Inapa: Aumento de capital começa... para a semana !
ArmadaS76 Escreveu:"O negócio vai ser ir ao rateio, se estiver baratinho.
Muitos nem vão vender os direitos, nem os vão exercer todos neste clima de quedas...vão ficar ali baratinhos, para quem os quiser. E aí sim...acções a 1 euro ou pouco mais!"
Penso que não haverá rateio, pois segundo consta no prospecto não é obrigatório a subscrição de 100% do AC.
As acções inicialmente não subscritas serão objecto de rateio pelos detentores de direitos de subscrição
que tenham manifestado intenção de subscrever um número de acções superior àquele a que teriam
proporcionalmente direito, na proporção do valor das respectivas subscrições, com arredondamento
por defeito. O pedido de subscrição adicional deverá ser efectuado conjuntamente com o pedido de
subscrição.
- Registado: 7/11/2007 20:04
Titleist Escreveu:O valor para exercicio das novas acções será de :
1,00 + 0,728 (valor do direito) por direito (cada direito = 4,507 novas acções)
Assim que a operação tenha terminado e forem apurados os resultados, o valor "justo" será de 1,162 euros por acção.
Este raciocinio é para quem não tem acções da INAPA e pretenda entrar na mm, via AC.
Para quem as tem, hoje, se quiser exercer os direitos atribuidos pagará 1,00 euro por direito, ou seja, quem, por exemplo, tenha 1000 acções hoje, terá 1000 direitos para exercer, sendo que cada direito equivale a 4,5 acções novas. O investimento será de 1000 euros.
No final terá as 1000 acções antigas + 4500 acções novas. As antigas certamente adquiridas a 1 preço mais elevado, as 4500 novas adquiridas a 1,00 euro. Ambas com um preço justo, após AC, de 1,162 euros.
"O negócio vai ser ir ao rateio, se estiver baratinho.
Muitos nem vão vender os direitos, nem os vão exercer todos neste clima de quedas...vão ficar ali baratinhos, para quem os quiser. E aí sim...acções a 1 euro ou pouco mais!"
Penso que não haverá rateio, pois segundo consta no prospecto não é obrigatório a subscrição de 100% do AC.
- Registado: 25/10/2007 17:04
Tudo certo, menos o facto de referirem que se paga o direito. Quem os tem hoje já não os tem que pagar, só se os exercer, pagando o tal euro por cada nova acção.
ou seja, ou vendem os direitos (0,80, 0,70, 0,40 sei lá) e retiram parte do risco de exposição à acção, ou nem os exercem e perdem o valor do direito todo, ou PAGAM PARA VER.
Os direitos podem até subir de valor, dado a expectativa de resolução dos problemas da inapa. Quem sou eu para dizer mal da INAPa, se já investi nela 3 vezes este ano!
A única coisa por que pode descambar é o facto de quem tem 1 acção hoje, vai ter que dispensar 4,507 euros a partir de amanhã (os direitos para quem os tem hoje...já não tem que despensar capital amanhã, como é óbvio).
O negócio vai ser ir ao rateio, se estiver baratinho.
Muitos nem vão vender os direitos, nem os vão exercer todos neste clima de quedas...vão ficar ali baratinhos, para quem os quiser. E aí sim...acções a 1 euro ou pouco mais! Fixe
ou seja, ou vendem os direitos (0,80, 0,70, 0,40 sei lá) e retiram parte do risco de exposição à acção, ou nem os exercem e perdem o valor do direito todo, ou PAGAM PARA VER.
Os direitos podem até subir de valor, dado a expectativa de resolução dos problemas da inapa. Quem sou eu para dizer mal da INAPa, se já investi nela 3 vezes este ano!
A única coisa por que pode descambar é o facto de quem tem 1 acção hoje, vai ter que dispensar 4,507 euros a partir de amanhã (os direitos para quem os tem hoje...já não tem que despensar capital amanhã, como é óbvio).
O negócio vai ser ir ao rateio, se estiver baratinho.
Muitos nem vão vender os direitos, nem os vão exercer todos neste clima de quedas...vão ficar ali baratinhos, para quem os quiser. E aí sim...acções a 1 euro ou pouco mais! Fixe
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Eu não percebo tanta estranheza da subida da Inapa. Eu estou admirado é de fechar abaixo de 2€.
Sabem qual é a capitalização bolsista actual desta empresa? Sabem quanto factura? A Inapa actualmente vale tanto como algumas chafaricas...
Estou dentro com posição casa 30%, com preço médio interessante ... e não vendi, pq julgo que a empresa com A/C só tem a criar valor aos acionistas.
Alguém julga que o governo vai ao A/C ... para perder dinheiro na OPV? Ou será para rentabilizar o activo e torna-lo mais atractivo para vender?
Cumprimentos p/ todos "Inapadores"
Sabem qual é a capitalização bolsista actual desta empresa? Sabem quanto factura? A Inapa actualmente vale tanto como algumas chafaricas...
Estou dentro com posição casa 30%, com preço médio interessante ... e não vendi, pq julgo que a empresa com A/C só tem a criar valor aos acionistas.
Alguém julga que o governo vai ao A/C ... para perder dinheiro na OPV? Ou será para rentabilizar o activo e torna-lo mais atractivo para vender?
Cumprimentos p/ todos "Inapadores"
- Registado: 25/10/2007 17:04
Olé, olé... o que para aqui vai... Isto anda muita gente 'contente' com a aparente falha na formação de uma 'bolha' na INA
... Why ? Shame on you
!
Bem... Tempo de balanço do dia: isto de facto pessoalmente não deu razões para abrir uma garrafita de 'Crystal' logo mais à noite, agora também não me parece ter sido nada mau !
Vejamos... Para quem tinha papel ontem (como eu), hoje viu o mesmo valorizar-se uns 8%
.
Para quem comprou hoje na abertura (como eu), ficou no 'ela por ela'. E no contexto geral do mercado, creio que... sei não
!
Quem comprou no topo, de facto estará a olhar para uma perda, mas... o máximo foi €2,04 (menos 7,35%). Além de que neste 'worst case scenario' só caiu quem quis, porque anda aqui muito bom samaritano – até crente no papel... a prazo
! – a avisar/prever o que se passou e inclusive pior: é que hoje podia nem ter acabado o dia a subir !
Enfim, vamos ver no que isto vai terminar. Este é um papel imprevisível e de extremos: ou se acredita, ou simplesmente se lhe tem 'asco'. Por isso é muito difícil convencer alguém das virtudes e defeitos das suas posições. Eu desde logo não vou discutir a AF da Inapa - no way José
. Simplesmente o digo: estou agora comprado a €2,25 preço médio (sim, potencial menos valia de 20% - é o meu único 'cow' no ano !) e... fico no papel (10% do cash hoje, para aumentar durante o AC).
Messieurs, faites vos jeux
!!

Bem... Tempo de balanço do dia: isto de facto pessoalmente não deu razões para abrir uma garrafita de 'Crystal' logo mais à noite, agora também não me parece ter sido nada mau !
Vejamos... Para quem tinha papel ontem (como eu), hoje viu o mesmo valorizar-se uns 8%

Para quem comprou hoje na abertura (como eu), ficou no 'ela por ela'. E no contexto geral do mercado, creio que... sei não

Quem comprou no topo, de facto estará a olhar para uma perda, mas... o máximo foi €2,04 (menos 7,35%). Além de que neste 'worst case scenario' só caiu quem quis, porque anda aqui muito bom samaritano – até crente no papel... a prazo

Enfim, vamos ver no que isto vai terminar. Este é um papel imprevisível e de extremos: ou se acredita, ou simplesmente se lhe tem 'asco'. Por isso é muito difícil convencer alguém das virtudes e defeitos das suas posições. Eu desde logo não vou discutir a AF da Inapa - no way José

Messieurs, faites vos jeux

James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
Já agora, qual o valor de aquisição das novas acções?
Já agora, qual o valor de aquisição das novas acções?
- Registado: 8/3/2007 16:28
Preço de equilibrio
O preço de equilibrio das acções s/direitos é 1,16 €.
Bons negócios
Bons negócios
- Registado: 10/11/2006 16:05
Re: Que faço?
paulomo Escreveu:Caros,
Desculpem a minha eventual ignorancia, mas depois do que li, fiquei com algumas duvidas do valor de investimento que é esperado fazer e de qual de facto o "business case" de investimento na INAPA ou seja, devo ir ao aumento ou devo vender as acções que tenho?
Vejam o seguinte exemplo:
Tenho 4507 acções a preço médio de 2,10.
Com a operação em curso vou receber 4507*4,507 (20313) direitos de compra de acções.
Isso significa que com o aumento de capital, se eu quiser (e devo? - eis a questão) vou ter de os comprar a 1 euro ou seja vou ter de dispender 20313 euros e ficar com 20313 acções?
Entretanto o valor da acção irá caír para INCOGNITA mas perto de 1 euro.
Ou seja, hoje tenho algo como 4507 acções * 2,10 = 9464 euros (menos pq o seu valor unitário está mais baixo, talvez 8788 = 4507 * 1.95).
Depois do aumento terei:
4507 acções originais + 20313 = 24820 ?
ou seja cerca de 24820 euros?
Se verdade o acima, mais vale vender hoje o que tenho.
Agradeço explicação
Obrigado
Por cada 4507 acções recebes 4507 direitos, sendo que cada direito corresponde a 4,507 novas acções.
Por cada direito irás pagar 1 euro + valor o direito (que irá estar entre 0,70 e 0,80, consoante o fecho hoje), ou seja terás a pagar 1,7 ou 1,8 por 4,507 novas acções, ou seja qq coisa entre 7.662euros e 8.112 euros.
Se exerceres os direitos ficas com as 4507 acções antigas + (4.507 direitos * 4,507 acções) = 24.820 acções
Caros INAPENSES
Em primeiro lugar nao tenho, nem quero INAPA. Só comento por que uma pessoa na família infelizmente tem...
O Paulomo tem razão nos comentários que faz, no entanto, terá oportunidade de vender os direitos ainda durante alguns dias. Quanto a valor dos direitos não sei qual o que vai ser fixado...quanto ao valor da acção, axo que inicialmente até pode subir (do ponto de vista absoluto, portanto, entrando com o valor dos direitos), uma vez que há muita gente entalada, mas na primeira oportunidade vai descer e muito, uma vez que os fundamentais vão ser divididos por 4,5X.
Deixo em baixo uma tabela que foi roubada, num outro forum, mas que pela urgencia do assunto se justifica

Em primeiro lugar nao tenho, nem quero INAPA. Só comento por que uma pessoa na família infelizmente tem...

Deixo em baixo uma tabela que foi roubada, num outro forum, mas que pela urgencia do assunto se justifica

- Anexos
-
- Resultados e cotações da INAPA 1998-2008
- INAPA picture.jpg (0 Bytes) Visualizado 5501 vezes
Um abraço e bons negócios
Fernandovet
Fernandovet
- Registado: 11/2/2004 12:57
Que faço?
Caros,
Desculpem a minha eventual ignorancia, mas depois do que li, fiquei com algumas duvidas do valor de investimento que é esperado fazer e de qual de facto o "business case" de investimento na INAPA ou seja, devo ir ao aumento ou devo vender as acções que tenho?
Com a operação em curso vou receber 4507*4,507 (20313) direitos de compra de acções.
Isso significa que com o aumento de capital, se eu quiser (e devo? - eis a questão) vou ter de os comprar a 1 euro ou seja vou ter de dispender 20313 euros e ficar com 20313 acções?
Ou seja, hoje tenho algo como 4507 acções * 2,10 = 9464 euros (menos pq o seu valor unitário está mais baixo, talvez 8788 = 4507 * 1.95).
Depois do aumento terei:
Agradeço explicação
Obrigado
Depois do aumento terei:
Agradeço explicação
Obrigado
- Registado: 8/3/2007 16:28
COM: 011 CdB
Ex.mos Senhor utilizadores do Caldeirão de Bolsa,
No artigo Ex-direitosencontram no final uma calculadora de ex-direitos para download.
No artigo Ex-direitosencontram no final uma calculadora de ex-direitos para download.
Serviço de Difusäo de Informaçäo (SDI)
A promoçao da difusão da informação electrónica pelos associados atráves da internet (Pesquisa de Informaçäo) ou por e-mail (Difusäo Selectiva de Informaçäo) é uma das componentes básicas do SDI a par com organizaçäo e gestäo de toda informaçäo constante no portal da ATM.
Para qualquer esclarecimento adicional sobre este serviço pode contactar a área responsavel atraves do email criado para o efeito: sdi@associacaodeinvestidores.com ou então cio@associacaodeinvestidores.com
--------
"Concordia res parvae crescent" – Trabalhar juntos para realizar mais
www.associacaodeinvestidores.com
A promoçao da difusão da informação electrónica pelos associados atráves da internet (Pesquisa de Informaçäo) ou por e-mail (Difusäo Selectiva de Informaçäo) é uma das componentes básicas do SDI a par com organizaçäo e gestäo de toda informaçäo constante no portal da ATM.
Para qualquer esclarecimento adicional sobre este serviço pode contactar a área responsavel atraves do email criado para o efeito: sdi@associacaodeinvestidores.com ou então cio@associacaodeinvestidores.com
--------
"Concordia res parvae crescent" – Trabalhar juntos para realizar mais
www.associacaodeinvestidores.com
Bom. Enganei-me no curto prazo. Pelos vistos hoje sobe, sem especial razão. Portanto, vendem vendem vemdem, e no dia em que sai a notícia para o mercado que os acionistas têm que dispender mais 1 euro para encher o buraco...é que sobe.
De facto, há 1 aspecto muito positivo: os fundos bcp e o próprio bcp não podem diminuir a posição relativa na INAPA
E de qq forma, penetencio-me por não ter ganho 10% hoje, visto que até tive a ordem de compra dada ontem (não fazia a mínima ideia da notícia que iria sair)
De facto, há 1 aspecto muito positivo: os fundos bcp e o próprio bcp não podem diminuir a posição relativa na INAPA
E de qq forma, penetencio-me por não ter ganho 10% hoje, visto que até tive a ordem de compra dada ontem (não fazia a mínima ideia da notícia que iria sair)
Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Tabela de conversão
Tabela de conversão de acções em direitos:
- Registado: 10/11/2006 16:05
INAPA
Bom dia!
Estive a fazer contas e cheguei às seguintes conclusões (conclusões estas cheias de se´s):
Se a INAPA fechar hoje a 1,90 €, amanhã cada acção tem direito a comprar 4,507212 a 1,00 €, o que implica a entrega de 4,507212 € aquando do aumento de capital;
Depois do aumento de capital, as acções que cada um tiver tem um preço médio de 1,1634 € (deduzo que amanhã o preço deve corrigir para este valor);
Do que tenho lido sobre a INAPA, os resultados (sucessivamente) maus e a elevada dívida vão ser compensados por este aumento de capital e não tenho ideia de qualquer projecto de relevo implementado pela Administração que acrescente valor nos próximos tempos;
Em termos fundamentais não há nada que me agrade neste momento, em termos técnicos prevejo que deve haver bastantes oscilações devido ao facto de a cotação ter estado cá em cima e tentar ajustar;
No entanto é um tiro no escuro, a existir valor nesta empresa o bom senso diz que deve ser distribuído pelo universo de acções (150.000.000), mas às vezes o bom senso é um filho de um mãe… diferente!
Abraço!
Estive a fazer contas e cheguei às seguintes conclusões (conclusões estas cheias de se´s):
Se a INAPA fechar hoje a 1,90 €, amanhã cada acção tem direito a comprar 4,507212 a 1,00 €, o que implica a entrega de 4,507212 € aquando do aumento de capital;
Depois do aumento de capital, as acções que cada um tiver tem um preço médio de 1,1634 € (deduzo que amanhã o preço deve corrigir para este valor);
Do que tenho lido sobre a INAPA, os resultados (sucessivamente) maus e a elevada dívida vão ser compensados por este aumento de capital e não tenho ideia de qualquer projecto de relevo implementado pela Administração que acrescente valor nos próximos tempos;
Em termos fundamentais não há nada que me agrade neste momento, em termos técnicos prevejo que deve haver bastantes oscilações devido ao facto de a cotação ter estado cá em cima e tentar ajustar;
No entanto é um tiro no escuro, a existir valor nesta empresa o bom senso diz que deve ser distribuído pelo universo de acções (150.000.000), mas às vezes o bom senso é um filho de um mãe… diferente!
Abraço!
- Registado: 21/8/2007 17:09
ccarvalho, pelo que percebi até agora, os accionistas da Inapa, por cada acção que tenham, terão direito a compra de 4,5 acções pelo preço nominal de 1 euro cada...e hoje é o ultimo dia para usufruir desse direito...quem se mantenha durante o dia de hoje depois tb poderá negociar esses direitos em bolsa...
Ñ sei é como serão negociados esses direitos...
Ñ sei é como serão negociados esses direitos...
- Registado: 25/10/2007 11:47
Quem está ligado: