PREC
Duarte Escreveu:A questão é mesmo essa ... saber se os resultados a longo prazo são mesmo benignos. É isso que os "idiotas" dos ambientalistas questionam ... não será legitimo essa duvida?
Chamei-lhes "ambientalistas" entre aspas porque não os considero de pleno direito. Eu também sou ambientalista, acho a sustentabilidade uma coisa sagrada, e não partilho das opiniões deles. Aliás considero-os prejudiciais ao ambiente, porque não propõem alternativas viáveis.
Quanto aos efeitos nefastos, o único que vi mencionado de forma séria tem a ver com a eventual toxicidade dessas plantas. Ora bem, algumas das plantas que usamos já hoje em dia na alimentação são tóxicas por natureza. Nalguns casos até se tornaram menos tóxicas através de seleção artificial. Tens o caso conhecido das favas, e o menos conhecido do louro. Dantes dava-se isso de comer aos animais e via-se o que acontecia. Depois caso os animais não se queixassem comia-se sem problemas. Agora fazem-se baterias de testes para determinar a toxicidade dos transgénicos: a avaliação é bem mais rigorosa. Não vamos inventar problemas onde eles não existem, ok?
However elegant the method we should occasionally look at the results.
nunofaustino Escreveu:Penso que em Portugal, e na maioria do mundo, não é permitido semear trangénicos que originem plantas estéreis.
sim, ainda é uma "zona cinzenta"
A principal razão é a excessiva dependência que isto iria criar relativamente a uma única empresa (a fornecedora das sementes). isto acarreta mais riscos biológicos, mas muito mais liberdade aos agricultores que não ficam dependentes de uma só empresa.
acho que resumiste a razão pq há tantos protestos
muitos desses manifestantes não estão preocupados os riscos biológicos mas sim com as multinacionais...ou seja, usam este tema como arma de arremesso na sua luta politico-ideologica ...
A questão levantada por esta invasão pode ser levantada em dois pontos diferentes:
1. É legítimo destruir propriedade alheia para defender um ponto de vista?
não...e quem achar q sim está a abrir uma caixa de pandora
eles dizeram várias vezes que as pessoas não sabiam, q estavam mal informadas...se os OGM´s são assim tão perigosos, se houverem assim tantas provas então não deve ser dificil informar e convencer as as pessoas e até organizar uma manifestação legal...a Algarve está cheio, as pessoas estão em férias, com tempo livre para participarem nestas acções
2. Os Portugueses sabem que é muito fácil produzir milho, soja, ... trangénico em Portugal?
1. Antes do 25 de Abril era assim que eram manifestados os nossos desagrados perante o poder instalado. Numa democracia, não deveria ser necessário fazer isto... imaginem que eu era contra a lei do aborto... será que seria legal eu entrar numa clínica privada, partir aquilo tudo e depois dizer que aquilo era uma manifestação de opinião? Apesar dos estragos terem sido pequenos (1 hectare em 51), os autores devem ser exemplarmente punidos para evitar que este tipo de manifestações comecem a proliferar.
2. Se não me engano, um região agrícola pode definir que é proibido plantar trangénicos se uma maioria dos seus associados votar esse assunto numa reunião. No entanto, basta um agricultor dessa região querer plantar trangénicos, que esse decisão não tem valor legal (ouseja, nunca é vinculativa). Penso que será isto que terá ocorrido no Algarve. A maioria dos agricultores queria o Algarve livre de OGMs e um agricultor decidiu plantar na mesma... neste caso o direito de um agricultor foi superior à vontade dos restantes.
trangénicos estéreis resolvem este problema
Para além disso, em Pt e na europa, ainda não houve um debate a sério sobre esta questão. Mas a verdade é que a maioria das coisas compradas nas nossas lojas mas que são "made in USA, China, ... " são feitas com material trangénico. Mesmo algumas coisas feitas em Portugal, são feitas com materiais trangénicos. E a pior parte é que neste momento é virtualmente impossível distinguir uma da outra (normalmente os trangénicos têm melhor aspecto, lol). Nos EUA, os materiais não trangénicos são identificados nas prateleiras e são substancialmente mais caros. E acredito que seja este o futuro em Portugal e no resto do mundo... mas têm de ser legislado e fiscalizado... há algumas explorações em Pt que dizem que sao de agricultura biológica (por definição são tb OGM free). Mas é necessário ir mais longe e legislar o que é agricultura biológica e o que é agricultura OGM free, ... e HAVER FISCALIZAÇÃO!!!
a solução americana parece interessante:" os materiais não trangénicos são identificados nas prateleiras"
e assim cada consumidor fica com liberdade de escolha...em comprar ou não
mais legislação e mais ficalização estatal parece-me má ideia, o Estado a meter mais o bedelho só vai complicar
os agricultore podem mt bem reunir-se em associações que garantam a fiscalização dos seus associados e a identificaçãos dos seus produtos
associações de produtores biológicos
associações de agricultores intensivos (convencionais com recurso a pesticidas, adubos)
associações de produtores OGM´s
Acima de tudo, espero que este ataque a esta exploração sirva para iniciar um debate entre anti OGMs e pró OGMs... penso que faz falta...
sim
Um abr
Nuno
Keyser Soze Escreveu:5. Caso especial é o do potencial risco para a biodiversidade. Estas culturas não vão dominar as outras? Estes activistas tão bem informados desconhecem que, cada vez mais, os cereais transgénicos serão estéreis, não haverá pólen fértil a esvoaçar pelos campos. A cada sementeira, obrigatoriamente novas sementes. Mesmo assim, por precaução, é obrigatório actualmente manter uma distância de segurança entre culturas normais e culturas transgénicas.
Penso que em Portugal, e na maioria do mundo, não é permitido semear trangénicos que originem plantas estéreis. A principal razão é a excessiva dependência que isto iria criar relativamente a uma única empresa (a fornecedora das sementes). isto acarreta mais riscos biológicos, mas muito mais liberdade aos agricultores que não ficam dependentes de uma só empresa.
A questão levantada por esta invasão pode ser levantada em dois pontos diferentes:
1. É legítimo destruir propriedade alheia para defender um ponto de vista?
2. Os Portugueses sabem que é muito fácil produzir milho, soja, ... trangénico em Portugal?
1. Antes do 25 de Abril era assim que eram manifestados os nossos desagrados perante o poder instalado. Numa democracia, não deveria ser necessário fazer isto... imaginem que eu era contra a lei do aborto... será que seria legal eu entrar numa clínica privada, partir aquilo tudo e depois dizer que aquilo era uma manifestação de opinião? Apesar dos estragos terem sido pequenos (1 hectare em 51), os autores devem ser exemplarmente punidos para evitar que este tipo de manifestações comecem a proliferar.
2. Se não me engano, um região agrícola pode definir que é proibido plantar trangénicos se uma maioria dos seus associados votar esse assunto numa reunião. No entanto, basta um agricultor dessa região querer plantar trangénicos, que esse decisão não tem valor legal (ouseja, nunca é vinculativa). Penso que será isto que terá ocorrido no Algarve. A maioria dos agricultores queria o Algarve livre de OGMs e um agricultor decidiu plantar na mesma... neste caso o direito de um agricultor foi superior à vontade dos restantes.
Para além disso, em Pt e na europa, ainda não houve um debate a sério sobre esta questão. Mas a verdade é que a maioria das coisas compradas nas nossas lojas mas que são "made in USA, China, ... " são feitas com material trangénico. Mesmo algumas coisas feitas em Portugal, são feitas com materiais trangénicos. E a pior parte é que neste momento é virtualmente impossível distinguir uma da outra (normalmente os trangénicos têm melhor aspecto, lol). Nos EUA, os materiais não trangénicos são identificados nas prateleiras e são substancialmente mais caros. E acredito que seja este o futuro em Portugal e no resto do mundo... mas têm de ser legislado e fiscalizado... há algumas explorações em Pt que dizem que sao de agricultura biológica (por definição são tb OGM free). Mas é necessário ir mais longe e legislar o que é agricultura biológica e o que é agricultura OGM free, ... e HAVER FISCALIZAÇÃO!!!
Acima de tudo, espero que este ataque a esta exploração sirva para iniciar um debate entre anti OGMs e pró OGMs... penso que faz falta...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Esta velha questão volta sempre, mas volta porque tem implícita um problema que é uma incomodidade para muitos: se a manifestação de Silves fosse de skinheads ou do PNR, contra uma herdade que tinha trabalhadores indocumentados do Magrebe, a GNR colocaria dois guardas a vigiá-la ou haveria um aparato bélico por tudo quanto era campo? E não haveria prisões e barrreiras policiais? E preciosismos jurídicos para explicar por que não houve detenções? E não teriamos já tido o PM com declarações veementes sobre a ordem pública e os energúmenos nazis?
Todos sabemos a resposta.
Fonte
Todos sabemos a resposta.
Fonte
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Mário Crespo.
Entrevista a sério a Francisco Louçã. Sem a bajulação ou a ignorância com que os outros jornalistas a ele se dirigem. Para quem não viu, uma informação: chegou ao ponto de revelar que, depois da entrevista ao Ministro Rui Pereira, foi inundado de "hate mail" anónimo, o qual o software da SIC permitiu perceber que vinha de computadores do Bloco.
Fonte
Entrevista a sério a Francisco Louçã. Sem a bajulação ou a ignorância com que os outros jornalistas a ele se dirigem. Para quem não viu, uma informação: chegou ao ponto de revelar que, depois da entrevista ao Ministro Rui Pereira, foi inundado de "hate mail" anónimo, o qual o software da SIC permitiu perceber que vinha de computadores do Bloco.
Fonte
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Lutav,
Continuo a não entender pq me haveria de sentir "visado" quando dizes
achas que eu defendo isso??? Não sei de onde tiraste essa ideia, mas eu vou repetir o que disse desde o inicio ... NÃO CONCORDO COM ACTOS CRIMINOSOS DESSE TIPO.
As preocupações que falo devem ser debatidas, só isso.
Abraço
Continuo a não entender pq me haveria de sentir "visado" quando dizes
"a ideia, que penso que fica claro no final, e numa só frase é, essas preocupacoes (ou quaisquer outras), num estado de direito, nao se podem sobrepor aos direitos dos outros! daí, a minha "caricatura", da minha "preocupacao" com 1 vizinho meu, me dar direito a partir as coisas dele!"
achas que eu defendo isso??? Não sei de onde tiraste essa ideia, mas eu vou repetir o que disse desde o inicio ... NÃO CONCORDO COM ACTOS CRIMINOSOS DESSE TIPO.
As preocupações que falo devem ser debatidas, só isso.
Abraço
- Registado: 22/6/2007 16:32
Esquerdas e Direitas...
O que tinha piada seria ver as reacções da polícia, políticos, jornalistas, povo em geral e Caldeireiros em particular se...
Em vez de um punhado de putos mal-cheirosos e charrados com ar de quem não toma banho à um mês a dizer que transgénicos matam tivesse sido um punhado de putos de cabeça rapada aos gritos por Hitler a dizer que os transgénicos são contra a pureza da raça e Viriato não comia transgénicos.
Eu não tenho dúvidas da diferença que seria, a todos os níveis... Mesmo que no fundo, os inícios, meios e fins fossem os mesmos, ainda que uns partissem o milho para a esquerda e os outros para a direita...
Em vez de um punhado de putos mal-cheirosos e charrados com ar de quem não toma banho à um mês a dizer que transgénicos matam tivesse sido um punhado de putos de cabeça rapada aos gritos por Hitler a dizer que os transgénicos são contra a pureza da raça e Viriato não comia transgénicos.
Eu não tenho dúvidas da diferença que seria, a todos os níveis... Mesmo que no fundo, os inícios, meios e fins fossem os mesmos, ainda que uns partissem o milho para a esquerda e os outros para a direita...
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Terrorismo ecologista (III)
1. Vou tentar explicar da forma mais simples. Transgénico, ou organismo geneticamente modificado (OGM) é uma planta (ainda não se põe, na prática, a questão dos animais - a não ser o seu uso em investigação -, mas vai-se pôr) em cujo genoma se insere um gene estranho, que vai fazer com que a planta produza uma nova proteína. Pode ser um pesticida, um insecticida, um factor de resistência à secura do solo, etc. Até pode ser, como já exemplifiquei, uma vacina. Uma consequência óbvia é que isto dispensa o uso de pesticidas e de insecticidas químicos, muitas vezes de alta toxicidade.
2. Uma das coisas que mais costuma surpreender os meus alunos de biologia molecular é que parece haver uma aberração na dimensão total dos códigos genéticos. O maior é o humano, mas só se esquecermos o caso especial do trigo e do milho, mais ricos geneticamente do que o homem. Só porque, desde há milhares de anos, o homem cultiva cereais com o dobro do número inicial de cromossomas. A biotecnologia não é coisa moderna! Com isto, ninguém hoje é capaz de dizer o que era o milho primitivo.
3. Há riscos? Claro que sim, mas controlados. Não posso esgotar a lista, mas vou dar alguns exemplos. Obviamente que, ao comermos cereais transgénicos ou carne de animais alimentados com eles, não estamos a incorporar no nosso genoma o gene estranho. Não estranhem eu começar por isto, é porque já li este disparate. O que estamos a ingerir é a proteína estranha. Isto poderia ser significativo no caso do cereal, mas este serve maioritariamente é para rações. No caso da carne, a dose é negligível. Toxicidade não há, em testes muito mais exigentes do que os utilizados para numerosos produtos da nossa vida corrente (as meninas verdeufémias não usam cosméticos?). Fica, não negligivelmente, a possibilidade de alergias, mas estas são por natureza individuais e não testáveis com facilidade. Claro que há outros problemas; não me acusem de ignorância, é que tenho de me cingir ao espaço de um “post”. De qualquer forma, nem tem importância, porque a maioria destes activistas é iletrada e cientificamente ignorante (excepto na sua certeza de que os cientistas, por natureza, são uns malfeitores e génios horrorosamente frankensteinianos).
4. Diverte-me ver os seus cartazes de milho tóxico e milho doente. Lembra-me a velha criada preta do “Bem vindo, Mr. Chance” que dizia que ele só tinha papas de milho na cabeça. Há por aí gente que, infelizmente, parece ter é papas de milho doente ou de milho tóxico. Os seus patronos políticos e ideológicos, que não têm papas nenhumas na cabeça, não percebem isto, ou são desonestos política e intelectualmente?
5. Caso especial é o do potencial risco para a biodiversidade. Estas culturas não vão dominar as outras? Estes activistas tão bem informados desconhecem que, cada vez mais, os cereais transgénicos serão estéreis, não haverá pólen fértil a esvoaçar pelos campos. A cada sementeira, obrigatoriamente novas sementes. Mesmo assim, por precaução, é obrigatório actualmente manter uma distância de segurança entre culturas normais e culturas transgénicas.
6. Dizem que ainda não está provado que não haja riscos. Cientificamente, isto é uma estupidez. Não pode haver demonstração absoluta, apenas a aceitação de uma certa probabilidade significativa. Hoje, nos EUA, 90% da soja cultivada, um principal ingrediente das rações, é transgénica. Onde é que há alguma suspeita de risco? Insisto: a discussão sobre os transgénicos é irracional, ideológica e política, e principalmente dominante na Europa porque os alemães ainda não souberam digerir os seus pecados históricos.
7. E há risco zero, em alguma coisa da nossa vida? Só metendo-me num buraco para não ser atropelado, não naufragar num cruzeiro, não me ir num acidente de avião, deixar-me morrer com um AVC por não tomar anti-hipertensivos, que têm efeitos secundários não negligíveis. Mesmo assim, o buraco teria de ser à prova de raio e de terramoto. E, já agora, à prova do risco mais absoluto que há, o de morrer, seja quando e como.
8. Finalmente, uma pequena nota suscitada por um artigo de Vasco Graça Moura (Público, 21.8.2007) em que ele afirma que a invocação de Eufémia indica logo quem está por detrás disto. Se está a pensar no PCP, creio que se engana. Sobre isto, veja-se a argumentação sólida de Tiago Barbosa Ribeiro, no Contratempos. Também não digo que seja o BE mas, se não é, muito puxão de orelhas vai levar Miguel Portas.
À margem. Um amigo criticou o título destas notas, por exagerado. Prefere ecovandalismo. O que é preciso para que seja terrorismo, que haja mortos? Creio que a diferença é outra. Vandalismo é selvajaria gratuita, sem motivação que não seja pura e simples patologia psíquica e social. Terrorismo é o mesmo acto praticado como meio consciente de afirmação ideológica ou política. Neste sentido, mesmo que o acto tenha sido “soft”, para mim é terrorismo.
Publicada por JVC
http://meubloconotas.blogspot.com/2007/ ... a-iii.html
Duarte Escreveu:Lutav,
não entendi o que é que isso tem a ver com aquilo que eu disse. Eu desde o inicio que afirmei que aquilo foi um acto criminoso, mas também mantenho o que disse, que é legitimo (na minha opinião) questionar-se sobre os efeitos positivos/negativos dos transgénicos... enfim
Abraços
Duarte, a TOTALIDADE do conteudo do meu topico, NAO é para ir contra ti, nem pessoalmente, nem ideologicamente.
a ideia, que penso que fica claro no final, e numa só frase é, essas preocupacoes (ou quaisquer outras), num estado de direito, nao se podem sobrepor aos direitos dos outros! daí, a minha "caricatura", da minha "preocupacao" com 1 vizinho meu, me dar direito a partir as coisas dele! Apenas nesta parte, de deves sentir "visado"
espero ter esclarecido
beijos e abraços
Re: BE
Roooy Escreveu:pCamisa Roxa Escreveu:A acção foi promovida pelas associações ambientalistas Verde Eufémia e Almargem.
A Associação Almargem é uma associação que participou, ainda no mês passado, nas jornadas do Bloco de Esquerda no Algarve (fotos supra). Esta Associação, com várias referências no esquerda.net, é supostamente uma entidade resposável, com um Departamento de Ecoturismo e tudo, que pertence ao Conselho Regional da CCDR Algarve, entre outras representações oficiais.
A Almargem está ligada ao Bloco de Esquerda não só pelas referências no Esquerda.net (portal oficial do Bloco), como refere e muito bem o Diogo, mas também pelo facto do Vice-Presidente da Direcção, Carlos Alberto Alexandre Cabrita, ser «Membro da AM do Bloco de Esquerda» em Silves.
O único nome que surge nas notícias é o de Gualter Baptista, porta-voz do movimento Verde Eufémia. Gualter Baptista é activista do GAIA, um movimento ambientalista português, e líder movimento do Movimento Transgénicos Fora. E lá está ele na Esquerda.net de cara destapada. E aqui nas reuniões do Forum Social Português com o Bloco de Esquerda. E, finalmente, nas listas de Manuela Tavares, candidata do BE à Câmara Municipal de Almada.
O Bloco baseia a sua actividade propangandística em núcleos satélite como o Almargem, o Verde Eufémia, entre muito outros. São grupos que usam a violência como meio de persecução dos seus ideais políticos. Fazem do crime e da desobediência civil o mote para transformar a sociedade numa ditadura popular que idealizam para os Portugueses.
Se mais dúvidas houvesse:
Está a dar que falar o primeiro acto de desobediência civil ecológica realizada em Portugal. Ainda bem e gostaria de declarar a minha simpatia com o gesto.
Miguel Portas
Quando a coisa vira para a politica, o Caldeirão parece que entorna.
Desculpem lá, mas por muito jeito que desse a alguns associar o BE a esta cena ridícula - com 40 anos de atraso, como em tudo em Portugal, (de resto mais parecida com o pior do Flower Power do que com o Prec) - não me parece que alguém o possa fazer seriamente.
Como se os partidos fossem responsáveis pelas aleivosias dos seus militantes/simpatizantes/parasitas. Como se o PSD tivesse culpa de ter o Diabo da Tasmânia nas suas fileiras ou o PS a Fátima Felgueiras.
Não digo com isto que estas associações não tenham ligações ao Bloco, mas ao dizer isto não estou a fazer crer - como alguns pretendem - que o Bloco está por trás desta cena lamentável.
Se Miguel Portas decide associar-se pessoalmente a esta triste manifestação o problema é dele. E sim, até acho que o Bloco devia fazer o contrário e repudiar o que se passou. Não o fará porque - e aí até estou de acordo com o camisa roxa - muitos simpatizarão com este tipo de activismo. Mas daí se dizer que o BE tem o "terrorismo" e a "desobediência civil" como objectivos programáticos vai uma grande distância.
Cumps,
Roooy
Olá a todos,
Eu não diria melhor
Bom debate e bastante saudavel até eu fiquei mais esclarecido
Aproveitar as descidas e curtir as subidas
- Registado: 26/5/2006 17:58
Lutav,
não entendi o que é que isso tem a ver com aquilo que eu disse. Eu desde o inicio que afirmei que aquilo foi um acto criminoso, mas também mantenho o que disse, que é legitimo (na minha opinião) questionar-se sobre os efeitos positivos/negativos dos transgénicos... enfim
Abraços
Abraços
comentário
Claro que entendo o que sucedeu no campo de milho, como uma mera provocação, a exigir que sejam tomadas as necessárias responsabilidades...mas não é mais do que um grupo de suburbanos....a querer ficar na fotografia.
É o que me parece.
A natureza tem uma grande poder neutralizador e se a não soubermos respeitar, ela faz-se pagar com juros.
Mas por mais que digam para poupar água...enquanto tirar,diariamente, um livro de publicidade da minha caixa de correio...acho essa recomendação inútil...
Andam uns a escolher o caixote adequado para o lixo....e andam outros a deitar papeis para as caixas do correio.....eh pá...é que são carrinhas de publicidade...e diariamente.
Vivemos num caos...e depois instilam medos aos cercados da cidade...nem sei o que lhes diga....
cumps
cumps
É o que me parece.
A natureza tem uma grande poder neutralizador e se a não soubermos respeitar, ela faz-se pagar com juros.
Mas por mais que digam para poupar água...enquanto tirar,diariamente, um livro de publicidade da minha caixa de correio...acho essa recomendação inútil...
Andam uns a escolher o caixote adequado para o lixo....e andam outros a deitar papeis para as caixas do correio.....eh pá...é que são carrinhas de publicidade...e diariamente.
Vivemos num caos...e depois instilam medos aos cercados da cidade...nem sei o que lhes diga....
cumps
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
Duarte Escreveu:Posto isto sou a favor da modificação genética, seja por que métodos for, quer por seleção, como é feita há milhares de anos, quer por outras técnicas mais modernas e eficientes. Desde que os resultados sejam benignos , claro... mas nisso acho que estamos todos de acordo. Geralmente os resultados são benignos e muito úteis, ao contrário do que esses idiotas "ambientalistas" pretendem.
A questão é mesmo essa ... saber se os resultados a longo prazo são mesmo benignos. É isso que os "idiotas" dos ambientalistas questionam ... não será legitimo essa duvida?
sendo 1 pouco caricaturista; eu tenho DUVIDAS, sobre o efeito a longo prazo da presença do meu vizinho ao lado de minha casa.
devi ir lá partir aquilo tudo (para ele ir para longe), e devo esperar, que as forças de autoridade, esperam que eu acabe de destruir a sua casa (ou local de trabalho, ou carro, ou whatever), e esperar que ele TENHA de apresentar queixa...
e pronto, mais tarde, logo se vê, se as minhas DUVIDAS, sao superiores, àos elementares direitos que assumimos ter num Estado de Direito...
isto, é outro ideota a pensar alto
beijos e abraços
PS -> sintese: se EU estou na LEI, qq energumeno, baseado em qualquer ideologia, crença, whatever, pode, fazer o que eles fizeram, e destruir o que é meu?
se os fins (ou duvidas de fins), justificam os meios, estou esclarecido... espero que nunca estejam no outro lado da barricada; serem assaltados (outro exemplo/caricatura), e verem o assaltante sair em liberdade e rir-se da vossa cara.... enfim...
comentário
Caros
Considero que podem emergir problemas ..designadamente, éticos e ambientais, na execução indiscriminada de modificações genéticas nos organismos vivos...tanto animais como vegetais.
À espritualidade humana e ao domínio da sua liberdade apenas se antepõem como limites a sua racionalidade, a ética, a moral e o universo com as suas leis naturais deterministas e que ela, de uma forma concreta e racional nunca altrapassou....como seja a morte ou a exiguidade dos recursos como exemplos.
Apenas podemos esperar que o homem saiba sempre entender os seus limites face aos fins que persegue.
Não podemos tomar partido nestas circunstâncias....apenas devemos entender os sinais.
cumps
Considero que podem emergir problemas ..designadamente, éticos e ambientais, na execução indiscriminada de modificações genéticas nos organismos vivos...tanto animais como vegetais.
À espritualidade humana e ao domínio da sua liberdade apenas se antepõem como limites a sua racionalidade, a ética, a moral e o universo com as suas leis naturais deterministas e que ela, de uma forma concreta e racional nunca altrapassou....como seja a morte ou a exiguidade dos recursos como exemplos.
Apenas podemos esperar que o homem saiba sempre entender os seus limites face aos fins que persegue.
Não podemos tomar partido nestas circunstâncias....apenas devemos entender os sinais.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
Posto isto sou a favor da modificação genética, seja por que métodos for, quer por seleção, como é feita há milhares de anos, quer por outras técnicas mais modernas e eficientes. Desde que os resultados sejam benignos , claro... mas nisso acho que estamos todos de acordo. Geralmente os resultados são benignos e muito úteis, ao contrário do que esses idiotas "ambientalistas" pretendem.
A questão é mesmo essa ... saber se os resultados a longo prazo são mesmo benignos. É isso que os "idiotas" dos ambientalistas questionam ... não será legitimo essa duvida?
BE
p
Desculpem lá, mas por muito jeito que desse a alguns associar o BE a esta cena ridícula - com 40 anos de atraso, como em tudo em Portugal, (de resto mais parecida com o pior do Flower Power do que com o Prec) - não me parece que alguém o possa fazer seriamente.
Como se os partidos fossem responsáveis pelas aleivosias dos seus militantes/simpatizantes/parasitas. Como se o PSD tivesse culpa de ter o Diabo da Tasmânia nas suas fileiras ou o PS a Fátima Felgueiras.
Não digo com isto que estas associações não tenham ligações ao Bloco, mas ao dizer isto não estou a fazer crer - como alguns pretendem - que o Bloco está por trás desta cena lamentável.
Se Miguel Portas decide associar-se pessoalmente a esta triste manifestação o problema é dele. E sim, até acho que o Bloco devia fazer o contrário e repudiar o que se passou. Não o fará porque - e aí até estou de acordo com o camisa roxa - muitos simpatizarão com este tipo de activismo. Mas daí se dizer que o BE tem o "terrorismo" e a "desobediência civil" como objectivos programáticos vai uma grande distância.
Cumps,
Roooy
Camisa Roxa Escreveu:A acção foi promovida pelas associações ambientalistas Verde Eufémia e Almargem.
A Associação Almargem é uma associação que participou, ainda no mês passado, nas jornadas do Bloco de Esquerda no Algarve (fotos supra). Esta Associação, com várias referências no esquerda.net, é supostamente uma entidade resposável, com um Departamento de Ecoturismo e tudo, que pertence ao Conselho Regional da CCDR Algarve, entre outras representações oficiais.
A Almargem está ligada ao Bloco de Esquerda não só pelas referências no Esquerda.net (portal oficial do Bloco), como refere e muito bem o Diogo, mas também pelo facto do Vice-Presidente da Direcção, Carlos Alberto Alexandre Cabrita, ser «Membro da AM do Bloco de Esquerda» em Silves.
O único nome que surge nas notícias é o de Gualter Baptista, porta-voz do movimento Verde Eufémia. Gualter Baptista é activista do GAIA, um movimento ambientalista português, e líder movimento do Movimento Transgénicos Fora. E lá está ele na Esquerda.net de cara destapada. E aqui nas reuniões do Forum Social Português com o Bloco de Esquerda. E, finalmente, nas listas de Manuela Tavares, candidata do BE à Câmara Municipal de Almada.
O Bloco baseia a sua actividade propangandística em núcleos satélite como o Almargem, o Verde Eufémia, entre muito outros. São grupos que usam a violência como meio de persecução dos seus ideais políticos. Fazem do crime e da desobediência civil o mote para transformar a sociedade numa ditadura popular que idealizam para os Portugueses.
Está a dar que falar o primeiro acto de desobediência civil ecológica realizada em Portugal. Ainda bem e gostaria de declarar a minha simpatia com o gesto.
Miguel Portas
Cumps,
Roooy
- Registado: 15/2/2007 14:47
jotabil, só como esclarecimento: um enxerto produz aquilo que se chama de "hibrido". É um organismo onde coexistem dois tipos de células com 2 ADNs distintos.
Esse tipo de organismos só se reproduz, pelo menos mantendo as características de hibrido, por estaca, não por semente, como aliás deves saber.
A reprodução "por estaca" é dificil de acontecer sem ser por mãos humanas, pelo que na prática nenhum hibrido se reproduz naturalmente.
Posto isto sou a favor da modificação genética, seja por que métodos for, quer por seleção, como é feita há milhares de anos, quer por outras técnicas mais modernas e eficientes. Desde que os resultados sejam benignos, claro... mas nisso acho que estamos todos de acordo. Geralmente os resultados são benignos e muito úteis, ao contrário do que esses idiotas "ambientalistas" pretendem.
Esse tipo de organismos só se reproduz, pelo menos mantendo as características de hibrido, por estaca, não por semente, como aliás deves saber.
A reprodução "por estaca" é dificil de acontecer sem ser por mãos humanas, pelo que na prática nenhum hibrido se reproduz naturalmente.
Posto isto sou a favor da modificação genética, seja por que métodos for, quer por seleção, como é feita há milhares de anos, quer por outras técnicas mais modernas e eficientes. Desde que os resultados sejam benignos, claro... mas nisso acho que estamos todos de acordo. Geralmente os resultados são benignos e muito úteis, ao contrário do que esses idiotas "ambientalistas" pretendem.
However elegant the method we should occasionally look at the results.
comentário
Caros
Então, sendo assim, de facto, o enxerto de uma vide de uma casta de vinha ,num pé de americano....é em si um acto de modificação genética.
Claro que fazendo esta operação ao nível cromossómico...se pode manipular de um modo mais significativo...a a manipulação genética desde há muito tempo é praticada pela humanidade.
cumps
Então, sendo assim, de facto, o enxerto de uma vide de uma casta de vinha ,num pé de americano....é em si um acto de modificação genética.
Claro que fazendo esta operação ao nível cromossómico...se pode manipular de um modo mais significativo...a a manipulação genética desde há muito tempo é praticada pela humanidade.
cumps
Sun Tzu
Sun Tzu
Retirado da wikipedia
Transgênicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contenham material genético de outros organismos. A geração de transgênicos visa à obtenção de características específicas por um organismo de interesse. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, época na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante.
A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de animais e plantas.
O primeiro transgênico foi a bactéria Escherichia coli, que sofreu adição de genes humanos para a produção de insulina na década de 1980.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transg%C3%AAnicos
comentário
Caros
Fazer um enxerto numa planta, por exemplo, numa videira, é considerado um acto de modificação genética?...Ou será uma modificação apenas ao nível cromossómico que se considera essa modificação?.....O que se pode entender pelo conceito de organismo genéticamente modificado?....um animal híbrido é um organismo genéticamente modificado?....O milho em causa é resultado de mistura de poléns de milho de natureza diferente?.....Porque são considerado perigosos os OGM?.....Sem tomar partido algum, sobre este assunto dos OGM....tenho a noção que o homem, desde sempre, ao proceder à selecção das espécies animais ou vegetais,estará a proceder a uma quase modificação genética das espécies em causa.
Alguem que saiba deste assunto, podia caracterizar de forma sucinta o que entende ser um OGM?
cumps
Fazer um enxerto numa planta, por exemplo, numa videira, é considerado um acto de modificação genética?...Ou será uma modificação apenas ao nível cromossómico que se considera essa modificação?.....O que se pode entender pelo conceito de organismo genéticamente modificado?....um animal híbrido é um organismo genéticamente modificado?....O milho em causa é resultado de mistura de poléns de milho de natureza diferente?.....Porque são considerado perigosos os OGM?.....Sem tomar partido algum, sobre este assunto dos OGM....tenho a noção que o homem, desde sempre, ao proceder à selecção das espécies animais ou vegetais,estará a proceder a uma quase modificação genética das espécies em causa.
Alguem que saiba deste assunto, podia caracterizar de forma sucinta o que entende ser um OGM?
cumps
Sun Tzu
Sun Tzu
A acção foi promovida pelas associações ambientalistas Verde Eufémia e Almargem.
Miguel Portas
Miguel Portas
[quote="Camisa Roxa"]enfim, os gajos do bloco de esquerda finalmente a mostrar o que há muito escondiam, que são um partido com ligações muito duvidosas a organizações de extrema esquerda que começam a tomar o país de assalto com acções ilegais e de [b]puro terrorismo[/b]
Camisa Roxa,
muito estimo todos os seus comentários e Now-how que demonstra, mas este texto que Vossa Exa escreveu...
Com os mais elavados Cumps,
FAnhecas
Camisa Roxa,
muito estimo todos os seus comentários e Now-how que demonstra, mas este texto que Vossa Exa escreveu...
Com os mais elavados Cumps,
FAnhecas
Aproveitar as descidas e curtir as subidas
- Registado: 26/5/2006 17:58
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 167 visitantes