Caldeirão da Bolsa

FED corta taxas em 50 pb...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Touro » 21/8/2007 21:27

A explicação da evolução dos mercados com as taxas de juro apresentada por Braga de Matos não me parece satisfatória. Entendo que é precipitado dizer que está 'demonstrada de forma indubitável a correlação negativa entre ambos'. O gráfico apresentado para 1996 mostrando essa correlação negativa é manifestamente insuficiente. Além disso esse gráfico nem sequer é adequado pois refere-se, penso eu, à descida da taxa de juro em Portugal no processo de convergência para o euro. Se o mercado nessa altura estivesse a cair, as taxas de juro em Portugal iriam ter uma correlação positiva com o mercado. A evolução do gráfico é apenas uma coincidência. Por exemplo, no caso recente, as taxas têm subido desde meados de 2004 (taxas da FED em 2004 estavam em 1%, ver gráfico abaixo) e os mercados têm subido igualmente (correlação positiva).

Olhando ainda para o gráfico, entre 2000 e 2003 as taxas caíram de 6,5 até 1% e vivemos um 'bear market', mais uma vez correlação positiva entre evolução do mercado e taxas de juro.

No entanto, não se pode dizer que existe uma indubitável correlação positiva entre ambos, pois em 2003-2004 os mercados subiram com as taxas practicamente inalteradas. É de notar também os três cortes de taxas verificados em 1998, que levaram posteriormente a necessidade de novas subidas de taxas. Por isso não é certo, como já ouvi muitos apregoar, que quando se inicia um corte de taxas pressupõe uma recessão.

A figura é do washingtonpost.com
Anexos
fedfund.gif
fedfund.gif (0 Bytes) Visualizado 1349 vezes
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Pollito » 17/8/2007 23:52

Pata-Hari Escreveu:O que o Ulisses quer dizer com isso é que quando o fed corta taxas significa que acredita que a economia está em sarilhos e que isso é um forte indicio que o futuro em termos de crescimento das empresas é negro e que o mercado se aperceberá disso com relativa velocidade. Neste caso, o fed não cortou as taxas às quais o Ulisses se refere quando faz essa afirmação mas a interpretação pode eventualmente ser a mesma (embora, pelo que me toca, esta é uma atitude semelhante à da decisão de injecção de liquidez massiva no mercado, ou seja, a interpretação dessa outra atitude não deverá ser muito diferente da da descida das taxas de hoje, ambas as decisões revelam preocupações imediatas de aumentos de liquidez)

A minha versão é de que continuo a achar a teimosia do FED prejudicial à economia. Ou seja, estão a gastar munições alternativas até chegar ao inevitável.
Acho que seria preferível que a inflacção aumentasse e a txjuro descesse. Mesmo havendo o risco do aumento de concessão de crédito, a banca deveria ter mais pulso forte nisso e recusar muitos mais pedidos efectuados. As entidades reguladoras deveriam intervir mais na prevenção de crédito mal parado.
SFAC's como banco mais, etc. que trabalham com os prémios do segmento subprime têm que ser sanadas porque os bancos ao analizar o pedido se o cliente tiver falsos saldos médios por serem sustentados por endividamento deve de imediato rejeitar pois esse cliente (que já devem ser muitos) vai sempre recorrer a todas as hipóteses até rebentar e depois não paga tendo o património disperso em terceiros impossibilitando a penhora. Quem perde?O banco não porque recusou.
No entanto, talvez cercasse o problema e limpasse esse segmento protegendo a banca e a economia do país.
E acho que o mercado já tem descontado esse sentimento de que algo vai mal porque baixaram a taxa, isto porque já está tudo nessa expectativa, será inevitável.
Pela hora se calhar já estou a divagar mas corrijam-me pf que ainda ninguém me convenceu bem sobre este assunto.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por Brah » 17/8/2007 23:24

Acho que agora pouco interessa "descobrir" se vai ser bom ou mau... para já foi bom, para a semana posso achar o contrário... :wink:

Mas o que acho fundamental é perceber o efeito psicológico desta medida...

Será que todos acham que a notícia da crise subprime era suficiente para criar o que criou à escala mundial?? Não!!! foi o efeito psicológico que provocou esta bola de neve... não foram profit warnings, não foram maus resultados ou tentativas de refrear os investimentos (como em fevereiro), etc etc...

Pois agora esta medida para mim serviu para equilibrar as coisas do ponto de vista psicológico e trazer alguma estabilidade e confiança aos mercados... Pelo que será bem positivo...

Mas isto é só a minha opinião...

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por redhot » 17/8/2007 22:57

Aqui vai um excerto do Dr. Fernando Braga de Matos no livro "Ganhar em Bolsa":
Anexos
juros_bolsa.JPG
juros_bolsa.JPG (0 Bytes) Visualizado 1516 vezes
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

taxas

por Clinico » 17/8/2007 22:30

O nosso mestre fez-nos notar um dia, que a cada aumento que houve nas taxas de juro, a bolsa subia logo a seguir (independentemente se isso aumentava a dívida das empresas). Pelo que, presumo, que a diminuição da taxa poderá fazer cair a bolsa. A razão é a apontada acima: o estado da economia.
Apesar de tudo, eu tambem ainda não reentrei na bolsa por pensar que podemos estar perante um ressalto.
Vamos lá a ver. Quem é que aqui dizia que "há mais marés que marinheiros"?...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por redhot » 17/8/2007 22:22

Garfield Escreveu:
Be Cool Escreveu:Como costuma dizer o Ulisses, é mau sinal quando se entra em cortes de taxas.

Espero que o Ulisses tenha oportunidade de explicar aqui talvez de forma mais clara do que eu o motivo de as descidas das taxas de juro serem más para os mercados accionistas.

É que continuam a existir espiritos que não querem sequer reflectir sobre esse conceito.

BN

Naturalmente que o Ulisses terá muito mais conhecimentos nesta matéria que eu.

O meu ponto de vista é só o seguinte: Imaginem uma situação hipotética em que os juros estariam a uma taxa de 20% (esperemos que daqui a 1 milhão de anos).

Neste caso eu preferia ter o meu dinheiro num depósito a prazo pois seria dificil bater esta taxa no mercado de acções. Ia fugir das acções refugiando-me nas obrigações. Esse sentimento seria geral para os investidores e o mercado iria cair, pois a garantia de 20% era muito tentadora e segura para os investidores.

É só a minha opinião. Claro que para baixar as taxas é sempre porque algo grave aconteceu. Mas no médio/longo prazo vejo nisso uma vantagem.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

por Pata-Hari » 17/8/2007 20:57

O que o Ulisses quer dizer com isso é que quando o fed corta taxas significa que acredita que a economia está em sarilhos e que isso é um forte indicio que o futuro em termos de crescimento das empresas é negro e que o mercado se aperceberá disso com relativa velocidade. Neste caso, o fed não cortou as taxas às quais o Ulisses se refere quando faz essa afirmação mas a interpretação pode eventualmente ser a mesma (embora, pelo que me toca, esta é uma atitude semelhante à da decisão de injecção de liquidez massiva no mercado, ou seja, a interpretação dessa outra atitude não deverá ser muito diferente da da descida das taxas de hoje, ambas as decisões revelam preocupações imediatas de aumentos de liquidez)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Garfield » 17/8/2007 20:46

Be Cool Escreveu:Como costuma dizer o Ulisses, é mau sinal quando se entra em cortes de taxas.

Espero que o Ulisses tenha oportunidade de explicar aqui talvez de forma mais clara do que eu o motivo de as descidas das taxas de juro serem más para os mercados accionistas.

É que continuam a existir espiritos que não querem sequer reflectir sobre esse conceito.

BN

Registado: 9/2/2005 4:29

por redhot » 17/8/2007 13:41

E também não quero dizer que o panic sell deixe de existir nos próximos dias. Não sei o que vai acontecer. Alguém sabe?

O que digo é que o corte das taxas de juro darão um pouco mais de confiança aos panic-sellers.
Monkey Trader

por redhot » 17/8/2007 13:38

Elder Escreveu:
redhot Escreveu:
Elder Escreveu:Este primeiro corte nas taxas de juro por parte do FED foi a ultima machadada no bull market.

Pelo contrário a descida das taxas de juro é altamente favorável para o mercado de acções (aumenta o prémio em relação às obrigações, entre outras vantagens).

No entanto ao que sei o FED não baixou (ainda) as taxas de juro: desceu a discount window que é ligeiramente diferente.

Abraços

Caríssimo, se cortou a discount window é porque está a assumir que esta crise é grave e teve de tomar medidas para a controlar. Isso é bom para o mercado accionista? Por outro lado, esta subida parva não é mais do que um shortsqueeze brutal.

Pelo que se vê, não se sabe ao certo se isto é uma verdadeira crise, ou se uma simples enxaqueca pré-mestrual dos mercados. :lol:

Ainda por cima estamos em Agosto e aqueles que tem mão forte na bolsa (os seniores que percebem disto) devem estar na Maldivas onde não há internet. 8-)

Quando as taxas de juro diminuem é para incentivar a economia entre outras coisas. Neste caso é para acalmar a histeria dos subprime. Poderiam baixar por outro factor qualquer.

Mas é para isso que os BC' servem. Para irem controlando o mercado.

Normalmente os grandes Bull Markets iniciam-se com taxas de juro históricamente baixas (entre outras coisas claro), pois isso é altamente favorável para as acções (empréstimos bancários mais baixos para as cotadas logo mais lucro (ou menos prejuízo...), margin accounts mais atrativas, acções mais atrativas que obrigações, etc.).

Se as obrigações derem 4% e conseguirmos 5% numa carteira temos um prémio de 1%. No entanto se as obrigações estiverem a 6% e tivermos os mesmos 5% na nossa carteira estamos a perder -1%.

A subida continuada das taxas de juro, isso sim será definitivamente o arrefecimento do bull market (se ainda estivermos nele, esperemos que sim).

Um grande abraço elder e esperemos que as coisas melhorem. 8-) 8-) 8-)

NOTA: Não estou a afirmar que melhores dias virão ou piores, pois isso não sei, não sou bruxo. Sou estou a comentar a baixa da discount window.
Monkey Trader

por PedroPadinha » 17/8/2007 13:38

Téra sido então por esta noticia que os mercados inverteram desta forma?

cumprimentos

Registado: 23/3/2007 11:50

por desempregado1 » 17/8/2007 13:20

Ah, passámos de um categórico "foi" para um muito mais razoável "pode ser"... :)

Assim acho que já estamos todos muito mais de acordo. De qualquer forma é sempre muito complicado tentar ter razão antes do tempo, e se há uma lição que se pode aprender ao longo dos anos nos mercado é que a história, umas vezes repete-se, outras não...

Abraço

Registado: 9/6/2004 21:06

por Elder » 17/8/2007 13:19

redhot Escreveu:
Elder Escreveu:Este primeiro corte nas taxas de juro por parte do FED foi a ultima machadada no bull market.

Pelo contrário a descida das taxas de juro é altamente favorável para o mercado de acções (aumenta o prémio em relação às obrigações, entre outras vantagens).

No entanto ao que sei o FED não baixou (ainda) as taxas de juro: desceu a discount window que é ligeiramente diferente.

Abraços

Caríssimo, se cortou a discount window é porque está a assumir que esta crise é grave e teve de tomar medidas para a controlar. Isso é bom para o mercado accionista? Por outro lado, esta subida parva não é mais do que um shortsqueeze brutal.
The 3 Ms for success: Mind (psychology), Method (technical analysis), and Money (risk control)

Registado: 7/12/2006 0:43

por Elder » 17/8/2007 13:16

Be Cool Escreveu:O corte de taxas pode ser um sinal de que os efeitos desta crise sobre a economia americana estarão a ser superiores ao que se esperava.

Vamos a ver se não surgirá a curto prazo um efeito boomerang...

Como costuma dizer o Ulisses, é mau sinal quando se entra em cortes de taxas.

Correcto e afirmativo. :wink:

Pode haver um ressalto agora de 1 ou 2 dias, está propício a isso (mercado sobrevendido e com um short interest muito elevado), mas isto pode ser o princípio do fim, tal como foi em 2000.
The 3 Ms for success: Mind (psychology), Method (technical analysis), and Money (risk control)

por redhot » 17/8/2007 13:14

Abraços
Monkey Trader

por MC » 17/8/2007 13:12

The Fed has cut the discount rate by 50 basis points. This is the rate banks are charged when they borrow from the Fed. It is much different than the Fed Funds rate which is the rate banks pay to borrow money from each other overnight.
Ter sempre um plano e acreditar nele. Nada acontece por acidente.
(Chwick Knox)

Registado: 5/11/2002 0:04

por Be Cool » 17/8/2007 13:10

O corte de taxas pode ser um sinal de que os efeitos desta crise sobre a economia americana estarão a ser superiores ao que se esperava.

Vamos a ver se não surgirá a curto prazo um efeito boomerang...

Como costuma dizer o Ulisses, é mau sinal quando se entra em cortes de taxas.

Registado: 5/10/2005 18:05

por desempregado1 » 17/8/2007 13:07

Também gostava de ver essa explicação :P

Registado: 9/6/2004 21:06

por Auditor » 17/8/2007 13:06

Elder podes explicar-me pq dizes isso?
Obg

Registado: 28/6/2007 13:25

por henriques.nmp » 17/8/2007 13:04

U.S. Fed Cuts Discount Rate; Fed Board Statement Text (Correct)

By Alex Tanzi

(Corrects typographical error in headline.)

Aug. 17 (Bloomberg) -- The following is the text from the Federal Reserve's Open Market Committee and the Federal Reserve Board.

Federal Reserve's Open Market Committee

Financial market conditions have deteriorated, and tighter credit conditions and increased uncertainty have the potential to restrain economic growth going forward. In these circumstances, although recent data suggest that the economy has continued to expand at a moderate pace, the Federal Open Market Committee judges that the downside risks to growth have increased appreciably. The Committee is monitoring the situation and is prepared to act as needed to mitigate the adverse effects on the economy arising from the disruptions in financial markets.

Voting in favor of the policy announcement were: Ben S. Bernanke, Chairman; Timothy F. Geithner, Vice Chairman; Richard W. Fisher; Thomas M. Hoenig; Donald L. Kohn; Randall S. Kroszner; Frederic S. Mishkin; Michael H. Moskow; Eric Rosengren; and Kevin M. Warsh.

Federal Reserve Board

To promote the restoration of orderly conditions in financial markets, the Federal Reserve Board approved temporary changes to its primary credit discount window facility. The Board approved a 50 basis point reduction in the primary credit rate to 5-3/4 percent, to narrow the spread between the primary credit rate and the Federal Open Market Committee's target federal funds rate to 50 basis points. The Board is also announcing a change to the Reserve Banks' usual practices to allow the provision of term financing for as long as 30 days, renewable by the borrower. These changes will remain in place until the Federal Reserve determines that market liquidity has improved materially. These changes are designed to provide depositories with greater assurance about the cost and availability of funding. The Federal Reserve will continue to accept a broad range of collateral for discount window loans, including home mortgages and related assets. Existing collateral margins will be maintained. In taking this action, the Board approved the requests submitted by the Boards of Directors of the Federal Reserve Banks of New York and San Francisco.

Elder,

Bem interessante essa afirmação, gostaria de a completar ???
... there's a difference between knowing the path and walking the path ...

Registado: 29/4/2004 22:51

por Elder » 17/8/2007 12:35

Este primeiro corte nas taxas de juro por parte do FED foi a ultima machadada no bull market.

FED corta taxas em 50 pb...

por alce » 17/8/2007 12:16

...hoje deve subir tudo... daqui por uns dias voltamos ao mesmo.

BN

Registado: 5/11/2002 10:37

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], m-m, paulopereira.pp36.pp, zulu404 e 61 visitantes