Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 19/8/2009 16:39

A EDP-R fez hoje um volume muito elevado (o mais alto em dois meses) e desenhou um martelo o que revela o aparecimento de interesse comprador.

Nestas condições é possível que haja um ressalto neste título (mas isso não significa que consiga quebrar as resistências que tem pela frente).

É de assinalar o facto de o CMF estar bastante positivo.
Anexos
edpr.PNG
edpr.PNG (27.35 KiB) Visualizado 9065 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por quanticamente » 19/8/2009 16:39

Notícia favorável para a EDPR. Se juntarmos aqui os estímulos americanos pode ser que as coisas se componham.
Estou a levar porrada neste papel -desliguei os stops

Bons negócios

UBS prevê aceleração das aquisições no sector energético
As aquisições de empresas no sector energético deverão acelerar no final deste ano e início do próximo, aproveitando uma aproximação entre vendedores e compradores quanto aos preços de alguns activos, prevê a UBS.
Miguel Prado
miguelprado@negocios.pt

As aquisições de empresas no sector energético deverão acelerar no final deste ano e início do próximo, aproveitando uma aproximação entre vendedores e compradores quanto aos preços de alguns activos, prevê a UBS.

Stephen Trauber, responsável global da UBS pela área de energia, acredita que os negócios irão arrancar com a venda de activos por parte de produtores de gás, cujos custos têm caído, gerando alguma pressão nas empresas que o comercializam.

“As grandes companhias petrolíferas têm esperado na expectativa de que os preços do gás, em particular, que é aquilo em que muitas empresas norte-americanas se sustentam, continuem a descer”, afirmou Stephen Trauber, citado pela Bloomberg.

Essas petrolíferas, acredita o mesmo analista, “verão isto como uma oportunidade para avançarem e adquirirem activos num pressuposto de valor de longo prazo razoavelmente atractivo”.

Além disso, existe hoje mais liquidez do que há um ano, o que poderá trazer a quem fizer aquisições alguma confiança adicional de que conseguirão refinanciar as dívidas das empresas compradas com maior facilidade, refere o responsável da UBS.

De acordo com Stephen Trauber, as vendas de activos poderão ir dos 50 milhões de dólares aos mil milhões, mas poderá assistir-se igualmente a negócios de milhares de milhões de dólares envolvendo a compra de empresas inteiras.

As informações da Bloomberg indicam que os futuros do gás em Nova Iorque já caíram 78% desde o máximo alcançado no ano passado, sendo que também o petróleo está 54% abaixo do recorde de 2008.
Há duas ocasiões em que o homem não deve jogar: quando não tem dinheiro e quando tem (Mark Twain)

Registado: 20/5/2009 13:48

por Um curioso... » 19/8/2009 14:07

Elias Escreveu:Resistência? Não quererás dizer suporte?

Claro que é :oops: suporte.
Embora reveja os textos, antes de postar continuam a sair com gralhas.
Acabei mesmo por sair a 6,80€, com um lucro modesto.
O volume está muito forte e parece mesmo que vai testar o suporte.
Reentrada prevista quando quebrar novamente a resistênciados 7,00€.
Se este movimento é ou não um falso break, apenas os próximos dias o dirão.
Penso ser mais prudente ficar de fora.

Registado: 29/11/2007 14:04

por Elias » 19/8/2009 13:17

Resistência? Não quererás dizer suporte?

por caladunum1 » 19/8/2009 13:16

Estou a espera que quebre a resistencia dos 6,20 para entrar, é preciso reaver o perdido na OPV. :)
Há três coisas na vida que nunca voltam atrás:
a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Registado: 29/11/2007 12:13

por Elias » 19/8/2009 11:56

Atenção ao volume da EDPR, hoje está bastante elevado.

O significado deste volume elevado será diferente consoante feche no mínimo (grandes descargas) ou recupere os valores de abertura (martelo).

por Um curioso... » 18/8/2009 22:16

A EDPr foi hoje a única acção do PSI-20 a fechar no vermelho.
O título já nos habituou a seguir um percurso errático, muitas vezes em contra ciclo com os principais índices.
A LTd de curto prazo, está a transformar-se numa LTd de médio prazo (3 meses), parecendo estar a formar um movimento consistente de descida.
Esperava hoje um ressalto, que não aconteceu.
Ficou próxima dos 7,00€ nos primeiros trade da manhã, mas depressa perdeu força.
Fez cerca de 1000 trades de baixo volume (o maior foi de cerca de 6400 acções), parecendo estar a fazer disparar muitos stops.
Como tinha dito alguns dias atrás, esperava este regresso aos 7,00€, para ganhar novo fôlego.
Mas o modo fácil como quebrou a resistência, mostra alguma fragilidade dos compradores, ou melhor ainda, alguma perda de confiança por parte dos potenciais vendedores.
A próxima resistência, anda na zona dos 6,20-6,30, pelo que amanhã ou depois devo abandonar a acção.
Fiquei dentro da JM, BCP, BPI, SONAE SGPS.
Tenho também EDP, nas isso não tem nada de racional e é irrelevante para este forum.
No caso de sair, vou continuar a acompanhar esta acção, na perspectiva duma nova entrada.
Como alguém disse neste forum há um fascínio por aqueles gigantes da montanha...

Bons negócios para todos.

por sergiopedro79 » 17/8/2009 16:56

Sai hoje no fecho a 6,89 :(

Quebrou o suporte dos 7 euros e a LTA que vinha desde os minimos em Outubro.
Anexos
edpr.JPG
edpr.JPG (58.41 KiB) Visualizado 9734 vezes

Registado: 28/4/2009 12:36

por Um curioso... » 17/8/2009 14:47

Apesar do dia muito bear, mantenho o critério para abandonar o título. quebra dos 7,00 desde que mantida pelo menos 3 dias, ou em final de semana com forte volume e abaixo dos 7,00. A média diária é de 1 000 000. Atendendendo à sazonalidade, considerar pelo menos um valor superior a 750 000.
A quebra da linha inferior do range de lateralização, pode ser preocupante.
Além disso, em dias de queda, costuma ser um valor de refúgio, o que não está a acontecer :evil:

por Luka! » 17/8/2009 13:28

JPinela Escreveu:pois...... isto parece que vai precisar de algum santinho (ou vários) perto do fecho....

Efectivamente...
Acaba de quebrar um suporte importante ...
:?
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por Um curioso... » 17/8/2009 13:14

JPinela Escreveu:pois...... isto parece que vai precisar de algum santinho (ou vários) perto do fecho....

Dispararam muitos stops nos 7€. Vamos ver...

por JPinela » 17/8/2009 12:04

pois...... isto parece que vai precisar de algum santinho (ou vários) perto do fecho....

Registado: 29/5/2009 18:22

por alex_m » 17/8/2009 11:28

Uiii!
Já desceu dos 7,00 Eur.

Vamos ver se a resistência faz o seu trabalho, mas num dia como o de hoje, não auguro bom fecho...
Alex

Registado: 25/6/2007 22:05

por daniely » 14/8/2009 12:23

A sessão de hoje já demonstra o macd ascendente. Mais certezas só no fecho.

Abraço

Registado: 24/3/2008 14:08

por Elias » 14/8/2009 12:14

daniely, olha que a MACD não me parece ascendente (ou já estás a contar com a sessão de hoje?)

por daniely » 14/8/2009 12:09

Anda um pouco esquecida o tópico da edpr, o volume de hoje está fraco, no entanto verifico que se encontra numa óptima zona de compra:

- Sobre suporte horizontal;
- lta formada desde Outubro mostrou-se sólida
- macd ascendente;
- stochastic ascendente;

bons negocios!

grafico em anexo ainda sem a sessao de hoje.
Anexos
EDP RENOVAVEIS.png
EDP RENOVAVEIS.png (19.74 KiB) Visualizado 10132 vezes

Registado: 24/3/2008 14:08

por Tesla » 11/8/2009 22:45

Ola.

Esta accao e uma das primeiras que alguma vez adquiri, sendo que entrei numa altura relativamente boa (em Novembro do ano passado). Subiu durante os meses seguintes mas, como ja tive a oportunidade de referir neste topico, a resistencia mental dos 8 euros (que nunca chega a ser pois nao passa dos 7.4-7.6) esta a ser muitissimo forte neste titulo.

Recentemente desfiz-me das minhas posicoes mas estou muito atento. E um papel que acho que tera muitas hipoteses de subir consideravelmente mas so se quebrar a barreira psicologica. Uma recuperacao economica mundial podera ajudar mas nao estou certo de que possa acontecer nos proximos meses e, por isso, decidi sair com boas mais-valias e manter-me atento.

A quebra consistente dos oito euros far-me-a voltar ao titulo sem hesitacoes.

Abraço

Registado: 23/7/2009 23:24

por EBF » 11/8/2009 22:30

Boas,

Não querendo de forma alguma ser a ovelha negra, sinto que a sessão de hoje deixou algum entusiasmo, mas na minha opinião o unico ponto positivo que teve foi de facto a reacção ao suporte, porque de resto mantem-se tudo na mesma. Ou talvez pior, fez max relativos inferiores min relativos maiores, o volume não é foi nada de especial.

O CMF, está positivo e está à 6 sessões consecutivas, e subiu (mas é muito rasteirinho), é um sinal positivo. Por outro lado o MACD, esta negativo com declive negativo e a aumentar o Gap á media de 9 dias.

E também quero que EDPR suba, para comprar umas quantas, mas quando houver sinais de que vale a pena, mas também se as tivesse ficava com elas não as vendia.

Há um exercício que aprendi a fazer aqui na Forum que é olhar para o gráfico ao contrario, penso que foi no tópico da GALP, olhar para os suportes como resistencias as descidas e olhar para a resistencias como suportes a subida, não será pelo facto de lhe tocar ou passar uma resistencia que fica confirmado que esta foi ultrapassada.

cumprimentos
Anexos
EDP RENOVAVEIS.png
EDP RENOVAVEIS.png (12.17 KiB) Visualizado 10374 vezes

Registado: 26/3/2009 16:16

por Elias » 11/8/2009 21:25

bp1511 Escreveu:Elias, li o que escreveste sobre este indicador, se esse indicador estava positivo ainda ficou mais positivo, porque a acção fechou positiva e no maximo e o volume foi "jeitoso". Certo?

Isso não é necessariamente verdade.

Nota que tens de comparar a sessão de hoje com a de há 22 sessões atrás, pois é essa que vai sair da série para entrar a de hoje. Se essa sessão que sai for "mais positiva" que a de hoje, o CMF desce.

Hoje subiu porque a sessão que saiu foi a de 13 de Julho e nesse dia fechou a meio.

Aqui fica o gráfico.
Anexos
edpr.PNG
edpr.PNG (35.2 KiB) Visualizado 10493 vezes

por bp1511 » 11/8/2009 21:03

bp1511 Escreveu:uote="bp1511"]Elias o que é o CMF?

Chaikin Money Flow.

bp1511 Escreveu:Qual a leitura que tiras desse indicador?

Quando sobe indica acumulação e quando desce indica distribuição.

Se procurares neste mesmo post há umas páginas atrás, encontras um post meu (de 23 de Julho) com uma explicação mais detalhada.

1 abraço,
Elias[/quote]

Elias, li o que escreveste sobre este indicador, se esse indicador estava positivo ainda ficou mais positivo, porque a acção fechou positiva e no maximo e o volume foi "jeitoso". Certo?

Registado: 29/11/2007 2:19

por Dansousa » 11/8/2009 19:27

Elias Escreveu:PT,

Conforme já referi neste espaço em ocasiões anteriores, foi essencialmente nos fóruns que aprendi quase tudo o que sei de análise técnica. Devo muito aos foruns e um vasto conjunto de pessoas que sabiam mais que eu e que comigo foram partilhando o seu conhecimento e a sua experiência. Foi graças a esses ensinamentos que deixei de cometer certos erros básicos que fazia quando comecei a mexer nos mercados.

Como acredito que se deve dar e não apenas receber, escolhi este espaço para partilhar aquilo que fui aprendendo ao longo dos anos. Faço-o com um único objectivo: o de poder, de alguma forma, contribuir para que outros aprendam a não fazer as mesmas asneiras que eu fiz quando era maçarico.

1 abraço,
Elias

Lá está......bem diz o bp.....ele é mesmo um mestre....ultimamente tenho andado um pouco afastado por motivos profissionais mas não deixo de vir cá tentar aprender mais qualquer coisa e as analises deste "mestre" Elias nunca passam ao lado.

Abraço.
DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por Elias » 11/8/2009 18:59

PT,

Conforme já referi neste espaço em ocasiões anteriores, foi essencialmente nos fóruns que aprendi quase tudo o que sei de análise técnica. Devo muito aos foruns e um vasto conjunto de pessoas que sabiam mais que eu e que comigo foram partilhando o seu conhecimento e a sua experiência. Foi graças a esses ensinamentos que deixei de cometer certos erros básicos que fazia quando comecei a mexer nos mercados.

Como acredito que se deve dar e não apenas receber, escolhi este espaço para partilhar aquilo que fui aprendendo ao longo dos anos. Faço-o com um único objectivo: o de poder, de alguma forma, contribuir para que outros aprendam a não fazer as mesmas asneiras que eu fiz quando era maçarico.

1 abraço,
Elias

por PT96 » 11/8/2009 18:38

Elias,

Pelo que tenho constatado aqui em analise técnica, concordo com o bp, és de facto um "mestre", e quero-te agradecer tudo aquilo que me tens ensinado/educado nestes complicados mercados, e nada de modéstias é a pura realidade, obrigado Elias!

Um abraço

PT

Registado: 22/7/2009 17:45

por Elias » 11/8/2009 18:22

PT96 Escreveu: Pelo que tenho visto e lido, o Elias raramente se engana, grande ponta final, e grande fecho :wink:

bp1511 Escreveu:O Elias para mim é o "mestre".

Calma aí! Agradeço obviamente as vossas palavras, mas não me considero nenhum adivinho. :lol:

Apenas escrevi - e mantenho - que "para efeitos de quebra de stops, suportes e resistências só considero os valores de fecho". O fecho foi acima de 7 euros e por isso o suporte não foi quebrado (e isto seria verdade, mesmo que no intraday a cotação tivesse ido mais abaixo e depois voltado para cima do suporte).

bp1511 Escreveu:Elias o que é o CMF?

Chaikin Money Flow.

bp1511 Escreveu:Qual a leitura que tiras desse indicador?

Quando sobe indica acumulação e quando desce indica distribuição.

Se procurares neste mesmo post há umas páginas atrás, encontras um post meu (de 23 de Julho) com uma explicação mais detalhada.

1 abraço,
Elias

por bp1511 » 11/8/2009 18:13

PT96 Escreveu:BP1511,

Pelo que tenho visto e lido, o Elias raramente se engana, grande ponta final, e grande fecho :wink:
BN !
Abraço

PT

Eu estava a brincar com o Luka.
Não me referi ao Elias.
O Elias para mim é o "mestre".

Elias o que é o CMF?
Qual a leitura que tiras desse indicador?

Obrigado.

PS. Eu fui 1 dos que comprou naquela avalanche de vendas de hoje.

Registado: 29/11/2007 2:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Jonas74, josehenry400, Shimazaki_2 e 88 visitantes