Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2007 - Mês 07 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tdu

por jarc » 1/8/2007 16:40

A desvalorização da Tdu hoje pareceu-me demasiado avultada, estive indeciso mas acabei por fazer uma venda parcial e entrar modestamente nesta acção. Parece-me que o cenário da não OTA deve estar descontado. Veremos.

Registado: 23/7/2003 16:05

por pedrom » 1/8/2007 10:02

Woodhare Escreveu:Realmente vale sempre dar uma olhada neste tópico para aprender qualquer coisa. Já agora uma pergunta directa JAS, se antecipasses um cenário de bear market o que fazias às acções da VAA? Elas parecem aguentar-se nestes cenários de pessimismo.

Obrigado.

São do tipo da PAD pois altas valorizações ou desvalorizações são o prato do dia para elas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Quando alguém diz que uma determinada acção está a perder 4/5% o presidente da PAD diz: Isso como eu todos os dias ao pequeno-almoço ou ao lanche!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

por Woodhare » 1/8/2007 9:45

Realmente vale sempre dar uma olhada neste tópico para aprender qualquer coisa. Já agora uma pergunta directa JAS, se antecipasses um cenário de bear market o que fazias às acções da VAA? Elas parecem aguentar-se nestes cenários de pessimismo.

Obrigado.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

Re

por JAS » 31/7/2007 21:14

vitor79 Escreveu:Boas, porque é que pensas que em Agosto consegues comprar REN mais barato do que agora?

O meu cenário era de que em Agosto teríamos uma correcção e, na minha opinião, há títulos mais sensíveis do que outros.
A REN, ainda com bastante dispersão de capital por pequenos investidores, pode cair se eles pagarem as férias com a venda das acções...

Nos últimos dias até pensei que estaria enganado e que poderia não haver correcção pois os mercados pareciam estar a retomar a subida.
Mas o fecho de hoje dos States parece indicar que vamos ter um Agosto bem vermelho.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por vitor79 » 31/7/2007 18:44

Boas, porque é que pensas que em Agosto consegues comprar REN mais barato do que agora?
Obrigado.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

Carteira JAS*2007 - Mês 07 - dia 31 - Capital X

por JAS » 31/7/2007 17:23

JAS Escreveu:Começo a preparar-me para ficar fora da Bolsa em Agosto...
Ficar de fora não significa 100% líquido, significa apenas bastante líquido pois não há grandes razões para vender os investimentos de longo prazo.

Entro em Agosto com 40% de liquidez e a apostar fundamentalmente em 3 títulos (e mais a SNC porque ainda não consegui ver-me livre dela...).

Quanto à rentabilidade não se pode dizer que tenha sofrido muito durante a recente correcção pois o resultado do mês limitou-se a -0,40%.

SEM
Continuei a acumular com uma compra a 12,81 mas foi pena não me terem vendido mais...

TDU
Umas compras a 3,57-3,58 mas como depois também vendi a 3,60 acabei por alterar pouco a posição que ainda não chegou aos 15% pretendidos.

JMT
Tentei recomprar a 4,37 mas não chegou lá.

VAA
Mais uma compra a 0,16.

JAS
Anexos
cart 07-31.png
cart 07-31.png (0 Bytes) Visualizado 1653 vezes

Carteira JAS*2007 - Mês 07 - dia 30 - Capital X

por JAS » 30/7/2007 17:39

Ficar de fora não significa 100% líquido, significa apenas bastante líquido pois não garandes razões para vender os investimentos de longo prazo.

SEM
Continuo a acumular.
Compras a 12,79-12,81 e uma venda no fecho a 12,91.

TDU
Umas compras a 2,45 mas sem aumentar significativamente a posição.
A ideia é acumular até aos 15%.

REN
Pensava nela para médio prazo mas optei por fechar a posição, com vendas no intervalo 3,84-3,86, pois parece-me provavel que se compre mais barato durante o mês de Agosto.

JMT
Parece estar a atravessar um bom momento mas também pode ser que seja um topo.
Pelo sim pelo não, reduzi para os 15% com uma venda a 4,44.

JAS
Anexos
cart 07-30.png
cart 07-30.png (0 Bytes) Visualizado 1448 vezes

por 1963 » 27/7/2007 20:03

Jas, muito obrigado, era também o que eu pensava, fico-me pela segunda hipótese.

Mais uma vez, um grande obrigado e um abraço.
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

Re

por JAS » 27/7/2007 19:31

1963 Escreveu:Jas, tendo em conta o comportamento da TDU, nomeadamente uns movimentos bruscos e violentos, onde colocas os teus stops?
(...)
Por outro lado, eu acredito no potencial da empresa, embora seja dos que está entalado (4.07), portanto não gostaria de ficar sem elas num desses movimentos violentos ( por ex. hoje veio aos 3.26, acho que rebentou com os stops de muita gente).

Pois é... Difícil de fixar stops...

Indo de férias só te restam duas hipóteses:
- Ou deixas um stop muito largo lá para os 3,00 (o que me parece sem qualquer interesse);
- Ou não deixas stop nenhum (e consideras que é um investimento de médio prazo).

De qualquer forma Boas Férias!!!

Um abraço,
JAS

por 1963 » 27/7/2007 16:11

Jas, tendo em conta o comportamento da TDU, nomeadamente uns movimentos bruscos e violentos, onde colocas os teus stops?

A minha pergunta resulta do facto de eu não poder seguir a bolsa durante as férias, começam amanhã :) . Por outro lado, eu acredito no potencial da empresa, embora seja dos que está entalado (4.07), portanto não gostaria de ficar sem elas num desses movimentos violentos ( por ex. hoje veio aos 3.26, acho que rebentou com os stops de muita gente).

Um abraço e muito obrigado Jas
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

Carteira JAS*2007 - Mês 07 - dia 27 - Capital X

por JAS » 27/7/2007 15:57

Ficar de fora não significa 100% líquido, significa apenas bastante líquido pois não garandes razões para vender os investimentos de longo prazo.

SEM
Continuei a acumular e hoje foi no intervalo 12,87-12,89.
Devolvi umas a 13,00 mas foram tão poucas que nem deu para as comissões...

REN
Tinha andado cheio de paciencia à espera de uma correcção para reforçar e hoje sempre consegui comprar a 3,84.

Quanto à rentabilidade parece que a composição da carteira resistiu bem a uma semana de quedas...

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 07-27.png
cart 07-27.png (0 Bytes) Visualizado 1858 vezes

Re: QUEM ME DA UMA DIKA????

por JAS » 27/7/2007 12:37

andremdlopes Escreveu:gostava de iniciar a compra de algumas como por Ex: EDP , REN e PORTUCEL o que me dizem ? e será uma boa altura para comprar ?
Visto que as mesmas estão em queda ?

Também te tinha respondido mas o Caldeirão caíu e apagou o post...

De qualquer forma já te responderam que "não será a melhor altura para entrar" e que é melhor esperares pelo fim da correcção.

Mas isso também depende dos títulos que escolhes e do prazo do teu investimento...

Em termos de muito curto prazo eu diria para ficares de fora mas para médio/longo prazo há títulos que estão a passar ao lado das quedas(por exemplo JMT e REN) e outros cuja queda já os torna muito apetecíveis (por exemplo SEM).

Das tuas 3 hipóteses não gosto muito da EDP e prefiro a SEM pois é dona da PTI e é quem recebe os lucros.

Um abraço,
JAS

-------------------------
[quote=Barra"]Semapa a 3 euros?? Calma JAS isto está vermelho mas não tanto.[/quote]
Era 13 e não 3.
É o que faz escrever o post ao fim do dia usando apenas a memória... As vezes ela falta e dá confusão.

Um abraço,
JAS

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 07 - dia 26 - Capital X

por Woodhare » 27/7/2007 11:24

JAS Escreveu:
Woodhare Escreveu:JAS não percebo uma coisa, dizes que o JG é capaz de empatar a AG e que isso é bom para a TDU, mas isso não é o pior cenário para o BCP que andas a comprar? Pior ainda do que a vitória impossível do JG?

Eu não ando a comprar BCP, andei a vender...

Para alterar estatutos são necessários 2/3 dos votos presentes na AG (60 ou 70% no máximo) o que implica ter o apoio de mais de 40% do capital.
Não me parece que qualquer dos grupos o consiga...

Para as restantes deliberações, que não impliquem alteração dos estatutos , bastará maioria simples o que dará 30 a 35% do capital.
Parece-me que o JG tem ao seu lado mais do que isso.
E a TDU é a subscritora das principais propostas desse lado...

Um abraço,
JAS

Desculpa, não tinha lido tudo. Parece que a confusão no BCP é para durar, mas eles que são gregos que se entendam. :lol:
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por charles » 27/7/2007 8:06

estou a gostar desse reforço na VAA, mas não te esqueças de pôr pantufas se não partes a minha loiça :mrgreen:

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

Re: QUEM ME DA UMA DIKA????

por Luka! » 26/7/2007 22:33

andremdlopes Escreveu:Ola pessoal bom dia , gostava de fazer uma pergunta se é que me permitem visto que sou muito “verde” para não dizer virgem hehehe.. de compra de acções e gostava de iniciar a compra de algumas como por Ex: EDP , REN e PORTUCEL o que me dizem ? e será uma boa altura para comprar ?
Visto que as mesmas estão em queda ? Tenho um capital para comprar de 5,000€ não é muito mas para ver como corre esta bom .Estou a simular a compra no Site da RTP e comprei , 800 acções da REN , 300 da PORTUCEL e 250 na EDP o que me dizem desta carteira ?
Desde já muito obrigado pela atenção.
André Lopes

Caro André,
como pode verificar depois de um periodo de subidas os mercados estao agora numa fase de forte correcção.
Antes de entrar eu esperaria um pouco até que as bolsas estabilizem.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por Barra » 26/7/2007 22:32

SEM
Andava à espera da correcção para reentrar e hoje foi um bom dia.
Comecei por comprar a 3,08-3,09, fiz outra compra a preço médio de 3,11 e, até ao final, não me venderam a 3,01.
Mesmo assim o b.p. de 3,12 parece-me bom pois tinha pensado reentrar a 13,20

Semapa a 3 euros?? Calma JAS isto está vermelho mas não tanto.

Registado: 19/10/2004 19:26

por pedrom » 26/7/2007 22:25

JAS, é impressão minha ou não tens falado em saldos, logo agora em que as lojas só falam neles!!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

Re: Carteira JAS*2007 - Mês 07 - dia 26 - Capital X

por JAS » 26/7/2007 22:22

JAS Escreveu:
Ficar de fora não significa 100% líquido, significa apenas bastante líquido pois não há grandes razões para vender os investimentos de longo prazo.

BCP
JAS Escreveu:Amanhã já não há compras para a AG e torna-se provavel que agora caia.

Não ter conseguido vender ontem no fecho obrigou-me a acordar hoje antes da abertura.
E despachei-as logo a 3,74.
Ainda fiquei com umas apenas "para continuar a receber as cartinhas das comadres desavindas" mas, mesmo essas, vendi-as quando desceu abaixo dos 3,60 que era o meu último stop mental.
Saíram a 3,57.
O trade acabou negativo mas preferi ficar de fora até à AG.

JMT
A casa de investimento BPI considera que os números esta manhã apresentados têm um impacto "neutral", com os analistas a aguardarem pela "conference call" que vai decorrer esta manhã com a empresa para actualizar as expectativas da empresa.

Estes tipos do BPI continuam a perceber pouco da JMT...
Para todos os outros analistas os resultados foram acima das expectativas e a cotação subiu mais de 2% num dia vermelho.
Como dizem que "se deve vender na notícia" despachei uns excedentes a 4,29 e, no fecho, a 4,32.

TDU
JAS Escreveu:A TDU tornou-se uma grande accionista do BCP (10%) e mantém-se aliada do JG.
A minha leitura é que o JG, se não ganhar, pelo menos empata.
E que a TDU sairá beneficiada no médio prazo.

Reforcei substancialmente a posição a 3,53-3,52 e ainda comprei umas a 3,43 mas foram poucas pois o ab7 estava com delay e já não fui a tempo de apanhar mais.

SEM
Andava à espera da correcção para reentrar e hoje foi um bom dia.
Comecei por comprar a 3,08-3,09, fiz outra compra a preço médio de 3,11 e, até ao final, não me venderam a 3,01.
Mesmo assim o b.p. de 3,12 parece-me bom pois tinha pensado reentrar a 13,20.

VAA
Comprei mais "um serviço" a 0,16...

JAS
---------------------

Woodhare Escreveu:JAS não percebo uma coisa, dizes que o JG é capaz de empatar a AG e que isso é bom para a TDU, mas isso não é o pior cenário para o BCP que andas a comprar? Pior ainda do que a vitória impossível do JG?

Eu não ando a comprar BCP, andei a vender...

Para alterar estatutos são necessários 2/3 dos votos presentes na AG (60 ou 70% no máximo) o que implica ter o apoio de mais de 40% do capital.
Não me parece que qualquer dos grupos o consiga...

Para as restantes deliberações, que não impliquem alteração dos estatutos , bastará maioria simples o que dará 30 a 35% do capital.
Parece-me que o JG tem ao seu lado mais do que isso.
E a TDU é a subscritora das principais propostas desse lado...

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 07-26.png
cart 07-26.png (0 Bytes) Visualizado 2347 vezes

por Woodhare » 26/7/2007 18:37

JAS não percebo uma coisa, dizes que o JG é capaz de empatar a AG e que isso é bom para a TDU, mas isso não é o pior cenário para o BCP que andas a comprar? Pior ainda do que a vitória impossível do JG? :?

carteira

por jarc » 26/7/2007 17:36

A possibilidade era ínfima, isso palpitava-me, mas como se tratava de lucro arrisquei. Com o cenário actual óbvio que os planos se alteraram. Agora temos os longos a levarem na moleirinha. O bcp é que não vou largar para já. Terei de esperar mas é isso que estou disposto a fazer. A paciência pagará.

Re: Bcp

por JAS » 26/7/2007 15:51

jarc Escreveu:Com a aposta no Dax totalmente furada, nada como regressar ao local do crime. Reentrada no Bcp.

Hoje tinha respondido aos posts todos mas o Caldeirão caíu quando teclei no "submeter" e apagou tudo.

Uma das coisas que te dizia é que não acreditava nessa aposta e que só regresso aos calls aos 7200.
Ou em 24 de Agosto...

Quanto ao BCP também não acredito que fique por aqui com tantas recomendações negativas e agora sem haver a pressão das compras para irem à AG.

Um abraço,
JAS

Bcp

por jarc » 26/7/2007 15:18

Com a aposta no Dax totalmente furada, nada como regressar ao local do crime. Reentrada no Bcp.

por charles » 26/7/2007 10:16

Polónia responsável por resultados da Jerónimo Martins acima do esperado
(26-07-2007 - 10:55)

A Jerónimo Martins anunciou esta manhã os resultados do primeiro semestre, revelando um aumento dos lucros de 12,3% para 41,7 milhões de euros. Os analista realçam a importância da actividade da empresa na Polónia, mercado que contribuiu para que os números hoje apresentados superassem as estimativas.

"A Jerónimo Martins apresentou melhores vendas, EBITDA e resultado líquido no segundo trimestre devido, essencialmente, ao melhor desempenho na Polónia, onde as receitas cresceram a impressionantes 38,7% em euros (13,1% acima das nossas expectativas) ou 33,6% em zlotys", de acordo com o analista Pedro Morais do Espírito Santo Research.

Em termos de vendas, o "único" que ficou aquém das estimativas desta casa de investimento foi o Feira Nova. Já o Pingo Doce e a Polónia superaram as previsões.

"O EBITDA consolidado ficou 1% acima das nossas expectativas, com as margens a cair para 6,1% dos 6,4% no segundo trimestre de 2006 apenas um pouco abaixo da nossa estimativa de 6,2%", adianta Pedro Morais.

A casa de investimento BPI considera que os números esta manhã apresentados têm um impacto "neutral", com os analistas a aguardarem pela "conference call" que vai decorrer esta manhã com a empresa para actualizar as expectativas da empresa.

Do lado positivo, o BPI destaca a actividade na Polónia, com os números neste mercado a superarem as estimativas. A unidade de Indústria também superou as previsões dos analistas desta casa de investimento.

Do lado negativo, o BPI destaca o negócio de retalho em Portugal, "com o desempenho operacional a ficar abaixo das nossas expectativas, com uma margem de EBITDA de 5,4% o que compra com a nossa estimativa de 6,1%", dizem os analistas.

"A margem EBITDA consolidada foi ligeiramente acima da nossa expectativa, com a Polónia a sobressair novamente pela positiva (margem de 5,5% quando a nossa estimativa era de 5,2%). Este conjunto de resultados encontra-se em sintonia com os nossos pressupostos-base apresentados no relatório de 23 de Maio", diz o analista João Fidalgo do CaixaBI.

As acções da Jerónimo Martins [jmar] subiam 0,24% para os 4,24 euros.

voltar >>
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por charles » 26/7/2007 8:31

Fernando Ulrich afasta cenário de OPA ao BCP
(26-07-2007 - 08:32)

O Banco BPI reforçou no capital do BCP, passando a controlar 8,51% do banco liderado por Paulo Teixeira Pinto. O aumento da posição não tem por objectivo o lançamento de uma OPA, garante Fernando Ulrich, mas permite-lhe apresentar-se na assembleia geral do BCP como um dos maiores accionistas da instituição.

Ao longo dos últimos dois dias o BPI comprou 45 milhões de acções do BCP, de acordo com o comunicado enviado ontem à CMVM. Em declarações ao "Diário Económico", o CEO do BPI, questionado sobre se o reforço poderia significar que o BPI está a pensar lançar uma oferta de aquisição sobre o BCP, respondeu que "está fora de questão um cenário de OPA".

A compra de acções foi feita no ?timing? limite para que o BPI possa votar com todas as acções na assembleia geral (AG) de 6 de Agosto. Fernando Ulrich afirma que o banco que lidera como "accionista e se decidir estar presente nessa AG, votará de acordo com o que melhor sirva os seus interesses", não tomando posição de nenhuma das facções em confronto.

Relativamente a quem deve liderar o BCP, se Jardim Gonçalves ou Paulo Teixeira Pinto, Fernando Ulrich optou por não comentar, acrescentando, no entanto, que "obviamente que, pessoalmente, tenho opinião sobre isso?"

voltar >>

jas, tal como eu previra, esperava ou pensei num eventual reforço na JMT e acerto de posição no BCP, no entanto se o BCP for opado, pois acho que se está a pôr a "jeito" nunca se sabe o valor que pode atingir 5, 6 euros, por outyro lado todos sabemos que o mesmo já esteve perto de 1 euro...e se eles não se entenderem , pode-se então concluir que neste momento BCP tem um certo risco podendo ser uma caixinha de surpresas :roll:

cumpt.
Cumpt

QUEM ME DA UMA DIKA????

por andremdlopes » 26/7/2007 0:30

Ola pessoal bom dia , gostava de fazer uma pergunta se é que me permitem visto que sou muito “verde” para não dizer virgem hehehe.. de compra de acções e gostava de iniciar a compra de algumas como por Ex: EDP , REN e PORTUCEL o que me dizem ? e será uma boa altura para comprar ?
Visto que as mesmas estão em queda ? Tenho um capital para comprar de 5,000€ não é muito mas para ver como corre esta bom .Estou a simular a compra no Site da RTP e comprei , 800 acções da REN , 300 da PORTUCEL e 250 na EDP o que me dizem desta carteira ?
Desde já muito obrigado pela atenção.
André Lopes

Registado: 20/7/2007 23:55

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Garfield, Google [Bot], m-m, paulopereira.pp36.pp e 64 visitantes