Caldeirão da Bolsa

O canto experimental do swing/trending

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Antonio Vieira » 17/7/2007 19:17

Olá Cem,

eu voto no Euro/Dolar.
Abraço

Registado: 26/4/2003 21:51

por lois » 17/7/2007 19:16

boas, mais um voto para os indices, DAX de preferência!! :wink: :wink:

boa sorte caro Cem!!
"Na vida nunca se deveria cometer duas vezes o mesmo erro: há bastante por onde escolher..."
(Bertrand Russel)
http://quarto.blog.com/

Registado: 17/8/2006 17:40

por michael » 17/7/2007 19:10

Usa o EUR/USD, mas sem stop losses tens que fazer um super money management não é?

Gosto bastante dos teus post-artigos e propostas.

1 abraço,

michael.

Registado: 28/12/2006 1:38

por Adam hedge » 17/7/2007 19:09

boa tarde.
bem eu não sei se a minha opinião é válida para o cem,pois á algum tempo atraz fiz lhe uma pergunta e nem sequer obtive resposta.
mas como estou aqui para apreender eu voto nos indicies.
ex:dax

obrigado

J.matias

Registado: 21/2/2007 18:24

por LS » 17/7/2007 18:53

Voto nos Indices.

Concordo com a Pata. Existem uma série de opções para negociá-los. E têm volatilidade quanto baste.
DAX, de preferencia.

Um abraço e 'good luck'
ls

Registado: 8/10/2006 16:14

por Pata-Hari » 17/7/2007 18:46

INDICES!!! isto porque um indice porque é facilmente acessivel através de vários instrumentos "trade-áveis" na maior parte das instituições, o que nos permite democratizar a participação de todos ao contrário do que aconteceria com forex, p.e.. E, já que posso escolher, escolho o EUROSTOX ou 50 ou 600 porque acredito que poderá ter mais potencial fundamental relativamente ao americano, sem risco cambial e fácilmente acessivel a todos.

Yupiii, tralali, tralalá! fantásticooooooo!!!!

Pessoal, sobretudo gente nova, toca a estar atento porque isto vai valer a pena!!

(cem, essa de só agora teres um método misto é que é nova para mim...)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

O canto experimental do swing/trending

por Cem » 17/7/2007 18:40

Como sabem os melhores sistemas de trading para se ganhar dinheiro são claramente os do tipo tendencial.
Seguir a tendência ou o caudal do sentido do dinheiro que entra em determinado activo é a chave do sucesso nos mercados.
Usar sistemas oscilatórios em regimes tendenciais é ver o dinheiro a escapar-se por entre os dedos e ter a sensação de impotência por ter deixado fugir aquele comboio que parece nunca mais voltar à nossa estação, leia-se ter uma bela correcção antes de entrar novamente a comprar. Fazemos a primeira trade com ganhos muito reduzidos e depois... parece que os mercados nunca mais corrigem para entrarmos na 2ª trade...
Quando os mercados estão a lateralizar aí a conversa é outra, nessa altura os sistemas de trading oscilatórios são os mais adequados para o sucesso no trading.
Usar neste cenário indicadores de tendência dá a sensação que andamos a apostar sempre nas compras junto aos topos dos swings e nas vendas junto às bases das correcções, uma tristeza!
O grande problema prático é que normalmente só identificamos tendências e oscilações depois de já terem ocorrido, a menos que durem um intervalo de tempo suficientemente longo para adequarmos o trading ao tipo de comportamento de cada método a aplicar.
O melhor é tentar arranjar um método misto tendencial/oscilatório, é o que estou a preparar...
Confesso que enquanto fui relativamente bem sucedido na aplicação de sistemas do tipo tendencial, nunca consegui ter um sucesso minimamente satisfatório com indicadores oscilatórios.
Até que...pois, até que acho que desbravei um caminho possível para lá chegar satisfatoriamente: um método sem stops que, longe de ser perfeito, parece ser jeitoso na parte respeitante aos swings.
Este sistema de trading ainda está nos primórdios do backtesting, parece dar bons resultados mas só a prática o poderá demonstrar.
Um teste tradicional no Metastock é impraticável visto que os indicadores retornam preços de compra e venda a preços limite de acordo com regras um pouco diferenciadas, consoante os cenários de determinados indicadores. Daria um trabalhão!
Por isso sugiro este teste em tempo real, com muito pouco dinheiro envolvido, para ver o que vai dar!
Se der bons resultados no final deixo-vos ficar as fórmulas dos respectivos indicadores, para quem quiser.
Quanto ao activo a testar, deixo à vossa consideração e imaginação e pode ser o que quiserem: acções, índices, CFDs, câmbios, commodities, o que acharem mais interessante!
O activo que tiver mais votos avança para este teste. Bem sei que só um único activo é muito pouco mas para já é o que se pode arranjar! Mais tarde logo veremos se isto tem pernas para andar com mais alguma coisa.
Então aqui fica o meu voto: EuroDollar.
A votação para este efeito termina no próximo fim-de-semana.
Infelizmente não poderei aparecer todos os dias, mas sempre que puder actualizar o sistema de trading espero ter alguma regularidade na vinda aqui ao site...

Bons negócios para todos e wish me luck para mim!
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, paulopereira.pp36.pp, tami e 63 visitantes