Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O gajo está mesmo metido, não está?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

lá estás tu...

por mcarvalho » 9/3/2012 16:40

pareces o emplastro..este tópico é sobre o "teu pai"

o Pinto de Cousa e não sobre o pai dos outros

:mrgreen:
mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por tava3 » 9/3/2012 16:34

Por mim, nem que seja por ter dado um pontape num cão, mas estes que não vão para longe, porque vão ter de responder também por muita coisa estranha que se está a passar, como esta trapalhada com a luso ponte. Felizmente o be estava atento, não sei se de outra maneira alguem se chegava à frente. Acredito que 4,4 milhões dessem um jeitão, mas isto é que é chafurdice.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por mfsr1980 » 9/3/2012 16:18

Espero que o prendam rápidamente!
Uma coisa que me deixa preocupado é o JS ainda andar aí a passear impune...
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por tava3 » 9/3/2012 16:09

Estas denuncias são do jornal onde trabalha a resabiada boca guedes, coitada. Mas o pai dos resabiados é o presidente, com mais uma atoarda hoje nos jornais, sem contraditorio Ele devia preocupar-se com a imagem que vai ficar dele mesmo, por muito que a tente limpar, já não vai a tempo, é o pior presidente de sempre no país e vamos esperar que acabe o mandato com o minimo de dignidade, palavras dele noutros tempos, mas vai ser dificil.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por MiamiBlue » 9/3/2012 15:18

Placebo Escreveu:Antes de mais gostaria de dizer que não venho defender o Sr. José Socrates, pois por mim este senhor já estaria noutro mundo...mas parece-me que anda tudo excitado com uma frase: "500 mil para o José Socrates". :roll:

Ainda alguém acredita que se condene alguém neste ou noutro país qualquer à conta de uma frase que "diz que disse?". Por favor... :shock:

Alguém envolvido neste julgamento tem algum extracto que comprove a entrada de $$ deste negócio para uma conta do Sr. José Socrates? Meu Deus.....eu nem sou advogado, mas que provas reais estão em cima da mesa? Conversas?? Hilariante tudo isto....

E depois dizem que ninguém vai para a cadeia neste país...com a argumentação de "diz que disse" devem por muita gente na cadeia ai devem devem....

Isto só serve para vender jornais, tempo de tv, etc e nada mais.


O problema é que JS nem sequer foi ouvido.

Qualquer outro cidadão português da classe média era automaticamente inquirido.

JS nem ouvido como testemunha foi.. O Ministério Público foi de uma incompetência sem limites e, para mim, os responsáveis deviam ser pura e simplesmente demitidos.

Mas lá está, ataca-se o fraco e esquece-se o forte. É o lema português à décadas e que continua a ser praticado pelas forças políticas deste país.

E assim anda a dita Justiça.
 
Mensagens: 1399
Registado: 17/10/2010 19:32
Localização: 14

por Placebo » 9/3/2012 13:34

Antes de mais gostaria de dizer que não venho defender o Sr. José Socrates, pois por mim este senhor já estaria noutro mundo...mas parece-me que anda tudo excitado com uma frase: "500 mil para o José Socrates". :roll:

Ainda alguém acredita que se condene alguém neste ou noutro país qualquer à conta de uma frase que "diz que disse?". Por favor... :shock:

Alguém envolvido neste julgamento tem algum extracto que comprove a entrada de $$ deste negócio para uma conta do Sr. José Socrates? Meu Deus.....eu nem sou advogado, mas que provas reais estão em cima da mesa? Conversas?? Hilariante tudo isto....

E depois dizem que ninguém vai para a cadeia neste país...com a argumentação de "diz que disse" devem por muita gente na cadeia ai devem devem....

Isto só serve para vender jornais, tempo de tv, etc e nada mais.
 
Mensagens: 42
Registado: 29/9/2008 14:47
Localização: 16

por Pastel » 9/3/2012 9:54

... lhe dissera ter pago 500 mil contos (250 mil euros) ...


Já lá vão 10 anos e continuam a não saber fazer uma simples conta de conversão escudos/euros :mrgreen:
 
Mensagens: 391
Registado: 29/11/2007 11:30
Localização: 16

por alexandre7ias » 8/3/2012 17:00

Testemunha recua e diz que suborno a Sócrates ficou implícito

Uma das testemunhas de acusação no julgamento do caso Freeport negou esta quinta-feira que o arguido Manuel Pedro lhe tivesse dito diretamente que havia subornado José Sócrates para aprovação do projeto, mas considerou que isso ficou "implícito" numa conversa.

Fernanda Guerreiro, que pertenceu à Direção Regional do Ambiente e do Ordenamento do Território, recuou esta quinta-feira, em julgamento, face às declarações prestadas em fase de inquérito quando disse à PJ que o consultor Manuel Pedro lhe dissera ter pago 500 mil contos (250 mil euros) ao então ministro do Ambiente, José Sócrates, para viabilizar o projeto do outlet de Alcochete.

Na primeira sessão de julgamento do caso Freeport, que senta no banco dos réus o empresário Charles Smith e Rui Pedro, a testemunha mostrou-se visivelmente nervosa, hesitante e receosa, tendo as contradições do seu depoimento levado o Ministério Público a pedir ao coletivo de juízes que lesse as suas declarações em fase de investigação.

Depois de ter sido perentória nas afirmações feitas em inquérito, Fernanda Guerreiro veio agora dizer que na altura em que, juntamente com a amiga Mónica Mendes, se encontrou com Manuel Pedro já corriam "boatos" sobre o pagamento de 500 mil (julga que contos) a José Sócrates, que viria mais tarde a ser primeiro-ministro.

Alegou agora que Manuel Pedro não lhe disse diretamente que pagara a Sócrates, de que se gabava ser "grande amigo", mas que "implicitamente" deixou a ideia de que o fizera, acrescentando que não acreditou muito nessa versão, atribuindo-a à "fanfarronice" de Manuel Pedro para impressionar as duas mulheres presentes na conversa.

Fernanda Guerreiro revelou que, juntamente com a amiga Mónica, conheceu Manuel Pedro num jantar do CDS-PP e que o encontro seguinte com o consultor visou pedir um emprego na firma deste para Mónica Mendes.

Na altura já corriam boatos sobre subornos para aprovação do projeto Freeport e , segundo disse, Manuel Pedro "não desmentiu" que tivesse pago, muito embora também não confirmasse diretamente.

Perante o recuo nas suas declarações, foi perguntado à testemunha se tinha medo de eventuais represálias, ao que esta disse que não temia os arguidos, mas que o seu envolvimento neste processo teve consequências na sua vida pessoal, profissional e social, sem precisar detalhes.

Queixou-se a propósito que nunca teve um advogado a acompanhá-la neste processo ou alguém que a ajudasse a lidar com o assunto.

Paula Lourenço, advogada de Manuel Pedro e Charles Smith, indagou a testemunha sobre o facto inusitado de Fernanda Guerreiro ter assinado o seu depoimento à PJ na Pousada de Setúbal e não nas instalações desta polícia de investigação, tendo a testemunha identificado a coordenadora da Polícia Judiciária de Setúbal Maria Alice como uma das três pessoas da judiciária que se deslocaram à pousada, onde falou na companhia da amiga Mónica Mendes.

"Em concreto não consigo reproduzir a conversa (com Manuel Pedro)" e "já não me lembro" foram algumas frases hoje ditas pela testemunha, cuja inibição no depoimento levou o coletivo de juízes a perguntar se se sentia pressionada ou constrangida por alguém.

Antes, foi ouvido em tribunal, Francisco Ferreira, dirigente da Quercus, que disse estranhar o "timing" da aprovação do projeto Freeport, a escassos três dias das eleições legislativas. Disse também que estranhou a forma muito rápida como o projeto foi aprovado, apesar de estar numa área de grande sensibilidade ambiental.

O dirigente da Quercus falou de uma queixa apresentada na União Europeia e revelou que a organização ambiental só não impugnou o projeto nos tribunais portugueses por falta de condições financeiras para o fazer.

A celeridade do terceiro processo de avaliação do impacto ambiental do Freeport naquela área protegida foi outro dos pontos focados pela testemunha, que à entrada para o tribunal dissera que a discordância forte da Quercus foi sempre com a "decisão política" tomada para aquele local ambiental.

O julgamento prossegue da parte da tarde.

O julgamento do caso Freeport está relacionado com o licenciamento do outlet de Alcochete, tendo a investigação terminado com a acusação do Ministério Público (MP) aos empresários Charles Smith e Manuel Pedro que responde por tentativa de extorsão.




Fernanda Guerreiro, que pertenceu à Direção Regional do Ambiente e do Ordenamento do Território, recuou esta quinta-feira, em julgamento, face às declarações prestadas em fase de inquérito quando disse à PJ que o consultor Manuel Pedro lhe dissera ter pago 500 mil contos (250 mil euros) ao então ministro do Ambiente, José Sócrates, para viabilizar o projeto do outlet de Alcochete.


Andou a mentir o menino...ou está a mentir...Cadeia com ele
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por alexandre7ias » 8/3/2012 16:55

Arguidos do caso Freeport remetem-se ao silêncio até final do julgamento

Os dois arguidos do caso Freeport, Manuel Pedro e Charles Smith, remetaram-se ao silêncio esta quinta-feira no arranque da primeira sessão do julgamento, declarando apenas que só prestarão declarações no final.



Charles Smith é um dos arguidos no caso do licencimento do Freeport


Na primeira sessão do julgamento do caso que envolve o licenciamento do 'outlet' de Alcochete, que decorre no Tribunal do Barreiro, Manuel Pedro apresentou-se como consultor e Charles Smith como engenheiro civil e, antes de lhes ser perguntado se queriam prestar declarações, o presidente do coletivo, Afonso Andrade, leu a acusação.

Já havia um requerimento da advogada dos arguidos no sentido de apenas serem prestadas declarações no final do julgamento.

Os arguidos também recusaram prestar quaisquer declarações à entrada do Tribunal do Barreiro, onde chegaram às 9.40 horas, acompanhados da sua advogada, Paula Lourenço.

Antes dos dois arguidos chegou o vice-presidente da Quercus, Francisco Ferreira, que será ouvido como testemunha da acusação e que, em declarações aos jornalistas, voltou a recordar que a discordância forte por parte dos ambientalistas sempre foi com "a decisão politica que levou à aprovação do empreendimento".

"Sempre achei (relativamente ao licenciamento do Freeport) que era um processo muito estranho. Numa zona como aquela um empreendimento daqueles não podia acontecer", acrescentou.

O processo Freeport teve na sua origem suspeitas de corrupção e tráfico de influências na alteração à Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo e licenciamento do espaço comercial em Alcochete quando era ministro do Ambiente José Sócrates, que veio mais tarde a ser primeiro-ministro.

José Sócrates não chegou a ser ouvido na investigação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), mas os procuradores Paes Faria e Vítor Magalhães deixaram registado no despacho de conclusão do inquérito o rol de perguntas que pretendiam fazer ao então primeiro-ministro, o que suscitou polémica.

Durante a investigação do caso Freeport foram constituídos e interrogados sete arguidos, admitidos cinco assistentes, inquiridas 80 testemunhas e emitidas sete cartas rogatórias.

Além de Charles Smith e Manuel Pedro, foram arguidos em fase de inquérito João Cabral, funcionário da empresa Smith&Pedro, o arquiteto Capinha Lopes, o antigo presidente do Instituto de Conservação da Natureza Carlos Guerra e o então vice-presidente deste organismo José Manuel Marques e o ex-autarca de Alcochete José Dias Inocêncio.

O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por Enclavado » 8/3/2012 12:21

Como é que alguém que se dá ao luxo de em 2009 aumentar a função pública em quase 3%, apresentar um défice medonho e arrastar o país para uma situação de pré-falência e ainda ser defendido???

Simples, bas ta ser PM num país onde a "clubite partidária" impera!!!

Se fosse um cão a concorrer com o punho por trás, cerca de 25% dos "tugas" votariam no símbolo.

Nota: se fosse nas setas ou no martelo e foice aconteceria o mesmo.
 
Mensagens: 104
Registado: 9/8/2011 22:41
Localização: 13

por Pata-Hari » 8/3/2012 7:52

artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Artista, este país nunca foi rico desde há uns tantos séculos. Não houve nunca espaço para esbanjar.


Mas já teve as contas bem melhores, ou não?! Há 10/12 anos atrás a nossa dívida andava na casa dos 60% do PIB, agora é superior a 100%... Espaço para esbanjar nunca deve haver, mas se estivermos bem financeiramente é normal que isso aconteça, a não ser que sejamos uns "agarrados" ao dinheiro e isso também é prejudicial!

Pata-Hari Escreveu:Mart, concordo contigo mas chamo à atenção para o facto de nos paises nórdicos a confiança vem do facto de se saber que todos participam (não há grande fuga fiscal) e haver controle de despesa (deficits não são aceites).


Pois, controle da despesa, se isso acontecesse por cá nunca chegaríamos ao ponto onde estamos...

Já agora a idéia que tenho é que os países nórdicos também têm bem mais recursos que os tornam mais ricos, petróleo por exemplo (pelo menos na Noruega sei que isto é verdade).


A noruega tem petroleo. Os outros têm gente educada e batatas.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por A330-300 » 8/3/2012 4:13

artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Artista, este país nunca foi rico desde há uns tantos séculos. Não houve nunca espaço para esbanjar.


Mas já teve as contas bem melhores, ou não?! Há 10/12 anos atrás a nossa dívida andava na casa dos 60% do PIB, agora é superior a 100%... Espaço para esbanjar nunca deve haver, mas se estivermos bem financeiramente é normal que isso aconteça, a não ser que sejamos uns "agarrados" ao dinheiro e isso também é prejudicial!

Pata-Hari Escreveu:Mart, concordo contigo mas chamo à atenção para o facto de nos paises nórdicos a confiança vem do facto de se saber que todos participam (não há grande fuga fiscal) e haver controle de despesa (deficits não são aceites).


Pois, controle da despesa, se isso acontecesse por cá nunca chegaríamos ao ponto onde estamos...

Já agora a idéia que tenho é que os países nórdicos também têm bem mais recursos que os tornam mais ricos, petróleo por exemplo (pelo menos na Noruega sei que isto é verdade).


Quem tem um salário mais baixo , tem que gastar menos.Nós não produzimos quase nada , temos que gastar menos e ainda controlar muito bem naquilo que gastamos.

A falta de recursos também não é desculpa.Há muitos países com poucos recursos que estão melhores e muitos com recursos que estão piores.

Tem tudo a ver com o material humano. A Suíça não tem recursos e é o que é. A Nigéria e a Venezuela tem e são o que são.

A330

A330
 
Mensagens: 1503
Registado: 30/1/2005 12:51
Localização: Lx

por artista_ » 7/3/2012 22:39

Pata-Hari Escreveu:Artista, este país nunca foi rico desde há uns tantos séculos. Não houve nunca espaço para esbanjar.


Mas já teve as contas bem melhores, ou não?! Há 10/12 anos atrás a nossa dívida andava na casa dos 60% do PIB, agora é superior a 100%... Espaço para esbanjar nunca deve haver, mas se estivermos bem financeiramente é normal que isso aconteça, a não ser que sejamos uns "agarrados" ao dinheiro e isso também é prejudicial!

Pata-Hari Escreveu:Mart, concordo contigo mas chamo à atenção para o facto de nos paises nórdicos a confiança vem do facto de se saber que todos participam (não há grande fuga fiscal) e haver controle de despesa (deficits não são aceites).


Pois, controle da despesa, se isso acontecesse por cá nunca chegaríamos ao ponto onde estamos...

Já agora a idéia que tenho é que os países nórdicos também têm bem mais recursos que os tornam mais ricos, petróleo por exemplo (pelo menos na Noruega sei que isto é verdade).
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Pata-Hari » 7/3/2012 22:34

Artista, este país nunca foi rico desde há uns tantos séculos. Não houve nunca espaço para esbanjar.

Mart, concordo contigo mas chamo à atenção para o facto de nos paises nórdicos a confiança vem do facto de se saber que todos participam (não há grande fuga fiscal) e haver controle de despesa (deficits não são aceites).
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por artista_ » 7/3/2012 22:31

Mart77 Escreveu:Na minha optica nunca é admissivel esbanjar...sacudir agua do capote é isso responsabilizar o ultimo...que é o que todos os governantes tem feito...e nós


Eu assumo as minhas responsabilidades, também as tenho, como todos os portugueses, mas essa responsabilidade é bem menor do que a do Sócrates... mas ele diz que não a tem, que fez tudo o que devia fazer, a culpa é da crise internacional! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Mart77 » 7/3/2012 22:21

Na minha optica nunca é admissivel esbanjar...sacudir agua do capote é isso responsabilizar o ultimo...que é o que todos os governantes tem feito...e nós
 
Mensagens: 254
Registado: 18/8/2011 20:50
Localização: 4

por artista_ » 7/3/2012 22:14

Mart77 Escreveu:Em relação às derrapagens, sem querer defender o socras, é a 1ª vez que acontece?, porque é que passamos sempre a vida a culpar o ultimo, quando a responsabilidade também é nossa!!


Há uma razão que me parece bastante forte para culpar o último, é que ele é que levou o país à banca rota! Os outros cometeram erros sim, mas em alturas em que era admissível esbanjar um bocado porque o país estava bem melhor... mas enfim, há muita gente que gosta de lhe "sacudir a água do capote"!

Os outros também aumentaram a dívida sim, mas é muito diferente aumentar a dívida de 66% para 80% (por exemplo) do que aumentá-la de 80% para 105%... e ainda passar o tempo todo a dizer que o país está bem e recomenda-se, esbanjando dinheiro em tudo e mais alguma coisa e lançando novos projetos "megalómanos"... queria ver o que ele andaria a dizer agora se lá tem ficado, quer dizer eu até sei, andava a fazer o que sempre fez, "sacudir a água do capote", é a "crise internacional"! :shock: :x
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Mart77 » 7/3/2012 21:52

Já enjoa essas teorias dos sindicatos, do que são, do que fazem e afins... os sindicatos são os espelhos das sociedades e são aquilo que os deixam fazer. Os "sindicatos" dos patrões ninguém fala do seu comportamento, pergunto são diferentes dos sindicatos?

O unico caso que conheço feliz na opinião publica e acompanho com muita atenção é a comissão de trabalhadores da Autoeuropa, que tem por mérito mas em grande parte porque do lado da administração da empresa respeito e vontade de conversar. Portanto o mérito está no respeito pelas partes.

Depois cansa-me os novos "yuppie" que devem ser chamados de "yuhappis" que nunca se definem na sua posição. Nós ou somos empregadores ou empregados, portanto a nossa posição é facil, devemos nos defender, lutar sempre pelos nossos direitos. Depois existe a concertação.

Em relação às derrapagens, sem querer defender o socras, é a 1ª vez que acontece?, porque é que passamos sempre a vida a culpar o ultimo, quando a responsabilidade também é nossa!!
 
Mensagens: 254
Registado: 18/8/2011 20:50
Localização: 4

por Blue Epsilon » 7/3/2012 19:29

AutoMech Escreveu:Alexandre, a minha mensagem é, naturalmente, contra o roubo mas, ainda mais, contra todos os que defendem um estado muito forte e intervencionista na economia. Nós não temos a preparação e o sentido do dever dos nórdicos para gerir dinheiros públicos (e escusam de vir com a conversa dos índices da economia paralela serem semelhantes porque só quem nunca foi a um país nórdico é que pode achar que somos iguais).


Não somo iguais.

Nos países nórdicos, estão todos DEPENDENTES do Estado. Se ficacam desempregados, não têm que se preocupar pois existe sempre um sindicato que arranja trabalho para essa pessoa em conjunto com o Estado. O emprego pode ser no privado ou não.

No exemplo que conheço, da Suécia, as pessoas CONFIAM no Estado e não se importam de pagar os impostos bem altos que pagam, pois acreditam que o que o ESTADO lhes disser para fazer, é mesmo o melhor para eles.

Aqui? Parece-me o contrário. Toda a gente desconfia do Estado e dos políticos, e na minha opinião, com toda a razão.
Não temos exemplos vindos de cima, pelo contrário, temos exemplos de roubos autênticos.

Quer se queira ou não, esta é a nossa realidade!
Editado pela última vez por Blue Epsilon em 8/3/2012 0:57, num total de 1 vez.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

por Automech » 7/3/2012 19:21

Alexandre, a minha mensagem é, naturalmente, contra o roubo mas, ainda mais, contra todos os que defendem um estado muito forte e intervencionista na economia. Nós não temos a preparação e o sentido do dever dos nórdicos para gerir dinheiros públicos (e escusam de vir com a conversa dos índices da economia paralela serem semelhantes porque só quem nunca foi a um país nórdico é que pode achar que somos iguais).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por JMHP » 7/3/2012 18:37

alexandre7ias Escreveu:A isto eu chamo roubo, andam a roubar ou Portugueses. Sempre a roubar e ainda querem que os mais novos paguem. Quem rouba é ladrão e os ladroes devem estar presos...


Podes começar pelo cabecilha do Gang que está a residir em Paris... :roll:

Mas presos também poderiam ser os todos os portugueses que foram feverosos apoiantes do "socialismo progressista" que desgovernou o país e sobre-endividou durante 12 anos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por alexandre7ias » 7/3/2012 18:31

AutoMech Escreveu:Alguém imagina que numa escola privada se orçamenta uma obra por 100 e se paga 200 ?

Alguém imagina o Belmiro pagar 200 pela construção de um continente orçamentado por 100 ?

Viva a gestão de dinheiros públicos. Estado na economia é que é bom para dinamizar. Não era isso que dizia com estas obras ? Dinamizar a economia local ? Pelos vistos até superaram largamente o objectivo da dinamização.
.

A isto eu chamo roubo, andam a roubar ou Portugueses. Sempre a roubar e ainda querem que os mais novos paguem. Quem rouba é ladrão e os ladroes devem estar presos...
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por artista_ » 7/3/2012 17:11

A-330, eu realmente nunca me identifiquei muito com sindicatos, até acho que raramente concordo com o que eles defendem, embora no geral os ache úteis, se calhar até imprescindíveis...

Na educação tudo muda à velocidade da luz, estão constantemente a alterar a legislação, raramente ouvem os professores. Quantos e quantos novos diplomas foram discutidos nas escolas quando já estavam a ser aprovados na assembleia?! Depois ouvem-se os governantes dizer que "as escolas foram ouvidas e tidos em conta os contributos das mesmas" :shock:

Esse caso do aeroporto parece-me uma exceção, foi algo muito discutido, muito mediatizado, não me parece que possa servir de referência...

Enfim, isto jé é mais que um sub-tópico e dava para muita discussão... de qualquer forma concordo contigo em relação ao meu conhecimento do funcionamento (e até do papel) dos sindicatos, sobretudo da forma como funcinam em Portugal.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por A330-300 » 7/3/2012 10:30

Artista ,

Não sem antes deixar claro que simpatizo bastante com a sua classe, tenho que dizer que não concordo com o que diz, por revelar desconhecimento das funções de um sindicato.

Por acaso os professores até podem contestar muitas coisas via sindicato.
O sindicato não serve somente para trabalhar em benefício de uma classe e fazer greves.

O Sindicato é a voz dos seus associados , e assim sendo , pode através de comunicados e fazendo-se ouvir pela comunicação social ,ter sempre uma palavra a dizer para evitar muita porcaria.


Um sindicato e uma classe muito criticada mas que foi exemplo de cidadania foi o sindicato dos pilotos , o SPAC ,na época em que o antigo PM e aquele Mário Lino queriam construir o NAL na Ota.
Os pilotos fizeram-se ouvir através do seu sindicato , emitindo comunicados ,através de artigos respaldados tecnicamente, participando de programas de televisão onde se debatia o assunto , etc.
E antes que venham as más línguas , quero enfatizar que esse posicionamento do sindicato tinha apenas como objetivo evitar perdas enormes para a companhia e para o país.Para os pilotos dava na mesma descolar com mais ou menos peso ,estar mais ou menos tempo a voar. È só ajustar combustível para isso.

Outra decisão da cia que na verdade não foi da cia , mas sim do governo que fez parecer que foi da cia e que foi fortemente contestada pelos pilotos foi a compra da PGA e da VEM no Brasil. Infelizmente quando se soube de ambos os negócios os pilotos já pouco ou nada puderam fazer. Mas sempre contestaram e até hoje isso é atirado à cara do Fernando Pinto - apesar de não ser diretamente o culpado já que recebeu ordens de cima - , quando ele participa de alguma reunião negocial com os pilotos.

Recentemente na última greve , a opinião pública apenas referiu como causa da greve a participação dos pilotos na privatização da TAP ,mas a verdade é que também estava em causa os aumentos abusivos que a chefia dos próprios pilotos recebeu.Conseguiram fazer cair a chefia toda.

Portanto, os profissionais tem sim , sempre uma palavra a dizer.E na verdade , é a palavra que tem mais valor porque é escudada com a argumentação técnica especializada de quem está na linha da frente , que sabe das reais necessidades e que lida com os problemas no dia a dia.

É essa omissão generalizada em todos os setores da sociedade que abre espaço para que essa cambada de sanguessugas que anda sempre no governo façam o quer e lhes apetece.

"Para que o mal triunfe , basta que os de bem não façam nada."

A330
 
Mensagens: 1503
Registado: 30/1/2005 12:51
Localização: Lx

por Pata-Hari » 7/3/2012 8:30

Artista, volto a repetir-te: bem ou mal, existem grupos profissionais com sindicatos que os representam - mal- e que exigem o que não é razoável, nem justo e nunca se concentrando nas questões reais, apenas nos benefícios próprios. E os dos professores não vos foi propriamente uma ajuda na representação.

Enclavado: Pena não terem sido mais como tu e só nos terem chegado noticias dos outros.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], hugob0ss, jvrs, latbal, m-m, malakas, PAULOJOAO, VALHALLA e 170 visitantes