Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !
Nyk Escreveu:I love McDonalds Escreveu:Nyk Escreveu:Já agora, como ficaram os cof´s no fecho da sessão?
Ora deixa ver se entendi bem:
Compraste a Inapa a 0,60, não sabes se hás-de vender, fazendo perguntas que só tu podes responder e não tens streamer que te indique a Consolidação de oferta ?
Andas a negociar uma acção tão volátil e incerta como a Inapa sem ter acesso a um streamer ?
É isso mesmo, o meus banco (Banco Popular) não tem stremer que indique a consolidação da oferta e procura, mas isso por vezez tambem não é muito revelante, por vezes até nos complica a vida.
E não achas que já era tempo de comprares um relógio, em vez de estares sempre a depender dos outros para saberes as horas?

------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
Alguem me pode informar dos cof´s da inapa no fecho da sessão? 

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
I love McDonalds Escreveu:Nyk Escreveu:Já agora, como ficaram os cof´s no fecho da sessão?
Compraste a Inapa a 0,60, não sabes se hás-de vender, fazendo perguntas que só tu podes responder e não tens streamer que te indique a Consolidação de oferta ?
Andas a negociar uma acção tão volátil e incerta como a Inapa sem ter acesso a um streamer ?
É isso mesmo, o meus banco (Banco Popular) não tem stremer que indique a consolidação da oferta e procura, mas isso por vezez tambem não é muito revelante, por vezes até nos complica a vida.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Nyk Escreveu:Já agora, como ficaram os cof´s no fecho da sessão?

- Registado: 10/1/2008 21:19
Já agora, como ficaram os cof´s no fecho da sessão? 

Re: Inapa
I love McDonalds Escreveu:Nyk Escreveu:Entrei a 0,60€,mas agora estou na duvida se valerá apena esperar por novas subidas ou se pelo contrario é melhor sair![]()
Desculpa...mas...que raio de pergunta...
O que é que estás à espera que te respondam ?
Se compraste a 0,60, é porque tiveste uma razão para comprar e portanto uma estratégia. A única pessoa que vai poder responder à questão que colocaste és tu próprio.
Pois é tens toda a razão, vou esperar mais uma ou duas sessões para ver para que lado ela tomba e senão sair desta indefinição vendo.
mfsr1980 Escreveu:Pelo pouco que percebo a INAPA fez um aumento de capital para baixar a divida.
Essa divida que era de 400 milhões passou para 300 milhões. Um passivo horroroso que é neste momento o dobro do Capital Social. Ou seja o Capital Social não dá para pagar a divida, não é assim?
Acresce que depois deste brutal aumento de Capital ( que eu infelizmente subscrevi ), a empresa teve de vender a sede e eu sei lá mais o quê!!!!
Acresce ainda que está num ramo de negócio que não me parece muito produtivo.
A quantidade de titulos que transacionou a metade da cotação é bem ilustrativo da "trampa" que é.
Tive de as vender todas![]()
Um abraço de
Miguel Rodrigues
Errado, se fosse assim estava falida.
O Capital Social=Activo-Passivo
A Inapa tem uma SLA positiva.
Até podia ter uma dívida de 1000 trilioes se tive activos de valor superior.
Eu gosto mais de pagar 1000 por uma empresa com um dívida de 4000 do que 4000 por uma empresa com uma divida de 1000.
Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
Nyk Escreveu:Entrei a 0,60€,mas agora estou na duvida se valerá apena esperar por novas subidas ou se pelo contrario é melhor sair![]()
Desculpa...mas...que raio de pergunta...
O que é que estás à espera que te respondam ?
Se compraste a 0,60, é porque tiveste uma razão para comprar e portanto uma estratégia. A única pessoa que vai poder responder à questão que colocaste és tu próprio.
- Registado: 10/1/2008 21:19
Re: PBV
joao4702 Escreveu:Este indicador não é estático e à medida que os resultados evoluem a empresa vai ajustando o seu valor.
Se a empresa obtiver prejuizos não sabemos qual vai ser o valor do capital próprio. Não esquecer que temos as rúbricas de resultados transitados etc...
O valor contabilistico da Inapa é uma autêntica folha de cebola, vai com o vento...
Neste momento não é prucedente analisar o PBV ao abrigo do aumento de capital, porque se tivermos mais prejuizos para que é que interessa o PBV?
Interessa é o PER, o price cash flow, dividen yield, análise técnica, etc. E isto para já indica para sul...
P.S. Gostava que dentro em breve a malta que está entalada na Inapa venda a 2,00€.
Abraço.
Como disse, o CP é dinamico porque é obviamente afecto pelos resultados. Só que em 3 meses não haverão resultados materialmente relevantes que afectem o CP.
Quer isto dizer que temos um CP de 150M€ por via do AC e que os resultados de Novembro a Dezembro o podem fazer variar, só que certamente em 3 meses não sera uma variação tão significativa já que nada de extraodinário aconteceu.
Dizerem que neste momento não é fiável calcular o P/BV por este modo, mostram um claro desconhecimento da realidade. Pois seria o mesmo que dizer que o P/BV não podia ser calculado tendo em conta as últimas DFs.
O risco de o CP alterar face ao calculo feito sobre o AC é o mesmo (ou menor) do que o de se alterar de uma DF para outra.
Interessa é o PER, o price cash flow, dividen yield, análise técnica, etc. E isto para já indica para sul...
Cada um investe como quer, mas para mim o PER é irrelevante assim como o dividend yield num caso como a Inapa. O Free Cash Flow, EV, SALES, EBITDA, etc... E conhecer bem o negócio da empresa,isso sim, interessa. A análise técnica também de acordo com o perfil de cada um.
Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
joao4702 Escreveu:Nyk Escreveu:joao4702 Escreveu:Nyk Escreveu:Começou bem na abertura indo aos 0,75€ mas o fecho não foi dos melhores, de qualquer modo foram mais de 3 milhões compradas acima os 0,70€ o que não é mau de todo.
Que análise podemos tirar do dia de hojeSerá que vai continuar a cair nos proximos dias ou andará acumular entre os valores de hoje
Nyk,
Não quero de modo algum influênciar o seu sentimento sobre a Inapa mas repare:
E quantos milhões não foram comprados acima de 9€, 8€, 5€, 4€, 3€,2€...1€...0,90€ e assim sucessivamente.
Estar num titulo porque se tem uma estratégia é justificável, agora pelas razões que aqui tenho lido não me parece nenhuma delas válida para justificar uma subida...
Mas qual é a sua opinião acerca da inapa? Valerá apena estar dentro do titulo a curto médio prazo na esperança que volte brevemente ao 1€?
Nyk,
Eu fui um dos que subscreveu o aumento de capital e passado 5 dias vendi a 0,96€.
Poderiam muitos dizer-me, então pagaste 1€ ontem e vendes hoje a 0,96€?
É verdade vendi...e ainda bem...uma das razões pelas quais vendi é o facto de gostar de investir e não querer ficar agarrado a uma empresa tempo infinito só porque estava a perder nesse investimento...
Quanto ao futuro da Inapa, não vou dizer que irá subir amanha ou depois, nem tão pouco dizer que vá descer...Uma coisa é certa o mercado está a fazer com que ela desça...e já não é de agora.
Tenho colegas que ainda têm Inapa e não consigo dar nenhuma opinião, porque pode haver ressaltos. Mas a Inapa continua bearish em todos horizontes temporais.
Qualquer ressalto é grande oportunidade para vender...
Já agora comprou muito caro? Talvez para o ajudar vendi as minhas a perder 18% e estou muito mas mesmo muito satisfeito com uma decisão que considero o melhor negócio da minha vida!
Entrei a 0,60€,mas agora estou na duvida se valerá apena esperar por novas subidas ou se pelo contrario é melhor sair

MozHawk Escreveu:Ó V., não te enerves... Chato é, pelo que escreveste, poderes dar a ilusão a terceiros que o BV da Inapa é de 1,00+0,82=1,82 Euros. Por mim, estou como tu. Não falo mais disto, deste assunto contigo. A não ser rebater informação que me parece dúbia, pouco clara. E, claro, fico-me à espera do R&C de 2007. De qualquer maneira, o BV da empresa não é para mim determinante para a decisão de investir ou não.
MozHawk
Cada um investe como quer. Quanto à informação dúbia e pouco clara, lógico que é para ti, pois eu vejo perfeitamente.
Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
Nyk Escreveu:joao4702 Escreveu:Nyk Escreveu:Começou bem na abertura indo aos 0,75€ mas o fecho não foi dos melhores, de qualquer modo foram mais de 3 milhões compradas acima os 0,70€ o que não é mau de todo.
Que análise podemos tirar do dia de hojeSerá que vai continuar a cair nos proximos dias ou andará acumular entre os valores de hoje
Nyk,
E quantos milhões não foram comprados acima de 9€, 8€, 5€, 4€, 3€,2€...1€...0,90€ e assim sucessivamente.
Estar num titulo porque se tem uma estratégia é justificável, agora pelas razões que aqui tenho lido não me parece nenhuma delas válida para justificar uma subida...
Mas qual é a sua opinião acerca da inapa? Valerá apena estar dentro do titulo a curto médio prazo na esperança que volte brevemente ao 1€?
Nyk,
Eu fui um dos que subscreveu o aumento de capital e passado 5 dias vendi a 0,96€.
Poderiam muitos dizer-me, então pagaste 1€ ontem e vendes hoje a 0,96€?
É verdade vendi...e ainda bem...uma das razões pelas quais vendi é o facto de gostar de investir e não querer ficar agarrado a uma empresa tempo infinito só porque estava a perder nesse investimento...
Quanto ao futuro da Inapa, não vou dizer que irá subir amanha ou depois, nem tão pouco dizer que vá descer...Uma coisa é certa o mercado está a fazer com que ela desça...e já não é de agora.
Tenho colegas que ainda têm Inapa e não consigo dar nenhuma opinião, porque pode haver ressaltos. Mas a Inapa continua bearish em todos horizontes temporais.
Qualquer ressalto é grande oportunidade para vender...
Já agora comprou muito caro? Talvez para o ajudar vendi as minhas a perder 18% e estou muito mas mesmo muito satisfeito com uma decisão que considero o melhor negócio da minha vida!
Pelo pouco que percebo a INAPA fez um aumento de capital para baixar a divida.
Essa divida que era de 400 milhões passou para 300 milhões. Um passivo horroroso que é neste momento o dobro do Capital Social. Ou seja o Capital Social não dá para pagar a divida, não é assim?
Acresce que depois deste brutal aumento de Capital ( que eu infelizmente subscrevi ), a empresa teve de vender a sede e eu sei lá mais o quê!!!!
A quantidade de titulos que transacionou a metade da cotação é bem ilustrativo da "trampa" que é.
Tive de as vender todas
Um abraço de
Miguel Rodrigues
Tive de as vender todas

Um abraço de
Miguel Rodrigues
- Registado: 3/5/2007 13:55
joao4702 Escreveu:Nyk Escreveu:Começou bem na abertura indo aos 0,75€ mas o fecho não foi dos melhores, de qualquer modo foram mais de 3 milhões compradas acima os 0,70€ o que não é mau de todo.
Nyk,
Inapa
Nyk Escreveu:Começou bem na abertura indo aos 0,75€ mas o fecho não foi dos melhores, de qualquer modo foram mais de 3 milhões compradas acima os 0,70€ o que não é mau de todo.
Nyk,
Começou bem na abertura indo aos 0,75€ mas o fecho não foi dos melhores, de qualquer modo foram mais de 3 milhões compradas acima os 0,70€ o que não é mau de todo.
Que análise podemos tirar do dia de hoje
Será que vai continuar a cair nos proximos dias ou andará acumular entre os valores de hoje 
Que análise podemos tirar do dia de hoje

PBV
Este indicador não é estático e à medida que os resultados evoluem a empresa vai ajustando o seu valor.
Se a empresa obtiver prejuizos não sabemos qual vai ser o valor do capital próprio. Não esquecer que temos as rúbricas de resultados transitados etc...
O valor contabilistico da Inapa é uma autêntica folha de cebola, vai com o vento...
Neste momento não é prucedente analisar o PBV ao abrigo do aumento de capital, porque se tivermos mais prejuizos para que é que interessa o PBV?
P.S. Gostava que dentro em breve a malta que está entalada na Inapa venda a 2,00€.
Abraço.
Abraço.
Ó V., não te enerves... Chato é, pelo que escreveste, poderes dar a ilusão a terceiros que o BV da Inapa é de 1,00+0,82=1,82 Euros. Por mim, estou como tu. Não falo mais disto, deste assunto contigo. A não ser rebater informação que me parece dúbia, pouco clara. E, claro, fico-me à espera do R&C de 2007. De qualquer maneira, o BV da empresa não é para mim determinante para a decisão de investir ou não.
MozHawk
MozHawk
MozHawk Escreveu:V. Escreveu:MozHawk Escreveu:V. Escreveu:MozHawk Escreveu:cibmic Escreveu:Eu continuo a acreditar na Inapa no médio longo prazo.
A nova equipa de gestão já começou a mostrar serviço e está a levar a cabo um plano de reestruturação que só pode melhorar os resultados da gestão.
A INA teve uma impressionante injecção de cash com este aumento de capital. Façam as contas e tirem as vossas conclusões (eu não percebo mt de contabilidade, mas o que me dizem é que, se a INA fosse hoje liquidada valia mais de um euro... mas vejam vocês se é mesmo assim)
cibmic, depende. Só depois de se ter acesso às contas é que podemos concluir se o PBV da Inapa é ou não igual, inferior ou superior a 1 Euro...
Um abraço,
MozHawk
Ah! O que tens nao é fuficiente para apurares o P/BV?
Price/Book value (150M/150M=1€) e cash that was just injected into it ( 122.762.987/150.000.000=0.82€).
Fantástico V.
Então boa sorte.
MozHawk
Não tem nada de fantástico e até acho a tua resposta uma provocação infantil. São só contas que também podias ter feito antes de responderes que "só depois de se ter acesso às contas é que podemos concluir se o PBV da Inapa é ou não igual, inferior ou superior a 1 Euro...".
Nem tão pouco precisavas de ir às contas para calcular o P/BV, basta olhar para o AC.
Afinal é tudo tão fácil não é V.? Bom, tu calculas dessa maneira. Eu fico à espera do R&C.
MozHawk
É até bastante fácil as pessoas é que ou não sabem ou gostam de complicar e fazer parecer aos outros que é complicado.
Isto porque a Inapa tinha um capital social de 27.237.013 euros antes de realizado o AC. Este capital social estava representado por 27.237.013 acções ordinárias, tituladas e ao portador com o valor nominal de 1 euro cada.
Com o aumento de capital social de 27.237.013 euros para 150.000.000 euros por novas entrada em dinheiro que foi totalmente realizado, a Inapa passou a ter um capital social de 150.000.000 euros para 150.000.000 de acções ordinárias, atendedno que nao existem acções preferenciais temos um P/BV de 1€. Se quisermos ser mais precisos, ceteris paribus, teriamos 150.000.000 de Euros menos 2.500.000 de Euros tida em gastos com a operação que, salvo erro, fundeado a custo.
Ou seja não seria materialmente rrelevante considerando até que o capital próprio não é estatico.
No R&C de 2007, que é o próximo a ser apresentado, certamente o valor não andará longe dessa realidade. Tendo em conta que depois da operação apenas passaram dois dias até ao fecho do ano.
Alias, qualquer variação do capital próprio, logo no P/BV, só terá em conta 3 meses (Nov a Dez), período onde não parece ter havido factos que podessem alterar substâncialmente e materialmente estes valores; acontecer até poderiam ser para cima em efeito das vendas de activos realizadas que podem ter sido feitas a valor acima do contabilizado.
Em todo o caso, termino a minha participação por aqui pois penso que já foi tudo dito.
Cordiais cumprimentos,
V.
Add Augusta Per Angusta
V.
Add Augusta Per Angusta
V. Escreveu:MozHawk Escreveu:V. Escreveu:MozHawk Escreveu:cibmic Escreveu:Eu continuo a acreditar na Inapa no médio longo prazo.
A nova equipa de gestão já começou a mostrar serviço e está a levar a cabo um plano de reestruturação que só pode melhorar os resultados da gestão.
A INA teve uma impressionante injecção de cash com este aumento de capital. Façam as contas e tirem as vossas conclusões (eu não percebo mt de contabilidade, mas o que me dizem é que, se a INA fosse hoje liquidada valia mais de um euro... mas vejam vocês se é mesmo assim)
cibmic, depende. Só depois de se ter acesso às contas é que podemos concluir se o PBV da Inapa é ou não igual, inferior ou superior a 1 Euro...
Um abraço,
MozHawk
Ah! O que tens nao é fuficiente para apurares o P/BV?
Price/Book value (150M/150M=1€) e cash that was just injected into it ( 122.762.987/150.000.000=0.82€).
Fantástico V.
Então boa sorte.
MozHawk
Não tem nada de fantástico e até acho a tua resposta uma provocação infantil. São só contas que também podias ter feito antes de responderes que "só depois de se ter acesso às contas é que podemos concluir se o PBV da Inapa é ou não igual, inferior ou superior a 1 Euro...".
Nem tão pouco precisavas de ir às contas para calcular o P/BV, basta olhar para o AC.
Afinal é tudo tão fácil não é V.? Bom, tu calculas dessa maneira. Eu fico à espera do R&C.
MozHawk
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Luzemburg, navaldoc, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 197 visitantes