Caldeirão da Bolsa

Portugal é um dos sete países mais envelhecidos do Mundo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por The Mechanic » 12/7/2007 10:07

Keyzer Soze
The Mechanic
a verdade escondida é que os Portugueses são mesmo egoistas e querem : acabar o curso , começar a comprar/pagar casa , comprar carro , casar , gozar férias todos os anos em destinos turísticos +- conhecidos, encherem-se de gadjets disto e daquilo , colocar um dinheirinho no Banco e aí ...talvez aí , ter um filho no máximo porque " as Universidades estão caras " .

sou eu

e depois? alguém tem alguma coisa com isso ou achas q o Estado deve intervir e dizer-me como eu devo viver a "minha" vida ?

chill out ...
Tens os nervos em franja , a esquizofrenia em máximos, sentes-te perseguido e odiado por todos ...
Bebe um chá...

Alguem disse que o Estado ou alguem devia intervir e dizer-te como viveres a tua vida !?

Isso são palavras tuas .

Eu acho triste quem vive pra si , só pensa em carreira e em dinheiro . São os mesmos gajos que quando chegarem aos 60 anos , páram um dia e pensam : " mas o que marca vou eu deixar neste mundo !? o dinheiro que eu ganhei , as férias que eu gozei , os carros que eu comprei ,as casas... quem se vái lembrar de mim daqui a 30 anos !? " .

Mas , se a decisão deles ( e a tua , pelos vistos ) é essa, eu não tenho! nada a ver com isso .

Nem quero ter .

Mais ! Nem discuto se as pessoas fazem bem ou mal em querer ter primeiro bens materiais e só depois , os filhos ! A vida dos outros é a vida dos outros .Eu acho mais importante a família, mas isso sou eu .

O que eu digo é que antigamente as pessoas ganhavam pouco, tinham poucos bens e se tinham 6 ou 7 filhos eles criavam-se ! E alguns são os nossos pais .
Se os avós de todos pensassem em ter um ou nenhum filho , porque tinham pouco dinheiro e não os podiam levar para a universidade , antes de pagar um possivel carro e uma possivel casa e "ene" outras coisas , .. se calhar muitos de nós e dos nossos amigos não existiriam hoje .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Play » 12/7/2007 10:03

[quote="Ed"]A melhor solução, na minha opinião, era melhores incentivos fiscais a quem realmente contribui para o sistema e melhorar o sistema escolar e principalmente pré-escolar (onde na rede pré escolar oficial se tem de ir buscar a cirancinha às 4 da tarde, coisa que qualquer casal trabalhador não tem hipotese, ou se paga uma pequena fortuna no particular) onde está um dos grandes problemas, pois nem todos têm avós disponíveis.quote]

Concordo em absoluto. Eu tenho trabalho das 09 às 19 e não tenho 500 ou 600€ para meter o puto no privado. Se o infantário tem o horário das 8 às 16, o que é que eu faço?!?!

E isto resolvia-se muito facilmente: com tanto professor e educador de infância, era muito fácil meter os infantários em regime de turnos...

Registado: 28/2/2007 11:37

por Quico » 12/7/2007 9:55

MozHawk Escreveu:Pata,

Sem dúvida. Uma tendência que tem estado a consolidar-se há já algumas décadas. Contudo, e apesar de ter já começado a fazer o que dizes há uns bons anos - pelo simples facto de não acreditar no Estado, sabes bem que há formas de resolver a equação... Se o país não produz jovens, importam-se adultos que vão descontar para a SS. Simples. (já é tarde e não vou desenvolver muito mais...)

Um abraço,
MozHawk

Concordo plenamente. O que torna este assunto numa quase "falsa questão". Haja boa vontade e tolerância, e menos xenofobia, e não faltará gente para trabalhar. Porque é que havemos de estar preocupados por nascer pouca gente neste "torrãozinho", quando há excesso de natalidade na maior parte do planeta. Andamos preocupados com a voracidade da espécie humana relativamente aos recursos do planeta, mas queremos que a natalidade continue a crescer?! :?
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Keyser Soze » 12/7/2007 9:39

The Mechanic Escreveu:
digam-me uma coisa, se tivessem o poder para escolher a altura em que tivessem nascido, qual preferem:

hoje ou no tempo dos pais do "mecânico" ?

Quando é que foi o tempo dos pais do teu mecânico ?!
Aliás, mais importante , quando nasceram os avós do teu electricista !?

Quantos filhos tens ?!
Quantos pensas ter ?!
Onde estavas no 25 de Abril ...

Um abraço ,

The Mechanic

chill

a verdade escondida é que os Portugueses são mesmo egoistas e querem : acabar o curso , começar a comprar/pagar casa , comprar carro , casar , gozar férias todos os anos em destinos turísticos +- conhecidos, encherem-se de gadjets disto e daquilo , colocar um dinheirinho no Banco e aí ...talvez aí , ter um filho no máximo porque " as Universidades estão caras " .

sou eu

e depois? alguém tem alguma coisa com isso ou achas q o Estado deve intervir e dizer-me como eu devo viver a "minha" vida ?

Registado: 8/2/2006 17:32

por Ed » 12/7/2007 9:33

Concordo com o "Mechanic". As pessoas, principalmente da cada vez mais pequena chamada "classe média" estudam até mais tarde, querem primeiro establizar-se profissionalmente, e depois comprar casa, carro(s), férias, etc. Ainda à pouco tempo falava c/ um casal amigo e perguntei de brincadeira quando vinha a "2ª criancinha", ao que me responderam que a vida estaqva dificil, mas no entanto a boa casa (que devem ao banco) + o BMW 320 + as rescentes férias em cuba não parecem fazer diferença. Acho que é uma idiotice o governo dar dinheiro e subsidios, pois isso promove mais é os oportonistas do sistema (tal como o Rend.Minimo) que ganham por fora e fazem filhos apenas para receber o mesmo.(Os ciganos, sem racismo, são mestres nisso).
Ainda há poucas semanas ouvi um caso de uma fulana que rejeitou trabalhar num café por 500€/mês porque com 3 filhos e desempregada ganhava cerca de 600€.

A melhor solução, na minha opinião, era melhores incentivos fiscais a quem realmente contribui para o sistema e melhorar o sistema escolar e principalmente pré-escolar (onde na rede pré escolar oficial se tem de ir buscar a cirancinha às 4 da tarde, coisa que qualquer casal trabalhador não tem hipotese, ou se paga uma pequena fortuna no particular) onde está um dos grandes problemas, pois nem todos têm avós disponíveis.

Bem, eu pela minha parte já cumpri a quota minima (2). :roll:

Registado: 21/3/2003 18:01

por Rui12ld » 12/7/2007 8:44

Ninguem tem filhos ou deixa de ter por causa dos abonos de familia e afins.

Aliás devia-se acabar com isso rapidamente pois são mais uma serie de subsidios a serem controlados e a serem subsidiados por alguem (nós!!).

Abraço

Registado: 4/2/2004 19:57

por The Mechanic » 12/7/2007 8:28

digam-me uma coisa, se tivessem o poder para escolher a altura em que tivessem nascido, qual preferem:

Quando é que foi o tempo dos pais do teu mecânico ?!
Aliás, mais importante , quando nasceram os avós do teu electricista !?

Quantos filhos tens ?!
Quantos pensas ter ?!
Onde estavas no 25 de Abril ...

Um abraço ,

The Mechanic
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

por Keyser Soze » 12/7/2007 8:18

The Mechanic Escreveu:Ó ptmasters , a verdade escondida é que os Portugueses são mesmo egoistas e querem : acabar o curso , começar a comprar/pagar casa , comprar carro , casar , gozar férias todos os anos em destinos turísticos +- conhecidos, encherem-se de gadjets disto e daquilo , colocar um dinheirinho no Banco e aí ...talvez aí , ter um filho no máximo porque " as Universidades estão caras " .

e ?....é mau ?

Os meus pais são do tempo, em que lá em casa era pais e 8 filhos e compravam uma sardinha que se dividia por todos , guardava-se a cabeça pro jantar ,com a espinha fazia-se uma sopa , com as escamas fazia-se uma saia para as meninas e com o rabo , umas calças pros rapazes ...

O pessoal hoje quer é boa vida e os filhos dão muito trabalho .

Um abraço ,

The Mechanic

por Keyser Soze » 12/7/2007 8:15

Alemao Escreveu:Meus amigos, não se iludam... isto é mesmo assim, estamos no sec. XXI português, isto é intencional!!!
A auto-protecção da classe política mais abastada, o acentuar do fosso entre os mais ricos e mais pobres, as medidas fiscais para acabar com a classe média... está tudo dito. É este o caminho!!
A classe média tem cada vez mais dificuldade em ter filhos (apenas estes) mas devido apenas à forma como este país está a ser conduzido. A próxima geração vai ter uma população maioritária de filhos de pobres sem qualquer capacidade reivindicativa, sem formação, sem educação, etc etc etc.
A forma de governação primitiva que existe em alguns países africanos está a dar passos largos em Portugal ou seja, quanto mais pobre e burro o povo... melhor para certos senhores enriquecerem à grande e à bruta.

já pensaste que menos filhos, menos futuros trabalhadores, pressão ascendente sobre os salários

menos futuros consumidores, menos vendas, menso lucros

quem é que vai enriquecer à grande e à bruta ?

por The Mechanic » 12/7/2007 7:24

ptmasters
É muito bonito apregoar aos 7 ventos que os portugueses não têm filhos porque são egoístas (pensam nas suas carreiras), mas verdade escondida é que num casal "normal", o ordenado de um serve para pagar a casa, o do outro para ir vivendo, e só à conta de muito esforço é que planeiam filhos (quanto mais o 2º ou o 3º...).

Ó ptmasters , a verdade escondida é que os Portugueses são mesmo egoistas e querem : acabar o curso , começar a comprar/pagar casa , comprar carro , casar , gozar férias todos os anos em destinos turísticos +- conhecidos, encherem-se de gadjets disto e daquilo , colocar um dinheirinho no Banco e aí ...talvez aí , ter um filho no máximo porque " as Universidades estão caras " .

Os meus pais são do tempo, em que lá em casa era pais e 8 filhos e compravam uma sardinha que se dividia por todos , guardava-se a cabeça pro jantar ,com a espinha fazia-se uma sopa , com as escamas fazia-se uma saia para as meninas e com o rabo , umas calças pros rapazes ...

O pessoal hoje quer é boa vida e os filhos dão muito trabalho .

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por ptmasters » 12/7/2007 1:01

Alemao Escreveu:Meus amigos, não se iludam... isto é mesmo assim, estamos no sec. XXI português, isto é intencional!!!
A auto-protecção da classe política mais abastada, o acentuar do fosso entre os mais ricos e mais pobres, as medidas fiscais para acabar com a classe média... está tudo dito. É este o caminho!!
A classe média tem cada vez mais dificuldade em ter filhos (apenas estes) mas devido apenas à forma como este país está a ser conduzido. A próxima geração vai ter uma população maioritária de filhos de pobres sem qualquer capacidade reivindicativa, sem formação, sem educação, etc etc etc.
A forma de governação primitiva que existe em alguns países africanos está a dar passos largos em Portugal ou seja, quanto mais pobre e burro o povo... melhor para certos senhores enriquecerem à grande e à bruta.

Infelizmente, partilho da mesma opinião, e não é de agora. É muito bonito apregoar aos 7 ventos que os portugueses não têm filhos porque são egoístas (pensam nas suas carreiras), mas a verdade escondida é que num casal "normal", o ordenado de um serve para pagar a casa, o do outro para ir vivendo, e só à conta de muito esforço é que planeiam filhos (quanto mais o 2º ou o 3º...).

1 ab e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por MozHawk » 11/7/2007 23:46

Pata,

Sem dúvida. Uma tendência que tem estado a consolidar-se há já algumas décadas. Contudo, e apesar de ter já começado a fazer o que dizes há uns bons anos - pelo simples facto de não acreditar no Estado, sabes bem que há formas de resolver a equação... Se o país não produz jovens, importam-se adultos que vão descontar para a SS. Simples. (já é tarde e não vou desenvolver muito mais...)

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por sharpyn » 11/7/2007 23:41

Isso é uma visão um pouco catastrofista...
God save the Money!

Registado: 7/5/2007 1:50

por Alemao » 11/7/2007 23:36

Meus amigos, não se iludam... isto é mesmo assim, estamos no sec. XXI português, isto é intencional!!!

Registado: 1/7/2003 22:40

por sharpyn » 11/7/2007 22:57

Eu sou de opinião de que para além de um subsídio por cada bebé nascido deverá haver um abono de família que permita que um dos dois (do casal) seja o Homem seja a mulher não trabalhe ou tenha um part time levezinho e dedique mais tempo para a família.Já disse esta opinião num tópico semelhante a propósito do novo subsídio que o país vizinho instituiu.

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... light=2500
God save the Money!

por michael » 11/7/2007 22:30

Será que os abonos e prémios para terem filhos tem grande impacto na decisão dum casal de ter filhos ou não?

A natalidade é baixa devido à mudança nos estilos de vida (maior aposta na carreira e menor na família), e esta parece-me uma tendência irreversível, a taxa de natalidade está completamente bearish...

Outra ideia que tenho é que são os casais mais pobres que tem mais filhos, aumentando assim o número de pobres, uma vez que os mais ricos se preocupam com a carreira.

Para popular portugal imigração é a solução. Mas que seja imigração de qualidade.

Registado: 28/12/2006 1:38

por Broker_Invest » 11/7/2007 22:07

Cali Escreveu:Isso é impressão deles! :lol: Dás uma voltinha pela Damaia, pela Brandoa, pela Tapada das Mercês, etc, e vais ver o que vai de fedelhos aos magotes pela rua! É cada ranchada! É a irmã mais velha de 12 anos, a puxar pelos outros 4 a reboque, todos em escadinha, e ainda há mais 2 que ficaram em casa porque ainda não sabem andar! :wink: Temos a geração seguinte assegurada! :mrgreen:

Esses que tu viste na rua 4 ou 5 putos, eu já morei na Amadora é sei como é e tal como aos ciganos que tem 4 e 5 filhos de cada vez e recebem um cheque Churudo da Segurança Social por ter vários filhos,e porquê?; porque eles não declaram rendimentos,( mas fogem aos impostos e ainda vendem produtos contrafeitos nas feiras), além do mais não deves estar a espera que os Ciganos ou outras etenias que vivem a conta desta "especie de pensão" estou a espera que eles vão estudar para arranjar empregos e estarem a descontar para "nossa" futura reforma, pois não!, eles são tipo bola de neve, sabem que aquilo é dinheiro fácil, os futuros filhos passam a pais e assim sucessivamente,agora se "nós" tiveremos os mesmos 4 ou 5 filhos a S.S dá-nos uma miséria de abono de famíla comparado com os deles.
No entanto se o ordenado do casal for acima das tabelas que eles têem, aí é que "nós" não temos direito a nada.
Assim se vive em Portugal, quem paga impostos é cada vez mais penalizado, e quem foge aos impostos e fazem-se de coitadinhos e que não criam riqueza para o país são os mais beneficiados.

Não tenho nada contra qualquer etenia, só acho que não direito de igualdade.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Pata-Hari » 11/7/2007 21:46

Exacto, Cali, espera que sejam essas crianças a pagarem-te a pensão. Sobretudo se olhares para o que podes contar como outcome dessas crianças quando passadas pelo nosso sistema de educação. Há coisas fantásticas, não há?

Só temos uma hipotese, é criarmos fundos pessoais de pensões. O ideal era podermos optar por parar de sustentar o monstro revertendo os descontos para o fundo de pensões privado (como existe em singapura). O problema é que continuamos a sustentar o monstro e, simultaneamente, a ter que poupar para nós próprios.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por sharpyn » 11/7/2007 21:34

E a veres a irmã mais velha a ir à padaria e a trazer daqueles sacos de cartão com 50 pães para a famelga toda lol.
Agora mais a sério, aqui mm ao lado Espanha instituiu um subsídio de 2500 Euros por cada bebé, filho de casal espanhol legalizado.
God save the Money!

por Cali » 11/7/2007 21:17

Isso é impressão deles! :lol: Dás uma voltinha pela Damaia, pela Brandoa, pela Tapada das Mercês, etc, e vais ver o que vai de fedelhos aos magotes pela rua! É cada ranchada! É a irmã mais velha de 12 anos, a puxar pelos outros 4 a reboque, todos em escadinha, e ainda há mais 2 que ficaram em casa porque ainda não sabem andar! :wink: Temos a geração seguinte assegurada! :mrgreen:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por sharpyn » 11/7/2007 21:16

Deviamos fazer como outros paises europeus que pagam um abono de familia muito mais chorudo que cá em Portugal e têm uma natalidade acima da nossa.Bem sei que somos um país pobre etc etc contudo acho que a maior riqueza que um pais pode ter é mm a sua população infantil, as suas crianças, sejam elas pretas, amarelas, brancas, às bolinhas ...
God save the Money!

Portugal é um dos sete países mais envelhecidos do Mundo

por Pata-Hari » 11/7/2007 21:08

Bem podem ir praticando o kiss goodbye às pensões que não vamos ter. Cada vez mais é uma certitude o facto de cada um de nós ter que ter poupanças para a sua velhice e é exactamente quando se é jovem que se tem que pensar nisso (estou a pensar na população caldeirão que se acusou no tópico das idades :roll: )

O nascimento de bebés em 2006 é o mais baixo desde que há estatísticas. No ano passado nasceram menos 4 100 bebés do que em 2005.

O número médio de filhos por mulher em idade fértil também desceu, caindo de 1,41 para 1,36 filhos.

Esta tendência de descida tem vindo a acentuar-se desde há 20 anos. De acordo com os indicadores demográficos actualizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o grupo etário dos 30 aos 34 é hoje aquele que revela uma fecundidade mais elevada.

Com estes indicadores, Portugal é um dos sete países mais envelhecidos do Mundo. As estatísticas dão conta que estamos muito abaixo do nível de substituição de gerações, o que significa que, em 2050, o País terá perdido quase um quarto da população.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GamesOver, Google [Bot], m-m, Mr.Warrior, yggy e 64 visitantes