Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Luka! » 29/8/2008 8:43

nunovc Escreveu:Deixo aqui um comentário interessante que vi no site do Jornal de Negócios:

Mr Pontes: Jerónimo Martins: Zloty Polaco desvalorizou já 3,6% só em Agosto/08, invertendo tendência de valorização (+12% entre Junho/07 e Junho/08). Esta desvalorização tem impacto de 0,17 € na cotação, pelo efeito no cash. Downgrade da Jerónimo Martins de 6,00 € para 5,83 €----------------O zloty polaco, moeda em que se trasacciona a actividade da Polónia teve uma valorização de +13% entre Junho de 2007 e Junho de 2008 (e +6,7% no 1º semestre de 2008), em muito contribuindo para os bons Resultados da da Jerónimo Martins no 1º semestre de 2008. Pois, a Jerónimo Martins tem escrito nos seus Relatórios, que perspectivava uma contínua valorização do Zloty. Só que em Agosto de 2008, a situação inverteu-se, e o Zloty já regista uma desvalorização acentuada de -3,6% só em 27 dias, tendo passado de 1 euro=3,2063 zloty em 31-07-2008, para 1 euro=3,3242 zloty ontem 26-08-2008. Mas, como a tendência era de valorização, de cerca de ligeiramente mais de 1% ao mês, então há já um desvio de cerca de -4,6% relativamente à tendência (-3,6% em Agosto - 1% de quebra de tendência positiva). Ora isto tem um impacto que calculo (na optica cash) em -0,17 € na avaliação da Jerónimo Martins, pelo que baixo o target de 6,00 € para 5,83 €. Motivos para que o Zloty tenha invertido? Para mim são evidentes: a crise no Caucaso, primeiro com a guerra entre a vizinha Russia e a Georgia, tendo a Russia ontem complicado todo o desenvolvimento futuro, com o reconhecimento da independência de dois territórios separatistas, confrontando toda a opinião e esforços do ocidente. Isto quebra claramente as perspectivas de desenvolvimento na Polónia, que tem relações comerciais com a Europa Ocidental e de Leste, e assim o futuro fica mais preocupante, o que se traduz na desvalorização da moeda. Mal o BPI que ontem veio provocar a subida da cotação da Jerónimo Martins, com os dados do retalho em Julho/08, esquecendo que em Agosto o cenário já é muito mais restritivo nas perspectivas do crescimento polaco, face à tensão criada pela Russia, e que poderá ser prolongada, pois não será de esperar que a Russia dê o dito por não dito, e venha a anular o reconhecimento dos 2 territórios separatistas. E, recordo que a Jerónimo Martins tem 51% das vendas na Polónia, e perspectiva atingir os 71%.



:arrow: Numa analise mais detalhada efectivamente a erosão do ZLOTY parece correlacionada com as quedas da JMT)

=> o grafico fala por si (erosão do Zloty nos ultimos dias ...)... o tempo dira a resposta , vamos a ver quando termina esta pressão... tenho algumas JMT...
:?
Anexos
Zloty-Euro.png
Hummm...
Zloty-Euro.png (427.55 KiB) Visualizado 21796 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por mlra » 29/8/2008 8:17

Boas!

Tal como previa ontem as vendas continuam!

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Resina » 29/8/2008 1:04

Boas.
Tive quase toda a tarde na praia com o telemovel ligado a ver se as conseguia comprar abaixo dos 6.10, lá tive sorte e comprei a 6.06€, mas foi um reforço porque deu uma ordem cedo demais, deu para baixar o preço médio e ainda fiquei com o saldo positivo...
Estes negocios na Jm estão a correr bem, mas a ultima venda a 6.285 foi mal feita, quando poderia ter feito mais acima, mas foi mesmo para ficar abaixo do anterior máximo.
Não vejo mal nenhum ela corrigir, é optimo porque o titulo tem de acalmar das subidas e não pode subir todos os dias, alem disso se conseguir vender perto do máximo e aproveitar estas quedas para comprar acho que não é preciso mais nada.
Amanha há mais!
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

JM

por Clinico » 28/8/2008 22:10

Ora, Caro JAS, daqui a uns dias, ter comprado a 6,07 ou 6,14 vão ser meros detalhes...basta aproximar-se dos 7 :lol:

Enfim, dou-me por derrotado... :cry: :cry:

Como dizem os Ingleses "age before beauty" :mrgreen: :mrgreen:
(JAS se tivesse bigode e barbas, já eram bem grisalhas :wink: )

Abração
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por mlra » 28/8/2008 22:01

Boas!

Sinceramente o volume de hoje deixou-me um pouco apreensivo para o dia de amanhã. Quer-me parecer que as vendas ainda não terminaram hj pois no fecho ainda haviam muitos vendedores. Espero estar errado, mas...

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

JM

por Clinico » 28/8/2008 21:55

Mesmo assim, fechou bem. O que vendeu a 6,06 deve estar arrependido ou deve ser um banco a precisar de liquidez.
Cá por mim, estou satisfeito com as compras que fiz.
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: JM

por JAS » 28/8/2008 21:54

Clinico Escreveu:É curioso, que não regiu á boa recomendação da ESR.
De qualquer forma aproveitei para fazer compras a 6,14, 6,12, 6,08.
Neste momento há uma certa pressão para baixo, que me parece temporária.
É notória uma empresa que aumenta os lucros em 55% numa altura destas, comparada com a concorrente que tem perdas de 74%.
Portanto, esta baixa hoje para mim, não é preocupante, é de se aproveitar.


Ganhei-te! Comprei a 6,07...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Luka! » 28/8/2008 16:22

redhot Escreveu:
É o JAS a vender excedentes.



Ca para mim a subida de no final do dia é o JAS a COMPRAR com os excedentes de cash eh eh

ja veremos o JAS que nos conta e se também esta a aproveitar para comprar !
Anexos
JMT 1.png
JMT 1.png (17.41 KiB) Visualizado 22595 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por redhot » 28/8/2008 15:51

Ludacris Escreveu:De facto pode ser de aproveitar, contudo é de estranhar que grandes ordens de compra que surgem são quase de imediato satisfeitas por vendas, quase como que a dizer que alguém não as quer e anda a despejá-las assim que vir que tem um grande cliente.


É o JAS a vender excedentes.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1075
Registado: 20/3/2007 18:26
Localização: Zoo de Lisboa, Jaula 4

JM

por Clinico » 28/8/2008 15:43

:lol: Até esse, que não as quer. há-de esgotar o seu stock.
Aqui o que se vê até agora é que parece que a linha de tendencia ascendente de curtíssimo prazo, continua a resistir. Parece-me. Vamos ver se alguem põe aqui um gráfico no fim.

Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Ludacris » 28/8/2008 15:31

De facto pode ser de aproveitar, contudo é de estranhar que grandes ordens de compra que surgem são quase de imediato satisfeitas por vendas, quase como que a dizer que alguém não as quer e anda a despejá-las assim que vir que tem um grande cliente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 129
Registado: 18/12/2007 17:32

JM

por Clinico » 28/8/2008 15:26

É curioso, que não regiu á boa recomendação da ESR.
De qualquer forma aproveitei para fazer compras a 6,14, 6,12, 6,08.
Neste momento há uma certa pressão para baixo, que me parece temporária.
É notória uma empresa que aumenta os lucros em 55% numa altura destas, comparada com a concorrente que tem perdas de 74%.
Portanto, esta baixa hoje para mim, não é preocupante, é de se aproveitar.
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Bocciardi » 28/8/2008 14:56

Esclareço já que não sou nenhum expert, mas pelo que tenho lido e observado, há duas razões possíveis para esta queda:

1- Sendo uma acção de refúgio, quando as coisas ficam mais verdinhas, há muito investidor a realizar mais valias para investir em outras acções;

2- A acção poderá estar a corrigir face às subidas verificadas nas últimas 3 semanas.

Bons trades
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 531
Registado: 17/1/2008 17:15
Localização: Aveiro

por Luka! » 28/8/2008 14:54

Olha bem para ela eh eh ... (eu e provavelmente o JAS estamos em dia de compras... ja se sabera mais logo)

Espírito Santo Research sobe "target" da Jerónimo Martins em 17,4%
A Espírito Santo Research subiu o preço-alvo para as acções da Jerónimo Martins em 17,4% para 7,40 euros. A casa de investimento reforça a recomendação de "compra" para os títulos prevendo que a retalhista continue a beneficiar do crescimento na Polónia.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt


A Espírito Santo Research subiu o preço-alvo para as acções da Jerónimo Martins em 17,4% para 7,40 euros. A casa de investimento reforça a recomendação de “compra” para os títulos prevendo que a retalhista continue a beneficiar do crescimento na Polónia.

A ESR subiu o preço-alvo para as acções da Jerónimo Martins de 6,30 para 7,40 euros, segundo uma nota da retalhista publicada na Bloomberg.

O analista Pedro Morais refere que “a Jerónimo Martins deverá continuar a beneficiar do forte crescimento da Biedronka, a cadeia de desconto na Polónia”.

Outros catalizadores da acção deverão ser a integração bem sucedida das lojas ex-Plus na Polónia e em Portugal e a conversão dos mini-hipers Feira Nova no formato Pingo Doce.

A Jerónimo Martins apresentou os resultados do primeiro semestre no passado dia 30 de Julho tendo registado um crescimento de 55,5% dos lucros para 64,8 milhões de euros.
Anexos
JMT 1.png
JMT buy zone
JMT 1.png (17.41 KiB) Visualizado 24629 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por Ludacris » 28/8/2008 14:39

Com um volume destes e uma queda em dia de subidas o que se terá passado com a JM?
Deveremos esperar um toque nos 5,7?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 129
Registado: 18/12/2007 17:32

Re: JM

por JAS » 27/8/2008 18:03

Clinico Escreveu:Bom, vendi-as todas a 6,285 (sorte). Ainda não as recomprei. Hoje é dia de mais valias.
Se bem me lembro do JAS, já deve ter vendido os "excedentes" a 6,340 e recomprou a 6,210 :wink:
Ahhh meu Ilustre amigo e mestre...


Ontem parece-me que joguei mal... Tinha auma ordem "maluca" a 6,36 e anulei-a quando chegou aos 6,35.

Hoje tive que meter uns "excedentes" a bordo no fecho.

Um abraço,
JAS

-----------------
nunovc Escreveu:Só que em Agosto de 2008, a situação inverteu-se, e o Zloty já regista uma desvalorização acentuada de -3,6% só em 27 dias, tendo passado de 1 euro=3,2063 zloty em 31-07-2008, para 1 euro=3,3242 zloty ontem 26-08-2008.



Não é doença de perigo, hoje o zloty já vale mais...
1 Euro (EUR) = 3.30894 Polish Zloty (PLN)

Tuesday, January 1, 2008
1 Euro (EUR) = 3.58863 Polish Zloty (PLN)

Desde o início do ano a valorização é de 8,45% pelo que no 2º semestre de 2008 já se terá valorizado +1,75% (se as contas deles estavam certas relativamente aos +6,7% no 1º Semestre).

Isto significa que se mantem a valorização de +1%/mês.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

JM

por Clinico » 27/8/2008 17:56

Hoje foi mau dia, com mais valias a sério, com volume (até teve um volume maior que a Galp)apesar dos bons números que vêm do outro lado.

Vendi-as todas com lucro e não voltei a comprá-las. Duvido que amanha não suba.Vamos ver...
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por nunovc » 27/8/2008 13:02

Deixo aqui um comentário interessante que vi no site do Jornal de Negócios:

Mr Pontes: Jerónimo Martins: Zloty Polaco desvalorizou já 3,6% só em Agosto/08, invertendo tendência de valorização (+12% entre Junho/07 e Junho/08). Esta desvalorização tem impacto de 0,17 € na cotação, pelo efeito no cash. Downgrade da Jerónimo Martins de 6,00 € para 5,83 €----------------O zloty polaco, moeda em que se trasacciona a actividade da Polónia teve uma valorização de +13% entre Junho de 2007 e Junho de 2008 (e +6,7% no 1º semestre de 2008), em muito contribuindo para os bons Resultados da da Jerónimo Martins no 1º semestre de 2008. Pois, a Jerónimo Martins tem escrito nos seus Relatórios, que perspectivava uma contínua valorização do Zloty. Só que em Agosto de 2008, a situação inverteu-se, e o Zloty já regista uma desvalorização acentuada de -3,6% só em 27 dias, tendo passado de 1 euro=3,2063 zloty em 31-07-2008, para 1 euro=3,3242 zloty ontem 26-08-2008. Mas, como a tendência era de valorização, de cerca de ligeiramente mais de 1% ao mês, então há já um desvio de cerca de -4,6% relativamente à tendência (-3,6% em Agosto - 1% de quebra de tendência positiva). Ora isto tem um impacto que calculo (na optica cash) em -0,17 € na avaliação da Jerónimo Martins, pelo que baixo o target de 6,00 € para 5,83 €. Motivos para que o Zloty tenha invertido? Para mim são evidentes: a crise no Caucaso, primeiro com a guerra entre a vizinha Russia e a Georgia, tendo a Russia ontem complicado todo o desenvolvimento futuro, com o reconhecimento da independência de dois territórios separatistas, confrontando toda a opinião e esforços do ocidente. Isto quebra claramente as perspectivas de desenvolvimento na Polónia, que tem relações comerciais com a Europa Ocidental e de Leste, e assim o futuro fica mais preocupante, o que se traduz na desvalorização da moeda. Mal o BPI que ontem veio provocar a subida da cotação da Jerónimo Martins, com os dados do retalho em Julho/08, esquecendo que em Agosto o cenário já é muito mais restritivo nas perspectivas do crescimento polaco, face à tensão criada pela Russia, e que poderá ser prolongada, pois não será de esperar que a Russia dê o dito por não dito, e venha a anular o reconhecimento dos 2 territórios separatistas. E, recordo que a Jerónimo Martins tem 51% das vendas na Polónia, e perspectiva atingir os 71%.
 
Mensagens: 122
Registado: 16/5/2008 12:01
Localização: Moscovo/Alentejo

Suporte.

por joaocsp » 27/8/2008 9:50

Olá,

Estando esta accão em bullish (das poucas) :)
o "suporte" dela são agora a antiga resistencia, os 5,66. confere?

Ao entrar em maximos é de aguardar fortes correcões para perto do suporte a curto prazo?

Ou será sensato sair perto dos 6 euros?

Boas "trades"

PS: Estou a falar do cinto se seguranca mas nao o quero activar acredito que ela esta em "bullish" e vai continuar a sua escalada ate perto dos 7.5 euros
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 118
Registado: 29/11/2007 4:27
Localização: Lisboa

JM

por Clinico » 27/8/2008 9:47

Bom, vendi-as todas a 6,285 (sorte). Ainda não as recomprei. Hoje é dia de mais valias.
Se bem me lembro do JAS, já deve ter vendido os "excedentes" a 6,340 e recomprou a 6,210 :wink:
Ahhh meu Ilustre amigo e mestre...
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por MarcoAntonio » 26/8/2008 19:58

Um dos gráficos estava era trocado. Agora estão correctos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

JM

por Clinico » 26/8/2008 19:51

Ora grato pela "ajudinha, Caro Marco :wink:

Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por MarcoAntonio » 26/8/2008 16:55

Aqui fica o gráfico actualizado da JMT onde se confirma a manutenção da tendência com a realização de novos máximo após uma fase de correcção/consolidação.

Pessoalmente parece-me difícil avançar com um target forte neste papel mas ainda assim, consideraria os 7.5 euros como target de curto/médio-prazo.
Anexos
JMT-LP.png
JMT-LP.png (22.01 KiB) Visualizado 22992 vezes
JMT-CP.png
JMT-CP.png (21.18 KiB) Visualizado 22869 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 26/8/2008 19:57, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38250
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: JM

por JAS » 26/8/2008 12:42

Clinico Escreveu:Bem, a coisa vai andando, mais ainda com a recomendaçao da Lehman. Tenho estado quieto a deixar correr...
Para o dia de hoje, até é um alívio olhar para a JM...


O que vale é que todos os dias quando acordamos podemos dizer o mesmo: "Para o dia de hoje, até é um alívio olhar para a JM"...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Re: JM

por bolsa » 26/8/2008 12:32

Clinico Escreveu:Realmente, quem sabe e quem pode, joga na bolsa! Estava lá um "tampão" a 6,250, com cerca de 200mil acções na venda.
De repente, desaparece tudo e sobe para os 6,285!
Isto é que é campeonato da primeiríssima divisão! :mrgreen: e coincidente com a recomendação da Lehman... (quem diria? :mrgreen: )

Enfim, vamos vivendo e aprendendo...
Abraços
Clinico


Também ajudei a derrubar o muro, mesmo na hora, a galp hoje não dá para daytrading, stop colocado e como dizia um antigo prof. de economia "daqui até ao céu é tudo meu mas cuidado com o chão".

cump.s e B.N.
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Beira mar, Bing [Bot], Cem pt, Jonas74, PAULOJOAO, Phil2014, simvale e 404 visitantes