Carteira JAS*2007 - Mês 09
re
PMPF Escreveu:JAS, porque esse W e não o W Call 3,20 ?
Expliquei isso neste post:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=58128
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Preâmbulo:
Bom, eu n pertenço akela legião de bajuladores k vem a correr com: "fantástico", "excelente", "obrigado pela tua excelente análise", etc... etc...
Mas, sem prejuízo do meu preâmbulo, tenho de dizer: "análise mais objectiva, seria impossível..."! Mesmo sendo engenheiro, só nas horas livres, conservas uma invejável clarividência de raciocíneo...
Obrigado,
Bom, eu n pertenço akela legião de bajuladores k vem a correr com: "fantástico", "excelente", "obrigado pela tua excelente análise", etc... etc...
Mas, sem prejuízo do meu preâmbulo, tenho de dizer: "análise mais objectiva, seria impossível..."! Mesmo sendo engenheiro, só nas horas livres, conservas uma invejável clarividência de raciocíneo...
Obrigado,
Bons negócios
- Registado: 3/2/2005 12:59
Re
Diver Escreveu:Parece-me lógica e consistente a análise k fazes relativamente à posição da TDU.
Neste contexto, a questão que te coloco é se achas preferível apostar em TDU ou em BCP?
Pelas minhas contas, tendo em atenção o valor das participações da TDU, teremos:
+1% no BCP faz subir a TDU +0,7%
+1% na CPR faz subir a TDU +0,9%
(podes fazer as contas para 6ª feira e veres como a matemática bateu mesmo certinha...)
Com estes números podes admitir que numa situação de "alta generalizada no PSI", com BCP e CPR a subirem o mesmo, a TDU soma as duas valorizações e tenderá a subir mais.
(Há que ter em conta a situação inversa para medires o risco...)
A grande duvida que tenho é se a situação de alta generalizada tem probabilidade ou não.
Pessoalmente acredito que o BCP irá subir (talvez até aos 3,20), isso fará subir o PSI mas não implica que subam todas.
Uma subida do BCP com lateralização da CPR deve dar uma valorização semelhante para o BCP e TDU.
Numa lateralização, do BCP e da CPR, eu diria que a TDU oferece um enorme risco pois o valor das participações não cobre a dívida da TDU.
E, nessa base, eu prefiro apostar mais no BCP e menos na TDU.
Outro factor a ter em conta é o Fino pois pertence ao derrotado "bando dos 7".
No BCP a sua posição é muito antiga e não estará entalado, na SCO a posição foi bem comprada e está fortemente ganhador, na CPR não sei o valor de compra mas pode ester perdedor.
De qualquer forma, penso que estas volumosas participações foram adquiridas com empréstimos do BCP e que só se justifica serem mantidas enquanto a valorização das acções superar os juros.
Como isso neste momento não está a acontecer é provavel que ele começa a reduzir e eu penso que a CPR e a SCO serão fortes candidatas a que ela faça uma alienação parcial.
Isso pode contribuir para que a CPR não suba o que afecta a TDU.
Um abraço,
JAS
Re: BCP
JAS Escreveu:
Julgo que o JG acabará por fazer algumas cedências e que a TDU acabará por apoiar uma solução que venha a ser proposta pelo JG.
Concordo contigo JAS. Apesar de tudo TD foi leal a JG e apoiou-o noutras circunstâncias e JG nunca esqueçe um acto de lealdade (independentemente dos motivos)! De alguma forma isso vai ser recompensado!
Uma coisa é certa: algo se passa que ainda está no poder de alguns insiders. Voltarmos a esta alta de volume é um forte indicador.
abraço
Human vs Algorithm
BCP
mika_invest Escreveu:no jornal de negocios de hoje vem a dizer que a Eureko alinhou-se com JG pra fazer frente ao Fortis que estava do lado do PTP (porque queria 1 lugar na administraçao). uma vez que o fortis vendeu a posiçao a Eureko ja n ta "obrigada" a ficar do lado do JG. E pra alem disso pode n tar achar piada ao estilo sovietico como o JG tem gerido o processo e resolver encosta-lo as cordas com os seus 10%.
Achas que a Eureko vai mudar de atitude?
A Eureko entrou para o BCP pela mão do JG, são aliados à muito tempo.
Penso que a história é ao contrário, a Fortis é que se meteu do outro lado por a Eureko vetar a sua entrada.
A Fortis saíu derrotada e vendeu a posição.
A Eureko estewve do lado vencedor não precisa de mudar.
Provavelmente parte do grupo dos 7 também já terá vendido ou reduzido posições.
Isso explica a queda de cotações e era o que eu esperava para o pós-AG.
Para mim a grande incógnita não é a Eureko mas sim a TDU.
Com as quedas das suas participadas a TDU estará numa situação contabilística difícil e precisa que a cotação do BCP suba depressa.
Tentou uma via de diálogo, com todas as partes, mas falhou e já percebeu que, neste momento, não há solução viável sem passar pelo JG.
Julgo que o JG acabará por fazer algumas cedências e que a TDU acabará por apoiar uma solução que venha a ser proposta pelo JG.
Desde que isso seja rápido... Se não for, pode haver uma rotura e um golpe de teatro com venda da participação ao BBVA.
Um abraço,
JAS
ola JAS
no jornal de negocios de hoje vem a dizer que a Eureko alinhou-se com JG pra fazer frente ao Fortis que estava do lado do PTP (porque queria 1 lugar na administraçao). uma vez que o fortis vendeu a posiçao a Eureko ja n ta "obrigada" a ficar do lado do JG. E pra alem disso pode n tar achar piada ao estilo sovietico como o JG tem gerido o processo e resolver encosta-lo as cordas com os seus 10%.
Abraço e bons negocios
no jornal de negocios de hoje vem a dizer que a Eureko alinhou-se com JG pra fazer frente ao Fortis que estava do lado do PTP (porque queria 1 lugar na administraçao). uma vez que o fortis vendeu a posiçao a Eureko ja n ta "obrigada" a ficar do lado do JG. E pra alem disso pode n tar achar piada ao estilo sovietico como o JG tem gerido o processo e resolver encosta-lo as cordas com os seus 10%.
Abraço e bons negocios
- Registado: 19/4/2007 12:27
Bcp
Afinal o fundo era mesmo ali. Por via de dúvidas aproveitei para vender bcp e tdu. A decisão baseou-se na cotação do Deutsch bank. Vendi tudo e entrei no banco alemão com 40% das vendas. A raciocínio foi o seguinte: se os índices forem para máximos, o dax poderá trepar às costas de D. Bank. Caso o spx decida voltar a 1515, aí talvez se justifique entrar a comprar outra fatia. Vamos ver... nada indica para já uma correcção ( o Nasdaq pode mesmo levantar o pescoço) e, a fazer fé no histórico das conversas do guru da Fed...quanto mais péssimismo for atirado para a praça, mais posições curtas e portanto mais acções compradas. Durante o fim de semana é olhar e deixar as ordens. Espero que no sítio certo.
Re: Re
JAS Escreveu:Zequinha01 Escreveu:Sim agora já percebi, mas qual é a finalidade dessa informação?
Ou quer dizer que ao capital que dispomos para investir no inicio juntou se ainda mais?
Ninguém te obriga a andares na Bolsa com um capital fixo...
Se, por qualquer razão, resolves a dada altura investir mais capital ou se resolves tirar da bolsa parte do teu capital, precisas de calcular o capital médio ponderado.
Neste momento tenho 1,35X embora na maior parte do ano tenha andado com X.
Um abraço,
JAS
Ok ok. Obrigado.
Quer dizer que aumentas te o teu capital neh?
X é o capital inicial....
O meu grande problema sao estas contas todas manhosas. Nao ah nenhum site de apoio a estes contas???
- Registado: 13/9/2007 14:41
Re
Zequinha01 Escreveu:Sim agora já percebi, mas qual é a finalidade dessa informação?
Ou quer dizer que ao capital que dispomos para investir no inicio juntou se ainda mais?
Ninguém te obriga a andares na Bolsa com um capital fixo...
Se, por qualquer razão, resolves a dada altura investir mais capital ou se resolves tirar da bolsa parte do teu capital, precisas de calcular o capital médio ponderado.
Neste momento tenho 1,35X embora na maior parte do ano tenha andado com X.
Um abraço,
JAS
Re
marijon Escreveu:O que te leva a comprar agora Call Ws do BCP?
Estás a apostar numa subida a curto prazo?
Quando compramos costuma ser porque acreditamos que vai subir...
Acredito que irá subir no curto prazo mas a compra também pode ser encarada como troca de acções por W's.
Quando comprei os W's meti algumas acções à venda um bocadinho mais acima.
Como não foi lá não vendi, mas não há pressa.
Bjs e abraços,
JAS
-----------------------------
Zequinha Escreveu:JAS podias me explicar o que é o
capital médio ponderado?
Julgo que saberás o que é "capital" e que também saberás o que é uma "média"...
A dúvida deve ser no "ponderado".
Se andares na Bolsa com um capital X e depois mudares para um capital 2X a média simples será 1,5X.
Se quiseres ser mais preciso, e dando um exemplo, fazes as contas assim:
200 dias x capital X = 200X
20 dias x capital 2X = 40X
Total 240X
Média ponderada= 240X/220dias = 1,090909
O teu "capital médio ponderado" será 1,09X.
Um abraço,
JAS
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 28
Coisa engraçada... Num dia em que a carteirinha tanto sobe tive qur ir procurar o post à 3ª página...
BCP
Foi a única coisa em que mexi hoje e foi para comprar uns W's call a 0,38 e 0,36.
VAA
Nesta não mexi porque a ordem lá continua e de vez em quando levam-me umas a 0,15.
Bom fim de semana,
JAS
BCP
Foi a única coisa em que mexi hoje e foi para comprar uns W's call a 0,38 e 0,36.
VAA
Nesta não mexi porque a ordem lá continua e de vez em quando levam-me umas a 0,15.
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 09-28.png (0 Bytes) Visualizado 2338 vezes
Re: Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 26
1963 Escreveu:BCP
A cotação abaixo dos 2,80 parece suficiente para entalar fortemente o bando dos 7...
Pode ser que fique por aqui.
Nessa base fui às compras a 2,77 colocando o b.p. nos 2,80.
De qualquer forma vou colocar stops bastante apertados.
Estou ctg Jas, também entrei a 2.79 porque no fundo até acredito que isto já não tenha muito mais para cair. No entanto, e como param as modas, desta vez resolvi não correr grandes riscos e coloquei um stopzito bem apertadinho, foi logo ali no 2.74, logo a seguir aquele camião de 2 milhões que lá se encontrava disposto a comprar a 2.75![]()
Abraço
Lixei-me..., desculpem lá a falta de sumo e o tipo de linguagem, ainda por cima no topico do Jas..., mas hoje estou completamente danado com isto
![]()
Nem a msg sai bem, eu queria "citar" e fui ao "editar", enfim há dias assim
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
- Registado: 24/8/2006 20:09
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 27
JAS Escreveu:Dá-me ideia que isto já começou a virar…
Parece que acertei na previsão de ontem, ou seja, finalmente acerto uma.
BCP
Tinha deixado stop a 2,75 mas anulei as ordens quando acordei pois o BCP estava-se a aguentar muito bem.
Quando houve aquele despejo fui apanhado distraído e também não vendi nada.
Já que estava com as calças na mão, optei por comprar mais umas a 2,72 pois pareceu-me que estava a recuperar.
Aparentemente a queda deveu-se à saída do Fortis, falta saber quem comprou...
A minha posição ficou nos 25% e devo ficar por aí.
TDU
Estive quase para vender umas TDU após ter comprado mais BCP.
Ainda bem que esperei um bocado antes de dar a ordem pois o disparo do BCP fez a TDU subir muito mais.
Decidi esperar por amanhã para ver o que acontece...
JMT
Já andava há que tempos com vontade de voltar aos W's.
Comprei o 8182Z a 0,28 e o desgraçado do MM teve que ir a correr comprar umas acções para cobrir a posição.
Está claro que esgotou as vendas e a cotação subiu...
JAS
- Anexos
-
- cart 09-27.png (0 Bytes) Visualizado 2735 vezes
Re
GT4 Escreveu:Umas questões Jas...Calculas a rentabilidade tendo em conta o capital investido total ou alguma média ponderada....o que significa esse 1.022X de capital medio ponderado...
Nos anos anteriores eu calculava a rentabilidade reportada ao "capital médio ponderado do total do ano".
Ou seja, para calcular a rentabilidade "hoje" eu pressuponha que iria manter o capital de 1,35X actual até ao final do ano.
Este ano estou a usar o método de calcular o capital médio ponderado "ao dia" ou seja não estou a entrar com os dias que faltam até ao final do ano.
No dia 31 de Dezembro ambos os métodos chegam ao mesmo valor.
O que interessa não é a rentabilidade em %, é o que no final do ano ganhas ou perdes em euros...
Um abraço,
JAS
--------------------------------
Branc0 Escreveu:Cuidado com esse stop. Os suportes históricos estão na zona 2.70-2.75 ... podes estar a stopar na zona de rebound.
Mas é só uma ideia, claro que pode descarrilar ainda mais.
Eu só uso os stops quando não quero acordar de madrugada (o que é quase todos os dias...).
Depois do 2º café prefiro navegar à vista.
Um abraço,
JAS
Cuidado com esse stop. Os suportes históricos estão na zona 2.70-2.75 ... podes estar a stopar na zona de rebound.
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Re: Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 26
BCP
A cotação abaixo dos 2,80 parece suficiente para entalar fortemente o bando dos 7...
Estou ctg Jas, também entrei a 2.79 porque no fundo até acredito que isto já não tenha muito mais para cair. No entanto, e como param as modas, desta vez resolvi não correr grandes riscos e coloquei um stopzito bem apertadinho, foi logo ali no 2.74, logo a seguir aquele camião de 2 milhões que lá se encontrava disposto a comprar a 2.75
Abraço
Lixei-me...
, desculpem lá a falta de sumo e o tipo de linguagem, ainda por cima no topico do Jas..., mas hoje estou completamente danado com isto

Estou ctg Jas, também entrei a 2.79 porque no fundo até acredito que isto já não tenha muito mais para cair. No entanto, e como param as modas, desta vez resolvi não correr grandes riscos e coloquei um stopzito bem apertadinho, foi logo ali no 2.74, logo a seguir aquele camião de 2 milhões que lá se encontrava disposto a comprar a 2.75
Abraço
Lixei-me...
Editado pela última vez por 1963 em 27/9/2007 17:54, num total de 1 vez.
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
- Registado: 24/8/2006 20:09
Umas questões Jas...Calculas a rentabilidade tendo em conta o capital investido total ou alguma média ponderada....o que significa esse 1.022X de capital medio ponderado....não sei se calcule a minha rentabilidade tendo em conta o capital total investido ou use outra formula visto que fiz vários depositos/levantamentos da minha carteira ao longo do ano...
desde já obrigado
Bn
desde já obrigado
Bn
- Registado: 28/7/2006 15:24
Carteira JAS*2007 - Mês 09 - dia 26
Dá-me ideia que isto já começou a virar…
Se quero aproveitar a onda convém voltar já ao meu capital ampliado de 1,35X.
TDU
Embora admita que ela já não caia muito mais, também não me parece que vá recuperar ANTES do BCP começar a subir.
Sendo assim parece mais correcto ter BCP do que TDU…
Uma venda a 1,89.
BCP
SEM
Com mais liquidez justifica-se umas compras para manter uma posição de 15%.
Umas compras a 11.45-11.44.
VAFK
A minha ordem de venda continua no 0,15 e hoje levaram-me mais umas.
PF BIOTECH
Subscrevi mais umas UP’s.
JAS
Se quero aproveitar a onda convém voltar já ao meu capital ampliado de 1,35X.
TDU
Embora admita que ela já não caia muito mais, também não me parece que vá recuperar ANTES do BCP começar a subir.
Sendo assim parece mais correcto ter BCP do que TDU…
Uma venda a 1,89.
BCP
SEM
Com mais liquidez justifica-se umas compras para manter uma posição de 15%.
Umas compras a 11.45-11.44.
VAFK
A minha ordem de venda continua no 0,15 e hoje levaram-me mais umas.
PF BIOTECH
Subscrevi mais umas UP’s.
JAS
- Anexos
-
- cart 09-26.png (0 Bytes) Visualizado 3479 vezes
BCP
nunoand99 Escreveu:JAS, como sei que és grande fã do BCP, como aliás eu sou (é sem dúvida das pouquissimas acções em Portugal a acompanhar), gostaria de ouvir o que tens a dizer sobre o meu "post" em baixo no tópico do BCP.
Eu não olho muito para os PER's...
Acho que eles poderão servir apenas para nos decidirmos entre várias hipóteses dentro do mesmo sector e nada mais do que isso.
Eles dão-nos indicações em termos de longo prazo e, no caso específico do BCP, temos que o analisar no curtíssimo ou no curto prazo.
Foi essa a análise que fiz no fim de semana passado...
Um abraço,
JAS
Dia negro pro BCP e TDU, amanhã o BCP irá recuperar
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com
- Registado: 6/8/2006 15:54
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1 e 46 visitantes