Jardim Gonçalves fundador e vergonha do BCP
BP diz pede esclarecimentos BCP sobre concessão crédito
15/10/2007
(Acrescenta com comunicado do Millennium bcp)
LISBOA, 15 Out (Reuters) - O Banco de Portugal (BP), na sequência de notícias, pediu esclarecimentos ao Millennium bcp para analisar se violou as regras de concessão de crédito, mas o BCP nega que tenha sido reportada qualquer irregularidade, segundo comunicados das duas instituições.
Em comunicado, o BCP frisa que "no âmbito dos mecanismos instituídos de verificação, controlo e auditoria não foi em momento algum reportada qualquer irregularidade ou desvio de normalidade em qualquer das operações mencionadas".
Este banco adianta que, "em qualquer caso, atenta a natureza das insinuações, o Conselho ordenou o desencadear dos processos internos adequados para nova averiguação integral e completo esclarecimento das situações referidas".
O Expresso, Sábado passado, referiu que "mais de 12 milhões de euros (ME) de dívidas contraídas no BCP por cinco empresas detidas por um dos filhos de Jardim Gonçalves foram consideradas incobráveis pelo banco, no final de 2004".
Ao Expresso, Jorge Jardim Gonçalves salientou que as questões relacionadas com clientes não passavam por si, nem passam.
Hoje, o Jornal de Negócios refere que "dois dos maiores accionistas do BCP, pediram explicações ao presidente da comissão de auditoria do banco sobre um alegado perdão de dívidas no valor de 15 ME" a um accionista do banco.
No comunicado, o BCP assinala "as conexões destas notícias com actuações recorrentes visando atingir o bom nome e reputação do banco", vincando que se reserva "qualquer outro tipo de actuação legítima".
"Face às recentes notícias sobre a natureza de algumas operações de crédito realizadas pelo BCP, o BP informa que está a analisar a situação", afirma o banco central, em comunicado.
Adianta que solicitou "à instituição em causa os esclarecimentos considerados necessários, com o objectivo de apurar se terá ocorrido violação de normas cujo cumprimento lhe compete fiscalizar, nomeadamente o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (RGICSF).
Jorje Jardim Gonçalves, em 2004, era o Chief Executive Officer (CEO) do BCP e actualmente é o 'chairman' -- presidente do Conselho Geral e de Supervisão.
O Millennium bcp esteve, recentemente, envolvido numa luta de poder que opôs o 'chairman' e fundador ao anterior CEO, Paulo Teixeira Pinto, que se demitiu a 31 de Agosto e foi substituído por Filipe Pinhal.
O BP realça que "as instituições de crédito não podem conceder crédito - sob qualquer forma ou modalidade, incluindo a prestação de garantias, directa ou indirectamente - aos membros dos órgãos de administração e de fiscalização, nem a sociedades ou outros entes colectivos por eles directa ou indirectamente controlados".
O BP frisa ainda que "presume-se o carácter indirecto da concessão de crédito quando o beneficiário seja cônjuge, parente ou afim em primeiro grau de algum membro dos órgãos de administração ou fiscalização ou que a sociedade beneficiária do crédito seja directa ou indirectamente controlada por alguma ou algumas destas pessoas".
No comunicado, o BCP adianta que "dos resultados desta averiguação irá ser dado conhecimento às autoridades de supervisão e órgãos competentes do banco".
"Durante o dia de amanhã será dado conhecimento das conclusões quanto às operações a respeito das quais, por terem sido suscitadas há alguns dias junto da Comissão de Auditoria e Risco, se tornou já possível completar o processo de análise", realça o BCP.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison
Filho de peixe sabe nadar...
DESCONHECIMENTO?
Acho altamente improvavel numa familia em que os membros se relacionam normalmente que o JJG desconhecesse que o seu filho integrava um conjnto de sociedades que obteve um financiamento de 12 milhões de EUR.
INTERFERÊNCIA?
Irrelevante porque... ela é desnecessária!
Faz-me lembrar o caso do SG da ONU, Kofi Annan, que jurou não ter tido qualquer interferência (e a Comissão de Investigação não conseguiu provar o contrário...).
Ou seja, não aparecendo um bilhete escrito pelo punho destes trutas, "muito grato pelo favorzito ao meu pequerrucho", nem havendo gravações é dificil provar qualquer interferência.
TRÁFICO DE FAVORES?
Muito curioso em saber da avaliação de todos os intervenientes nesta decisão - desde a aprovação do financiamento até ao perdão. Desta última fase já temos o FPinhal qua ascendeu a PCA. E os outros também terá sido devidamente "apreciado" em termos de carreira e remuneração a participação na "operação"?
DIGNIDADE?
ZERO para JG. Quem saca de remuneração ao BCP 6 milhões de EUR por ano não se suja por 12 milhões - Nem deixa o filho sujar o nome de família.
ILEGALIDADE?
Acho inevitável que todos os intervenientes - JJG + FPinhal + ADias + outras figuras envolvidas - apresentem a sua demissão.
É que pode tudo ter sido feito dentro da maior das legalidades. Mas perdemos a confiança nestas pessoas. Quando olharmos para elas vamos estar sempre a pensar nos 12 milhões e a imaginar quantos mais milhões terão tido caminho idêntico.
Por uma razão - e termino como comecei - com a sabedoria popular: "Quem faz um cesto faz um cento".
Acho altamente improvavel numa familia em que os membros se relacionam normalmente que o JJG desconhecesse que o seu filho integrava um conjnto de sociedades que obteve um financiamento de 12 milhões de EUR.
INTERFERÊNCIA?
Irrelevante porque... ela é desnecessária!
Faz-me lembrar o caso do SG da ONU, Kofi Annan, que jurou não ter tido qualquer interferência (e a Comissão de Investigação não conseguiu provar o contrário...).
Ou seja, não aparecendo um bilhete escrito pelo punho destes trutas, "muito grato pelo favorzito ao meu pequerrucho", nem havendo gravações é dificil provar qualquer interferência.
TRÁFICO DE FAVORES?
Muito curioso em saber da avaliação de todos os intervenientes nesta decisão - desde a aprovação do financiamento até ao perdão. Desta última fase já temos o FPinhal qua ascendeu a PCA. E os outros também terá sido devidamente "apreciado" em termos de carreira e remuneração a participação na "operação"?
DIGNIDADE?
ZERO para JG. Quem saca de remuneração ao BCP 6 milhões de EUR por ano não se suja por 12 milhões - Nem deixa o filho sujar o nome de família.
ILEGALIDADE?
Acho inevitável que todos os intervenientes - JJG + FPinhal + ADias + outras figuras envolvidas - apresentem a sua demissão.
É que pode tudo ter sido feito dentro da maior das legalidades. Mas perdemos a confiança nestas pessoas. Quando olharmos para elas vamos estar sempre a pensar nos 12 milhões e a imaginar quantos mais milhões terão tido caminho idêntico.
Por uma razão - e termino como comecei - com a sabedoria popular: "Quem faz um cesto faz um cento".
volto a puxar este assunto, porque ontem tive uma boa conversa com um participante deste tópico e deu para eu ver algumas coisas que não percebia e lembrar-me de coisas que já tinha esquecido...
Foi aqui dito para meu grande espanto na altura, que ordens de venda tinham sido recusadas... fiquei indignado e atribui isso a empregados muito 'zelosos'... nada disso. Lembrei-me que quando dei ordem de venda das acções do BPA que tinha e estava a ganhar algum dinheiro......... a ordem foi RECUSADA..... para minha indignação.....
Porquê... porque tinha associado um empréstimo e para liquidar o emprestimo eu tinha que o pagar todo e com esse empretimo eu tinha comprado metade BPA e metade BCP... portanto até foi fácil para mim... mudei depois a ordem para venda de todas as BPA e parte de BCP's paguei o emprestimo todo e fiquei com algumas BCP's a custo zero.
Mas ontem vi e ouvi a experiencia deste nosso camarada e se eu tivesse azar e estivesse a perder um centimo....... bom aí seria o pesadelo.... teria que ir pagando e teria que ter assistido ao bcp a chegar a 1,25 e provavelmente já não teria vontade nenhuma de ir ao aumento de capital
ouvi a experiencia do pai e do irmão deste nosso colega e que percebi foi claramente muito penosa.
obviamente não foram obrigados a comprar, mas o bcp esteve mal ao incentivar estas facilidades e ao não desencorajar alguns investimentos excessivos...
por fim volto a repudiar o titulo deste topico, fico contente por o PTP já cá não estar... e muito pelo fundador Jardim estar de volta com todos os poderes. gostava de não voltar a puxar este tópico para cima com este nome, mas gosto de dormir todos os dias com a consciencia tranquila e quando me apercebi de mais algumas facetas da realidade e que esta não era apenas a que estava na minha imaginação tive que escrever isto.
um abraço a todos
Foi aqui dito para meu grande espanto na altura, que ordens de venda tinham sido recusadas... fiquei indignado e atribui isso a empregados muito 'zelosos'... nada disso. Lembrei-me que quando dei ordem de venda das acções do BPA que tinha e estava a ganhar algum dinheiro......... a ordem foi RECUSADA..... para minha indignação.....
Porquê... porque tinha associado um empréstimo e para liquidar o emprestimo eu tinha que o pagar todo e com esse empretimo eu tinha comprado metade BPA e metade BCP... portanto até foi fácil para mim... mudei depois a ordem para venda de todas as BPA e parte de BCP's paguei o emprestimo todo e fiquei com algumas BCP's a custo zero.
Mas ontem vi e ouvi a experiencia deste nosso camarada e se eu tivesse azar e estivesse a perder um centimo....... bom aí seria o pesadelo.... teria que ir pagando e teria que ter assistido ao bcp a chegar a 1,25 e provavelmente já não teria vontade nenhuma de ir ao aumento de capital
ouvi a experiencia do pai e do irmão deste nosso colega e que percebi foi claramente muito penosa.
obviamente não foram obrigados a comprar, mas o bcp esteve mal ao incentivar estas facilidades e ao não desencorajar alguns investimentos excessivos...
por fim volto a repudiar o titulo deste topico, fico contente por o PTP já cá não estar... e muito pelo fundador Jardim estar de volta com todos os poderes. gostava de não voltar a puxar este tópico para cima com este nome, mas gosto de dormir todos os dias com a consciencia tranquila e quando me apercebi de mais algumas facetas da realidade e que esta não era apenas a que estava na minha imaginação tive que escrever isto.
um abraço a todos
- Registado: 19/4/2005 11:11
CHEGADO DE FERIAS E,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
CHEGADO DE FERIAS E,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
Bem esta é para todos queles que se lembram desta canção
Todos os patinhos sabem bem nadar, sabem bem nadar, cabeça para baixo rabinho para o aaaaar, cabeça para baixo rabinho para o ar
Chego e apanho esta conversa a meio, mas a mim tb me revolta, ehehhehehe, mas é o facto de atribuirem culpas a este e aquele
Posso ja ter cometido muitoss erros no mercado, mas a culpa so pode ser atribuida a mim mesmo, ninguem me apontou um canhao para comprar o que quer que seja, portanto a todos os patos lesados, aguentem-se, que eu tb me tenho aguentado ao longo destes curtos anos de bolsa, umas correm bem outras mal, mas nao atribuo culpas a ninguem
olha olha se o meu gerente de conta me dizia para fazer isto ou aquilo, ehhehehe isso é que era!!!!
Olha ja agora amanha comprem X que eu estou a vender
Abraço
shevet
Bem esta é para todos queles que se lembram desta canção
Todos os patinhos sabem bem nadar, sabem bem nadar, cabeça para baixo rabinho para o aaaaar, cabeça para baixo rabinho para o ar
Chego e apanho esta conversa a meio, mas a mim tb me revolta, ehehhehehe, mas é o facto de atribuirem culpas a este e aquele
Posso ja ter cometido muitoss erros no mercado, mas a culpa so pode ser atribuida a mim mesmo, ninguem me apontou um canhao para comprar o que quer que seja, portanto a todos os patos lesados, aguentem-se, que eu tb me tenho aguentado ao longo destes curtos anos de bolsa, umas correm bem outras mal, mas nao atribuo culpas a ninguem
olha olha se o meu gerente de conta me dizia para fazer isto ou aquilo, ehhehehe isso é que era!!!!
Olha ja agora amanha comprem X que eu estou a vender
Abraço
shevet
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool
O 50 Cent, looooooool
Penso que o Marco diz tudo no que escreveu, para além do "Mais do que ser responsável por quem lá trabalha, como é obvio e para quem está minimamente dentro do assunto, os funcionários dos bancos fazem e oferecem aos clientes aquilo para que recebem instruções".
Por outro lado, não posso deixar de manifestar alguma repulsa pelo teor dos posts aqui deixados pelo pvg80713. Há que ter algum bom senso, o que parece não ser o caso.
De qualquer forma, também o meu pai foi convencido pela gestora de conta a comprar acções. Mais do que as que devia e queria. Mesmo depois de ter saído escaldado na sequência do "gato por lebre" e de "nunca mais se meter na bolsa", acabaram por levá-lo a pensar que o investimento - para além do estritamente necessário para obter um melhor spread no empréstimo - era realmente fenomenal.
Felizmente, já sem o empréstimo no BCP e dos ter mandado às urtigas, antes da grande queda perguntou-me se devia largá-las ou não - isto ainda em 2001 - e acabou por vender tudo nas proximidades dos 4,00 com um prejuízo assinalável. Antes isso do que os vários ataques cardíacos que o pai de um outro amigo meu teve devido à queda dos mercados (BCP, EDP, etc e tal, investimentos "seguros").
Eu até pensava que, independentemente de se chamar a isto "bolsa", muitos, na realidade, entre os quais o meu pai, não percebiam nada de bolsa, mercados, economia ou empresas...
Um abraço,
MozHawk
Por outro lado, não posso deixar de manifestar alguma repulsa pelo teor dos posts aqui deixados pelo pvg80713. Há que ter algum bom senso, o que parece não ser o caso.
De qualquer forma, também o meu pai foi convencido pela gestora de conta a comprar acções. Mais do que as que devia e queria. Mesmo depois de ter saído escaldado na sequência do "gato por lebre" e de "nunca mais se meter na bolsa", acabaram por levá-lo a pensar que o investimento - para além do estritamente necessário para obter um melhor spread no empréstimo - era realmente fenomenal.
Felizmente, já sem o empréstimo no BCP e dos ter mandado às urtigas, antes da grande queda perguntou-me se devia largá-las ou não - isto ainda em 2001 - e acabou por vender tudo nas proximidades dos 4,00 com um prejuízo assinalável. Antes isso do que os vários ataques cardíacos que o pai de um outro amigo meu teve devido à queda dos mercados (BCP, EDP, etc e tal, investimentos "seguros").
Eu até pensava que, independentemente de se chamar a isto "bolsa", muitos, na realidade, entre os quais o meu pai, não percebiam nada de bolsa, mercados, economia ou empresas...
Um abraço,
MozHawk
pvg80713 Escreveu:caro bolsa,
já reli o que escrevi e não vejo onde não fui claro. Mas aqui vai mais uma vez :
Na altura as acções do BPA estavam a quatro contos e tal. Houve empregados BPA que as compraram a mil escudos.
Não foi o meu caso ...... já não é possivel mostrar gráficos mas lembro-me de ter comprado a tres contos e quinhentos e vendido a tres e oitocentos em pouco tempo.
cumprimentos
Também eu voltei a ler e a reler e não percebo na mesma, eu não sou moderador mas penso que este fórum não é o local para alguém vestir a camisola de quem quer que seja, a finalidade é o enriquecimento de conhecimentos e ideias partilhados por todos, quando aparece alguém defendendo causas empregos e patrões a meu ver está no local errado, por mim não precisas sequer responder pois o assunto está encerrado.
Cump.s e B.N.
- Registado: 7/2/2005 18:06
Re: pvg ?
pvg80713 Escreveu:Lis Escreveu:Quanto ao amigo pvg80713, pergunto:
Pq é q foi ao aumento de K a 1.25 e não foi aos outros anteriores (2 se não me falha a memória)?
Lis,
também fui.
o que se passa é que eu sou quase day-trader, short term trader neste caso....
swing trader talvez, não sei qual o melhor termo.
Quando ganhava 10% saia.......
E quando me apercebo que as coisas estão mal, não entro. Neste momento, só volto a entrar a 1,25 ou quando JJG tiver as rédeas do poder na mão. Se for ptp a ter o poder, nem a 1,25.
pvg, peço desculpa. Por momentos pensei q tinha sido por inside trading
abç
Acabei de pedir à Obra uma AG imediata, e penso que o Sr Lutav poderá ver o caminho....
Obviamente temos sentidos de humor diferentes... por isso eu te dizia que não me conheces.....
um ab lutav !!!!!!!!!!
agora... podes não gostar de JJG.. estás no teu direito.... podes acreditar que os *** que ganham rios de dinheiro no BCP e dizem aos balcões para não aceitarem ordens de venda , serm punidos... tudo bem ! se isto ou parecido aconteceu , os *** serem punidos........ tudo bem !
JJG vergonha do BCP nunca aceitarei...
Obviamente temos sentidos de humor diferentes... por isso eu te dizia que não me conheces.....
um ab lutav !!!!!!!!!!
agora... podes não gostar de JJG.. estás no teu direito.... podes acreditar que os *** que ganham rios de dinheiro no BCP e dizem aos balcões para não aceitarem ordens de venda , serm punidos... tudo bem ! se isto ou parecido aconteceu , os *** serem punidos........ tudo bem !
JJG vergonha do BCP nunca aceitarei...
edit:
em stand by até completa troca de MP's com PVG
voltamos dentro de momentos
(e aqui vai o texto original)
e agora o edit2:
1 abraço ao PVG, pelo humor, pelo fair play, e pela postura (frontal) que demonstrou!
nada como 2 ou 3 MP's para a malta entender-se (eu queria o whisky, mas ele nao bebe!
)!!
qto à AG, quero informar a todos, que vou como convidado!!
edit3: pequeno esclarecimento: em situacao alguma eu ataquei o JJG pessoalmente (nem acho que a situacao é assim personalizavel!), mas usei o exemplo do "gajo do conhaque", apenas depois do teu post!
edit4: para quem dizia que os "edit's" eram perniciosos, fica aqui 1 bom exemplo de como podem ser uteis
em stand by até completa troca de MP's com PVG
voltamos dentro de momentos
(e aqui vai o texto original)
Lutav Escreveu:pvg80713 Escreveu:gente que é capaz de reter uma ordem de venda....... por acreditar que no fundo...
e por bem...
reter uma ordem de venda.
o cliente ainda me vai agradecer....
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
peço imensa desculpa, mas, tas a brincar, certo?![]()
![]()
![]()
![]()
sério; ou as idas às reunioes da Obra tiraram-te te tiraram mto discernimento, ou injectaram muito cinismo.... mas que nao estás bem, nao estás!!:shock:
peço desculpa, mas definitivamente, nao tenho estômago para isto.
last post neste topico!
beijos e abraços
edit: agora reli o teu post antes deste, e nao percebi, se esse, ou o que citam, sao ironia!!
explica lá isso por MSN ou MP, que assim começo a ficar confuso! (muito mesmo, e isto na hora de jantar faz-me mto mal!)
abraço
e agora o edit2:
1 abraço ao PVG, pelo humor, pelo fair play, e pela postura (frontal) que demonstrou!
nada como 2 ou 3 MP's para a malta entender-se (eu queria o whisky, mas ele nao bebe!
qto à AG, quero informar a todos, que vou como convidado!!
edit3: pequeno esclarecimento: em situacao alguma eu ataquei o JJG pessoalmente (nem acho que a situacao é assim personalizavel!), mas usei o exemplo do "gajo do conhaque", apenas depois do teu post!
edit4: para quem dizia que os "edit's" eram perniciosos, fica aqui 1 bom exemplo de como podem ser uteis
Editado pela última vez por lutav em 30/8/2007 18:32, num total de 3 vezes.
lutav,
a sério.... só quis dizer que não conheces o meu sentido de humor ( obviamente mau ou bom como quiseres ) . Obviamente se tu não me conheces e eu escrevo : pobrezinhos, podias ter pensado que eu me referia a gente dos balcões que ganham pouco.
Não.
Eu estava mesmo a referir-me a gente que ganha fortunas, mas que sai imensamente tarde do banco porque não tem uma Vida para onde ir... e muitos deles teem mulher.... alguns mais que uma... e imensos filhos.
um abraço lutav
a sério.... só quis dizer que não conheces o meu sentido de humor ( obviamente mau ou bom como quiseres ) . Obviamente se tu não me conheces e eu escrevo : pobrezinhos, podias ter pensado que eu me referia a gente dos balcões que ganham pouco.
Não.
Eu estava mesmo a referir-me a gente que ganha fortunas, mas que sai imensamente tarde do banco porque não tem uma Vida para onde ir... e muitos deles teem mulher.... alguns mais que uma... e imensos filhos.
um abraço lutav
Re: pvg ?
Lis Escreveu:Quanto ao amigo pvg80713, pergunto:
Pq é q foi ao aumento de K a 1.25 e não foi aos outros anteriores (2 se não me falha a memória)?
Lis,
também fui.
o que se passa é que eu sou quase day-trader, short term trader neste caso....
swing trader talvez, não sei qual o melhor termo.
Quando ganhava 10% saia.......
E quando me apercebo que as coisas estão mal, não entro. Neste momento, só volto a entrar a 1,25 ou quando JJG tiver as rédeas do poder na mão. Se for ptp a ter o poder, nem a 1,25.
Lesados, mas alguém pode garantir que uma acção vai subir? Ninguém no mundo. E quem investe na Bolsa sem perceber isto certamente que devia estar muito longe dos mercados financeiros.
Já critiquei duramente, no passado, o facto do BCP emprestar dinheiro para que os seus clientes possam adquirir acções do próprio banco. Foi uma sustentação artificial da cotação do Banco. Agora não posso deixar de ser crítico com quem vem agora pedir indemnizações por causa disso. Parece-me um aproveitamento claro da situação e oportunistico.
P.S. 1 Acho que o BCP para limpar a sua imagem vai acabar por indemnizar aqueles que o pediram. E acho que com isso estará a prestar um péssimo serviço ao mercado de capitais.
Já critiquei duramente, no passado, o facto do BCP emprestar dinheiro para que os seus clientes possam adquirir acções do próprio banco. Foi uma sustentação artificial da cotação do Banco. Agora não posso deixar de ser crítico com quem vem agora pedir indemnizações por causa disso. Parece-me um aproveitamento claro da situação e oportunistico.
P.S. 1 Acho que o BCP para limpar a sua imagem vai acabar por indemnizar aqueles que o pediram. E acho que com isso estará a prestar um péssimo serviço ao mercado de capitais.
Deixem para lá isso de quem conhece quem.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
pvg80713 Escreveu:caro lutav,
desculpe, falei e voce não me conhece de lado nenhum.
quando me refiro a pobrezinhos.....
empregados no bcp, ...e garanto-lhe que há imensos,
estou a referir-me apenas a gente infeliz sem horizontes e capacidades que por lá se arrastam.
não tem nada que ver com dinheiro... muitos destes pobrezinhos teem imenso dinheiro.
um ab
pvg, lê lá bem para tras... eu percebi o que estavas a dizer, tu é que nao percebeste o que eu tava a dizer
.. e eu sei o que sei e o que vi... de "pobrezinhos" nao tem nada.... até porque os "sem horizontes e sem capacidades", nao sao os mesmo que cumprem objectivos do mês ignorando ordens expressas de venda dos clientes... (para manter cada cliente com X accoes BCP)
qto ao teres falado, e eu nao te conhecer de lado nenhum, nao percebo o que isso quer dizer; isto é um forum, nao conheço mta gente de lado nenhum, o que me parece normal
tu tambem nao me conheces de lado nenhum, mas e agora que to disse, ganhei alguma coisa?
beijos e abraços
caro bolsa,
já reli o que escrevi e não vejo onde não fui claro. Mas aqui vai mais uma vez :
Na altura as acções do BPA estavam a quatro contos e tal. Houve empregados BPA que as compraram a mil escudos.
Não foi o meu caso ...... já não é possivel mostrar gráficos mas lembro-me de ter comprado a tres contos e quinhentos e vendido a tres e oitocentos em pouco tempo.
cumprimentos
cumprimentos
caro lutav,
estou a referir-me apenas a gente infeliz sem horizontes e capacidades que por lá se arrastam.
não tem nada que ver com dinheiro... muitos destes pobrezinhos teem imenso dinheiro.
um ab
um ab
Eu tb fui no conto do vigário,
não tenho vergonha de o admitir. Fui na conversa do gerente e do responsável por títulos do antigo BPSM: 'Temos aqui documentos internos do banco, secretos, que garantem que as acções vão até a ..., pode ver, sem risco e PT de..., emprestamos o dinheiro, spread especial para clientes seleccionados do banco, etc...'
O mais grave é que levei a família comigo para a boca do lobo. A minha experiência com a bolsa era positiva, via OPV's. Quando as acções vieram por aí abaixo, ainda nem sabia o que era um stop loss, nem podia acompanhar os mercados por condicionante profissional. Só no dia seguinte é que consultava as cotações no DN.
Serviu de lição:
1) Mudei de banco, mais a família toda, e estou bem servido (aliás, por via da actividade empresarial que iniciei, o banco perdeu bem mais. E isso dá-me gozo
);
2) Aprendi a lição: Na bolsa, para alguém ganhar, alguém tem que perder;
3) Não confio em PT nem em análises de financeiras;
4) Não aconselho ninguém a comprar/vender na bolsa;
5) Jamais peço dinheiro emprestado para investir e só aplico o que não me faz falta no curto/médio prazo;
6) Ao menor sinal bear, estou fora;
7) Se não posso acompanhar os mercados, estou fora;
Quanto à indemnização, sim ou não? Não sei, cada um deve assumir as consequências dos seus actos, e eu assumi as minhas pagando as acções, o empréstimo e os juros. Nem sei, nem quero saber, em quanto é que aquilo me ficou. Mas que o banco não agiu com parâmetros próprios de uma instituição fiduciária, isso é indiscutível.
Creio ter aprendido a lição e deixo testemunho que possa servir a outros.
O mais grave é que levei a família comigo para a boca do lobo. A minha experiência com a bolsa era positiva, via OPV's. Quando as acções vieram por aí abaixo, ainda nem sabia o que era um stop loss, nem podia acompanhar os mercados por condicionante profissional. Só no dia seguinte é que consultava as cotações no DN.
Serviu de lição:
1) Mudei de banco, mais a família toda, e estou bem servido (aliás, por via da actividade empresarial que iniciei, o banco perdeu bem mais. E isso dá-me gozo
2) Aprendi a lição: Na bolsa, para alguém ganhar, alguém tem que perder;
3) Não confio em PT nem em análises de financeiras;
4) Não aconselho ninguém a comprar/vender na bolsa;
5) Jamais peço dinheiro emprestado para investir e só aplico o que não me faz falta no curto/médio prazo;
6) Ao menor sinal bear, estou fora;
7) Se não posso acompanhar os mercados, estou fora;
Quanto à indemnização, sim ou não? Não sei, cada um deve assumir as consequências dos seus actos, e eu assumi as minhas pagando as acções, o empréstimo e os juros. Nem sei, nem quero saber, em quanto é que aquilo me ficou. Mas que o banco não agiu com parâmetros próprios de uma instituição fiduciária, isso é indiscutível.
Creio ter aprendido a lição e deixo testemunho que possa servir a outros.
pvg80713 Escreveu:Caro Bolsa,
eu também não conheço mais ninguém sem ser eu.... e conheço muita gente que teve BPA... chama-se a isto :
Bolsa
neste caso Sorte na Bolsa, mas não se preocupe que eu até costumo perder dinheiro.
Naquele caso lembro-me que fiz quase 10% numa semana, numa queda muito aparatosa.
Usava o Banco 7, que já acabou e deu origem ao AB7 que quase 10 anos depois........... funciona pior !
já agora, e na altura toda a gente me dizia, vende BPA e compra apenas BCP...
um ab
pvg80713 Escreveu:desculpa Bolsa,
menti.
conheço vários empregados do Ex-BPA que ganharam algum dinheiro.
Para ser sincero não percebi nada.
Cump.s
- Registado: 7/2/2005 18:06
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1 e 33 visitantes