê ainda um crescimento do volume de negócios consolidado de dois dígitos em 2012.

As acções da Mota-Engil encerraram a sessão de hoje com perdas de 0,18% para valerem 1,10 euros.

Em 2011, as acções da Mota-Engil acumularam perdas de 36,96% em bolsa. À cotação actual, o mercado avalia a construtora em 225 milhões de euros.

http://economico.sapo.pt/noticias/lucro ... 40324.html
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por C0rr3i4 » 8/3/2012 10:52

Esta acção parece que vai regressar à base, ou seja, os 1,02/1,03€. E o volume cada vez pior. Apenas após 1h30 da abertura do mercado, foi negociada 1 acção por 1,14€ (provavelmente, a comissão bancária foi superior ao valor da transacção).
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

por BearManBull » 6/3/2012 12:11

Que se passa hoje? Não está a ser transaccionada??

PS1: Dia cheio de boas notícias e tudo a descer... Excepto Eurostat é Rehn é FMI é Galp tudo com aspectos positivos e o mercado cai :o (não que fique admirado só a constatar factos)

PS2: Devia ter posto o PS1 no PSI20 mas fiquei com preguiça de escrever nova resposta! :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8854
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

por The Mechanic » 1/3/2012 18:15

:(

Administrador da Mota-Engil na Polónia morto em Cracóvia

O administrador da construtora Mota-Engil na Polónia Pedro Fernandes foi encontrado morto em Cracóvia na segunda-feira, num caso de homicídio que está a ser investigado pela polícia local, noticia o Polska Times.


Em declarações à Lusa, uma fonte oficial da subsidiária polaca da Mota-Engil confirmou a morte de Pedro Fernandes, "administrador da Mota-Engil Central Europe na segunda-feira", dia 27 de fevereiro.

"A causa da morte não foi relacionada com a empresa e por respeitar a família não comentamos esse assunto", adiantou a mesma fonte na Polónia.

Desde quarta-feira que a Lusa tenta contactar responsáveis da construtora em Portugal sobre o assunto, mas até ao momento não foi possível obter um comentário.

No site da subsidiária polaca, o presidente da Mota-Engil Central Europe, Fernando Fiel Barbosa, lamenta a morte do administrador e manifesta as suas condolências à família, afirmando que Pedro Fernandes "era um gestor respeitado e de confiança da Mota-Engil".

De acordo com a imprensa polaca, o crime terá sido cometido por Miroslaw, de 44 anos, por razões passionais, estando atualmente detido.

Segundo o juiz do processo, citado pela imprensa, Pedro Fernandes terá sido baleado por Miroslaw, que terá depois provocado um incêndio no automóvel do gestor português para eliminar provas.



Lusa
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

por TRSM86 » 28/2/2012 22:22

Vigiar: começou a tocar em zona interessante! Não pode entrar em terrenos abaixo dos 1,12
Anexos
mota.png
mota.png (21.49 KiB) Visualizado 7900 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/
 
Mensagens: 2163
Registado: 29/11/2007 2:05
Localização: aqui

por MAV8 » 21/2/2012 19:59

...Actualização...

Titulo com pequenissimo volume.

Parece ter havido um comprador muito forte na zona 1,00 - 1,05 que ajudou a fazer uma zona de suporte (base) muito forte.

A subida recente (forte) depois da noticia de novos negocios em Africa parece ter levado a uma nova base na zona 1,20 - 1,22

As idas a 1,19 são esporádicas e apenas momentaneas, percebe-se que há interesse comprador abaixo do 1,20 - Poderemos pensar tratar-se do mesmo comprador que manteve a cotação na casa do 1,00-1,05, e assim sendo será um suporte muito forte enquanto esse interesse se mantiver por parte do suposto comprador.

De referir que a politica de dividendos da Mota Engil tem sido bastante cativante nos ultimos anos, este facto poderá ser um ponto de interesse para quem investe no longo prazo.
Anexos
EGL_1hr.jpg
EGL_1hr.jpg (49.31 KiB) Visualizado 8173 vezes
EGL_diario.jpg
EGL_diario.jpg (69.06 KiB) Visualizado 8169 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por MAV8 » 7/2/2012 20:36

Depois de 2 sessões a perder volume e volatilidade, mantem-se acima da MM200 que para já parece estar a funcionar como suporte.

A meu ver está bem e recomenda-se - poderá estar a iniciar mais uma base nestes valores. Se assim for dará uma maior segurança para entradas ou reforços.
Anexos
me.jpg
me.jpg (82.2 KiB) Visualizado 6412 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por PT_Trader » 6/2/2012 22:53

Mal vi a notícia na sexta lembrei-me deste tópico. Não será totalmente infundado dizer que alguém já adivinhava este contrato há algum tempo, e andou a construir uma bela carteira desde aí... :roll:
 
Mensagens: 1191
Registado: 20/6/2011 21:48
Localização: 16

por Elias » 6/2/2012 22:10

Hoje fez uma vela um bocado feia.

Não gosto muito de andar a tentar encontrar justificações para o comportamento dos investidores, mas hoje parece-me que o apelo das mais-valias era irresistível...
Anexos
MOTA ENGIL.png
MOTA ENGIL.png (12.7 KiB) Visualizado 6663 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por K. » 3/2/2012 19:21

Que "Lançamento"!
 
Mensagens: 692
Registado: 28/5/2008 1:17

por MAV8 » 3/2/2012 18:03

Eu tenho traçadas duas linhas horizontais, Resistencia - 1,36 / 1,40 e Suporte 1,10 - 1,15 , antigos máximos de médio e curto prazo.

Coincidentemente bate sensivelmente com a bola vermelha do gráfico de cima e com 1/2 do movimento de hoje.

Acredito que possa vir a movimentar-se dentro destes valores. A outra possibilidade será a continuação da subida mas só me parece credivel se houver informações a correr e a que nós não temos acesso!

Já agora, o fecho de hoje é exatamente aos valores da MM200 periodos(dias).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1894
Registado: 10/11/2006 10:43
Localização: Leiria

por EuroVerde » 3/2/2012 16:14

Para a quantidade de milhões de acções que a administração tem vindo a comprar desde Setembro para o longo prazo, melhor do que ninguém sabem eles o rumo da empresa e as obras de futuro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por TRSM86 » 3/2/2012 16:14

objectivo 0 (vermelha) deverá ser atingido.Em caso "divino" o movimento pode ir à 0 (preta)
Anexos
mota.png
mota.png (19.95 KiB) Visualizado 7250 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/
 
Mensagens: 2163
Registado: 29/11/2007 2:05
Localização: aqui

por Ulisses Pereira » 3/2/2012 14:40

Pedia que não colocassem posts sucessivos apenas a dizer quanto está a acção a ganhar. É frustrante abrir um tópico que tem um post novo e ver algo que todos hoje em dia podem acompanhar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por artista1939 » 3/2/2012 14:26

** apaga este Ulisses, e desculpa o mau jeito **
Editado pela última vez por artista1939 em 3/2/2012 14:43, num total de 1 vez.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

por artista1939 » 3/2/2012 12:33

Na plataforma do BPI acabou de dar o tilt.

Edit: Qual motinha qual quê? Isto hoje tem um ronco de superbike! Quase nos 16%
Editado pela última vez por artista1939 em 3/2/2012 14:43, num total de 1 vez.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 766
Registado: 15/12/2009 12:54
Localização: Maputo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: canguru7, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jmdm, MPAM, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, richardj, Shimazaki_2, Ze nabo, Zguibz2 e 316 visitantes