Atenção, o corte não foi de taxas, foi de discount window!
20 mensagens
|Página 1 de 1
Lá está... é o que eu digo... o pior de tudo são os jornalistas que percebem muito pouco de mercados e vêm para os jornais dizer barbaridades... enquanto continuarem a contratar estagiários para fazer o trabalho de profissionais, a coisa vai continuar assim...
Entretanto, o meu post serve também para relembrar este assunto... estive a pensar durante o fim-de-semana e só posso concluir que a coisa está muito negra nos states. Para que se perceba, esta taxa serve exclusivamente para quando os bancos já não têm outra forma de angariar fundos, isto é, quando até já nem conseguem colocar as obrigações (bonds) no mercado... no fundo é a taxa mais cara do mercado e é para ser utilizada só em último recurso depois de esgotados todos os outros (mais baratos, por conseguinte).
Se isto vai resolver, ou não, o problema... é uma questão de esperarmos para ver... mas cheira-me que a coisa não vai correr muito bem!
Entretanto, a Moody's já vem dizer que é possível que um grande Hedge venha a dar barraca e arraste o sistema financeiro... podem ver aqui:
http://www.cotizalia.com/cache/2007/08/20/71_moodys_alerta_posibilidades_quiebre_hedge_arrastre.html
Entretanto, o meu post serve também para relembrar este assunto... estive a pensar durante o fim-de-semana e só posso concluir que a coisa está muito negra nos states. Para que se perceba, esta taxa serve exclusivamente para quando os bancos já não têm outra forma de angariar fundos, isto é, quando até já nem conseguem colocar as obrigações (bonds) no mercado... no fundo é a taxa mais cara do mercado e é para ser utilizada só em último recurso depois de esgotados todos os outros (mais baratos, por conseguinte).
Se isto vai resolver, ou não, o problema... é uma questão de esperarmos para ver... mas cheira-me que a coisa não vai correr muito bem!
Entretanto, a Moody's já vem dizer que é possível que um grande Hedge venha a dar barraca e arraste o sistema financeiro... podem ver aqui:
http://www.cotizalia.com/cache/2007/08/20/71_moodys_alerta_posibilidades_quiebre_hedge_arrastre.html
- Registado: 13/7/2007 13:18
Não será um sinal para baixar as taxas de referência para os proprios clientes?
Os bancos são os seus clientes e vendem dinheiro, e para venderem esse dinheiro as taxas têm de ser aceitaveis, sem estas duas combinações não me parece que a situação economica melhore se calhar tecnicamente isto é incorrecto mas na prática a retração no investimento parece-me bem pior, e para haver estas duas combinações, as taxas para o cliente têm de começar a descer, todos estes remédios só vão adiar estas descidas que me parece inevitavel.
cumpt
Os bancos são os seus clientes e vendem dinheiro, e para venderem esse dinheiro as taxas têm de ser aceitaveis, sem estas duas combinações não me parece que a situação economica melhore se calhar tecnicamente isto é incorrecto mas na prática a retração no investimento parece-me bem pior, e para haver estas duas combinações, as taxas para o cliente têm de começar a descer, todos estes remédios só vão adiar estas descidas que me parece inevitavel.
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
o ECB e a FED têm três taxas de referência:
1. Taxa de facilidade permanente de cedência marginal de liquidez
2. Taxa mínima de proposta nas operações de refinanciamento
3. Taxa de facilidade permanente de depósito
A taxa 1 serve para os bancos se financiarem quando necessitam de fundos imediatos
A taxa 2 serve como referência para os leilões de financiamento dos bancos centrais (ECB é à 3ª feira)
A taxa 3 serve para os bancos depositarem fundos no EBC e receberem essa taxa de retorno
Quando se fala em alteração de taxas de referência, fala-se da taxa 2 e, consequentemente, das outras 2, uma vez que estão indexadas à taxa 2, pois a diferença geralmente é de 1% entre cada uma delas.
Neste momento, a FED diminuiu a taxa 1, de 6.25% para 5.75%.
A taxa 2 mantém-se a 5.25% e a taxa 3 a 4.25%.
Assim, os bancos americanos que entenderem, poderão pedir fundos imediatos à FED, com um desconto de 0,50% daquilo que teriam que pagar normalmente.
espero que isto dê para ajudar a compreender o que aconteceu.
Abraço
1. Taxa de facilidade permanente de cedência marginal de liquidez
2. Taxa mínima de proposta nas operações de refinanciamento
3. Taxa de facilidade permanente de depósito
A taxa 1 serve para os bancos se financiarem quando necessitam de fundos imediatos
A taxa 2 serve como referência para os leilões de financiamento dos bancos centrais (ECB é à 3ª feira)
A taxa 3 serve para os bancos depositarem fundos no EBC e receberem essa taxa de retorno
Quando se fala em alteração de taxas de referência, fala-se da taxa 2 e, consequentemente, das outras 2, uma vez que estão indexadas à taxa 2, pois a diferença geralmente é de 1% entre cada uma delas.
Neste momento, a FED diminuiu a taxa 1, de 6.25% para 5.75%.
A taxa 2 mantém-se a 5.25% e a taxa 3 a 4.25%.
Assim, os bancos americanos que entenderem, poderão pedir fundos imediatos à FED, com um desconto de 0,50% daquilo que teriam que pagar normalmente.
espero que isto dê para ajudar a compreender o que aconteceu.
Abraço
- Registado: 13/7/2007 13:18
PedroPadinha Escreveu:Mas a diminuição das taxas de juro não vai fazer com que o endividamento aumente ? não causa um genero de bola de neve ?
cumprimentos
Só vai aumentar o endividamento se os bancos estiverem dispostos a emprestar....
Telvez com este abanão acordem e deixem de emprestar rios de dinheiro a quem não pode pagar (o que adia e agrava o problema dos que não podem pagar e dos bancos).
Se os bancos restringirem o crédito sub-prime, a baixa das taxas é sempre bom para o mercado de acções.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
A Fed Discount rate é, como foi bem apontado, a taxa cobrada pelo FED quando empresta dinheiro às instituições financeiras. Esta foi descida agora meio ponto percentual.
A Fed funds rate é a taxa a que os bancos que têm as suas reservas obrigatórias (fundos depositados em qualquer um dos bancos federais) acima do limite exi
gido pelo Fed, cedem uma parte dessa margem acima do limite mínimo legal, a bancos que se vejam com as reservas depositadas no Fed abaixo dessa quota mínima. Esses empréstimos são de muito curto-prazo (até agora overnight), enquanto o banco em infracção não pode regularizar a situação com os seus proprios fundos. Esta mantém-se em 5.25%
É muito possível que esta taxa seja revista em baixa também, em Setembro.
A Fed funds rate é a taxa a que os bancos que têm as suas reservas obrigatórias (fundos depositados em qualquer um dos bancos federais) acima do limite exi
gido pelo Fed, cedem uma parte dessa margem acima do limite mínimo legal, a bancos que se vejam com as reservas depositadas no Fed abaixo dessa quota mínima. Esses empréstimos são de muito curto-prazo (até agora overnight), enquanto o banco em infracção não pode regularizar a situação com os seus proprios fundos. Esta mantém-se em 5.25%
É muito possível que esta taxa seja revista em baixa também, em Setembro.
- Registado: 4/7/2007 17:13
PedroPadinha Escreveu:Mas a diminuição das taxas de juro não vai fazer com que o endividamento aumente ? não causa um genero de bola de neve ?
cumprimentos
Penso que não numa fase inicial porque os próprios bancos estão escaldados e a restringir algo drásticamente o acesso ao crédito. Já não é qualquer um que entra num balcão e sai de lá com o dinheiro na mão (mas isto já é uma questão interna de cada banco que estão a todo o custo a tentar melhor a qualidade da carteira de empréstimos negando desde já o acesso a quem não tem condições para tal). Antes qualquer um o conseguia. Isto vai (ou está já a) acontecer na europa e no resto do mundo.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Quer dizer que os bancos pagam ligeiramente menos pelo dinheiro que pedem à FED. Os clientes dos bancas pagam exactamente o mesmo aos bancos (não há alivio financeiro nenhum para o cliente, a margem dos bancos é que aumenta).
JCS
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Re: Atenção, o corte não foi de taxas, foi de discount windo
Pata-Hari Escreveu:Atenção ao que se escreve...!
Que mau feitio
A malta toda eufórica com a descida da taxa de juros e tem de vir alguém estragar a festa com detalhes técnicos
- Registado: 30/8/2005 15:11
Pata-Hari Escreveu:O que foi reduzido é a taxa a que se empresta a bancos e instituições similares, crédito interbancário (há outro termo parecido que agora me está na ponta da lingua mas que me está a falhar)
será o "prime rate?...
De qualquer forma é um sinal. Uma coisa em príncipio levará à outra.
Monkey Trader
Re: Atenção, o corte não foi de taxas, foi de discount windo
Desculpa a ignorância mas o que é discount windowPata-Hari Escreveu:Atenção ao que se escreve...!
Fed cuts discount rate
The central bank, citing market conditions that have 'deteriorated,' cut the symbolic discount rate by a half of a percentage point.
August 17 2007: 8:41 AM EDT
NEW YORK (CNNMoney.com) -- The Federal Reserve, reacting to concerns about the subprime lending crisis and the volatility in the financial markets that have resulted from it, announced Friday that it is cutting its so-called discount rate temporarily by a half percentage point, to 5.75 percent.
The discount rate is the rate the Federal Reserve banks across the country charge qualified lenders - mainly banks - for temporary loans. It is largely symbolic.
The central bank did not change its more closely watched federal funds rate, which affects rates that consumers pay on various types of loans. That rate remains at 5.25 percent.
The Fed last met Aug. 7 and decided to leave both the federal funds and discount rates unchanged. But since then, stocks have plunged further due to fears that some financial institutions and hedge funds were in serious trouble because of the mortgage meltdown.
Read the Fed's statement
Mortgage lender Countrywide Financial (Charts, Fortune 500), for example, announced Thursday that it needed to tap an $11.5 billion line of credit because of liquidity problems. That came a day after an analyst at Merrill Lynch suggested that Countrywide might need to declare bankruptcy.
In a statement, the Fed said that it took the move to "promote the restoration of orderly conditions in financial markets."
In another statement, the central bank indicated that "financial market conditions have deteriorated, and tighter credit conditions and increased uncertainty have the potential to restrain economic growth going forward."
The Fed added that "although recent data suggest that the economy has continued to expand at a moderate pace, the Federal Open Market Committee judges that the downside risks to growth have increased appreciably" and that the Fed was prepared to take more action if necessary.
Stock futures, which were initially trading lower Friday following another wild day Thursday, surged higher following the Fed's announcement.
Atenção, o corte não foi de taxas, foi de discount window!
Atenção ao que se escreve...!
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, paulopereira.pp36.pp e 54 visitantes