Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: JM

por Resina » 29/8/2008 14:01

Clinico Escreveu:Mantenho uma posição razoável na JM, mas com margem líquida para a duplicar, caso comece a aproximar-se dos 5,80as (duvido que o faça hoje, a não ser que seja um descalabro nos States).

A Jm anda sempre ao contrário do mercado, quantos dias não fechou os states com quedas e a Jm no dia seguinte subiu!? A Jm não gosta é das subidas dos mercados... lol
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

JM

por Clinico » 29/8/2008 13:57

Sim, mas eu gosto de olhar para a AT e, sem abandonar a sua linha de tendencia ascendente, ainda é capaz de vir aos 5,80as.

E, como aprendi com o JAS há muito tempo, "segunda é dia de compras".

Vendi a mesma quantidade que comprei a 5,95, a 5,98. (É claro que não foram as mesma pois foram as compradas em último lugar...).

Mantenho uma posição razoável na JM, mas com margem líquida para a duplicar, caso comece a aproximar-se dos 5,80as (duvido que o faça hoje, a não ser que seja um descalabro nos States).

Segunda começo a trabalhar (parece impossível mas já é 1 de Setembro!!!)pelo que a minha disponibilidade para o compra/vende intraday vai ser quase nula...

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Resina » 29/8/2008 13:57

Globetrotter Escreveu:Boas Tardes meus caros...
É por estas três mensagens anteriores que eu gosto da bolsa... :wink: (Opiniões diferentes, mas sempre discutidas correctamente.)
Eu sou da opinião do Clinico e do Resina e penso que esta correcção é saudavel para depois existir novas subidas. Como tal entrei hoje com uma posição maior do que tinha imaginado, mas pronto... :mrgreen:
Como o Marco falou à uns posts atrás a projecção deverá ser por volta dos 7.5... :shock: eu diria talvez 7.2/7.5...
Mas vamos seguindo...

BN e Abraços

Adoptei uma pequena estrategia para estes ultimos meses do ano.
Em vez de comprar o titulo e deixar os lucros correrem, preferi aproveitar as oscilações do mercado.
Como considero a Jm um titulo seguro, acredito que esta estratégia tenha algum sucesso. Compro nas correcções e vendo nos ressaltos.
A ultima venda foi a 6.285€, e decidi que quando o titulo corrigisse comprava novamente. Foi no 2º dia de correcção que o fiz, e concluí que qualquer compra abaixo da ultima compra fosse a opção correcta, foi cedo demais, mas não foi a um preço muito mau... Há quem tenha comprado a um preço bem superior.
Agora fico a espera, não espero por 7€, mas qualquer coisa acima dos 6.10€ já é lucro para mim...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por mlra » 29/8/2008 13:51

È bem possivel que continue mas não vai ser por muito tempo...
Bastava o Psi20 começar agora a cair agora para a Jm inverter.
Quem a acompanha sabe bem que ela anda ao contrario do mercado.
Abraço


Boas!

Espero bem que sim, pois estou 90% em cash e se a oportunidade surgir estou dentro outra vez. A ver vamos.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Resina » 29/8/2008 13:39

mlra Escreveu:
Boas!

Para mim ainda vai corrigir mais. Tinha entrado a 5.94 e voltei a sair aos 5.97. Continua com muita força vendedora. Vou esperar de fora e ver o que a próxima semana nos reserva.

Cumps

È bem possivel que continue mas não vai ser por muito tempo...
Bastava o Psi20 começar agora a cair agora para a Jm inverter.
Quem a acompanha sabe bem que ela anda ao contrario do mercado.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Globetrotter » 29/8/2008 13:38

Boas Tardes meus caros...
É por estas três mensagens anteriores que eu gosto da bolsa... :wink: (Opiniões diferentes, mas sempre discutidas correctamente.)
Eu sou da opinião do Clinico e do Resina e penso que esta correcção é saudavel para depois existir novas subidas. Como tal entrei hoje com uma posição maior do que tinha imaginado, mas pronto... :mrgreen:
Como o Marco falou à uns posts atrás a projecção deverá ser por volta dos 7.5... :shock: eu diria talvez 7.2/7.5...
Mas vamos seguindo...

BN e Abraços
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 341
Registado: 3/2/2006 14:13

por mlra » 29/8/2008 13:29

Veio agora o artigo sobre a JM e a desvalorização do Zloty no JN.
O artigo é ambíguo porque a recomendação da casa continua a ser de overweight e continua a ser uma das preferidas da casa de análise.

Para mim continua a ser uma oportunidade de entrada. Compras a 5,95. Sem pressas...
Não são os mais ricos que dizem que compram quando todos vendem?? Então na JM...

Abraços
Clinico


Boas!

Para mim ainda vai corrigir mais. Tinha entrado a 5.94 e voltei a sair aos 5.97. Continua com muita força vendedora. Vou esperar de fora e ver o que a próxima semana nos reserva.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Resina » 29/8/2008 13:28

Esse Sr. é sempre o mesmo profeta da desgraça. Basta verem os comentários dele nas noticias do J.Negócios e é há sempre muita negatividade. No inicio ainda lia o que ele dizia, mas reparei que pouco interesse têm os seus comentários.
A Jm está a corrigir porque realmente a sua subida não é eterna... A desvalorização do Zloty o maximo que poderá fazer é na conversão dos lucros para a nossa moeda uma pequena quebra, mas se os lucros tem estado a aumentar qual o pânico?
Se as outras apresentam quebras nos resultados e praticamente mantêm-se nos mesmos valores, a Jm que tem um aumento, qual será o caminho!???
Vale a pena pensar nisso...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

JM

por Clinico » 29/8/2008 12:58

Veio agora o artigo sobre a JM e a desvalorização do Zloty no JN.
O artigo é ambíguo porque a recomendação da casa continua a ser de overweight e continua a ser uma das preferidas da casa de análise.

Para mim continua a ser uma oportunidade de entrada. Compras a 5,95. Sem pressas...
Não são os mais ricos que dizem que compram quando todos vendem?? Então na JM...

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por mlra » 29/8/2008 12:45

Boas!

Em minha opinião isto do ZLOTY ser a causa da descida é treta!! Se reparamos o Zloty valorizou relativamente ao EUR até 2 de Agosto e a JM não acompanhou a valorização. Agora acompanha a desvalorização?!! A JM só depois da apresentação so resultados é que subiu. Em minha opinião subiu de mais e agora está a dar-se a devida correcção técnica. Ah e sim berrei € com esta descida que não contava tao violenta. :evil: Agora vir aqui dizer que é por causa da desvalorização do Zloty... bla bla bla. Faz-me lembrar os PT.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Ludacris » 29/8/2008 10:31

Analisando o gráfico e tendo em conta os volumes grandes que está a ter na descida creio que irá bater facilmente em volta dos 5,75 e só depois desse toque poderemos assistir a nova subida.
Não há duvida que é um dos titulos preferidos da nossa praça mas a correcção vai ser forte, e esta escalada a pique vai bater no suporte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 129
Registado: 18/12/2007 17:32

JM

por Clinico » 29/8/2008 10:03

Eu não sei quem é o senhor que escreve este artigo tão alarmante com tantos "vendam, vandam, vendam" mas faz-me lembrar a crise bancária que hoje é "vendam, vendam" e amanha é "comprem, comprem..."
Este tipo de artigos, não costuma fazer parte das leituras a que eu dê importancia. Lembrem-se dos lucros fabulosos da JM em tempo de crise.

Os investidores com mais tarimba costumam dizer para não se olhar a notícias e ver a AT.
Se fôr assim, volto a lembrar que a subida ingreme da JM não se pode manter eternamente e vai ter que corrigir. Quando e até que níveis, não sei.

Talvez hoje no fim do dia e porque vem o fim de semana, o Marco tenha a paciencia de pôr aqui o gráfico com umas linhazitas...ainda acredito numa puxada final.

Por enquanto, hoje, comecei muito bem e estou a acabar mal! Vendi logo de manha a 6,170 e 6,140.
Burro que sou, deixei ordem a 6,03 e fui tratar da minha vida! Quando voltei agora, é o que se vê! Mais valia ter vendido bem e mais nada!

Enfim, vamos seguindo
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por nunovc » 29/8/2008 8:54

E continua... A JM até me parece apetecível, mas comentários como este fazem-me pensar bem antes de decidir.

Mr Pontes:Jerónimo Martins: Millennium IB insuflou cotação JM com conclusão ERRADA e GRAVE. Provavelmente para próxima semana vou avançar com novo downgrade. VENDER FORTEMENTE.----------- No dia 26 de Agosto de 2008, há três dias atrás, o Millennium IB divulgou a informação que tinha saído estatistica de que as vendas a retalho na Polónia tinha crescido 14,3% no mês de Julho de 2008 versus Julho de 2007, e comentava que “Estes dados parecem-nos positivos para Jerónimo Martins, uma vez que não só as taxas de crescimento permanecem em níveis elevados, como também ultrapassaram aquilo que o mercado esperava”. Ora esta estatística está correcta, mas que ela seja positiva para a Jerónimo Martins, é ERRADO. O certo é que a cotação da Jerónimo Martins disparou nesse dia de 6,21 € para 6,37 €, com imenso entusiasmo dos investidores, que por exemplo a meio da sessão compraram em cerca de apenas 5 minutos, uma posição vendedora de cerca de 280 mil acções a 6,25 €. Só que efectivamente, verificando o detalhe do crescimento das vendas a retalho por sectores, o ramo que essencialmente interessa, o de alimentação, bebidas, e tabaco, cresceu APENAS 5,2% em Julho 2008 versus Julho de 2007, e em Junho de 2008 versus Junho de 2007 também tinha sido apenas de 5,2%. Os sectores que mais cresceram, e que fizeram disparar a média para os 14,2%, foram os texteis com 36,6%, o mobiliário, Tv, com 26,3%, os jornais, livros com 26,3%, os cosméticos com 23,4%, e ainda os combustiveis com 18,9%. E, analisando os meses anteriores, relativamente ao sector de alimentação, bebidas, e tabaco, verifica-se que AFINAL a estatistica é bastante NEGATIVA para a Jerónimo Martins, já que nos cinco primeiros meses de 2008 (que influenciaram em muito as boas vendas do 1º semestre de 2008 da Jerónimo Martins), as vendas a retalho variaram entre crescimentos de 7,6% a 15,5%, sendo que em 4 desses meses foram crescimentos acima dos 10,4% ou seja mais do dobro de cada um dos últimos meses disponíveis (Junho e Julho de 2008) em que foram 5,2%. Portanto, a estatística das vendas a retalho na Polonia em Julho de 2008 foi CLARAMENTE NEGATIVA para a Jerónimo Martins. E assim o Millennium IB influenciou ERRADAMENTE o mercado, fazendo a cotação disparar para cima, quando devia ter descido acentuadamente nesse dia 26-08-2008. Aparentemente mais uma manobra, porque o dia em que tal informação do Millennium IB saiu, eu tinha saído com uma avaliação do target em 6,00 €. E agora, para quem comprou Jerónimo Martins até aos 6,37 €?!. Confirmem a veracidade do que aqui digo, consultando um documento estatístico oficial (em inglês) em http://www.stat.gov.pl/cps/rde/xbcr/gus ... 708_en.pdf -----(está na página numerada 155, correspondente à 156 no Acrobat Reader, com o titulo de Tabela 54; Nota: os valores estão em base 100, ou seja os 5,2% de crescimento de food, beverages and tobacco, aparece como 105,2 no mês VII do ano de 2008; como lá também está com 114,3 o crescimento Grand Total ou sejam os 14,3% referidos pelo Millennium IB). Uma VERGONHA, esta leitura ERRADA do Millennium IB. Mais um problema para a Jerónimo Martins, a quebra acentuada do consumo de bens alimentares em Junho e Julho de 2008 na Polónia, a juntar à acentuada desvalorização da moeda o Zloty, com uma queda de já 4,6% só este mês de Agosto de 2008. A situação na Polónia degradou-se significativamente na em Junho/08 (retalho alimentar), Julho/08 (retalho alimentar), e Agosto/08 (desvalorização acentuada da moeda polaca, que tem como consequência menor valor em euros, logo menores lucros). E os analistas são muito claros: prevêm uma desvalorização prolongada da moeda polaca, numa inversão que contraria o que a Jerónimo Martins esperava, pois divulgou em Relatórios recentes que esperava um contínua valorização do zloty polaco (o que lhe favorecia os lucros). Vendam Jerónimo Martins, pois o Millennium IB leu errado, o mercado alimentar deteriorou-se acentuadamente a partir de Junho de 2008, e a moeda está a desvalorizar acentuadamente. Muito fortes motivos para venderem Jerónimo Martins, pois estas situações vão quebrar significativamente as perspectivas que levaram à actual cotação. Meu target é 5,83 €, mas já a tenho sob revisão, e provavelmente para a semana, vou avançar com novo downgrade. Porque os targets na Jerónimo Martins deverão descer dramáticamente, pois estavam projectados para crescimentos muito elevados das vendas na Polónia, que agora os dados estatísticos permitem concluir que já não serão atingidos. Com a agravante, conforme a minha análise que fiz do meu target da Jerónimo Martins, do valor contabilistico ser cerca apenas 0,95 €, e todo o valor restante dos targets ser avaliação do futuro. O que quer dizer que a queda dos targets vai ser muito forte, pela revisão forte em baixa das perspectivas de crescimento futuro da Jerónimo Martins na Polonia. Recomendação: VENDAM FORTEMENTE Jerónimo Martins.
 
Mensagens: 122
Registado: 16/5/2008 12:01
Localização: Moscovo/Alentejo

por mlra » 29/8/2008 8:52

Boas!

Pelo grafico que postas o Zloty desvalorizou cerca de 1.7% nos ultimos dias. A ver vamos.

A este ritmo hoje atingimos as 8.000.000 de acçoes negociadas!!!!!! Cerca de 1.000.000 por hora!!!! :)

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Luka! » 29/8/2008 8:43

nunovc Escreveu:Deixo aqui um comentário interessante que vi no site do Jornal de Negócios:

Mr Pontes: Jerónimo Martins: Zloty Polaco desvalorizou já 3,6% só em Agosto/08, invertendo tendência de valorização (+12% entre Junho/07 e Junho/08). Esta desvalorização tem impacto de 0,17 € na cotação, pelo efeito no cash. Downgrade da Jerónimo Martins de 6,00 € para 5,83 €----------------O zloty polaco, moeda em que se trasacciona a actividade da Polónia teve uma valorização de +13% entre Junho de 2007 e Junho de 2008 (e +6,7% no 1º semestre de 2008), em muito contribuindo para os bons Resultados da da Jerónimo Martins no 1º semestre de 2008. Pois, a Jerónimo Martins tem escrito nos seus Relatórios, que perspectivava uma contínua valorização do Zloty. Só que em Agosto de 2008, a situação inverteu-se, e o Zloty já regista uma desvalorização acentuada de -3,6% só em 27 dias, tendo passado de 1 euro=3,2063 zloty em 31-07-2008, para 1 euro=3,3242 zloty ontem 26-08-2008. Mas, como a tendência era de valorização, de cerca de ligeiramente mais de 1% ao mês, então há já um desvio de cerca de -4,6% relativamente à tendência (-3,6% em Agosto - 1% de quebra de tendência positiva). Ora isto tem um impacto que calculo (na optica cash) em -0,17 € na avaliação da Jerónimo Martins, pelo que baixo o target de 6,00 € para 5,83 €. Motivos para que o Zloty tenha invertido? Para mim são evidentes: a crise no Caucaso, primeiro com a guerra entre a vizinha Russia e a Georgia, tendo a Russia ontem complicado todo o desenvolvimento futuro, com o reconhecimento da independência de dois territórios separatistas, confrontando toda a opinião e esforços do ocidente. Isto quebra claramente as perspectivas de desenvolvimento na Polónia, que tem relações comerciais com a Europa Ocidental e de Leste, e assim o futuro fica mais preocupante, o que se traduz na desvalorização da moeda. Mal o BPI que ontem veio provocar a subida da cotação da Jerónimo Martins, com os dados do retalho em Julho/08, esquecendo que em Agosto o cenário já é muito mais restritivo nas perspectivas do crescimento polaco, face à tensão criada pela Russia, e que poderá ser prolongada, pois não será de esperar que a Russia dê o dito por não dito, e venha a anular o reconhecimento dos 2 territórios separatistas. E, recordo que a Jerónimo Martins tem 51% das vendas na Polónia, e perspectiva atingir os 71%.



:arrow: Numa analise mais detalhada efectivamente a erosão do ZLOTY parece correlacionada com as quedas da JMT)

=> o grafico fala por si (erosão do Zloty nos ultimos dias ...)... o tempo dira a resposta , vamos a ver quando termina esta pressão... tenho algumas JMT...
:?
Anexos
Zloty-Euro.png
Hummm...
Zloty-Euro.png (427.55 KiB) Visualizado 21644 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por mlra » 29/8/2008 8:17

Boas!

Tal como previa ontem as vendas continuam!

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Resina » 29/8/2008 1:04

Boas.
Tive quase toda a tarde na praia com o telemovel ligado a ver se as conseguia comprar abaixo dos 6.10, lá tive sorte e comprei a 6.06€, mas foi um reforço porque deu uma ordem cedo demais, deu para baixar o preço médio e ainda fiquei com o saldo positivo...
Estes negocios na Jm estão a correr bem, mas a ultima venda a 6.285 foi mal feita, quando poderia ter feito mais acima, mas foi mesmo para ficar abaixo do anterior máximo.
Não vejo mal nenhum ela corrigir, é optimo porque o titulo tem de acalmar das subidas e não pode subir todos os dias, alem disso se conseguir vender perto do máximo e aproveitar estas quedas para comprar acho que não é preciso mais nada.
Amanha há mais!
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

JM

por Clinico » 28/8/2008 22:10

Ora, Caro JAS, daqui a uns dias, ter comprado a 6,07 ou 6,14 vão ser meros detalhes...basta aproximar-se dos 7 :lol:

Enfim, dou-me por derrotado... :cry: :cry:

Como dizem os Ingleses "age before beauty" :mrgreen: :mrgreen:
(JAS se tivesse bigode e barbas, já eram bem grisalhas :wink: )

Abração
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por mlra » 28/8/2008 22:01

Boas!

Sinceramente o volume de hoje deixou-me um pouco apreensivo para o dia de amanhã. Quer-me parecer que as vendas ainda não terminaram hj pois no fecho ainda haviam muitos vendedores. Espero estar errado, mas...

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

JM

por Clinico » 28/8/2008 21:55

Mesmo assim, fechou bem. O que vendeu a 6,06 deve estar arrependido ou deve ser um banco a precisar de liquidez.
Cá por mim, estou satisfeito com as compras que fiz.
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: JM

por JAS » 28/8/2008 21:54

Clinico Escreveu:É curioso, que não regiu á boa recomendação da ESR.
De qualquer forma aproveitei para fazer compras a 6,14, 6,12, 6,08.
Neste momento há uma certa pressão para baixo, que me parece temporária.
É notória uma empresa que aumenta os lucros em 55% numa altura destas, comparada com a concorrente que tem perdas de 74%.
Portanto, esta baixa hoje para mim, não é preocupante, é de se aproveitar.


Ganhei-te! Comprei a 6,07...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Luka! » 28/8/2008 16:22

redhot Escreveu:
É o JAS a vender excedentes.



Ca para mim a subida de no final do dia é o JAS a COMPRAR com os excedentes de cash eh eh

ja veremos o JAS que nos conta e se também esta a aproveitar para comprar !
Anexos
JMT 1.png
JMT 1.png (17.41 KiB) Visualizado 22397 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por redhot » 28/8/2008 15:51

Ludacris Escreveu:De facto pode ser de aproveitar, contudo é de estranhar que grandes ordens de compra que surgem são quase de imediato satisfeitas por vendas, quase como que a dizer que alguém não as quer e anda a despejá-las assim que vir que tem um grande cliente.


É o JAS a vender excedentes.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

JM

por Clinico » 28/8/2008 15:43

:lol: Até esse, que não as quer. há-de esgotar o seu stock.
Aqui o que se vê até agora é que parece que a linha de tendencia ascendente de curtíssimo prazo, continua a resistir. Parece-me. Vamos ver se alguem põe aqui um gráfico no fim.

Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Ludacris » 28/8/2008 15:31

De facto pode ser de aproveitar, contudo é de estranhar que grandes ordens de compra que surgem são quase de imediato satisfeitas por vendas, quase como que a dizer que alguém não as quer e anda a despejá-las assim que vir que tem um grande cliente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 129
Registado: 18/12/2007 17:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, Google [Bot], jlmt, latbal, malakas, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014, vasco007, zulu404 e 146 visitantes