Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Titleist » 25/2/2008 18:33

INAPA informa sobre participação qualificada

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PQ16960.pdf

BCP alienou 4,30% do capital que detinha na INAPA
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por Titleist » 25/2/2008 18:04

Gráfico actualizado dia 25/02/2008 - para além da MM200 e da MM30, é visualizada tb a MM61 (nº dias decorridos após operação de aumento de capital - 23/11/2007)
Anexos
Inapa.bmp
Inapa.bmp (903.49 KiB) Visualizado 11228 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por Titleist » 25/2/2008 18:03

Gráfico actualizado dia 25/02/2008 - para além da MM200 e da MM30, é visualizada tb a MM61 (nº dias decorridos após operação de aumento de capital - 23/11/2007)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por mcarvalho » 25/2/2008 11:30

25/02/2008


INFORMAÇÃO CMVM:

«Foi comunicado pela Papeles Y Cartones de Europa, SA (Europac) um documento com o seguinte título: Papeles Y Cartones de Europa, SA (Europac) divulga presentación sobre los resultados del ejercicio 2007 Data e hora de comunicação: 25/02/2008 09:43:20.
O documento divulgado pode ser consultado na página "Informação Privilegiada e Outras Informações", em http://www.cmvm.pt

Ver documento.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Cali » 25/2/2008 11:00

Bulls Bunny Escreveu:
Nyk Escreveu:Atenção a INAPA esta semana, MM20 está preste a cruzar-se com a MM50 e tecnicamente desenhou um cup and handle, duas situações que fazem com que o titulo fique mais em situação bullish.

Também reparei no possível C&H, no entanto fui ver a definição desta formação e diz que é um padrão de continuação de uma tendência ascendente.

Como a Inapa está numa tendência descendente, pode-se considerar na mesma esse padrão?


Admitamos que sim, que tens razão. De facto, os livros assim dizem. E tambem dizem que um C-a-H para ser realmente válido, tem que ser formado num periodo de tempo mais longo. Contudo, eu tambem acho que a figura tambem é válida fora das situações-padrão, a partir do momento em que 'asa' (handle) fica claramente formada, e em que o topo do C-a-H é um claro ponto de resistencia no preço. Neste caso, eu faço essa leitura:

A quebra do suporte a 1€ gerou um acelerar de vendas, travado na zona de 0.60, ao qual se seguiu um periodo de consolidação, e um arranque violento em direcção a 1€, formando assim o 'cup'.
O toque na resistencia (foi a 0,99) gerou vendas e um recuo estancado a 0.90, perfeitamente compativel com os padrões de formação da 'handle', e nos ultimos dias começamos a ver um regresso lento da força compradora, com toques cada vez mais proximos á resistencia, e sem quebrar os 0,93. Julgo que a formação da 'handle' está praticamente completa, e que poderá estar para breve um breakout significativo.
Qualquer queda abaixo de 0.90 invalidará esta formação gráfica, e a minha teoria.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por Bulls Bunny » 24/2/2008 23:29

Nyk Escreveu:Atenção a INAPA esta semana, MM20 está preste a cruzar-se com a MM50 e tecnicamente desenhou um cup and handle, duas situações que fazem com que o titulo fique mais em situação bullish.

Também reparei no possível C&H, no entanto fui ver a definição desta formação e diz que é um padrão de continuação de uma tendência ascendente.

Como a Inapa está numa tendência descendente, pode-se considerar na mesma esse padrão?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 108
Registado: 23/12/2007 18:06

por Nyk » 24/2/2008 23:04

Atenção a INAPA esta semana, MM20 está preste a cruzar-se com a MM50 e tecnicamente desenhou um cup and handle, duas situações que fazem com que o titulo fique mais em situação bullish.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 24/2/2008 17:45

Sabendo nós que os resultados da INAPA dos primeiros nove meses de 2007, fixaram-se em 9,3 milhões de euros negativos, alguem tem uma ideia do que serão bons resultados para a inapa para o ano 2007,em que intervalo podemos concidera-los como bons?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 24/2/2008 12:00

Tenho visto que cada um tem a sua visão das coisas e tem em concideração varias Medias Moveis, a minha questão é: Tecnicamente quais são as MM a ter em atenção? Acho que a MM20, MM50 e MM200 são as mais relevantes, não são?

Fica mais um gráfico.
Anexos
INAPA22.JPG
INAPA22.JPG (899.12 KiB) Visualizado 12149 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por V. » 24/2/2008 4:16

SMALL2007 Escreveu:
V. Escreveu:
SMALL2007 Escreveu:Espero que tenhas sentido de humor. Eu tenho, e é uma mais valia.

Esqueci-me de responder. Se o preço subir 2% a 3%, e a inflacção (+e os aumentos do pessoal +mais custos de estrutura) subirem mais que isso, fica tudo assente no aumento das vendas.
Nessa parte já acredito. E numa OPA também, mas depois do estado vender. E quem compra ao estado, gosta de comprar barato. Talcomo se viu no AC, em que a Cofina entrou (no AC e não antes).

Abraço V.


Entendeste o que eu escrevi sobre este assunto?

A inflação é subida de preços generalizada.

Logo se há inflação o preço do papel também vai subir. Se os custos por factores generalizados aumentam o preço do papel também vai subir.

A esse nível (de negócio) o maior risco da Inapa é o petróleo. Esse sim, é um risco para a Inapa.

Depois tens as taxas de juro, etc; risco da própria estrutura da empresa.

Por fim, o aumento do preço das pasta de papel é positivo para a Inapa. Se considerares todas as outras variáveis constantes (ceteris paribus) o preço da pasta de papel permite aumentar a receita.



SMALL2007 Escreveu:A distribuição a menos que seja por transmutação está cada vez mais cara. E não estou a ver os consumidores a pagarem cada vez mais pela mesma folha de papel.

O problema da INAPA é mesmo esse: ser distribuidora de uma coisa que a portucel e a europac produz, por exemplo. E que podem começar a distribuir.

P.S. só para chatear: Passei oficialmente a ganhos na PAD, ou seja, tal como tinha sugerido, esta ia deixar de ser um problema. Mantenho a perda na Novabase, acima de 30%. Esta anda a ser a UBS a resolver-me a perda.
Entretanto a SAG e o FINIBANCO hão-de acordar e pagar-me as férias.


És o maior.

Quanto ao que referes sobre a Portucel vir a distribuir directamente é uma falácia. Muitas vezes fica mais caro ao fornecedor distribuir directamente ao cliente final do que através de um distribuidor. Isto porque o distribuidor não distribui apenas e em exclusivo para determinado fornecedor mas para outros, há economias de escalas, etc...

Vais-me desculpar mas eu não vou discutir mais este assunto.

Continuação de boa sorte nos trades maravilhosos que tens feito.

P.S. Também tenho sentido de humor e gosto discutir tanto coisas sérias como brincar. Só nao gosto é de brincar coisas sérias e discutir coisas de brincar.


"Segundo declarações ao Jornal de Negócios do director-geral da Staples Portugal, Carlos Maia, "em cima da mesa está a possibilidade de a Portucel vir a ser a fornecedora de papel de material de escritório à casa-mãe norte-americana", o que implicará fornecer não só Portugal mas também os 27 países onde a retalhista tem presença."

Vai usar uma distribuidora, mas margens vão ser esprimidas, óbvio

Acho que se o papel subir, as vendas em euros também sobem, só que os resultados são comidos pelos custos mais altos, especialmente na distribuição. Como estou a sugerir e tu também, existem economias de escala, e por isso é que a INAPA poderá, eventualmente, interessar a uma ALTRI, EUROPAC ou até Portucel Soporcel. Sozinha, tem sido o que se vê desde que esteve a vários euros até chegar a alguns centimos.

Em relação aos meus trades. Obrigado. Em relação aos teus, ninguém sabe. A quanto tens INAPA? Eu na novabase perco 30%, na SAG estou com 1% de lucro (à espera do Brasil voltar a dar que falar), no Finibanco perco 5% há espera do Roque (ou de notícias para a atirar abaixo...entretanto corro o risco de exposição)

crusas: o teu post é interessante, mas parece um relato do dia. Onde é que isso é mais interessante e o que é que acrescenta a esta discussão, estando ela certa ou errada do meu lado?


SMALL... Isto nao contraria o que disse anteriormente... Por favor vai ver quem é que a STAPLES OPOU à uma semana atras... OK?

Acho que se o papel subir, as vendas em euros também sobem, só que os resultados são comidos pelos custos mais altos, especialmente na distribuição. Como estou a sugerir e tu também, existem economias de escala, e por isso é que a INAPA poderá, eventualmente, interessar a uma ALTRI, EUROPAC ou até Portucel Soporcel. Sozinha, tem sido o que se vê desde que esteve a vários euros até chegar a alguns centimos.
Continuaste sem perceber. Peço-te desculpa mas nao vou desenvolver mais este assunto.

Em relação aos meus trades. Obrigado. Em relação aos teus, ninguém sabe. A quanto tens INAPA? Eu na novabase perco 30%, na SAG estou com 1% de lucro (à espera do Brasil voltar a dar que falar), no Finibanco perco 5% há espera do Roque (ou de notícias para a atirar abaixo...entretanto corro o risco de exposição)
Eu nao te pedi para me dizeres quais sao os teus trades e nem tao pouco estou interessado neles. Se expoes é por que queres, agora nao é por tu expores os teus que eu tenho de expor os meus. Já estive a perder dinheiro, muito mesmo na Inapa. Neste momento estou bem acima do break even, mas longe do meu target. Das contas onde tenho Inapa, apenas uma se encontra com prejuizo.

Infelizmente, ao contrario de ti, eu nao tenho grande capacidade para o trading, pelo que pouco há a dizer da minha carteira que se encontra pouco alterada desde o inicio do ano.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

por cibmic » 23/2/2008 23:01

crusas Escreveu:Bons dias e permite-me que te corriga (se calhar ate sou eu que me engano) mas segundo sei a INA subiu 33,8% no ultimo mes. E que subisse mais, ou menos, não entendi esse teu reparo. Onde querias chegar?


E tb não tinha em mente qualquer reparo.

Aliás, estou contigo na opinião que manifestaste de que é desagradável que as pessoas muitas vezes pessoalizem a discuissão das ideias e comecem a "passar-se" umas com as outras quando só estamos aqui para debater ideias.

Abraço
 
Mensagens: 97
Registado: 29/11/2007 2:38
Localização: 16

De 01 a 22.02 a INA valorizou 38,81 %

por cibmic » 23/2/2008 22:53

crusas Escreveu:Bons dias e permite-me que te corriga (se calhar ate sou eu que me engano) mas segundo sei a INA subiu 33,8% no ultimo mes. E que subisse mais, ou menos, não entendi esse teu reparo. Onde querias chegar?


Não tinha em mente qualquer intenção. Apenas vi no Bigonline, onde tenho as acções da INA que em Fevereiro a INA, segundo o BIG, já tinha aquela valorização.
E não resisti a colocar aqui no Forum... aproveitei a boleia do teu comentário só para dizer:

A INA valorizou isto em Fevereiro.

A valoriozação que coloquei no anterior post era a que aparecia, na altura, no site do BIG.

Agora, neste momento, no site do BIG a INA está a valorizar 38,81% no mês de Fevereiro (presumo que é de 01.02 a 22.02)e 1,09 % em 2008.

Não sei pôr o boneco aqui, mas fica o "paste" do que puxei do site:

Performance
Preço Quant. Hora Variação P.Abertura P.Mínimo P.Máximo P.Fecho Fev 2008
0,93 995555 16:35:00 -2,10% 0,95 0,92 0,95 0,95 38,81% 1,09%
 
Mensagens: 97
Registado: 29/11/2007 2:38
Localização: 16

por Titleist » 23/2/2008 21:32

Resolvi colocar este gráfico com a MM60, que é exactamente o nº de dias que já decorreram desde a operação de aumento de capital (23/11/2007)
Anexos
Inapa.bmp
Inapa.bmp (969.63 KiB) Visualizado 12348 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por jeso » 23/2/2008 20:06

A MM7 cruzou em alta a MM50, o que ainda não foi conseguido pela MM21.
De salientar o comportamento do título nas últimas 4 semanas com valorizações muito consideráveis.
O movimento de lateralização dos ultimos dias podem não ser mais do que de consolidação, para um próximo arranque.
Não obstante, a LT de longo prazo continua a ser de baixa.
Devido ao enorme esforço dispendido para fazer esta análise fiquei completamente exausto e com necessidade de me hidratar. (sai uma bjeca p'rá mesa do canto... rápido.) 8-)
Cordiais saudações :wink:
Anexos
inapa20080222.png
inapa20080222.png (35.59 KiB) Visualizado 12410 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 24/6/2006 12:52
Localização: Via Lactea

por jeso » 23/2/2008 10:36

Agradeço a quem me possa informar qual a correcção a fazer na Inapa até ao dia 22 de Novembro de 2007.
Dia 23/11/2007 foi o aumento de capital?
Obrigado e BFS :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 24/6/2006 12:52
Localização: Via Lactea

por pedromrsll » 23/2/2008 1:06

Viva

É dado um sinal de compra quando a média móvel de menor prazo cruza na ascendente a média móvel de médio prazo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 290
Registado: 18/1/2008 0:07

por Nyk » 22/2/2008 19:22

Mais uma sessão de acumulação, veremos se para a semana o titulo continua a consolidar ou se vai ter força para vencer a barreira de 1€.

Fica um gráfico onde se pode ver que MM20 está preste a cruzar a MM50, alguem me sabe dizer se tem alguma importancia tecnica este cruzamente destas duas MM. :?:
Anexos
INAPA22.JPG
INAPA22.JPG (43.88 KiB) Visualizado 12844 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

Re: 41,79%

por Luka! » 22/2/2008 17:17

crusas Escreveu:
Crusas:

Não leves a mal, mas já agora deixem-me dizer isto.

Este mês a INA já subiu 41,79%
Repito
41,79%


efectivamente esta um "bocadinho sobre comprada" (e estão a manipula-la um bocadinho também ... compras de 16 titulos :evil: para a manterem as aparencias e a manterem nos 0.94 ...claro que ha mais de 100 000 à venda a esse preço)...

ja veremos
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por SMALL2007 » 22/2/2008 14:05

Já que insistem em não abrir tema para a EUROPAC, fica aqui.

"A Papeles & Cartones de Europa (Europac) pretende aumentar o preço do papel este ano, com a oferta a apresentar-se inferior ao nível de procura.

O presidente executivo da Europac, Enrique Isidro, justificou o possível aumento de preço com o facto de "hoje em dia estarmos perante uma falta de papel na Europa o que leva a um aumento dos custos", de acordo com a Bloomberg."

Bom, mais uma notícia à lá analista...fica sem se perceber se os preços de venda vão subir por causa da procura aumentar ou dos custos subirem. Cada frase diz uma coisa.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por Bulls Bunny » 22/2/2008 12:08

crusas Escreveu:Bons dias e permite-me que te corriga (se calhar ate sou eu que me engano) mas segundo sei a INA subiu 33,8% no ultimo mes. E que subisse mais, ou menos, não entendi esse teu reparo. Onde querias chegar?


Julgo q quis desculpar-se pelo post com algo simples como o q criticaste na citação tua q fez.

Quanto às contas depende se estão a considerar "no espaço de um mês" ou "desde o início deste mês". Talvez se referirem os valores q usaram nas contas, até possam estar os dois certos. P mim, há um mês estando a 0,65 e agora 0,94 valorizou 44,6%. Este mês, estando a 0,70 no dia 1, valorizou 34,3%.

As discussões, desde q sem insultos pessoais, até são interessantes de acompanhar.

Abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 108
Registado: 23/12/2007 18:06

por crusas » 22/2/2008 11:40

Bons dias e permite-me que te corriga (se calhar ate sou eu que me engano) mas segundo sei a INA subiu 33,8% no ultimo mes. E que subisse mais, ou menos, não entendi esse teu reparo. Onde querias chegar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 277
Registado: 29/11/2007 2:46
Localização: Caxias

41,79%

por cibmic » 22/2/2008 2:08

crusas Escreveu:Sinceramente prefiro mil vezes abrir topicos e ler "ja vai a subir", "ja ta a x€", "é agora, atençao..." do que andar a ler....disto. Enfim.


Crusas:

Não leves a mal, mas já agora deixem-me dizer isto.

Este mês a INA já subiu 41,79%
Repito
41,79%
 
Mensagens: 97
Registado: 29/11/2007 2:38
Localização: 16

por Nyk » 21/2/2008 23:23

:-k
Anexos
INAPA.JPG
INAPA.JPG (100.39 KiB) Visualizado 13602 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por SMALL2007 » 21/2/2008 22:45

V. Escreveu:
SMALL2007 Escreveu:Espero que tenhas sentido de humor. Eu tenho, e é uma mais valia.

Esqueci-me de responder. Se o preço subir 2% a 3%, e a inflacção (+e os aumentos do pessoal +mais custos de estrutura) subirem mais que isso, fica tudo assente no aumento das vendas.
Nessa parte já acredito. E numa OPA também, mas depois do estado vender. E quem compra ao estado, gosta de comprar barato. Talcomo se viu no AC, em que a Cofina entrou (no AC e não antes).

Abraço V.


Entendeste o que eu escrevi sobre este assunto?

A inflação é subida de preços generalizada.

Logo se há inflação o preço do papel também vai subir. Se os custos por factores generalizados aumentam o preço do papel também vai subir.

A esse nível (de negócio) o maior risco da Inapa é o petróleo. Esse sim, é um risco para a Inapa.

Depois tens as taxas de juro, etc; risco da própria estrutura da empresa.

Por fim, o aumento do preço das pasta de papel é positivo para a Inapa. Se considerares todas as outras variáveis constantes (ceteris paribus) o preço da pasta de papel permite aumentar a receita.



SMALL2007 Escreveu:A distribuição a menos que seja por transmutação está cada vez mais cara. E não estou a ver os consumidores a pagarem cada vez mais pela mesma folha de papel.

O problema da INAPA é mesmo esse: ser distribuidora de uma coisa que a portucel e a europac produz, por exemplo. E que podem começar a distribuir.

P.S. só para chatear: Passei oficialmente a ganhos na PAD, ou seja, tal como tinha sugerido, esta ia deixar de ser um problema. Mantenho a perda na Novabase, acima de 30%. Esta anda a ser a UBS a resolver-me a perda.
Entretanto a SAG e o FINIBANCO hão-de acordar e pagar-me as férias.


És o maior.

Quanto ao que referes sobre a Portucel vir a distribuir directamente é uma falácia. Muitas vezes fica mais caro ao fornecedor distribuir directamente ao cliente final do que através de um distribuidor. Isto porque o distribuidor não distribui apenas e em exclusivo para determinado fornecedor mas para outros, há economias de escalas, etc...

Vais-me desculpar mas eu não vou discutir mais este assunto.

Continuação de boa sorte nos trades maravilhosos que tens feito.

P.S. Também tenho sentido de humor e gosto discutir tanto coisas sérias como brincar. Só nao gosto é de brincar coisas sérias e discutir coisas de brincar.


"Segundo declarações ao Jornal de Negócios do director-geral da Staples Portugal, Carlos Maia, "em cima da mesa está a possibilidade de a Portucel vir a ser a fornecedora de papel de material de escritório à casa-mãe norte-americana", o que implicará fornecer não só Portugal mas também os 27 países onde a retalhista tem presença."

Vai usar uma distribuidora, mas margens vão ser esprimidas, óbvio

Acho que se o papel subir, as vendas em euros também sobem, só que os resultados são comidos pelos custos mais altos, especialmente na distribuição. Como estou a sugerir e tu também, existem economias de escala, e por isso é que a INAPA poderá, eventualmente, interessar a uma ALTRI, EUROPAC ou até Portucel Soporcel. Sozinha, tem sido o que se vê desde que esteve a vários euros até chegar a alguns centimos.

Em relação aos meus trades. Obrigado. Em relação aos teus, ninguém sabe. A quanto tens INAPA? Eu na novabase perco 30%, na SAG estou com 1% de lucro (à espera do Brasil voltar a dar que falar), no Finibanco perco 5% há espera do Roque (ou de notícias para a atirar abaixo...entretanto corro o risco de exposição)

crusas: o teu post é interessante, mas parece um relato do dia. Onde é que isso é mais interessante e o que é que acrescenta a esta discussão, estando ela certa ou errada do meu lado?
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por Nyk » 21/2/2008 19:12

Mais uma sessão de bom volume com um fecho nos 0,95€, continua a cunsulidar entre os 0,90 e 0,95€ como eu suspeitava que ia acontecer no inicio da semana, amanhã não deverá sair deste intrevalo de valores, mas para a semana, acho que com o aproximar da divulgação dos resultados deve vir a subir até junto de 1€ para depois quando se conhcerem os resultados passar essa barreira e a curto prazo ir fazer uma visita aos 1,20€.
Anexos
INAPA21.JPG
INAPA21.JPG (44.16 KiB) Visualizado 13864 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 133 visitantes