Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 31/8/2008 23:24

tiagopt Escreveu:Seres Stopado a 4.20 deve ter sido o teu melhor negócio de sempre...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 31/8/2008 23:19

mlra Escreveu: Independentemente de serem em EUR ou ZLotys são numeros excelentes ainda para mais na actual situação macroeconomica. Mas o que mais me espanta é analistas reduzirem o seu PT com base em desvalorizações e valorizações cambiais?!!!!!! Então se o Zloty voltar novamente a valorizar face ao EUR durante 15 dias teremos 1 PT superior. Se depois voltar a desvalorizar teremos outro mais Baixo. Para mim isto não faz sentido. Em minha opinião deveriamos olhar para as % de vendas e EBITDA quer em EUR e Zlotys e emitir 1 PT com base nisso. Penso eu de que.

Sendo assim teriamos todas as semanas um novo price target, sempre que o zloty des/valorizava. Era um absurdo... Por isso pouco ligo a isso...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por ljbk » 31/8/2008 10:57

Boas !

Aqui fica um grafico de curto prazo da JMT: ultimas 7 sessões por unidades de volume constante na horizontal e escala log. na vertical excluindo as passagens, os volumes de abertura e fecho.

Aqui fica claro como a subida até perto dos 6.40 se fez com menos volume do que a queda embora a nivel de tempo se tenha levado o mesmo tempo a subir e a cair.

Na minha perspectiva, a nivel de longo prazo, o titulo está claramente bull estando a LTA abaixo dos 5 Euros. A nivel de curto prazo está em queda à procura de um novo suporte de médio prazo de onde irá muito provavelmente partir para uma nova subida pelo menos de curto prazo.
Neste momento, considero que ainda não encontrou esse suporte, no entanto isso poderá acontecer logo na segunda-feira de manhã.
A quebra daquela linha de tendencia descendente de suporte da cotação, na qual eu não acredito, poderia provocar uma acceleração das quedas.
O mais provavel é haver uma reacção junto ao suporte dos 5.60/5.70/5.80 quer na zona de cima onde está actualmente quer num range de "false break" para baixo ((6.40 - 5.70) * 25% = 0.175) até perto dos 5.50.

Estou fora à espera que esse suporte de medio prazo seja encontrado.


BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_jmt_20080829.PNG
ljbk_jmt_20080829.PNG (33.29 KiB) Visualizado 15917 vezes
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

JM

por Clinico » 30/8/2008 19:34

Curiosamente, no leilão final de sexta, que assisti com grande interesse, houve uma altura em que apareceram imensas ordens de compra e venda a 5,65, provavelmente em cima do suporte.

Mas, alem desta visão de linhas de tendencia tambem se pode reafirmar o já estar em cima da MM20 e dos 23,6% Fibonacci, o que pode pôr uma paragem nas quedas.

Em suma, pode ser que segunda ainda toque nos 5,60s como mínimo, ressaltando logo para cima. Mas aí seria o cenário 1 que apontei em cima. É por isso que quem está dentro não se precipite na primeira meia hora de negociação. Não há razão nenhuma para quebrar o suporte.

Mas quem manda é o mercado. Se vier cá perto dos 5,65, reforço!

Obrigado Tiago pela análise e gráfico

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por tiagopt2 » 30/8/2008 15:15

Terminada a semana, a Jerónimo Martins foi a mais recente vencedora da sondagem no blogue. Votação renhida, com vários votos nas últimas horas que quase causavam uma reviravolta decisiva. Pela segunda semana consecutiva, o BPI ficou a um ponto do primeiro lugar. Se isso se repetir para a semana, vou analisá-lo juntamente com o título vencedor da sondagem.

Agora a JMT. Como já tinha dito há alguns meses atrás, a JMT era uma das poucas candidatas a afirmar-se neste bull market. Não só pela qualidade que possui enquanto empresa, mas também pelo sector em que se integra. A atravessar um bull market que se iniciou no ano 2002, não mostrou para já quaisquer sinais de fraqueza, pelo menos sinais suficientes para indiciarem uma alteração de tendência. Como podemos ver na imagem de longo prazo, a tendência está perfeitamente definida, com uma LTa religiosamente respeitada. Sempre que existe um toque, ou sequer uma aproximação, ela reage em forte alta.

Em relação aos últimos meses, tem sido um refúgio para os investidores. A zona dos 5,6 andou bastante tempo a servir de resistência, o que impediu que as subidas se exacerbassem. Quando finalmente rompeu essa resistência, fê-lo de forma determinada. Após a aproximação à LTa que aconteceu em Julho, reagiu de forma fantástica, com uma galopante subida.
Pelo caminho foi delineando uma pequena LTa de curto/médio prazo. Há duas sessões atrás, quando desenhei essa LTa, apercebi-me que a subida estava a ser demasiado apiculada. 72 Graus, para ser mais preciso. Como sabemos, quanto mais angulada for uma LTa mais probabilidade tem de ser quebrada. Acabou por ser quebrada ontem, dando um mau sinal, sinal de alguma fraqueza. Fez uma vela muito feia, com um pico de volume ainda mais feio. O que significa isto? Pois, aí reside a questão fundamental. Parece-me volume a mais para serem apenas tomadores de lucros das sessões mais recentes.
No fundo nem interessa. O que interessa é que existe um fortíssimo suporte nos 5,6 que provavelmente será testado na próxima semana. Para quem está fora, será uma boa altura para entrar. Dificilmente este suporte será quebrado num futuro próximo. O ideal seria entrar junto da LTa de longo prazo, mas com toda a força ascendente que se tem verificado nos últimos meses, só um descalabro a trará novamente à LTa no curto prazo.

Pessoalmente, tenho algumas dúvidas se entrarei. Como já referi no passado, não gosto de negociar em acções com sombras muito grandes, isso faz com que seja muitas vezes stopado (curiosamente, a JMT foi o título que mais prejuízo me causou devido a uma ordem stop). Andar sem stops é um mau princípio, mas talvez seja o mais "seguro" num título como este (no mercado português!).
Aos que estiverem a pensar em shortar, livrem-se! Mesmo que tenha aspecto de queda (como tinha no final daquela LTa de curto prazo), contrariar a tendência é puro suicídio. O que parece dinheiro fácil rapidamente se pode transformar em prejuízo fácil. The trend is your friend ;)
Anexos
J.MARTINS,SGPScp.png
J.MARTINS,SGPScp.png (21.19 KiB) Visualizado 16119 vezes
J.MARTINS,SGPSlp.png
J.MARTINS,SGPSlp.png (23.23 KiB) Visualizado 16124 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por mlra » 30/8/2008 13:51

Boas!

Hoje deu-me para dar uma vista de olhos no relatório de prestação de contas do 1º Sem de 2008. Uma das coisas que me chamou a atenção é que em EUR as vendas na Polonia cresceram 52.00% (fruto da valorização do Zloty face ao EUR). No entanto se formos analisar em termos de Zlotys as vendas "somente" cresceram 37.9%. Ora existe aqui uma diferença 14.1%. Nos EBITDA é a mesma situação em EUR cresceu 89,7% e em Zlotys 72%. Independentemente de serem em EUR ou ZLotys são numeros excelentes ainda para mais na actual situação macroeconomica. Mas o que mais me espanta é analistas reduzirem o seu PT com base em desvalorizações e valorizações cambiais?!!!!!! Então se o Zloty voltar novamente a valorizar face ao EUR durante 15 dias teremos 1 PT superior. Se depois voltar a desvalorizar teremos outro mais Baixo. Para mim isto não faz sentido. Em minha opinião deveriamos olhar para as % de vendas e EBITDA quer em EUR e Zlotys e emitir 1 PT com base nisso. Penso eu de que.

Dito isto, em minha opinião dentro de pouco tempo a JM estará a fazer novos máximos, isto se não houver nenhuma intervenção militar da Russia na Polónia. :wink:

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Celsius-reloaded » 30/8/2008 12:08

Qto aos elevados volumes transaccionados, pode mto bem ter acontecido ser efeito de uma onda de especulação e optimismo criada por quem se queria desfazer delas e que se desfez ontem da carteira quase toda e encontrou compradores ainda esperançados no trajecto ascendente futuro da cotação...
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Mais um para a tropa de elite.

por joaocsp » 30/8/2008 11:31

Eu cometi um "pequeno" erro ao comprar perto dos máximos não tendo em conta as possíveis correcões depois de alguns dias seguidos a subir... mas aguentei-me firme e a acreditar não só na AT como tambem na AF desta empresa sendo um titulo muito consistente... e como já foi referido quebrou a LT de muito curto prazo mas essa não é de maneira nenhuma relevante para o momento BULLISH que esta acção atravessa...

reforcei a 5.80 estando agora com um preço médio de 6.11 e 75% da minha carteira nela (haja coracao)

Somos todos bons rapaz mais um que acredita nesta acção... mas a ida a Fátima não esta descartada, pois há sempre exepcões à regra (AT e AF)
mas esta não será uma delas... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 118
Registado: 29/11/2007 4:27
Localização: Lisboa

Eu até tinha

por tarzan tchetcheno » 29/8/2008 23:38

Eu até tinha achado os 5,60/5,80 uma excelente entrada para um put (tava lixado), mas o preço de 6,30 já correspondia a 31,5 eur...

è arrepiante pois se tivesse ficado com as que guardei no stock split (como tu se estou bem recordado) tinham dado 50% e nem se falava mais nisso, nem tinha havido as entaladelas do subprime.

Tinha sido sempre a aviar com o susto do dia em que enterraram os warrant's do JAS.

De resto concordo contigo:

É estar atento :mrgreen:

se bem que uma ida a fátima de urgência prá velinha... não fazia nada mal.

P.S. guarda os 25% prá Mota :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

JM

por Clinico » 29/8/2008 23:14

Bem, Tarzan, foi por isso que não me atirei com tudo o que tinha no fecho, ficando com 1/3 de liquidez.

E isto apesar de estar mais óptimista que péssimista.

Não estou a ver quedas na JM semelhantes ás que tinha a sonae sgps em tempos de susto (tipo cair aos 11% num só dia...)e continuo a ver este exagero como o fim (ou o quase fim) das quedas.

De qualquer forma, com o compra e vende que tenho feito, tenho diminuido o b.p. e ainda há liquidez para "azares".

Na segunda podem acontecer as seguintes hipóteses:
1 - Logo no ínicio ainda baixa um pouco, reflexo dos mercados lá fora ou por venda de "excedentes" dos que se querem livrar dela. Portanto atenção á regra de não entrar em pânico logo na 1ª meia hora de negociação.
2 - Começa a recuperação evidente e é capaz de se ver logo no leilão inicial pela abertura em gap up.
3 - Inicia e continua as quedas. Aí estou lixado, porque já não posso passar o dia a vigiar isto :cry:

Enfim "estejam atentos" :mrgreen:

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Isto mais cedo ou mais tarde

por tarzan tchetcheno » 29/8/2008 22:39

alguém fica pendurado lá em cima... também achei que aquele fecho foi arrepiante. O que é que se passou ali?? Eram milhões de um lado pró outro e de cima para baixo.

Be careful out there...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por Matzagrin » 29/8/2008 22:37

LTCM Escreveu:
casualside Escreveu:Tecnicamente não deu sinal de saída? Quebra da LTA com bastante volume? Pergunto em termos técnicos qual foi o motivo de entrada dos que disseram que entraram.


Analisa o gráfico da JMT e verifica o que acontece,nos dias seguintes, quando existem movimentos deste tipo.
Em termos de probabilidades evidentemente. 8-)

Tou dentro, com stop! :shock:


Tirando aquela quebra ali em Julho, em que recuperou logo a seguir, se andarmos para trás, muitas das vezes em que houve quedas destas, nos dias a seguir cairam ainda mais... :roll:
 
Mensagens: 156
Registado: 27/4/2007 13:28

por joaoparker » 29/8/2008 22:36

Esclarecido. Fiz a pergunta somente para comparar as vossas opiniões com a minha, pois eu próprio estou dentro desde quinta a 6,07. Obrigado pelas respostas.
 
Mensagens: 415
Registado: 29/11/2007 2:33
Localização: 16

por LTCM » 29/8/2008 22:18

casualside Escreveu:Tecnicamente não deu sinal de saída? Quebra da LTA com bastante volume? Pergunto em termos técnicos qual foi o motivo de entrada dos que disseram que entraram.


Analisa o gráfico da JMT e verifica o que acontece,nos dias seguintes, quando existem movimentos deste tipo.
Em termos de probabilidades evidentemente. 8-)

Tou dentro, com stop! :shock:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

JM

por Clinico » 29/8/2008 22:17

Motivo da entrada?
1 - ter tocado o MM20
2 - ter parado mais ou menos no 23,6 do Fibonacci
3 - ser uma empresa sólida
4 - ter óptimos resultados
5 - estar com queda há uns dias
6 - acreditar na AT
7 - aproveitar a oportunidade desta descida
8 - porque quando há estas descidas e este exagero de despejos, indica por vezes o fim do movimento
9 - porque não cai para sempre

Enfim, só me lembro destas...

Abraço
Clinico

PS - Mas quando é que a Polónia passa dos zlotis a euros?
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Celsius-reloaded » 29/8/2008 22:10

Uma descida tão grande com tanto volume pode ser complicada...
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

por joaoparker » 29/8/2008 22:03

Tecnicamente não deu sinal de saída? Quebra da LTA com bastante volume? Pergunto em termos técnicos qual foi o motivo de entrada dos que disseram que entraram.
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png
J.MARTINS,SGPS.png (14.63 KiB) Visualizado 19981 vezes
 
Mensagens: 415
Registado: 29/11/2007 2:33
Localização: 16

por Resina » 29/8/2008 20:19

Marco Antonio se puderes coloca um gráfico da Jm (desses que colocaste na pagina 3), apenas com o ano de 2008.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: re

por Resina » 29/8/2008 19:46

JAS Escreveu:Normalmente os grandes movimentos motivados pelos W's só ocorrem no dia da maturidade, o que não é o caso do dia de hoje.

Quando li isso ainda pensei ver os w's, mas ainda é muito cedo para falar disso, mas olha que pensado nisso, a Jm sempre sofreu muito com o aproximar das maturidades
quote="JAS"]Não se devem meter noutra tão depressa.[/quote]
Isso já não sei, cada vez mais acredito que o crime em Portugal compensa e que nunca são apanhados. Não que o queira cometer, mas é só que eu vejo.
JAS Escreveu:Fazer um despejo só interessaria a quem tivesse puts.
E nunca o faria no fecho pois a cotação dos W's já não iria variar.

Aprendi isso no dia em que quis comprar um, que até er muito util e recebi uma informação a dizer que já não o podia fazer...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por mlra » 29/8/2008 19:26

Ok JAS. Vamos lá ver o que 2ª feira nos reserva. Hoje optei por não entrar no fecho. Apesar de pensar que 2ª feira não deva cair mais. Mas como costumam dizer por aqui desta vez decidi não apanhar facas é que ja me cortei algumas vezes.

Bom fim de semana.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

re

por JAS » 29/8/2008 19:19

mlra Escreveu:E os jovens dos warrants, não terão nada a ver com isto?


As emissões de warrants são da ordem de 100 a 200.000 unidades o que, para 7 W's, daria um total de pouco mais de 1,4ME e correspondente a 1,4M de acções.

Normalmente os grandes movimentos motivados pelos W's só ocorrem no dia da maturidade, o que não é o caso do dia de hoje.
Por um despejo feito pelo CZ de 300.000 acções em JUN.07 ainda anda a ser investigado.
(Pelo menos o caso mantém-se em segredo de justiça...)
Não se devem meter noutra tão depressa.

Nada comparável aos 6M do fecho de hoje.

Fazer um despejo só interessaria a quem tivesse puts.
E nunca o faria no fecho pois a cotação dos W's já não iria variar.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por mlra » 29/8/2008 18:54

Boas!

E os jovens dos warrants, não terão nada a ver com isto?

Cumps
Anexos
JM.JPG
JM.JPG (49.99 KiB) Visualizado 20179 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

Re

por JAS » 29/8/2008 18:45

Jesse James Escreveu:Os fundos têm de apresentar resultados mensais. As mais valias contribuem para isso. Muitos particulares também vão na onda. Depois da escalada...

Os resultados mensais são função das cotações dos títulos em carteira e não das mais valias registadas com as vendas.

De qualquer forma um volume de 11M pode indicar que houve Fundos a fazerem alterações nas suas carteiras.

Mas, se uns venderam, outros aproveitaram para comprar...

Um abraço,
JAS
---------------------

Gonanto Escreveu:Será a Ahold a vender no mercado?

Que se saiba a Ahold não tem qualquer posição na JMT, portanto não será ela a vender.

A Ahold é apenas accionista, com 49%, da JM-Retalho que apenas opera em Portugal.
A JMT tem opção de compra se a Ahold quiser vender.


Um abraço,
JAS

-----------------------
mlra Escreveu:Os COFS no fecho metiam medo!!!!!!!!

Os compradores apareceram com a mesma força dos vendedores e compraram.
Além disso, no after, até limparam totalmente o 5,83 que passou da venda para a compra.

Nota que um volume da 6M na JMT equivale a 30M no BCP, a 65M na SON, a 3M na GALP, a 10M na EDP, a 5M na PTC.
Não sei quanto cairiam elas com despejos dessa ordem no fecho...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Jesse James » 29/8/2008 18:39

[quote="Jesse james, então se o titulo fechar em alta a subir 5% com um volume estrondoso, o que é de esperar no dia seguinte!?
- Provavelmente uma correcção!
Agora se pensares ao contrário o que aplicas no dia de hoje!? Eu sempre tive em conta que se deve comprar nos movimentos de baixa e vender nos movimentos de alta.
Abraço[/quote]

É o 3º dia consecutivo de correcções, sempre com volume superior ao último dia de subida. Algo idêntico ao que se passou a meio de Julho. Eu tento comprar perto do suporte e vender perto da resistência. Também gosto quando a MM 20 começa a cruzar a vela e fica debaixo do preço.
Mas eu ainda ando a aprender.

Um abraço,

Jesse James
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 771
Registado: 3/6/2008 15:12
Localização: Almada

por Resina » 29/8/2008 18:29

Jesse James Escreveu:Os fundos têm de apresentar resultados mensais. As mais valias contribuem para isso. Muitos particulares também vão na onda. Depois da escalada...
Não concordo que em termos unicamente técnicos o cenário seja lindo. Mas isso vale o que vale.

Se tivermos em conta que hoje é o ultimo dia util de Agosto, sim. Mas não sei se os fundos necessitam de vender as acções para apresentarem as rendibilidades, ou se basta as possuir e a cotação de fecho define isso.
Jesse james, então se o titulo fechar em alta a subir 5% com um volume estrondoso, o que é de esperar no dia seguinte!?
- Provavelmente uma correcção!
Agora se pensares ao contrário o que aplicas no dia de hoje!? Eu sempre tive em conta que se deve comprar nos movimentos de baixa e vender nos movimentos de alta.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 294 visitantes