Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SMALL2007 » 18/3/2008 22:33

e ele anda activo. ele ou eles, sei lá.

Eu vi o mesmo hoje na SAG, embora só com 40.000 de compra ao melhor no pré-fecho (por acaso até é mais ou menos o mesmo dinheiro que na INAPA, estou eu a ver agora!). Acho que acabou por levar com elas, mas o preço de equilibrio começou nos 2.34!!!! e só baixou no fim! eu meti logo umas à venda acima de 2.30, não fosse alguém por acaso algúem não alimentar aquela compra ao melhor.

Isto anda de doidos.

nota: Só tenho SAG e FINIBANCO, para o médio prazo. Claro que subidas de 20% numdia...saltam logo fora porque ainda não estamos no Natal. Mas a INAPA a 0,77 começa a interessar. Vamos ver se isto acalma.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por Titleist » 18/3/2008 20:45

Gráfico actualizado dia 18/03/2008 - para além da MM200 e da MM30, é visualizada tb a MM77 (nº dias decorridos após operação de aumento de capital - 23/11/2007)

MM200 - 1,5349
MM77 - 0,8832
MM30 - 0,8847
Volume15 - 981K

Penso que puderá existir um suporte nos 0,77 e em caso de queda nos 0,70.
Anexos
Inapa77.PNG
Inapa77.PNG (22.6 KiB) Visualizado 8917 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por V. » 18/3/2008 18:24

Meus caros,

Eu não acredito em teorias da manipulação e parece claro que ninguém, nem mesmos grandes investidores, conseguem manipular o mercado o tempo suficiente para terem razão.

Mas isto não significa que muitos não o tentem fazer. A manipulação do mercado dá-se, não só criando um order flow artificial e uma alteração artificial do equilibro entre a oferta e a procura, mas criando situações que alterem a percepção dos investidores relativamente ao preço ou gerando informações falsas que alterem o juízo do investidor sobre o valor mobiliário em causa.

No início de Janeiro, a Inapa foi objecto deste tipo de manipulação, sendo que dia 11 de Janeiro várias pessoas reuniram provas sobre essa manipulação.

Hoje, mais uma vez, tentaram manipular a Inapa criando a ideia artificial de compra no momento de leilão de ofertas de fecho de mercado. Novas provas foram reunidas sobre a manipulação em causa.

A manipulação descrita consiste em colocar ordens de compra ou venda que alterem o equilíbrio da oferta e a procura ou induzam os investidores em erro quanto as quantidades oferecidas. Ordens essas que são retiradas um segundo antes de poder ser executada.
Em Janeiro essas ordens rondavam 1 milhão de acções, colocadas no início do leilão e retiradas um segundo antes do fim. O facto de existir uma compra de 1 milhão de acções, não só cria a ideia que há interesse comprador em 1 milhão de acções e portanto de que o título, para satisfazer aquela procura, pode subir fazendo com que alguns investidores retirem as suas ordens de venda a valores mais baixos para os colocar a valores mais altos, como faz com que alguns investidores posicionem novas ordens que nesse montante ficariam satisfeitas.
Hoje, fizeram o mesmo, embora apenas com 150.000 acções. A intenção foi claramente a de alterar a percepção, caso contrário a ordem nunca teria sido anulada, isto porque durante o leilão nada se alterou, ou seja, desde que o alegado comprador carregou a ordem até ao fecho todas as ordens se mantiveram iguais, sendo que a compra de 150.000 acções teria sido satisfeita ao preço pretendido (0.81€) caso fosse real intenção executa-la.

É claro que este alegado manipulador nem sequer sabe fazer as coisas, é um mero amador armado em manipulador. Isto porque quando se quer manipular efectivamente, usa exactamente o efeito contrário de forma a gerar ordens reais a entrar no mercado e não apenas “fingir” que há um comprador interessado em 150.000 acções da Inapa.

Se alguém quer fazer a Inapa subir num fecho com uso destas técnicas, tem que colocar é uma ordem de venda ao melhor com um valor completamente descomunal para que o preço desequilibre perto de 20%. Isto porque vai haver investidores que ao verem essa queda, vão carregar ordens ao melhor de forma a garantirem que apanham esse desconto a frente dos outros. Quando no final (ultimo segundo) o “manipulador” retira a ordem de venda, as ordens ao melhor entram para o melhor vendedor (sem que de tempo de serem anuladas) fazendo com que o preço suba. O que este tipo tentou fazer, foi completamente absurdo e não deixa de ser ilegal.

Posso-vos dizer que conheço uma pessoa que usava este tipo de expediente (fora do mercado português) e que um dia foi apanhado, não o deixando retirar a ordem teve de ficar com as acções todas assumindo um elevado prejuízo. Só nessa altura é que a pessoa realizou que o tipo de movimento que fazia consistia em manipulação, grave e prejudicial à confiança no mercado. Felizmente deixou de usar esse expediente, que, se virmos no longo prazo é completamente inócuo, mas no curtíssimo prazo, pode gerar prejuízos a outros investidores inocentes (sem que gere lucros para o manipulador).

Isto serve apenas para vos alertar e não deixa de mostrar que há algum “amador” cheio de Inapa a tentar fazer com que suba… Isso deixa-me preocupado.
Eu contínuo acreditar no potencial da Inapa (embora não tenha nenhuma – mas a minha família e amigos têm algumas largas centenas de milhar) e acho que não é com este tipo de manipulação que a acção possa subir, pelo contrário, qualquer manipulação cria desconfiança e afasta os investidores sérios e este tipo, em especial, só mostra que alguém entalado pode de repente tornar-se num vendedor forçado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

por Ulisses Pereira » 18/3/2008 15:24

Bestbraga, o que não fazia sentido era a acção abrir ao mesmo preço de ontem, quando durante esse período temporal tanta coisa se alterou nos mercados mundiais...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por BestBraga » 18/3/2008 15:20

Ulisses Pereira Escreveu:
Outra questão interessante e intrigante,é como a ação fecha a 0.77 e abre a 0.80 e como Inapa outras mais....para Refletir...e nao me venham com historinhas de correctores...


Bestbraga, mas qual é o problema disso?

Estranho era se tal não acontecesse. A Bolsa portuguesa fechou ontem às 16h30min, numa altura em que a Bolsa americana estava a cair muito forte. Os mercados norte-americanos conseguiram recuperar e fechar com alguns índices positivos, numa fantástica recuperação. É mais do que natural que as acções portuguesas abram logo a valorizar-se, reflectindo essa reviravolta americana.

Não entendo a desconfiança nem sei qual é a historinha de corretor.

Um abraço,
Ulisses


VIva como vai Ulisses....
Muito prezo o seu estatuto e o seu "Know out"
Jamais é minha intençao criar ou denegrir quem quer que seja.Sem duvida que é natural as acçoes abrirem a valorizar uma vez que é essa a tendencia do mercado,até ai todos nós entendemos,agora mesmo antes do mercado abrir ela ter esse desfazamento,nao entendo tão bem...e como ela outras mais...
Relativamente á historinha do corrector,nao é para ninguem em especial ,é para os profissionais da correctagem que sabem muito bem como manipular um papel...nada mais Ulisses
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:22
Localização: Braga

por Ulisses Pereira » 18/3/2008 14:56

JM, não serias possível reescreveres o teu post? Está incompreensível.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por jm4330 » 18/3/2008 14:51

Boas tarde

Estes movimentos não são de estranhar.
Volto a lembrar o seguinte; Porquê lançau ma OPA, neste momento, quando há uma força de venda, neste caso do BCP. O que é neces~sário é acumular e aproveitar estes movimentos, de foema numa eventual OPA, que possa acontecer, minimizar o Preço desta.
 
Mensagens: 183
Registado: 31/12/2007 18:58
Localização: Braga

por Ulisses Pereira » 18/3/2008 13:31

Outra questão interessante e intrigante,é como a ação fecha a 0.77 e abre a 0.80 e como Inapa outras mais....para Refletir...e nao me venham com historinhas de correctores...


Bestbraga, mas qual é o problema disso?

Estranho era se tal não acontecesse. A Bolsa portuguesa fechou ontem às 16h30min, numa altura em que a Bolsa americana estava a cair muito forte. Os mercados norte-americanos conseguiram recuperar e fechar com alguns índices positivos, numa fantástica recuperação. É mais do que natural que as acções portuguesas abram logo a valorizar-se, reflectindo essa reviravolta americana.

Não entendo a desconfiança nem sei qual é a historinha de corretor.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por BestBraga » 18/3/2008 11:52

Vivam,bom dia...
Quer-me parecer,que a Inapa irá exprimentar uma resistencia na casa dos 0.82 e um suporte que poderá ir até aos 0.78 até surgirem novidades.Aí sim é preciso estar de olho nela que irá ser uma surpresa.
Obviamente e após ter andado umas semanas na casa dos 0.94 antes de sairem os resultados,ela jamais poderia continuar com aquele comportamento.Ou subiria e passaria a casa do 1€ e seria a subida inflacionista vertiginosa e talvez alguns Players que estão dentro nao queiram,ou teria o comportamento que está a ter,corrige mesmo contra bons resultados apresentados,deita "borda fora"força especulativa de uns tantos que estão dentro para ganhar umas patacas com receio de perdas e obviamente,verifica-se reforço de alguns Players para iniciar nova subida alicerçada a curto/medio prazo.Agora essa subida ,estou crente que só se fará á custa de alguma noticia que sairá para breve...
Outra questão interessante e intrigante,é como a ação fecha a 0.77 e abre a 0.80 e como Inapa outras mais....para Refletir...e nao me venham com historinhas de correctores...


sherek_JNEG Escreveu:Bom dia
Hoje a inapa abriu muito bem mas parece-me que esta a perder a força ou será imprerssão minha?
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:22
Localização: Braga

por sherek_JNEG » 18/3/2008 9:52

Bom dia
Hoje a inapa abriu muito bem mas parece-me que esta a perder a força ou será imprerssão minha?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 523
Registado: 29/11/2007 13:19
Localização: Sobreda

por Jiboia Cega » 18/3/2008 2:28

Titleist,

Se pudesses guardar as imagens em formato .jpg ou .png as mesmas ficavam com melhor qualidade, menos pesadas e abriam mais rapidamente quando consultado o post, facilitando a vida a todos.

Obrigado.

Abraço
Jibóia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por Titleist » 18/3/2008 0:35

Para que volte para a 1ª página

Gráfico actualizado dia 17/03/2008 - para além da MM200 e da MM30, é visualizada tb a MM76 (nº dias decorridos após operação de aumento de capital - 23/11/2007)

MM200 - 1,5416
MM76 - 0,8843
MM30 - 0,8823
Volume15 - 1.106K

Penso que puderá existir um suporte nos 0,70
Anexos
Inapa76.bmp
Inapa76.bmp (955.12 KiB) Visualizado 8564 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por sherek_JNEG » 17/3/2008 10:42

Bom dia a todos
Agora que esta nossa menina quebrou o suporte dos 0,89 alguem sabe me dizer onde estará o novo suporte ou irá fazer de novo minimos 0,56€.
Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 523
Registado: 29/11/2007 13:19
Localização: Sobreda

por Titleist » 16/3/2008 21:53

Para que não caia para a 2ª página :wink:

Gráfico actualizado dia 14/03/2008 - para além da MM200 e da MM30, é visualizada tb a MM75 (nº dias decorridos após operação de aumento de capital - 23/11/2007)

MM200 - 1,5485
MM75 - 0,8859
MM30 - 0,8820
Volume30 - 1.949K
Anexos
Inapa75.bmp
Inapa75.bmp (955.12 KiB) Visualizado 9002 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por V. » 15/3/2008 14:16

Em resposta ao post anterior:

A nossa performance na bolsa é fruto de boas e más decisões.

Pelo que na bolsa, eu só conheço duas maneiras de tomar uma decisão acertada e outras duas para tomar uma decisão errada e resumem-se todas à gestão de risco. Aliás, toda a minha vida defendi que a gestão de risco é um elemento crítico, talvez o mais importante, no trading; muitas vezes mais importante que uma boa analise (seja baseada em aspectos económico-financeiros ou estatísticos).

Porque é provavelmente o mais importante?

É mais importante porque o risco é o único aspecto que podemos controlar. Na bolsa nós só podemos controlar o momento de comprar e o de vender, seja a perder ou a ganhar, porque o preço nós não controlamos.

Logo, independentemente de qualquer análise e das minhas FORTES convicções pessoais, o risco é o meu setup de entrada e saída de um trade, seja ele muito bom ou mau.

Eu uso a análise fundamental para escolher empresas e analise técnica como indicador do melhor momento de entrada, o que não quer dizer que o faça por esta ordem. Já que posso entrar numa empresa apenas pelo bom momento técnico e só depois analisar fundamental para ver se vou apenas especular com base nesse momento técnico ou manter-me no trade por mais tempo. Outras vezes a empresa tem fundamentais muito interessantes do ponto de vista de risco/recompensa que mesmo com um mau momento técnico eu negocio e utilizo apenas a AT para reduzir ou aumentar posições (ou seja, para me indicar problemas ou caminhos). Mas o que eu dou mais valor são alguns sistemas de controlo de risco que fui aperfeiçoando ao longo dos tempo. Um deles, estanque, na medida em que não permite estar sempre a alterar os pressupostos do mesmo , mas dinâmico na medida em que se adapta ao perfil do trader e, principalmente, aos resultados que vão sendo obtidos, é a minha parte mais automática que me limita as perdas e aumenta os ganhos. Outro, um modelo muito simples, é o que me permite avaliar as diferentes decisões e escolher a que me cause menos prejuízo.
No caso da Inapa, neste momento, este último modelo foi a razão da minha redução no papel.
Este último modelo traduz simplesmente o que escrevi acima “prefiro estar fora a desejar estar dentro, do que estar dentro a desejar estar fora” e que passo a explicar com uma pequena analogia.

Vamos imaginar que eu estou na margem de um rio de correntes fortes e violentas que conduzem a uma catarata fatal para quem ai cair. No outro lado do rio eu tenho um pote de ouro que é meu se eu o apanhar. Para atravessar o rio existe uma pequena ponte de corda de segurança muito duvidosa. A minha decisão tem de ser se atravesso o rio para apanhar o pote ou não. Uma das duas será a decisão acertada.
Se eu decidir atravessar o rio, sem duvida que vai ficar provado se a decisão de atravessar foi correcta ou não. Será correcta se eu chegar a outra margem e incorrecta se eu cair no rio e morrer.
Por outro lado, se eu não atravessar, isso será correcto se a ponte não for efectivamente segura e não servir para atravessar e incorrecto se a ponte, apesar de ser de corda, ser robusta e aguentar perfeitamente comigo.

Importa, analisar o risco da decisão incorrecta, pelo que somos levados ao seguinte esquema:

Aceite-se que a hipotese nula (H0) é a ponta é insegura.

1- Se eu decidir atravessar e essa decisão for incorrecta, eu cometo um erro fatal de acção (que é conhecido na econométrica como um erro tipo I). Quer isto dizer que rejeito H0.
2- Se eu decidir não atravessar e essa decisão for incorrecta, eu cometo um erro de omissão (erro tipo II). Quer isto dizer que eu aceito H0.

Se eu não for maluco e não quiser morrer, prefiro cometer erros tipo II (se omissão) do quero tipos I (erro fatal de acção).

Ora, isto emborca claramente no sentido de que prefiro estar fora a deseja estar dentro do que estar dentro a desejar estar fora, que é o mesmo que dizer eu prefiro errar por omissão do que errar por acção fatal.

Como neste momento encontro-me a negociar Inapa e eventuais comentários podem colidir com o meu plano, reservo a não comentar a Inapa até 6 de Abril.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

por BestBraga » 15/3/2008 0:56

BestBraga Escreveu:Carissimo e amigo "Thorn"
Volto a considera-lo pela sua clarividencia de atitude e pensamento,assim como pela sua forma digna de estar nos foruns.
Ontem a minha opinião sobre si tinha mudado,nao que você tenha de dar explicaçoes das suas atitudes,mas da forma como defendeu Inapa e agora parece ter-se baldado para elas.Agora entendo,digamos que está limpo,e acredito que se prepara para entrar fortemente em Inapa porque vão aparecer noticias que vão mexer com este papel.
A vida de um Investidor como o "carissimo"é mesmo assim, os outros,se quizerem que vão apreendendo.Eu ,contrariamente ao "carissimo"estou dentro e vou estar porque entrei numa prespectiva longa ,nao querendo isto dizer que se o contexto se proporcionar por qualquer noticia "Bloommm",não possa sair ....
Boas férias...


V. Escreveu:Eu analisei as contas da Inapa de fio a pavio e acompanho muito de perto a gestão da empresa, o sector, a concorrência, parceiros, etc.

Não tenho duvidas da consolidação do sector, bem patente na recente aquisição feita pelo Altor à Stora Enso da sua participada de distribuição a papyrus.

Comprei Inapa acima de 2€. Acompanhei o AC. Vendi a perder abaixo a custo médio próximo de 0.90€... Recomprei a 0.57 e escalei o preço até aos 70€ e depois mantive-as sossegadas em carteira sem negociar mais.

No dia de apresentação de resultados vendi e comprei algumas acções. Nos dias de apresentação dos resultados decidi vender. Assim fiz. É meu objectivo negociar Inapa nas calmas de forma a que dia 21 de Março tenha apenas 10% da minha posição inicial, que manterei até 6 de Abril, altura em que ponderarei novamente nova entrada.

A minha perspectiva para a empresa a longo prazo não se alterou, pelo contrario, os resultados reafirmaram a minhas expectativa. No entanto, o momento actual e o aspecto gráfico da empresa, para além de questões pessoais (nomeadamente o facto de brevemente ir de ferias e em negócios durante uns dias para um sitio não propicio a pensar em acções), conduziram-me a decisão acima.

Tenho vários princípios na bolsa que gosto de seguir, dois deles, para mim importantes, são estes:

1- Há um momento para deter a empresa e outro para deter a acção.

2- Prefiro estar fora a deseja estar dentro, do que estar dentro a desejar estar fora.
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:22
Localização: Braga

por BestBraga » 14/3/2008 14:12

Carissimo e amigo "Thorn"
Volto a considera-lo pela sua clarividencia de atitude e pensamento,assim como pela sua forma digna de estar nos foruns.
Ontem a minha opinião sobre si tinha mudado,nao que você tenha de dar explicaçoes daa suas atitudes,mas da forma como defendeu Inapa.Agora entendo,digamos que está limpo,e acredio que se prepara para entrar fortemente em Inapa porque vão aparecer noticias que vão mexer com este papel.
A vida de um Investidor como o "carissimo"é mesmo assim,e os outros,se quizerem que vão apreendendo.Eu ,contrariamente ao "carissimo"stou dentro e vou estar porque entrei numa prespectiva longa ,nao querendo isto dizer que se o contexto se proporcionar por qualquer noticia "Bloommm",não possa sair ....
Boas férias...


V. Escreveu:Eu analisei as contas da Inapa de fio a pavio e acompanho muito de perto a gestão da empresa, o sector, a concorrência, parceiros, etc.

Não tenho duvidas da consolidação do sector, bem patente na recente aquisição feita pelo Altor à Stora Enso da sua participada de distribuição a papyrus.

Comprei Inapa acima de 2€. Acompanhei o AC. Vendi a perder abaixo a custo médio próximo de 0.90€... Recomprei a 0.57 e escalei o preço até aos 70€ e depois mantive-as sossegadas em carteira sem negociar mais.

No dia de apresentação de resultados vendi e comprei algumas acções. Nos dias de apresentação dos resultados decidi vender. Assim fiz. É meu objectivo negociar Inapa nas calmas de forma a que dia 21 de Março tenha apenas 10% da minha posição inicial, que manterei até 6 de Abril, altura em que ponderarei novamente nova entrada.

A minha perspectiva para a empresa a longo prazo não se alterou, pelo contrario, os resultados reafirmaram a minhas expectativa. No entanto, o momento actual e o aspecto gráfico da empresa, para além de questões pessoais (nomeadamente o facto de brevemente ir de ferias e em negócios durante uns dias para um sitio não propicio a pensar em acções), conduziram-me a decisão acima.

Tenho vários princípios na bolsa que gosto de seguir, dois deles, para mim importantes, são estes:

1- Há um momento para deter a empresa e outro para deter a acção.

2- Prefiro estar fora a deseja estar dentro, do que estar dentro a desejar estar fora.
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:22
Localização: Braga

por V. » 14/3/2008 1:47

Eu analisei as contas da Inapa de fio a pavio e acompanho muito de perto a gestão da empresa, o sector, a concorrência, parceiros, etc.

Não tenho duvidas da consolidação do sector, bem patente na recente aquisição feita pelo Altor à Stora Enso da sua participada de distribuição a papyrus.

Comprei Inapa acima de 2€. Acompanhei o AC. Vendi a perder abaixo a custo médio próximo de 0.90€... Recomprei a 0.57 e escalei o preço até aos 70€ e depois mantive-as sossegadas em carteira sem negociar mais.

No dia de apresentação de resultados vendi e comprei algumas acções. Nos dias de apresentação dos resultados decidi vender. Assim fiz. É meu objectivo negociar Inapa nas calmas de forma a que dia 21 de Março tenha apenas 10% da minha posição inicial, que manterei até 6 de Abril, altura em que ponderarei novamente nova entrada.

A minha perspectiva para a empresa a longo prazo não se alterou, pelo contrario, os resultados reafirmaram a minhas expectativa. No entanto, o momento actual e o aspecto gráfico da empresa, para além de questões pessoais (nomeadamente o facto de brevemente ir de ferias e em negócios durante uns dias para um sitio não propicio a pensar em acções), conduziram-me a decisão acima.

Tenho vários princípios na bolsa que gosto de seguir, dois deles, para mim importantes, são estes:

1- Há um momento para deter a empresa e outro para deter a acção.

2- Prefiro estar fora a deseja estar dentro, do que estar dentro a desejar estar fora.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

por SMALL2007 » 14/3/2008 0:03

A Soares da Costa já esteve parecida com a INAPA, e depois....arribou.
Não há mal que dure sempre, nem bem que não acabe, menos talvez a paciência.

Mesmo que não exista OPA na Inapa, e nada indica que vá existir, vamos ver dias com grandes volumes, grandes oscilações, etc. E estaremos cá todos para tentar o melhor proveito disso. No longo prazo, está num ponto pouco arriscado para entrar, mas para isso, nem vale a pena andar por aqui a comentar a acção. É comprar e não olhar mais para ela, isto para quem acredite numa possível viragem.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por Ulisses Pereira » 13/3/2008 22:29

Eu falei em zero e não próximas do zero... Falei em falências.

E naturalmente que, numa amostra tão grande de tantos anos, naturalmente que posso concluir aquilo que me levou a afirmar que:
Mas a probabilidade que isso aconteça é pequena porque são poucas as acções cotadas na Bolsa portuguesa que decretam falência.


Não disse que não eram nenhumas. Disse que eram poucas. E são.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Açor3 » 13/3/2008 21:56

TAP,Torralta....
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por SMALL2007 » 13/3/2008 21:51

Lisnave, Vista Alegre, Lisgráfica, Pararede...
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por Açor3 » 13/3/2008 18:08

Não são assim tão poucas a que ficam a zeros ou próximas do zero Ulisses,só para recordar algumas a primeira com o valor 215contos,a outra 6 contos e por fim a 34 contos mas há mais, ex:caima,proalimentar,prazol...Cumprimentos.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 13/3/2008 18:03

Não sei se vai chegar a 0 ou não. Mas a probabilidade que isso aconteça é pequena porque são poucas as acções cotadas na Bolsa portuguesa que decretam falência.

O que eu digo é que não há quaisquer sinais que a tendência dos últimos 10 anos tenha mudado. Um dia isso acontecerá. Daqui a 1 mês? 1 ano? 10 anos? Quem saberá.

Apenas queria acrescentar uma nota... se a empresa tivesse feito um stock cplit de 10 por 1 há uns anos atrás e cotasse agora perto dos 10 euros, seria mais fácil para os investidores acreditarem que podia descer. Mas a questão seria meramente psicológica.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Titleist » 13/3/2008 18:00

Gráfico actualizado dia 13/03/2008 - para além da MM200 e da MM30, é visualizada tb a MM74 (nº dias decorridos após operação de aumento de capital - 23/11/2007)

MM200 - 1,5554
MM74 - 0,8865
MM30 - 0,8773
Volume72 - 1.969K

Um dia com bom volume e a fechar em "subida" acima dos minimos da sessão
Anexos
Inapa74.bmp
Inapa74.bmp (894.3 KiB) Visualizado 10236 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], jprgodinho, jvrs, latbal, m-m, malakas, MPAM, Opcard, PAULOJOAO, rg7803 e 150 visitantes