Brisa 11€. UM CAFÉ A DOIS...
Reparem que aparece sempre, sempre alguém a carregar na venda: tentaram suster a €10,19; agora meteram o camião a €10,22/24 !
Para mim anda ali maçete... Sigo diáriamente desde 23 Maio, data em que entrei, e tem tido um padrão de trading claramente suspeito:
1. liquidez baixissima - hoje sendo pouco, ainda vai dar para festejar !
2. tem sempre muito pouco comprador.
3. tem ordens aparentes sucessivas ao longo do dia.
4. ao minimo sinal de subida carregam logo na venda, asfixiando o papel.
Sinceramente pensei que fosse a venda da posição do Bcp aos Australianos - que esteve a ser negociada uns meses e acabou por se dar a €9.85 - que estivesse a prender a subida do papel. Só que esta já se deu há umas semanas largas e... continua na mesma pasmaceira !
Será que estão em negociações mais tomadas de capital do género ?
No actual contexto de mercado seguirei neste papel 'ad eternum', até ver uma correcção forte em muitos outras acções: vejo o mercado em geral 'caro a carissimo' e quanto mais não seja por exclusão de partes mantenho-me por aqui. Até os maçetes acabarem.
25 de Julho saem os resultados. Aguardemos tranquilamente.
Ab+Bn.
PS: o Bpi tem um target de €12,15... A CxBI de €12... Vamos vendo.
Para mim anda ali maçete... Sigo diáriamente desde 23 Maio, data em que entrei, e tem tido um padrão de trading claramente suspeito:
1. liquidez baixissima - hoje sendo pouco, ainda vai dar para festejar !
2. tem sempre muito pouco comprador.
3. tem ordens aparentes sucessivas ao longo do dia.
4. ao minimo sinal de subida carregam logo na venda, asfixiando o papel.
Sinceramente pensei que fosse a venda da posição do Bcp aos Australianos - que esteve a ser negociada uns meses e acabou por se dar a €9.85 - que estivesse a prender a subida do papel. Só que esta já se deu há umas semanas largas e... continua na mesma pasmaceira !
Será que estão em negociações mais tomadas de capital do género ?
No actual contexto de mercado seguirei neste papel 'ad eternum', até ver uma correcção forte em muitos outras acções: vejo o mercado em geral 'caro a carissimo' e quanto mais não seja por exclusão de partes mantenho-me por aqui. Até os maçetes acabarem.
25 de Julho saem os resultados. Aguardemos tranquilamente.
Ab+Bn.
PS: o Bpi tem um target de €12,15... A CxBI de €12... Vamos vendo.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
Agora é só rezar que venha a asa...
EMPRESAS Publicado 17 Julho 2007 15:16
Recomenda "comprar"
CaixaBI sobe “target” da Brisa em 22,4% para os 12 euros
O CaixaBI subiu o seu preço-alvo para os títulos da Brisa em 22,4%, passando dos anteriores 9,80 euros para os 12 euros, avaliação que já inclui as concessões do Litoral Centro, Autoestradas do Atlântico (AEA) e a Northwest Parkway.
--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
O CaixaBI subiu o seu preço-alvo para os títulos da Brisa em 22,4%, passando dos anteriores 9,80 euros para os 12 euros, avaliação que já inclui as concessões do Litoral Centro, Autoestradas do Atlântico (AEA) e a Northwest Parkway.
O novo "target" do CaixaBI atribui à Brisa um potencial de subida de 18,4% face à cotação actual de 10,13 euros (a subir 0,7%), o que levou o banco de investimento recomendar a "compra" de acções da empresa. O CaixaBI tinha uma recomendação de "manter".
Em nota de "research", os analistas Helena Barbosa e Carlos Jesus afirmam que a avaliação revista da Brisa já "inclui as principais concessões, a Litoral Centro, a Autoestradas do Atlântico (AEA) e a Northwest Parkway (que a empresa ganhou, recentemente)".
O banco afirma que assume também o fim das SCUT (portagens sem custos para o utilizador) durante o próximo ano (impacto positivo de 1,5% no tráfego), e ajustou em alta as previsões de tráfego "devido às melhores perspectivas para a economia portuguesa".
O CaixaBI afirma que os principais" impulsionadores para a Brisa, no curto-prazo, serão as novas concessões, a melhoria da economia nacional, que deverão suportar a tendência ascendente verificada no tráfego nos últimos trimestre, e os continuados controlos de custos".
A Brisa deverá beneficiar ainda do "reforço da sua posição de liderança no mercado através da consolidação da sua posição na Autoestradas do Atlântico (AEA)", acrescentam os analistas do CaixaBI.
Helena Barbosa e Carlos Jesus afirmam que para chegarem à avaliação de 12 euros por acção para a Brisa utilizaram o "método da soma-das-partes que inclui uma avaliação ‘discount cash flow’ para concessão de auto-estradas da Brisa".
"As posições financeiras da Brisa (Abertis, CCR e acções próprias) estão avaliadas ao valor de mercado", salienta o banco, acrescentando que a decidiu "incluir um valor de perpetuidade, adicionando 0,6 euros extra ao nosso ‘target’".
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
A tendência de longo prazo da Brisa é claramente ascendente. Foi, aliás, a acção portuguesa que se salvou no violento "Bear Market" entre 2000 e 2002
Em termos de médio prazo, a Brisa tem lateralizado no último meio ano. Todos os olhos estão postos na forte resistência na casa dos 10,3 euros. Uma ruptura consistente dessa zona colocaria a acção numa fantástica situação técnica em todos os horizontes temporais.
Penso que os gráficos são bem claros.
Um abraço,
Ulisses
Em termos de médio prazo, a Brisa tem lateralizado no último meio ano. Todos os olhos estão postos na forte resistência na casa dos 10,3 euros. Uma ruptura consistente dessa zona colocaria a acção numa fantástica situação técnica em todos os horizontes temporais.
Penso que os gráficos são bem claros.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-brisa1.GIF (0 Bytes) Visualizado 1740 vezes
-
- forum-brisa2.GIF (0 Bytes) Visualizado 1730 vezes
-
- forum-brisa3.GIF (0 Bytes) Visualizado 1732 vezes
Depois de no dia 12 ter saido uma recomendação do BPI e da Lisbon Brokers a dar um target de 11 euros para a brisa, só hoje é que ela está a reagir...
Deu um disparo e agora deve ser até à zona dos 10.30 para ver se quebra em alta...
Se isso acontecer penso que está dado o sinal.
Tecnicamente está muito certinha.
BN
Deu um disparo e agora deve ser até à zona dos 10.30 para ver se quebra em alta...
Tecnicamente está muito certinha.
BN
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Afinal sempre é 11!!!
Fundo de infraestruturas positivo para acções da Brisa
12/07/2007
O desenvolvimento do "Transport Infrastructure Investment Company" (TIIC) e a possibilidade deste veículo de investimento ser um parceiro da Brisa é positivo para o título da concessionária, dizem os analistas do BPI e da Lisbon Brokers. Esta última tem um preço justo de 11 euros para a Brisa.
O BPI, no seu "iberian daily" de hoje, considera que esta notícia tem dois factores positivos para a Brisa. Primeiro, a Brisa deve vender parte da posição que ganhou na concessão da autoestrada do Colorado, a "Nothwest Parkway", realizando um bom encaixe e obtendo um bom parceiro para ir a outros concursos nos EUA. Segundo, a participação de cerca de 20% no fundo poderá garantir um retorno entre 10 e 15% durante dez anos.
Já a Lisbon Brokers recomenda "comprar" para as acções da Brisa, com um preço-justo de 11 euros. Esta casa de análise considera que qualquer tentativa de internacionalização da empresa é positiva para o título, numa altura em que o mercado nacional parece cada vez mais limitado.
Fundo de infraestruturas positivo para acções da Brisa
12/07/2007
O desenvolvimento do "Transport Infrastructure Investment Company" (TIIC) e a possibilidade deste veículo de investimento ser um parceiro da Brisa é positivo para o título da concessionária, dizem os analistas do BPI e da Lisbon Brokers. Esta última tem um preço justo de 11 euros para a Brisa.
O BPI, no seu "iberian daily" de hoje, considera que esta notícia tem dois factores positivos para a Brisa. Primeiro, a Brisa deve vender parte da posição que ganhou na concessão da autoestrada do Colorado, a "Nothwest Parkway", realizando um bom encaixe e obtendo um bom parceiro para ir a outros concursos nos EUA. Segundo, a participação de cerca de 20% no fundo poderá garantir um retorno entre 10 e 15% durante dez anos.
Já a Lisbon Brokers recomenda "comprar" para as acções da Brisa, com um preço-justo de 11 euros. Esta casa de análise considera que qualquer tentativa de internacionalização da empresa é positiva para o título, numa altura em que o mercado nacional parece cada vez mais limitado.
" E que horas são agora em Kuala Lumpur? "
Depois duma sessão de ontem que me desiludiu um pouco, temos hoje a Brisa como a maior subida do PSI-20. Continuo optimista em relação a um breakout iminente, pelo que, o plano se mantém.
Mantem-se bull em todos os horizontes temporais...
Mantem-se bull em todos os horizontes temporais...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
EMPRESAS Publicado 10 Julho 2007 11:19
Mas recomenda reduzir
BCP sobe preço-alvo da Brisa em 7,45% para 10,10 euros
O Millennium bcp investimento reviu em alta o preço-alvo para as acções da Brisa, que aumentou para os 10,10 euros. No entanto, este valor é inferior à actual cotação dos títulos, por isso o banco mantém a recomendação de "reduzir".
--------------------------------------------------------------------------------
Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt
O Millennium bcp investimento reviu em alta o preço-alvo para as acções da Brisa, que aumentou para os 10,10 euros. No entanto, este valor é inferior à actual cotação dos títulos, por isso o banco mantém a recomendação de "reduzir".
O analista António Seladas subiu o "target" das acções da Brisa de 9,40 euros para 10,10 euros, valor que representa um aumento de 7,45%. Mas volta a recomendar aos investidores "reduzir" as suas posições na concessionária de auto-estradas.
A nova avaliação tem como principal novidade a inclusão da concessão da Northwest Parkway, nos Estados Unidos, na qual a Brisa detém 90%. O Millennium bcpi avalia esta concessão em 651 mil milhões de dólares (equivalente a perto de 477 mil milhões de euros), o que supera o investimento realizado pela empresa portuguesa, que ascendeu a 543 mil milhões de dólares (397,9 mil milhões de euros).
António Seladas alerta os investidores para o facto de a nova avaliação assumir "que será permitido à administração da Brisa escolher a melhor estrutura financeira para suportar os activos convertíveis das principais concessões".
As acções da Brisa mantêm-se inalteradas nos 10,25 euros.
Acho este Price Target um pouco conservador. Apesar de não querer por em causa o profissionalismo das funcionários do BCP, não consigo deixar de pensar que o Banco vendeu nos últimos tempos uma participação qualificada de longa data na Concessionária, e que, por sua vez, o Grupo Mello vendeu recentemente, e numa altura bastante agitada, uma participação também relevante no capital do BCP.
Temo que este P.T. aumente a probabilidade de termos pela frente um triângulo ascendente, embora continue sem vender, optimista relativamente a um breakout.
Pois é, e ainda ninguém se começou a posicionar para os resultados do 2Q2007 a sair dia 25/7... que vão ser bem jeitosos, tanto a nível de receitas como de custos
!
Sigo 'in' e forte, com 75% do 'guito' total. Vemo-nos no final da semana, até lá vou seguir 'de bancada'.
Ab+Bn
PS: a resistência nos €10,35s vai morrer, como acontece com todas - é para isso que lá estão. Para mim a surpresa é ter ficado intacta tanto tempo: foi a excepção à regra no mercado.
!
Sigo 'in' e forte, com 75% do 'guito' total. Vemo-nos no final da semana, até lá vou seguir 'de bancada'.
Ab+Bn
PS: a resistência nos €10,35s vai morrer, como acontece com todas - é para isso que lá estão. Para mim a surpresa é ter ficado intacta tanto tempo: foi a excepção à regra no mercado.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Brisa
é um café pra mais um!!
Concordo k a AT da Brisa, têm umas belas curvas
Veremos amanhã, acredito num breakout!
Vários indicadores a dar sinal de compra
Um abraço
Concordo k a AT da Brisa, têm umas belas curvas
Veremos amanhã, acredito num breakout!
Vários indicadores a dar sinal de compra
Um abraço
- Anexos
-
- Brisa.JPG (0 Bytes) Visualizado 1621 vezes
Ride the winds of change
- Registado: 30/12/2005 15:59
James isso só o mercado nos poderá responder...
Agora uma coisa é certa - estamos perante 3 cenários possíveis:
1.- Em breve ultrapassa a zona dos 10.35 e faz uma C&H.
2.- Cai um pouco na resistênica, desenha um triângulo ascendente que nas próximas quebrará em alta
3.- Perde toda força e começa a cair e faz um triplo topo
Pela força da possível ala direita desta asa aposto numa C&H, emobora jogue contra esta possibilidade um volume que ainda não espanta (embora tenha subido). Coloco 55% de probabilidade neste cenário.
45% de hipóteses num triângulo ascendente, que pode levar a um atraso no breakout.
5% no triplo topo, uma vez que teria que cair dos 9.5€, após quebrar a Lta de longo prazo, que no gráfico logarítmico anda pelos 10€.
Agora uma coisa é certa - estamos perante 3 cenários possíveis:
Pela força da possível ala direita desta asa aposto numa C&H, emobora jogue contra esta possibilidade um volume que ainda não espanta (embora tenha subido). Coloco 55% de probabilidade neste cenário.
45% de hipóteses num triângulo ascendente, que pode levar a um atraso no breakout.
5% no triplo topo, uma vez que teria que cair dos 9.5€, após quebrar a Lta de longo prazo, que no gráfico logarítmico anda pelos 10€.
princepe da bolsa Escreveu:cook, o teu gráfico é muito mais giro que o meu...![]()
![]()
![]()
Mas o que importa é que a profecia que ando para aqui a pregar neste tópico está cada vez mais perto de se cumprir...![]()
A maioria dos pequenos investidores não simpatiza muito com esta acção, mas a verdade é que me parece um regalo para os apaixonados da análise técnica.
O plano mantém-se...
Princepe,
Já agora, como expert da AT que lhe parece que deverá acontecer ?
1. ir ao encontro dos €10,35 para depois recuar ?
ou
2. ir lá para varrer a resistência ?
Eu tenho uma leitura... queria ouvir a sua.
Abraço (esta Brisa vai dar muitas alegrias...)
James Wheat
Position Trader
Position Trader
cook, o teu gráfico é muito mais giro que o meu...
Mas o que importa é que a profecia que ando para aqui a pregar neste tópico está cada vez mais perto de se cumprir...
A maioria dos pequenos investidores não simpatiza muito com esta acção, mas a verdade é que me parece um regalo para os apaixonados da análise técnica.
O plano mantém-se...
Mas o que importa é que a profecia que ando para aqui a pregar neste tópico está cada vez mais perto de se cumprir...
O plano mantém-se...
Vou acrescentar um aspecto ao meu plano de negócio para a Brisa abordado neste tópico.
Embora o meu plano pessoal passe pela compra a 10€ e um eventual reforço após conseguir passar a zona dos 10.30/10.35, se eu tivesse realmente muito dinheiro, como, por ex, 50 mil acções da Brisa em carteira, colocaria 25 mil à venda a 10,30€ e voltaria a comprar a 10,40€, caso ela continuasse a subir. Acho que seria uma forma inteligente de gerir o risco dela perder força com a aproximação dos máximos...
PS.: Pena eu não ter 50 mil acções da Brisa...
Embora o meu plano pessoal passe pela compra a 10€ e um eventual reforço após conseguir passar a zona dos 10.30/10.35, se eu tivesse realmente muito dinheiro, como, por ex, 50 mil acções da Brisa em carteira, colocaria 25 mil à venda a 10,30€ e voltaria a comprar a 10,40€, caso ela continuasse a subir. Acho que seria uma forma inteligente de gerir o risco dela perder força com a aproximação dos máximos...
PS.: Pena eu não ter 50 mil acções da Brisa...
Mais uma vez peço desculpa pela fraca qualidade do gráfico, mas acho que a análise tem compensado...
A destacar o fecho em máximos da sessão e acima da MM20, encontrando-se neste momento bull em todos os horizontes temporais. O gráfico indica duma forma cada vez mais clara do esboço da base da asa, estando já na fase ascendente que a leverá "inevitavelmente" à zona dos 10.35€. Aí poderemos ter uma queda que a pode levar a um triplo topo (dado o momento dos mercados não acredito) ou ao breakout duma C&H, cenário no qual aposto 38,78% da minha carteira.
Espero que o Ulisses não venha dizer que eu também sou viciado em C&H!!!
Ele é um rapaz muito sério!!!
PS: Na bolsa não há "inevitáveis"...
A destacar o fecho em máximos da sessão e acima da MM20, encontrando-se neste momento bull em todos os horizontes temporais. O gráfico indica duma forma cada vez mais clara do esboço da base da asa, estando já na fase ascendente que a leverá "inevitavelmente" à zona dos 10.35€. Aí poderemos ter uma queda que a pode levar a um triplo topo (dado o momento dos mercados não acredito) ou ao breakout duma C&H, cenário no qual aposto 38,78% da minha carteira.
Espero que o Ulisses não venha dizer que eu também sou viciado em C&H!!!
PS: Na bolsa não há "inevitáveis"...
- Anexos
-
- brisa5.png (0 Bytes) Visualizado 2018 vezes
Até 15 de Agosto vai acima de €11,50.
É a maior 'oportunidade' da bolsa neste momento e mais tarde ou mais cedo o 'gap' com o mercado vai estreitar-se - senão fechar-se completamente. E quanto mais tarde o fizer, mais violenta será a subida.
Os resultados do 2Q2007 vão sair a 25 de Julho e vão surpreender - nóvamente - pela positiva. Um bom argumento para ajudar ao 'disparo'.
PS: vou voltar para o tópico "Brisa...", tenho lá uma promessa pessoal a cumprir.
É a maior 'oportunidade' da bolsa neste momento e mais tarde ou mais cedo o 'gap' com o mercado vai estreitar-se - senão fechar-se completamente. E quanto mais tarde o fizer, mais violenta será a subida.
Os resultados do 2Q2007 vão sair a 25 de Julho e vão surpreender - nóvamente - pela positiva. Um bom argumento para ajudar ao 'disparo'.
PS: vou voltar para o tópico "Brisa...", tenho lá uma promessa pessoal a cumprir.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
EMPRESAS Publicado 6 Julho 2007 6:20
Hoje no Jornal de Negócios
A10 com impacto de sete milhões na receita da Brisa
A ponte da Lezíria é inaugurada no próximo domingo, concluindo, assim, a Brisa o último troço da A10, a auto-estrada Bucelas/Carregado/IC13. O impacto que a nova auto-estrada terá nas receitas de portagem da concessionária está estimado em 1,2% em 2007 e 2008, apurou o Jornal de Negócios junto de fontes do mercado.
Maria João Babo
mbabo@mediafin.pt
A ponte da Lezíria é inaugurada no próximo domingo, concluindo, assim, a Brisa o último troço da A10, a auto-estrada Bucelas/Carregado/IC13. O impacto que a nova auto-estrada terá nas receitas de portagem da concessionária está estimado em 1,2% em 2007 e 2008, apurou o Jornal de Negócios junto de fontes do mercado.
Este impacto nas receitas de portagem da Brisa - que no ano passado somaram 585,9 milhões de euros - significa um acréscimo de 7 milhões de euros, dos quais cerca de 6,4 milhões este ano.
Pela evolução do mercado cada vez mais acho que esta será uma aposta ganha... O duplo topo está cada vez mais longe!
Quem está ligado: