Caldeirão da Bolsa

os homens distinguem-se dos animais pela liberdade escolha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por scpnuno » 16/12/2007 22:57

james dean Escreveu:...esperar que o meu sporting ganhe hoje.......
-

Desejo satisfeito!! Yupi!!! Para ti, para mim, o LS, o acintra, o mech (esqueçi de quem????)

E continua, ok? Não sabes como me faz bem ler o que escreves. Também eu sinto que ha tanta coisa que acaba por ficar perdida na memoria dos tempos se não for compartilhada - não tenho é a tua arte para o fazer

Abraço amigo
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Sulla » 16/12/2007 12:43

Muito obrigado por mais esta partilha.
Guiné...aí a coisa foi má, pelo que ouço contar, o pior teatro de operações no ultramar...
Não perca o lanço e continue a contar que penso que tem aqui leitores interessados.

Cumprimentos e bom apetite!
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por james dean » 16/12/2007 12:32

caros amigos
Ao contrario do que voces dizem,as vossas analises da vida que leio,com todos os contrastes,e que me vao ensinando a compreender o mundo onde estamos e para onde vamos.
Nao quero ser passadista,mas comeco agora a recordar varias situacoes do passado,historias que nao se repetirao e outras que podem nos servir de aviso.
Porque vou intervir neste forum muitas vezes,aqui vai um pouco da minha vida profissional,e nao so:
Nao escolhi o sitio para nascer,nem os pais,mas se podesse faria essa mesma escolha.
-Primeira lembranca forte da infancia,4 classe,estando eu no quadro,ao errar uma conta,levei com uma vergasta nas pernas e ela com o apagador.
-Mudanca para a cidade para casa de familia.Tudo correu bem ate chegar ao 3ºano,altura em que perdi por faltas na disciplina de mocidade portuguesa por me recusar de ir receber o presidente da republica
Oscar Carmona.
-do liceu para um colegio.Novo incidente no quarto ano,pois o director do colegio,chamava os alunos ao
gabinete por questoes de disciplina e usava uma palmatoria.Como eu nao acedi as suas caricias,o resultado foi ir para um colegio interno,muito longe da familia.
-1959,faculdade de direito.Tive logo a sorte ou o azar de ser escolhido para a lista da direccao da associacao academica,presidida pelo jorge sampaio.
-1961/2,greve academica,prisoes de estudantes,estagio em caxias,expulsao da faculdade,
incorporacao a forca no exercito,casamento no dia de
Natal.
-1962/5-Ida para S,Miguel-Acores em regime de deportado(nunca fui politico activo,mas o destino sempre quiz que eu estivesse no centro dos acontecimentos e na faculdade tinha na associacao o pelouro da imagem e comunicacao),ja como oficial e com a minha jovem mulher
-Lamego,curso ranger,s,e Guine,onde cheguei em maio de 63.Na amurada do barco um soldado dizia-me que la em baixo estava uma senhora gravida parecida com a minha.E era,ela meteu-se num aviao e foi-me esperar ao cais.
-63-65 Guerra,cujos episodios dariam para um livro.nascimento de um filho em Dez de 63
-1965-regresso dos 3 a Lisboa,com alguns tostoes amealhados,mas sem casa nem emprego.
-julho de 65,concurso em 2 bancos e comecei logo a trabalhar.
Agora dei por mim a ver o que para tras escrevi,e nao tenho o direito de vos tomar tempo.Deveria sim ter feito somente relato da minha experiencia pelos 5 bancos onde trabalhei e as peripecias dessa actividade,alguns factos que ja prescreveram e que porventura um dia poderei contar.
Esta um lindo dia,vou almocar com os amigos,e sempre ha um defeito,esperar que o meu sporting ganhe hoje.
Bom descanco,e desculpem-.......
-

Registado: 14/12/2007 19:16

por carlosfdalmeida » 16/12/2007 3:06

Bom Post dean! pode continuar a entreter-nos um pouco com a sua experiência de vida

Cumprimentos e Bons negócios
GETmoney :wink:

Registado: 29/11/2007 2:30

por Sulla » 16/12/2007 0:03

Saudações

Sou fascinado por este tipo de experiências.
Espero que continue a "postar" aqui as vivências que teve nos mercados no passado e, porque não, no presente.
A experiência é um posto! :wink:
Obrigado

Cumprimentos e votos de sucesso!
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Paionense » 15/12/2007 23:42

Olá!

Gostei muito de ler o texto e decerto que deve ter muitas e boas estórias para contar e se quiser/puder partilhar.

Gostava, e tenho a certeza que muitos de nós também, muito de as conhecer. Até porque nos poderia dar uma perspectiva muito diferente do que um dia foi a bolsa em Portugal.

Tem, aqui e no presente, a possibilidade de as imortalizar!

Uma carteira baseada no feeling e na experiência de muitos e largos anos decerto seria muito bem-vinda.

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Crómio » 15/12/2007 21:03

Caro James Dean,

Um post que me agradou muito ler, com aventuras que mostram bem a evolução do mercado bolsista em Portugal, a fazer lembrar as histórias do Braga de Matos no Ganhar em Bolsa.

Espero ver aqui mais aventuras destas e mesmo alguns comentários a análises dos nossos forenses.

O que aconteceu?Deixei de usar o meu feeling e passei a ser racional.Fui na conversa de muitos de voces,que quando um titulo comeca a cair,projectam o mesmo para valores muito inferiores.
Comecei a usar stop,s,e a ver a minha carteira a descer.

:lol:

Realmente acho que estamos a precisar de uns bitaites do James Dean de vez em quando, nem que seja para criar a saudável polémica.

E uma carteira do James Dean?
Isso é que era!
Mais valia para o Caldeirão.

Um abraço e Bons Negócios
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

os homens distinguem-se dos animais pela liberdade escolha

por james dean » 15/12/2007 20:22

A nossa vida pauta-se sempre pela liberdade de escolha,e a actividade bolsista e um grande exemplo,escolhe-se as accoes que se querem comprar,e quando e como as queremos vender.
Nesta primeira mensagem,para alem de querer cumprimentar todos os forenses,forum que diariamente acompanho ao longo destes ultimos 3 anos,gostaria de uma forma sucinta,vos relatar a minha experiencia ao longo de 40 anos.
Comecei a trabalhar na banca em 1965,e so em 1972 fiz a minha primeira incursao na bolsa.Comecava a euforia,os titulos transitavam de mao em mao em todo o lado,e as mesas dos cafes eram o lugar ideal para trocarmos os titulos por dinheiro.
Na relacao dos titulos a transacionar na bolsa,havia um,que nunca havia feito um unico movimento.Era a BUZI-acucares de Angola.Havia vendedor a 40 escudos.
Dei uma ordem de compra de 1.000 accoes,40 contos que correspondiam ao meu salario de 5 meses.Fui para casa a pensar na grande asneira que havia feito,na esperanca de nao ter comprado nenhuma accao.No dia seguinte vi que a minha ordem tinha sido satisfeita e que havia compradores a 100 escudos.Durante uma semana segui as cotacoes e ao atingirem 285 escudos,vendi-as com um lucro de 245 contos.Voltei a olhar para a relaccao dos titulos e vi uma firma de Angola,ja nao me lembro do nome,com vendedor a 50 escudos.Dei ordem de compra de 1.000 accoes,e a calvagada comecou,e ao fim de uma semana esta a vende-las por 350 escudos,com novo lucro de 300 contos.Comprei de imediato uma moradia por 450 contos,e passei a fazer como todos,comprando e vendendo diariamente.Era a euforia total,dinheiro facil,toda a gente especulava e todos os titulos subiam diariamente.Eram aumentos de capital,eram accoes a valorizar-se de forma absurda.Como exemplo,lembro-me de um banco,BIP,em que as accoes treparam num mes de 10 contos para 130 contos.
Por ser curiosa a situacao,lembro-me que um dia corria o rumor de que as accoes da GRAO PARA,iam subir muito.Fui tomar um cafe,e um construtor civil
perguntou-me se queria comprar 1000 accoes por 250 contos.Disse-lhe que sim,e como tinha o dinheiro todo aplicado,passei-lhe um cheque para o fim do mes.
Fui almocar e pousei no balcao as accoes.O dono do restaurante que era um fanatico na compra e venda de accoes,ofereceu-me 350 contos,e como estava sem liquidez,passou-me um cheque para o fim do mes.Ao sair do restaurante,vi um MG branco,com bancos de pele brancas e capota branca.Como o dono era meu amigo,fiz negocio com ele e passei-lhe um cheque de 100 contos para o fim do mes.So tive uma grande dificuldade de explicar a minha mulher,que o carro nao me tinha custado nada.
Veio o 25 de abril,bolsa fechada,e toda a gente a chorar que o eldorado acabara e o que ganharam perderam num dia.
Nos anos 80 voltou a euforia,eram opv,s atras de opv,s,e ai entalei-me.
Fiquei vacinado e so voltei a entrar na bolsa,no final de 1989,seguindo a tecnica que muitos de voces vao descrevendo no forum,Aplicava 20%das minhas disponibilidades,e deixava as accoes dormirem na minha carteira.
Enretanto reformei-me ha 3 anos,e passei a ser um assiduo jogador de bolsa,fazendo trades atras de trades.Ganhei muito dinheiro en 2.006 e perdi o que ganhei em 2.007.O que aconteceu?Deixei de usar o meu feeling e passei a ser racional.Fui na conversa de muitos de voces,que quando um titulo comeca a cair,projectam o mesmo para valores muito inferiores.
Comecei a usar stop,s,e a ver a minha carteira a descer.Entao,fui de ferias em setembro,vendi tudo,apliquei 60% em d.prazo,e deixei 40% para ir fazendo pequenas incursoes.
Volto ao principio,uso a liberdade que tenho para escolher,e escolhi nesta fase da nossa economia ser um expectador atento,pois prevejo que muita gente se ira entalar a curto-medio prazo.
Pressinto de que a maior parte dos forenses,sao gente jovem,tecnicamente apetrechados,mas lembrem-se
que a bolsa sob ou desce,por imponderaveis que nos pequenos investidores nao controlamos.
PS:a frase que coloquei em titulo,foi retirada de um filme,a leste do paraiso,que vi em 1958,com o meu idolo de entao,james dean.

Registado: 14/12/2007 19:16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: jcpequeno, Kiko_463 e 53 visitantes