Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por whitebala » 1/8/2008 11:08

As perspectivas da Sonae Distribuição são muito negras do meu ponto de vista pelos seguintes motivos:

1) Baseados no segmento Hiper que tem clara tendencia (global) a desacelerar
2) Falta de objectividade na estratégia (pretendem copiar o Pingo Doce com sortidos reduzidos e só de marca própria) Mas será que que vai ao Continente procura o mesmo de quem vai ao Pingo Doce?
3) Unicamente baseada no mercado Portugues
4) Falta de escala. Em termos de relação qualidade/preço a Sonae está claramente abaixo de qualquer concorrente pois é um player minusculo à escala europeia comparado com os seus principais concorrentes (Lidl, Auchan, DIA/CArrefour).
5) Cultura arrigante e pretensiosa. São minusculos mas falam com lideres europeus pretendendo ser donos da verdade absoluta (quem conhece a SPGS sabe do que estou a falar)

A unica salvação: Subir os preços. é isto que a Sonae esta a fazer descaradamente nos ultimos meses baseando-se na sua posição quase monopolista nos HIPER resultante da compra do Carrefour.
Consequencia: Perca de quota de forma clara e consistente para toda a concorrencia.

Conclusão: Cada um tire a sua....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 435
Registado: 29/11/2007 14:26
Localização: Portugal

por artista_ » 1/8/2008 10:30

paulo9 Escreveu:que grande menina ela tem se portado lindamente e ainda sobe hoje com a noticia do aeroporto do porto.muito boa reacção.


Paulo9, portado lindamente como? Não vejas aquilo que queres ver, isso não te ajuda... sinceramente acho que deves decidir de uma vez se queres ter posições a longo prazo e manter o que quer que tenhas ou sair para um periodo de reflexão! Em qualquer um dos casos vai à praia, passear, ou outra coisa qualquer mas afasta-te dos mercados, nem que seja só dois dias ou três para provares a ti próprio que o consegues fazer... estas pequenas coisas podem ser mais importantes do que pensas!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por paulo9 » 1/8/2008 8:41

que grande menina ela tem se portado lindamente e ainda sobe hoje com a noticia do aeroporto do porto.muito boa reacção.
 
Mensagens: 135
Registado: 29/11/2007 11:36
Localização: benavente

por Lexis » 1/8/2008 8:39

Só para quem anda mais distraido e tem ainda dúvidas da clara têndencia descendente da Sonae SGPS:

Ontem saíram os resultados da Sonae Sierra...

Quanto à Sonae Distribuição já se escrevia no Jornal de Negócios, DEPOIS da divulgação dos resultados do 1º trimestre de 2008:

Ambiente de mercado e concorrência estão afectar os resultados da Sonae Distribuição

Os analistas receberam os resultados da Sonae Distribuição sem surpresas, com os números a ficarem em alguns casos abaixo do esperado.

O Espírito Santo Research (ESR) considera mesmo que o ambiente de mercado e a concorrência estão a começar a afectar os resultados.

O ESR considera os resultados da Sonae Distribuição "neutrais", mas alerta para que se a empresa não tivesse vendido activos no Brasil, as margens do negócio do retalho "poderiam ter sido mais baixas", o que significa que "o actual ambiente de mercado em conjunto com uma concorrência mais dura estão a começar a ter um impacto negativo nos resultados", de acordo com o analista Pedro Morais.

Já a JPMorgan considera que os números ontem apresentados ficaram em linha com o esperado. Os analistas desta casa de investimento revelam que por um lado a aquisição do Carrefour impulsionou as vendas, mas acabou por pressionar as margens da empresa e as despesas financeiras.

A equipa de "research" do BPI destaca a ausência de visibilidade da integração do Carrefour e acredita que "os resultados estão a ser consideravelmente influenciados por este efeito".

"Apesar de avaliarmos que o risco de execução aumentou depois deste conjunto de números, que deverão limitar-nos a ser tão agressivos nas nossas estimativas para 2008 (actualmente estimamos uma margem de EBITDA de 7,5% este ano)", a Sonae Distribuição "reiterou as orientações, o que nos dá algum conforto". Contudo, o BPI realça que a empresa deixa de ter margens para erros nos próximos trimestres.

08 Maio 2008

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=316885

.
 
Mensagens: 10
Registado: 11/3/2008 15:41

por fbarrancos » 1/8/2008 2:26

Silvilino Escreveu:
patacas Escreveu:Amanhã não vai ser um espectáculo bonito de se ver ...


Os mercados accionistas prevêm o futuro e por alguma razão a cotação actual da Sonae.sgps está onde está, estando já descontado na cotação.



Não se trata de prever futuro... simplesmente prevem o presente... Numa conjuntura como a que estamos... é logico que analistas e por ai... ja teriam feito as continhas... Mais ainda os proprios nessas contas....

COMO TAL! Penso que era porreiro deixar-mos de justificar as quedas ao q se passa nos 2 primeiros meses de resultados... se estamos no 3º (exemplo) ... a cotacao actual da accao joga com inumeros factos da actualidade... sem nunca esquecer que os resultados vêem 3 meses depois da mesma!!!

Exemplo:

se amanha iniciar uma grande guerra... é logico q no 3º trimestre isso se vai sentir... mas na cotacao irá se sentir no proprio dia!!! Na minha opiniao quem assim nao pensa... apenas quer inventar desculpas para o proprio insucesso!!!

Se fosse facil adivinhar o dia de amanha... estariamos todos ricos :wink:

A SON tem o seu valor (actual) ... nada nem niguem nos garante que daqui a 3 meses nao seja a "vaca gorda" deste PSI20 .... ou, que sabe o "Cão Rafeiro"... (descrição a dar pó marketing :lol: )

Como tal!!!

A ver vamos!!! COMO DIRIA O CEGO!!!
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

por artista_ » 1/8/2008 1:53

AC Investor Blog Escreveu:... O fundo das acções parece-me ainda não ser aqui, talvez lá mais para baixo, possivelmente entre os 0.35~0.40 valores que cotava 2003, numa conjuntura económica mais favorável que a actual.


O mais interessante dos mercados é que se passa do estado de euforia à depressão total num abrir e fechar de olhos, ainda há menos de um ano lembra-me de ver quem achasse que não demorava muito a ir aos 4 ou 5 euros, agora já há quem fale em 10 ou 20 cêntimos!!!!! :)

É por isso que eu gosto da AT! :wink:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por mpfreitas » 1/8/2008 1:31

Por favor

Soni (Sonae Ind) e Sonae sgps...

Sao empresas autónomas..e distintas

Vejam os Posts..

caso contrario é a confusao total..
 
Mensagens: 1094
Registado: 18/5/2007 22:03
Localização: 16

por MNFV » 31/7/2008 23:46

AC

podes justificar esta afirmação?

obrigado

[quote="AC Investor Blog] numa conjuntura económica mais favorável que a actual. [/quote]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por AC Investor Blog » 31/7/2008 21:43

Silvilino Escreveu:
patacas Escreveu:Amanhã não vai ser um espectáculo bonito de se ver ...


Os mercados accionistas prevêm o futuro e por alguma razão a cotação actual da Sonae.sgps está onde está, estando já descontado na cotação.


Descontado na cotação? Enquanto a Europa não der sinais claros de recuperação ou estabilização as Sonae's jamais se levantaram deste cenário, pois dependem muito do bom sentimento do cenário macro económico, daí a preocupação em curtar nos custos,signficando com isto, que o melhoramento dos resultados podera passar por este vertice e não por uma recuperação económica imediata. Contra factos não há argumentos e o cenário dos resultados não ajuda em nada, já para não falar no seu débito. Agora que é uma grande empresa lá isso é. O fundo das acções parece-me ainda não ser aqui, talvez lá mais para baixo, possivelmente entre os 0.35~0.40 valores que cotava 2003, numa conjuntura económica mais favorável que a actual. É a minha opiniãp fruto da experiência nada mais, e vale o que vale., agora descontado na acção isso não, pois os analistas até aguardavam por melhores resultados, mesmo sabendo que iam ser maus.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

por MatildeSerrano » 31/7/2008 21:26

patacas Escreveu:Amanhã não vai ser um espectáculo bonito de se ver ...


Os mercados accionistas prevêm o futuro e por alguma razão a cotação actual da Sonae.sgps está onde está, estando já descontado na cotação.
 
Mensagens: 980
Registado: 30/6/2008 20:42
Localização: 1

Sonae

por Clinico » 31/7/2008 21:22

Ou até mais baixo. Mas se assim fôr, na devida altura, compro! A conversa é sempre a mesma quando as acções estão a cair ais trambulhões. Depois passa a crise, entramos em bull e andamos todos "ai se eu as tivesse comprado a 0,40 e ficado com elas...."
Não me lembro quem, mas havia aí um guru da bolsa ultra-poly-hiper milionário que dizia no seu livro que só comprava quando ninguem dava nada pelas acções (ainda hei-de perguntar ao meu irmão que é gestor e sabe disto, quem é o dito cujo...)

Abraços
Clinco
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Lexis » 31/7/2008 21:00

Vou chamar a atenção para uma noticia do ano passado... mais concretamente de 15 de Novembro.

Passo a transcrever:

BPI compra 6,6 por cento da Sonae SGPS

A Sonae SGPS vendeu em bolsa cerca de 132,8 milhões de acções próprias, representativas de 6,64 por cento do seu capital social, ao BPI. A aquisição está avaliada em 274 milhões de euros.

Em comunicado, a Sonae revelou que o encaixe, de perto de 274 milhões de euros [ao preço unitário de 2,06 euros por acção], servirá para “reduzir o endividamento e, desta forma, reforçar a solidez financeira e financiar a estratégia de crescimento”. A empresa diz ainda que com a venda consegue “simplificar a sua estrutura de participações através da alienação de uma reserva de investimento”.

Após esta operação, a Sonae SGPS passou a deter, através de participadas, 193.183 acções próprias, correspondentes a 0,01 por cento do respectivo capital social”.

O BPI divulgou também um comunicado a dar conta da aquisição da participação. O comunicado adianta que, “com vista à cobertura do risco económico inerente às acções adquiridas”, foi celebrado, entre o BPI e a Sonae Investments “um contrato de ‘equity swap’, com liquidação meramente financeira, mediante o qual convencionou a repercussão periódica sobre esta última dos montantes correspondentes à valorização ou desvalorização da acções da Sonae SGPS, relativamente ao mencionado preço de 2.06 euros por acção, bem como dos emolumentos equivalentes aos valores recebidos pelo banco BPI, no quadro do exercício de direitos patrimoniais inerentes àquelas acções”.

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1310826

Sonae vende 132 milhões de acções ao BPI e encaixa 273 milhões
A Sonae SGPS vendeu ao BPI 132.856.072 acções próprias.

«As acções foram vendidas ao preço unitário de 2,06 euros por acção e geraram um encaixe de 273.683.508,32 euros», revela em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«Após esta operação a Sonae SGPS, SA passou a deter, através de participadas, 193.183 acções próprias, correspondentes a 0,01% do respectivo capital social», acrescenta.

Simplificar a sua estrutura de participações através da alienação de uma reserva de investimento e monetizar as acções próprias, «permitindo reduzir o seu nível de endividamento e, desta forma, reforçar a solidez financeira do seu balanço e financiar a estratégia de crescimento dos seus negócios e novas oportunidades de investimento», foram os objectivos desta operação.

Ao mesmo tempo, foi celebrado com o BPI um contrato de «equity swap» com liquidação meramente financeira («Cash settled Share Swap Transaction»), «mediante o qual convencionou a repercussão periódica sobre esta última dos montantes correspondentes à valorização ou desvalorização das acções da Sonae SGPS, relativamente ao mencionado preço de 2,06 euros por acção», revela ainda.

A Sonae esclarece, no entanto, que «esta transacção tem maturidade máxima de três anos e liquidação estritamente financeira, não existindo qualquer obrigação ou direito à compra do título subjacente por parte desta sociedade ou de qualquer sua participada»,

As acções da empresa fecharam inalteradas nos 2,07 euros e as do BPI caíram 0,18% para os 5,46 euros.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1728


Ora bem...

Depois dos resultados mto decepcionantes da Sonae Sierra, creio que a Sonae SGPS promete... mas só lá para 2010...e SE a crise social e financeira que varre a Europa e a América já tiver passado.

Até lá, vamos assistir à degradação do valor das acções da casa mãe e nem quero imaginar o impacto nas contas do negócio (ruinoso) que foi feito em 2007 com o BPI. A base, como se sabe, foi o valor das acçoes nos 2,06 euros... ora estamos hoje com as acçoes da Sonae a valerem 0,68... ou seja menos de 1/3 desse valor.

As compensaçoes financeiras da Sonae ao BPI são periódicas e pouco mais se sabe acerca disso, mas penso que nos resultados da Sonae SGPS deste trimestre essas compensações ao BPI passarão tudo menos despercebidas, pela negativa.

Mas, pior ainda será no segundo trimestre, já incluídas estas cotações actuais.

Quanto à Sonae Distribuição... penso que os resultados tb vão decepcionar, apesar de já mais ou menos esperados. Pois, o abrandamento do consumo interno, consequência do elevado endividamento e perda de poder de compra das famílias portuguesas, não podem gerar visiveis aumentos das vendas das Lojas Sonae (Modelo, Continente, SportZone, Modalfa).

No retalho, a Sonae devia ter feito como a JM e "não colocar todos os ovos no mesmo cesto"...
Agora é um bocado tarde para correr a abrir supermercados no leste da Europa.

Penso que poderemos voltar a ver, sem surpresas, as acçoes da sonae sgps, de novo, abaixo dos 0,50 €.

.
 
Mensagens: 10
Registado: 11/3/2008 15:41

Re: ....

por artista_ » 31/7/2008 19:13

AC Investor Blog Escreveu:
patacas Escreveu:Amanhã não vai ser um espectáculo bonito de se ver ...


Depois de analisar o conjunto de resultados, de facto isto não está nada fácil para o mundo dos negócios em que a Sonae está inserida, são quedas abruptas nos resultados. Não querendo prever o que amnhã possa deste cenário acontecer, um facto há a realçar : a pressão vendedora que nós assistimos nos últimos 3 dias foi brutal, com o mercado em contra-ciclo, era previsivel que algo muito estranho estava aí pra acontecer. :wink: Agora vê-se o que realmente estava por detrás dessa pressão. Maus resultados.


Por outro lado podem estar criadas as condições para se fazer um fundo...obviamente, seria incapaz de colocar um tostão nesta possibilidade, é apenas para se observar :wink:

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

....

por AC Investor Blog » 31/7/2008 18:55

patacas Escreveu:Amanhã não vai ser um espectáculo bonito de se ver ...


Depois de analisar o conjunto de resultados, de facto isto não está nada fácil para o mundo dos negócios em que a Sonae está inserida, são quedas abruptas nos resultados. Não querendo prever o que amnhã possa deste cenário acontecer, um facto há a realçar : a pressão vendedora que nós assistimos nos últimos 3 dias foi brutal, com o mercado em contra-ciclo, era previsivel que algo muito estranho estava aí pra acontecer. :wink: Agora vê-se o que realmente estava por detrás dessa pressão. Maus resultados.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4891
Registado: 8/12/2007 23:01
Localização: Vila Nova de Gaia

por vitorigus » 31/7/2008 18:54

Eu disse que influenciava, nao disse que era participada... :wink:
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por patacas » 31/7/2008 18:40

Amanhã não vai ser um espectáculo bonito de se ver ...
 
Mensagens: 611
Registado: 3/4/2008 11:50

por Nyk » 31/7/2008 18:15

Resultado líquido da Sonae Sierra cai mais de 99% no primeiro semestre
Nos primeiros seis meses do ano, a Sonae Sierra, filial da Sonae SGPS, registou um lucros de 1,3 milhões de euros, valor que representa uma queda superior a 99% face ao período homólogo.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt


Nos primeiros seis meses do ano, a Sonae Sierra, filial da Sonae SGPS, registou um lucros de 1,3 milhões de euros, valor que representa uma queda superior a 99% face ao período homólogo.

No primeiro semestre do ano passado, a filial tinha registado um lucro de 163,7 milhões de euros. Esta queda é explicada “pelos resultados indirectos que foram negativamente afectados pelo aumento das taxas de capitalização de mercado na Europa, nomeadamente na Península Ibérica”.

Os resultados directos da empresa caíram de 44 milhões de euros para 34,9 milhões de euros, devido ao agravamento dos custos financeiros líquidos, que cresceram 183% para os 44 milhões de euros.

No primeiro semestre do ano, a Sonae Sierra lançou o Sierra Portugal Fund, com um valor de capitais próprios de 300 milhões de euros, e que passou a deter oito dos centros comerciais em operação em Portugal, com um valor total de mercado de 425 milhões de euros.

A 30 de Junho passado, a empresa já tinha colocado 49,692% do capital do fundo junto de investidores institucionais.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por MNFV » 30/7/2008 23:05

Vitorigus,

como podes ver aqui http://www.sonae.pt/home.php?lang=pt&c=negocios&s=estruturadeparticipacoes
a SONI não é participada pela SONAE SGPS.

Os resultados são a 27 de Agosto.

vitorigus Escreveu:As cot da SONAECOM e SONAE INDUSTRIA influenciam a cotação

O grupo Sonae, é bastante afectado pelos ciclos económicos. Os dois últimos trimestres, são os melhores do desempenho das empresas de retalho.
Sobe conforme os negocios dos Centros Comerciais (Sonae Sierra) e Modelo_Continente mas tambem nas suas participadas: SNC

A SON é a holding para onde vão parar quase todos os lucros das outras Sonaes (cf JAS).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por vitorigus » 30/7/2008 22:18

As cot da SONAECOM e SONAE INDUSTRIA influenciam a cotação

O grupo Sonae, é bastante afectado pelos ciclos económicos. Os dois últimos trimestres, são os melhores do desempenho das empresas de retalho.
Sobe conforme os negocios dos Centros Comerciais (Sonae Sierra) e Modelo_Continente mas tambem nas suas participadas: SNC

A SON é a holding para onde vão parar quase todos os lucros das outras Sonaes (cf JAS).
 
Mensagens: 509
Registado: 9/8/2005 11:17
Localização: 17

por MNFV » 30/7/2008 19:53

Vi no site e a SGPS é: Distribuição, COM e Sierra.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por MNFV » 30/7/2008 16:43

Amanhã são os resultados da SONAE SGPS ou da Industria?

A SGPS tem participação na industria? eu tinha quase a certeza que sim, mas dizem-me que não..

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1184
Registado: 28/12/2007 17:02

por PIKAS » 30/7/2008 16:02

_JB_escreveu:
Entendo perfeitamente a sua argumentação. Todos nós já passamos por isso.


Relativamente ao meu post não está implicíta qualquer crítica mas tão só a exposição de uma lição que eu espero ter assimilado. Espero, digo eu, porque há um velho ditado popular que mais ou menos diz: " Quando se ama, somos burros uma, duas, três e mais vezes. ". Para mim a Son é um caso de amor: os meus melhores trades foram Son mas as maiores derrotas também foram Son. Espero, embora não garanta, não continuar a ser burro...
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1710
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

sonae sgps

por Clinico » 30/7/2008 15:42

Acabei por ficar sem nenhuma, as poucas últimas vendidas a 0,705.
Apesar de ter aprendido por aqui que não devemos andar á procura de razões para tudo, tenho que admitir que em relação ao panorama geral do Psi e States, o comportamento da sonae é atípico.

Fico MUITO feliz pelo Crómio que, pela participação que tem tido, merece ver o investimento compensado :wink: (não só por isso)
Quanto ao Silvilino, espero que consiga minimizar as perdas.

A grande dúvida é se esta queda pode antever maus resultados amanha...não se costuma dizer que o mercado prevê estas coisas???

Bem, agora estou totalmente liquido...
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por FHSMONTEIRO » 30/7/2008 15:39

__JB__ concordo com a tua perspectiva, relativamente ao dia de hoje, parece-me ter terminado os despejos da institucional, mas o fecho é que nos irá confirmar ou não essa situação...

Para curtissimo prazo,diria que vai continuar a descer, visto que hoje devia ser dia de ressalto devido ao fecho dos EUA, ñ o fez devido ao despejo da institucional, portanto se ñ aproveitou o dia de ressalto, os proximos tempos talvez sejam de queda até novo ressalto...

Importante é identificarmos a tendência e estar do lado certo da barricada...mas no longo prazo na minha opnião estes já são exclentes preços para entrar :wink:

Abraços
 
Mensagens: 721
Registado: 29/11/2007 2:47
Localização: Unknown

por __JB__ » 30/7/2008 15:29

Caro Pikas,

Entendo perfeitamente a sua argumentação. Todos nós já passamos por isso.
A minha intervenção foi apenas no sentido de tentar dissecar o tipo de dinâmica de trading que se está a assistir, tentando conjecturar o "modus operandi" do(s) vendedor(es). Como tal, não me atrevo a prognosticar o que quer que seja, nomeadamente quais os objectivos das vendas, nem sequer até onde elas podem ir...! É no entanto, um papel no qual estou interessado em construir uma posição longa e como tal aguardo a "melhor altura" para o fazer.


Cumprimentos
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "
 
Mensagens: 213
Registado: 15/3/2005 16:13
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AJMC1980, Bing [Bot], Google [Bot], Minsk, PAULOJOAO e 87 visitantes