Como é que nos protegemos num dia destes?
18 mensagens
|Página 1 de 1
Re: que fazer?
Clinico Escreveu:Meu Caro João: Nem todos têm tempo para seguir as bolsas diáriamente e nem todos conseguem investir, segundo a AT, para vender em cima e comprar em baixo.
O investimento a longo prazo, é uma estratégia que se adapta muito bem aquilo que é o jogo de soma positiva, quando não se é profissional e não se pode dedicar a isto a tempo inteiro.
Pode argumentar que se ganha menos "deixando andar" do que vender em cima e comprar em baixo. Aí estou de acordo.
Mas o investimento a longo prazo com correcções pelo meio é uma estratégia, se o longo prazo for respeitado.
Dou-lhe um exemplo: a Altri. Que é que importa se subiu para 4 e desceu para 2, se no fim fez um stock split e subiu 10 vezes?
Quer outro exemplo? a sonae: que inveja tenho eu de não as ter quando estavam a 0,30!! que me importa se foram a 2 e cairam para 1,49 se estão a 2,13 e com o potencial que têm. Não as tem o Berardo aos milhões compradas a 1,35??
Mesmo a Semapa de que fala, mesmo que a tivesse comprado a descer, não teria subido á mesma aos preços de hoje?
Aqui é o problema de que falei ontem: ou se vive o mercado ao segundo e ao minuto e sofre-se com isto tudo (e tem-se tempo para isto) ou temos que nos adaptar á vida que temos e investir (jogar) com um bom stock picking (boa mão de pocker) e deixar correr o jogo.
Em conclusão: cada um tem que ter um método adaptado ao seu perfil de risco e ao tipo de vida que tem. No final, podemos sair todos vencedores, uns mais ricos que outros.
Abraço grande
Clinico

que fazer?
Meu Caro João: Nem todos têm tempo para seguir as bolsas diáriamente e nem todos conseguem investir, segundo a AT, para vender em cima e comprar em baixo.
O investimento a longo prazo, é uma estratégia que se adapta muito bem aquilo que é o jogo de soma positiva, quando não se é profissional e não se pode dedicar a isto a tempo inteiro.
Pode argumentar que se ganha menos "deixando andar" do que vender em cima e comprar em baixo. Aí estou de acordo.
Mas o investimento a longo prazo com correcções pelo meio é uma estratégia, se o longo prazo for respeitado.
Dou-lhe um exemplo: a Altri. Que é que importa se subiu para 4 e desceu para 2, se no fim fez um stock split e subiu 10 vezes?
Quer outro exemplo? a sonae: que inveja tenho eu de não as ter quando estavam a 0,30!! que me importa se foram a 2 e cairam para 1,49 se estão a 2,13 e com o potencial que têm. Não as tem o Berardo aos milhões compradas a 1,35??
Mesmo a Semapa de que fala, mesmo que a tivesse comprado a descer, não teria subido á mesma aos preços de hoje?
Aqui é o problema de que falei ontem: ou se vive o mercado ao segundo e ao minuto e sofre-se com isto tudo (e tem-se tempo para isto) ou temos que nos adaptar á vida que temos e investir (jogar) com um bom stock picking (boa mão de pocker) e deixar correr o jogo.
Em conclusão: cada um tem que ter um método adaptado ao seu perfil de risco e ao tipo de vida que tem. No final, podemos sair todos vencedores, uns mais ricos que outros.
Abraço grande
Clinico
Abraço grande
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
...
Se o objectivo é maximizar a rentabilidade da carteira este só será conseguido tendo em conta uma análise rigorosa.
Por isso às vezes fico muito surpreendido quando leio ou oiço: " Estou longo no titulo não quero saber se vai descer o potêncial está lá..."
Isto não é uma estratégia vencedora! Porque não vender nos sinais de fraqueza dados pelo mercado e comprar quando houver sinais de retoma?
Por exemplo comprei Inapa a 1,90€ há dias passadas umas horas disparou para 2,34€ e perguntei-me fico com elas até setembro e vou ao aumento de capital ou vendo agora e depois entro a um valor mais baixo?
Boa! vendo e depois compro mais baratas e maximizo os meus ganhos!
Foi isto que fiz! Agora coloca-se uma questão: À mas tu não sabes se as acções iam descer ou subir?. É verdade mas através da AT assumi um ponto trigger de venda automático num determinado valor... passados minutos verifiquei que vendi e depois a inapa fechou a encerrar uns 5%.
Por isso não concordo quando a estratégia é: "Estou longo no titulo não faz mal uma correcção". Não acredito que nenhum de nós aui no fórum tenha investimentos estratégicos e institucionais para tomar posições desta natureza.
Por isso às vezes fico muito surpreendido quando leio ou oiço: " Estou longo no titulo não quero saber se vai descer o potêncial está lá..."
Isto não é uma estratégia vencedora! Porque não vender nos sinais de fraqueza dados pelo mercado e comprar quando houver sinais de retoma?
Por exemplo comprei Inapa a 1,90€ há dias passadas umas horas disparou para 2,34€ e perguntei-me fico com elas até setembro e vou ao aumento de capital ou vendo agora e depois entro a um valor mais baixo?
Boa! vendo e depois compro mais baratas e maximizo os meus ganhos!
Foi isto que fiz! Agora coloca-se uma questão: À mas tu não sabes se as acções iam descer ou subir?. É verdade mas através da AT assumi um ponto trigger de venda automático num determinado valor... passados minutos verifiquei que vendi e depois a inapa fechou a encerrar uns 5%.
Por isso não concordo quando a estratégia é: "Estou longo no titulo não faz mal uma correcção". Não acredito que nenhum de nós aui no fórum tenha investimentos estratégicos e institucionais para tomar posições desta natureza.
...
Na minha opiniao a melhor opção em tempos como estes é vender! Eu só estou longo nos titulos em que através da AT não haja sinais de venda consistentes e através da AF veja que não há razão para grandes alaridos.
Vou contar um exemplo: Em Setembro de 2006 postei várias vezes num outro fórum que a minha preferida para o final do ano seria a Semapa e conclusão o pessoal não percebia porque a Semapa andava em queda nos 7,8€ aprox. Através da AT não havia nada que me indicasse mas efectuei uma análise aos fundamentais. É obvio que não entrei enquanto através da AT não me desse sinais. Os fundamentais estavam lá mas andava em queda, isto para dizer que as estratégia geral na minha opinião deve ser este complemento entre AT e AF.
Mas na minha pouca experiência (apenas desde 2005) tenho verificado que a AT é bem mais propicia a valorizações na medida em que o investidor está menos exposto a quedas nos mercados porque os sinais tornam-se evidentes muito mais rápido.
É obvio que dentro de cada análise (AT e AF) existem estratégias a seguir e que são muito diferentes de investidor para investidor por isso é que o mercado é tão interessante!
Abraço
Vou contar um exemplo: Em Setembro de 2006 postei várias vezes num outro fórum que a minha preferida para o final do ano seria a Semapa e conclusão o pessoal não percebia porque a Semapa andava em queda nos 7,8€ aprox. Através da AT não havia nada que me indicasse mas efectuei uma análise aos fundamentais. É obvio que não entrei enquanto através da AT não me desse sinais. Os fundamentais estavam lá mas andava em queda, isto para dizer que as estratégia geral na minha opinião deve ser este complemento entre AT e AF.
Mas na minha pouca experiência (apenas desde 2005) tenho verificado que a AT é bem mais propicia a valorizações na medida em que o investidor está menos exposto a quedas nos mercados porque os sinais tornam-se evidentes muito mais rápido.
É obvio que dentro de cada análise (AT e AF) existem estratégias a seguir e que são muito diferentes de investidor para investidor por isso é que o mercado é tão interessante!
Abraço
Aproveitando esta violenta correcção, resolvi recuperar este post.
Tenho estado a estudar as possibilidades de fazer hedging de acções usando a combinação "acção + put sobre essa mesma acção (na proporção da paridade)". Se a entrada for feita perto do preço de exercício do put, paga-se um prémio de cerca de 4-5% (isto para um put que esteja a 2 meses da maturidade), prémio esse que corresponde à perda máxima possível. Trata-se, no fundo, de uma« investimento em acções com "capital garantido".
O problema (como é habitual no nosso mercado) é o facto de haver pouca oferta - há poucos puts disponíveis sobre acções e alguns dos que há estão a valores pouco interessantes. De qualquer forma, parece-me uma forma interessante de investir em acções, sobretudo em período de correcção.
Alguém tem experiência neste tipo de posicionamento?
Saudações,
Elias
Tenho estado a estudar as possibilidades de fazer hedging de acções usando a combinação "acção + put sobre essa mesma acção (na proporção da paridade)". Se a entrada for feita perto do preço de exercício do put, paga-se um prémio de cerca de 4-5% (isto para um put que esteja a 2 meses da maturidade), prémio esse que corresponde à perda máxima possível. Trata-se, no fundo, de uma« investimento em acções com "capital garantido".
O problema (como é habitual no nosso mercado) é o facto de haver pouca oferta - há poucos puts disponíveis sobre acções e alguns dos que há estão a valores pouco interessantes. De qualquer forma, parece-me uma forma interessante de investir em acções, sobretudo em período de correcção.
Alguém tem experiência neste tipo de posicionamento?
Saudações,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Garfield Escreveu:Enquanto o PSI Geral caiu 2,00% e o PSI-20 caiu 1,95% a minha rica ( agora mais pobre ) tombou 2,96%.
Insatisfeito por uma vitoria tão à justa decidi avaliar o efeito dessa queda nos potenciais lucros e cheguei à bela conclusao que afinal bati de longe os indices nacionais pois deixei de poder ganhar 12,43% dos supostos lucros.
Isto ensina-me que provavelmente estou montado em alguns cavalos errados pois se uma descida de 2,96% nas cotações me provoca uma descida de 12,43% nos lucros então nem quero imaginar se a descida continua onde é que eles vão parar!
Nesta 2ª onda melhorei os resultados
Enquanto o PSI-20 caiu 1,42% e o PSI Geral caiu 1,57%. a minha carteira caiu 1,20%.
E tambem nos potenciais lucros os resultados melhoram tendo apenas decrescido 5,69%.
Ainda assim é sinal de que ainda nao reestruturei devidamente a carteira para esta aparente correcção.
...
Olá, Ulisses.
Eu não me estava a referir ao dia de ontem, que embora seja importante, penso que o mais importante é o antes e o depois e que tem a ver com a pergunta:
Em que activos estamos investidos? Em que activos estamos a negociar?
Como referi, com o dia de ontem é normal que na generalidade haja quedas, e também concordo que não existem "portos seguros".
Mas o que tentei levar à discussão foi a forma de estar no mercado e nos activos em que investimos/negociamos, numa lógica de probabilidades e não numa de certezas.
O que queria dizer é que se antes destes acontecimentos estivermos investidos em algo que corresponda a algumas regras (uma delas a MM50 dias) as perdas podem ser menores, e até depois de haver as quedas podermos recuperar o valor perdido, ou mesmo reforçar nesses activos...
Digamos que a regra da MM50 dias é uma das regras- base, mas não única... sozinha não vale muito, mas é uma referência importante... um sistema pode até ser construído com base na negociação da MM50, com bons resultados, mas outras coisas podem complementar...
E falo nisto, porque acho importante fazermos uma boa selecção dos activos em que entramos e porque muitos investidores/negociadores/especuladores tomam as suas decisões em End of Day, o que torna mais difícil a resposta a situações intradiárias como a de ontem.
No entanto, acredito que essa regra de ouro também funcione no intraday, mas sempre complementada com outras ferramentas, também...
Portanto, o mais importante é o antes... e o depois.
Se estamos num título mais vulnerável ou não? Essa vulnerabilidade depende da posição no activo e das regras que seguimos, onde penso q uma delas seja a Mm50 dias para os states.
Abraços.
EMan
Eu não me estava a referir ao dia de ontem, que embora seja importante, penso que o mais importante é o antes e o depois e que tem a ver com a pergunta:
Em que activos estamos investidos? Em que activos estamos a negociar?
Como referi, com o dia de ontem é normal que na generalidade haja quedas, e também concordo que não existem "portos seguros".
Mas o que tentei levar à discussão foi a forma de estar no mercado e nos activos em que investimos/negociamos, numa lógica de probabilidades e não numa de certezas.
O que queria dizer é que se antes destes acontecimentos estivermos investidos em algo que corresponda a algumas regras (uma delas a MM50 dias) as perdas podem ser menores, e até depois de haver as quedas podermos recuperar o valor perdido, ou mesmo reforçar nesses activos...
Digamos que a regra da MM50 dias é uma das regras- base, mas não única... sozinha não vale muito, mas é uma referência importante... um sistema pode até ser construído com base na negociação da MM50, com bons resultados, mas outras coisas podem complementar...
E falo nisto, porque acho importante fazermos uma boa selecção dos activos em que entramos e porque muitos investidores/negociadores/especuladores tomam as suas decisões em End of Day, o que torna mais difícil a resposta a situações intradiárias como a de ontem.
No entanto, acredito que essa regra de ouro também funcione no intraday, mas sempre complementada com outras ferramentas, também...
Portanto, o mais importante é o antes... e o depois.
Abraços.
EMan
English, essa até pode ser uma regra na tua negociação mas não tem qualquer relação com o dia de ontem. Aleatoriamente, peguei em 10 acções que estavam acima da MM50 e outras 10 que estavam abaixo dessa MM50 e não constatei diferenças no comportamento de ontem.
O que eu quero dizer com isto é que, em dias como o de ontem, não há portos seguros. O que estavas a referir-te pode ser-te útil como método geral de "trading" mas não responde à questão do tópico.
Um abraço,
Ulisses
O que eu quero dizer com isto é que, em dias como o de ontem, não há portos seguros. O que estavas a referir-te pode ser-te útil como método geral de "trading" mas não responde à questão do tópico.
Um abraço,
Ulisses
...
Vou colocar aqui um texto que nos pode auxiliar e ensinar em como devemos estar nos mercados...
É isto que é importante: a "Big Picture"... se a conseguirmos ver é um excelente sinal para o sucesso.
Claro que as perdas na carteira existem em dias como este mas como diz o Garfield, temos de rever o que temos em carteira quando as variações são altas e está bem descrito neste texto...
Outra situação e que já coloquei num tópico do novo-nisto e que não me importo de voltar a referir, é que quem negoceia nos states tem de reter uma regra de ouro que ao ser complementada com outras dá a "Big Picture" e que é:
Não entrar Longo em activos abaixo da MM50, e não entrar Curto em activos acima da MM50
E porquê? Porque em primeiro lugar é uma regra muito importante, e em segundo lugar porque esses activos tornam-se bastante vulneráveis à posição tomada.
Claro que podem ganhar dinheiro se não a respeitarem, mas ganham mais se a seguirem... porque as perdas em não se respeitar podem ser muito grande.
E como referi, esta é uma regra que tem de ser complementada.
Eu coloco um gráfico como exemplo: mais abaixo...
Então aí vai o texto:
Abraços.
EnglishMan
E o gráfico:
É o da GOOG e vi alguém aqui a colocar um tópico sobre qual era a probabilidade de ela voltar perto dos 510 dólares... reparem que estando abaixo da MM50, embora tenha vindo a ter um comportamento BULL, tornou a GOOG mais vulnerável e aconteceu aquilo que acontece quando está abaixo da MM50... entradas longas, só quando ela fecha acima da MM50 e aí estar alerta para inversão accionando os stops necessários... se ela não inverter continuar Longo e ir alterando o stop... claro está que num dia como o de ontem, muitas que estavam acima da MM50 fecharam abaixo e vão continuar abaixo desta mas as que já estão abaixo tornam-se, como disse, mais vulneráveis...

É isto que é importante: a "Big Picture"... se a conseguirmos ver é um excelente sinal para o sucesso.
Claro que as perdas na carteira existem em dias como este mas como diz o Garfield, temos de rever o que temos em carteira quando as variações são altas e está bem descrito neste texto...
Outra situação e que já coloquei num tópico do novo-nisto e que não me importo de voltar a referir, é que quem negoceia nos states tem de reter uma regra de ouro que ao ser complementada com outras dá a "Big Picture" e que é:
Não entrar Longo em activos abaixo da MM50, e não entrar Curto em activos acima da MM50
E porquê? Porque em primeiro lugar é uma regra muito importante, e em segundo lugar porque esses activos tornam-se bastante vulneráveis à posição tomada.
E como referi, esta é uma regra que tem de ser complementada.
Eu coloco um gráfico como exemplo: mais abaixo...
Então aí vai o texto:
Market Decline: Not to Panic - 400 Points Is No Big Deal
Todd Sullivan submits: Everybody just relax...... A 3.4% decline is nothing . It all started when Alan Greenspan , who I can only assume was well into a bottle of Makers Mark and is rapidly become the most irritating former public official since Jimmy Carter incoherently mumbled something on a conference call about the current conditions in the U.S. leading us into a recession, despite all economic indicators to the contrary.
Then, the Chinese market dropped 9% overnight and set off a scare. These events would be unnerving to me except when you consider the Chinese market had been UP 13% the previous week and Greenspan, to be honest kids, doesn't have the best track record in my eyes. Look at his reign, he was to slow to get a grip on the bubble of (by raising rates behind, not ahead of it) that lead to it "popping" rather than "deflating" and then he was asleep at the wheel on the back end to ease rates and lead us like General Custard into the recession that followed. Personally I am a huge Bernanke fan, both for his plain spoken testimony and his refusal to let those on "The Hill" frame his comments for their own agendas. I will follow Ben's lead here when he says the economy is strong a settling into a "sustainable growth" phase vs. a guy who was too late to recognize what was going on when he was at the helm and hid it by talking in riddles.
Back to today. Events like this, while scary, are good for a couple of reasons.
-They allow you to test your portfolio
-Allow you to pick up shares you had been wishing you bought "when they were cheaper."
How do you "test" your portfolio? Warren Buffet has a quote he equates to stocks "A rising tide lifts all boats.... and vice versa." What does that mean? During big rallies, most stocks advance no matter what the underlying fundamentals. The same is true of sell-offs like today. You would be hard pressed to find many stocks up today. That means almost everybody's portfolio took a hit.
Here is the test: What you want to happen on a day like today is for your portfolio to drop less than the market. If you are a value investor, this is a true test of it. Since we are buying "cheap" stocks, if they truly are, there will not be as much pain during sell-offs. The opposite is true also. During rallies, we should see percentage growth in excess of the market because our shares are so cheap others will rush to pick them up. That is how we should beat the S&P. Drop less during sell-off and jump more during rallies. Also, as a test of how we are valuing companies, the stocks on the "Avoid" list ought to drop more than the S&P because if they are truly overvalued, sell-offs like these should really hurt them.
For example, how did the ValuePlays Portfolio do today?
The proof in in the pudding...(4 pm prices)
ValuePlays Portfolio= -3% (up 2% to date)
S&P = -3.47% (-2.2% to date)
"Avoid" = -3.8% (-9.5% to date)
Down today? Yup... who wasn't? The key takeaway is we picked up another 1/2% against our benchmark, the S&P extending our lead over it to 4.2% and unlike the major averages remain in positive territory for the year. This also positions us to extend those gains even further once things turn around.
Now, what is cheaper that we may want to buy again? Keep an eye on the watch list, there are certain names that are getting closer as of today to our target prices. Another drop like this and we may get to go shopping. Please do not pull the trigger too soon, though. Some of them may still drift lower over the next couple of days. Be disciplined and patient. Remember, "great" prices not "good" ones.
Abraços.
EnglishMan
E o gráfico:
É o da GOOG e vi alguém aqui a colocar um tópico sobre qual era a probabilidade de ela voltar perto dos 510 dólares... reparem que estando abaixo da MM50, embora tenha vindo a ter um comportamento BULL, tornou a GOOG mais vulnerável e aconteceu aquilo que acontece quando está abaixo da MM50... entradas longas, só quando ela fecha acima da MM50 e aí estar alerta para inversão accionando os stops necessários... se ela não inverter continuar Longo e ir alterando o stop... claro está que num dia como o de ontem, muitas que estavam acima da MM50 fecharam abaixo e vão continuar abaixo desta mas as que já estão abaixo tornam-se, como disse, mais vulneráveis...
- Anexos
-
- GOOG.PNG (0 Bytes) Visualizado 1929 vezes
Enquanto o PSI Geral caiu 2,00% e o PSI-20 caiu 1,95% a minha rica ( agora mais pobre ) tombou 2,96%.
Ao menos desta vez ganhei aos indices nacionais
Insatisfeito por uma vitoria tão à justa decidi avaliar o efeito dessa queda nos potenciais lucros e cheguei à bela conclusao que afinal bati de longe os indices nacionais pois deixei de poder ganhar 12,43% dos supostos lucros. Aqueles que teria caso vendesse os titulos antes deles cairem ARGH!
Isto ensina-me que provavelmente estou montado em alguns cavalos errados pois se uma descida de 2,96% nas cotações me provoca uma descida de 12,43% nos lucros então nem quero imaginar se a descida continua onde é que eles vão parar!
Enquanto o PSI Geral caiu 2,00% e o PSI-20 caiu 1,95% a minha rica ( agora mais pobre ) tombou 2,96%.
Ao menos desta vez ganhei aos indices nacionais
Insatisfeito por uma vitoria tão à justa decidi avaliar o efeito dessa queda nos potenciais lucros e cheguei à bela conclusao que afinal bati de longe os indices nacionais pois deixei de poder ganhar 12,43% dos supostos lucros. Aqueles que teria caso vendesse os titulos antes deles cairem ARGH!
Ulisses Pereira Escreveu:O ideal é conseguires ter algum "hedge" na carteira, com algumas posições longas contrabalnaçadas com posições curtas. Pessoalmente, gosto do "pair trading" em que negoceias duas empresas do mesmo sector, acreditando mais numa e menos noutra, tendo uma posição longa numa e curta na outra, fazendo que seja a força/fraqueza desse pair trade que te faça valorizar/desvalorizar a tua posição e não o movimento do mercado em geral ou desse sector em particular.
Um abraço,
Ulisses
Essa estratégia levanta-me uma questão. Até que ponto esse hedging será feito recorrendo a AT. Ou será mais AF ou mesmo sensibilidade baseada em experiencia do mercado.
E esse hedging não diminui de tal forma as valorizações das posições que se tem no sentido dominante do mercado que tornem o investimento em CFDs menos interessante do que o investimento "clássico" em acções?
Abro posições longas ou curtas sempre que por AT o trade me pareça interessante e não para fazer hedging.
Realmente isto de investir tem muito que se aprender
Ulisses, obrigado pela extraordinária disponibilidade e generosidade que tens para comigo e para com todos os que solicitam os teus esclarecimentos e opiniões.
- Registado: 30/8/2005 15:11
BIG bloqueia shorts na Euronext ?!
novo_nisto Escreveu:Como fazem? Conseguem passar estes dias com prejuízos minimizados?
Olha, eu como ainda não estava muito confortável com os warants, decidi tentar shortar uns titulos do PSI-20, mas quando vou tentar fazer isso o BIG online diz:
'Ordens de short selling temporariamente indisponíveis na plataforma Euronext.'
E eu que abri conta no BIG para que em dias destes pudesse shortar.
Não gostei e se descobrir que foi o BIG o único a fazer isto acho que vou fechar a conta de mudar de banco/corretora.
Devia ter comprado os warrants mesmo às cegas mas como não sou de tomar decisões precipitadas desta vez sai a perder.
Não percebi ainda se foi boicote do BIG ao serviço ou se foi a Euronext.
Alguém sabe o que se passou?
Alguém conseguiu shortar acções PSI-20 noutras plataformas de trading?
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
nada na manga, tudo na mão.
Ulisses Pereira Escreveu:Se apenas detiveres posições longas, é impossível conseguires passar dias destes sem algumas perdas fortes. O ideal é conseguires ter algum "hedge" na carteira, com algumas posições longas contrabalnaçadas com posições curtas. Pessoalmente, gosto do "pair trading" em que negoceias duas empresas do mesmo sector, acreditando mais numa e menos noutra, tendo uma posição longa numa e curta na outra, fazendo que seja a força/fraqueza desse pair trade que te faça valorizar/desvalorizar a tua posição e não o movimento do mercado em geral ou desse sector em particular.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses,
se for oportuno, podias dar um exemplo concreto, tipo demonstração para ficarmos a saber como é realmente?
Obrigado
Abraço
- Registado: 9/8/2005 11:17
Boa tarde a todos,
Acabei de ligar o portátil. Isto está tipo filme de terror.
Com esta situação, não me admira nada que amanhã tenamos um dia parecido com este.
O medo apoderou-se dos mercados e agora poderá ser tipo bola de neve com os stops todos a saltarem.
PS: tenho estado desligado do mercado hoje e não me sinto em condições de fazer já uma análise ou tecer mais comentários.
Acabei de ligar o portátil. Isto está tipo filme de terror.
Com esta situação, não me admira nada que amanhã tenamos um dia parecido com este.
O medo apoderou-se dos mercados e agora poderá ser tipo bola de neve com os stops todos a saltarem.
PS: tenho estado desligado do mercado hoje e não me sinto em condições de fazer já uma análise ou tecer mais comentários.
O mercado é que indica a direcção, nós só temos de o seguir!
Ulisses,
gostaria de colocar uma questão de alguem que tb é novo nisto :-)
É possivel seguir essa estratégia no mercado nacional, uma vez que os warrants que existem são limitados, e neste momento a maioria até são Call?
Ou, no caso de ser possivel seguir tal estratégia no PSI, que produtos usar?
Muito obrigado!
gostaria de colocar uma questão de alguem que tb é novo nisto :-)
É possivel seguir essa estratégia no mercado nacional, uma vez que os warrants que existem são limitados, e neste momento a maioria até são Call?
Ou, no caso de ser possivel seguir tal estratégia no PSI, que produtos usar?
Muito obrigado!
- Registado: 19/6/2006 22:57
Se apenas detiveres posições longas, é impossível conseguires passar dias destes sem algumas perdas fortes. O ideal é conseguires ter algum "hedge" na carteira, com algumas posições longas contrabalnaçadas com posições curtas. Pessoalmente, gosto do "pair trading" em que negoceias duas empresas do mesmo sector, acreditando mais numa e menos noutra, tendo uma posição longa numa e curta na outra, fazendo que seja a força/fraqueza desse pair trade que te faça valorizar/desvalorizar a tua posição e não o movimento do mercado em geral ou desse sector em particular.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Como é que nos protegemos num dia destes?
Qual a melhor estratégia num dia destes em que existem títulos com aberturas em gap de 4 e 5%?
É que se usam stops apertados (2 ou 3%) vemo-nos sujeitos a estes serem activados em dias normais.
Se usamos outros maiores do que 4 a 5% vem um dia destes e acaba com as mais-valias.
Confesso, ainda sinto dificuldades em lidar da melhor forma nestes dias de variações de grande amplitude.
Como fazem? Conseguem passar estes dias com prejuízos minimizados?
É que se usam stops apertados (2 ou 3%) vemo-nos sujeitos a estes serem activados em dias normais.
Se usamos outros maiores do que 4 a 5% vem um dia destes e acaba com as mais-valias.
Confesso, ainda sinto dificuldades em lidar da melhor forma nestes dias de variações de grande amplitude.
Como fazem? Conseguem passar estes dias com prejuízos minimizados?
- Registado: 30/8/2005 15:11
18 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, BullDuck, Google [Bot], m-m, manuelvasco, paulopereira.pp36.pp, rg7803 e 56 visitantes