Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Indústria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por majomo » 9/7/2008 19:35

Jiboia Cega Escreveu:
majomo Escreveu:Ou seja, na bolsa há que ter paciência, quando não se tem, perde-se mais do que se ganha!


majomo, será mesmo?

Nunca te aconteceu teres uma acção num determinado momento e desejares nunca a teres tido? Há muito tempo que não me acontece e cada vez mais me instruo nesse sentido mas já passei por isso e senti na pele o que é desejar tanto não ter uma acção em determinado momento. :wink:

Abraço
Jiboia


Se percebi bem o teu raciocínio, a "acção" que falas refere-se à acção como acto de agir e não à acção da bolsa...? :?:

E não percebi se eras adepto das compras por paciência/ponderação ou daquelas em que vemos tudo a subir/descer e reagimos logo sem pensar muito?

Da minha experiência, tendo a primeira atitude, tenho ganho mais do que tendo a segunda atitude...

Cumps. :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Jiboia Cega » 9/7/2008 19:27

majomo Escreveu:Ou seja, na bolsa há que ter paciência, quando não se tem, perde-se mais do que se ganha!


majomo, será mesmo?

Nunca te aconteceu teres uma acção num determinado momento e desejares nunca a teres tido? Há muito tempo que não me acontece e cada vez mais me instruo nesse sentido mas já passei por isso e senti na pele o que é desejar tanto não ter uma acção em determinado momento. :wink:

Abraço
Jiboia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por majomo » 9/7/2008 19:11

pedromrsl Escreveu:Viva

artista Escreveu:(...)já lá vai o tempo em que em dias como hoje ficava triste porque me parecia que tinha perdido uma excelente oportunidade, como se os mercados fechassem amanhã, ou como se tivesse perdido uma oportunidade que jamais teria :wink:

um abraço

artista


...eu hoje falhei a entrada na ALTRI por 5 cents. - quis respeitar a regra de colocar um preço não avançando "ao melhor". Perdi uma excelente opurtunidade de fazer uma boa maquia. Sendo certo que os mercados não terminam amanhã, certo é que cada momento no mercado é unico. Unico é unico. Este já passou...

Mas o que mais me chateia foi não ter tido um plano B..., ou C, ou D... e ter ficado para ali a olhar para o ecran como um burro para um palacio :twisted:
Foi mais uma lição. Espero ter aprendido..., de vez!

Ahhh..., desculpem o desabafo..., este é o topico da sempre muy desejada SONI. É de ficar de olho nela..., tem a ema14 nos 2.64 e o MACD a dar sinal de compra. No entanto, como não se cansam de dizer alguns analistas, será a conjuntura externa a marcar o ritmo dos papeis cá da terra nos proximos tempos.

BN


Uma coisa que aprendi foi que quando se quer entrar numa acção e esta está numa tendência de subida na sessão, devemos entrar, nem que seja ao melhor...

No teu caso, 5 cents. na altri estamos a falar de +-2% o que é significativo... portanto, não me parece que tinhas intenção firme de entrar.

Relativamente ao "... ficar a olhar para o palácio", já me aconteceu várias vezes...
então , nos meus primeiros negócios na bolsa, é que me metia mais desilusão, era como se tivesse perdido o último comboio.:lol:

Mas, também já me aconteceu o contrário, não ter conseguido entrar e a acção depois de uma subida, vir por aí abaixo, terminando bem abaixo do valor que me propunha entrar... e ficar com a sensação de alivio.

Ou seja, na bolsa há que ter paciência, quando não se tem, perde-se mais do que se ganha!

Cumps. :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por artista_ » 9/7/2008 19:06

majomo Escreveu:Para além da sonae, que outras estiveste tentado a entrar(se puder saber... :roll: )?
Na soni?


Nestes casos só entro em títulos que estejam próximos dos mínimos ou onde consiga colocar um stop lógico perto (nestes casos normalmente são os mínimos)... não me lembra de todos, mas o BPI e o Banif também pensei em entrar...

No caso da Soni pensei que seria bom ter entrado de manhã, quando veio cá abaixo, perto dos mínimos deste movimento de queda, mas estive ocupado até ao final da manhã e depois andou por volta dos 2.37/40, colocando um stop nos 2.27 estaria a correr riscos demasiado elevados num mercado tão bear, colocando um stop mais acima aumentariam as probabilidades de este ser accionado numa correcção intraday, corria o risco de vender e o título subir a seguir...

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por pedromrsll » 9/7/2008 18:51

Viva

artista Escreveu:(...)já lá vai o tempo em que em dias como hoje ficava triste porque me parecia que tinha perdido uma excelente oportunidade, como se os mercados fechassem amanhã, ou como se tivesse perdido uma oportunidade que jamais teria :wink:

um abraço

artista


...eu hoje falhei a entrada na ALTRI por 5 cents. - quis respeitar a regra de colocar um preço não avançando "ao melhor". Perdi uma excelente opurtunidade de fazer uma boa maquia. Sendo certo que os mercados não terminam amanhã, certo é que cada momento no mercado é unico. Unico é unico. Este já passou...

Mas o que mais me chateia foi não ter tido um plano B..., ou C, ou D... e ter ficado para ali a olhar para o ecran como um burro para um palacio :twisted:
Foi mais uma lição. Espero ter aprendido..., de vez!

Ahhh..., desculpem o desabafo..., este é o topico da sempre muy desejada SONI. É de ficar de olho nela..., tem a ema14 nos 2.64 e o MACD a dar sinal de compra. No entanto, como não se cansam de dizer alguns analistas, será a conjuntura externa a marcar o ritmo dos papeis cá da terra nos proximos tempos.

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

por majomo » 9/7/2008 18:44

artista Escreveu:Olá majomo, não estou não, ontem estive para entrar em várias e cheguei a colocar uma ordem para a sonae a 0,63 mas não a confirmei... estou a olhar para ver o que isto dá, talvez ainda consiga entrar em alguma coisa, mas só o farei em situações específicas para as quais sou capaz de ter perdido o timing certo...

Com os mercados assim também não tenho grande vontade de entrar, já lá vai o tempo em que em dias como hoje ficava triste porque me parecia que tinha perdido uma excelente oportunidade, como se os mercados fechassem amanhã, ou como se tivesse perdido uma oportunidade que jamais teria :wink:

um abraço

artista


É isso, como o mercado está, oportunidades não faltam...
mas, negociar em acções no curto prazo, de um dia para o outro, é muito complicado pois ora abrem com gap down ou gap up...

Daí que aquilo que tenho feito são alguns negócios de 1/2 dias...

Sempre atento à quebra da baliza do mínimo da semana passada que o Ulisses falou.

Para além da sonae, que outras estiveste tentado a entrar(se puder saber... :roll: )?
Na soni?

Cumps. :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por artista_ » 9/7/2008 18:27

Olá majomo, não estou não, ontem estive para entrar em várias e cheguei a colocar uma ordem para a sonae a 0,63 mas não a confirmei... estou a olhar para ver o que isto dá, talvez ainda consiga entrar em alguma coisa, mas só o farei em situações específicas para as quais sou capaz de ter perdido o timing certo...

Com os mercados assim também não tenho grande vontade de entrar, já lá vai o tempo em que em dias como hoje ficava triste porque me parecia que tinha perdido uma excelente oportunidade, como se os mercados fechassem amanhã, ou como se tivesse perdido uma oportunidade que jamais teria :wink:

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por majomo » 9/7/2008 17:58

artista Escreveu:
Nyk Escreveu:Fechou a 2,54€, máximo do dia, será desta que ela avança em sentido ascendente definitivamente?


A resposta que alguém te der terá o mesmo valor daquilo que tu pensas que vai acontecer, neste momento é difícil saber se fez um fundo de médio longo prazo ou não, a tendência mantém-se de baixa e, nesta perspectiva, as probabilidades são maiores do lado do "não"!

um abraço

artista



Olá artista,
estás a aproveitar este ressalto em alguma acção ou conseguiste resistir? :)

Eu tenho-o feito aos poucos, apesar de a soni ser uma das minhas acções favoritas, não me meti nela...

Mas, como dizes a tendência de queda mantém-se...

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por artista_ » 9/7/2008 17:53

Nyk Escreveu:Fechou a 2,54€, máximo do dia, será desta que ela avança em sentido ascendente definitivamente?


A resposta que alguém te der terá o mesmo valor daquilo que tu pensas que vai acontecer, neste momento é difícil saber se fez um fundo de médio longo prazo ou não, a tendência mantém-se de baixa e, nesta perspectiva, as probabilidades são maiores do lado do "não"!

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Nyk » 9/7/2008 17:19

Fechou a 2,54€, máximo do dia, será desta que ela avança em sentido ascendente definitivamente?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por silva_39 » 9/7/2008 17:10

Caro mjaguiar,

Esse raciocinio não faz sentido. O que de facto interessa para a evolução de uma acção são as prespectivas futuras e não as passadas. É quase certo que os lucros da SOI vai cair bastante este ano relativamente ao ano passado, logo este ano pode até nem dar dividendos que na minha opinião será o mais certo.
O que não quer dizer que não seja uma acção interessante para o medio prazo.
A paciência é a chave do negocio
 
Mensagens: 1240
Registado: 5/11/2002 13:18
Localização: Aveiro

Re: ..mais um "maluco"

por artista_ » 9/7/2008 16:47

mjaguiar Escreveu:Mas hj conclui uma analise muito basica e não resisti entrar a entrar nesta acção.
Então e assim:se dividir 90% dos ultimos dividendos da acção (de 0,28€ e tambem os unicos nos ultimos anos) pela cotação a que comprei hj, 2,5€, isso da um rendimento de 11,62%!!!!


E quem te garante que esse dividendo se vai manter nos próximos anos?! se os lucros da empresa cairem bastante os dividendos também cairão... se a empresa não tiver resultados positivos não distribuirá sequer dividendos!

Eu não faço a minima ideia de como evoluirão os resultados da Soni, estou apenas a alertar para um facto generico, é um erro pensar assim sem fazer uma analise fundamental profunda, sem avaliar os riscos de os resultados cairem no futuro...

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

..mais um "maluco"

por mjaguiar » 9/7/2008 16:02

Bom, ja a algum tempo que tenho andado afastado deste forum (e tb da propria bolsa).
Como e da "praxe" se não aolhamos para o nosso quintal a "horta" não cresce! e eu tenho andado mt distraido por isso levei na cabeça (Sonae/BCP/TD...)

Mas hj conclui uma analise muito basica e não resisti entrar a entrar nesta acção.
Então e assim:se dividir 90% dos ultimos dividendos da acção (de 0,28€ e tambem os unicos nos ultimos anos) pela cotação a que comprei hj, 2,5€, isso da um rendimento de 11,62%!!!!

bem não conheço muitas aplicações financeiras com esta prespactiva!!!

dai ter entrado com uma posição de longo prazo (e eventualmente irei reforçar)

cumprimentos a tds
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 114
Registado: 16/8/2006 22:59
Localização: Porto

por artista_ » 9/7/2008 14:51

Tal como o mercado em geral a Soni está a corrigir em alta as fortes quedas que teve... não sabemos se já fez um fundo de médio longo prazo mas a tendência dominante permanece de queda!

Ontem estive perto de entrar, olhei para algumas cheguei a introduzir uma ordem para a Sonae mas não a confirmei. De qualquer forma, neste momento, seria sempre uma aposta para aproveitar um possível ressalto... não sabemos até onde irá, se é o princípio de uma inversão de tendência, se faremos novos mínimos?!

Bons negócios

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: R43

por luislobs. » 9/7/2008 13:33

luislobs. Escreveu:Tenho tido pouco tempo para estas lides, quando esta semana vi o preço da Soi até pensei q estivesse falida :lol:

Hoje perco um tempinho e parece-me pronta para um ressalto valente.

O limiar do Bear nos states podem dar alguma luta..

.



Torna-se agora claro saber se até onde pode ir o ressalto..alias pode bem ter sido o fundo...

Numa perspectiva de longo prazo é unanime que a Soi é a melhor aposta num breve horizonte.

Concluindo, a minha aposta de longo prazo na Snc vai por certo mudar para a Soi..claro q pode bem ser uns anitos.. :mrgreen: :mrgreen:
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por sherek_JNEG » 9/7/2008 12:36

queria reforçar perante estes factos mas isto não funciona com racionalidade e confesso que estou com medo das contas...

Deste mal tem muita gente a queixar-se ,eu tambem, pois se a estes valores esta apetecivel ,está esta e estão muitas mais tais como tdu,sc,bcp,altri,etc,mas tambem é verdade que até aos 0,01€ pode descer ,e quem é que gosta de perder,ninguem ,nem a feijões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 523
Registado: 29/11/2007 13:19
Localização: Sobreda

suporte

por aceofspades » 9/7/2008 11:57

no ultimo bear market 2001 - 2003 ela desceu tb uma brutalidade, e depois formou base durante alguns meses entre os 2.25 - 2.50 por ai...depois foi sempre a subir...até aos 11 eur (claro que passaram 3 anos).
se isto tem alguma logica e racionalidade, que isso é que eu duvido eu acredito que ela atingiu ao aproximar-se dos 2.25 o seu fundo, a minha duvida e se nesta fase vai andar aqui uns meses até a conjuntura global e o proporio mercado da soi comerçar a melhorar neste 2.25 - 2.50 ou se vai começar já a reagir e a corrigir. por mais analises que se façam e sejam quais forem os parametros esta a a acção mais barata do psi 20.
esta abaixo do book value - 3.75, esta a mais de 50% abaixo do valor nominal - 5 eur, esta aos niveis de quando o psi no ultimo pico de bear market esteve nos 5.500...
queria reforçar perante estes factos mas isto não funciona com racionalidade e confesso que estou com medo das contas...
 
Mensagens: 6
Registado: 4/7/2008 12:14
Localização: 16

Resalto.. ou não

por xtech » 9/7/2008 11:12

Nos últimos dias recentes a SONI tem-se aguentado, quando a bolsa teve perdas ligeiras. Hoje está a subir acima d média (vamos lá ver se aguenta...).

Como já disseram atrás este preço é um suporte... basta saber se terá força suficiente para subir!

Alguem mais entendido que eu se pronuncie!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 220
Registado: 29/11/2007 14:30
Localização: Sendim City - Capital do Planalto Mirandês

Re: Inversão ou resalto?

por Resina » 9/7/2008 11:01

JM72 Escreveu:Bom Dia !

O que se está a passar com a sonae hoje...será que vai ter força para fechar acima dos 2.50€ :?:

Uma pergunta aos mais entendidos....



Um abraço

JM72 é preciso fazer um desenho!?
O que achas que se esta a passar com a Sonae hoje!? Se há uma recuperação a nível geral, essa pergunta era mais correcta se estivesse a ocorrer uma queda, mas uma vez que sobe tal e qual como todas as cotadas do psi20, acho que não é preciso entender muito para perceber o que se está a passar...
Sem ofensa...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Inversão ou resalto?

por JM72 » 9/7/2008 10:45

Bom Dia !

O que se está a passar com a sonae hoje...será que vai ter força para fechar acima dos 2.50€ :?:

Uma pergunta aos mais entendidos....



Um abraço
 
Mensagens: 220
Registado: 30/11/2007 21:12
Localização: Figueira da Foz

Entrar?

por rufa » 7/7/2008 18:15

:?: :idea:
Anexos
SONAE IND.SGPS.png
SONAE IND.SGPS.png (17.38 KiB) Visualizado 8442 vezes
SONAE IND.SGPS.png
SONAE IND.SGPS.png (22.01 KiB) Visualizado 8432 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1386
Registado: 29/11/2007 12:52

base...

por aceofspades » 4/7/2008 13:11

compreendo ulisses, mas tb é possivel analisar por outro prisma creio, ou seja esta acção dada a menor liquidez que outras do psi, e em consequnecia tb pela maior volatibilidade, pode ter sido uma das que eventualmente chegou primeiro a essa possível base que se possa começar a formar.
nas descidas e no bear market não ha minimos e a tendencia concordo é de forma generalizada até ver de mais um mesitos pelos menos a descer, mas neste caso poderemos estar já a assistir ao incio de formação de base, e tb neste caso poderemos ter uma excepção...uma cópia do passado.
é raro na historia das acções do grupo sonae nos ultimos anos pelo menos um dos seus titulos estar 50% abaixo do VN.
 
Mensagens: 6
Registado: 4/7/2008 12:14
Localização: 16

por Vencer na Bolsa » 4/7/2008 13:03

jassc Escreveu:Sem perceber nada de AT...

O gráfico apenas diz que ela de 50cent em 50cent dá uma tentativa de ressalto... mas depois cai sempre mais 50cent ....

Ou o ressalto (mini ressalto) é maior ou,

é apenas mais uma tentativa de estabilização antes de mergulhar mais 50 cent...

Que tal esta AT de merceeiro...
:lol:


Bem visto, nem me tinha apercebido.
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 742
Registado: 2/12/2007 20:01

por Ulisses Pereira » 4/7/2008 13:02

aceofspades, há diferentes tipodes de fundo. Aquele fundo com uma base grande formada é um deles e ocorreu, nessa altura, na esmagadora maioria das acções do PSI. Mas repara que levou um ano a ser construido...

Claro que um dia as acções da nossa praça terminarão o Bear Market e iniciarão um novo Bull Market, mas por enquanto ainda não há sinais disso.


jassc, isso não é AT de merceeiro. Quase intuitivamente descobriste um padrão que tem sido fiável. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: base...

por Vencer na Bolsa » 4/7/2008 13:00

aceofspades Escreveu:...
estamos a menos de 50% do valor nominal de 5 eur e tb bem abaixo do book value...

Não percebi essa dos 50%, pode explicar?
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 742
Registado: 2/12/2007 20:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado: