Ajuda em empréstimo de habitação
16 mensagens
|Página 1 de 1
...
...
Para quem reduziu o spread nos últimos meses é natural que as prestações estejam mais altas:
- Pois dependendo do prazo das taxas (3 ou 6 meses) estas também só são ateradas na cotação de 3 em 3 ou de 6 em 6 meses.
-Logo a prestação era a mesma dos 3 ou 6 meses anteriores.
-Agora com a actualização devida iam pagar mais devido ao aumento dos juros nesses períodos.
-Como a redução de spread (ex: 0.3%) é inferior ao aumento dos juros nesse período (ex: 0.5 ou 0.75) a prestação é maior na razão dessa diferença.
Não sei se me fiz entender, mas tentei...
Para quem reduziu o spread nos últimos meses é natural que as prestações estejam mais altas:
- Pois dependendo do prazo das taxas (3 ou 6 meses) estas também só são ateradas na cotação de 3 em 3 ou de 6 em 6 meses.
-Logo a prestação era a mesma dos 3 ou 6 meses anteriores.
-Agora com a actualização devida iam pagar mais devido ao aumento dos juros nesses períodos.
-Como a redução de spread (ex: 0.3%) é inferior ao aumento dos juros nesse período (ex: 0.5 ou 0.75) a prestação é maior na razão dessa diferença.
Não sei se me fiz entender, mas tentei...
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
O essencial da explicação tem 2 aspectos.
Por um lado, as taxas indicadas aqui
foram calculadas com os dias de Setembro. E na verdade são essas as taxas que são utilizadas durante o mês de Outubro.
Por outro lado, se forem consultar as taxas Euribor 3M de Setembro reparam que o valor máximo atingido nesse mês é de 4.792, o que aparentemente contraria o facto da taxa ser 4.809. Na realidade as médias aritméticas dão o seguinte:
3M 4.742%
6M 4.751%
12M 4.725%
Mas eis que os bancos souberam aproveitar muito bem a nova lei que foi escrita com os pés, e em vez de usarem estas taxas que usam como base 360 dias passaram a usar a base 365 dias. Em termos práticos quer dizer que passaram a multiplicar a média aritmética por 365/360. E obtenho assim os seguintes valores:
3M 4.808%=4.742%*(365/360)
6M 4.817%=4.751%*(365/360)
12M 4.790%=4.725%*(365/360)
que diferem ligeiramente dos valores apresentados pelo sanhil7 não sei bem porquê...
Caro sanhil7, sabes a razão das diferenças?
Por um lado, as taxas indicadas aqui
Outubro de 2007
a 3 meses 4.809 %
a 6 meses 4.816%
a 12 meses 4.793%
foram calculadas com os dias de Setembro. E na verdade são essas as taxas que são utilizadas durante o mês de Outubro.
Por outro lado, se forem consultar as taxas Euribor 3M de Setembro reparam que o valor máximo atingido nesse mês é de 4.792, o que aparentemente contraria o facto da taxa ser 4.809. Na realidade as médias aritméticas dão o seguinte:
3M 4.742%
6M 4.751%
12M 4.725%
Mas eis que os bancos souberam aproveitar muito bem a nova lei que foi escrita com os pés, e em vez de usarem estas taxas que usam como base 360 dias passaram a usar a base 365 dias. Em termos práticos quer dizer que passaram a multiplicar a média aritmética por 365/360. E obtenho assim os seguintes valores:
3M 4.808%=4.742%*(365/360)
6M 4.817%=4.751%*(365/360)
12M 4.790%=4.725%*(365/360)
que diferem ligeiramente dos valores apresentados pelo sanhil7 não sei bem porquê...
Caro sanhil7, sabes a razão das diferenças?
- Registado: 30/11/2005 13:27
Re: Ajuda em empréstimo de habitação
ricsantos Escreveu:Boa noite.
Queria pedir ajuda para a taxa de juro de um empréstimo de habitação.
Até ao final do mês Setembro estava com um spread de 0,7 sendo que em Outubro foi revisto e passou para 0,4. Fiquei no final desse mês com taxa de juro de 4,6060000
Neste mês e como tenho euribor a 3 meses, foi feita a actualização só que tenho uma taxa de juro de 5,2090000
Estando a euribor a 4,576 parece-me que qualquer coisa não está bem. Acho que mesmo arredondando a euribor para 4,6 + 0,4 spread ficaria a 5 e não 5,2
Digam-me se é assim que funciona ou se estou a fazer mal as contas. O que me parece é que o spread foi revisto o mês passado mas neste novo trimeste não vem com esse spread.
Agradeço possível ajuda prestava e já agora qual a taxa de juro de referência no vosso banco, sendo o meu o BBVA.
Aconteceu-me exactamente a mesma coisa, também mudei para 0.4% e, por estranho que pareça, a prestação aumentou quando fizeram a alteração. Fui à agência (millennium, no meu caso) pedir explicações e também saí mais ou menos com o mesmo tipo de resposta.
A minha taxa neste momento é de 5.208%.
Editado pela última vez por 1963 em 15/11/2007 23:54, num total de 1 vez.
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
- Registado: 24/8/2006 20:09
Ainda não percebi bem qual o mês em que foi revisto.
As prestações são pagas no mês seguinte, pelo que se foi revisto este mês, só em dezembro é que vai pagar a prestação de novembro com a taxa de referência de outubro que pelas contas andam na ordem 4,685%
Portanto, com o spread seriam 5,085%
Se pagou agora o mês de outubro, a taxa de referência seria a de setembro, que foi 4,74%
logo com o spread 0,4 seriam 5,14% ou com o antigo spread 5,44%
Enfim, resumindo, não percebi totalmente a questão...
Mas, há que estar atento, comigo já houve um erro no cálculo, e reclamei...
As prestações são pagas no mês seguinte, pelo que se foi revisto este mês, só em dezembro é que vai pagar a prestação de novembro com a taxa de referência de outubro que pelas contas andam na ordem 4,685%
Portanto, com o spread seriam 5,085%
Se pagou agora o mês de outubro, a taxa de referência seria a de setembro, que foi 4,74%
logo com o spread 0,4 seriam 5,14% ou com o antigo spread 5,44%
Enfim, resumindo, não percebi totalmente a questão...
Mas, há que estar atento, comigo já houve um erro no cálculo, e reclamei...
la Escreveu:boa noite
Outubro de 2007
a 3 meses 4.809 %
a 6 meses 4.816%
a 12 meses 4.793% [/i]
www.bportugal.pt/stats/download/b1131b.csv
4.809% + 0.4% = é só fazaer as contas
Como se calculam estas médias?, porque, olhando para a tabela do link do banco de portugal,por exemplo; aos valores da euribor 3 meses de outubro 2007 o valor máximo que atinge é 4.795, como é que a média pode ser 4.809?, esta-me a escapar algo
Por acaso também não percebi esta. É possível explicar?
- Registado: 6/2/2006 22:28
Pata-Hari Escreveu:sanhil7, exacto, o que não impede que o banco informe o cliente de como foi calculada a dita cuja, certo? é uma questão de transparência.
sem querer estar a pôr em causa o teu ponto de vista, convém não esquecer que nos contratos de crédito celebrados com os bancos que nós assinamos, está definida a forma como é calculada a taxa nos períodos seguintes (média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior ao período de contagem de juros)
o problema é que muitas vezes, a grande maioria delas, ninguém liga aos contratos, o que interessa é que o $$$ venha para o lado de cá, depois o que se paga logo se vê ... esta é a postura
qd de repente as situações agravam-se (subida da taxa de juro), lá vamos nós ao banco perguntar pq e normalmente saimos de lá sem perceber o que nos foi dito, pq infelizmente a grande maioria das pessoas que estão nos balcões ou no help-desk, não têm elas, tb, um conhecimento aprofundado destas matérias ... é tudo muito superficial e muitas vezes nós, que chegámos com a dúvida, ainda acabamos a esclarecer a pessoa que nos atende
nestas situações existe erro de ambas as partes ... nossa, cliente, pq não lemos os contratos e assim evitaríamos as idas aos bancos, eles, bancos, pq não sabem informar qd questionados sobre estas questões e outras
boa noite
Outubro de 2007
a 3 meses 4.809 %
a 6 meses 4.816%
a 12 meses 4.793% [/i]
Como se calculam estas médias?, porque, olhando para a tabela do link do banco de portugal,por exemplo; aos valores da euribor 3 meses de outubro 2007 o valor máximo que atinge é 4.795, como é que a média pode ser 4.809?, esta-me a escapar algo
Outubro de 2007
a 3 meses 4.809 %
a 6 meses 4.816%
a 12 meses 4.793% [/i]
- Registado: 14/10/2006 18:42
Boa noite.
Nem tudo o que nos acontece de menos bom é culpa dos bancos...
Euribor calculada nos termos do artigo nº3 do Decreto-Lei nº 240/2006 de 22 de Dezembro:
“Artigo 3.
Taxa de juro
Quando a taxa de juro aplicada aos contratos de crédito abrangidos pelo disposto no presente decreto-lei for indexada a um determinado índice de referência, deve a mesma resultar da média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior ao período de contagem de juros.”
http://www.dre.pt/pdf1s/2006/12/24500/85378539.pdf
Outubro de 2007
a 3 meses 4.809 %
a 6 meses 4.816%
a 12 meses 4.793% [/i]
Nem tudo o que nos acontece de menos bom é culpa dos bancos...
Euribor calculada nos termos do artigo nº3 do Decreto-Lei nº 240/2006 de 22 de Dezembro:
“Artigo 3.
Taxa de juro
Quando a taxa de juro aplicada aos contratos de crédito abrangidos pelo disposto no presente decreto-lei for indexada a um determinado índice de referência, deve a mesma resultar da média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior ao período de contagem de juros.”
http://www.dre.pt/pdf1s/2006/12/24500/85378539.pdf
Outubro de 2007
a 3 meses 4.809 %
a 6 meses 4.816%
a 12 meses 4.793% [/i]
- Registado: 25/5/2007 18:41
Obrigado pelas respostas.
Quando falei isto no banco disseram-me que estava tudo ok e como não tinha base de comparação, saí sem dizer mais nada.
Pelo que dizem, efectivamente alguma coisa parece estar a ser cobrada a mais portanto amanhã vou já ver isto.
Obrigado mais uma vez.
Quando falei isto no banco disseram-me que estava tudo ok e como não tinha base de comparação, saí sem dizer mais nada.
Pelo que dizem, efectivamente alguma coisa parece estar a ser cobrada a mais portanto amanhã vou já ver isto.
Obrigado mais uma vez.
ric, seria tão simples serem eles a darem-te a explicação. Perguntas como foi calculado, qual a euribor usada (taxa de que dia) e verificas se está tudo ok. Precisas de saber como foi calculada a euribor que serve de base e somas-lhe o spread. A euribor consegues consultar na net e eles próprios tb te devem dar isso.
Re: Ajuda em empréstimo de habitação
ricsantos Escreveu:Boa noite.
Até ao final do mês Setembro estava com um spread de 0,7 sendo que em Outubro foi revisto e passou para 0,4. Fiquei no final desse mês com taxa de juro de 4,6060000
Neste mês e como tenho euribor a 3 meses, foi feita a actualização só que tenho uma taxa de juro de 5,2090000
Estando a euribor a 4,576 parece-me que qualquer coisa não está bem. Acho que mesmo arredondando a euribor para 4,6 + 0,4 spread ficaria a 5 e não 5,2
Digam-me se é assim que funciona ou se estou a fazer mal as contas. O que me parece é que o spread foi revisto o mês passado mas neste novo trimeste não vem com esse spread.
Agradeço possível ajuda prestava e já agora qual a taxa de juro de referência no vosso banco, sendo o meu o BBVA.
E o prazo não foi revisto? existem varias taxas euribor a 6 meses 3 meses. A taxa deve ser arredondada a milessima ou seja se for 4,576 + 0,4 = 4,9760
Não sei se ajuda mas o melhor é mesmo tirares essas dúvidas no teu banco
Abraço
- Registado: 31/8/2007 20:30
Ajuda em empréstimo de habitação
Boa noite.
16 mensagens
|Página 1 de 1