Caldeirão da Bolsa

Como negociar TW?????

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Valor do tw

por fernandovet » 7/7/2007 22:15

Caro LS,

O prémio dos tw é algo que é pouco transparente :roll: e de calculo difícil :!: O que posso dizer é que os warrants do Citigroup têm sempre um prémio muito elevado qdo comparados aos do Commerzbank, de tal forma que 2 tw's com um strike diferente em 25 pontos, acabam por ter cotações próximas, sendo esta uma das razões para preferir tw do CBZ. O prémio que nos tw do Citi chega a atingir 50 pontos em situações de bull market ou bear market declarado, pode conduzir a percas muito elevadas caso o mercado inverta a tendencia durante a sessão, sendo muito sensível aos futuros do DAX, mesmo que o índice não mexa :mrgreen: . Esta é só mais uma razão para só comprar tw's qdo não temos dúvidas sobre a direcção do mercado. :wink:
Um abraço e bons negócios

Fernandovet

Registado: 11/2/2004 12:57

por LS » 7/7/2007 18:23

Aproveito este tópico para colocar uma questão relacionado com o valor dos turbo.

O valor de um turbo call é dado pela seguinte fórmula:

(cotação do subjacente - strike) * paridade + prémio

Mas, no caso dos turbo do Commerzbank como é que eu sei o valor do prémio?

Já vasculhei em muito lado, incluindo na Euronext, e não encontrei nada. É uma informação fundamental que está escondida. E assim é dificil calcularmos o valor 'justo' do turbo.

Registado: 8/10/2006 16:14

Tw para a próxima semana

por fernandovet » 6/7/2007 21:58

Para a semana irei SEGUIR os seguintes tw:

CALLS
:arrow: 7736Z TW DAX C 7850 08-07 CBZ*
:arrow: 7744Z TW NASD C 1925 08-07 CBZ*

PUTS
:arrow: 7741Z TW DAX P 8250 09-07 CBZ*
:arrow: 7742Z TW DAX P 8300 09-07 CBZ* :wink:
:arrow: 7745Z TW NASD P 2050 09-07 CBZ*

Se por acaso estranharem o facto de ser todos os TW da CBZ, eu apenas negoceio produtos alavancados deste banco por duas razões:
1ª Horário alargado de negociação no BIG (08h-21h) em "OTC market" ou mercado ao balcão. Implica menos despesas de trade, uma vez que que não se paga comissão à Euronext!
2ª O prémio que o CBZ coloca nos tw é muito inferior do que o colocado pelo Citibank, às vezes chegam a ser menos 8 a 10 centimos!

Bom fim-de-semana e disciplina de trading para a semana é o que se pede!

Fernandovet

por LS » 6/7/2007 21:42

Conselhos muito importantes que devem ser tidos em consideração por quem se quer meter nos turbo.

Muitos deles aprendi aqui no Caldeirão e foram-me muitos úteis. Neste produto, a ganancia pode ser fatal.

A disciplina é muito importante para se sair quando se está a perder (e quando se está ganhar). A inexistência de stop loss é uma desvantagem tremenda nos warrants. De vez em quando, no DAX, há cada salto que nos amanda para o abismo, se não tivermos a coragem de 'stopar' as perdas e desistir de esperar por um 'rebound'. Como se viu ontem, em que os Call de 8000 do DAX levaram KO em menos de nada. Parecia que o caminho era só a subir e, no entanto... Por isso, definir stop loss mental e respeitar sempre com o se fossem mecanicos.

Senão, ficamos passarinhos depenados sem poder voar como dizia o Cem há uns tempos atrás.

Registado: 8/10/2006 16:14

por Nunnus » 6/7/2007 21:10

Boa noite Fernando

Gostei do seu post, alem de muito esclarecedor e de facil leitura, elucida os mais "maçaricos" sobre os perigos desse "atraente" produto.

Por experiencia propia, tinha pouca experiencia em bolsa quando começei em investir em w´s e tw´s. Sabendo o que sei hoje, NUNCA teria feito da maneira que fiz: com quantias exorbitantes. Por acaso, as coisas correram bem e abri os olhos a tempo, por pura sorte... Lembro-me de ter ganho em 15 minutos o que ganhava num ano interio a trabalhar.
Levei tambem os meus KO´s que tambem por sorte, apenas afectou os lucros, nunca o meu capital.

Actualmente, dou uns tirinhos, poucos, mas de cabeça mais fria e muito mais contido.

Espero que tenha sido util.

E mais uma vez, bom post Fernando.

Abraço

Nuno Guedes

NNNN
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

Como negociar TW?????

por fernandovet » 6/7/2007 20:49

Boa noite :!:

Decidi iniciar este tópico pq tenho visto muita gente que começa nos tw e passado pouco tempo ou fica falido ou pura e simplemente desiste :roll:
Deixo de seguida algumas dicas que penso serem muito úteis para que começa estas lides e que resultam da minha experiência de 5 anos nestes produtos:

:arrow: O capital a ser empregue na carteira de tw, nunca deve ultrapassar os 5-10% do dinheiro que se tem destinado à bolsa!
:arrow: O sucesso da 1º trade é fundamental por duas razões:
1ª- no trade seguinte pode/deve apenas trabalhar com lucros;
2ª- a psicológia ensina que se ao ganhar-se da primeira vez se está menos tenso para um segundo trade;
:arrow: Na maior parte dos casos, o excesso de tempo leva a excessivas tomas de decisões sobre o mercado e, consequentemente, erros. O ideal é acompanhar o mercado, mas só entrar 1 vez por dia/ou de dois em dois dias. Nunca se esqueça que a bolsa não acaba nos próximos dias;
:arrow: Deverá SEMPRE entrar em tw com elevado valor (entre 1 a 3 Euros), pois têm duas vantagens: longe do KO e menor prémio.
:arrow: Não aconselho a compra de tw imediatamente antes ou depois de dados económicos;
:arrow: Entrar só quando houver certeza do movimento e saída assim que estiver a perder 10 céntimos. Custa, mas a minha experiência tem dito que é o melhor. Não fique à espera que o índice caia mais 30 ou 40 pontos por exemplo!
:arrow: Assim que se falham dois negócios, aconselho que tire o resto do dia para passear, dar uma volta na praia, ir ao Colombo e esqueçer a bolsa...Não adiantar entrar só para ganhar tudo o que entretanto foi perdido, apesar de ter entrado nas alturas que achava mais adequado!

Acredito que se estes items forem criteriosamente cumpridos, terão muito sucesso num produto que apesar de ter elevada alavancagem e por vezes elevada volatilidade é fácil de "dominar". Percebam que se entrarem com 10k tw uma vez que seja por mês :? , na pior das hipóteses e, se ganharem 40 pontos, ganham 2000 Euros a mais por mês.

Boa sorte

Fernandovet

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, Rolling_Trader, tami e 190 visitantes