Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 10/1/2008 18:16

olá, pessoal!

Pergunto: ainda há muita gente com elas em carteira? É que eu estou á espera que quase todos tenham saído, para finalmente respirar de alivio!
Ok, admito, fiquei entalado. É coisa que não me acontecia desta forma já desde o ultimo Bear. Chateia-me estar entalado, contudo a perda potencial não me tira o sono, visto que não é uma posição suficientemente relevante para o fazer. Gostaria muito mais de não ter nenhuma, e esperar a 'hora H' para a atacar. O certo é que eu, agora, não vendo. Já caiu demasiado para pensar em stop losses. Portanto, até pode ir a zero, e neste momento estou mentalizado para perder todo o capital que lá pus.
Obviamente, não acredito que tal aconteça, e acho que no médio e longo prazo ainda hei-de ter alegrias. Um dia, há muito tempo (bem... se calhar foi só há 2 anos), a Soares da Costa não valia nada, e ninguem se lembrava que ela existia. E depois ... 1000% . Eu já não peço tanto, mas uma coisa é certa: só quando já quase todos tiverem desistido da Inapa é que ela se segura.
Ainda há por aí muita gente com elas em carteira? E quem é que já vendeu? :)
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por nunofaustino » 10/1/2008 15:36

123 Escreveu:
Quando se analisa uma empresa não se analisa, únicamente em termos Técnicos... pelo que na minha opiniãonão devemos tirar ilaçõesde cotações... como o fez a noticia ao referir os valoresde 1,80 e os 0,69, apesar de isto representar metade da cotação actual da INAPA, em termos de Cap. Bolsista significa um Market Cap de 54M€ (antes AC)versus 100,5M€ (depois AC).

Nota: Por favor não retirem ilações (de que a acção vai descer ou subir) deste meu comentário, trata-se apenas de demonstrar que se calhar a empresa até vale mais hoje, do que antes do aumento de capital. E tal está implicito na cotação ;)

Um abraço,
123

Esperemos que sim... afinal de contas foram colocados na empresa cerca de 120M€ em dinheiro fresco...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por sdac » 10/1/2008 15:33

Negocios Escreveu:A queda de hoje levou a capitalização bolsista da companhia a baixar para 100,5 milhões de euros. Desde o início do ano a Inapa [Cot] acumula já uma queda de 26,09%.

A performance negativa da Inapa acentuou-se com o aumento de capital que a empresa efectuou no final do ano passado. O máximo das últimas 52 semanas foi atingido nos 1,80 euros, mais de duas vezes acima da actual cotação.

Comentando a noticia no Negócios quero aqui deixar outra visão:

Quando se analisa uma empresa não se analisa, únicamente em termos Técnicos... pelo que na minha opiniãonão devemos tirar ilaçõesde cotações... como o fez a noticia ao referir os valoresde 1,80 e os 0,69, apesar de isto representar metade da cotação actual da INAPA, em termos de Cap. Bolsista significa um Market Cap de 54M€ (antes AC)versus 100,5M€ (depois AC).

Nota: Por favor não retirem ilações (de que a acção vai descer ou subir) deste meu comentário, trata-se apenas de demonstrar que se calhar a empresa até vale mais hoje, do que antes do aumento de capital. E tal está implicito na cotação ;)

Um abraço,
123

Registado: 7/12/2002 12:55

por Resina » 10/1/2008 15:13

Inapa afunda mais de 10% para novo mínimo histórico
As acções da Inapa estão a negociar em forte queda na sessão de hoje, desvalorizando mais de 10% para um novo mínimo histórico.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

As acções da Inapa estão a negociar em forte queda na sessão de hoje, desvalorizando mais de 10% para um novo mínimo histórico.

A queda de hoje levou a capitalização bolsista da companhia a baixar para 100,5 milhões de euros. Desde o início do ano a Inapa [Cot] acumula já uma queda de 26,09%.

A performance negativa da Inapa acentuou-se com o aumento de capital que a empresa efectuou no final do ano passado. O máximo das últimas 52 semanas foi atingido nos 1,80 euros, mais de duas vezes acima da actual cotação.

Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por artista_ » 10/1/2008 14:18

cibmic Escreveu:Por isso, é dificil perceber que, após uma massiva injecção de capital, a empresa valha menos 40 %

Os mercados descontam sempre o futuro e as espectativas, neste momento, é que realmente a empresa valerá menos 40%... aceitar isto é fundamental para investir nos mercados de capitais!

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por majomo » 10/1/2008 14:10

tiagopt Escreveu:Já foram. Já devia ter feito isso há muito tempo. Se o tivesse conseguido fazer ontem teria perdido menos 10%. Aprendi bastante com esta perda brutal, e isso é que é realmente importante. Melhores dias virão.

Sem ressentimentos, Inapa. :(

Pelo menos uma vantagem já tens, não andas com a consciência tão pesada e a pensar no que irá acontecer amanhã...
Mesmo que a cotação recupere no curto prazo...

Era importante perceber quem anda a vender, se apenas os pequenos, ou também, muito provável, o sindicato bancário que não acredita em recuperar o investimento e com a necessidade de liquidez dos bancos nada me admira...

Nesta situação o aumento sobre os pequenos é tremendo.
É preciso força(dinheiro) e paciência para aguentar...

Enfim, no momento actual, nada ajuda, pois muitas acções estão baratas(comparando com o preço de há semanas/meses) e quando houver uma inversão não me parece que a inapa seja uma primeira opção(falta de resultados) para os investidores...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por cibmic » 10/1/2008 14:08

artista Escreveu:é bom não esquecer que por cada acção foram emitidas mais de 4...

Sim mas foram emitidas a troco de dinheiro fresco ... logo a situação financeira da INA tem de ser actualmente muito melhor do que a situação anterior ao AC. A menos que estejam a atirar euros ao Tejo ou a vender papel moeda para reciclagem em vez de papel de escritório.

Por isso, é dificil perceber que, após uma massiva injecção de capital, a empresa valha menos 40 %

Registado: 29/11/2007 2:38

por artista_ » 10/1/2008 13:15

Bullion Escreveu:De todos esses só o BCP pode ter semelhanças com a INAPA.
Todos os outros são IPO's. Mesmo no caso do BCP não me parece que tenha descido tanto em tão pouco tempo:

A minha primiera resposta foi ao facto de teres dito que não fazia sentido terem comprado acções a um preço e pouco tempo depois estarem a vendê-las muito mais baratas... essa idéia aplica-se quer seja um IPO ou um AC!!!

Bullion Escreveu:A INAPA, tem um preço de ajuste depois do AC de 1,16€.
Em mais ou menos duas semanas perdeu 40% do seu valor.
Não me parece que tenha sido o caso do BCP...
Ainda assim só mais um pensamento: penso que não é preciso ser Técnico de Contas para saber que quando uma empresa faz um aumento de capital com entrada de "dinheiro fresco", os seus indicadores financeiros melhoram.
Assim, qual á a lógica que uma empresa depois do AC ACELERE as suas quedas?
Quando muito caía com o mercado,mas no caso não é isso que e verifica.
Penso muito sinceramente que a administração já devia de ter dado alguma satisfação ao mercado.

Mais uma vez não quis comprarar as dimensões das quedas, apenas o facto de se vender mais barato pouco tempo depois de investir num determinado título...

O facto de acelarar as quedas deve ter a ver com o facto de o mercado não acreditar que a empresa consiga gerar lucros que justifiquem a cotação a que está, é bom não esquecer que por cada acção foram emitidas mais de 4...

Independentemente de poder ou não vir a recuperar, manter Inapa neste momento é estar disposto a correr riscos muito altos e deve, pelo menos, ser um erro para não repetir para quem entrou nela!

Ainda assim boa sorte para quem as tem, qualquer que sejam as decisões que venham a tomar!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por cibmic » 10/1/2008 13:02

Bullion Escreveu:A INAPA, tem um preço de ajuste depois do AC de 1,16€.
Penso muito sinceramente que a administração já devia de ter dado alguma satisfação ao mercado.

Eu penso que administração também não esperava estas quedas, mas de facto, parece chegar a altura de darem uma explicação a quem aposta na INA: se foram os bancos que desataram a vender para terem liquidez ou outra explicação que justifique uma queda de 40 % em poucos dias, quando o plano Inapa 2010 está a ser executado a um óptimo ritmo (era difícil esperar melhor) o que, à partida, levará a uma melhoria significativa dos resultados operacionais.

Ainda sobre o petróleo. A INA distribui papel. E a procura de papel, mm com o petróleo a aumentar não é assim tão elástica que promova uma drástica queda nas compras.

Basta ver as nossas caixas de correio todos os dias... eu tenho um autocolante meio desbotado a dizer "Publicidade aqui Não, Obrigado", e mesmo assim recebo quilos de publicidade.

Deveriam dar-me esse dinheiro para comprar mais papel no mercado...

por cibmic » 10/1/2008 12:50

majomo Escreveu:No actual estado das coisas, penso que reforçar a inapa em quedas, não me parece boa ideia.

Aproveitar as subidas para reduzir posição parece-me a melhor estratégia...

Eu já me fui aliviando e tenho uma posição quase simbólica.
Entretanto, não resisti e fiz um pequeno reforço a 0,72 (chamem-me toino... )

A única coisa positiva que a Inapa tem demonstrado após o AC, em termo de mercado, é o aumento da liquidez: é tudo a vender... he, he, he, mas não só ... parece haver um notório aumento da visibilidade do título e um maior interesse (pelas piores e melhores razões) dos antigos e dos novos accionistas

por Bullion » 10/1/2008 12:45

artista Escreveu:Olha O BCP fez imenssos aumentos de capital a valores muito superiores à cotação actual, esse aumento de capital foi subscrito maioritariamente por Institucionais e as cotações pouco tempo depois estavam abaixo do valor do AC...

A Impresa foi colocada em bolsa acima dos 10 euros nos primeiros dias esteve acima do preço de colocação mas passou rapidamente para baixo dele... meio ano depois tinha caído 50%. pouco mais de um ano depois tinha já caído quase 90%...

Com a Sonaecom aconteceu mais ou menos a mesma coisa...

Com a Lisgráfica nem vale a pena falar e já nem me lembra bem, mas neste momento deve valer para ai 1% do preço de colocação em bolsa (se calhar até estou a exagerar?)

Enfim estes foi só os que me lembrei agora...

Bons negócios

De todos esses só o BCP pode ter semelhanças com a INAPA.
Todos os outros são IPO's. Mesmo no caso do BCP não me parece que tenha descido tanto em tão pouco tempo:

A INAPA, tem um preço de ajuste depois do AC de 1,16€.
Em mais ou menos duas semanas perdeu 40% do seu valor.
Não me parece que tenha sido o caso do BCP...
Ainda assim só mais um pensamento: penso que não é preciso ser Técnico de Contas para saber que quando uma empresa faz um aumento de capital com entrada de "dinheiro fresco", os seus indicadores financeiros melhoram.

Registado: 31/7/2006 14:54

por mfsr1980 » 10/1/2008 12:06

Este mercado, o que me está a dizer é que a industria europeia não tem futuro, com o petroleo a estes valores. Acresce ainda, o facto dos Bancos estarem entalados ( hoje o sr.Trichet deve estar a recolher o dinheiro que injectou ) e por conseguinte estarem a vender activos. Os cimentos sempre têem a perspectiva de que alguma obra faraónica se vá construir.
Por isso, vemos a energia EDP e GALP com cotações elevadas e tudo a resto a descer.
Se a INAPA não produziu bons resultados com o petróleo barato...imagine-se agora. :roll:

PS: Infelizmente tenho INAPA em carteira :(

Registado: 3/5/2007 13:55

por artista_ » 10/1/2008 12:01

Bullion Escreveu:
artista Escreveu:é algo que acontece com relativa frequência nos mercados de capitais...

Não me parece que seja algo que ocorra "com relativa freqência".
Com este montante envolvido e neste curto horizonte temporal, não me recordo de nenhuma operação.
Mas já agora defina-nos "relativa frequência" e partilhe connosco os casos passados.
A cotação da INAPA está a cair, pelo desinteresse do Smart Money, que deixa o papel nas mãos do pequeno investidor, que ao proteger as percas com stop losses agudiza o problema, ficando a INAPA como um monstro que se alimenta de si próprio.
(mea culpa ): Mesmo que simbólica, vendi a minha posição a perder.

Olha O BCP fez imenssos aumentos de capital a valores muito superiores à cotação actual, esse aumento de capital foi subscrito maioritariamente por Institucionais e as cotações pouco tempo depois estavam abaixo do valor do AC...

A Impresa foi colocada em bolsa acima dos 10 euros nos primeiros dias esteve acima do preço de colocação mas passou rapidamente para baixo dele... meio ano depois tinha caído 50%. pouco mais de um ano depois tinha já caído quase 90%...

Com a Sonaecom aconteceu mais ou menos a mesma coisa...

Com a Lisgráfica nem vale a pena falar e já nem me lembra bem, mas neste momento deve valer para ai 1% do preço de colocação em bolsa (se calhar até estou a exagerar?)

Enfim estes foi só os que me lembrei agora...

Bons negócios

por tiagopt2 » 10/1/2008 11:50

Já foram. Já devia ter feito isso há muito tempo. Se o tivesse conseguido fazer ontem teria perdido menos 10%. Aprendi bastante com esta perda brutal, e isso é que é realmente importante. Melhores dias virão.

Sem ressentimentos, Inapa. :(
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por tiagopt2 » 10/1/2008 11:44

majomo Escreveu:No actual estado das coisas, penso que reforçar a inapa em quedas, não me parece boa ideia.

Concordo plenamente. Com estas quedas sucessivas, nem shortar é solução. Não há nada a fazer senão deixá-la cair... Ando a tentar vender há vários dias e simplesmente não consigo. Tou quase a vender ao melhor... E como eu há-de haver muitos
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

por majomo » 10/1/2008 11:32

No actual estado das coisas, penso que reforçar a inapa em quedas, não me parece boa ideia.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por cibmic » 10/1/2008 1:25

Sem dúvida que tecnicamente é uma lástima e é legítimo perguntar-se - porque razão é que devia mudar agora se ao longo destes anos tem vindo sempre a cair?

No entanto, todos os anos de queda ocorreram com uma equipa de gestão distinta da actual.

A actual equipa tem-se desfeito de tudo o que fazia a Inapa perder valor.

E tem cumprido esse plano com uma velocidade surpreendente.

Por isso, mais tarde ou mais cedo, os resultados vão aparecer (tb não será logo).

Agora o que é inquestionável é que a INA está em queda livre e quem entra pode ter sorte de chegar na mudança da tendência ou arriscar-se a perder mt dinheiro.

Aliás, pelo pouco ou nada que eu percebo de AT,esse é o cenário mais do que provável: perder (muito) dinheiro.

Mas tb pode ser que se inverta o actual estado das coisas

Eu tenho vindo a aliviar as Inas que tinha e mantenho uma posição simbólica ... mas conto reforçar se continuar a descer... (se calhar é uma estupidez... mas, pronto, pode ser que assim aprenda alguma coisa mais, já que dinheiro nem vê-lo)

por mfsr1980 » 9/1/2008 21:18

Caros forenses,
Comprei 2000 direitos aquando do aumento de capital e couberam-me 9000 acções a um preço médio de 1.02€.
Ainda fiz um daytrade com venda a 93 cêntimos e recompra a 90 cêntimos.
Confesso que me surpreende a cotação actual da mesma, eu que julgava que as tinha adquirido a bom preço. :roll:
Agora acho que vou esperar...

Um abraço de
Miguel Rodrigues

Registado: 3/5/2007 13:55

por V. » 9/1/2008 21:06

Bullion Escreveu:
artista Escreveu:é algo que acontece com relativa frequência nos mercados de capitais...

Com este montante envolvido e neste curto horizonte temporal, não me recordo de nenhuma operação.
Mas já agora defina-nos "relativa frequência" e partilhe connosco os casos passados.
A cotação da INAPA está a cair, pelo desinteresse do Smart Money, que deixa o papel nas mãos do pequeno investidor, que ao proteger as percas com stop losses agudiza o problema, ficando a INAPA como um monstro que se alimenta de si próprio.

Concordo. Embora por vezes existem coisas que desconhecemos e movimentos ocasionais podem esconder vários interesses. Uma coisa tenho a certeza, os "grandes" também perdem. Embora talvez tenham mais capacidade financeira para o aguentar.
Cordiais cumprimentos,

V.

Add Augusta Per Angusta

Registado: 3/12/2007 11:13

por Titleist » 9/1/2008 21:03

Bullion Escreveu:

concordo ... olhem as ordens executadas hoje

http://www.euronext.com/trader/summarizedmarket/stocks-2593-EN-PTINA0AP0008.html?selectedMep=5

o mm se tem passado nos ultimos dias

Registado: 5/12/2006 16:44

por Bullion » 9/1/2008 20:46

Registado: 31/7/2006 14:54

por tiagopt2 » 9/1/2008 20:46

SMALL2007 Escreveu:Eu recomprei hoje uma pequena posição a 0.75, uma vez que gostei de saber que a Cofina investiu na INAPA.

Mas isso não foi algo que se soube logo após o AC?

por SMALL2007 » 9/1/2008 20:35

A questão é saber se estamos numa exaustão de venda ou não. Em termos técnicos, não há razões para comprar ou sequer manter.

Quem vendeu depois do AC, entre 1,10 e 0,80, mesmo que tenha vendido milhões, pode neste momento recomprar a posição com desconto.

Eu recomprei hoje uma pequena posição a 0.75, uma vez que gostei de saber que a Cofina investiu na INAPA.
Cumprimentos,
SMALL

Registado: 16/5/2007 19:14

por artista_ » 9/1/2008 20:19

pvg80713 Escreveu:de acordo ulisses,
mas à dias houve um enorme aumento de capital a 1 euro. Portanto não é fácil de entender que passado pouco tempo haja gente a vender a 0,76 ou seja a perder teóricamente quase 25%...
cumprimentos

Não sei porque é que que não é fácil entender?! é algo que acontece com relativa frequência nos mercados de capitais... e parece-me que é importante perceber isso para não nos deixar-mos cair neles!!

Boa sorte para todos

por pvg80713 » 9/1/2008 19:29

de acordo ulisses,
mas à dias houve um enorme aumento de capital a 1 euro. Portanto não é fácil de entender que passado pouco tempo haja gente a vender a 0,76 ou seja a perder teóricamente quase 25%...
cumprimentos

Registado: 19/4/2005 11:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Shimazaki_2 e 118 visitantes