Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AC Investor Blog » 25/6/2009 12:08

Eu não vejo uma lateralização descendente, eu vejo neste momento um simples padrão designado como Triângulo descendente, e que foi quebrado em baixa. O tempo o dirá......mas eu não estão nada confiante nesta menina, o PSI sobe ela sobe uns meros centimos, o PSI desce e ela leva por tabela, um sinal claro de ausência de compradores...... :wink:

O gráfico esboça ali um triângulo descendente ( não muito bem explicito tecnicamente ) mas que não o deixa de o ser e que foi quebrado em baixa.
Anexos
SONAE.png
SONAE.png (16.8 KiB) Visualizado 5347 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por msp1978 » 25/6/2009 11:58

:lol:
Os indicadores e a tendencia, são bearish. Isso é indiscutivel e eu tb concordo.
Mas quanto à quebra do suporte, e é isso que nos mantém em diferendo, mesmo analisando a questão pelo "agora" e não pelo passado, onde está então a queda esperada pela queda do suporte há 2 dias? Aquilo que vejo é uma lateralização da tendência descendente, precisamente no nivel de suporte: 0.64-0,65.
Ou seja quer pelo que referi atrás, quer pelo comportamento posterior, continuo a achar que há um suporte a ser pressionado pela tendencia, mas que ainda não quebrou.

Abraço

Registado: 17/11/2008 0:44

por AC Investor Blog » 25/6/2009 11:37

Se o teu suporte estivesse correcto, ela neste patamar teria um significativo aumento de volume, facto esse que não se tem vindo a verificar. Basta olhar bem para o gráfico e perceber que as quedas são feitas com volume superior ás subidas, isto já diz tudo.....já para não falar nos indicadores que estão em território BEARISH sem qualquer tuada de posssivel inversão.

MACD - BEARISH
RSI - BEARISH
MOMENTUM - BEARISH

Medias Móveis :

- cotação abaixo da MM5
- cotação abaixo da MM13
- cotação abaixo da MM20
- cotação abaixo da MM50

Curto e médio Prazo - BEARISH
Anexos
SONAE.png
SONAE.png (21.54 KiB) Visualizado 5488 vezes
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por msp1978 » 25/6/2009 9:13

Que a tendencia de curto-prazo é descendente, é uma evidencia. O que é diferente é quebra de linha horizontal vs. quebra de linha obliqua. O que acho exagerado AC, é postares dezenas de mensagens, em diversos tópicos, todas com o mesmo conteudo, e a expressão SPAM BEARISH, não era só para ti, pq não és o único, mas como vês, tu mesmo enfias-te o barrete, sem eu me ter dirigido a ti.
Quanto à maneira de discutir as coisas eu vou então repetir os argumentos e fico à espera que os rebatas de forma igualmente objectiva.

No periodo que vai +/- de 07/2008 a meados de 09/2008. Aqui ainda se podia admitir discussão (estéril) de suporte nos 0,65 ou 0,66, mas talvez faça mais sentido por se tratar de um suporte considerar o valor inferior. Além disso, foi a quebra dos 0,65 a 10/Set(e não dos 0,66 a 01/Ago ou 05/Set) que realmente sinalizou a descida que culminou a 08/10/2008.
Depois em 2009 o suporte é ainda mais claramente nos 0.64 a 0.65.

Quanto à minha posição na acção, tenho uma posição longa constiuida abaixo de 0.55, e que largo com lucro abaixo de 0,63. Portanto caso quebra este suporte, tenho hipotese de recomprar novamente. Não estou fervorosamente a torcer por uma subida. E tenho ganho em trades de compra no suporte e venda rapida.

Abraço

por newone » 25/6/2009 0:08

AC Investor Blog Escreveu:
MSP78 Escreveu:Ficas então pelo suporte quebrado a 0.661...
Ok!
Desculpa pensei mesmo que tinhas revisto e concordado com o suporte entre os 0.64 e 0.65, especialmente depois do dia de hoje. Não era minha intenção desvirtuar o teu post. Aliás cada um traça as linhas que quer, e assim é que deve ser. Eu tb só confio a 100% nas minhas, e não vou alongar-me mais nesta discussão, nem repetir a argumentação (detalhada) dos posts anteriores.

Quanto a gráfico faço meu o gráfico do NYK.

Abraços.

Não !!! É muito importante que discutas os posts mas num sentido apreciativo e não depreciativo, como tens vindo a fazer, tal como o "SPAM BEARISH", eu nem te respondi pois n queria baixar de nível, não faz o meu jeito, mas agora aproveitei esta deixa para te icentivar á discussão mas sob uma forma mais profissional. Desde que eu desenhei a linha descendente da Sonae tu tens vindo continuamente a desacreditá-la, desde os 0.733, por isso, se existe um método falivel neste processo é o teu, pois tem continuamente falhado, o meu continua activo e sem sinais de virar de BEAR para BULLISH na Sonae. Quando acontecer eu serei o 1º a vir dizer "reversal", neste momento apenas digo BEARISH TREND.

sinceramente tambem nao percebo porque tanta discussao, quando os mercados sao de correçao, e sabendo que quando o psi20 perde quem mais perde é as SONAE's... portanto nao estou mesmo a ver.
acho que hoje o dia ficou marcado pelo facto da falta de força que o psi20 teve para fechar ali a resistencia dos 7000 pontos. isso para mim foi um indicador muito importante.
sei que é chato para quem está dentro e ver este genero de comentarios.. mas cada qual tem de respeitar a opiniao dos outros.. ja agora a minha mantem-se como tinha aqui referido.. enquanto houver correçoes a mais prejudicada sera as SONAE's e aí nao havera suporte que resista...

ps: ja nao tenho acçoes a mais de uma semana

bn

Registado: 11/5/2009 10:04

por Nathan » 24/6/2009 23:23

AC Blog Investor:

São comportamentos perfeitamente normais para quem está dentro em quem está fora: O MSP78 está dentro com o desejo que a cotação suba e tu estás fora com o desejo que a Sonae caia para entrar.

Registado: 7/5/2009 9:33

por AC Investor Blog » 24/6/2009 23:09

MSP78 Escreveu:Ficas então pelo suporte quebrado a 0.661...
Ok!
Desculpa pensei mesmo que tinhas revisto e concordado com o suporte entre os 0.64 e 0.65, especialmente depois do dia de hoje. Não era minha intenção desvirtuar o teu post. Aliás cada um traça as linhas que quer, e assim é que deve ser. Eu tb só confio a 100% nas minhas, e não vou alongar-me mais nesta discussão, nem repetir a argumentação (detalhada) dos posts anteriores.

Abraços.

Não !!! É muito importante que discutas os posts mas num sentido apreciativo e não depreciativo, como tens vindo a fazer, tal como o "SPAM BEARISH", eu nem te respondi pois n queria baixar de nível, não faz o meu jeito, mas agora aproveitei esta deixa para te icentivar á discussão mas sob uma forma mais profissional. Desde que eu desenhei a linha descendente da Sonae tu tens vindo continuamente a desacreditá-la, desde os 0.733, por isso, se existe um método falivel neste processo é o teu, pois tem continuamente falhado, o meu continua activo e sem sinais de virar de BEAR para BULLISH na Sonae. Quando acontecer eu serei o 1º a vir dizer "reversal", neste momento apenas digo BEARISH TREND.
Editado pela última vez por AC Investor Blog em 24/6/2009 23:33, num total de 2 vezes.
AC Investor Blog

por msp1978 » 24/6/2009 21:57

AC Investor Blog Escreveu:
MSP78 Escreveu:Registo com agrado o facto de concordarmos que ontem o suporte não quebrou.
Amanha logo se vê, e é inegável que a tendência é descendente. Mas com as reacções e testes de suportes tb se ganha €... :wink:

Abraço

:?: :?: :?: Eu fui bem explicito...."A sonae prepara-se para ir testar a zona da ruptura do suporte, para depois voltar ás quedas." significava que ela caminhava para ir testar a quebra do suporte ( agora resistência a 0.661 ). Mais uma vez digo, o suporte foi ontem quebrado e por sinal hoje ela até fechou acima desse valor, algo positivo mas com muito pouco volume face ao de ontem. Muito cuidado.....

Ficas então pelo suporte quebrado a 0.661...
Ok!

Abraços.

por AC Investor Blog » 24/6/2009 20:02

MSP78 Escreveu:Registo com agrado o facto de concordarmos que ontem o suporte não quebrou.
Amanha logo se vê, e é inegável que a tendência é descendente. Mas com as reacções e testes de suportes tb se ganha €... :wink:

Abraço

:?: :?: :?: Eu fui bem explicito...."A sonae prepara-se para ir testar a zona da ruptura do suporte, para depois voltar ás quedas." significava que ela caminhava para ir testar a quebra do suporte ( agora resistência a 0.661 ). Mais uma vez digo, o suporte foi ontem quebrado e por sinal hoje ela até fechou acima desse valor, algo positivo mas com muito pouco volume face ao de ontem. Muito cuidado.....
AC Investor Blog

por Nyk » 24/6/2009 18:49

Fica o gráfico.
Anexos
SONAE24062009.JPG
SONAE24062009.JPG (925.83 KiB) Visualizado 6552 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por msp1978 » 24/6/2009 15:45

AC Investor Blog Escreveu:A sonae prepara-se para ir testar a zona da ruptura do suporte, para depois voltar ás quedas.

Registo com agrado o facto de concordarmos que ontem o suporte não quebrou.

Abraço

por AC Investor Blog » 24/6/2009 9:47

A sonae prepara-se para ir testar a zona da ruptura do suporte, para depois voltar ás quedas. O Volume é muito baixo, daí este ressalto não ser mais do que um ressalto á zona violada. Não existem indicadores na Sonae a darem sinal de inversaõ. É apenas a minha opinião. Cada um investe como quer. A Sonae está claramente numa tendência descendente bem expressa nos gráficos, assim que der o sinal de entrada, eu próprio também informarei, mas esse sinal não existe ainda. Tamos numa zona de ver pra crer. O risco aqui é elevadíssimo.
AC Investor Blog

esperar

por MõesBalula » 24/6/2009 9:16

A bolsa em 2009 está a correr-me muito bem, mas neste momento estou líquido. Para quÊ, entrar agora pensando que vai fazer uma inversão ou um ressalto. Isto segue as bolsas mundiais e todas elas seguirão a tendência da bolsa. Esperem, quando isto der a inversão, nós iremos comprar agora estarmos para aí a sofrer. A sonae pode fazer até mínimos como pode parar e ir para cima, mas eu prefiro a pri,eira agora entradas longas neste momento??? Neste momento sigo-a com muita curiosidade e vejo-a numa toada descendente.
As bolsas mundiais penso que irão corrigir, agora se irá descer 10, 20, 30, 40 porcento deixo isso para os bruxos, devido aos fundamentos macroeconomicos, desemprego e consumo deprimido, portanto vamos esperar sentados. Posso mudar a minha opinião, com o desenrolar dos acontecimentos porque isto de mercados financeiros a volatilidade de análises é o que manda.

Registado: 29/11/2007 10:44

por Mariachi » 24/6/2009 8:11

Boas

Não sei se o suporte foi ou não quebrado, pois não vejo suportes em valores fixos, mas sim em zonas de valores. Já agora, acho muito dificil dizer se foi ou não quebrado essa zona de valores, pois ontem foi o 1º dia em que se verificou uma descida "acentuada", e hoje podemos ter alguma reacção a esta zona e os valores voltarem novamente acima, ou voltarem as quedas.
Resumindo, quem saiu fez bem, quem está dentro é tomar alguma atenção e se não houver reacção, então saltar fora. É apenas a minha opinião.

Um abraço e bons negócios

Registado: 25/6/2007 11:05

por msp1978 » 23/6/2009 23:48

:lol:

Se traçarmos correctamente a linha de suporte vemos isto:
Anexos
SON.JPG
SON.JPG (60.19 KiB) Visualizado 7601 vezes

por AC Investor Blog » 23/6/2009 23:43

Bem, mesmo antes de ver o fogo vamos lá usar o portátil para fazer um gráfico para que todos vejam bem as linhas dos suportes que foram á vida.....

xpeculating2, obrigado de facto enganei-me era o anterior suporte e não resistência.....

Desculpem lá o gráfico feito á presa......
Anexos
sc.jpg
sc.jpg (170.49 KiB) Visualizado 7620 vezes
AC Investor Blog

por msp1978 » 23/6/2009 23:19

xpeculating2 Escreveu:No problem ;)

Basta andares 2 paginas para trás neste tópico, pag. 82, e observares o grafico semanal do SON no meu post de 20/6/2009 0:01. Podes ver a linha horizontal verde nos 0.661 que funcionou numa primeira fase como suporte e, mais recentemente, como resistencia (fraca por sinal uma vez que a SON passou por esse valor com relativa facilidade).

A parte em que o AC refere os 0.661 como anterior resistencia é que talvez não seja muito exacto, penso mesmo que ele queria dizer anterior suporte.

abraço e bn

O grafico semanal sonega muita informação.
Mas deu para ver que falas do periodo que vai +/- de 07/2008 a meados de 09/2008. Aqui ainda se podia admitir discussão (estéril) de suporte nos 0,65 ou 0,66, mas talvez faça mais sentido por se tratar de um suporte considerar o valor inferior. Além disso, foi a quebra dos 0,65 a 10/Set(e não dos 0,66 a 01/Ago ou 05/Set) que realmente sinalizou a descida que culminou a 08/10/2008.
Depois em 2009 o suporte é ainda mais claramente nos 0.64 a 0.65.
Portanto hoje não houve quebra de suporte, e seria discutivel que mesmo considerando o suporte nos 0.66, considerassemos quebra um fecho a 0.6520. :lol:

Abraço
Editado pela última vez por msp1978 em 23/6/2009 23:56, num total de 1 vez.

por xpeculating2 » 23/6/2009 23:07

No problem ;)

Basta andares 2 paginas para trás neste tópico, pag. 82, e observares o grafico semanal do SON no meu post de 20/6/2009 0:01. Podes ver a linha horizontal verde nos 0.661 que funcionou numa primeira fase como suporte e, mais recentemente, como resistencia (fraca por sinal uma vez que a SON passou por esse valor com relativa facilidade).

A parte em que o AC refere os 0.661 como anterior resistencia é que talvez não seja muito exacto, penso mesmo que ele queria dizer anterior suporte.

abraço e bn

disclosure: longo na SON

Registado: 1/6/2009 23:04

por msp1978 » 23/6/2009 22:59

xpeculating2 Escreveu:
MSP78 Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:O verdadeiro suporte da sonae eram os 0.661 que foram a anterior resistência, hoje o volume aumentou e o suporte não aguentou. A sonae tem agora caminho aberto para ir abaixo dos 0.6 nos próximos tempos. Próximo e forte suporte só nos 0.5.

AC desculpa a franqueza, mas se escrevesses 0.64 em vez de 0.65 ainda podia concordar, agora 0.66?!! (Que ainda por cima não representaria diferença substancial).
O gráfico logo acima do teu post desmente-te.
Importas-te de mostrar o gráfico onde está como resistencia os 0.661?
A sério gostava de ver, pq posso estar muito enganado.
Acredito que desejes a quebra e ela talvez venha a acontecer, mas convém anuncia-la só nessa altura...

Obrigado e abraço

O AC tem razão, os 0.661 são um forte suporte que se formou em meados do ano passado e depois acabou por ser quebrado em baixa. Se usares o ProRealTime com a analise automatica activa rapidamente vais observar este suporte e podes observar tamb+em o grafico semanal que coloquei aqui há uns dias.

bn

O AC fala em ex-resistencia e não suporte quebrado em baixa, e no ano passado continuo a não ver nem resistencia nem suporte a 0.661. Mas posso estar enganado. Consegues ser mais preciso no tempo ou postar um gráfico que prove isso mesmo?

Obrigado e desculpa a insistencia.

por xpeculating2 » 23/6/2009 22:55

MSP78 Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:O verdadeiro suporte da sonae eram os 0.661 que foram a anterior resistência, hoje o volume aumentou e o suporte não aguentou. A sonae tem agora caminho aberto para ir abaixo dos 0.6 nos próximos tempos. Próximo e forte suporte só nos 0.5.

AC desculpa a franqueza, mas se escrevesses 0.64 em vez de 0.65 ainda podia concordar, agora 0.66?!! (Que ainda por cima não representaria diferença substancial).
Acredito que desejes a quebra e ela talvez venha a acontecer, mas convém anuncia-la só nessa altura...

Obrigado e abraço

O AC tem razão, os 0.661 são um forte suporte que se formou em meados do ano passado e depois acabou por ser quebrado em baixa. Se usares o ProRealTime com a analise automatica activa rapidamente vais observar este suporte e podes observar tamb+em o grafico semanal que coloquei aqui há uns dias.

bn

por msp1978 » 23/6/2009 22:42

Obrigado e abraço

por xpeculating2 » 23/6/2009 20:29

A SON hoje deixou um GAP em aberto e penso que o irá fechar muito em breve. A evolução dos mercados em geral irá ditar o comportamento da SON.

bn

por DuarteTB » 23/6/2009 20:26

B4t1g0l Escreveu:só de saber que comprei a 069.5 :cry:
mas na vendi :lol: tenho confiança

Eu tenho as a 1.13. O que vale é que foi um trade com pouco capital. Foi o meu primeiro e unico ate agora. Agora so as vendo quando isto virar asério, ate la vou lendo e estudando muito.

Registado: 8/1/2009 23:13

por AC Investor Blog » 23/6/2009 20:19

O verdadeiro suporte da sonae eram os 0.661 que foram a anterior resistência, hoje o volume aumentou e o suporte não aguentou. A sonae tem agora caminho aberto para ir abaixo dos 0.6 nos próximos tempos. Próximo e forte suporte só nos 0.5.
AC Investor Blog

por Nyk » 23/6/2009 19:16

Só para anexar o gráfico actualizado.
Anexos
SONAE23062009.JPG
SONAE23062009.JPG (63.13 KiB) Visualizado 4279 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Apramg, Bing [Bot], carlosdsousa, darkreflection, Garfield, Google [Bot], Investor Tuga, m-m, malakas, Manchini888, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, silva_39, Tiago2006 e 127 visitantes